Censo da Educação Superior revela os maiores cursos de graduação do Brasil em 2015.

Ao sair do ensino médio muitos estudantes sofrem com as dúvidas em relação a carreia que devem seguir. Alguns já têm decidido a faculdade que deseja cursar. Outros nem tanto e assim na maioria das vezes optam por cursos que sejam os mais cotados, pois acreditam que assim não estarão escolhendo errado.

E por falar em cursos de graduação mais cotados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no início deste mês os dados do Censo da Educação Superior 2015, que apontam os cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis e Pedagogia como os que possuem o maior número de estudantes do país desde o ano de 2009, consecutivamente mantendo o número de matrículas, alunos e concluintes, alterando somente a posição da lista que encabeça os mais cotados.

O primeiro lugar é ocupado pelo curso de Direito, que é representado por 10,6% do total de matrículas, que são 853.211 alunos matriculados. Por sua vez, administração ocupa o segundo lugar com 9,6% das matrículas (equivalente a 766.859 matrículas). Já em terceiro e quarto lugares estão Pedagogia com 8,2% das matrículas (cerca de 655.813 matriculados) e Ciências Contábeis com 4,5% das matrículas (cerca de 358.452 matriculados).

A edição do Censo cujos dados se referem ao ano de 2015 aponta que estes quatro cursos juntos representam 32,8% do total de matrículas feitas em graduação.

Já ao que se refere a cursos de licenciaturas, ou seja, aqueles que formam professores, o curso de Pedagogia é o que possui o maior número de matrículas, representando 44,3% do total.Seguido por Educação Física, cujas matrículas são de 10,2% (149 mil alunos), depois Biologia que soma 6% (88 mil alunos) e por último História, como equivalente a 5,9% (86,6 mil alunos).

Dessa forma, foram listados os 10 primeiros cursos de graduação que foram os que receberam matrículas em 2015. São eles:

  1. Direito;
  2. Administração;
  3. Pedagogia;
  4. Ciências Contábeis;
  5. Engenharia Civil;
  6. Enfermagem;
  7. Psicologia;
  8. Gestão de Pessoal/ Recursos Humanos;
  9. Serviço Social;
  10. Engenharia de produção.

O Censo também revelou que existe uma diferenças entre matriculados e concluintes. Dessa forma, a lista com os 10 cursos que apresenta um número maior de concluintes é:

  1. Administração;
  2. Pedagogia;
  3. Direito;
  4. Ciências Contábeis;
  5. Gestão de Pessoal/ Recursos Humanos;
  6. Enfermagem;
  7. Serviço Social;
  8. Engenharia Civil;
  9. Empreendedorismo;
  10. Gestão Logística.

Sirlene Montes





CONTINUE NAVEGANDO: