Fuvest divulgou o cronograma para o Vestibular 2018. Confira.

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) divulgou na terça-feira, dia 16 de maio, as datas principais e cronograma para o vestibular de 2018 da Universidade de São Paulo (USP). O processo seletivo é um dos maiores do país, figurando entre os 10 principais.

Conforme informado pela Faculdade Universitária para o Vestibular é preciso que os interessados fiquem atentos, pois o prazo de inscrições terá início no mês de agosto e seguirá até apenas 11 de setembro. Na inscrição do ano anterior os candidatos pagaram R$145,00 de taxa, porém a deste ano ainda está em estudo e será divulgada em breve.

Da mesma forma que comumente ocorreu nos anos anteriores o processo do vestibular da FUVEST para o ano de 2018 se dará em 2 etapas:

  • 26 de novembro de 2017 ocorrerá a primeira

  • Já nos dias 7 e 9 de janeiro de 2018 ocorrerá a segunda etapa

Para que os candidatos possam ter uma ideia do que esperar, a primeira etapa do ano de 2016 teve provas com 90 questões objetivas e de conhecimentos gerais. Na segunda etapa daquele ano foi cobrada a produção de uma redação, nesta etapa também estiveram em pauta questões discursivas que abrangiam todas as disciplinas abordadas no ensino médio.

O candidato já pode ir se preparando e fazendo a leitura de obras que serão cobradas no vestibular de 2018 da FUVEST, são elas:

  • Iracema – José de Alencar

  • O cortiço – Aluísio Azevedo

  • Minha vida de menina – Helena Morley

  • Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade

  • Mayombe – Pepetela

  • Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

  • A cidade e as serras – Eça de Queirós

  • Vidas secas – Graciliano Ramos

  • Sagarana – João Guimarães Rosa

A FUVEST, além de selecionar alunos para a USP, também faz o processo seletivo para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

O material dos candidatos será divulgado em data prévia ao processo.

Sempre é importante se atentar para as datas indicadas, os horários de abertura, bem como ficar alerta com relação às informações disponibilizadas até o processo seletivo.

Para acesso ao calendário completo 2018: www.fuvest.br/vest2018/fuvest.

O local das provas sairá em breve, fique ligado por aqui: www.fuvest.br/vest2018/provas/provas.stm.

O manual do aluno também será disponibilizado breve, e pode ser obtido pelo seguinte link: www.fuvest.br/vest2018/manual.stm.

Bons estudos e boa sorte!

Por Ghost Writer


Confira aqui algumas dicas de como estudar e se prepara melhor para os vestibulares.

Muitas faculdades no Brasil inteiro estão com inscrições abertas para o vestibular de meio de ano, outras já começaram a disponibilizar o calendário para o processo seletivo do ano que vem, como a Fuvest. Mas afinal, como se preparar para todas essas provas?

Algumas dicas são fundamentais, mas é essencial se preparar com antecedência.

Estabeleça uma rotina. Tenha em mente que não é saudável estudar o dia inteiro de segunda a segunda. Separe um tempo para os estudos, mas não deixe de lado algumas horinhas para o lazer. É importante manter um hábito diário, então tenha um horário fixo, quatro horas diárias já é suficiente.

Quais matérias estudar? Faça um cronograma, defina os dias e horários para o estudo de cada disciplina, dê prioridade para as que tem mais dificuldade.

Procure um lugar tranquilo, bem iluminado. Pode ser seu quarto, bibliotecas, cafés ou centros culturais espalhados pela sua cidade. Evite estar em contato com as redes sociais. Concentre-se.

Reserve um tempo para ler jornais e revistas, além de assistir a noticiários. Esteja bem informado sobre o Brasil e o mundo, isso pode ajudar nas questões de atualidades e no desenvolvimento de uma Redação.

Crie o hábito de resolver exercícios e refazer provas e simulados de vestibulares passados, assim é possível ir se familiarizando com o estilo das provas. Escreva redações. Há diversos sites de estudos que determinam temas e corrigem redações online. Pratique sempre e não acumule dúvidas. Aliás, não deixe para ler as obras obrigatórias na última hora. Leia-os com calma, faça resumos.

É importante também se alimentar bem, evitar comidas pesadas antes de estudar para não se sentir exausto.

Nos finais de semana relaxe, saia com a família, amigos, divirta-se. Pratique esportes e esqueça dos estudos por um tempo, tudo isso também faz parte da rotina e contribui para que não haja esgotamento físico e mental.

E o mais importante: DURMA! Não deixe o descanso para depois, o ideal é que se tenha de 7 a 9 horas de sono por dia. Não estude mais do que o necessário, isso pode causar muito estresse e desânimo.

Cada pessoa possui um ritmo de aprendizado, uma capacidade de concentração diferente, então não cobre-se demais, não compare sua rotina com a de outros estudantes. Entenda seu corpo e seu ritmo, assim é possível aproveitar o melhor de si, sem se desgastar demais.

Por Tom Vitor de Freitas


Praticamente não existe mês no calendário que não tenha alguma inscrição para Vestibular 2014 em certa localidade do Brasil. Nesta matéria vamos trazer para você  os dez maiores vestibulares que abrem inscrições em 2014.

O maior vestibular do Brasil é o da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que faz a seleção de candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Só neste ano de 2013 foram 174 mil inscritos no certame da Fuvest, um recorde que foi batido pela instituição. Na segunda colocação está a Universidade Estadual Paulista, com mais de 70 mil inscritos no seu vestibular.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece na terceira colocação com quase 75 mil inscritos no certame da instituição. A quarta colocação fica com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com quase 70 mil inscritos. As únicas instituições fora do eixo Rio-São Paulo que aparecem no top 10 são a Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, a Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e a Universidade Federal do Ceará-UFC.

Assista a um vídeo sobre os Vestibulares 2014

Relação dos principais Vestibulares 2014

Fuvest

Para o ano de 2014, o Vestibular da Fuvest contou com um número recorde de 172.001 candidatos que fizeram a inscrição. O último recorde era de 2006, com 170.474 inscritos.

As inscrições para este vestibular da Fuvest foram encerradas no dia 09 de novembro. Serão disputadas um total de 11.057 vagas para os cursos da USP e 100 vagas para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Da totalidade dos inscritos, 65.224 são oriundos de escolas públicas e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas na inscrição, assim poderão concorrer ao bônus de 5% na nota.

A primeira fase das provas acontecerá no dia 24 de novembro, com 90 questões de português, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares.

Os aprovados para a segunda fase, devem fazer as provas nos dias 05, 06 e 07 de janeiro de 2014.

Mais informações sobre o Vestibular, acesse o site da Fuvest – www.fuvest.br.

Unesp – Universidade Estadual Paulista

Para o vestibular 2013 a Universidade Estadual Paulista encerrou as suas inscrições no mês de outubro. O certame contará com duas fases. A primeira fase será em 17 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha, em 32 cidades paulistas e em Brasília (DF), Dourados (MS), Três Lagoas (MS) e Uberlândia (MG).

A segunda fase será aplicada nas mesmas cidades, entre 15 e 16 de dezembro, com questões dissertativas. O resultado final deste certame será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014. Neste ano, do total de 7.259 vagas, 1.134 serão reservadas para pessoas oriundas do ensino público.

Acesse o site da Unesp para obter mais detalhes sobre o seu Vestibular – www.unesp.br

UFRJ – Federal do Rio de Janeiro

Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a instituição confirmou que o seu processo seletivo de 2014 terá apenas uma fase, que se refere ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizado no mês passado.

Para alguns cursos como arquitetura e urbanismo, artes cênicas, entre outros, é necessário que o candidato faça o Teste de Habilidades Específicas (THE). As inscrições para este teste foram encerradas em setembro e foram feitas de maneira gratuita.

Os candidatos que foram considerados aptos pelo THE nos anos de 2011 a 2013, estão isentos de realizar este ano o teste de habilidade específica da UFRJ. As provas do THE foram aplicadas nos dias 18 de outubro e 10 de novembro.

Acesse o site da UFRJ para ter mais detalhes do vestibular – http://www.vestibular.ufrj.br/.

UERJ – Estadual do Rio de Janeiro

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro realiza dois exames de qualificação para aqueles que pretendem fazer o Vestibular da instituição. Aqueles que se tornaram aprovados em um dos dois exames de qualificação, podem fazer a inscrição para a o exame discursivo da instituição.

O exame discursivo teve a sua inscrição encerrada no dia 02 de outubro. Esta será a fase final do Vestibular 2014. São 5.601 vagas para a UERJ, além selecionar candidatos para o Centro Universitário de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar, e no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

As provas acontecerão no dia 01 de dezembro, entre as 09 horas até às 14 horas, com exame discursivo de língua portuguesa e redação, e duas provas específicas, de acordo com seu curso escolhido.

O resultado final será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014.

Acesse o site da UERJ e confira mais detalhes do Vestibular – http://www.vestibular.uerj.br.

UFMG – Federal de Minas Gerais

Sempre com mais de 60 mil inscritos em seu Vestibular, a Universidade Federal de Minas Gerais também apresenta o seu certame para 2014.

Como outros grandes vestibulares, a UFMG também utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU), os candidatos as vagas para os cursos de graduação devem ser avaliados pelas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em setembro terminaram as inscrições para os candidatos dos cursos de artes visuais, cinema de animação e artes digitais, conservação e restauração de bens móveis, dança, design, design de moda, música e teatro, que terão que fazer a segunda etapa do Vestibular da UFMG 2014.

Neste caso, eles também devem fazer o Enem, e o teste de habilidades específicas, que serão aplicados nos dias 13 a 15 de janeiro de 2014.

Acesse o site da UFMG para mais informações – https://www.ufmg.br.

Unicamp – Universidade de Campinas

A Universidade Estadual de Campinas é o sexto maior entre os vestibulares de todo o Brasil. O certame contou este ano com um número recorde de inscritos, com 73,8 mil candidatos para 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e graduações da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

Nesta primeira fase, as provas serão aplicadas nas seguintes cidades –

Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mogi Guaçu (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto(SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Sumaré (SP).

A primeira fase conta com provas de redação e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. A segunda fase será realizada em três dias consecutivos, com todas as provas sendo de natureza discursiva.

 O primeiro dia com língua portuguesa e literaturas e prova de matemática. O segundo dia com prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa. O terceiro dia conta com prova de ciências da natureza.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 20 de dezembro.

Acesse o site da Unicamp para mais informações do Vestibular – http://www.comvest.unicamp.br/.

UFF – Federal Fluminense

A Universidade Federal Fluminense é a sétima colocada entre o top 10 vestibulares do Brasil. Neste ano, a instituição passou a selecionar os seus estudantes por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, 100% das vagas da UFF serão preenchidas pelo SiSu).

Hoje, a UFF é composta por 16 institutos, 11 faculdades, 06 escolas, 01 colégio de aplicação e 04 polos universitários. A instituição conta atualmente com 66 cursos de graduação.

Acesse o site da UFF para ter mais detalhes do Vestibular – http://www.prograd.uff.br.

Unirio

A Unirio é o oitavo maior vestibular do Brasil. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A universidade utiliza o sistema de Seleção Unificada (SiSu) para aqueles que pretendem ingressar nos cursos da Unirio.

Com isso, os interessados deverão, obrigatoriamente, fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para que, com essa nota, tenha a chance de ser um egresso na instituição. Atualmente, a Unirio conta com 21 cursos de graduação e 09 de pós-graduação.

Alguns cursos, como os de Artes, exigem a realização do Enem e do Teste de Habilidade Específica (THE).

Acesse o site da Unirio e confira mais detalhes do Vestibular – http://www.unirio.br/.

UFPE – Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco é o nono maior vestibular do Brasil. As inscrições para o Vestibular da UFPE 2014 terminaram no início deste mês de novembro. No total, são oferecidas 4.897 vagas para a livre concorrência e 1.710 para o sistema de cotas.

A primeira fase do Vestibular da UFPE, corresponde a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 08 e 09 de dezembro. O resultado final do exame será conhecido no dia 24 de janeiro de 2014. A UFPE conta com mais de 90 cursos de graduação, sendo a maioria em Recife.

Confira mais informações sobre o Vestibular da UFPE no site – http://www.ufpe.br.

UFC – Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará conta com o 10° maior vestibular do Brasil. A instituição conta com mais de 30 cursos de graduação para o certame de 2014. O meio escolhido para selecionar os estudantes, como boa parte dos Vestibulares citados aqui, é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com base nos resultados do Enem, que teve provas aplicadas outubro, os candidatos serão selecionados. Os aprovados nas provas do Enem terão o ano letivo iniciado na UFC, em fevereiro de 2013.

A instituição conta com campi nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Acesse o site da UFC e confira mais detalhes sobre o Vestibular – www.ufc.br.

vestibular-2014-inscricao


Grande parte da sua vida é dedicada a aprender um pouco de tudo: português, matemática, história, biologia, entre outras disciplinas. Contudo, algumas destas matérias ficam apenas em vagas lembranças, pois quando o ensino médio termina, o apropriado é seguir adiante com o que mais se identifica.

Geralmente, a maioria dos alunos tem em mente qual profissão seguir e começam a se preparar durante o último ano para prestar o temido vestibular.

Para quem tem dúvidas quanto à profissão, uma das opções para se decidir pode ser por meio de uma consulta com um orientador vocacional, que vai analisar seu perfil, seus interesses e indicar algumas áreas de atuação.

Neste momento, é importante pensar no futuro e observar se a profissão escolhida não está saturada no mercado de trabalho. O ideal é fazer uma pesquisa para verificar as áreas em destaque e que necessitam de mais pessoas capacitadas.

Há também a possibilidade de se fazer um curso preparatório para o vestibular, ganhando tempo para a decisão da profissão e facilitando o ingresso em faculdades públicas, normalmente mais concorridas.

Pronto. Após um tempo de esforço e dedicação aos estudos, finalmente chegou o dia do vestibular! Fique tranquilo, descanse bastante antes da prova, alimente-se bem e, acima de tudo, confie em si mesmo. Seguindo estas dicas, o resultado deve ser satisfatório.

Por Anne A. Matioli Dias


Quando o assunto é “vestibular” muitos jovens ainda têm dúvidas, principalmente aqueles que irão prestar pela primeira vez.

A inexperiência e a insegurança são as principais causas das notas baixas e não colocações nos vestibulares.

Para que o candidato faça uma boa prova algumas medidas e hábitos devem ser tomados. Inicialmente todos devem ter em mente que a rotina de estudos diária é fundamental, assim como a leitura que deve se tornar um hábito.

O hábito da leitura facilita muito e já começa através das obras literárias exigidas pelas universidades.

Procure assistir jornais, ler revistas e sites de notícias. Estar atento às atualidades pode favorecer muito na hora de elaborar uma redação, já que é comum a maioria das universidades utilizarem fatos recentes para elaborar o tema da redação a ser proposta no vestibular.

Leia atentamente as questões da prova, procure entendê-las, a interpretação e a compreensão de cada item é fundamental.

Lembrando que a inexperiência pode causar nervosismo aos jovens vestibulandos, portanto, procure manter a calma e a concentração para que tudo ocorra bem.

Por Milena Evelyn


A literatura brasileira no vestibular é tão importante quanto outras matérias, mas muitos vestibulandos não possuem estratégia e organização para estudá-la para os exames. Nas provas do país afora caem muitas questões relacionadas a autores e obras brasileiras que estão ligados aos períodos literários aos quais eles pertencem.

O que fazer então com tanta informação literária? Elas devem preferencialmente ser escritas em fichas em forma de tópicos para que o estudante não se perca nos estudos e assim tenha melhor memorização delas.

Por exemplo, se o aluno for destacar os fatos principais sobre a obra “Dom Casmurro" de Machado de Assis, ele deve colocar nessa ficha dados sobre o livro, sobre o autor e sobre o período literário ao qual pertence (nesse caso, o Realismo).

O contexto sócio histórico em que o livro está inserido também não deve ser esquecido. Ao ler uma obra que provavelmente cairá no vestibular o estudante deve fazer anotações sobre os elementos mais importantes do livro e buscar diferenças e semelhanças entre as obras, pois, é isso que certamente ele terá que fazer na hora do vestibular.

Por Karin Földes





CONTINUE NAVEGANDO: