Confira aqui o resultado da primeira chamada do Vestibular de Medicina do UniCEUB 2018-2

Uma das maiores universidades situadas na Capital Federal, a UniCEUB, realizou a divulgação do resultado definitivo do mais recente Vestibular para o curso superior de Medicina de 2018-2, há uma semana. Todos os estudantes que participaram deste processo seletivo devem estar atentos às próximas informações.

Deste modo, o período de matrículas será aberto nos próximos dias, ou seja, as mesmas deverão ser realizadas entre os dias 5 e 9 do mês de julho de 2018, diretamente na Secretaria do Centro Universitário da Capital Federal.

Assim, por meio do Centro Universitário de Brasília, ou UniCEUB, foi divulgado o resultado definitivo do mais recente vestibular para vagas no curso superior de Medicina de 2018/2, na última terça-feira, dia 26 de junho de 2018. Todos os estudantes que participaram necessitam verificar o resultado por meio seguinte link: https://www.vestibularmedicinauniceub.com.br/convocacao-geral/.

Com relação ao valor da mensalidade do curso de Medicina, são cobrados R$ 7.048,46, ou seja, sete mil, quarenta e oito reais e quarenta e seis centavos, precisamente. Este valor é referente a 38 de créditos. O efetivo pagamento se dará até o dia sete de cada mês, no máximo, sendo que o valor real a ser pago será de R$ 6.696,04, ou seis mil seiscentos e noventa e seis reais e quatro centavos. Em conformidade com a lei vigente, o preço da mensalidade será constantemente reajustado.

Sumarizando as informações essenciais: o local de realização das matrículas será na própria Secretaria Acadêmica do UniCEUB, durante o período que compreende os dias 5 a 9 do mês de junho de 2018. Toda a documentação exigida para o efetivo registro do acadêmico na universidade poderá ser consultada no Manual do Candidato, disponível na página fonte desta matéria. Os documentos básicos incluem: Histórico escolar; certidão de nascimento; carteira de identidade; documento de serviço militar (para candidatos do sexo masculino); Cadastro de Pessoa Física, entre outros.

Sempre há chance de algumas vagas permanecerem à disposição, ou seja, remanescentes, portanto, se essa situação ocorrer o UniCEUB (Centro Universitário de Brasília) realizará uma segunda chamada para os candidatos na fila, que ocorrerá a partir do dia 11 do mês de julho, sendo que as matrículas, neste caso, serão realizadas entre os dias 12 e 13 do mesmo mês, na sequência.

Este é um dos cursos mais importantes e concorridos em todas as universidades e faculdades pelo país. Este último exame de vestibular promovido pela UniCEUB contou com uma oferta oficial de 50 vagas destinadas ao seu curso superior de Medicina. Todas as oportunidades estão sendo alocadas no campus intitulado Asa Norte, no interior do Distrito Federal.

Dado que se trata de um curso superior em alta, todos os anos, devido ao grande contingente de estudantes concorrentes participando, é muito importante que os estudantes não deixem de realizar suas matrículas.

O exame vestibular foi realizado no dia 10 de junho de 2018 e a prova consistiu em um caderno contendo todo o conteúdo programático cobrado, ou seja, um bloco constituído por um número de 54 questões de caráter objetivo, versando sobre matéria de língua portuguesa; sobre língua inglesa; sobre matemática; questões versando sobre a matéria de História; versando sobre a matéria de Sociologia; sobre a matéria de Filosofia; sobre a matéria de Geografia; sobre a matéria de Biologia; sobre a matéria de Química e a matéria de Física, finalizando o teste com a produção de uma redação, ou seja, a prova discursiva.

Todo estudante que participou deste processo de seleção precisa informar-se sobre as próximas etapas, sobretudo com relação à matrícula. Não se deve deixar passar em branco.

Paulo Henrique dos Santos


Instituição anuncia 1ª chamada dos aprovados. Matrículas devem ser feitas entre os dias 28 e 29 de julho de 2018.

A UCS – Universidade de Caxias do Sul, divulgou na última quarta-feira, dia 27, o resultado do Vestibular de Inverno 2018. Aqueles que foram aprovados precisam ficar atentos ao prazo de matrícula, que é de 28 a 29 de junho. São apenas dois dias para fazer a inscrição, por isso é bom não deixar para a última hora.

Os locais e horários já foram informados e é preciso ter toda a documentação necessária em mãos, pois nada pode ficar pendente. A segunda chamada será feita no dia 2 de julho, a partir das 10 horas e a matrícula é dia 3 de julho. A terceira chamada será dia 4 de julho, também às 10 horas e para esta as matrículas devem ser feitas no dia 5 de julho. Após esta terceira chamada, se todas as vagas não forem preenchidas, então a UCS poderá convocar os demais candidatos, seguindo a ordem de classificação, para que todas as oportunidades sejam ocupadas. Esta convocação é feita por telefone, SMS ou até mesmo por e-mail.

Se o candidato não comparecer no dia e horário estipulado para fazer sua matrícula, então ele perderá a chance de se inscrever. O mesmo ocorrerá se a documentação não estiver completar. Estudantes com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Assim que a matrícula for efetuada, o primeiro boleto deve ser pago em no máximo 48 horas e se o mesmo não for pago dentro deste prazo, automaticamente a matrícula é cancelada. O candidato tem até 14 dias para desistir, conseguindo a devolução total. Se a desistência for após 14 dias, então é devolvido apenas 30% do valor da primeira parcela.

Confira a relação dos documentos necessários para a matrícula na UCS:

  • Cópia da Carteira da Identidade.
  • Cópia do CPF.
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, sendo que é preciso constar a aprovação do estágio. Pode ser apresentado o histórico escolar.
  • Atestado de frequência que é fornecido pela escola.
  • Aqueles que já terminaram o ensino médio fora do Brasil, é preciso apresentar a declaração de equivalência do ensino médio, que pode ser obtida no Conselho Estadual de Educação.
  • É preciso apresentar também a ficha cadastral do Seguro Educacional, preenchida corretamente. Esta ficha encontra-se disponível no site da UCS.
  • Candidatos estrangeiros precisam apresentar o comprovante de permanência legal em nosso país.

No Vestibular de Inverno 2018 foram ofertadas 3.080 vagas em cursos que são ministrados em Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria, Caxias do Sul, Guaporém, Nova Prata, São Sebastião do Caí e em Canela. A seleção aconteceu no domingo, dia 24, nos municípios onde a UCS está presente. Alguns cursos da UCS são ofertados em diversos Campi, ou seja, em cidades diferentes, por isso é preciso que o candidato fique muito atento na hora de fazer sua escolha, informando corretamente o código do local e também o turno que deseja.

Nenhum estudante pode ocupar mais de uma vaga em um mesmo curso, mesmo que seja em turno diferente. Uma parte das disciplinas dos cursos de licenciatura pode ser cursada no Campus Universitário que estiver localizado mais próximo do aluno, mas para isso é preciso informar no formulário eletrônico de inscrição, apontado a licenciatura que deseja cursar. Estágios podem acontecer em turnos diferentes dos que foram estabelecidos no curso. Algumas aulas podem ser práticas no campus-sede que fica em Caxias do Sul.

Quando acontece de um curso não ter um número de inscritos que seja suficiente para a UCS considerar viável, então aquele cursos é cancelado e os inscritos são informados. Quem for se inscrever para o Vestibular de Inverno 2019, precisará ficar atento a isto, pois caso aconteça do curso de seu interesse ser cancelado, então o estudante terá um prazo para solicitar a troca. A UCS entra em contato com todos os inscritos nos cursos que são cancelados, por isso é importante informar os contatos corretamente no momento da inscrição.

Acesse aqui o Manual do Candidato, onde encontram-se outras informações importantes para os aprovados.

Por Russel


Prazo de inscrições se encerra no dia 11 de junho de 2018.

As inscrições para o primeiro Vestibular do curso de Medicina, do campus Contagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), estão abertas.

A seleção dos candidatos será feita por meio da nota do Enem, sendo que 5 vagas serão direcionadas para estudantes que vão concorrer às bolsas.

Inscrições

As inscrições tiveram início no dia 7 de maio de 2018 e vão até o dia 11 de junho de 2018. Para os interessados em concorrer a uma bolsa de estudos, o prazo vai até o dia 21 de maio de 2018.

Elas devem ser feitas exclusivamente por meio da internet, no site http://www.pucminas.br/.

No requerimento de inscrição, além de outros dados solicitados, o candidato deve informar obrigatoriamente o seu número de inscrição juntamente ao CPF/MF e a sua data de nascimento.

Para classificar os candidatos, a Universidade Pontifícia de Minas Gerais vai utilizar o melhor resultado alcançado pelo candidato entre as edições de 2013 a 2017 do ENEM, caso o mesmo tenha prestado o exame mais de uma vez nesse período.

O acesso aos resultados obtidos pelo candidato, no banco de dados do MEC/ INEP, será realizado por meio do CPF informado por ele no momento da inscrição. Portanto, é necessário que os dados informados estejam corretos, pois qualquer erro em relação ao CPF implicará na anulação de sua inscrição

Taxa de Inscrição

Após o candidato concluir o preenchimento da Ficha de Inscrição, será gerado um boleto no valor de 65,00, referente a taxa de inscrição.

Esse valor deve ser pago em agências bancarias, até a data de vencimento informada no boleto.

Não serão considerados pagamentos posteriores a data máxima para pagamento. Nesse caso a inscrição do candidato será automaticamente cancelada.

Sobre o Pedido de Bolsas

Os candidatos que desejarem concorrer às vagas para bolsistas integrais, devem informar essa condição na ficha de inscrição.

Após isso devem comparecer ao Atendimento Integrado ao Aluno, localizado no Prédio 4, do campus da Universidade em Contagem, na Rua Rio Comprido, Nº 4.580, Contagem- Minas Gerais, no período de 7 de meio de 2018 a 22 de maio de 2018, de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 18 horas, para que seja feito o preenchimento do formulário próprio, a assinatura da declaração e a entrega da documentação.

Veja abaixo a documentação necessária para realizar o pedido da bolsa:

  • Comprovante de renda atualizado;
  • Carteira profissional (original e cópia);
  • CPF (cópia);
  • RG (cópia do documento de todos os membros da família, que forem maiores de 18 anos);
  • Cópia do Título de eleitor;
  • Pesquisa emitida pelo INSS de Contribuição Previdenciária e Vínculos Empregatícios. Necessário entregar a pesquisa de todos os membros da família que forem maiores de 18 anos.
  • Rescisão do Contrato de Trabalho e Recibo da última parcela do Seguro Desemprego (pessoas desempregadas)
  • Certidão de casamento do candidato, declaração firmada em cartório ou comprovante da separação judicial (cópia e original).
  • Atestado de óbito (caso os pais sejam falecidos – original e cópia).
  • Declaração do Imposto de Renda
  • Conta de luz, de telefone ou de água; recibo de pagamento do aluguel ou prestação da casa própria, todas referentes aos meses de outubro ou novembro de 2017.
  • Cópia da Guia de pagamento de IPTU do último ano.

Entre outros documentos, que devem ser consultados no Edital de Abertura do vestibular.

Resultados

Para os candidatos que estiverem concorrendo às bolsas integrais, o resultado saíra até o dia 30 de maio de 2018, já os demais candidatos vão ter acesso ao resultado até o dia 21 de junho de 2018.

Quem tiver interesse em participar do processo de seleção e concorrer à uma das vagas, deve acessar o site da Universidade para consultar o Edital e obter informações mais detalhadas.

O site da Instituição pode ser acessado por meio do link https://www.pucminas.br/Paginas/default.aspx.

Rosângela Rodrigues


Inscrições até o dia 13 de junho de 2018.

No dia 2 de maio de 2018, Quarta-Feira, a Universidade Feevale, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, abriu as inscrições para o Vestibular do segundo semestre de 2018.

Inscrições

As inscrições, que tiveram início no dia 2 de maio de 2018, vão até o dia 13 de junho de 2018.

As inscrições podem ser feitas tanto pela internet como presencialmente.

  • Inscrições online: O candidato que optar por realizar sua inscrição, por meio da internet, deverá fazê-la no site http://www.feevale.br/vestibular.
  • Inscrições presencialmente: Para realizar a inscrição dessa forma, os candidatos devem se dirigir até um dos seguintes endereços:

Câmpus I

Av. Dr. Maurício Cardoso, Nº 510, 2º andar – Novo Hamburgo/RS.

Dias: segunda a sexta-feira.

Horários: das 8h às 22h15min.

Câmpus II

ERS 239, 2755 – Prédio 4 no térreo – Novo Hamburgo/RS.

Dias: segunda a sexta-feira.

Horários: das 8h às 22h15min.

OBS: Aos Sábados o horário de atendimento é das 8h às 12h.

Para realizar as inscrições, os interessados devem preencher os dados cadastrais; responder um questionário sociocultural; efetuar o pagamento da taxa de inscrição e enviar os documentos informados no subitem 4.2 do Edital.

Para fazer a inscrição, serão necessários os seguintes documentos: RG; CPF e documento que comprove a conclusão do Ensino Médio

Taxa de Inscrição

Os interessados em participar do processo seletivo, que realizarem suas inscrições entre os dias 2 de maio e 4 de junho, devem pagar o valor da taxa de inscrição até o dia 5 de junho, no valor de R$30,00.

Os candidatos que efetuarem suas inscrições entre os dias 5 de junho e 13 de junho devem pagar o valor da taxa até o dia 14 de junho, no valor de R$ 60,00.

Sobre o processo seletivo

Os candidatos, que tiverem realizado o Enem, entre os anos de 2015 e 2017, podem utilizar essa nota para concorrer às vagas disponíveis. Também há a possibilidade de o candidato aproveitar apenas uma das notas do Enem (redação ou prova objetiva).

Para aqueles que forem realizar o vestibular da universidade, após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, será enviado para o e-mail do candidato, o endereço dos locais onde as provas serão aplicadas.

A aplicação da prova deve acontecer no dia 17 de junho de 2018, no horário das 9h30 às 14h30.

Sobre o conteúdo das provas

O exame, aplicado no Vestibular de 2018, será composto da seguinte forma:

  • Redação
  • Prova Objetiva – composta por 50 questões

O conteúdo exigido na prova será:

  • Língua Portuguesa/ Literatura
  • Língua Estrangeira
  • Sócio Histórica,
  • Ciências Exatas e ciências da Terra

O edital informou que o resultado da prova, com o nome dos aprovados no processo seletivo, deverá ser publicado no dia 19 de junho de 2018.

Os candidatos que forem aprovados devem realizar suas matrículas entre o dia 20 e o dia 28 de junho de 2018.

Sobre as vagas disponíveis

O vestibular deste ano vai oferecer 2440 vagas, para os cursos de graduação, que serão aplicados em Novo Hamburgo.

Os cursos, com vagas disponíveis, para serem concorridas, são nas áreas de Administração; Direito; Engenharias; Saúde; Comunicação; Tecnologias; Educação, entre outras áreas

Dentre os cursos disponíveis, há opções de bacharelado, licenciaturas e tecnólogos.

Os interessados em realizar as inscrições devem primeiramente ler o Edital completo, para saber se atendem a todas as exigências presentes nele, além disso, no Edital terão informações mais detalhadas sobre todas as etapas do processo seletivo, documentos necessários, as datas, o horário e o endereço referente ao local de aplicação da prova, além do conteúdo cobrado nela.

Para visualizar o Edital, basta acessar o site da Universidade, https://www.feevale.br/institucional/vestibular e ir até a opção Edital.

Lorena Ruiz


Seleção terá 1,8 mil vagas.

Você está no Rio Grande do Sul e pensa em iniciar os seus estudos no ensino superior ainda esse em 2018? Uma oportunidade é o vestibular de meio de ano da UPF RS (Universidade de Passo Fundo), que está com as inscrições abertas desde o dia 03 de maio. A seleção está oferecendo mais de 1,8 mil vagas para diferentes graduações.

A UPF é considerada a maior instituição de ensino atuante no norte gaúcho, estando entre as mais indicadas para os jovens estudantes que almejam dar início à sua formação profissional. Confira abaixo mais informações sobre o vestibular de inverno da UPF RS 2018!

Vagas oferecidas

O processo seletivo da UPF tem como objetivo selecionar mais de 1,8 mil estudantes para preencher as vagas abertas em diversos cursos de graduação, como por exemplo, Medicina, Direito, Administração, Jornalismo, Contabilidade, Psicologia, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, entre outros.

É importante ressaltar que para a área de Medicina são apenas 45 oportunidades, o que a torna mais concorrida. As vagas oferecidas são voltadas para as os cursos ministrados nos campus de Passo Fundo, Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi.

No edital da seleção você pode consultar todos os cursos e o número de vaga disponível para cada graduação.

Como se inscrever

Os interessados em participar do vestibular de meio de ano da UPF devem se inscrever por meio da internet, fazendo o seu cadastro direto na página da universidade (vestibular.upf.br). É preciso acessar a página, clicar em ‘’Inscreva-se’’ e fazer o seu cadastro, fornecendo os seus dados pessoais e profissionais.

Após efetuar a inscrição, o vestibulando tem que arcar com a taxa de participação, cujo valor é de R$ 150,00 para o curso de Medicina, que é considerado o grupo 2, e de R$ 40,00 para as demais graduações, que estão incluídas no grupo 1. Para os cursos de Licenciaturas não é necessário pagar nenhuma taxa.

O boleto bancário tem que ser pago até a data de vencimento, do contrário a sua inscrição será invalidada e você não poderá participar da prova.

Como será o vestibular

De acordo com as informações oficiais divulgadas pela UPF RS, o vestibular vai ser realizado no dia 09 de junho, a avaliação deve começar a partir das 14h. Os vestibulandos que pertencem ao grupo 1 terão que fazer somente uma redação. Já os participantes do grupo 2 farão as provas de Língua Portuguesa, Redação, Língua Estrangeira, Literatura Brasileira, Geografia, Matemática, História, Biologia, Física, e Química.

Por isso, a prova do Grupo 1 vai das 14h às 15h30min, enquanto que a avaliação do Grupo 2 é das 14h às 19h, visto que há mais conteúdo para responder. Os participantes do certame devem chegar ao o local da prova com antecedência, pois os portões serão fechados pontualmente.

Ainda não há informações sobre a data em que o resultado do vestibular será divulgado. Porém, estima-se que isso aconteça pouco tempo depois da prova, pois o período destinado para as matrículas vai de 12 a 14 de junho.

Informações complementares

Para esta edição do vestibular de inverno da UPF, a instituição de ensino está oferecendo uma opção diferenciada de ingresso, o que é feito por meio do Programa Recomeçar Plus, em que as pessoas com idade a partir de 40 anos e Ensino Médio concluído têm acesso especial a 10% das vagas em todos os cursos com vagas abertas, com exceção de Medicina e Medicina Veterinária.

Os candidatos que se inscreverem nessa modalidade farão apenas uma redação e terão um desconto de 50% na mensalidade, desde que já não estejam participando de outro programa com benefício financeiro.

Texto por Simone Leal


Inscrições serão recebidas até o dia 18 de maio de 2018.

Você não quer mais adiar os seus estudos e deseja começar a investir na sua carreira profissional ainda esse ano? Uma oportunidade é o Vestibular de Inverno PUCPR que já está com as inscrições abertas para a seleção de 2018. O processo seletivo é voltado para diversos cursos, compreendendo desde Medicina até Direito.

No total, a instituição de ensino está oferecendo 2.709 vagas para os estudantes das cidades de Curitiba, Toledo, Maringá e Londrina. O certame tem 103 vagas destinadas para os estudantes de Medicina, sendo 26 para a cidade de Toledo e 77 para a capital paranaense.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o Vestibular de Inverno PUCPR 2018!

Vagas oferecidas

O vestibular de inverno feito pela PUCPR tem como objetivo selecionar novos estudantes para mais de 20 opções de cursos de graduação. Algumas das opções são:

· Direito;

· Jornalismo;

· Publicidade e Propaganda;

· Medicina;

· Letras;

· Psicologia;

· Fisioterapia;

· Pedagogia;

· Engenharias;

· Administração;

· Ciências Contábeis;

· Nutrição;

· Enfermagem;

· Sistemas de Informação.

Como se inscrever

As inscrições para o vestibular de meio de ano da PUCPR já estão abertas e os interessados podem se inscrever até o dia 18 de maio. A inscrição deve ser feita diretamente no site da instituição de ensino, basta acessar a página e clicar em ‘’Vestibular’’.

A partir daí, será preciso fazer o seu cadastro, preenchendo os seus dados pessoais e de contato, além de definir qual é a sua escolha de curso de graduação. Em caso de necessitar de atendimento especial, como gestantes e portadores de necessidades especiais, é necessário fazer essa indicação na sua ficha.

Após se inscrever, os candidatos têm que arcar com a taxa de inscrição, que é de R$ 390,00 para Medicina e R$ 65,00 para os demais cursos. O pagamento do boleto tem que ser feito até a data de vencimento, do contrário a sua candidatura será cancelada e você não poderá participar da prova.

Como será a realização da prova

A partir do dia 24 de maio, os candidatos poderão conferir o ensalamento diretamente na página em que se inscreveram. A prova será aplicada no dia 27 do mesmo mês, acontecendo nas cidades de Londrina, Curitiba, Toledo, Maringá e Florianópolis.

Para os vestibulandos de Medicina, o vestibular iniciará às 8h30. O exame será composto pelas provas objetivas de Biologia, Química, Matemática, Inglês e um resumo. A partir das 14h30, os candidatos começarão a fazer a parte dissertativa, além de responder as questões objetivas das disciplinas de Português, Física, Literatura Brasileira, Geografia, História e Filosofia.

Em se tratando dos candidatos dos demais cursos, a prova terá início a partir das 14h30. O teste inclui questões objetivas que abordam assuntos relevantes das matérias estudadas durante o Ensino Médio, mais a elaboração de uma redação sobre um tema atual.

Os gabaritos das provas serão divulgados no dia 27 de maio às 21h, permitindo que os vestibulandos confiram as suas respostas e tenham uma noção de como foi o seu desempenho. O resultado final será publicado no dia 8 de junho, no site da PUCPR, a partir das 15h.

A efetuação das matrículas está prevista para os dias 11 e 15 de junho. A segunda e terceira chamada devem acontecer entre os dias 20 e 27 de junho e 4 e 11 de julho, respectivamente.

Para fazer a sua matrícula, o candidato aprovado no vestibular deve comparecer até a unidade da PUCPR da sua cidade, tendo que apresentar os seus documentos pessoais e o comprovante de conclusão do Ensino Médio. Depois desse processo, é preciso pagar a primeira mensalidade para validar o curso. O início das aulas ocorrerá no segundo semestre do ano.

Texto por Simone Leal


Inscrições até o dia 23 de maio de 2018.

A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC está com inscrições em aberto para seu vestibular de inverno.

As inscrições que tiveram início no dia 24 de abril de 2018 vão até o dia 23 de maio de 2018 e devem ser feitas exclusivamente através da internet, no site http://www.vestibular20182.ufsc.br/.

A inscrição será realizada através do preenchimento de um requerimento de inscrição, com informações que serão solicitadas pela Universidade. Após o preenchimento desse requerimento o candidato deve clicar na opção “Enviar”. Quando o envio das informações for concluído, será gerado um boleto, com o valor da taxa de inscrição de R$ 125,00.

O valor da taxa será o mesmo para todos os cursos e o boleto deve ser pago até a data limite informada pela instituição, pois pagamentos que forem efetuados após essa data, serão desconsiderados e a inscrição do candidato será cancelada automaticamente.

As inscrições só serão efetivadas após o pagamento do boleto e a confirmação do mesmo. Os candidatos que quiserem pedir isenção da taxa devem efetuar o pedido até o dia 15 de maio de 2018. No item 3 do edital, será informado de forma mais clara como o candidato deve proceder nesse caso.

As provas ocorrerão em única etapa. Veja abaixo os dias e as disciplinas que serão cobradas:

1º Prova:

Data: 7 de julho de 2018

  • Conteúdo: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (12 questões)
  • Segunda Língua – Alemão, Francês, Italiano, Espanhol ou Inglês (8 questões)
  • Matemática (10 questões)
  • Biologia (10 questões)

2º prova

Data: 8 de julho de 2018

  • História (7 questões)
  • Geografia (7 questões)
  • Filosofia (2 questões)
  • Sociologia (2 questões)
  • Interdisciplinar envolvendo pelo menos duas das disciplinas (2 questões)
  • Física (10 questões)
  • Química (10 questões)

3º prova

Data: 9 de julho de 2018

  • Redação
  • Quatro questões discursivas.

Os locais onde as provas serão aplicadas serão liberados no dia 25 de junho de 2018.

Os candidatos que tiverem de alguma necessidade especial para ser atendida no dia da realização da prova, devem fazer a solicitação desse atendimento especial no momento em que estiverem preenchendo o requerimento de inscrição.

A necessidade especial deverá ser comprovada por meio de um laudo médico, que tenha sido emitido no máximo 12 meses antes da abertura das inscrições. O laudo médico deve ser anexado no requerimento de inscrições e as informações que devem estar presentes nele estão detalhadas no edital. O laudo será avaliado por uma equipe multiprofissional e caso seja necessário, o candidato será convocado para uma entrevista, para que o laudo original e documentos complementares sejam apresentados.

Veja abaixo os cursos que estão com inscrições em aberto, em qual campus ele será ofertado e o período que ele deverá ser cursado.

Curso: Agronomia – Diurno

Campus: Curitibanos

Curso: Arquivologia – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade – Diurno e Noturno

Campus: Joinville

Curso: Ciências ContábeisDiurno

Campus: Florianópolis

Curso: Ciências EconômicasNoturno

Campus: Florianópolis

Curso: Engenharia da Computação – Diurno e Noturno

Campus: Araranguá

Curso: Engenharia de Controle e Automação – Diurno

Campus: Blumenau

Curso: Engenharia de Infraestrutura – Diurno e Noturno

Campus: Joinville

Curso: Engenharia de Materiais – Diurno

Campus: Blumenau

Curso: Engenharia de Transportes e Logística – Diurno e Noturno

Campus: Joinville

Curso: Engenharia Florestal – Diurno

Campus: Curitibanos

Curso: Engenharia Têxtil – Diurno

Campus: Blumenau

Curso: Geografia – Bacharel e Licenciatura – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Letras – Português – Licenciatura e Bacharelado – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Letras – Português – Licenciatura e Bacharelado – Noturno

Campus: Florianópolis

Curso: Matemática – Licenciatura – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Matemática – Licenciatura – Noturno

Campus: Florianópolis

Curso: Medicina

Campus: Araranguá

Curso: Química – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Química – Licenciatura – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Química – Licenciatura – Noturno

Campus: Florianópolis

Curso: Tecnologias da Informação e comunicação – Noturno

Campus: Araranguá

É valido ressaltar que é de extrema importância que o candidato leia atentamente o Edital, antes de realizar as inscrições, pois nele estão todas as informações importantes, de forma bem detalhada.

Lorena Ruiz


A Universidade Católica do Tocantins abriu as inscrições para seu vestibular do 2º semestre de 2018 e está ofertando 700 vagas, para diversos cursos.

Inscrições

O prazo para realizar as inscrições teve início no dia 24 de abril de 2018 e vai se encerrar no dia 17 de agosto de 2018.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site http://www.catolica-to.edu.br/ e após a inscrição, não será gerado o boleto com um valor referente a taxa de inscrição, pois a Universidade não irá cobrar essa taxa.

Para realizar a inscrição, será necessário que o candidato preencha um formulário, que deve conter o nome completo dele, seu CPF, telefone e e-mail para contato.

Forma de Ingresso

A Universidade oferece três formas de seleção, para que o candidato participe do processo seletivo, sendo elas o vestibular da Faculdade, uma seleção através da nota do ENEM, que deve ter sido realizado em 2015, 2016 ou 2017 ou através da análise de documentos do ensino médio.

Será no momento da inscrição que o candidato deverá informar por qual forma de seleção, ele quer participar do processo seletivo e qual o curso de sua escolha.

Prova

Para aqueles que optarem pelo vestibular da Universidade, ele será composto por uma prova escrita (redação), que deverá ter entre 25 e 30 linhas e o tema será informado no dia da aplicação do exame.

Os candidatos que necessitarem de alguma medida especial, no dia da aplicação da prova, devem informar sua condição, no momento em que estiverem preenchendo o formulário de inscrições. Para isso, o laudo médico, contendo nome completo do candidato, RG, código de identificação da doença, data, assinatura e nº do CRM do médico responsável pela elaboração do laudo, deve ser anexado na ficha de inscrição, antes do envio da mesma.

Resultados

Tanto o resultado da seleção feita a partir a prova de redação, como da seleção feita por meio da nota do ENEM e da análise dos documentos escolares, do ensino médio, serão divulgados em 72 horas.

O resultado da redação será divulgado após 72 horas da realização da prova e nas demais opções o resultado será divulgado após 72 horas do preenchimento do formulário de inscrição. Em todos os casos, a informação será passada ao candidato exclusivamente pelo e-mail informado no momento da inscrição.

Algumas atitudes por parte dos candidatos, no dia da aplicação da prova, poderão ser punidas com a eliminação do candidato. Essas atitudes são: desrespeito a coordenadores e fiscais, utilização de documentos ou de informações falsas, o não comparecimento ou o atraso do candidato no dia da prova, a não apresentação do documento de identidade no dia do exame ou descumprimento das orientações presentes na prova.

Veja abaixo todos os cursos que estão com inscrições em aberto, o período que os aprovados irão cursa-los e o total de vagas, disponíveis para cada um deles.

Cursos:

Curso: Administração

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Agronomia

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Agronomia

Período: Integral

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Período: Integral

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Ciências Contábeis

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Direito

Período: Matutino

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Direito

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Engenharia Ambiental

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Engenharia Civil

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Engenharia de Produção

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Engenharia Elétrica

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Medicina Veterinária

Período: Integral

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Sistemas de Informação

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Curso: Zootecnia

Período: Noturno

Total de vagas: 50 vagas

Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o Edital e lê-lo na íntegra, para obter as informações mais importantes, de forma detalhada.

Lorena Ruiz


Inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio de 2018.

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (também conhecida como USCS) é uma instituição brasileira de ensino superior, de caráter privado, localizada na cidade São Caetano do Sul, no ABC paulista. Atualmente, ela possui diversos cursos de graduação, dentro das áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Exatas e Tecnológicas, podendo ser de graduação, pós-graduação lato sensu, licenciatura, tecnólogo, mestrado ou doutorado.

Dentre os cursos da área das Ciências Biológicas e da Saúde, a USCS oferece os cursos de graduação em Odontologia e Medicina. Nos últimos dias, o vestibular de meio do ano de 2018, para seleção e ingresso nestes cursos, foi aberto e continuará assim até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição para o curso de Odontologia é no valor de R$80,00 e a taxa de inscrição para o curso de Medicina é no valor de R$350,00.

Vestibular 2018/2 da USCS

O vestibular de meio de ano da USCS está sendo, mais uma vez, organizado pela Fundação Vunesp. Ao total, são oferecidas 180 vagas, 60 destas vagas são destinadas para o curso de Medicina e as outras 120 vagas são para o curso de Odontologia.

As inscrições são realizadas no site da Fundação Vunesp. A previsão de aplicação das provas é para o dia 10 de junho, no horário entre às 9 horas da manhã até às 13 horas da tarde, sendo que os candidatos para o curso de Medicina também realizarão provas no período da tarde, compreendido entre às 15 horas até às 19 horas. A universidade irá liberar informações sobre o local de aplicação das provas até o dia 30 de junho.

Quanto aos resultados do vestibular, estes sairão no dia 27 de junho, a partir das 15 horas, no portal da Fundação Vunesp e no portal da própria universidade. Nele será divulgada a classificação individual de todos os 180 melhores classificados.

As matrículas deverão ocorrer na data de 3 de julho, entre às 14 horas e às 20 horas, apenas e unicamente no Campus Barcelona da USCS (localizado no endereço Avenida Goiás, 3400, Barcelona, em São Caetano do Sul – SP). Os documentos necessários para a matrícula estão dispostos nos editais.

Nas semanas seguintes serão divulgados os resultados das próximas chamadas, tal como estarão abertos os prazos para suas respectivas matrículas.

Prova

A prova contém 64 questões, de caráter objetivo, mais uma redação. Aos vestibulandos de Medicina, também há uma prova no turno vespertino, que contém mais 16 questões discursivas, de conteúdos das matérias Química (8 questões) e Biologia (8 questões).

O conteúdo da prova irá abordar todas os principais temas das disciplinas estudadas no Ensino Médio, partindo das matérias de Matemática, Física, Química, Biologia, História (geral e do Brasil), Geografia, Língua Portuguesa, Literatura (portuguesa, brasileira e estrangeira) e Língua Inglesa.

Além disso, a Redação se trata de um texto dissertativo argumentativo, escrito em prosa, de tema previamente desconhecido. Ela tem padrão semelhante à redação do Enem e haverão dois examinadores para efetuar sua correção.

As aulas estão previstas para se iniciarem no dia 01 de agosto de 2018. Outra curiosidade é que os candidatos poderão ser submetidos à verificação grafológica, mesmo que durante a realização da matrícula. Futuramente, a Vunesp e a USCS irão ainda poder divulgar informações complementares sobre a realização do vestibular e para a matrícula.

É preciso reforçar a necessidade de ler com atenção os editais, antes de fazer a inscrição. Para mais informações acesse os editais ou entre em contato por meio do telefone (11) 3874-6300.

Aurenivia Alves Pereira


Prazo de inscrição vai até o dia 10 de junho de 2018.

O Centro Universitário Senac abre as inscrições para o Vestibular 2018/2. Os candidatos poderão fazer o cadastro até 10 de junho. A taxa é no valor de R$ 50.

Quem participou do Enem de 2009 a 2017 se quiser pode aproveitar suas notas e eliminar assim as provas.

O SENAC está oferecendo 1.300 vagas em cursos ministrados em Santo Amaro, Campos do Jordão e Águas de São Pedro e também em Tiradentes e Lapa.

Se você mora em uma dessas regiões, não perca a oportunidade e se inscreva em umas das melhores instituições de ensino do país e saia totalmente preparado para o mercado de trabalho.

Sobre as Provas

Os locais das provas estarão disponíveis para consulta a partir de 22 de junho. E serão ministradas no dia 24 seguinte, das 10h às 14h.

É importante sair com antecedência no dia da prova para evitar contratempos e atrasos, pois se atrasar perderá o direito de realizar a prova. Trace sua rota e procure o melhor meio de transporte para chegar até o local.

Os candidatos terão que realizar uma redação e também responder 30 questões de ciências, ciências da natureza, matemática e códigos e linguagens.

A lista de aprovação deve sair dia 10 de julho. A previsão para o início dos cursos é para o dia 6 de agosto.

Para mais informações, acesse o site do vestibular.

Não perca a oportunidade de estudar em uma das maiores instituições de ensino do País. No SENAC você pode se preparar da melhor maneira possível para ingressar no mercado de trabalho.

Hoje o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo então se preparar é essencial para uma vida de vitórias.

Faça sua inscrição e se prepare, escolha bem sua área de atuação, é importante pensar bem antes de decidir e ir para o caminho que melhor se enquadra e mais gosta de atuar.

O SENAC é uma instituição totalmente brasileira que atua na educação profissional aberta para toda a sociedade. Foi criado no ano de 1946 através do decreto-lei 8.621. Uma entidade privada, porém, com fins públicos através de contribuição das empresas do comércio. Uma instituição que atua a nível nacional e é administrada pela Confederação Nacional do Comércio.

Tem como missão desenvolver e preparar as pessoas e organizações para o mundo do trabalho realizando ações educacionais e de conhecimentos em todo tipo de Comércio de Bens, Turismo e serviços.

Em 70 anos de atividades, atuando em todos os estados do país, o Senac já preparou mais de 40 milhões de alunos para o mercado de trabalho, contribuindo para que seus trabalhadores fossem valorizados por meio de uma capacitação profissional em diferentes áreas de formação, incluindo até cursos de idiomas.

A instituição possui diferentes modalidades de ensino, ao qual destaca-se o programa Senac Móvel, a instituição está presente em mais de 1.850 cidades, capacitando para o Comércio e Serviços cerca de 1,7 milhões de alunos brasileiros todo ano.

O SENAC atua também no cenário universitário desde 1989. A instituição mantém o Centro Universitário Senac, oferecendo cursos de graduação sendo bacharelados e de tecnologia e até pós-graduação. Há também os Hotéis-escola no interior de São Paulo, Grande Hotel São Pedro e também Grande Hotel Campos do Jordão — atendendo assim à área de turismo, gastronomia e hotelaria. Na capital, abriga cursos superiores em todas as áreas com a mais moderna infraestrutura de ensino, possuindo uma biblioteca com mais de noventa mil itens, um centro de gastronomia com centenas de salas de aula, centro poliesportivo, dezenas de laboratórios, centro de convenções e muitos outros ambientes.

Ricardo Ferreira Rodrigues


Interessados poderão se inscrever até o dia 10 de maio de 2018.

Todos os anos milhares de estudantes de todo o país se preparam para realizar exames que os admitem em instituições de ensino de nível superior e assim possam dar início à construção de uma carreira bem sucedida, para terem um futuro com mais qualidade de vida, considerando o fato de que de que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e também competitivo.

Se você é residente do Rio de Janeiro e está à procura de uma oportunidade para prestar um vestibular e conquistar uma vaga em algum curso universitário, o Cederj acaba de abrir inscrições para seu Vestibular do segundo semestre de 2018.

Para quem ainda não conhece, o Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro é uma renomada instituição de ensino de nível superior que possui parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e por isso possui a mesma qualidade de ensino que a Universidade.

Os interessados em realizar o vestibular do Cederj podem realizar suas inscrições até o dia 10 do mês de maio de 2018. Os inscritos terão que pagar uma taxa de inscrição no valor de R$88, independente do curso almejado.

Se você gostaria de realizar a sua inscrição para concorrer a uma das vagas disponibilizadas pela instituição, contudo não possui condições financeiras para pagar a taxa de inscrição, a Cederj oferece isenção da taxa de inscrição para alunos que comprovarem não possuir condições.

Sendo assim, se você possui uma renda familiar de no máximo um salário e meio é possível fazer a solicitação da isenção desta taxa. Para saber mais informações sobre isto acesse o site da Cederj e veja como fazer a solicitação. O resultado da lista com os nomes dos candidatos isentos da taxa de inscrição está prevista para ser divulgada no dia 26 do mês de abril. Por isso, informe-se o quanto antes.

Outra importante informação que o edital traz é que os estudantes que fazem parte do PVS, que é o Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj estarão isentos da taxa de inscrição.

Já em relação as vagas disponibilizadas pelo Centro, o edital informa que serão disponibilizadas um total de 7.409 oportunidades, distribuídas em 30 cidades do estado do Rio de Janeiro.

Desse total de vagas, 30% serão destinadas a estudantes que realizaram o Exame Nacional Do Ensino Médio, o Enem. Estes, serão classificados considerando as notas que foram obtidas no exame e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 23 do mês de maio.

Quem estiver inscrito no processo seletivo deve realizar as provas a princípio no dia 09 do mês de junho. O cronograma do vestibular. Assim como o acesso ao cartão de participação e demais informações do processo, serão disponibilizados pelo Cederj entre os dias 04 e 08 do mês de junho.

Quem realizar o vestibular deve fazer uma prova composta por questões objetivas de múltipla escolha, sobre conteúdos comuns do ensino médio e ainda uma redação.

De acordo com o edital de abertura do processo, as novas serão parcialmente divulgadas, sendo a das provas objetivas divulgadas no dia 20 do mês de junho. Já o resultado total do vestibular será liberado no dia 03 do mês de julho.

Nesse sentido, se você é do estado do Rio de Janeiro e gostaria de fazer um curso universitário, aproveite este oportunidade que o Cederj está oferecendo, pois fazer um curso de nível superior em uma instituição com as qualificações que o Cederj possui é uma oportunidade que pode fazer toda a diferença em seu futuro profissional, assim como pessoal.

Acesse o site do Cederj, conheça melhor a instituição e saiba de todas as informações sobre o Vestibular Cederj 2018.

Sirlene Montes


Inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de maio de 2018.

As inscrições para o Vestibular 2018 segundo semestre da Fundação Getúlio Vargas na modalidade à distância já estão abertas. Os candidatos deverão se inscrever pela internet, através do site, até 4 de maio.

Além de preencher a ficha de inscrição, os estudantes também devem pagar uma taxa de R$ 60. Todos os estudantes com as inscrições homologadas terão acessão ao Cartão de Confirmação de Inscrição a partir do dia 18 de maio.

Sobre as Provas

O local e o horário das provas você pode conferir no edital que está no site da instituição, se programe para não ficar de fora dessa grande chance de entrar em uma das maiores universidades em caracter mundial.

A avaliação objetiva está marcada para 27 de maio. O exame conterá questões de Matemática, Português e Redação.

No dia 8 de junho, a FGV divulgará o resultado, e a lista de aprovados. Os aprovados devem realizar as suas matrículas entre o período de 9 à 15 de junho.

Vagas

Foram disponibilizadas 5.500 vagas dentre os cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão Comercial e Marketing. Os cursos EaD da FGV possuem polos nas cidades de Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e também São Paulo.

Para mais informações acesse o site e veja o Edital completo do Vestibular.

A Fundação Getulio Vargas, conhecida também pela sigla FGV ou GV, é uma instituição brasileira de ensino superior, privada, que foi fundada no ano de 1944 e tinha como objetivo inicial preparar e qualificar as pessoas para a administração pública no Brasil, sua sede está no Rio de Janeiro.

A FGV possui cursos de economia, administração de empresas, administração pública, direito, gestão de tecnologia e da informação e ciências sociais. Tendo como objetivo inicial formar pessoas e prepara-las para gestão pública e gestão no setor privado. Com o crescimento da instituição, outros cursos foram somando a grade da instituição oferecendo um leque ainda maior de opções para seus alunos. Ela foi considerada conforme a revista Foreign Policy uma das "cinco melhores think tank conceituada em política do mundo todo.

Produzindo uma enorme quantidade em pesquisas acadêmicas. De vários temas abrangendo macro e microeconomia, negócios, finanças, tomada de decisão, saúde, direito, bem-estar, poluição e por fim desenvolvimento sustentável. A instituição também mantém os programas de pesquisa em áreas de História, Educação, Ciências Sociais, Justiça, Política e Cidadania. A FGV também executa projetos, como um pedido do setor público, a iniciativa privada e também dos organismos internacionais sendo parte deles o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Um de seus maiores exemplos incluem assistência nos lances Rio de Janeiro Jogos Pan-Americanos em 2007 e nada mais nada menos que os Jogos Olímpicos de 2016.

É a instituição brasileira melhor colocada no ranking da Alma Mater Index: o Global Executives (2013), realizado pela revista britânica The Times Higher Education, a lista possui os 100 melhores locais de ensino para a formação de diretores executivos. Primeira no ranking brasileiro e 35ª do mundial, a FGV hoje está à frente de universidades de Princeton, dos Estados Unidos, e a Cambridge, em Reino Unido. No ano de 2009 na QS Global 200 Business Schools Report, a FGV foi classificada sendo a terceira melhor escola da América do Sul sobre negócios.

Por isso faça sua inscrição e venham participar de uma das melhores instituições no mundo todo, sobre capacitação para o mercado de trabalho.

Se prepare e agarre a oportunidade de poder estudar se preparando para trabalhar em grandes empresas do mundo todo atraves da formação que terá através da Fundação Getúlio Vargas.

Ricardo Ferreira Rodrigues


Inscrições se encerram no dia 9 de maio de 2018.

Quem está em busca de uma formação acadêmica, precisa saber que estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2018 da Universidade Estadual de Maringá, a UEM. Localizada no Estado do Paraná, o início do processo aconteceu em 9 de abril, com encerramento oficial no dia 9 de maio.

E se você quer mais informações sobre como fazer para participar, nós te damos todas as dicas necessárias. Vamos a elas.

Como faço para me inscrever?

A inscrição deve ser feita totalmente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora, no https://www.npd.uem.br/cvu/evento.zul?id=17&acao=inscricao. Quem for se inscrever precisa saber que deverá pagar uma taxa simbólica no valor de R$ 150.

Isenção de taxa

Os estudantes que estiverem inscritos no programa CadÚnico, referente ao Governo Federal, e com renda familiar comprovada de até meio salário mínimo por pessoa, poderá solicitar a isenção dessa taxa. O prazo final para a realização dessas é o dia 18 de abril.

Para a realização da desobrigação, os candidatos precisam imprimir e preencher o documento próprio, disponível no mesmo site da inscrição. Além disso, ainda é preciso entregar em um dos campus da universidade os papéis comprobatórios.

A lista oficial dos isentos deverá ser liberada no dia 30 de abril, totalizando dois dias para a realização de recursos. A versão final será apresentada na data de 9 de maio, estando os candidatos isentos automaticamente inscritos no processo do vestibular. Os demais, todavia, precisarão pagar o valor até o dia 11 de maio.

Sobre o processo do Vestibular

O “Menu do Candidato” para a consulta dos locais em que serão realizadas as provas poderá ser acessado a partir de 22 de junho. Vale lembrar que a aplicação dessas ocorrerá dos dias 22 a 24 de julho, no horário das 8h50 até às 13h.

Sendo assim, o cronograma de distribuição ficará da seguinte forma: no dia 22, ocorre o exame sobre os conhecimentos gerais; no dia 23, de língua portuguesa e sobre literaturas em língua portuguesa; e no dia 24, de conhecimentos específicos, dependendo os tópicos do curso de interesse do vestibulando.

Serão aplicadas, no total, 40 questões de caráter objetivo, isso no primeiro e no terceiro dia. Já no segundo, é realizada a redação e 20 questões de caráter objetivo. O conteúdo pragmático pode ser visto no Edital de Abertura.

Vagas e Resultados

No total, estão sendo disponibilizadas no Vestibular de Inverno da UEM 1.492 oportunidades em cursos de graduação. Dessas, 287 vagas são reservadas para quem participa do sistema das cotas.

Os cursos serão ministrados nos campi de Umuarama, Ivaiporã, Cidade Gaúcha, Cianorte e Maringá.

A publicação do resultado ocorre, de acordo com o edital, no dia 30 de agosto. É possível visualizá-lo pela internet. Sobre as instruções de prazo e de procedimentos nas matrículas, esses serão informados posteriormente.

Quem tiver mais dúvidas e quiser saná-las, pode acessar o site da instituição ou, ainda, enviar a sua pergunta pelo e-mail. O endereço é o vestibular@uem.br. Já o telefone para contato é (44) 3011-4450.

Sobre a UEM

A UEM trata-se de uma universidade pública que é mantida pelo Estado do Paraná, estando subordinada diretamente à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a SETI. Com sede no município de Maringá, local onde funciona toda a sua estrutura administrativa, bem como a maioria dos cursos de graduação e pós-graduação, a instituição também possui base avançada e campi em diversas outras cidades da região.

Seu corpo docente é reconhecido pelo seu esforço e constante qualificação, sendo que foram muitos os prêmios recebidos em rankings mundiais na área, principalmente no que se refere às medidas na qualidade de universidades, partindo dos diversos critérios acadêmicos e científicos.

Por isso, essa é a sua grande oportunidade. Se inscreva já e participe.

Kellen Kunz


Prazo para inscrições termina no dia 27 de abril de 2018.

A Universidade Estadual de São Paulo abriu dia 9 e vai até dia 27 de abril as inscrições para o Vestibular de Meio de Ano em 2018. O valor de sua taxa de inscrição é no valor de R$ 170.

Nos dias 2 e 8 de abril, foram recebidos os pedidos de isenção/desconto de taxa para os candidatos que atendiam os requisitos necessários. A lista de contemplados sairá no dia 26 de abril. Os beneficiados já estarão automaticamente confirmados como inscritos, e os demais candidatos devem pagar o boleto de inscrição normalmente.

A partir de 7 de maio todos os candidatos terão seu acesso ao cartão contendo os locais da prova da 1ª fase, que será realizada no dia 13 seguinte. A prova será contida por 90 questões todas objetivas de conhecimentos gerais.

Dia 30 de maio o resultado da 1ª fase será divulgado e os locais de prova da 2ªfase ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho.

Sendo o primeiro dia composto pelas questões de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. No segundo dia será a vez da produção de uma redação e as questões de Códigos e Linguagens.

A lista de classificados deve sair em 6 de julho. E a primeira chamada, já será efetuada em 11 de julho.

Sobre as Vagas

O processo seletivo estará oferecendo 360 vagas sendo divididas em nove cursos de graduação: Engenharia Agronômica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Automoção e Controle, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Sendo o total de 40 vagas para cada curso.

Esses cursos serão realizados nas cidades de Ilha Solteira, São João da Boa Vista, Registro, Bauru e Sorocaba.

Para obter mais informações, acesse o siteda Vunesp, que será a organizadora do vestibular.

A Universidade Estadual Paulista é uma universidade brasileira pública, que atua no ensino, pesquisa e na extensão dos serviços à toda comunidade. Essa instituição é uma das quatro universidades que o governo do estado de São Paulo mantém, junto à Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e por sua vez a Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

A UNESP é diferenciada pois possui unidades em 24 municípios diferentes do estado, sendo 21 no interior, um na grande São Paulo e um em São Vicente, sendo pioneira como universidade pública do litoral paulista. Este modelo de ser uma universidade multicampi é inspirada na ótima estrutura da Universidade na Califórnia, dos Estados Unidos, ela é composta por 23 unidades, criados entre nos anos de 1857 e 2002.

Fundada em 1976 partindo de institutos de ensino superior existentes em várias regiões no estado, a UNESP hoje possui cerca de 40 mil estudantes e mais de três mil professores espalhados nas 32 faculdades e institutos, oferecendo 168 cursos de graduação mais 114 cursos de pós-graduação, em mais de 64 profissões diferentes em nível superior.

A instituição foi classificada em segunda colocação entre as universidades públicas no "VIII Prêmio Melhores Universidades", que acontece anualmente pela publicação Guia do Estudante, feita através da Editora Abril. A Classificação nas Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU) de 2017 também classificou a Universidade entre as 300 de todo mundo e como a terceira instituição do Brasil. O QS World University Rankings também classificou a universidade paulista sendo a 9ª melhor da América Latina em 2014, foi a 36ª melhor dos BRICS, e 4ª melhor do Brasil e entre as posições 500ª no mundo em 2017. A instituição também ficou classificada sendo a 8ª melhor universidade da América Latina e a 4ª do Brasil e também 408ª no mundo em exposição na internet conforme a Webometrics Ranking of World Universities no ano de 2017. Em 2013, a britânica Times Higher Education apontou a UNESP, junto da Unicamp, como sendo uma das 100 melhores universidades mais "jovens" (com menos de 50 anos) em todo mundo e também como 82ª melhor instituição universitária nos países emergentes.

Por isso não perca essa grande oportunidade de cursar uma das melhores Universidades do País e também do mundo, podendo assim se preparar ainda melhor para o mercado de trabalho que hoje se encontra mais competitivo do que outrora.

Ricardo Ferreira Rodrigues


Prazo de Inscrição se encerra no dia 7 de maio de 2018.

Você pretende ingressar no Ensino Superior ainda esse ano e deseja mudar os rumos da sua vida profissional? Para quem está em Santa Catarina, uma oportunidade é o Vestibular de Inverno 2018 que já está com as inscrições abertas para a seleção do segundo semestre. No total, estão sendo oferecidas 5 mil vagas e cursos de diversas áreas.

A Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) é um sistema que reúne 11 universidades e 5 centros universitários, que realizam o processo seletivo de forma unificada. Tem interesse em iniciar uma graduação? Confira abaixo mais informações sobre o Vestibular de Inverno Acafe 2018!

Vagas abertas

A seleção promovida pela Acafe tem como objetivo preencher 5 mil vagas, que estão distribuídas nas seguintes instituições de ensino:

· FURB (Universidade Regional de Blumenau): 874 vagas;

· Católica SC (Católica de Santa Catarina – Centro Universitário): 381 vagas;

· UnC (Universidade do Contestado): 36 vagas;

· UNIDAVI (Centro Universitário para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí): 30 vagas:

· UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense): 774 vagas;

· UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina): 1.130 vagas;

· UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque): 50 vagas;

· Univille (Universidade da Região de Joinville): 43 vagas;

· Univali (Universidade do Vale do Itajaí): 1.469 vagas;

· USJ (Centro Universitário Municipal de São José): 160 vagas;

· UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina): 270 vagas.

Como se inscrever

As inscrições para o vestibular de meio de ano da Acafe estão abertas desde 9 de abril e se encerram no dia 7 de maio. Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o site do sistema, clicar em ‘’Vestibular’’ e fazer o seu cadastro, fornecendo todos os seus dados pessoais e estudantis. Em seguida, escolha a instituição de ensino e o curso da sua preferência.

Após o cadastramento, é preciso pagar uma taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 200,00 para Medicina e de R$ 70,00 para os demais cursos. É obrigatório arcar com esse pagamento até a data de vencimento do boleto, o seu cadastro não será validade e você não poderá participar da prova.

De acordo com o calendário divulgado pela organização, os inscritos irão receber o cartão com os locais de prova a partir do dia 28 de maio. Por isso, é preciso ficar atento aos contatos feitos pela Acafe.

Como será o vestibular

O Vestibular de Inverno Acafe será realizado no dia 24 de junho. Os candidatos poderão fazer a prova nos municípios de Rio do Sul, Itajaí, Araranguá, Jaraguá do Sul, Blumenau, São Miguel do Oeste, Tubarão, Brusque, Joaçaba, Chapecó, Videira, Joinville, Lages, Criciúma, Xanxerê, Mafra e Florianópolis.

O teste será formado por questões objetivas que envolvem conhecimentos adquiridos por meio das disciplinas estudas no Ensino Médio e a produção de uma redação sobre um tema atual. Em se tratando do curso de Medicina, os vestibulandos terão que responder 63 questões, enquanto que para os outros cursos são 35 perguntas.

Um dia depois da realização do vestibular, os participantes poderão acessar o gabarito preliminar e conferir o seu desempenho, bem como ter uma noção se poderão ser aprovados ou não. O resultado oficial com a imagem do cartão-resposta e o desempenho tem data de divulgação prevista para o dia 29 de junho.

No entanto, o veredito de aprovação será liberado somente no dia 6 de julho, diretamente no site do sistema. Nos dias seguintes também devem ser informados as datas, locais e horários para efetuar a matrícula, sendo que esses dados variam de acordo com as regras estipuladas em cada universidade.

Portanto, os vestibulandos devem ficar de olho na página da Acafe para acompanhar a sua aprovação e não perder nenhuma data.

Texto por Simone Leal


Inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio de 2018.

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) já abriu suas inscrições para o Vestibular de Inverno de 2018, para quatro cursos. O candidato tem até o dia 27 de maio para completar a sua inscrição, pagando o valor entre R$ 57,00 e R$ 114,00 de taxa, variando de acordo com o curso em que o candidato optar.

Neste ano, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 ainda são válidas para a composição da nota, basta que o candidato selecione que deseja utilizar a nota do Enem durante a inscrição.

O processo seletivo será aplicado no dia 09 de junho, onde contará com um exame que é composto de 50 questões objetivas, de cinco alternativas, com conteúdo do Ensino Médio das disciplinas História, Geografia, Química, Biologia, Física, Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Inglesa, Literatura Brasileira e Matemática.

Os interessados no curso de Direito passarão por um processo seletivo com exame diferente, de forma mais específica, onde serão 50 questões objetivas, com conteúdos do Ensino Médio apenas das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Literatura e será aplicado no dia 08 de junho.

Segundo o cronograma, os locais de aplicação de prova serão divulgados no dia 04 de junho. E o resultado tem previsão de divulgação para o dia 18 de junho. Os candidatos aprovados deverão realizar as matrículas nos dias 20 e 21 de junho.

O número total de vagas ofertadas é 350, sendo divididas nos cursos de graduação a seguir:

  • 140 vagas para o curso de graduação em Administração;

  • 120 vagas para o curso de graduação em Direito;

  • 30 vagas para o curso de graduação em Jornalismo;

  • 60 vagas para o curso de graduação em Gestão da Tecnologia em Informação.

Cronograma do Vestibular de Inverno da PUC Campinas de 2018

Para entender melhor as datas, veja a seguir o cronograma do Vestibular de Inverno de 2018 da PUC Campinas:

  • Dia 10 de abril, após às 16 horas: Publicação das Normas do Processo Seletivo do Vestibular de Inverno 2018;

  • Dia 10 de abril, após às 16 horas: Abertura do período de inscrições;

  • Dia 27 de maio: Término do período de inscrições;

  • Dia 04 de junho, após às 16 horas: Divulgação dos locais de aplicação das provas e do Cartão de Confirmação de Inscrição para o Vestibular de Inverno da PUC Campinas;

  • Dia 08 de junho, das 13 horas às 17 horas: Aplicação da prova específica para os candidatos que selecionaram o curso de graduação em Direito como primeira opção;

  • Dia 09 de junho, das 10 horas às 14 horas: Aplicação da prova geral para os candidatos dos demais cursos;

  • Dia 18 de junho, após às 16 horas: Divulgação da lista de candidatos convocados à matrícula na primeira chamada;

  • Dia 20 e 21 de junho: Período de realização da matrícula dos candidatos convocados;

  • Dia 18 a 21 de junho: Período de manifestação de interesse pela vaga dos candidatos que não foram convocados na primeira chamada e desejam estar na Lista de Espera;

  • Dia 26 de junho, após às 16 horas: Divulgação da lista de espera com os candidatos convocados à matrícula da segunda chamada.

Como se inscrever

Para realizar a inscrição, basta seguir estes passos:

  • Acessar ao site de inscrição para o vestibular;

  • Escolher a 1° e a 2° opção de curso, preencher o formulário com as informações requeridas;

  • Responder as informações que o MEC solicita;

  • Responder o questionário de caracterização do candidato;

  • Escolher a forma de pagamento (boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito) e realizar o pagamento da taxa de inscrição.

Para mais informações, acesse ao Manual do Candidato ou ao site da PUC.

Aurenivia Alves Pereira


Confira aqui mais informações sobre o Vestibular de Inverno UEG 2018.

A UEG abriu no dia 14 de março de 2018 inscrições para seu Vestibular 2018 segundo semestre e também anunciou novos cursos que vão ser oferecidos.

Segundo o mais novo cronograma disponível no site, todos interessados podem fazer as suas inscrições até o prazo máximo do dia 10 de maio. As provas iriam ser realizadas no mês de maio; porém, agora serão aplicadas na data de 10 de junho. E o resultado que sairia em abril será divulgado apenas no dia 12 de julho.

A instituição informa que seus novos cursos estarão disponibilizados já para esse vestibular. Os cursos são Educação Física, na cidade de Goiânia; o tão esperado curso de Direito, em Morrinhos, Aparecida de Goiânia, Palmeiras de Goiás, Uruaçu e Pires do Rio, e também o curso de Psicologia, na cidade de Inhumas.

Sobre o Novo vestibular

A UEG abre inscrições também para o vestibular 2018/2 nos cursos de Estrutura em rede e Tecnologia em Logística, Administração e Estrutura Modular. Seu prazo para efetivar a inscrição é até o dia 28 de maio. E sua taxa custa o valor de R$ 80.

Todos os interessados devem fazer as provas na data prevista de 10 de junho. E o seu resultado está previsto para ser divulgado em até 12 de julho. Serão disponibilizadas 40 vagas em cada curso.

Então corra na frente e garante sua vaga em uma excelente universidade brasileira.

Para maiores informações consulte o edital ou acesse o site da faculdade.

Veja todos os detalhes para não perder nenhum prazo e nenhuma data e esteja preparado para concorrer a essa oportunidade única de se preparar da melhor maneira possível para uma carreira brilhante em sua área de escolha.

A Universidade Estadual de Goiás foi fundada na data de 16 de abril, em 1999, através decreto de lei n° 13456 que foi publicada no DOE-GO em 20 de abril no ano de 1999. E foi uma fusão entre as universidades isoladas até então. Essas faculdades isoladas eram criação do governado na época.

Portanto, é uma instituição que está atuando a mais de 20 anos formando grandes profissionais para o mercado de trabalho, se você mora nessa região e está pensando em cursar um ensino superior ainda nesse ano, essa é a sua chance, não perca a data de inscrição e realize o Vestibular, podendo entrar para a melhor universidade do Estado de Goiás.

Pense bem no curso que pretende seguir carreira profissional escolha sua área e venha se preparar para o mercado de trabalho da melhor maneira possível.

Uma dica importante é quando sair o horário e o local das provas, você pesquisar antes a localidade e a melhor forma de chegar até o local, evite sair em cima da hora caso haja imprevistos no caminho você chegará com atrasos perdendo assim a oportunidade de realizar a prova.

Outra dica importantíssima é procure estudar e se preparar para realizar a prova, podendo assim sair na frente de outros candidatos e conseguir ficar entre os primeiros 40 lugares entrando assim na primeira chamada.

A U EG está entre uma das melhores instituições do país, oferecendo um ensino superior de extrema qualidade formando ótimos profissionais ao longo desses anos.

Por isso não perca essa ótima oportunidade de ingressar na Universidade Estadual de Goiás e iniciar uma ótica carreira em diferentes áreas, escolha a sua melhor opção e se prepare podendo assim firmar um caminho de sucesso nessa nova fase de sua vida.

Ricardo Ferreira Rodrigues


Confira cronograma do Vestibular de Meio de Ano 2018 da Unesp.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), também conhecida como Júlio de Mesquita Filho, é uma instituição pública de ensino superior, localizada em diversas cidades do estado de São Paulo. Nos dias de hoje, ela contém mais de 20 campi, 34 institutos e oferece mais de 160 cursos de graduação e mais uma variedade de cursos de pós graduação. É considerada uma das mais renomadas universidades brasileiras, atuando no ramo do ensino, da pesquisa e da extensão de serviços, e leciona, atualmente, para um total de aproximadamente 45 mil estudantes.

Além disso, a Unesp é uma universidade que apresenta diversos estímulos de apoio e permanência estudantil, proporcionando diversas bolsas e auxílios de estudo (como o programa de apoio ao estudante, auxílio estágio, incentivo técnico-acadêmico, moradia estudantil, restaurante universitário, entre outros) que atendem mais de mil de alunos.

A Unesp ainda concede intercâmbio em instituições no exterior, oferecendo uma bolsa, a fim de aprimorar a formação do aluno. Além de ter o PET (Programa de Educação Tutorial), que incentiva a iniciação científica, visando o desenvolvimento de projetos e pesquisas, em condições favoráveis para o desenvolvimento de atividades não previstas na grade horária, podendo também oferecer bolsas auxílio nessa modalidade.

Além da política de incentivo à pesquisa, a Unesp também visa proporcionar o incentivo à redução da injustiça de causas culturais e sociais. Desenvolvendo mais de 500 projetos de extensão universitária, que têm como objetivo abordar a interação e o diálogo na sociedade, a partir de cursos, eventos e palestras, que abordam diversas áreas do conhecimento e contribuem para a divulgação científica e a divulgação cultural.

Além disso, a Unesp é a universidade que possui a maior rede pública de cursinhos pré-vestibular, voltados para o público mais desfavorecido socialmente, com o objetivo de proporcionar o acesso à universidade para todas as pessoas. Ademais, a universidade oferece acompanhamento gratuito na área de saúde para pessoas da terceira idade, dentro dos câmpus da área de saúde.

Saiba mais sobre o ingresso nesta universidade:

Vestibular de meio de ano

A Unesp tem vestibular próprio, realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), que é uma instituição jurídica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo planejar, executar, organizar e supervisionar o concurso vestibular da Unesp e de outras instituições públicas e privadas.

Seu processo seletivo é dividido em duas fases, abrangendo as diversas áreas do conhecimento abordadas no Ensino Médio, sendo a primeira fase com questões objetivas, aplicada num domingo, e a segunda fase com questões dissertativas, aplicada em 2 dias. Para cursos que exigem habilidades específicas, é requerida uma terceira fase. A nota do Enem de 2017 também auxilia na média da nota final do processo seletivo.

São 360 vagas oferecidas, sendo 40 vagas para cada curso. As aulas são ministradas em diversos campi espalhados por diversas cidades do interior do estado de São Paulo, dentre elas: Bauru, Ilha Solteira, Registro, São João da Boa Vista e Sorocaba. São nove os cursos de graduação que estão com vestibular aberto para o meio do ano de 2018, dentre eles estão os cursos de:

  • Engenharia Aeronáutica;

  • Engenharia Agronômica;

  • Engenharia Ambiental;

  • Engenharia de Controle e Automação;

  • Engenharia de Produção;

  • Engenharia Civil;

  • Engenharia Elétrica;

  • Engenharia Mecânica.

Calendário do Vestibular de Meio de ano da Unesp 2018

A Unesp publicou recentemente o calendário do Vestibular de Meio de Ano 2018. Veja-o a seguir:

  • 2 a 8 de abril: período se solicitação de pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição;

  • 9 a 27 de abril: período de inscrições;

  • 13 de maio: prova da primeira fase;

  • 9 e 10 de junho: prova da segunda fase.

Para saber mais informações, acesse o site da Vunesp e tenha acesso ao Edital do Vestibular de Meio de Ano da Unesp do ano de 2018.

Aurenivia Alves Pereira


Confira aqui mais detalhes sobre o Vestibular de Inverno UEPG 2018.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma instituição pública de ensino superior do Estado do Paraná, sediada na cidade de seu nome. Nos dias atuais, tem matriculados mais de 7.000 alunos, com câmpus em 6 cidades paranaenses (Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba), oferecendo 38 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e 6 habilitações. Além disso, é referência no EAD (Ensino à Distância). O ingresso nesta universidade é dado a partir do vestibular, que pode ser o de verão (realizado em dezembro) ou o de inverno (no mês de julho).

Dentre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, estão: Física (bacharelado e/ou licenciatura), Geografia (bacharelado e/ou licenciatura), Matemática (bacharelado e/ou licenciatura), Química (bacharelado e/ou licenciatura), Agronomia, Engenharias (Civil, de Alimentos, da Computação, de Materiais), Zootecnia, Ciências Biológicas (bacharelado e/ou licenciatura), Educação Física (bacharelado e/ou licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Serviço Social, Turismo, História, Letras (português/espanhol, inglês ou francês), Pedagogia e Direito.

Abriram recentemente as inscrições para o Vestibular de Inverno de 2018 da UEPG, que ficarão abertas até o dia 15 de maio, com taxa de inscrição no valor de R$ 145,00. São oferecidas um total de 726 vagas, sendo 50% delas reservadas a candidatos oriundos de escolas públicas. Aos estudantes que se encontram em caso de vulnerabilidade socioeconômica, serão oferecidas isenções na taxa de inscrição, mediante comprovação de renda. Para solicitar isenção, leia atentamente o Edital e siga as instruções indicadas.

A aplicação das provas, segundo o Manual do Candidato, será nos dias 8 e 9 de julho, e o local de prova será divulgado, pela própria universidade, no dia 8 de junho. A aplicação das provas será realizada no Paraná, nas cidades de Apucarana, Cascavel, São Mateus do Sul, Castro, Telêmaco Borba, Curitiba, Jacarezinho, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, Jacarezinho, Maringá, Rio Negro, Palmeira e Umuarama.

O processo seletivo é ocorrido a partir de um exame. Na primeira prova, o candidato se depara com 60 questões objetivas, de conhecimentos gerais abordados durante o Ensino Médio, adjunto de uma redação, que pode ser do gênero carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia ou resumo. O conteúdo da prova será temas sobre as disciplinas de Gramática e Literatura, História, Física, Geografia, Biologia, Química, Arte, Língua Estrangeira, Educação Física, Sociologia e Filosofia. Além disso, a segunda prova é vocacional, ou seja, as questões que irão cair terão relação com os temas de disciplinas específicas, relativas ao curso escolhido.

Para o vestibular, o Edital obriga a leitura de algumas obras literárias. Dentre elas, estão os livros “As meninas”, de Lygia Fagundes Telles, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “Bagagem”, de Adélia Prado, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis e “O Mestre e o Herói”, de Domingos Pellegrini.

O resultado da primeira chamada de aprovação tem previsão para ser divulgado a partir do dia 31 de agosto. Quanto aos prazos e documentos para a realização das matrículas, a universidade informará posteriormente. Para se inscrever neste vestibular, basta acessar ao site, ler atentamente o Manual do Candidato, clicar em “inscrição”, preencher seus dados pessoais e efetuar o pagamento do boleto até o dia 16/05/2018.

Para saber mais informações sobre o Vestibular de Inverno UEPG, de 2018, acesse o Manual do Candidato ou visite o site da UEPG. Ou então, entre em contato por meio do número de telefone (42) 3220-3000, de segunda a sexta-feira, das 8h00min às 12h00 e das 13h30 às 17h30.

Aurenivia Alves Pereira


Prazo para se inscrever termina no dia 10 de maio de 2018.

Foi divulgado pela Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) que nesta segunda-feira, dia 2 de abril de 2018, foram abertas as inscrições para o Vestibular 2018 do 2º semestre. Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar as inscrições até dia 10 de maio de 2018, pela internet, através do link http://www.unemat.br/vestibular.

Após o candidato realizar a inscrição, será gerado automaticamente, no site, o boleto com a com a taxa de inscrição, no valor de R$ 100.

Os estudantes que tiverem renda familiar inferior a dois salários-mínimos, os que forem doadores de sangue ou profissionais técnicos da educação superior da Universidade do Estado do Mato Grosso, poderão solicitar a isenção de taxa de inscrição, porém, para conseguir a isenção os pedidos devem ser efetuados entre às 8 horas do dia 2 de abril de 2018 e 23h59min do dia 5 de maio de 2018.

Quem for realizar o pedido de isenção deverá fazer a solicitação no campus onde estará sendo oferecido o curso que o candidato quer realizar, para isso será necessário que o candidato apresente uma lista com documentos que comprovem a condição declarada.

Veja abaixo os cursos com inscrições em aberto:

Campus Universitário de Alta Floresta:

  • Bacharelado em Agronomia; em Direito; em Engenharia e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas Florestal

Campus Universitário de Alta Araguaia:

  • Bacharelado em Direito

Campus Universitário Deputado Estadual Renê Barbou

  • Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo; em Ciência da Computação; em Direito; em Engenharia de Produção Agroindustrial; em Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Matemática

Campus Universitário de Cárceres:

  • Bacharelado em Agronomia, em Ciência da Computação; em Ciências Contábeis, em Direito, em Enfermagem, em Medicina e em Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Biológicas, em Educação Física, em Geografia, em História, em Letras, em Matemática e em Pedagogia.

Campus Universitário do Vale do Teles Pires

  • Bacharel em Agronomia

Campus Universitário Francisco Ferreira Mendes

  • Bacharel em Administração, em Direito e em Enfermagem. Licenciatura em Educação Física.

Campus Universitário de Juara

  • Bacharel em Administração e Licenciatura em Pedagogia.

Campus Universitário de Nova Mutum

  • Bacharel em Administração, em Agronomia e Ciências Contábeis.

Campus Universitário de Nova Xavantina

  • Bacharel em Agronomia, em Engenharia Civil e Turismo. Licenciatura em Ciências Biológicas.

Campus Universitário de Pontes e Lacerda

  • Bacharel em Direito e Zootecnia. Licenciatura em Letras.

Núcleo Pedagógico de Rondonópolis

  • Bacharel em Ciência da computação e Licenciatura em Letras.

Campus Universitário em Sinop

  • Bacharel em Administração, em Ciências Contábeis, em Ciências Econômicas, em Engenharia Civil, em Engenharia Elétrica e em Sistema de Informação. Licenciatura em Letras, em Geografia, em Matemática e em Pedagogia.

Campus Universitário de Tangará da Serra

  • Bacharel em Administração, em Agronomia, em Ciências Contábeis, em Ciências Biológicas, em Enfermagem, em Engenharia Civil e em Jornalismo. Licenciatura em Letras.

As provas para selecionar os alunos serão aplicadas no dia 10 de junho de 2018, das 8 horas até às 13 horas. A informação sobre os locais onde elas serão aplicadas, que ainda não foram divulgados, serão disponibilizadas no dia 23 de maio de 2018.

O exame contará com questões objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos, além de uma redação.

Os campi onde serão ministrados os cursos de graduação citados acima ficam nas cidades de Alta Floresta, Colíder, Diamantino, Juara, Barra do Bugres, Cáceres, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Nova Xavantina, Sinop, Rondonópolis e Tangará da Serra.

Neste processo seletivo, o vestibular irá disponibilizar 2.520 vagas. Desse número de 2.520 vagas, 40% será direcionada para a ampla concorrência, o restante das vagas serão direcionadas para o sistema de cotas, que irá contemplar estudantes de escolas púbicas, pretos, pardos e os indígenas.

Para obter mais informações sobre o vestibular, os interessados deverão ler o Edital completo, que está disponível no seguinte link: http://www.portalcandidato.com.br/2018_002/ui/publico/frmEdital.aspx.

Rosângela Rodrigues


Veja aqui mais detalhes sobre o Vestibular de Inverno Udesc 2018.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu na tarde do dia 2 de abril de 2018, as inscrições para o Vestibular de Inverno desse ano.

Veja abaixo a relação de cursos com vagas disponíveis:

Local: Campus I – Grande Florianópolis

CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS (ESAG)

  • Bacharel em: Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE (CEFID)

  • Bacharel em: Fisioterapia e Educação Física e Licenciatura em: Educação Física.

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO (FAED)

  • Bacharel em: Geografia e Licenciatura em: Pedagogia e História.

Local: Campus II – Norte Catarinense

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS (CCT) EM JOINVILLE

  • Bacharel em: Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica. Licenciatura em: Física, Matemática e Química. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE (CEPLAN) EM SÃO BENTO DO SUL

  • Bacharel em: Sistema de Informação e Engenharia de Produção com habilitação em Mecânica.

Local: Campus III – Planalto Serrano

CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS (CAV) EM LAGES

  • Bacharel em: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.

Local: Campus IV – Oeste Catarinense

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE (CEO) EM CHAPECÓ -PINHALZINHO

  • Bacharel em: Enfermagem, Engenharia Química e Zootecnia.

Local: Campus V – Vale do Itajaí

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ (CEAVI) EM IBIRAMA

  • Bacharel em: Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software.

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA FOZ DO ITAJAÍ (CESFI) EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

  • Bacharel em: Engenharia de Petróleo e Administração Pública.

Local: Campus VI – Sul Catarinense

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA REGIÃO SUL (CERES) EM LAGUNA

  • Bacharel em: Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas.

Os interessando em participar do processo seletivo deverão realizar a inscrição pela internet, através do link http://www.consultec.com.br/inscbd/2005insc/main_concurso.php?id_concurso=299224. O prazo vai até 4 de maio de 2018 e após o preenchimento de Ficha de Inscrição, será gerado um boleto com o valor da taxa de inscrição, no valor de 110 reais.

Os candidatos que quiserem realizar o pedido de isenção, deve acessar a página do site, onde é informado os pré-requisitos para realizar o pedido. A Universidade geralmente beneficia candidatos com baixa renda ou que sejam doadores de sangue ou medula óssea.

O processo seletivo vai oferecer 1.048 vagas espalhadas pelos locais já citados acima. Desse total de 1.048 vagas, 20% serão destinadas a candidatos vindos de escola pública e 10% direcionadas para candidatos negros.

De acordo com o Edital do Vestibular, a partir de 25 de maio de 2018, os candidatos terão informações sobre o local das provas. Apesar de os locais das provas ainda não terem sido divulgados, já foi informando que elas irão ser aplicadas no dia 10 de junho de 2018.

Elas serão aplicadas nos períodos da manhã e da tarde, e a falta do candidato em um dos dois períodos, implicará em sua eliminação. As provas serão compostas por 100 questões de múltipla escolha, sendo que serão 50 no período da manhã e 50 à tarde.

Prova período da manhã: 14 questões de Matemática; 14 questões de Biologia; 8 questões de língua estrangeira e 14 questões de língua portuguesa e literatura brasileira.

Prova Período da Tarde: 14 questões de física, 14 questões de química, 11 questões de história e 11 questões de geografia.

A lista com o nome dos aprovados será divulgada no dia 2 de julho de 2018 e os convocados deverão realizar a matrícula entre os dias 16 e 17 de julho de 2018.

Para obter informações mais detalhadas os candidatos devem acessar o Edital ou entrar em contato através dos telefones (48) 3664-8090; (48) 3664-8091 ou (48)3664-8092.

Rosângela Rodrigues


São ofertadas 1.800 vagas em diversos cursos no Vestibular de Inverno 2017 da PUC-RS.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2017. Estão disponíveis 1.800 vagas para cursos de licenciatura e bacharelado de diversas áreas do conhecimento. O processo seletivo será realizado em apenas um dia.

Cursos disponíveis

Estão disponíveis os seguintes cursos:

· Administração de Empresas

· Arquitetura e Urbanismo

· Ciência da Computação

· Ciência e Inovação de Alimentos

· Ciências Biológicas (bacharelado ou licenciatura)

· Ciências Contábeis

· Economia

· Publicidade e Propaganda

· Design (Comunicação ou Produto)

· Direito

· Educação Física (bacharelado ou licenciatura)

· Engenharias: Civil, Computação, Controle e Automação, Software, Elétrica, Mecânica, Química

· Escrita criativa

· História (bacharelado ou licenciatura)

· Jornalismo

· Psicologia

· Química (bacharelado ou licenciatura)

· Sistemas de Informação.

Formas de ingresso

A PUC-RS aceitará três formas de ingresso:

· Modalidade I – candidatos que fizerem a prova do vestibular.

· Modalidade II – candidatos que fizeram Enem de 2014, 2015 ou 2016 e desejam usar a média de pontos obtida, desde que seja igual ou superior a 450 e sem zerar a nota da redação.

· Modalidade III – candidatos que fizerem a prova do vestibular, mas que também desejam usar a nota do Enem, para elevar as chances de melhor colocação/classificação.

Aplicação de provas

As provas do Vestibular de Inverno/2017 da PUC-RS serão aplicadas em 10 de junho de 2017, das 13h30 às 18h30. Serão compostas de uma redação e 40 questões objetivas sobre as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura e Matemática. O peso maior dessas questões será para a avaliação de Matemática, com três pontos.

O gabarito será publicado no mesmo dia, às 18h30, no site da instituição. Já o resultado final deverá ser divulgado a partir de 14 de junho de 2017. As matrículas estão previstas para ocorrer a partir do dia 20 de junho, seguindo ordem alfabética dos nomes dos aprovados.

Como fazer inscrição

As inscrições deverão ser feitas até 4 de junho de 2017, no site da PUC-RS: http://vestibular.pucrs.br ou presencialmente no Campus Central da instituição: Av. Ipiranga, 6.681, Partenon (Porto Alegre), das 8h às 21h.

Para participar, será preciso pagar uma taxa de R$30 (modalidade I) ou R$100 (modalidades I e II). O pagamento deverá ser feito até 5 de junho de 2017.

Por Camilla Silva


Inscrições para o Vestibular de Inverno da UCS seguem abertas até o dia 10 de julho de 2017.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2017 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Dessa forma, estão reservadas pelo menos 10 vagas para cursos de todas as áreas do conhecimento em nível de bacharelado ou licenciatura. As aulas vão ser ministradas nos campi: Sede, Vacaria, Guaporé, Bento Gonçalves (Região dos Vinhedos), Farroupilha, Nova Prata, Canela (Região das Hortênsias) ou Vale do Caí.

Como será o processo seletivo

As provas serão realizadas no dia 16 de julho de 2017 às 13h30, sendo distribuídas de acordo com os seguintes grupos:

· Medicina (G1), Medicina Veterinária e Odontologia (G2) – duração de 5 horas, compostas de uma redação e 50 questões de: língua portuguesa, língua estrangeira (espanhol ou inglês), conhecimentos gerais, Biologia e Química.

· Cursos de tecnologia, bacharelados (G3) e licenciaturas (G4) – redação, com duração de 2 horas.

· Treineiros – conforme curso escolhido.

Critérios de seleção de candidatos

O critério de aprovação irá variar de acordo com cada grupo:

· Medicina (G1) – nota de corte de 35 pontos na prova objetiva (valor total é de 50 pontos). Assim só será corrigida a redação dos candidatos que atingirem esse valor mínimo.

· G1, G2 e respectivos treineiros – classificação conforme escore padronizado decrescente obtido na prova objetiva e redação.

· G3 e G4 – classificação decrescente, conforme maior escore padronizado obtido na prova de redação.

Serão aceitos recursos referentes à correção das provas até três horas após a divulgação do gabarito preliminar.

Prazo para realizar inscrições

As inscrições deverão ser feitas somente pela internet, até o período de 10 de julho de 2017, no site da UCS: www.ucs.br/site.

Em todos os campi serão também disponibilizados terminais eletrônicos para efetuar inscrições, de segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 21h30. Para participar, será preciso pagar uma taxa de R$250 (grupo G1), R$70 (grupo G2), R$50 (grupo G3) ou R$40 (treineiros). No caso dos cursos de licenciaturas (grupo G4), esse valor será gratuito.

Outras datas importantes

As datas referentes ao gabarito, lista de aprovados e matrícula serão entregues em formato de folder no dia de aplicação das provas.

Mais informações podem ser obtidas no endereço acima ou no edital do Vestibular de Inverno 2017 da UCS, disponível aqui – www.ucs.br/site/midia/arquivos/edital-processo-seletivo-vestibular-inverno-2017_3.pdf.

Por Camilla Silva


Fatec tem inscrições abertas para vestibular do segundo semestre.

Disponibilizando 15.010 vagas destinadas aos cursos gratuitos por todo o Estado de São Paulo, a FATEC, Faculdade de Tecnologia de São Paulo encontra-se com as inscrições abertas para a realização do vestibular do segundo semestre deste ano. Ficará aberto até o prazo limite de 12 de junho, sendo necessário realizar o recolhimento de uma taxa de R$ 75.

Sobre os Cursos

Poderão participar do vestibular os candidatos que possuam diploma de nível médio até o dia da realização da matrícula. Ao todo somam-se mais de 70 cursos para diversas áreas do conhecimento, como: agronegócio, agroindústria, alimentos, automação de escritórios, secretariado, análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, biocombustíveis, banco de dados, comércio exterior, cosméticos, construção civil, eletrônica automotiva, gestão ambiental, geoprocessamento, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, saneamento ambiental e hidráulica, logística, jogos digitais, mecânica (diversas áreas), produção industrial, processos químicos, produção têxtil, redes de computadores, radiologia, transporte terrestre, sistemas biomédicos e vários outros.

A FATEC possui unidades distribuídas na capital do estado e em outros 61 municípios.

Sobre a prova

A avaliação terá uma duração de até cinco horas e será aplicada no dia 2 de julho, iniciando às 13 horas, em locais a serem divulgados no próprio site da instituição, em um momento oportuno. No mesmo portal, o candidato poderá também realizar a consulta do manual do aluno, onde é detalhado todas as etapas do processo seletivo e seu funcionamento.

Sobre as inscrições

Os candidatos precisam realizar sua inscrição por meio da página eletrônica www.vestibularfatec.com.br, até o dia 12 de junho, às 15 horas. O vestibulando precisará realizar a impressão do boleto para o pagamento da taxa de R$ 75 em qualquer rede bancária.

É válido lembrar que os candidatos que realizaram o Enem também poderão fazer uso de sua nota adquirida por meio da prova objetiva para que seja calculada em sua nota final do vestibular da Fatec. Para isso, basta inserir o seu número de inscrição do ENEM no campo exigido no formulário, escolhendo pelo resultado alcançado no Exame Nacional dos anos de 2016, 2015 ou 2014. Acesse www.vestibularfatec.com.br para mais informações.

FILIPE R SILVA


Alertas e informações importantes sobre o Vestibular de Inverno 2016 da UEPG.

Os Vestibulares de Inverno das universidades públicas costumam apresentam menor concorrência e, por isso, são uma ótima escolha para quem quer garantir uma vaga em uma universidade de qualidade. A Universidade Estadual de Ponta Grossa já está com seu processo inscrição para o Vestibular de Inverno 2016 aberto, porém alerta os candidatos sobre informações importantes na hora da inscrição. Confira:

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, ou UEPG, alerta os candidatos através da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) para o Vestibular de Inverno 2016, frisando que imprimam com certa antecedência a ficha de inscrição. Além disso, a apresentação da ficha de inscrição e o documento original de identificação do candidato são obrigatórios para que o acesso ao local da prova seja permitido.

Segundo a Coordenadoria de Processos de Seleção as informações sobre o ensalamento (turma e local de prova) constam na ficha de inscrição do candidato. Para a impressão da ficha basta acessar o da UEPG, e informar o número de protocolo que o sistema permite que se faça a recuperação dos dados.

Na ficha de inscrição o candidato deve colar nos locais indicados uma foto 3X4, e uma fotocópia de um documento de identidade (com foto), isto caso não tenha sido enviado arquivo digital para a inserção na ficha de inscrição. O candidato ainda deve assinar na ficha o requerimento constante, no local demarcado.

Vale lembrar que são aceitos como documentos de identificação válidos a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte Válido ou Cédula de Identidade de Estrangeiro. Não serão aceitos documentos de identidade constando a expressão “não alfabetizado” ou “menor”, no local de assinatura do documento.

A UEPG já registra para seu Vestibular de Inverno 2016 com a inscrição de aproximadamente 12.974 candidatos para as 726 vagas de 36 cursos de graduação, até agora a proporção média é de 17,5 candidatos por vaga. Dentre os cursos o de Medicina apresenta o maior número de inscrições, portanto maior concorrência, tendo 284 candidatos por vaga!

Para saber mais detalhes sobre o ensalamento, proporções de candidato por vaga e impressão de ficha de inscrição, favor acessar o site da CPS.

Boa sorte a todos os candidatos!

Por Miriã Marconi


Confira aqui uma lista de filmes que ajudam na hora de estudar para o vestibular.

Muitos vestibulandos já vêm se preparando para o ENEM e para os Vestibulares 2016. Em meio a rotina de estudos, uma boa forma de descontrair e aprender ao mesmo tempo é assistindo filmes! Isso mesmo, muitas obras contem informações importantíssimas que podem te ajudar na hora da prova.

Então, se liga nessa lista e aproveite para aprender com um bom filme:

– Que horas ela volta? (2015): O filme de Ana Muyalert fez grande sucesso nas telonas no ano passado. Embora seja um filme atual, ele aborda um tema presente na nossa sociedade há anos, que a relação entre o patrão e a empregada, além de uma abordagem acerca da luta de classes.

– O ano em que meus pais saíram de férias (2006): Um filme de Cao Hamburger, que conta a história de um garoto de 12 anos que viu os pais serem obrigados a “saírem de férias” durante o regime militar no Brasil, o filme se passa durante a Copa de 70.

– O Nome da Rosa (1986): Um clássico do cinema, o filme de Jean-Jacques Annaud se passa durante a Idade Média, abordando o período do Renascimento, conflitos religiosos e sexuais da época.

– O dia que durou 21 anos (2012): O documentário dirigido por Camilo Tavares traz a tona a verdade sobre a participação dos estadunidenses no golpe de 64.

O pianista (2002): O filme se passa durante a Segunda Guerra e conta a história de um rapaz que sofreu de perto os horrores nazistas. Uma bela obra sobre o holocausto e a vida dos judeus durante esse período.

– O menino do pijama listrado (2008): Também se passa durante a Segunda Guerra e mostra de perto a rotina de um campo de concentração e tem como protagonista duas crianças, uma judia e a outra alemã. Uma obra fácil de entender e de se emocionar.

– A lista de Schindler (1993): Vem pra completar a lista de obras sobre a Alemanha nazista. Um dos maiores filmes de Steven Spielberg e que conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que deu emprego para mais de mil judeus, salvando suas vidas.

– Adeus, Lenin (2002): O filme mostra as drásticas mudanças que ocorreram em Berlim após a queda do muro em 1989, principalmente do lado Oriental, dominado pelo comunismo.

– Promessas de um novo mundo (2002): É um documentário israelense que conta com a participação de sete crianças que vivem o conflito entre Israel e a Palestina.

E aí, preparados para a maratona?

Por Tom Vitor de Freitas


Certame oferece vagas para Cursos de Nível Superior e Técnico. Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio de 2016.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) abriu na última quinta-feira, dia 28 de junho, as inscrições para o vestibular referente ao segundo semestre de 2016. Elas devem ser feitas pela internet até o dia 25 de maio. O valor da taxa é de R$ 50.

Há isenção de taxa para os alunos que cursaram o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou foram bolsistas integrais em escolas particulares, com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Basta oficializar a solicitação no protocolo do campus onde é oferecido o curso escolhido, mediante formulário de isenção mais os documentos comprobatórios. A lista com os conteplados sairá no dia 19 de maio.

O IFF está oferecendo 344 vagas para os cursos superiores de tecnologia (Design Grágico e Manutenção Industrial), bacharelado (Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo) e licenciatura (Teatro, Música, Matemática, Letras, Geografia, Educação Física e Ciências da Natureza) nos campi Centro, Guarus, Itaperuna e Macaé.

Além disso, também há 573 vagas para os cursos Técnicos de Nível Médio (Eletromecânica, Informática, Cozinha, Química, Automação Industrial, Edificação, Eletrotécnica, Estradas, Mecânica e Telecomunicações) nos campi Bom Jesus de Itabapoana, Cabo Frio, Centro, Itaperuna, São João da Barra e Unidade de Formação de Cordeiro.

A prova será aplicada em duas fases, a primeira no dia 26 de junho, das 8h30 às 12:30, e será composta por 50 questões de múltipla escolha referentes as matérias de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Também no dia 26 acontecerá a prova de Aptidão Específica para os candidatos dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.

Os aprovados na primeira fase farão a segunda prova no dia 14 de agosto, que será composta por questões discursivas sobre conhecimentos específicos. Exceto para os candidatos dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Licenciatura em Teatro, cuja prova será composta apenas por uma Redação.

Os candidatos ao curso de música deverão ainda fazer uma prova específica no dia anterior.

A lista de aprovados deverá sair no dia 09 de setembro.

Para mais informações acesse o site do IFF, lá você encontra também o Edital.

Por Tom Vitor de Freitas


Seleção oferece mais de 1.330 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho de 2016.

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo abriu nessa terça-feira, dia 26 de junho, as inscrições para o vestibular 2016/2. A taxa é de R$ 80 e R$ 60 (para os treineiros). As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de junho, somente pela internet.

A BA, localizada no bairro da Vila Mariana em São Paulo, está oferecendo mais de 1.300 vagas, sendo 180 apenas para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Os demais cursos oferecidos pela universidade são: Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura, Desenho de Animação, Design de Interiores, Design de Moda, Design de Produto, Design Gráfico, Fotografia, Comunicação Social – Jornalismo, Mídias Sociais Digitais, Produção Fonográfica, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Comunicação Social – Radialismo (Rádio e TV), Relações Internacionais e Comunicação Social – Relações Públicas.

A prova tradicional será composta pela prova de conhecimentos gerais com 40 questões de múltipla escolha, referente à História Geral, História do Brasil, Geografia, Matemática, Física, Literatura, Gramática, Línguas Inglesa e Espanhola; Prova dissertativa com 2 questões de conhecimentos gerais; prova de habilidade específica, que tem o objetivo de avaliar a habilidade do candidato no curso escolhido; e uma redação com um tema de atualidades.

O processo seletivo acontecerá no sábado, dia 18 de junho, das 9h às 13h. A lista de aprovados sairá às 18h do dia 20. As matrículas deverão ser feitas entre os dias 21 de junho e 01 de julho.

O candidato também poderá optar pela prova agendada, escolhendo o melhor horário para aplicação da prova, que deverá ser entre os dias 27 de junho e 30 de agosto, de segunda a quinta-feira, às 9h, 13h ou 16h. Porém, dependerá das vagas remanescentes do vestibular tradicional. O agendamente poderá ser feito pela internet ou presencialmente. O valor da taxa é de R$ 100.

Para aqueles que pretendem fazer transferência, segunda graduação ou aproveitamento de estudos, a prova será diferenciada, conforme Edital disponível no site da Universidade, onde você também encontra o Manual do Candidato.

O valor das mensalidades referentes ao segundo semestre deste ano deverá sair no site a partir do dia 18 de maio.

Para mais informações visite o site ou faça uma visita monitorada em uma das unidades.

Por Tom Vitor de Freitas


UCS abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2016 e conta com mais de 3.000 vagas.

A Universidade de Caxias do Sul abriu nessa segunda-feira, dia 25, as incrições para o Vestibular de Inverno 2016, elas deverão ser feitas somente pela internet. O prazo termina no dia 05 de junho.

As taxas variam de curso para curso, sendo R$ 40,00 para treineiros, R$ 170,00 para o curso de medicina, R$ 100,00 para os cursos medicina veterinária e odontologia e R$ 70,00 para os demais. Os cursos de licenciatura são isentos de taxa.

Para aqueles que não tem acesso à internet, a UCS disponibilizará computadores na Central de Atendimento ao Aluno, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:30, no Campus-Sede. Os demais campus seguem horário de funcionamento diferente. Quem preferir poderá se inscrever através de dispositivos móveis (Smartphones e Tablets).

As provas serão aplicadas no dia 26 de junho, a partir das 13:30. A confirmação de inscrição e os locais de prova serão divulgados no dia 13 de junho.

O processo seletivo da Universidade sofreu alguma mudanças esse ano e os cursos agora serão divididos em quatro grupos, sendo Grupo 1 Medicina, Grupo 2 Medicina Veterinária e Odontologia, Grupo 3 Tecnologias e Bacharelados e Grupo 4 Licenciatura.

Dessa forma, os grupos terão provas e horários diferenciados. As provas do G1 e G2 terão duração de 5 horas e serão compostas por 50 questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Conhecimentos Gerais, Biologia e Química, além de uma Redação. Já as provas do G3 e G4 contarão apenas com uma Redação, tendo duração de 2 horas.

São mais de 3.200 vagas disponíveis e distribuídas nas unidades de Caxias do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, Canela e São Sebastião do Caí. A data da divulgação dos resultados será passada para os candidatos no dia da prova.

A UCS ainda disponibilizou um aplicativo para facilitar o acesso às informações, disponíveis na App Store e Google Play Store. Outros detalhes você encontra no site da Universidade, onde também estão disponíveis o Edital e o Manual do Candidato, que está acessível para candidatos com deficiência através do telefone (54) 3218-2322.

Por Tom Vitor de Freitas


Estão abertas as inscrições para o vestibular de inverno da Universidade Estácio de Sá no campus de Teresópolis. A fim de festejar os 123 anos da emancipação político-administrativa da cidade serrana do Rio de Janeiro, a Estácio de Sá está oferecendo aos moradores da cidade a oportunidade de concorrer de forma gratuita às vagas oferecidas pela instituição.

Como forma de demostrar respeito e orgulho por ter uma das suas unidades localizadas na cidade, a Universidade está disponibilizando aos jovens que desejarem ingressar aos cursos da entidade educacional, a chance de efetuar a inscrição sem ter de pagar a taxa de participação no certame.

Quem quiser participar da seleção poderá realizar a inscrição de duas formas: mediante o comparecimento no Campus de Teresópolis, localizado na Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 750, no bairro Tijuca, ou também poderá inscrever-se através do endereço eletrônico da instituição www.estacio.br.

Os estudantes que optarem por concorrer a uma das vagas neste vestibular, poderão concorrer à bolsas de até 100% na instituição.

As vagas oferecidas nesta ocasião são para os cursos de Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Administração, Logística e Gestão Ambiental.

Por maiores informações sobre o processo seletivo de inverno ligue para o telefone (21) 3644 7300, ou acesse a página web do campus de Teresópolis.

A Universidade Estácio de Sá disponibiliza para os seus alunos material didático gratuito, outro diferencial que faz da instituição um bom lugar para realizar o seu sonhado curso de graduação.

O campus de Teresópolis possui uma ótima infraestrutura, desenvolvida com todo o conforto que o estudante merece. Com uma estrutura moderna e completa, ela disponibiliza aos seus alunos qualidade, principalmente na área de Gestão.

Com 20 salas de aula, auditório, biblioteca e laboratórios de informática, a instituição visa atender de forma eficiente todas as pessoas que buscam na universidade suporte para atingir seus objetivos profissionais.

Por Melina Mariel Menezes Pereda


Todos os interessados em fazer a inscrição para o Vestibular de Inverno deste ano de 2014 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que fica situada no estado do Paraná, devem se atentar às datas e às informações que são de extrema importância para a realização de todas as etapas do processo seletivo. Abaixo vamos descrever todos os principais detalhes para que você consiga ingressar no curso de nível superior que almeja.

A primeira coisa que você precisa saber é que as inscrições estarão sendo recebidas até o dia 14 de julho de 2014, e para fazer o preenchimento do formulário de interesse é preciso acessar o endereço eletrônico vestibular.unicentro.br.

Ao acessar o site que foi citado acima faça o preenchimento de todos os seus dados pessoais, como por exemplo, o seu nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail de contato, quando terminou o ensino médio e demais assuntos relacionados.  É preciso também, nesse momento de preenchimento de dados, que informe quais são os 2 cursos que tem maior interesse em ingressar na universidade.

Todos os interessados precisam ainda fazer o pagamento da taxa de inscrição, sendo esse um procedimento obrigatório, e o valor que está sendo cobrado é de R$ 100. Vale ainda ressaltar que não existe mais tempo para fazer o pedido dessa taxa, por isso, faça o seu cadastro, imprima o documento e pague o valor em bancos, casas lotéricas ou outro local conveniado até o dia do vencimento.

De acordo com os dados divulgados pela própria Universidade Estadual do Centro-Oeste, nesse meio do ano serão oferecidas 434 vagas nos campus de Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis, Guarapuava, Irati e Chopizinho.

Prepare-se para a realização das etapas do processo seletivo, pois existe a previsão que a aplicação das provas vai acontecer nos dias 24 e 25 de agosto. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


Começou no dia 10 de junho de 2014 as inscrições para o vestibular de inverno da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e todos os interessados vão ter até o dia 10 de julho para fazer o preenchimento da ficha de interesse através do site selecao.uft.edu.br.

De acordo com os dados que foram repassados pela Universidade Federal do Tocantins, nesse segundo semestre do ano vai ser oferecido o total de 1.495 vagas, sendo que 25% delas serão direcionadas para o preenchimento de cotas.

Quem tinha interesse em fazer o pedido de isenção deve saber que o prazo para o preenchimento desse requerimento acabou no dia 13 de junho, por isso, todos, a partir de agora, que tiverem interesse em participar do vestibular de inverno deverão fazer o pagamento da taxa obrigatória, e o valor cobrado é de R$ 95, com a exceção para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, cujo valor é de R$ 100.

Todos os candidatos terão que fazer o pagamento dessa taxa obrigatória até o dia 11 de julho de 2014, e caso o pagamento não seja autenticado o candidato não vai poder participar das etapas de processo seletivo.

Do total das vagas que estão sendo oferecidas para cada curso 5% das vagas para os candidatos indígenas e 5% para quilombolas, sendo o equivalente a 747 vagas direcionadas para os beneficiários do SISU.

A partir do dia 6 de agosto vai ser feita a divulgação dos locais e do horário que vai acontecer a prova, e saiba desde já que a mesma vai ser realizada no dia 17 do mesmo mês, tendo as questões de múltipla escolha, e todos os candidatos ainda terão que fazer uma redação de tema que vai ser predefinido pela universidade.

Os interessados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo terão que fazer os testes de habilidades um dia antes, ou seja, no dia 16 de agosto.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Fique atento para realizar a sua inscrição do processo seletivo de inverno de 2014 que está sendo oferecido pela Universidade Católica de Brasília (UCB), pois elas tiveram o início no final do mês de maio de 2014, e elas vão até o dia 23 de junho de 2014.

Conforme foi divulgado pela Universidade Católica de Brasília, as inscrições deverão ser realizadas através do seu site oficial que é webapps.ucb.br. O aluno interessado precisa fazer a descrição de todos os seus dados e ainda informar quais são os cursos de maior interesse, e qual o horário que almeja estudar.

Depois de fazer isso vai ser preciso fazer a impressão de um boleto bancário da cobrança obrigatória de inscrição, e o valor que está sendo cobrado é de R$ 35, menos para o curso de medicina, pois nesse caso o valor de taxa é de R$ 120.

E vale também ressaltar que aqueles que não possuem acesso à internet poderão se inscrever até a data limite comparecendo com todos os documentos pessoais em um dos campi da instituição. O atendimento vai acontecer sempre de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Caso tenha algum tipo de dúvida na hora de fazer o preenchimento dos dados a Universidade Católica de Brasília deixa a disposição de todos os candidatos um número de telefone para que mais informações possam ser repassadas.

Caso precise entrar em contato o número que deve ligar é (61) 3356-9000 ou se preferir mande um e-mail para atende@ucb.br.

E saiba que a partir das 15h o cartão de confirmação de inscrição já vai estar disponível no mesmo site que foi citado acima, e nele vai estar os dados de dia da realização do processo seletivo, horário e sala.

As provas vão ser aplicadas no período da manhã, sendo cerca de 30 questões de múltipla escolha mais uma redação que conta como nota e a mesma não pode ser zerada. Para mais detalhes leia o edital do aluno.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Se você tem interesse em fazer a sua inscrição para o Vestibular de Inverno 2014 da Universidade de Taubaté (Unitau), que fica situada no estado de São Paulo, saiba que o prazo está se encerrando, por isso, é mais do que fundamental que você acesse o site oficial da instituição de ensino e faça o preenchimento do formulário de interesse o quanto antes.

Porém, desde já vale ressaltar que os interessados em se inscrever para o curso de Medicina deverão esperar para o processo seletivo de 2015, pois as inscrições do vestibular de inverno foram finalizadas no dia 19 de maio de 2014.

Já os interessados para os demais cursos poderão realizar a inscrição até o dia 18 de julho através do endereço eletrônico da Unitau que é web.unitau.br/vest_inverno-geral.

Faça o preenchimento informando todos os seus dados pessoais, como o nome completo, data de nascimento, informação de quando concluiu o ensino médio, entre outras informações que são solicitadas no portal.

Ao finalizar vai ser preciso realizar a impressão de um boleto bancário com o valor obrigatório que se refere à taxa de inscrição, e o valor que está sendo cobrado é de R$ 70. Esse boleto vai ser aceito em bancos e também em outros estabelecimentos conveniados. O vencimento do boleto vai ser criado para 3 dias após o dia da realização da inscrição.

Alguns dos cursos que são oferecidos na Universidade de Taubaté são:

– Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia de Energia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, entre muitos outros que poderão ser conferidos no site oficial que já foi citado acima.

Caso tenha algum tipo de dúvida sobre o processo seletivo indico que ligue para a central de atendimento da universidade através do telefone de contato que é 0800 557 255 ou leia o Edital e Manual do Candidato.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Quem mora no estado do Rio Grande do Sul e tem o objetivo de começar a estudar ainda neste ano de 2014 em uma instituição de ensino de grande conceito e que possui nota máxima no MEC (Ministério da Educação), saiba que neste momento a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) relata que está fazendo o recebimento das inscrições para o seu Vestibular de Inverno, onde as aulas terão início no segundo semestre, a partir do mês de agosto.

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2014 da Universidade de Santa Cruz do Sul poderão ser feitas até o dia 5 de junho, e o formulário de interesse se encontra disponível no site oficial da universidade.

Para ter acesso à ficha de inscrição acesse agora mesmo o endereço eletrônico que é www.unisc.br/portal/pt.

Quem não tem acesso à internet poderá se inscrever pessoalmente com todos os seus documentos pessoais nos protocolos ou nos polos da universidade que ficam localizadas nas cidades de Capão da Canoa, Montenegro, Santa Cruz do Sul, Sobradinho e Venâncio Aires. 

O valor que está sendo cobrado referente à taxa de inscrição é de R$ 70. Caso o candidato possa fazer o pagamento dessa taxa até o dia 30 de maio de 2014 será concedido um desconto no valor de 50%.

Todos os candidatos que fizerem a inscrição vão participar do processo seletivo que é uma prova de múltipla escolha que contêm cerca de 60 questões e elas estarão relacionadas às matérias de Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Espanhol ou Alemão), Matemática e Língua Portuguesa. Além dessas questões, todos ainda serão avaliados através de uma redação dissertativa.

As provas serão aplicadas no dia 14 junho, no período da tarde e no Campus de Santa Cruz do Sul.

Uma novidade para essa seleção é o oferecimento do curso de Engenharia Química. Se tiver interesse se inscreva e boa sorte. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


Mais uma vez estamos aqui para fazer uma indicação que pode ser de extrema importância para aqueles que pensam no seu futuro profissional, pois vamos falar um pouco mais sobre o vestibular de uma grande instituição de ensino.

Na verdade, o que vamos descrever aqui é sobre a possibilidade de se inscrever no vestibular de inverno e ingressar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ou seja, a UNESP.

De acordo com os responsáveis por essa seletiva, a UNESP abre as inscrições para vestibular de inverno de 2014 e o período vai até o dia 8 de maio. O cadastro deve ser feito pelo site da Fundação Vunesp.

Se você é um dos interessados, não deixe passar esse período sem se candidatar ao curso que almeja se formar, pois nessa unidade vai ser possível se formar em cursos das áreas de exatas e biológicas, com ingresso em agosto. 

Para se candidatar é preciso acessar o site oficial da UNESP. O endereço eletrônico que precisa ir é www.unesp.br.

Ao acessar esse site verifique todas as informações que constam no formulário e mencione todos os seus dados pessoais e profissionais. Quando finalizar, imprima o boleto bancário e pague a taxa de inscrição, que vai ser de R$ 130. Existem alguns critérios onde o candidato poderá fazer a solicitação da isenção dessa taxa.

Os cursos oferecidos são: Agronomia, Zootecnia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, eles serão realizados nas cidades de lha Solteira, Registro, Dracena, Sorocaba e Bauru.

Não deixe para começar a estudar no ano que vem, pois dessa forma é possível ganhar tempo e conhecimento, que são fatores mais do que essenciais para aqueles que sonham alto e desejam alcançar novos horizontes quando o assunto é o futuro e carreira. Desejo a você desde já boa sorte nas etapas do processo seletivo.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Já está definida a data das provas do Vestibular de Inverno da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Elas serão realizadas no dia 1º de junho e os interessados deverão se inscrever entre os dias 4 de abril e 5 de maio.

Foi decidido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Udesc (Consepe) que a data das provas deveria ser antecipada, para não coincidir com as avaliações da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), cujo dia de aplicação será 8 de junho.

Além disso, outros motivos da antecipação da data das provas da Udesc, em relação ao ano passado, são a Copa do Mundo e um feriado que acontece em Laguna, a Festa do Pinhão.

A Udesc oferece cursos nas três áreas do conhecimento e o mais concorrido é o de Fisioterapia, que obteve, no Vestibular de Verão 2014, 34,7 candidatos por vaga. Em segundo lugar na lista, está Design Gráfico, com 33,4 e Engenharia de Petróleo, no campus de Balneário Camboriú, com 33,1.

Além de cursos tradicionais, como Administração, Engenharia Civil e Pedagogia, a Udesc conta, também, com cursos na área de Música, Biblioteconomia, Sistemas de Informação e Moda. Há, ainda, opções de curso à distância.

O processo seletivo da Udesc é composto por 120 questões de múltipla escolha e uma redação. Além disso, há oferta de vagas através do Sisu, que no ano passado, ofereceu 25% das vagas do Vestibular de Verão, das quase 30% foram destinadas a cotistas. Ainda não há confirmação se a porcentagem para o Vestibular de Inverno será a mesma.

A instituição conta, ainda, com o programa de Ações Afirmativas, reservando 20% das vagas para candidatos que concluíram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e 10% para candidatos negros.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria do Vestibular da Udesc através dos telefones (48) 3321-8098 e (48) 3321-8147  ou pelo e-mail vestiba@udesc.br

Por Mariany Bittencourt


A UNIP (Universidade Paulista) está com as inscrições abertas para o seu processo seletivo do 2° semestre. Com campi presenciais localizados em São Paulo (Região Metropolitana, Litoral e Interior), Distrito Federal, Goiânia e Manaus, a universidade disponibiliza duas opções de prova: Tradicional e Agendada.

Para a prova tradicional, são 8 opções de data para realização: 13, 14, 17, 20, 21, 24, 27 e 28 de abril. Já a prova agendada pode ser realizada até o dia 30 de abril.

As vagas disponíveis no processo seletivo são para os cursos superiores tradicionais, para os cursos tecnológicos e para o EAD.

As inscrições para o vestibular podem ser realizadas via internet, através do site da UNIP. Quem preferir também pode se inscrever pessoalmente em um dos campi da universidade.

Os candidatos que realizarem as inscrições através do site da instituição recebem a isenção da taxa. Caso contrário, há a cobrança de uma taxa de R$ 40,00, que deverá ser paga através de boleto bancário.

Os candidatos que realizaram o ENEM podem ser dispensados da realização do vestibular. Para isso, basta realizar a inscrição normalmente e apresentar o Boletim Individual de Notas.

Os gabaritos e resultados serão disponibilizados no site da UNIP, em até 48 horas após a realização das provas.


A lista de aprovados em primeira chamada no Vestibular de Inverno 2012 da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) foi divulgada na quinta-feira (05/07). Todas as 7.477 vagas foram ocupadas e agora os estudantes aprovados precisam fazer a matrícula para assegurar a chance na universidade.

Os estudantes foram avaliados pela nota tirada no vestibular e também pela avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Eles vão ocupar as vagas dos campi de Serro, Poços de Caldas, Guanhães, Arcos, Contagem, Betim e Belo Horizonte, além dos polos disponíveis para a Educação a Distância.

O resultado final do vestibular pode ser acessado pelo site www.pucminas.br. A matrícula deverá ser realizada entre os dias 9 e 10 de julho e o candidato deverá portar, no momento de fazer o procedimento, o certificado de término do ensino médio, comprovante do pagamento da primeira mensalidade, quitação de serviços militares (exclusivo para homens), RG, foto 3 x 4, CPF e certidão de casamento ou nascimento.

A divulgação da lista final de aprovados na PUC Minas foi antecipada, já que estava prevista para acontecer somente no dia 9 de julho. Com isso, a matrícula também sofreu mudanças.

Por Matheus Camargo


O Diário Oficial da União desta terça-feira (03/07) trouxe a confirmação das datas do novo vestibular a ser aplicado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O processo de seleção tinha sido realizado, mas teve que ser cancelado depois de uma fraude ter sido confirmada.

De acordo com as portarias publicadas, as novas provas serão realizadas nos dias 4 e 5 de agosto (primeira fase) e 18 e 19 de agosto (segunda fase). Os testes serão aplicados nas cidades de Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP), Patos de Minas (MG), Monte Carmelo (MG), Ituiutaba (MG) e Goiânia (GO). Já os resultados serão divulgados no dia 14 de agosto, para a primeira fase, e 11 de setembro, para a segunda fase.

Os candidatos já inscritos no vestibular de inverno podem continuar realizando o novo procedimento, sem custo algum. As fichas de inscrição estarão disponíveis a partir do dia 18 de julho de 2012. Neste documento estarão informadas a data e local de provas, curso, opção de língua estrangeira, etc.

Segundo a UFU, a realização das novas provas terão um custo de cerca de R$ 1 milhão.

Por Matheus Camargo


A Universidade Presbiteriana Mackenzie divulgou na última quinta-feira a lista de aprovados no vestibular de inverno 2012.

A prova foi aplicada no dia 16 de junho e contou com 60 perguntas relacionadas a conhecimentos da língua portuguesa, matemática, história, geografia, inglês, química, física e biologia, além de redação. O início das aulas para os aprovados é no segundo semestre de 2012.

A matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser realizada no sábado (30), diretamente na unidade da Mackenzie que oferta o curso desejado.

A universidade possui três campi, sendo eles o de: Campinas (SP), de Alphaville (SP) e de Higienópolis, no centro da cidade de São Paulo.

Para fazer o procedimento de inscrição no curso, o candidato deve estar em posse de todos os documentos exigidos, como CPF, RG e histórico escolar, por exemplo.

As vagas que não forem preenchidas serão avaliadas e a Mackenzie fará mais uma convocação de aprovados no dia 5 de julho. Outra chamada ainda pode ser feita até o limite de 12 de julho.

O vestibular de inverno 2012 da Universidade Presbiteriana Mackenzie ofereceu 2.630 vagas.

Por Matheus Camargo


A lista de aprovados do vestibular de inverno da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi divulgada no dia 29 de junho de 2012. De acordo com os dados da instituição, estavam sendo oferecidas 465 vagas, sendo que 446 foram preenchidas.

Treze cursos estavam sendo disputados, sendo eles: Música (habilitações Educação Musical, Ensino Musical e Ensino do Canto), Direção de Arte, Ciências Contábeis, Administração, Sistemas de Informação, Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Ciências da Computação e Agronomia. Pela cota universal, 362 candidatos foram aprovados. Já no sistema de cotas, 42 candidatos foram selecionados por serem oriundos de escolas públicas e 42 por serem afrodescendentes.

Junto com a lista de aprovados, a instituição de nível superior também publicou um edital de retificação, mudando a data de realização da matrícula. A partir de agora, o procedimento deve ser feito entre os dias 3 e 4 de agosto. O local de matrículas, no entanto, continua o mesmo, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no campus Samambaia. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mais informações estão disponíveis no site da UFG: www.ufg.br.

Por Matheus Camargo


Os candidatos que fizeram a prova do vestibular de inverno da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) podem consultar o resultado do certame. A instituição de ensino superior divulgou o resultado na sexta-feira (22/06), trazendo 755 aprovados e 3.129 nomes na lista de espera.

Nesta edição do vestibular, 187 vestibulandos foram automaticamente excluídos do processo de seleção porque não conseguiram atingir a nota mínima da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que era de 200 pontos ou ainda porque não alcançaram os 2.100 pontos necessários para serem classificados no vestibular.

No total, 4.071 pessoas se inscreveram para o vestibular de inverno da UFES. Todos já tinham concluído o ensino médio ou escolaridade equivalente. Os candidatos não fizeram a prova do vestibular, porque a instituição utiliza somente as notas do ENEM como forma de seleção. De todas as vagas, 505 eram destinadas ao Centro de Ciências Agrárias e 250 para o Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

A lista de candidatos aprovados na primeira chamada pode ser consultada pelo site www.ccv.ufes.br. A data de matrícula e mais informações sobre o processo do vestibular de inverno devem ser verificadas diretamente com a universidade.

Por Matheus Camargo


Os candidatos que fizeram o vestibular de inverno 2012 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) já podem consultar a lista de convocados para a segunda fase do processo de seleção. O rol foi divulgado na quinta-feira (21/06) com o nome 1.739 concorrentes. Deste total, 272 são treineiros, ou seja, ainda não estão aptos a ocuparem uma vaga na universidade por não terem concluído o ensino médio.

Os estudantes estão concorrendo a 480 oportunidades para 17 cursos diferentes de nível superior. Na segunda fase, os aprovados na primeira etapa terão que passar por um teste de Conhecimentos Específicos e fazer uma Redação. Os testes serão aplicados no dia 1º de julho, exclusivamente na cidade de Uberaba. Os locais de prova já podem ser consultados diretamente no site www.vunesp.com.br.

A avaliação final com a lista completa de aprovados será divulgada no dia 16 de julho. A matrícula dos convocados começará a ser realizada a partir do dia 18 de julho.

Na primeira etapa do vestibular de inverno, 8.001 estudantes compareceram para as provas. Já o índice de abstenção foi de 6%, o que representou 517 faltantes.

Por Matheus Camargo


Apenas cinco dias depois da aplicação do vestibular de inverno 2012 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a instituição de ensino superior divulgou a lista de aprovados no processo de seleção.

No total, o vestibular de inverno estava oferecendo 1.202 vagas em cursos da PUC-SP da Faculdades Integradas Rio Branco e na Faculdade Santa Marcelina. A maioria das oportunidades era para a PUC, que possuía 930 vagas distribuídas nos seus cursos de graduação.

Com o resultado, os aprovados nesta primeira chamada devem fazer a matrícula nos dias 25 e 26 de junho, no caso da PUC. As outras universidades participantes podem possuir um cronograma diferenciado.

As provas do vestibular de inverno foram aplicadas no dia 17 de junho. O gabarito das 45 perguntas foi publicado no dia seguinte, exceto a redação.

Com a realização das matrículas, a PUC-SP vai verificar as vagas restantes e fará uma segunda chamada em 3 de julho. A matrícula dos convocados nesta etapa deverá ser feita no dia 4. A última oportunidade acontecerá entre 6 e 11 de julho.

O resultado final pode ser acessado pelo site www.pucsp.br.

Por Matheus Camargo


Cerca de três mil alunos fizeram a prova do vestibular de inverno 2012 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) neste domingo (17/06). Os inscritos concorreram a uma das 1.202 vagas disponibilizadas na PUC, na Faculdade Santa Marcelina (Fasm) e nas Faculdades Integradas Rio Branco.

O teste aplicado pela Universidade Católica contou com 45 perguntas, sendo que todas foram de múltipla escolha e versavam sobre conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Literatura e Língua Inglesa. Além disso, havia quatro perguntas analítico-expositivas. As provas aconteceram nas cidades de Sorocaba e São Paulo.

Os candidatos puderam consultar os gabaritos a partir das 18h do dia 18 de junho. O resultado final será publicado no dia 22 do mesmo mês, sendo que as matrículas precisam ser feitas nos dias 25 e 26 de junho. Ainda será feita uma segunda chamada no dia 3 de julho e a matrícula será realizada já no dia seguinte. Será disponibilizado um prazo de inscrição dos dias 6 a 11 de julho para os inscritos que estão na lista de espera.

Mais informações podem ser consultadas pelo site www.pucsp.br.

Por Matheus Camargo


Os candidatos ao vestibular de inverno da Unesp já podem consultar se foram aprovados para a segunda etapa do processo seletivo. A universidade divulgou o nome dos selecionados na sexta-feira (15/06), convocando para as provas que serão realizadas nos dias 23 e 24 de junho.

Este processo de seleção está oferecendo 465 vagas nos cursos de nível superior dos campi da Unesp de Ourinhos, Bauru, Dracena, Registro e Sorocaba. Os testes estão sendo aplicados nestas cidades e também nos municípios de São Paulo, São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Campinas.

Na segunda fase do vestibular, os candidatos terão que responder perguntas sobre Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Ainda serão feitas perguntas relativas a linguagens e códigos, além da necessidade de os candidatos escreverem uma redação. Os testes serão totalmente dissertativos.

O resultado do vestibular, com a divulgação dos aprovados para uma das vagas oferecidas na universidade, será publicado em 12 de julho de 2012.

O rol de convocados para a segunda etapa e as próximas fases do processo de seleção podem ser consultadas através do site vestibular.unesp.br.

Por Matheus Camargo


Os candidatos ao vestibular de inverno do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio do Janeiro (Cederj) já podem consultar quais serão os seus locais de prova.

Neste processo de seleção, estão sendo disponibilizadas 6.081 vagas distribuídas em 12 cursos de nível superior, sendo que todas as oportunidades são voltadas para o ensino a distância.

Apesar de o local de prova poder ser acessado diretamente pelo site (inscricaovestibular.cederj.edu.br), o candidato já pode saber de antemão que a aplicação da prova do vestibular acontecerá no município que contém o polo para o qual se inscreveu.

As provas serão realizadas no dia 16 de junho e conterá duas partes, sendo uma objetiva, com abrangência de conhecimentos gerais, e uma discursiva, abordando conhecimentos específicos da área do curso disputado. O resultado da primeira parte do processo de seleção deverá ser disponibilizado no dia 26 de junho e da segunda parte, em 3 de julho. A lista final de aprovados será publicada em 10 de julho.

Os aprovados estarão matriculados em uma das instituições de ensino superior parceiras da Cederj. As opções são CEFET, UFRRJ, UFRJ, Unirio, UFF, UERJ e UENF.

Por Matheus Camargo


A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, já divulgou o local de prova do vestibular de inverno 2012.

No total, inscreveram-se para este processo de seleção 8.351 candidatos, que vão disputar 1.044 vagas.

Todas as vagas estão disponíveis nos campi de: São João del-Rei, Alto Paraopeba, Divinópolis, Sete Lagoas e EAD.

No campus de São João del-Rei, o curso mais disputado é o de Arquitetura e Urbanismo integral, com 25,714 candidatos por vaga.

Em Alto Paraopeba, a maior procura foi por Engenharia Civil integral, com 15,609 candidatos por vaga.

Divinópolis teve uma enorme procura por Medicina integral, chegando a uma relação de 171,714 candidatos por vaga.

Sete Lagoas teve maior procura por Engenharia Agronômica integral, com 3,565 candidatos por vaga.

E a educação à distância tem maior concorrência em Pedagogia Licenciatura, no polo Itamarandiba, que registrou 14,667 candidatos por vaga.

As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de junho, nas cidades de Sete Lagoas, Ouro Branco, São João del-Rei e Divinópolis.

A lista dos aprovados deverá ser publicada até o dia 10 de julho.

Os locais de prova podem ser consultados pelo site www.ufsj.edu.br/vestibular.

Por Matheus Camargo


Já foram divulgados os locais de prova da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Os testes do vestibular de inverno 2012 serão aplicados no dia 3 de junho, caso da primeira fase, e nos dias 23 e 24 de junho, caso da segunda etapa.

Estão inscritos no processo de seleção 16.069 candidatos, que vão disputar 465 vagas a serem ofertadas em nove cursos de graduação, sendo eles: engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de produção, engenharia de automação, engenharia de controle, engenharia civil, engenharia ambiental, zootecnia, geografia e agronomia.

Os campi ofertados são os de: Bauru, Ilha Solteira, Ourinhos, Dracena, Registro e Sorocaba.

Neste vestibular, o curso mais concorrido é o de engenharia civil, turno integral, no campus de Ilha Solteira.

Neste caso, há 48,2 candidatos por vaga. Em seguida, está engenharia de produção, noturno, em Bauru, com 48 candidatos por vaga; e geografia em Ourinhos, que fecha 32,8 candidatos por vaga.

Os testes serão realizados simultaneamente nas cidades de São Paulo, Guaratinguetá, Campinas e São José do Rio Preto, além dos municípios que ofertam vagas no processo de seleção.

O vestibular também contará com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para compor a nota.

A lista de aprovados será divulgada em 12 de julho.

A consulta dos locais de prova está disponível pelo site www.vunesp.com.br/vnsp1203.

Por Matheus Camargo


A PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) já está com as inscrições abertas para o seu Vestibular de Inverno 2012.

Os interessados em participar do certame poderão realizar as inscrições no período de 10 de maio a 21 de junho, no site www.puc-campinas.edu.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 107,00 para os cursos de graduação e de R$ 53,00 para os cursos tecnológicos.

As provas serão realizadas no dia 7 de julho de 2012. Para os candidatos aos cursos de Medicina e Direito, haverá uma prova específica no dia 6 de julho.

No dia 19 de julho será divulgada a lista de candidatos aprovados.

A matrícula para quem for aprovado nas provas acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, das 9:30 às 19:00.

No site acima informado você poderá encontrar todas as informações, orientações para a prova, caderno de redação e também as provas anteriores.

Por Russel


Os vestibulandos que estavam preocupados com a suspensão do vestibular de inverno da UnB podem ficar tranquilos. Conforme o portal de notícias UOL, o recurso impetrado pela Procuradoria Jurídica da Universidade teve decisão favorável.

A decisão sobre a suspensão da prova ocorreu em 24 de abril, devido a uma ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública da União sobre os critérios de isenção de taxa da prova.

Até então, as provas deveriam ocorrer nos dias 2 e 3 de junho, porém o Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) informou que as datas constantes no edital poderão ser alteradas. Os interessados devem acompanhar as novidades pela página do processo seletivo.

Vestibular inverno 2012:

Estão sendo ofertadas 4.184 vagas em 96 cursos distribuídos nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.  As provas, divididas em parte I – II – III, totalizam 300 questões, além da redação.

A UnB emitiu documento retificando que não será mais ofertado o curso de Fonoaudiologia, constante do quadro do Campus UnB – Ceilândia, no turno diurno.

Clique aqui e confira o edital do 2º vestibular 2012 da UnB.  

Mais informações podem ser obtidas no site da universidade.

Por Rafaela Fusieger


A Universidade de Feira de Santana (UEFS) está com as inscrições abertas para o seu processo seletivo de inverno (vestibular 2012.2). No total, a instituição oferece 865 vagas em 24 cursos de graduação. Outras 48 vagas são destinadas exclusivamente a alunos de comunidades quilombolas ou indígenas.

Para este processo seletivo, 2.500 candidatos receberam o benefício da isenção da taxa de inscrição. Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas a alunos que cursaram o ensino médio e outros dois anos ou mais do ensino fundamental em escola pública. Destas vagas, 80% são destinadas para afrodescendentes.

Uma atenção é a não oferta de vagas para Medicina, Licenciatura em Música e Farmácia, cujo vestibular acontece somente uma vez por ano.

As provas do processo seletivo deverão ser feitas entre os dias 15 e 17 de julho, em Feira de Santana. No momento da inscrição, o candidato precisa escolher qual língua estrangeira quer optar para fazer a prova. As opções são francês, inglês e espanhol.

As inscrições para o certame devem ser feitas pelo site www.uefs.br até o dia 17 de maio. O valor da inscrição é R$ 80,00.

Por Matheus Camargo


A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, lançou na segunda-feira (dia 2 de abril) o manual do candidato para os estudantes que pretendem fazer o vestibular de inverno da instituição.

Ao todo, são ofertadas 1.488 vagas em mais de 60 opções de cursos de nível superior. Do total de vagas, 286 são destinadas às cotas sociais, atendendo alunos que tenham cursado todos os anos do ensino fundamental e médio em escolas públicas e cuja renda da família não ultrapasse 1,5 salário mínimo.

A inscrição deve ser feita somente pela internet, pelo site www.vestibular.uem.br, até 25 de abril. A taxa de participação custa R$ 90,00, mas pode-se pedir isenção do valor até o dia 4 de abril, quarta-feira.

Os testes do vestibular serão aplicados entre os dias 8 e 10 de julho, com provas sempre pela manhã, das 8:50 às 13:00. Os exames serão realizados nas seguintes cidades: Maringá, Campo Mourão, Apucarana, Cidade Gaúcha, Goioerê, Cianorte, Paranavaí, Umuarama e Ivaiporã.

O resultado será divulgado no dia 31 de julho, mas as aulas começarão somente no ano que vem, em fevereiro.

As matrículas serão realizadas de 5 a 7 de janeiro de 2013.

Fonte: UEM

Por Matheus Camargo


A Universidade Federal Fluminense abriu inscrições para o Vestibular 2012, que terá uma oferta de 7.662 vagas, distribuídas entre os campi localizados na região metropolitana do Rio de Janeiro e no interior do estado.

As novidades para este processo seletivo são as ofertas dos novos cursos de artes, antropologia e sociologia, na cidade de Niterói, e de licenciatura em informática e ciências naturais, que serão ministrados no município de Santo Antônio de Pádua.

Os candidatos farão as provas objetivas, com questões de múltipla escolha, no dia 15 de novembro. A divulgação dos aprovados nesta etapa será realizada até o dia 8 dezembro. Já a segunda fase, somente para os classificados na etapa anterior, está programada para o dia 18 de dezembro. O resultado final sai em 30 de dezembro.

A instituição também vai oferecer 1.850 vagas que serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, em sua versão 2012. Neste caso, os candidatos deverão usar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.

As inscrições podem ser feitas através do site www.uff.br, até o dia 5 de setembro. A taxa custa R$ 115 e deve ser paga em qualquer agência bancária. 

Por André Gonçalves


Já está disponível no site www.vestibularfatec.com.br a lista dos aprovados no Vestibular do 2º semestre de 2011 da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Estado de São Paulo, instituição pública que possui unidades em várias cidades do território paulista. Os aprovados em primeira chamada devem ficar atentos para a matrícula, que será realizada no dia 20 de julho.

Para confirmar o ingresso na Fatec, o candidato deve comparecer à unidade para a qual disputou a vaga munido de carteira de identidade; certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos); histórico escolar do ensino médio (ou equivalente); certidão de nascimento ou de casamento; uma foto 3×4 tirada recentemente; certificado de conclusão do 2º grau; título de eleitor; e certidão de quitação eleitoral ou comprovante de votação da última eleição. É necessário levar os originais e uma cópia ou uma cópia autenticada. Aqueles que participaram do “Sistema de Pontuação Acrescida” precisam comprovar, através de declaração, que cursaram todo o 2º grau em escolas da rede pública, segundo orientações do manual do candidato.

A lista da 2ª chamada será divulgada no dia 21 de julho, e os selecionados terão apenas o dia 22 para fazer a matrícula.

Outras informações no telefone (11) 3322-2200.

Por André Gonçalves


A UNB divulgou nesta terça-feira (19/07/2011) a lista com os candidatos aprovados no Vestibular de Inverno 2011 da instituição.

A lista com os nomes dos aprovados pode ser conferida aqui.

Nesta seleção a instituição ofertou cerca de 4 mil vagas para 93 cursos de graduação.

Os aprovados devem ficar atentos com o período de matrícula, que vai do dia 22 ao dia 25 de julho de 2011. As matrículas serão realizadas nos postos da Secretaria de Administração Acadêmica, das 08:30 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 (aprovados para o período da manhã) e das 14:00 às 20:00 (para os aprovados no período noturno).

Para a realização da matrícula os aprovados devem comparecer com os seguintes documentos (original + cópia autenticada): RG, CPF, Título de Eleitor, Histórico Escolar, Certificado de Reservista (Homens), Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Comprovante de Votação.

A previsão é de que as aulas para os aprovados comecem no dia 14 de agosto.


Foi divulgada a lista dos aprovados em 1ª chamada no Processo Seletivo do segundo semestre de 2011 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem campi nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo, na região do Triângulo Mineiro. O resultado pode ser conferido no site da instituição.

Os convocados farão a matrícula no dia 25 ou 26 de julho, conforme o curso e o campus para o qual se candidatou. O horário de atendimento será das 7:30 às 11:00 e das 13:30 às 16:00. O calendário completo com as datas e locais pode ser acessado aqui.

Para confirmar o ingresso na UFU, os calouros devem levar originais e cópias autenticadas dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; CPF; identidade; histórico escolar do 2º grau; certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos); certificado de conclusão do ensino médio; título de eleitor; e comprovante de quitação eleitoral.

A segunda chamada será divulgada no dia 28 de julho. Neste caso, os selecionados vão fazer a matrícula no dia 2 de agosto. As chamadas seguintes, caso sobrem vagas, têm previsão de sair a partir de 4 de agosto. 

Por André Gonçalves


Foi divulgado o resultado final do Processo Seletivo do 2º semestre de 2011 da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que oferece cursos no campus de Goiânia e nas unidades localizadas no interior do estado, nas cidades de Anápolis, Itumbiara, Minaçu, Ipameri e São Luís de Montes Belos. Para conferir a lista basta acessar o site www.nucleodeselecao.ueg.br.

Os candidatos aprovados em 1ª chamada vão fazer a matrícula nos dias 18 e 19 de julho, nas unidades em que serão ministrados os cursos para os quais foram convocados. A documentação solicitada pela universidade (originais e duas cópias autenticadas) é composta por certidão de nascimento ou casamento; diploma de conclusão do ensino médio; duas fotos 3×4 recentes; carteira de identidade; CPF; título de eleitor; comprovante de votação na última eleição; histórico escolar do ensino médio; e certificado de reservista (para os homens maiores de 18 anos).

Os calouros do curso de educação física precisam acrescentar à lista o laudo médico, liberando-os para a prática de atividades físicas. Já aqueles aprovados pelo sistema de cotas devem incluir o comprovante de enquadramento no grupo escolhido.

A segunda chamada está prevista para sair no dia 22 de julho.

Outras informações no telefone (62) 3328-1122.


Saiu a lista dos aprovados em 1ª chamada no Vestibular de Inverno 2011 da PUC-Campinas, que colocou em disputa as vagas para os cursos de Medicina, Direito, Administração e Tecnologia (em Hotelaria, em Jogos Digitais, em Gestão da Tecnologia da Informação, em Redes de Computadores e em Construção de Edifícios). O resultado pode ser consultado no site da instituição.

Os calouros terão os dias 18, 19 e 20 de julho para confirmarem a matrícula. O atendimento vai acontecer no prédio H01, salas 800 e 801, no campus I, que fica na Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades. O horário de funcionamento é das 9:30 às 20:00.

É necessário pagar a taxa de matrícula no local (em dinheiro ou cheque) e apresentar histórico escolar do 2º grau; carteira de identidade; CPF; e certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de curso graduação (se tiver concluído outro curso superior). Será exigida uma cópia autenticada de cada documento ou uma cópia simples e os originais.

As chamadas seguintes serão divulgadas no dia 26 de julho, juntamente com as datas para a efetivação destas matrículas.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 0800-728-7822 ou pelo e-mail vestibular@puc-campinas.edu.br.

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para a disputa das vagas remanescentes do Vestibular do 2º semestre de 2011 do Centro Universitário Una, que tem unidades em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana da capital mineira. As vagas são ofertadas em cursos de graduação (bacharelado, graduação tecnológica e licenciatura).

Os candidatos poderão optar por duas modalidades na hora de se inscrever. Uma delas é a prova tradicional, com uma redação e 60 questões que envolvem conteúdos nas áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.

A outra modalidade de ingresso na Una é através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste caso, o candidato pode escolher entre as notas dos exames realizados em 2006, 2007, 2008, 2009 ou 2010.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de julho, através do site www.una.br, ou em qualquer campus da instituição (confira os endereços no edital do vestibular). A taxa custa R$ 50.

As provas serão aplicadas no dia 16 de julho e o resultado final sai até o dia 19 do mesmo mês

Mais informações podem ser obtidas no telefone (31) 3235-7300. 

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes via Enem para os cursos de graduação (presenciais e a distância) da PUC Minas, oferecidos para o segundo semestre de 2011. Os candidatos poderão concorrer utilizando as médias das notas obtidas nos exames de 2008, 2009 ou 2010.

As vagas que sobraram do vestibular de inverno, nesta modalidade, estão divididas entre cursos ministrados nos campi de Belo Horizonte (Coração Eucarístico, São Gabriel, Barreiro e Praça da Liberdade); da Região Metropolitana (Betim e Contagem); e do interior do estado (Poços de Caldas, Guanhães e Arcos). As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de julho, através do site www.pucminas.br. É preciso pagar uma taxa de R$ 20.

A instituição promete divulgar a lista dos aprovados até o dia 21 de julho. Quem for convocado em primeira chamada terá os dias 1º e 2 de agosto para confirmar a matrícula, com o atendimento funcionando entre as 9 horas e as 19 horas. Já aqueles cujos nomes aparecerem na segunda chamada vão se matricular nos dias 3 ou 4 agosto, das 9 horas às 16 horas.

Confira o quadro de vagas completo e outras informações complementares no edital do processo seletivo.

Por André Gonçalves


A UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos) abriu inscrições para o seu vestibular diferenciado de inverno 2011.

A instituição, que fica no Estado do Rio de Janeiro, oferece os cursos de Ciências da Computação, Administração, Odontologia, Ciências Biológicas, Direito, Matemática, Ciências Contábeis, Farmácia, Medicina, Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, entre outros.

Os cursos são ministrados nos campi de Sede, Quinta do Paraíso e FESO Pro Arte.

Para o processo seletivo, a UNIFESO vai realizar uma avaliação dos candidatos que será feita através de análise do histórico escolar e de uma prova de redação. A prova será realizada em um dia escolhido pelo vestibulando, que deve agendar uma data juntamente com a instituição.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 08 de agosto, acessando o endereço eletrônico www.unifeso.edu.br, ou dirigindo-se à Gerência de Comunicação e Marketing, que fica no campus Sede, durante os dias úteis, das 9h às 12h ou das 14h às 19h.

A taxa de participação está no valor de R$30,00.

O candidato vai ficar sabendo do resultado em até 72 horas após passar pelo processo de análise do histórico e pela prova de redação.

Por Andrea Gomes


Foi divulgado o resultado final do Vestibular do 2º semestre de 2011 da Universidade Presbiteriana Mackenzie, cuja oferta de vagas foi para os campi Itambé (São Paulo), Tamboré (Barueri) e Campinas. Para saber se você está entre os aprovados, basta acessar o site da instituição. Os convocados nesta 1ª chamada terão até o dia 2 de julho para confirmar a matrícula, que deverá ser feita no campus referente ao curso em que foi aprovado. O horário de atendimento, nesta data, será entre das 9 horas às 14 horas.

Os estudantes deverão levar a documentação completa (originais e cópia autenticada), conforme orientação do manual do candidato. A lista é composta por identidade, CPF, uma foto 3×4 tirada recentemente, histórico escolar do ensino médio e certificado de conclusão do ensino médio. Quem se candidatou às vagas do curso de Educação Física deve incluir entre os documentos o atestado médico de aptidão física, liberando o estudante para a prática de atividades esportivas.

A instituição vai divulgar a 2ª chamada no dia 6 de julho. Neste caso, a matrícula será feita no dia 8. Já a terceira chamada sai no dia 13, com a confirmação da matrícula ficando para o dia 15 de julho. 

Por André Gonçalves


Quem quiser participar do vestibular de inverno 2011 da UCSal (Universidade Católica do Salvador) tem até as 16 horas do dia 07 de julho para realizar a inscrição.

A instituição oferece 38 cursos de graduação tradicional e 12 cursos tecnológicos em todas as áreas do conhecimento. As aulas são ministradas nos cinco campi da universidade, localizados na capital baiana.

O total de vagas é de 6.850, sendo 2.160 posições para cursos tecnólogos e 4.690, para graduação tradicional.

Para se inscrever, é necessário acessar o site www.ucsal.br e clicar no link “inscrições via Internet”. O valor cobrado pela taxa de inscrição é de R$ 25,00.

As provas objetivas e de redação estão marcadas para o dia 10 de julho, domingo, no turno matutino (das 8h às 11h30), em local a ser informado a partir do dia 08 de julho. Para os cursos de graduação tecnológica não haverá prova de língua estrangeira.

Os candidatos selecionados devem comparecer durante o período de 18 a 22 de julho para realizar a matrícula no campus onde está situado o curso em que foi aprovado.

Para mais detalhes, baixe aqui o manual do candidato.

Por Andrea Gomes


O vestibular de inverno 2011 da Unopar (Universidade Norte do Paraná), na modalidade presencial, está com inscrições abertas até o dia 14 de julho (online) e 15 de julho (presencial).

São oferecidas mais de duas mil vagas distribuídas pelos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pedagogia, Administração, Pedagogia, Química, entre outros.

Os cursos são ministrados nos campi de Arapongas e de Londrina.

Para se inscrever, basta acessar o endereço eletrônico www.unopar.br, ou então, comparecer a uma das unidades da instituição.

As provas objetivas e de redação estão marcadas para acontecer no dia 17 de julho, domingo, a partir das 9 horas da manhã, e terão duração máxima de 4 horas.

O resultado do processo seletivo está previsto para sair no dia 19 de julho de 2011, às 20 horas, e será publicado no site da Unopar.

Os aprovados devem comparecer entre os dias 21 a 29 de julho para efetuar a matrícula.

Por Andrea Gomes


Até o dia 2 de julho estarão abertas as inscrições para o Vestibular de inverno 2011 da UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta), que oferece 25 cursos de graduação nas áreas de Saúde, Humanas e Exatas.

Serão 4.252 vagas e os candidatos poderão realizar a inscrição até 2 horas antes do início da prova, que acontece no dia 2 de julho, a partir das 14 horas. Do total, 20% das vagas de cada curso e turno foram reservadas para quem quiser utilizar a nota do Enem.

Os locais de aplicação das prova serão nas unidades Campo Grande, Bonsucesso, Jacarepaguá e Bangu, localizadas no Rio de Janeiro.

A instituição também disponibiliza a opção do Vestibular Agendado, em que fica a cargo do candidato o melhor dia e horário para realizar a prova do processo seletivo nos Laboratórios de Informática de uma das unidades.

As inscrições podem ser feitas através do portal da UNISUAM ou em uma das cinco unidades da instituição.

Não é cobrada qualquer taxa para participar do vestibular.

Os candidatos vão ficar sabendo o resultado do exame um dia após a aplicação das provas, a partir das 18 horas.

Por Andrea Gomes


O processo seletivo de inverno da Universidade Metodista de São Paulo já começa a receber as inscrições dos interessados em participar do certame.

A instituição oferece cursos presenciais nas áreas de comunicação, tecnologia, negócios, ciências biológicas, ciências exatas e humanas. Para conferir a grade completa de áreas disponíveis para este vestibular, acesse o site – metodista.br/vestibular.

As inscrições poderão ser efetuadas no site acima listado, ou então de modo presencial na Rua Alfeu Tavares, n° 149, em São Bernardo do Campo, até a data de 28 de junho de 2011.

A aplicação das provas ocorrerá na data de 09 de julho de 2011, das 09 horas às 13 horas. Há também a possibilidade de se utilizar as notas do Enem para substituir a prova.

Para mais informações, acesse o edital do vestibular.


A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, a FECAP,  está realizando as inscrições para o vestibular de inverno 2011. Os interessados têm até o dia 30 de junho  para realizar a inscrição através do site www.fecap.br/vestibular. A taxa é de R$100.

A instituição de ensino é reconhecida pela excelência nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Mas também recebe ótimas notas pelos cursos de Engenharia de Produção, Publicidade, Relações Públicas, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

Inclusive ela recebeu a nota máxima no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) por duas vezes e também é considerada como o melhor centro universitário privado do Brasil.

Então não perca a chance de fazer parte do time de alunos da FECAP. Para facilitar o acesso a instituição está com dois campuna cidade de São Paulo, um no bairro de Pinheiros e outro na Liberdade.

Para mais informações entre em contato através do telefone (11) 3272-2222.

Por Leiliane Lopes


Interessados em participar do vestibular de inverno da Universidade Metodista têm até o dia 28 de junho para se inscrever no processo seletivo.

Haverá dois tipos de provas e o estudante poderá escolher de qual dos dois deseja participar. A primeira é a prova digital que acontecerá do dia 2 de julho e a segunda é a prova tradicional que acontecerá no dia 3 de julho. Para ambas as provas a taxa de inscrição é de R$ 70.

Para as turmas de meio de ano a Metodista oferece vagas nos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Design de Interiores, Produção Multimídia, Direito, Letras, Pedagogia, Administração, Marketing, Ciências Contábeis e outros.

As inscrições são feitas através do site www.metodista.br/vestibular endereço eletrônico onde você também pode obter outras informações sobre a universidade e os cursos oferecidos.

A Universidade Metodista está localizada na cidade São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Por Leiliane Lopes


No dia 07 de julho de 2011 será realizada a prova para o Vestibular de áreas técnicas do ESADE, no Rio Grande do Sul. Os cursos oferecidos para esse certame são os de gestão de recursos humanos, logística, gestão da qualidade, análise e desenvolvimento de sistemas, marketing e gestão financeira.

As inscrições podem ser realizadas até a data de aplicação de prova no site da instituição, mediante o pagamento de taxa com valor de R$ 30. A prova que será aplicada é a de redação, na Rua Luiz Afonso, n° 84, na Unidade do ESADE Cidade Baixa.

O ESADE é pertencente a Laureate International Universities, e disponibiliza para seus alunos oportunidades de ingressar em cursos no exterior, com os convênios com diversas instituições de outros países. Para saber mais sobre o ESADE, informações do processo de seleção, entre outras notícias, acesse o site  esade.com.br ou então ligue para o telefone (51) 3251 1111. Bons estudos!


O grupo UNIASSELVI, que abrange dezenas de faculdades por todo o país, compondo um programa nacional de ensino a distância, prorrogou suas datas de inscrição até o dia de 20 deste mês (próxima segunda-feira).

No site da instituição, na página do edital, permanece a data original, de 27 de maio, com previsão de início das aulas para o período entre 27/06 e 02/07.

No entanto em contato com a central de atendimento da UNIASSELVI e de algumas faculdades afiliadas, confirmamos a prorrogação.

O início das aulas, no entanto, permanece o mesmo.

A prorrogação vale para todas as instituições e para todos os cursos: tecnologia, licenciatura e bacharelado.

A inscrição é feita no próprio site.

Deve-se levar o boleto pago da inscrição e os documentos exigidos no site até o polo da cidade do curso escolhido.

Não há prova, redação ou outra forma de seleção adiconal.

Para conferir os cursos oferecidos e os polos da rede, acesse: www.grupouniasselvi.com.br

Por Emerson Del Sent


A Faculdade de Tecnologia – FATIPUC, do IPUC – Instituto Pró-Universidade Canoense, está com inscrições abertas para os cursos de graduação: Licenciatura em Letras e Superior de Tecnologia em Radiologia.

As inscrições estarão abertas até o dia 29 de junho. A prova será aplicada no dia 02 de julho. A divulgação dos resultados está prevista para 04 de julho e as matrículas acontecerão entre 04 e 12 do mesmo mês.

Para os estudantes que nesta época do vestibular estiverem concluindo o Ensino Médio, será necessário, para realizar a matrícula, apresentar um documento (atestado) da conclusão do curso, contendo a data de expedição do diploma.

O link direto para realização das inscrições é o seguinte: www.ipuc.com.br/vestibular/ . Além dos cursos citados acima, a FATIPUC disponibiliza programas de pós-graduação. O IPUC também oferece cursos de educação básica, educação profissional, e cursos de extensão na modalidade EAD e de Ensino Fundamental e Médio (EAD-EJA).

Por Suelen Diniz


A Universidade Bandeirantes (Uniban) fará novos vestibulares no mês de julho, mas as inscrições já estão abertas. Quem se inscrever até o dia 1º fará a prova no dia 2. Já os estudantes que se inscreverem depois, terão até o dia 22 para efetuar o pagamento de R$50,00 referente a taxa do vestibular e realizarão a prova no dia 23.

A Uniban tem campus em três cidades, sendo oito unidades espalhadas por São Paulo, uma em Osasco e outra em São Bernardo do Campo. Oferecendo cursos nas áreas de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais, Artes Cênicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Turismo, Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e muitos outros.

A Uniban também oferece cursos tecnológicos e sequenciais, são dezenas de opções em várias áreas do conhecimento para quem quer dar um UP na carreira. Para efetuar a inscrição e obter outras informações sobre a universidade acesse o site www.uniban.br ou entre em contato pelo telefone (11) 4007-1833.

Por Leiliane Lopes


As inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) começam a partir de 15 de junho (quarta-feira). Os candidatos podem se cadastrar através do site do SiSU. O principal requisito é ter feito o ENEM em 2010. O prazo termina em 19 de junho (domingo).

São ofertadas 484 vagas para 11 cursos. Confira quais são: Geografia, Gestão Ambiental, Agroecologia, Enfermagem, Engenharia de Produção Civil, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Turismo, Química, Radiologia, Design Gráfico e Matemática.

Há chances para os campi de Barreiros, Pesqueira e Recife.

O resultado será divulgado em duas datas: 22 de junho (quarta-feira) e 2 de julho (sábado).

Os aprovados devem efetuar a matrícula em 27 e 28 de junho (segunda e terça-feira). Já aqueles convocados para a segunda chamada, devem realizar a matrícula em 5 e 6 de julho (terça e quarta-feira).

Veja outros detalhes clicando aqui.

Por Melisse V.


Entre os dias 27 de junho e 15 de julho acontecerão as inscrições para o vestibular de inverno das Faculdades Integradas Rio Branco, que realizará a prova no dia 17 de julho.

A Rio Branco oferece cursos de graduação nas áreas de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Editoração, Jornalismo, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Internacionais, Relações Públicas, Turismo e Sistemas de Informação.

Inclusive o curso de Sistemas de Informação ficou em primeiro lugar no ranking do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o que mostra a qualidade do ensino oferecido pela instituição.

As provas acontecem nas duas unidades localizadas na cidade de São Paulo: no Campus da Lapa e no campus da Granja Vianna. Os candidatos podem optar pela prova tradicional, pagando a taxa de R$30,00 ou pela prova agendada que tem uma taxa menor, apenas R$15,00.

As inscrições precisam ser feitas através do site das Faculdades Rio Branco.

Por Leiliane Lopes


Na segunda-feira, 13 de junho, iniciou o período de inscrições para o Vestibular 2011.2 da UFPE e se estenderá até o dia 21 de junho. Este processo será apenas para o Centro de Tecnologia e Geociências/Engenharias da UFPE (CTG).

A COVEST será responsável pelas inscrições, realizadas somente através de seu site www.covest.com.br. A taxa é de R$ 70,00. O exame será realizado em duas etapas: a primeira irá considerar as notas da prova objetiva do ENEM do ano passado (2010). Na segunda, a ser realizada em 10 e 11 de julho, serão aplicadas provas de Química e Português (primeiro dia) e Matemática e Física (segundo dia).

Alunos que estudaram em escolas públicas receberão incentivo de 10% na parte final da classificação. Mas atenção, o incentivo deverá ser solicitado pelo candidato através do site entre os dias 30 de junho a 02 de julho. A divulgação da confirmação de inscrição ocorrerá no dia 07 de julho.

No dia 18 do mesmo mês sairá a lista dos candidatos pré-classificados ao benefício do incentivo. Entre os dias 19 a 22 de julho estes candidatos deverão apresentar a documentação comprobatória ao Corpo Discente da UFPE.

Somente após este processo é que será divulgada a lista final dos classificados. A universidade informa que se farão conhecidos, até o dia 25 de julho, os novos estudantes do CTG.

Por Suelen Diniz


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anuncia que o prazo para os candidatos se inscreverem no vestibular dos cursos de Engenharia começa em 13 de junho (segunda-feira). Os estudantes devem pagar a taxa de R$ 70. O prazo termina em 21 de junho (terça-feira). Increva-se aqui.

São ofertadas 310 vagas para os cursos de Engenharia. A novidade desse ano é a graduação em Engenharia Naval (com 20 chances).

As provas estão previstas para 10 e 11 de julho (domingo e segunda-feira). As disciplinas exigidas são: Física, Química, Português, Matemática e Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

Os aprovados iniciam os estudos a partir do próximo semestre.

Veja outros detalhes aqui.

Por Melisse V.


A Unip (Universidade Paulista) está em processo de vestibular. Segundo o Edital o candidato que for aprovado em uma das fases não precisará participar de nenhuma fase subsequente. O processo é continuado e o candidato pode se inscrever com até 24 horas de antecedência, escolhendo o seu dia de prova.

Caso seja aprovado já pode se matricular. Caso não seja aprovado pode escolher outro dia de prova e refazer o Vestibular, sem necessidade de reagendamento. Se decidir tentar outro curso deve fazer o reagendamento.

Os agendamentos podem ser feitos através do Portal da Universidade www3.unip.br/vestibular/  ou através do 0800 010 9000.

Há também a modalidade de provas agendadas, sempre realizadas antes das datas das provas tradicionais. A regra de inscrição com 24 horas de antecedência é a mesma para esta modalidade.

A fase de junho já começou, com as próximas provas nos dias 11, 18 ou 25 de junho às 14 horas.  Se você decidir estudar mais um pouquinho poderá fazer a prova na fase de julho em um dos seguintes dias 2, 16, 23 ou 30 de julho, às 14 horas ou nos dias 5 ou 12 de julho, às 19h30. O processo continuará no mês de agosto.

A Unip conta com 35 campi  em todo Brasil.  

Por Daniella Machado


Se você ainda não conquistou sua vaga no vestibular, saiba que muitas universidades oferecem oportunidades no vestibular de inverno. Ele também é uma alternativa para você treinar para as provas do final do ano. As provas já estão próximas. Confira as dicas a seguir:

A primeira dica é resolver questões dos vestibulares anteriores das instituições de ensino para as quais deseja se candidatar. Desse modo, você pode avaliar o seu desempenho e treinar o tempo de resolução das questões.

Participe dos simulados que a sua escola ou curso preparatório oferece. Assim, você também pode se preparar psicologicamente e não ficará ansioso no dia da prova.

Faça uma lista dos assuntos nos quais você tem mais dúvida e esclareça com os professores. Mantenha-se atualizado. Consulte os jornais, revistas e sites da internet para revisar os principais acontecimentos da atualidade, principalmente os dos meses de abril e maio. Eles podem ser abordados nas questões e, inclusive, na redação.

Programe os seus estudos. Faça um plano para estudar até dois dias antes do exame. Nesse planejamento, inclua sábados e domingos. Você terá pouco tempo para revisar os assuntos. Portanto, dedique-se.

Por Melisse V.


A UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina anunciou esta semana a implantação do primeiro curso de Graduação em Direito na modalidade EaD – Ensino a Distância do Brasil.

A aprovação partiu do Ministério da Educação após avaliação do pleito, documentação, corpo docente e estrutura virtual da universidade, que mantém outros cursos na modalidade EaD, e também cursos de graduação e pós graduação dentro do sistema regular de ensino.

Segundo a faculdade privada sediada em Tubarão, Sul de Santa Catarina, serão oferecidas 400 vagas para a primeira turma, que inicia no próximo semestre. Metade das vagas vão para membros das Forças Armadas, a outra metade está disponível para a comunidade em geral.

O ingresso acontece por análise curricular, sem vestibular. O curso terá duração de cinco anos, e é aprovado pelo MEC, por isso, o diploma é reconhecido e aceito em todo o Brasil, similar ao que acontece com qualquer curso regular de graduação. Por enquanto, as vagas são exclusivas para moradores de Santa Catarina. O investimento médio será de R$ 588,00 mensais. As aulas começam dia 25/07.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (48) 3621-3000. Inscrições podem ser feitas no endereço www.unisul.br/hotsites/.

Por Fernanda Peplau


A Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) está com inscrições abertas para o Vestibular 2011/2 até 13/08/2011. Você pode se inscrever pela internet em www.unicastelo.br

A próxima prova seletiva será realizada nos campi São Paulo e Fernandópolis,  no dia 11/06/2011, das 8 às 17 horas. Haverá outras seletivas, com datas a serem conferidas no site acima mencionado. 

A Unicastelo oferece 23 cursos de graduação no campus São Paulo e quatro no campus Fernandópolis.

As mensalidades variam dependendo do curso escolhido e do fato de ser noturno ou matutino, além de dependerem também do campus escolhido. Custa R$ 298,00 para os cursos de Licenciatura em Geografia, História, Letras, Matemática, Química e Serviço Social. O curso de Odontologia, por exemplo, em São Paulo custa R$ 860,00, no matutino e R$ 835,00, no noturno.

A Unicastelo também possui curso semipresencial.

O Portal UNICASTELO na internet é um ambiente bastante organizado que oferece WebClasses, acesso à Biblioteca, além de Webmail com o domínio @unicastelo.br aos estudantes.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 0800 170099.

Por Daniella Machado


As inscrições para os interessados em prestar o vestibular de inverno da Faculdade Bennett, no Rio de Janeiro, já estão abertas e vão até a data de 30 de junho de 2011. Para este processo de seleção há vagas para os cursos de arquitetura e urbanismo, direito, administração, educação física (licenciatura e bacharelado), teologia-Pebat e teologia (bacharelado).

A sua inscrição pode ser feita através do site da Bennett, até a data citada acima, ou então de modo presencial na instituição até o dia 01 de julho. A taxa de inscrição tem um custo de R$ 15.

Os inscritos no vestibular efetuarão provas de conhecimentos na data de 03 de julho, com início às 09 horas e até às 13 horas. Para este certame há três modalidades, sendo a primeira do modelo tradicional, a segunda pelas notas obtidas no Enem de 1998 até 2010 e mesclando o modelo tradicional com o Enem, evidenciando a melhor nota para a classificação final do candidato. 


As inscrições para o Vestibular de Inverno 2011 da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) já estão abertas. Os interessados poderão optar pelo Vestibular Tradicional ou pela Modalidade com a Prova Agendada.

No Vestibular Tradicional, as provas ocorrem no dia 19 de junho de 2011, no campus do Barigui. Já para quem optar pelo modelo de prova agendada, ela poderão ser feitas entre os dias 30 de maio e 15 de junho deste ano.

Entre os cursos oferecidos pela instituição estão: administração, direito, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências biológicas, ciências contábeis, enfermagem, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, medicina veterinária, entre outros.

Faça a sua inscrição através do site do Vestibular da UTP, até a data de 15 de junho (modelo tradicional) e até 14 de junho (modelo agendado).

Para obter outras informações acesse o edital do vestibular.


Vão até a data de 16 de junho de 2011 as inscrições para o vestibular de inverno da Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo. O Vest UVV 2011-2 irá oferecer para os interessados 2.220 vagas em 48 cursos de ensino superior. Eles estão divididos em graduação, sequenciais e tecnólogos.

Dentre as opções que podem ser selecionadas pelos candidatos estão: administração, artes cênicas, ciências contábeis, jornalismo, publicidade e propaganda, direito, pedagogia, arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, ciências biológicas, educação física, odontologia, medicina, veterinária, farmácia, fisioterapia, entre outros.

Caso tenha interesse em participar, acesse o site da Universidade de Vila Velha, até a data citada anteriormente e efetue a sua inscrição. Ela também pode ser feita de modo presencial no Campus de Boa Vista, na cidade de Vila Velha. A prova objetiva para todos os cursos e também para a primeira fase do curso de medicina ocorre em 19 de junho, a partir das 15 horas. A segunda fase do curso de medicina vai acontecer em 26 de junho, também com início às 15 horas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3421 2001, ou pelo manual do candidato


O vestibular 2011-2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o IFPE, no campus de Barreiros, anuncia que estão abertas as inscrições para os interessados.

Para este certame são oferecidas 175 vagas em cursos técnicos de agroindústria, agricultura, turismo, zootecnia e hotelaria. Há também o curso de qualificação profissional em informática do PROEJA.

A inscrição poderá ser feita, até o dia 17 de junho, no campus de Barreiros. A taxa de participação é de R$ 15.

As provas serão aplicadas na data de 03 de julho deste ano. Aqueles que forem selecionados no certame terão o início das suas atividades em 01 de agosto de 2011.

Outras informações sobre o certame podem ser obtidas pelo telefone (81) 3675 1117, no ramal 249, ou então no edital do vestibular no site do IFPE.


A Unisinos abriu as inscrições para o seu vestibular de inverno 2011 para cursos em diversas áreas oferecidos na modalidade presencial (nos campi de Porto Alegre e São Leopoldo) e EAD (graduação a distância).

A instituição oferece mais de 25 cursos (graduação normal e tecnólogos), como Psicologia, Nutrição, Moda, Matemática, Jornalismo, Letras, Geologia, Fisioterapia, Farmácia, Física, Engenharia (várias especialidades), Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas, entre outros. O prazo para se candidatar vai até o dia 29 de junho e os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.unisinos.br/vestibular.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 para graduação na modalidade licenciatura, cursos EAD e para quem optar pela nota do Enem e deR$ 50,00 para demais cursos. Treneiros pagam uma taxa de R$ 10,00.

Os candidatos vão realizar as provas de redação e discursiva no dia 02 de julho e o resultado será divulgado no dia 05 de julho no site da Unisinos.

Para mais informações, consulte aqui o edital do processo seletivo.

Por Andrea Gomes


Ainda dá tempo de se inscrever para ingressar em alguma instituição de ensino superior para o segundo semestre de 2011. O vestibular de inverno da Faculdade Frassinetti do Recife, a Fafire, aceita o cadastro dos interessados até a data de 07 de julho de 2011.

Os concorrentes podem optar por vagas em cursos de letras inglês e português, ciências biológicas, administração, psicologia, pedagogia e turismo.

As provas serão aplicadas na data de 10 de julho, a partir das 09 horas.

Para realizar a sua inscrição acesse o site da Fafire, até a data citada anteriormente. Não se esqueça de efetuar o pagamento da taxa de participação, com o valor de R$ 30.

Vale ressaltar que no dia da prova de conhecimentos, o estudante deve levar o documento de identidade e cartão de inscrição.

Há também a possibilidade de substituir a prova tradicional pela nota obtida no Enem, neste caso a inscrição sairá por R$ 20.

Para obter outras informações acesse o site da Fafire.


Para quem está procurando alguma universidade para prestar vestibular neste meio de ano de 2011, uma boa dica são as instituições de ensino superior do interior dos Estados brasileiros. O Centro Universitário de Maringá, o Cesumar, anuncia que as inscrições para o vestibular de inverno da instituição já estão abertas para os interessados em ingressar no curso de administração que oferece 50 vagas.

Com início das atividades no segundo semestre deste ano, as inscrições para este certame podem ser realizadas, até a data de 30 de junho, no site do Cesumar. A taxa de inscrição tem um custo de R$ 60.

Aqueles que efetuarem o cadastro realizarão as provas no dia 03 de julho na cidade de Maringá, no Paraná.

Segundo informações do MEC, o curso de administração do Cesumar tem conceito 4, em escala de 01 a 5, se qualificando com um dos mais importantes do Brasil.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3027 6360. 


Permanecem abertas, até o dia 16 de junho, as inscrições para o processo seletivo de inverno 2011 da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

A instituição mineira oferece 100 vagas, sendo que 50 são destinadas ao curso de Psicologia, e mais 50 são voltadas para o curso de Enfermagem

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25 e quem estiver interessado em se candidatar, deve acessar o portal da instituição, no endereço eletrônico www.fcmmg.br.

As provas objetivas estão agendadas para o dia 19 de junho e vão cair questões de Língua Portuguesa e assuntos interdisciplinares (mais voltados para a área da graduação), além de uma redação.

O resultado sairá no dia 21 de junho e será publicado no site da FCMMG, a partir das 16 horas.

Por Andrea Gomes


A faculdade Zumbi dos Palmares ainda inscreve para o vestibular de inverno. Agora são apenas provas agendadas para completar as turmas do segundo semestre de vários cursos de graduação.

Para quem não conhece, essa faculdade tem caráter comunitário e visa diminuir as diferenças educacionais na população afrodescendente, mas isso não significa que só os negros que podem se inscrever nos cursos oferecidos por essa instituição.  Muito pelo contrário, a Zumbi dos Palmares tem um compromisso com toda a população brasileira.

Localizada em São Paulo ela oferece vagas nos cursos de Administração, Direito, Tecnologia em Transportes, Pedagogia e Publicidade e Propaganda.

A taxa do vestibular é de R$20,00. E as inscrições seguem até o dia 27 de agosto. A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser somada à nota da prova para melhorar a classificação do aluno.

Mais informações e inscrições pelo site: www2.zumbidospalmares.edu.br.

Por Leiliane Lopes


O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo está com inscrições abertas para o vestibular de meio de ano, com vagas para cursos de graduação e tecnológicos.

Há turma de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Sistema de Informação, Ciências Biológicas, Educação Física, Pedagogia, Letras, Educação Artística, História e Geografia.

Para cursos tecnológicos com duração de dois anos ou dois anos e meio. Há turmas de Gestão Ambiental, Design Gráfico e Design de Interiores.

A Fig Unimesp está localizada na Av. São Luiz, 315 – Vila Rosália, em Guarulhos.

As inscrições para esses cursos podem ser feitas até o dia o dia 30 de julho para as duas provas tradicionais que acontecerão nos dias 18 de junho e 30 de julho. Quem optar por prova agendada tem até o dia 12 de agosto para realizar sua inscrição.

A taxa da prova é de R$10,00  e mais 2kg de alimentos não perecíveis. Inscrições pelo site www.fig.br ou pelo telefone 0800-559330.

Por Leiliane Lopes


A Unifieo (Fundação Instituto de Ensino para Osasco) oferece mais de 30 opções de cursos de graduação para quem pretende entrar na faculdade ainda este ano.

Para o vestibular de inverno 2011 a Unifieo inscreve até o dia 8 de julho pelo site da instituição ou até o dia 27 de julho para quem quiser agendar a prova. O vestibular tradicional acontecerá nos dias 19 de junho e no dia 11 de julho. Quem optar pro prova agendada pode escolher uma data até o dia 27 de julho.

A taxa de inscrição para o vestibular custa R$35,00.

A prova terá questões de língua portuguesa, inglês, matemática, conhecimentos gerais e interpretação de textos. Além disso, também haverá um teste de redação.

A Unifieo aceita o resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para somar com os pontos da prova e também oferece a opção de bolsa de estudos através do ProUni.

Para obter mais informações e fazer a inscrição acesse o site da universidade: www.unifieo.br.

Por Leiliane Lopes


A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) está com inscrições abertas para o vestibular de meio de ano para os cursos de Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.

Há vagas para o campus de São Paulo, Rio de Janeiro e também em Porto Alegre.

Na capital gaúcha o vestibular acontece no dia 18 de junho, portanto as inscrições devem ser feitas até o dia 14.

Já no Rio de Janeiro as inscrições vão até o dia 29 de junho e a prova acontece dia 3 de julho.

Em São Paulo a prova também é dia 3 de julho, mas as inscrições podem ser feitas até o dia 1º do mesmo mês.

A taxa de inscrição custa R$130,00 para quem efetuar o pagamento até o dia 24 de junho e R$150,00 para quem efetuar até o dia 1º de julho.

A ESPM é uma faculdade particular com mensalidades acima de R$1.667,00.

As inscrições e outras informações sobre os cursos, vagas e provas podem ser acessadas através do site www.espm.br/vestibular.

www.espm.br/vestibular


Mais uma oportunidade para quem tem interesse em ingressar no Ensino Superior ainda em 2011. A Faculdade Santa Helena, localizada no bairro da Madalena, em Recife, Pernambuco, está com inscrições abertas para o seu vestibular 2011 do meio do ano. Os alunos desta seleção irão começar as aulas já na primeira semana de agosto.

Os cursos disponíveis para este vestibular são de administração, ciências contábeis e turismo. Há turmas disponíveis nos turnos da manhã e noite. As mensalidades da faculdade vão de R$ 187 a R$ 450 reais.

O período de inscrição vai até o dia 14 de junho. Os interessados devem fazer a inscrição pelo perfil da instituição na rede social Facebook, no endereço www.facebook.com/faculdadesantahelena. O valor para participar da seleção é de R$ 35 e deve ser pago em qualquer agência bancária por boleto disponível no site após a finalização do preenchimento da ficha de inscrição.

Por Lidianne Andrade


A Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, informa aos interessados que já podem ser feitas as inscrições para o vestibular de inverno 2011 da instituição. Para este certame são oferecidas 977 vagas em cursos de graduação como ciências da computação, administração, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, educação física, direito, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia da produção, engenharia mecânica, fisioterapia, farmácia, nutrição, medicina, pedagogia, psicologia, licenciatura em computação, letras e engenharia civil.

Os interessados podem se inscrever através do site – unisc.br – ou então nos protocolos dos campi de Capão da Canoa, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Montenegro e Sobradinho, até a data de 09 de junho de 2011. O custo da taxa de participação é de R$ 20 (para treineiros) e de R$ 40 (para vestibulandos).

Os candidatos farão as provas na data prevista de 18 de junho, a partir das 14 horas, no polo de Santa Cruz do Sul, com uma duração de até cinco horas. Outras informações podem ser verificadas no (51) 3717 7439 ou no e-mail vestib@unisc.br


A Escola Superior de Administração e Gestão (Esags) tem 250 vagas para o curso superior de administração que tem duração de quatro anos.

São 150 vagas para a cidade de Santo André e 100 vagas para o campus de Santos.

Para participar do processo seletivo o aluno tem até o dia 16 de junho para se inscrever através do site www.esags.edu.br/vestibular. O valor da taxa é de R$45,00 reais.

A prova acontecerá no dia 19 de junho nas duas cidades. O conteúdo do vestibular da Esags são questões de matemática, língua portuguesa e língua inglesa.

Para quem não conhece, a Escola Superior de Administração e Gestão foi criada em 2000 com a junção da STRONG Consultoria Empresarial (que oferece cursos de pós-graduação) e da Fundação Getúlio Vargas, uma das melhores universidades de ciências exatas do país.

Para mais informações sobre o curso, inscrições e provas ligue para (11) 4433-6161 ou (13) 3228-6003.

Por Leiliane Lopes


A Escola Superior de Engenharia e Gestão (Eseg) inscreve alunos interessados em participar do vestibular de inverno até o dia 17 de junho.

A instituição organizará duas provas, uma no dia 15 de junho e outra no dia 18.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eseg.edu.br/vestibular.

Há turmas para o curso de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

A Eseg ficou em primeiro lugar na classificação do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) no curso de Engenharia de Produção, alcançando a nota máxima entre todas as faculdades particulares que oferecem esse curso.

A faculdade não oferece bolsas de estudos do ProUni e também não aceita a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para somar com a nota do vestibular.

A faculdade está localizada na Rua Vergueiro, 1951, próximo ao metrô Paraíso, em São Paulo.

Mais informações pelo telefone 0800-7232333.

Por Leiliane Lopes


O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, a Unileste, informa aos interessados que já podem ser efetuadas as inscrições para o seu vestibular de inverno 2011.

Os concorrentes que pretendem participar desta seleção irão encontrar disponível um total de 900 vagas em cursos de graduação, que são: arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, administração, psicologia, direito, tecnologia em soldagem, pedagogia, engenharia (metalúrgica, sanitária e ambiental, elétrica, química, mecânica, civil e de produção), e também para sistemas de informação.

Para realizar a sua inscrição você deve acessar o site – todosconfiam.com.br – até a data de 16 de junho de 2011. A Instituição não informou quais os valores para as taxas de participação.

A prova de conhecimentos está agendada para acontecer no dia 19 de junho. Ela será realizada no campus de Coronel Fabriciano. Além do site acima listado, os interessados podem acessar o site da Unileste, para outras informações pertinentes ao processo. 


Esta à procura de alguma instituição de ensino superior no interior do Paraná, para ingressar neste segundo semestre de 2011? Então não pode deixar de participar do Vestibular de Inverno da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, a Uniguaçu/Faesi. Para este processo seletivo as pessoas interessadas podem selecionar entre os cursos de sistemas da informação, ciências contábeis, administração, educação física, matemática, geografia e também pedagogia.

Aqueles que desejam participar deste certame podem efetuar as inscrições acessando o site da Faculdade de São Miguel do Iguaçu, no período que vai até a data de 18 de junho de 2011. No ato da inscrição o concorrente deverá selecionar qual é a melhor data para efetuar a prova de conhecimentos. Ele poderá escolher a data para efetuar o teste nos dias 20, 21 ou 22 de junho. O horário para a realização da prova será das 19h15 às 22h15.

Para mais informações sobre o vestibular, verifique o site da instituição listado anteriormente.





CONTINUE NAVEGANDO: