Até o dia 31 de julho estão abertas as inscrições para o vestibular da Faculdade Senac do Rio de Janeiro. As oportunidades oferecidas atualmente são para os cursos de Gestão de Turismo e Graduações Tecnológicas em Hotelaria. Os cursos que estão com vagas em aberto serão ministrados no período noturno, das 18h15min até 22h30min.

Para participar do processo seletivo, o interessado precisará ter concluído o ensino médio. Também há outra opção de ingresso, sendo ela o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Para utilizar a nota desse exame, o interessado precisará ter pontuado com nota igual ou superior à 50% do total de pontos da prova.

Quem quiser participar do processo de seleção deverá comparecer no segundo andar da instituição, de segunda a sexta- feira, das 8h00 às 20h00 e nos sábados de 9h00 às 13h00.

O início das aulas deverá ser no dia 4 de agosto.

O intuito da Faculdade Senac é oferecer ao mercado mais profissionais capacitados para atuar no ramo da Hotelaria e do Turismo. Atualmente, o Rio de Janeiro é o segundo destino mais procurado e visitado pelo público brasileiro. 

Os cursos da instituição estão desenhados para que os estudantes conheçam as áreas e consigam um bom aprendizado sobre os aspectos que realmente serão utilizados no dia a dia no trabalho.

Os programas dos cursos estão sendo desenvolvidos para que eles tenham duração máxima de 2 anos, também há foco na parte prática, principalmente para que o estudante tenha contato com as situações cotidianas envolvidas nessas duas áreas.

A instituição também tem como objetivo que os graduandos e graduados nos cursos tenham uma rápida colocação no mercado, conseguindo isso mediante o direcionamento da forma de aprendizagem rumo à experiência em campo.

O interesse do Senac para realizar esses cursos e formar mais jovens para o mercado de trabalho nesses setores também se encontra no fato de que especula-se um crescimento no turismo no país nos próximos anos, devido a isso, haverá diversas oportunidades de emprego nas áreas.

Por Melina Menezes


Todos os interessados em fazer a inscrição para o Vestibular de Inverno deste ano de 2014 na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que fica situada no estado do Paraná, devem se atentar às datas e às informações que são de extrema importância para a realização de todas as etapas do processo seletivo. Abaixo vamos descrever todos os principais detalhes para que você consiga ingressar no curso de nível superior que almeja.

A primeira coisa que você precisa saber é que as inscrições estarão sendo recebidas até o dia 14 de julho de 2014, e para fazer o preenchimento do formulário de interesse é preciso acessar o endereço eletrônico vestibular.unicentro.br.

Ao acessar o site que foi citado acima faça o preenchimento de todos os seus dados pessoais, como por exemplo, o seu nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail de contato, quando terminou o ensino médio e demais assuntos relacionados.  É preciso também, nesse momento de preenchimento de dados, que informe quais são os 2 cursos que tem maior interesse em ingressar na universidade.

Todos os interessados precisam ainda fazer o pagamento da taxa de inscrição, sendo esse um procedimento obrigatório, e o valor que está sendo cobrado é de R$ 100. Vale ainda ressaltar que não existe mais tempo para fazer o pedido dessa taxa, por isso, faça o seu cadastro, imprima o documento e pague o valor em bancos, casas lotéricas ou outro local conveniado até o dia do vencimento.

De acordo com os dados divulgados pela própria Universidade Estadual do Centro-Oeste, nesse meio do ano serão oferecidas 434 vagas nos campus de Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis, Guarapuava, Irati e Chopizinho.

Prepare-se para a realização das etapas do processo seletivo, pois existe a previsão que a aplicação das provas vai acontecer nos dias 24 e 25 de agosto. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


A escolha da profissão não é tarefa fácil, pois se trata da ocupação a seguir por muitos e muitos anos e as vezes pelo resto da vida.

Algumas instituições de ensino, organizações e empresas especializadas oferecem aos jovens indecisos testes vocacionais. Segundo informações do portal do Consultor Carlos Martins (http://www.carlosmartins.com.br) esses testes são realizados em vários países e foi descoberto nos Estados Unidos pelo psicólogo e educado John Holland e tem como objetivo auxiliar o individuo na descoberta da profissão que mais lhe convém com suas características e aptidões.

São elaborados por psicólogos e psicanalistas da área de educação, constituídos por uma relação de questões sobre as preferências e atividades no dia a dia que leva a conclusão do estudo através das características das respostas, assim pode dar um norte ao pré-vestibulando orientando-o a que área seguir, que faculdade cursar, pois, se no teste as resposta apontar facilidades com os números esse poderá seguir a área de exatas.

Os testes são interessante, pois diminui e até exclui a possibilidade de erro na hora da escolha da profissão, pode evitar que o individuo ingresse em uma área que não goste e evita também que se transforme em um profissional frustrado.   

Hoje os testes seguem em diversos modelos, mas com o mesmo fim. São mais usuais aqueles testes online, onde a pessoa acessa os sites de busca e escolhe um site para fazer passo a passo do processo.

O interessado em participar dos teste vocacionais online não precisam se identificar com nome e dados confidenciais, pois o que interessa na execução da avaliação são as características do entrevistado e não o sexo, situação econômica e dados de contato.

Se você se encontra na duvida, não tenha medo. Faça hoje mesmo um teste vocacional que poderá ajudá-lo em seus questionamentos. É pratico, funcional e o melhor é de graça.

Cuidado com os serviços oferecidos na internet.

Por Vanessa Ribeiro


Foi publicado na última sexta-feira o resultado dos aprovados no vestibular da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM Rio). As provas ocorreram no último dia 25 e do total tivemos 142 vagas preenchidas nos cursos de Administração, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Design e Jornalismo.

Os aprovados já podem agendar as matrículas, as quais deverão ser efetivadas entre 02 e 04 de junho, das 9h às 18h, na sede da ESPM Rio, que se encontra com endereço na Rua do Rosário, n.º 90, centro do Rio de Janeiro/RJ.

Entretanto, para não perder a oportunidade o candidato selecionado deverá comparecer munido de alguns documentos, quais sejam: Registro geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF); Certidão de Nascimento ou Casamento; Título de Eleitor; Comprovante de Alistamento Militar e/ou dispensa; Comprovante de residência, que pode ser de luz, água, gás ou telefone fixo; Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente; Contrato de prestação de serviços educacionais, comprovante de matrícula e boleto para pagamento quitado.

A segunda chamada dos aprovados ocorrerá na data provável de 6 de junho e as matrículas deverão acontecer entre os dias 9 e 10 deste mês. Todavia, caso haja vagas remanescentes, será feito, ainda, nova convocação no dia 13 de junho.

As aulas estão previstas para iniciarem no dia 4 de agosto. Para ingressar na faculdade o futuro acadêmico deverá ter realizado a pré-matrícula a fim de ter seu nome nas chamadas da instituição.

Ressalte-se que, os candidatos que foram aprovados e que não realizarem a matrícula na ESPM Rio no prazo estipulado, perderão o direito de ingressar na faculdade no curso escolhido, devendo, então, realizar novo vestibular para se tornar acadêmico.

Desta forma, é importante que aqueles estudantes interessados efetuem a matrícula o quanto antes, uma vez que o prazo é bastante curto, somente dois dias.

Por Luciana Viturino


Quem mora no estado do Rio Grande do Sul e tem o objetivo de começar a estudar ainda neste ano de 2014 em uma instituição de ensino de grande conceito e que possui nota máxima no MEC (Ministério da Educação), saiba que neste momento a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) relata que está fazendo o recebimento das inscrições para o seu Vestibular de Inverno, onde as aulas terão início no segundo semestre, a partir do mês de agosto.

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2014 da Universidade de Santa Cruz do Sul poderão ser feitas até o dia 5 de junho, e o formulário de interesse se encontra disponível no site oficial da universidade.

Para ter acesso à ficha de inscrição acesse agora mesmo o endereço eletrônico que é www.unisc.br/portal/pt.

Quem não tem acesso à internet poderá se inscrever pessoalmente com todos os seus documentos pessoais nos protocolos ou nos polos da universidade que ficam localizadas nas cidades de Capão da Canoa, Montenegro, Santa Cruz do Sul, Sobradinho e Venâncio Aires. 

O valor que está sendo cobrado referente à taxa de inscrição é de R$ 70. Caso o candidato possa fazer o pagamento dessa taxa até o dia 30 de maio de 2014 será concedido um desconto no valor de 50%.

Todos os candidatos que fizerem a inscrição vão participar do processo seletivo que é uma prova de múltipla escolha que contêm cerca de 60 questões e elas estarão relacionadas às matérias de Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês, Espanhol ou Alemão), Matemática e Língua Portuguesa. Além dessas questões, todos ainda serão avaliados através de uma redação dissertativa.

As provas serão aplicadas no dia 14 junho, no período da tarde e no Campus de Santa Cruz do Sul.

Uma novidade para essa seleção é o oferecimento do curso de Engenharia Química. Se tiver interesse se inscreva e boa sorte. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


Mais uma vez estamos aqui para fazer uma indicação que pode ser de extrema importância para aqueles que pensam no seu futuro profissional, pois vamos falar um pouco mais sobre o vestibular de uma grande instituição de ensino.

Na verdade, o que vamos descrever aqui é sobre a possibilidade de se inscrever no vestibular de inverno e ingressar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ou seja, a UNESP.

De acordo com os responsáveis por essa seletiva, a UNESP abre as inscrições para vestibular de inverno de 2014 e o período vai até o dia 8 de maio. O cadastro deve ser feito pelo site da Fundação Vunesp.

Se você é um dos interessados, não deixe passar esse período sem se candidatar ao curso que almeja se formar, pois nessa unidade vai ser possível se formar em cursos das áreas de exatas e biológicas, com ingresso em agosto. 

Para se candidatar é preciso acessar o site oficial da UNESP. O endereço eletrônico que precisa ir é www.unesp.br.

Ao acessar esse site verifique todas as informações que constam no formulário e mencione todos os seus dados pessoais e profissionais. Quando finalizar, imprima o boleto bancário e pague a taxa de inscrição, que vai ser de R$ 130. Existem alguns critérios onde o candidato poderá fazer a solicitação da isenção dessa taxa.

Os cursos oferecidos são: Agronomia, Zootecnia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, eles serão realizados nas cidades de lha Solteira, Registro, Dracena, Sorocaba e Bauru.

Não deixe para começar a estudar no ano que vem, pois dessa forma é possível ganhar tempo e conhecimento, que são fatores mais do que essenciais para aqueles que sonham alto e desejam alcançar novos horizontes quando o assunto é o futuro e carreira. Desejo a você desde já boa sorte nas etapas do processo seletivo.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Muitas pessoas de todo o Brasil sonham em fazer um curso superior em uma universidade de grande conceito e que sejam gratuitas, porém, para conseguir alcançar essa meta é preciso estudar muito e ainda realizar alguns tipos de simulações para estar cada vez mais preparado.

Porém, como todos sabem, a vida de um vestibulando não é fácil e muitas vezes não é possível ingressar no curso que almeja na primeira tentativa. Por isso, se você não conseguiu passar no vestibular e quer desde já se preparar para a próxima seletiva que vai acontecer ainda nesse ano, saiba que aqui vamos mostrar que o pensamento positivo e a vontade de vencer devem ser sempre os primeiros itens presentes na sua mente.

Vale lembrar que a rotina continua a mesma, tendo horas e horas de leitura de livros, de resumos, de realização de exercícios, fórmulas e quase sempre uma boa dose de tensão, porém, essa é uma fase que valerá muito a pena quando o seu nome aparecer na lista dos aprovados, não é verdade?

Não se desanime e olhe para o alvo, fazendo isso vai ser possível entender que você não foi o primeiro e nem será o último a ser reprovado, pois a procura pelos cursos é bem grande e existe um número limitado de vagas.

É fundamental que todos ainda tenham a consciência de que fizeram o seu melhor e que é preciso sim tentar melhorar para conseguir a realização do seu sonho, porém, é preciso também minimizar a autocobrança, que para alguns é extremamente severa, o que muitas vezes pode levar ao sentimento de derrota e não é dessa forma que se deve pensar.

Faça um guia de estudos e comece o quanto antes, porém, ainda vale lembrar que é preciso ter o tempo de descontração para que o estresse não tome conta e você fique ainda mais ansioso para a realização do novo exame.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Esse é o momento ideal para você que deseja ingressar em um curso superior ainda neste ano de 2014, e se você sonha com a possibilidade de estudar em uma universidade de grande conceito nacional, saiba que a Mackenzie pode ser exatamente essa instituição que tanto procura.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) fez a publicação no início deste mês de abril que começa a fazer o recebimento das inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2014, onde os alunos que forem devidamente aprovados vão começar os estudos no mês de agosto.

E caso você seja um dos interessados, saiba que as inscrições para o vestibular 2014/2 da Mackenzie  vão ser recebidas até o dia 19 de maio. No site existem algumas informações que poderão ser de extrema importância, por isso, acesse o endereço eletrônico www.mackenzie.br/portal.html e faça a leitura de todas as regras e de todos os cursos que estão sendo oferecidos nesse segundo semestre do ano, e caso tenha interesse, finalize fazendo o preenchimento dos dados que são obrigatórios.

Quando terminar de fazer essa inscrição é preciso ainda efetuar o pagamento de uma taxa obrigatória, e para fazer isso basta imprimir o boleto que vai aparecer no término do procedimento citado acima, e pague o valor de R$ 85 até o dia do vencimento, pois dessa forma a sua participação no dia do processo seletivo já vai estar garantida.

De acordo com a Universidade Presbiteriana Mackenzie o vestibular deve acontecer na data provável de 2 de junho de 2014, e a seleção vai ser feita através de prova objetiva de múltipla escolha, e nessa prova vai ser possível se deparar com questões de Português, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira, Física, Química, Matemática, Biologia, Geografia e História.

Estão sendo oferecidas 3.340 vagas, distribuídas entre os campi de Higienópolis, Campinas e Alphaville e a previsão para a realização da divulgação do resultado final é o dia 18 de junho. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


A Universidade Estadual de Maringá (UEM), que fica situada no estado do Paraná, é uma das melhores unidades de ensino superior privado que existe no Brasil, e isso é devidamente comprovado através da análise feita anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), pois os cursos oferecidos sempre possuem boa pontuação, e isso pode ser devidamente comprovado através do site www.mec.gov.br.

Ao acessar o site faça a pesquisa dos cursos que são oferecidos na instituição, e caso tenha interesse em algum deles já se prepare para se inscrever para o vestibular que vai acontecer ainda na estação de inverno de 2014, sendo a oportunidade de começar a estudar ainda neste ano.

De acordo com a Universidade Estadual de Maringá o cadastro deve ser feito até o dia 23 de abril pela internet, e caso você seja um dos interessados, inscreva-se o quanto antes, e para fazer isso é preciso ter concluído o ensino médio.

O endereço eletrônico que você precisa acessar para fazer o preenchimento da ficha de interesse é www.uem.br. E ainda vale ressaltar que existe uma taxa de inscrição que deve ser paga para fazer a validação da sua participação nas etapas do processo seletivo.

O valor que está sendo cobrado vai ser de R$ 110, e o mesmo deverá ser pago até o dia do vencimento em bancos, casas lotéricas, pela internet, caixa eletrônico ou outros locais relacionados. A data limite para fazer o pagamento desse valor é 25 de abril de 2014.

E ainda vale ressaltar que os candidatos não vão mais precisar enviar a Ficha de Inscrição impressa ou a fotocópia de documento de identificação à UEM/CVU.

Neste ano de 2014, para o segundo semestre, a Universidade Estadual de Maringá menciona estar com 1.488 vagas nesta edição do processo seletivo. 

Prepare-se para as provas de vestibular que devem acontecer nos dias 6 a 8 de julho, das 8h50 às 13h, em Maringá.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Até o dia 23 de abril, é possível se inscrever no processo seletivo para o segundo semestre de 2014 da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). No total, a universidade oferece 32 cursos de graduação em diversas áreas: Educação, Ciências Jurídicas, Negócios e Exatas, Saúde e Biológicas e Informática. Para realizar as inscrições, o interessado deve se dirigir até o campus da UNICID pessoalmente (Rua Cesário Galeno, 448/475 – Tatuapé) ou acessar o site da instituição (www.unicid.edu.br/vestibular).

O vestibular, em seu formato tradicional, será realizado no dia 27 de abril no período da manhã (às 10h). No dia da prova, o candidato precisa apresentar o documento de identidade original (RG) e também o comprovante da inscrição. O gabarito será divulgado já no dia seguinte, 28 de abril. Na sequência, são abertas as matrículas: de 29 a 31 de abril. A taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 30,00.

Há ainda a possibilidade de se inscrever na universidade de outras maneiras: via Enem (inscrições até 14 de maio) ou com prova agendada, onde o candidato define qual a melhor data para fazer o exame. As inscrições para o vestibular agendado vão até o dia 14 de maio e a inscrição custa R$ 15,00. Nessa modalidade, o resultado é divulgado em até 48 horas após a realização da prova e a matrícula pode ser feita em até dois dias úteis depois da divulgação do resultado.

A UNICID ainda oferece um Programa de Bolsas por Mérito Acadêmico, ofertando bolsas de estudo integral, com exceção do curso de Medicina, para aqueles candidatos que conseguirem alcançar a pontuação mínima de 75 pontos no vestibular tradicional. Para quem está com a ‘grana curta’, outra possibilidade é ingressar em um curso da universidade através do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). As condições para conseguir o financiamento podem ser consultadas no site www.comfiespossoestudar.com.br.

Por Nathália Sartorato


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu as inscrições para o seu primeiro exame de qualificação do ano de 2014. As vagas encontram-se distribuídas entre a UERJ, o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), a Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O exame será realizado pelo Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) e poderão participar todos aqueles que concluíram ou estão cursando o último ano do ensino médio.

As inscrições serão aceitas até o dia 28 de Abril e elas deverão ser realizadas unicamente pelo site www.vestibular.uerj.br, através de um cadastro no sistema de concursos da DSEA e posteriormente, com o preenchimento do requerimento de inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 49,00 e ela deverá ser paga através de boleto bancário até o dia 30/04.

O exame se dará pela aplicação de prova comum para todos os participantes do Exame de Qualificação. Essa prova será constituída por questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdo relacionado às seguintes disciplinas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A prova deve ser aplicada em 08/06, no local indicado no cartão de confirmação de inscrição, que estará disponível para emissão a partir de 23/05.

Os candidatos serão divididos em 5 conceitos, de acordo com o número de acertos na prova:

  • A: Para aqueles que acertaram mais que 70% da prova.
  • B: Para aqueles que acertaram mais que 60% e menos ou igual a 70%.
  • C: Para aqueles que acertaram mais que 40% ou menor ou igual a 50%.
  • D: Para aqueles que acertaram mais que 40% e menor ou igual a 50%.
  • E: Para aqueles que acertaram igual ou menos que 40% da prova.

Estarão aprovados todos os candidatos que obtiverem os conceitos A, B, C ou D e reprovados todos os alunos com conceito E.

Por Raquel Maciel


As inscrições para o vestibular 2014.1 da Universidade Vale do Acaraú (UVA) já estão abertas. Os interessados deverão se inscrever até o dia 4 de abril, exclusivamente pela internet, através do site vestibular.uvanet.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100, devendo ser quitada por meio de boleto bancário, o qual deverá ser impresso. Vale ressaltar que a inscrição só será efetivada após o pagamento do boleto.

Se o aluno optar por desconto ou isenção dessa taxa, deverá solicitar esse benefício nos dias 14, 17, 18, 20 e 21 de março, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no campus CIDAO, que fica em Sobral. Os interessados deverão levar a documentação comprobatória acompanhada da solicitação, que deverá ser feita através do requerimento presente no site da instituição.

As provas serão realizadas no dia 1º de junho, um domingo, e serão divididas conforme o esquema abaixo:

  • Das 8h às 12h: Prova de Conhecimentos Gerais;
  • Das 14h às 17h: Prova de Conhecimentos Específicos e Prova de Redação.

Ao todo, serão ofertadas 915 vagas entre os cursos de:

  • Administração; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências da Computação; Ciências Sociais; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química; Tecnologia em Construção de Edifícios; e Zootecnia.

Para ter acesso ao cartão de informação, cuja apresentação no dia das provas é indispensável, basta acessar o site da UVA a partir do dia 26 de maio. No dia da prova, também será obrigatório que o candidato esteja portando o original do documento de identidade.

O resultado do processo seletivo será anunciado no dia 4 de julho, às 17h, através do site www.uvanet.br.

Os aprovados no processo deverão realizar suas matrículas nos dias 9 e 10 de julho, na Pró-Reitoria do Ensino de Graduação (PROGRARD), portando originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de obrigação eleitoral e certificado militar (no caso dos candidatos do sexo masculino). Mais detalhes no Edital, que está no site da instituição.

Para mais informações, ligue para (88) 3677-4210.

Por Mariany Bittencourt


Está aberto o prazo para efetuar a inscrição e participar do projeto seletivo que definirá o grupo de 120 alunos que integrará o cursinho pré-vestibular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Este curso preparatório faz parte das atividades do Projeto de Educação Comunitária Integral. Este ano o curso oferece 120 vagas para alunos com condição econômica insuficiente para pagar a cursos pagos.

Quem quiser concorrer a uma das vagas deverá ficar atento, pois o término das inscrições para o curso finalizará no dia 1° de março. O Projeto destina as vagas do seu curso a estudantes que não possuam condições econômicas de pagar um curso deste tipo em instituições particulares e que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio em escolas da rede pública de educação.

Para se inscrever o interessado precisará acessar o endereço eletrônico www.projetointegrar.org e preencher o formulário de participação. Após se inscrever, o candidato passará por outra etapa, a realização de uma entrevista para avaliar a situação socioeconômica dele e da sua família. As entrevistas deverão acontecer a partir do dia 6 de março.

O resultado final dos aprovados será publicado no site do curso pré-vestibular www.projetointegrar.org.

O Projeto está integrado por professores de cursos particulares similares a este. A intenção da realização do curso é que os alunos sintam-se preparados para enfrentar as provas de ingresso das universidades Públicas, Udesc e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As aulas do curso são ministradas no Centro de Educação Continuada, de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h.

Este preparatório é um curso extensivo que se estende de março a dezembro. Há também uma chance no meio do ano para quem quiser fazer o curso e por alguma razão não conseguiu participar desta seleção. A Udesc também oferece um curso semiextensivo de agosto a dezembro. As inscrições para esse pré-vestibular serão feitas na metade do ano.

Por Melina Menezes


A segunda chamada do Vestibular 2014 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foi anunciada no dia 19 de fevereiro. Para conferir a lista clique aqui.

Para efetuar a matrícula, o aprovado deverá comparecer na secretaria referente ao curso escolhido, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, das 14h30 às 17h30. Além de apresentar duas fotos 3×4 recentes, o estudante deverá portar os originais e cópias do certificado de conclusão do ensino médio, do histórico escolar do ensino médio, do documento de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento, do comprovante de quitação militar (para os aprovados maiores de 18 anos, do sexo masculino) e do título de eleitor (para os maiores de 18 anos). Lembrando que os estudantes que foram aprovados pelo sistema de cotas deverão apresentar os documentos que comprovem sua condição, listados no edital.

Ao todo, foram 15.652 inscritos, mas 2.642 faltaram às provas. Foram ofertadas 756 vagas para o primeiro semestre, enquanto o segundo contou com 465.

O curso mais concorrido foi o de Medicina, com 146,11 inscritos por vaga em Vitória da Conquista, para o segundo semestre. Já para o mesmo curso, em Jequié, a relação candidato vaga para o primeiro semestre foi de 88,13. Em seguida, está o curso de Direito, com 46,44 candidatos por vaga para o segundo semestre e 44,43 para o primeiro.

Os inscritos realizaram as provas entre os dias 8 e 10 de dezembro, nas cidades que sediam os cursos. A primeira prova abrangeu conhecimentos em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Redação e Língua Estrangeira. Já no segundo dia, a prova contou com questões de História, Geografia e Matemática. Por fim, no último dia, foram aplicadas questões sobre Química, Física e Biologia.

A instituição oferece cursos nas três áreas do conhecimento, distribuídos entre as cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Para obter mais informações, acesse o Edital ou ligue para o Disk-Vestibular, cujo telefone é (77) 3424-8757. 

Por Mariany Bittencourt


Os candidatos às vagas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já podem checar se os seus nomes estão na lista da segunda chamada do Vestibular 2014 da instituição, que foi divulgada na sexta-feira, dia 14 de fevereiro. Para acessar a lista, clique aqui

Os concorrentes que forem aprovados na segunda chamada deverão realizar suas matrículas na unidade referente ao curso escolhido, nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 9h às 18h. Os documentos necessários são os originais e cópias da certidão de nascimento ou casamento, do certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar completo, da reservista (no caso dos candidatos do sexo masculinos, maiores de 18 anos), do título de eleitor (para maiores de 18 anos), da identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, é necessária a apresentação de duas fotos 3×4 recentes.

Segundo a Fundação Vunesp, organizadora do vestibular da Unesp, o número total de inscritos foi de 1.732, sendo 15% das vagas de cada curso destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública. Dentre os cursos mais concorridos estão Medicina, do campus de Botucatu, com 216,4 candidatos por vaga, e Direito (matutino), no campus de Franca, com 68,6 inscritos por vaga.

A universidade, que conta com cursos nas mais variadas áreas do conhecimento, atua em 23 cidades, sendo elas Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã.

Lembrando que o candidato que não confirmar sua matrícula nas datas e horários indicados no edital terá sua vaga cancelada. Além disso, o aluno inscrito na Unesp que faltar nos primeiros vinte dias de aula também perderá sua vaga.

A divulgação da lista dos aprovados na terceira chamada do Vestibular 2014 ocorrerá no dia 21 de fevereiro

Por Mariany Bittencourt


Os candidatos às vagas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já podem ficar tranquilos, pois a instituição divulgou a lista dos convocados na segunda chamada do Vestibular 2014/1.

Foram chamados os estudantes que efetuaram a matrícula virtual nos dias 4 e 5 de fevereiro. O próximo passo é realizar o registro presencial, na próxima segunda-feira, dia 17. O candidato deverá ir ao campus para o qual foi chamado, portando uma foto 3×4 recente junto com os originais e cópias dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor (para brasileiros maiores de 18 anos) e certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos). Para os concorrentes à Famerp, é necessário duas fotos 3×4.

Os estudantes que forem selecionados nas duas primeiras chamadas e que realizaram sua matrícula deverão confirmá-la no dia 20 de fevereiro, mesmo dia de início das aulas. Já os candidatos que ainda não foram chamados na segunda lista e que não tenham sido eliminados por nota zero poderão declarar interesse pelas vagas entre os dias 21 e 24 de fevereiro, através da internet.

O número de inscritos no Vestibular 2014 da Unicamp, segundo a Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest), atingiu o recorde. Ao todo, 73.816 candidatos concorreram às vagas, sendo que em 2013 foram realizadas 67.403 inscrições, 10% a menos que no último processo seletivo. Os candidatos de 2014 concorreram a 3.460 vagas, distribuídas em 69 cursos.

O curso mais concorrido foi o de Medicina, como ocorre todos os anos, com 15.989 candidatos, resultando em aproximadamente 145,4 inscritos por vaga. O segundo lugar dentre os cursos mais concorridos da Unicamp foi ocupado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, com 104,5 candidatos por vaga, seguido de Medicina na Famerp, com 74,5 candidatos por vaga. Engenharia Civil e Engenharia Química também foram muito disputados, com 51,8 e 46,9 candidatos por vaga, respectivamente.

Para conferir a lista dos aprovados na segunda chamada, clique aqui.

Por Mariany Bittencourt


A lista dos aprovados no processo seletivo 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) foi divulgada nessa terça-feira, 11 de fevereiro.

Das 744 vagas ofertadas, 468 foram destinadas aos cursos de licenciatura e 276 aos cursos superiores de tecnologia. 244 vagas, ainda, foram dispostas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Lembrando que o IFRN utilizou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os candidatos.

As matrículas serão efetuadas nos dias 20 e 21 de março, na diretoria acadêmica responsável pelo curso. No caso de cursos à distância, o aprovado deverá realizar sua matrícula nos polos de apoio presencial.

Para efetuar a matrícula, o candidato deverá apresentar duas fotos 3×4 recentes, e originais e cópias da Carteira de Identidade, da Certidão de Nascimento ou Casamento, do Histórico Escolar do Ensino Médio, do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Título de Eleitor (no caso de maiores de 18 anos), do Certificado de Alistamento Militar ou da Reservista (para maiores de 18 anos, do sexo masculino) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Os aprovados da lista geral contarão com 50% das vagas, enquanto os outros 50% serão destinados aos aprovados da lista diferenciada.

Para os estudantes da lista diferenciada, o prazo para a comprovação de renda vai até os dias 13 e 14 de fevereiro. É necessária a apresentação dos documentos citados no edital do processo seletivo, que variam de acordo com o perfil socioeconômico do candidato.

No dia 28 de março, serão anunciadas as vagas remanescentes e, no dia 8 de abril, os alunos da lista de espera deverão comparecer para uma chamada presencial.

Os cursos de graduação do IFRN são divididos em cursos de tecnologia, que duram em média 3 anos, e cursos de licenciatura, que têm duração aproximada de 4 anos.

Além de cursos de graduação, a instituição oferece, também, cursos de qualificação profissional, técnicos de nível médio e de pós-graduação.

Para conferir a lista de aprovados no processo seletivo 2014/1 do IFRN, clique aqui

Por Mariany Bittencourt


O resultado do Vestibular 2014 da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) foi divulgado nessa quarta-feira, dia 5 de fevereiro.

O método de seleção utilizado pela instituição foi apenas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto o de 2013 como o de 2012. Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos que obtiveram pelo menos 400 pontos na redação e 200 pontos nas outras disciplinas puderam se inscrever pela internet, até o dia 27 de janeiro.

Foram oferecidas 550 vagas para os 11 cursos de graduação. Houve a aplicação do regime de cotas para os estudantes de escolas públicas, afrodescendentes, indígenas e portadores de deficiência.

Os estudantes aprovados na primeira chamada do processo seletivo poderão realizar a matrícula na Divisão de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/UEAP). As datas ainda não foram divulgadas, mas a lista de documentos necessários já foi estabelecida no edital. Os aprovados deverão portar, no ato da matrícula, RG ou outro documento oficial com foto, certificado ou declaração de conclusão do ensino médio, CPF, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor com recadastramento biométrico, comprovante ou certidão de quitação com a justiça eleitoral e certificado de reservista (para os candidatos do sexo masculino).

Os aprovados que optaram pelo regime de cotas para afrodescendentes deverão apresentar também o histórico escolar do ensino fundamental. Para os candidatos que escolheram cotas para indígenas, é necessária a apresentação da certidão de nascimento emitida pela FUNAI. Os estudantes que utilizaram as cotas no âmbito de portadores de deficiência física deverão portar laudo médico que ateste a espécie e o grau de deficiência. Os candidatos vinculados ao regime de cotas para estudantes de escolas públicas deverão ter cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino.

O curso mais concorrido foi o de Engenharia Ambiental, com 32,27 candidatos por vaga, seguido de Design, que teve 1.412 inscritos.

Confira a lista de aprovados clicando aqui.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (96) 2101-0501 ou pelo e-mail dips@ueap.edu.br.

Por Mariany Bittencourt


A Universidade Federal de Goiás divulgou a lista de aprovados no Vestibular 2014 na sexta-feira, dia 31 de janeiro. A prova da primeira fase ocorreu no dia 10 de novembro e a da segunda fase nos dias 1º e 2 de dezembro.

A instituição, que a partir desse ano contará com um campus em Aparecida de Goiânia, destinado ao curso de geologia, obteve alta concorrência no curso de Medicina, com 104,58 candidatos por vaga, 60% mais concorrido do que no ano passado.

Além de Medicina, a UFG também foi muito requisitada nos cursos de Engenharia Civil (com 70,35 candidatos por vaga) e Direito Matutino (com 52,03 candidatos por vaga).

O vestibular da instituição foi mais disputado esse ano, pois 50% das vagas foram destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com isso, os estudantes concorreram a 3.090 vagas, diferente do ano passado, em que a UFG ofereceu 6 mil vagas no processo seletivo convencional.

Com a lista da primeira chamada divulgada, os aprovados poderão realizar a matrícula nos dias 11 e 12 de fevereiro. Para conferir a lista de aprovados na primeira chamada clique aqui.

 Os aprovados em primeira chamada poderão realizar a matrícula entre os dias 11 e 12 de fevereiro. Já a segunda chamada será anunciada no dia 17 de fevereiro e a terceira chamada no dia 26 de fevereiro.

Quanto aos resultados do processo seletivo do Sisu, foram divulgadas as listas no dia 13 de janeiro e a segunda chamada já está sendo realizada. O prazo é até o dia 4 de fevereiro, terça-feira.

Para realizar a matrícula, os aprovados deverão portar formulário preenchido, foto 3×4 ou 5×7, identidade, CPF, título de eleitor, documento militar, certificado de conclusão do ensino médio e certidão de casamento, se houver mudança de nome.

Ao todo, foram distribuídas 140 vagas nos campi de Goiânia, Catalão, Jataí e Cidade de Goiás.

Por Mariany Bittencourt


A UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto) está recebendo as inscrições para o Processo Seletivo Agendado, tanto para o Campus de Ribeirão Preto como para o Campus de Guarujá. As oportunidades são para as vagas remanescentes nos cursos superiores das áreas de Exatas, Humanas e Tecnologia.

Aos alunos que buscam uma universidade com tradição de ensino, a escolha pela UNAERP é certeira. São 89 anos de tradição, oferecendo não somente conhecimento, mas também incentivos à pesquisa. Tais atributos resultam nas excelentes colocações da universidade nos exames de qualificação prestados. Em 2012, a UNAERP obteve conceito 4 no IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC.

A próxima e última prova do Processo Seletivo 2014/1 acontece no dia 08 de fevereiro, nos dois campi da Universidade (Ribeirão Preto e Guarujá).

Para realizar as inscrições, basta acessar o site http://unaerp.br/ e clicar na opção “Inscreva-se: Provas Agendadas”, localizado no lado direito da página.

A inscrição é efetuada em 3 passos:

Passo 1: Identificação – Aqui, o vestibulando deve informar o tipo de Processo Seletivo. No caso dos cursos de graduação, basta optar por “Graduação” e logo abaixo por “2014/1”. Para finalizar a identificação, devem ser inseridos o número completo do CPF e a data de nascimento.

Passo 2: Cadastro – Para iniciar a inscrição, é preciso preencher aqui os dados pessoais do vestibulando, como nome completo, endereço, telefones e conta de e-mail.

Passo 3: Curso – Neste terceiro passo serão definidos os cursos, as áreas, o campus e os turnos. O processo permite que sejam escolhidas até duas opções de curso.

Ao finalizar, o vestibulando deve solicitar a impressão do boleto bancário e pagá-lo em qualquer rede bancária até o dia do vencimento. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para todos os cursos, exceto Medicina.

Para acompanhar o status da inscrição, bem como os resultados do processo seletivo, basta ficar ligado no site na universidade!

Por Tatiane de Andrade Matos


Passar em Medicina para muitos estudantes sempre foi uma luta de mais de dois anos de estudo, mas Francisco Rodrigues de Castro Júnior, um cearense de apenas 14 anos, conseguiu garantir sua vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC) logo na primeira tentativa.

O estudante do 2º ano do ensino médio prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez e conseguiu a média de 791,2 pontos. Além de Medicina, o aluno passou em primeiro lugar no curso de Química da Universidade Estadual do Ceará (Uece). “Fiz despretensiosamente. Não imaginava que teria essa pontuação”, conta Francisco.

Em 2013, o vestibulando estudou em uma turma olímpica voltada para o Enem, mas já se preparava para os vestibulares durante o 1º ano do ensino médio, quando estudou em uma turma preparatória para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Porém, vem de cedo a sua proximidade com os estudos. Filho de professora, Francisco aprendeu a ler com menos de quatro anos de idade e hoje é fascinado por literatura de ficção fantasiosa. Nas horas vagas, Francisco gosta de ler artigos científicos na internet. “Gosto muito dessa parte de pesquisas, quero conseguir conciliar a pesquisa (na Medicina) com a parte clínica”, afirma o garoto.

Francisco montou seus métodos de estudo e afirma que não costumava estudar em casa. “Sou muito inquieto, não consigo sentar e parar para estudar”, diz ele. Por isso, além de aproveitar as aulas na escola, costumava frequentar a biblioteca para realizar seus estudos.

A família do estudante já fez o pedido de parecer que isenta o aluno de terminar o ensino médio. Esse documento é dado pelo Conselho Estadual de Educação. Para ser aprovado, o aluno necessita realizar uma avaliação na escola onde estuda, a fim de conseguir o avanço de série e o certificado de conclusão do ensino médio, que é exigido na matrícula do curso.

Por Mariany Bittencourt


A Universidade Municipal de São Caetano do Sul abriu suas inscrições para seu curso de Medicina, que podem ser feitas através do site.

A faculdade oferece 60 vagas semestrais, e é uma das mais concorridas faculdades de São Paulo, quando o curso em questão é em sua área da saúde.

De todos os cursos oferecidos pela universidade, entre eles Jornalismo, Publicidade e Propaganda,  Direito, Pedagogia, Comércio Exterior e muitos outros, o de Medicina é que mais exige desempenho para a aprovação.

O vestibular de Medicina, como sempre, na maioria das universidades, é o mais procurado, e isso é apenas um dos motivos para sua nota de corte ser mais elevada, além do curso exigir uma qualidade excepcional de seus alunos ingressantes. Devido a esse corte mais exigente, os alunos que prestarão Medicina precisam se preparar bem durante o ano todo.

Algumas boas dicas para que a aprovação venha são: dormir bem (uma noite de sono de 6 a 8 horas, segundo o Instituto do Sono); estudar, no mínimo, 3 horas por dia, o que surtirá efeito se esse processo for levado a sério durante todo o ano; fazer resumos; prestar atenção nas aulas; tirar dúvidas com seus professores, sempre que alguma surgir; e ter uma alimentação saudável.

Oferecendo o curso para formação de médicos com duração de 6 anos, a USCS possui um grande e principal campus situado à Rua Santo Antônio, Centro. 

A taxa para inscrição para o vestibular de Medicina é de R$ 195,00, após o candidato preencher um formulário e conferir o edital do vestibular, que contém informações tais como a sala da prova e os documentos necessários para o dia do exame. As inscrições estarão disponíveis até o dia 24 de janeiro de 2014

A prova acontecerá no dia 16 de fevereiro, no campus central, e em 17 de março as aulas se iniciarão.

Por Danilo Lacalle


O Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), abriu as inscrições de seu vestibular de verão 2014 para vagas remanescentes de Tecnologia e Engenharia do primeiro semestre e para vestibulandos os quais desejam começar a cursar no meio de 2014.

Oferecendo quatro cursos de Engenharia (de Telecomunicações, de Automação e Controle, de Computação e Biomédica) o Inatel utiliza o método do horário integral, com a finalidade de formar excelentes profissionais, tendo duração de cinco anos cada curso.

Por ser uma instituição privada, sem fins lucrativos, beneficente, mantida pela FINATEL (Fundação Instituto Nacional de telecomunicações), a instituição oferece um ensino de alta qualidade e fortes ofertas de estágios, devido suas grandes parcerias, como a ZTE, Oi, Vivo e Ericsson, a seus alunos. Sendo avaliada com a nota 4 no Guia do Estudante o Instituto faz valer cada parte de sua grande infraestrurura, a qual possui seu campus principal em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

Além dos cursos de bacharelado, há também cursos de pós-graduação, como o de Tecnologia em Automação Industrial e Gestão de Telecomunicações, ambos com três anos de duração, sendo oferecidos tanto nas capitais São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro quanto nas cidades interioranas, como Santa Rita do Sapucaí e Campinas.

Aos candidatos aprovados no vestibular de verão que desejam ingressar apenas no segundo semestre, há a disponibilidade de um curso gratuito, com dez semanas de duração, o "PZero", o qual oferece inúmeras atividades durante o primeiro semestre.

As inscrições para o processo seletivo de verão poderão ser feitas na página oficial da instituição até o dia 29/01, e seu vestibular ocorrerá no dia 01/02 no Campus de Santa Rita do Sapucaí das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Porém, além do vestibular tradicional há a possibilidade de ingresso através da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o qual tal método está com a inscrição disponível somente até o dia 22/01.

Por Danilo Lacalle


A Pontifícia Universidade Católica do Paraná está com as inscrições abertas para o vestibular.  As vagas ofertadas são para Maringá, Londrina e Toledo. O valor das inscrições é de R$ 50,00 para quem a fizer até o dia 15/01. Após esta data o valor será de R$ 90,00.

Entre os cursos oferecidos estão: administração, agronomia, ciências biológicas, direito, filosofia, ciências contábeis, engenharia ambiental, engenharia de produção, medicina veterinária, psicologia e teologia.

Contudo, atente-se para não perder a data da prova que ocorrerá em 26 de janeiro nas três cidades. As provas acontecerão no período matutino, sendo que os portões abrirão às 8h e serão fechados às 08h40, uma vez que a prova deverá ser iniciada às 09h e encerrará às 13h. O candidato a uma das vagas no vestibular terá quatro horas para responder a uma prova de 40 questões objetivas, contendo dez disciplinas e mais a redação.

Certamente aquele que tiver estudado o suficiente estará mais preparado, porém, atente-se para ir fazer a prova tranqüilo, pois um candidato bem preparado intelectualmente que chega na hora da prova nervoso tem cinqüenta por cento de chance de errar questões que sabia.

Ressalte-se que, a água ajuda a manter o cérebro do candidato mais oxigenado durante a prova. Pesquisas comprovam que o rendimento de quem a bebe em um momento como este, na qual exige muito do intelecto do candidato, é superior aos que não fazem seu uso. Lembre-se também de levar algo para comer. Pode ser uma barra de cereal ou um chocolate. Entretanto, a barra de cereal é mais saudável e contém fibras.

Ao todo serão 695 vagas disponíveis nos três pólos, sendo que 395 será para a cidade de Maringá. Dentre os cursos mais concorridos nos últimos anos estão: Direito, psicologia e engenharia de produção. Todavia, quanto mais preparado o aluno está, mais fácil fica de fazer a prova. 

Por Luciana Viturino

Inscrições PUC/PR

Foto: Divulgação


Os vestibulares mais concorridos do Brasil já passaram, mas no ano que vem tudo volta de novo. Muitas pessoas tentando pela primeira vez e muitas tentando mais uma vez entrar na universidade dos seus sonhos. Entrar em uma boa universidade no Brasil não é tarefa fácil, ainda mais com tanta concorrência e com tantas pessoas com o mesmo sonho, o que te diferencia delas? Você se acha preparado para encarar esse desafio? E se não, o que fazer?

Nos seus últimos dias de estudo, é importante fazer uma revisão de tudo o que você acha mais importante, as matérias que você tem mais dificuldade precisam ter uma atenção especial, tudo o que você não gosta ou não entende pode cair na prova também, então é bom focar no que você ainda não é tão bom.

Manter a calma é uma das coisas mais importantes para ir bem em uma prova, o nervosismo atrapalha a concentração e não te deixa pensar direito. Um dos segredos para manter a calma é não pensar muito na prova nos dias que a antecedem, é claro que isso é quase impossível mas tente deixar sua cabeça livre de qualquer pensamento que envolva a prova. Ficar estudando nos últimos dias só te deixa mais nervoso, não estudar nesses dias não vai atrapalhar, afinal, você já se preparou durante um ano para esse dia.

Dê o seu melhor independente da nota de corte que você precise. Esse é um grande problema das pessoas: o vício de se acomodar, alguns pontos a mais na prova não farão mal a ninguém e te darão mais segurança para fazer a segunda fase de provas.

Então lembre-se, para se sentir bem e seguro, procure estar relaxado, ter certeza de que estudou o suficiente e dê sempre o seu melhor, se não for dessa vez, sempre temos o ano que vem para tentar mais uma vez. Mantenha sua cabeça erguida e boa prova!

Por Tom Freitas

dicas para antes da prova

Foto: Divulgação


A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) realizará no dia 1º de dezembro de 2013, a última fase de seu Vestibular 2014, que será composta por realização de prova discursiva  e contará com a presença de 48.892 candidatos inscritos.

A avaliação dos candidatos será composta por  três provas discursivas que serão respectivamente a realização de avaliação de língua portuguesa  instrumental com redação que será destinada a todos os cursos, mais duas provas de disciplinas específicas  que avaliará os conhecimentos dos alunos sobre as disciplinas de: Física, História, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e Química.

As provas terão início às 09h e aproximadamente 5 horas de duração e o candidato deverá comparecer aos locais com aproximadamente 1 hora de antecedência. O estudante deverá apresentar no local o cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográfica de corpo transparente, exclusivamente em tinta preta ou azul, e original de qualquer documento oficial de identificação com foto.

O Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro visa admitir 5.601  novos estudantes que serão divididos nos Campi da IES, sendo 198 vagas para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

A Instituição de Ensino reserva 45% das vagas a cotistas, 20% para  os que se declararem negros e indígenas, 20% para alunos de escolas públicas, e mais 5% para PNE (portadores de necessidades especiais) e  filhos de Policiais Civis e Militares, de Bombeiros Militares e de Inspetores de Segurança e Administração Penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

A data prevista para que seja divulgada a lista oficial dos aprovados no Vestibular da UERJ é 27 de janeiro de 2014.

Por Jaime Pargan


Fim de ano é expectativa para os estudantes que prestaram vestibular e aguardam com ansiedade o resultado das provas. Para diminuir esta ansiedade e PUC Minas divulgou na última quarta-feira (27) a lista dos aprovados em seu Vestibular para o 1º Semestre de 2014.

Os aprovados na primeira chamada terão os dias 9 de dezembro de 2013 no horário das 09h às 20h e 10 de dezembro no horário das 09h às 16h para realizar as matriculas. Para os aprovados em segunda chamada a data para realização das matriculas será 12 de dezembro no horário das 09h às 20h.

Os candidatos que tiverem interesse em manter-se na lista de espera por vagas deverão manifestar este interesse nos dias 11 e 12 de dezembro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da IES, até as 16h. A divulgação da lista de espera será no dia 12 de dezembro a partir das 21h. Para os convocados por meio da lista de espera as matriculas acontecerão no dia 16 de dezembro, das 09h às 20h.

Os estudantes que foram aprovados para os cursos de graduação tecnológica, o prazo para realização das matriculas em primeira chamada será até o dia 16 de dezembro no horário das 09h às 19h; da segunda chamada, no dia 17 de dezembro das 09h às 17h; e da terceira chamada, no dia 18 de dezembro, no horário das 09h às 17h.

Para realizar as matriculas os estudantes deverão apresentar no local originais e cópias do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; comprovante de recolhimento da primeira parcela da semestralidade; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e uma foto colorida 3×4 recente.


Praticamente não existe mês no calendário que não tenha alguma inscrição para Vestibular 2014 em certa localidade do Brasil. Nesta matéria vamos trazer para você  os dez maiores vestibulares que abrem inscrições em 2014.

O maior vestibular do Brasil é o da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que faz a seleção de candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Só neste ano de 2013 foram 174 mil inscritos no certame da Fuvest, um recorde que foi batido pela instituição. Na segunda colocação está a Universidade Estadual Paulista, com mais de 70 mil inscritos no seu vestibular.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece na terceira colocação com quase 75 mil inscritos no certame da instituição. A quarta colocação fica com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com quase 70 mil inscritos. As únicas instituições fora do eixo Rio-São Paulo que aparecem no top 10 são a Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, a Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e a Universidade Federal do Ceará-UFC.

Assista a um vídeo sobre os Vestibulares 2014

Relação dos principais Vestibulares 2014

Fuvest

Para o ano de 2014, o Vestibular da Fuvest contou com um número recorde de 172.001 candidatos que fizeram a inscrição. O último recorde era de 2006, com 170.474 inscritos.

As inscrições para este vestibular da Fuvest foram encerradas no dia 09 de novembro. Serão disputadas um total de 11.057 vagas para os cursos da USP e 100 vagas para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Da totalidade dos inscritos, 65.224 são oriundos de escolas públicas e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas na inscrição, assim poderão concorrer ao bônus de 5% na nota.

A primeira fase das provas acontecerá no dia 24 de novembro, com 90 questões de português, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares.

Os aprovados para a segunda fase, devem fazer as provas nos dias 05, 06 e 07 de janeiro de 2014.

Mais informações sobre o Vestibular, acesse o site da Fuvest – www.fuvest.br.

Unesp – Universidade Estadual Paulista

Para o vestibular 2013 a Universidade Estadual Paulista encerrou as suas inscrições no mês de outubro. O certame contará com duas fases. A primeira fase será em 17 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha, em 32 cidades paulistas e em Brasília (DF), Dourados (MS), Três Lagoas (MS) e Uberlândia (MG).

A segunda fase será aplicada nas mesmas cidades, entre 15 e 16 de dezembro, com questões dissertativas. O resultado final deste certame será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014. Neste ano, do total de 7.259 vagas, 1.134 serão reservadas para pessoas oriundas do ensino público.

Acesse o site da Unesp para obter mais detalhes sobre o seu Vestibular – www.unesp.br

UFRJ – Federal do Rio de Janeiro

Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a instituição confirmou que o seu processo seletivo de 2014 terá apenas uma fase, que se refere ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizado no mês passado.

Para alguns cursos como arquitetura e urbanismo, artes cênicas, entre outros, é necessário que o candidato faça o Teste de Habilidades Específicas (THE). As inscrições para este teste foram encerradas em setembro e foram feitas de maneira gratuita.

Os candidatos que foram considerados aptos pelo THE nos anos de 2011 a 2013, estão isentos de realizar este ano o teste de habilidade específica da UFRJ. As provas do THE foram aplicadas nos dias 18 de outubro e 10 de novembro.

Acesse o site da UFRJ para ter mais detalhes do vestibular – http://www.vestibular.ufrj.br/.

UERJ – Estadual do Rio de Janeiro

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro realiza dois exames de qualificação para aqueles que pretendem fazer o Vestibular da instituição. Aqueles que se tornaram aprovados em um dos dois exames de qualificação, podem fazer a inscrição para a o exame discursivo da instituição.

O exame discursivo teve a sua inscrição encerrada no dia 02 de outubro. Esta será a fase final do Vestibular 2014. São 5.601 vagas para a UERJ, além selecionar candidatos para o Centro Universitário de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar, e no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

As provas acontecerão no dia 01 de dezembro, entre as 09 horas até às 14 horas, com exame discursivo de língua portuguesa e redação, e duas provas específicas, de acordo com seu curso escolhido.

O resultado final será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014.

Acesse o site da UERJ e confira mais detalhes do Vestibular – http://www.vestibular.uerj.br.

UFMG – Federal de Minas Gerais

Sempre com mais de 60 mil inscritos em seu Vestibular, a Universidade Federal de Minas Gerais também apresenta o seu certame para 2014.

Como outros grandes vestibulares, a UFMG também utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU), os candidatos as vagas para os cursos de graduação devem ser avaliados pelas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em setembro terminaram as inscrições para os candidatos dos cursos de artes visuais, cinema de animação e artes digitais, conservação e restauração de bens móveis, dança, design, design de moda, música e teatro, que terão que fazer a segunda etapa do Vestibular da UFMG 2014.

Neste caso, eles também devem fazer o Enem, e o teste de habilidades específicas, que serão aplicados nos dias 13 a 15 de janeiro de 2014.

Acesse o site da UFMG para mais informações – https://www.ufmg.br.

Unicamp – Universidade de Campinas

A Universidade Estadual de Campinas é o sexto maior entre os vestibulares de todo o Brasil. O certame contou este ano com um número recorde de inscritos, com 73,8 mil candidatos para 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e graduações da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

Nesta primeira fase, as provas serão aplicadas nas seguintes cidades –

Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mogi Guaçu (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto(SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Sumaré (SP).

A primeira fase conta com provas de redação e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. A segunda fase será realizada em três dias consecutivos, com todas as provas sendo de natureza discursiva.

 O primeiro dia com língua portuguesa e literaturas e prova de matemática. O segundo dia com prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa. O terceiro dia conta com prova de ciências da natureza.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 20 de dezembro.

Acesse o site da Unicamp para mais informações do Vestibular – http://www.comvest.unicamp.br/.

UFF – Federal Fluminense

A Universidade Federal Fluminense é a sétima colocada entre o top 10 vestibulares do Brasil. Neste ano, a instituição passou a selecionar os seus estudantes por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, 100% das vagas da UFF serão preenchidas pelo SiSu).

Hoje, a UFF é composta por 16 institutos, 11 faculdades, 06 escolas, 01 colégio de aplicação e 04 polos universitários. A instituição conta atualmente com 66 cursos de graduação.

Acesse o site da UFF para ter mais detalhes do Vestibular – http://www.prograd.uff.br.

Unirio

A Unirio é o oitavo maior vestibular do Brasil. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A universidade utiliza o sistema de Seleção Unificada (SiSu) para aqueles que pretendem ingressar nos cursos da Unirio.

Com isso, os interessados deverão, obrigatoriamente, fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para que, com essa nota, tenha a chance de ser um egresso na instituição. Atualmente, a Unirio conta com 21 cursos de graduação e 09 de pós-graduação.

Alguns cursos, como os de Artes, exigem a realização do Enem e do Teste de Habilidade Específica (THE).

Acesse o site da Unirio e confira mais detalhes do Vestibular – http://www.unirio.br/.

UFPE – Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco é o nono maior vestibular do Brasil. As inscrições para o Vestibular da UFPE 2014 terminaram no início deste mês de novembro. No total, são oferecidas 4.897 vagas para a livre concorrência e 1.710 para o sistema de cotas.

A primeira fase do Vestibular da UFPE, corresponde a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 08 e 09 de dezembro. O resultado final do exame será conhecido no dia 24 de janeiro de 2014. A UFPE conta com mais de 90 cursos de graduação, sendo a maioria em Recife.

Confira mais informações sobre o Vestibular da UFPE no site – http://www.ufpe.br.

UFC – Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará conta com o 10° maior vestibular do Brasil. A instituição conta com mais de 30 cursos de graduação para o certame de 2014. O meio escolhido para selecionar os estudantes, como boa parte dos Vestibulares citados aqui, é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com base nos resultados do Enem, que teve provas aplicadas outubro, os candidatos serão selecionados. Os aprovados nas provas do Enem terão o ano letivo iniciado na UFC, em fevereiro de 2013.

A instituição conta com campi nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Acesse o site da UFC e confira mais detalhes sobre o Vestibular – www.ufc.br.

vestibular-2014-inscricao


No dia 07 de novembro, às 15:00, serão finalizadas as inscrições para o Vestibular da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), que conta com diversos campi na Capital e no Interior de São Paulo. Os interessados em participar do vestibular podem se inscrever através do site www.vestibularfatec.com.br.

Instituição de renome, a FATEC possui cursos nas mais diversas áreas, como por exemplo, Hotelaria, Secretariado, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gastronomia. Seus professores possuem, em grande maioria, doutorado nas disciplinas que lecionam e alguns possuem até mesmo títulos em universidades internacionais como o MIT (EUA).

Para quem vai prestar o vestibular da FATEC e não tem tempo de estudar (devido ao trabalho) ou não possui condições financeiras para um bom cursinho, seguem algumas dicas:

  • Concentre-se nas disciplinas que você mais domina. Por exemplo, se você é bom em matemática, porém ruim em história, estude matemática! Assim terá mais chances de conseguir acertar todas as questões de matemática. Quanto à história, saiba o suficiente para não zerar a prova.
  • Procure se familiarizar em como uma boa redação é construída. No vestibular da FATEC a redação conta 10 pontos e pode garantir seu ingresso na faculdade.
  • Cursos no período matutino ou integral tem concorrência bem menor do que os do período noturno. Se tiver condições de ficar sem trabalhar um ano, preste o vestibular para esses períodos. Uma vez lá dentro, você pode tentar uma transferência para o período noturno. Não é difícil.
  • Caso queira estudar no período diurno e tentar uma vaga em estágios remunerados, a própria FATEC (campus Bom Retiro), através do Centro Paula Souza, oferece estágios em diversas áreas com horários flexíveis. Os processos seletivos de estágio acontecem geralmente duas vezes ao ano.
  • Os cursos da FATEC são semestrais e portanto ela ministra seus vestibulares duas vezes ao ano. Se você não conseguir passar agora (final de 2013), tente em junho de 2014. A concorrência é bem menor!

A FATEC é uma ótima opção por ser gratuita e por possuir uma qualidade de ensino invejável. Não são poucos os profissionais de destaque em diversos setores que passaram pela instituição. Você pode ser o próximo!

Por Donizeti Nunes


A Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS prorrogou suas inscrições até o dia 27 de outubro, além disso, os candidatos têm até o dia 28 para pagar o boleto. Os candidatos carentes podem solicitar a isenção de taxa de inscrição, contudo é necessário ser membro de família de baixa renda e ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou ter estudado por meio de bolsa de estudos na rede de ensino particular.

A UNITINS oferece 112 vagas para os cursos de Direito, Serviço Social, Engenharia Agronômica, e Sistemas de Informação no campus de Palmas. Ao todo, são 160 vagas, das quais 70% são destinadas aos candidatos que concorrerão ao vestibular e 30% aos candidatos que participam do ENEM 2013.

A seleção do vestibular será feita mediante a prova objetiva (múltipla escolha), mais a redação. Ambas serão aplicadas no dia 17 de novembro no período da manhã e da tarde. Os locais e horários poderão ser confirmados no site concursos.unitins.br em tempo hábil a aplicação das provas, cabendo ao candidato entrar no site para conferir essas informações.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas e os candidatos podem entrar com recursos nos dias 19 e 20 de novembro, na sala da Comissão de Concursos e Seleções, no campus sede da UNITINS. Qualquer candidato pode entrar com recurso desde que esteja fundamentado.

A ficha de inscrições encontra-se no site concursos.unitins.br.

Por Robson Quirino de Moraes


Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Os estudantes interessados podem se inscrever no site www.vunesp.com.br, até o dia 15 de outubro de 2013. Ao todo, são oferecidas 7.259 vagas para 171 cursos, distribuídos nos campi localizados em 23 cidades paulistas.

As cidades que possuem unidades da Unesp são: Araraquara, Araçatuba, Assis, Botucatu, Bauru, Guaratinguetá, Itapeva, Ilha Solteira, Dracena, Jaboticabal, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ourinhos, Rio Claro, São João da Boa Vista, Rosana, São Paulo, São José do Rio Preto, Registro, São José dos Campos, São Vicente e Tupã.

A taxa de participação é de R$ 130, contudo, os alunos que cursam o ensino médio podem ter desconto de 75%, para isso é preciso comparecer à secretaria de sua escola para conseguir a senha do benefício junto ao site das inscrições.

A Unesp irá destinar 50% das vagas para candidatos vindos de escolas públicas, respeitando os 35% do percentual para candidatos negros, pardos, indígenas e demais cotistas.

As provas serão aplicadas no dia 17 de novembro, nas cidades listadas acima e em outras que podem ser conferidas no site www.vunesp.com.br.

Por Robson Quirino de Moraes


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

A instituição não irá usar o SiSu (Sistema de Seleção Unificada) e surpreende como uma das poucas entre as grandes universidades do país que ainda não utilizam essa forma de ingresso ao ensino superior.

A comissão organizadora do vestibular 2014 da instituição afirmou que irá utilizar as notas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio para substituir o vestibular tradicional. Mesmo sendo favorável a adoção do SiSu como forma de ingresso, a comissão estuda a possibilidade de reservar 30% das vagas para candidatados que optarem pelo SiSu.

Ao todo, a universidade oferece 5.461 vagas em 89 cursos de graduação. Houve aumento de 37 vagas em relação ao último vestibular, nos cursos de Engenhara Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Produção.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro de 2013, somente pela internet, no site www.ufrgs.br. A taxa de participação é de R$ 100.  

As provas serão aplicadas, provavelmente, entre os dias 5 a 8 de janeiro de 2014, nas cidades de Bento Gonçalves, Imbé, Porto Alegre e Tramandaí.

Por Robson Quirino de Moraes


A Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina anunciou a abertura das inscrições para a nova edição do seu Vestibular de Verão 2014

Os interessados em participar do certame devem se candidatar pela internet, através do site www.vestibular.udesc.br, até o dia 14 de outubro de 2013. Vale acrescentar que a taxa de inscrição é de R$ 90 e as provas objetivas foram previamente agendadas para o dia 10 de novembro.

De acordo com a Udesc, estão sendo oferecidas ao todo 1.237 vagas, que por sua vez, serão distribuídas entre 46 cursos de graduação. Cumpre salientar que 25% das vagas disponíveis serão preenchidas através do SiSu – Sistema de Seleção Unificada. Além disso, o sistema de cotas assegurará 30% das oportunidades para candidatos afrodescendentes ou oriundos de escolas públicas.

As vagas são para os cursos de Administração Pública, Artes Visuais, Administração de Empresas, Ciências Econômicas,  Design, Fisioterapia, Biblioteconomia, Geografia,  História, Educação Física, Moda, Música, Pedagogia, Teatro, Ciência da Computação, Química, Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas,  Engenharias, Agronomia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Zootecnia, dentre outras áreas acadêmicas.

As oportunidades são para os campi de Florianópolis, Joinville, Lages, Balneário Camboriú, Ibirana e São Bento do Sul.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


A Faculdade Evangélica do Paraná abriu as inscrições para o vestibular de verão 2014.

Serão ofertados os seguintes cursos de graduação: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Gestão Ambiental e Teologia.

Os candidatos de Medicina deverão enviar a documentação prevista em edital próprio via Correios.

No momento da inscrição os candidatos que desejarem poderão escolher  uma segunda opção de curso mediante  a disponibilidade de vagas.

Após a aprovação, a matrícula do aluno fica condicionada a posterior apresentação de histórico escolar do ensino médio.

Para o curso de Medicina as inscrições vão até o dia 22 de setembro de 2013 e as provas serão realizadas na Unicuritiba no dia 6 de outubro de 2013, das 14h às 20h.

Os documentos que devem ser enviados após a inscrição no site e o pagamento do boleto são a fotocópia do RG frente e verso via Sedex e uma foto 5×7 datada de 2012 ou 2013.

Para os outros cursos as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 30 de setembro, através do endereço eletrônico www.fepar.edu.br. A taxa para Medicina é de R$ 220,00 e demais cursos, R$ 60,00.

A prova será aplicada no dia 6 de outubro de 2013, das 14h às 17h, na própria Faculdade Evangélica do Paraná.

Não será necessário enviar documentos para os demais cursos.       

Por Jaime Pargan


Começam no dia 17 de setembro as inscrições para o vestibular 2014 da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). São 50 vagas para o curso de Medicina, 40 para Fisioterapia, 30 para Fonoaudiologia, 40 para o curso de Terapia Ocupacional, 40 para Enfermagem, 60 para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 60 para o curso de Processos Gerenciais, 60 para Tecnologia em Radiologia e 60 vagas para o curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

As inscrições serão feitas somente pela internet no site vestibular.uncisal.edu.br. Haverá cotas de 50% para candidatos que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas.

As provas serão aplicadas, provavelmente nos dias 7 e 8 de dezembro de 2013 no período da tarde. Os locais e horários serão divulgados em www.copeve.ufal.br em tempo hábil a aplicação das provas. Os candidatos sabatistas devem comparecer no mesmo horário, contudo só realizarão as provas a partir das 18h.

O resultado do vestibular 2014 da Uncisal será divulgado no dia 17 de janeiro de 2014 a partir das 16h no Campus Trapiche da Barra e no site www.copeve.ufal.br.

Por Robson Quirino de Moraes


O prazo para inscrição no processo seletivo do Instituto Federal do Paraná acaba na próxima segunda- feira. O vestibular 2014 da instituição está oferecendo 3856 vagas nos seus 77 cursos de nível técnico e nos 22 de nível superior.

As vagas do certame são para os campi de: Palmas, Coronel Vivida, Londrina, Umuarama, Telêmaco Borba, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Paranaguá, Cascavel, Curitiba, Irati, Ivaiporã, Assis Chateaubriand e Campo Largo.

A lista de cursos, assim como os horários e campus e modalidade de curso estão disponíveis para download em www.ifpr.edu.br/mostra

As provas do IFPR para cursos técnicos integrados avaliarão os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, as avaliações para ingresso nos cursos de nível superior cobrarão os conteúdos estudados durante o ensino médio. A aplicação das provas ocorrerá no dia 6 de outubro em 14 cidades do estado do Paraná além da Unidade de Educação Profissional do município de Coronel Vivida.

Quem quiser concorrer a uma das vagas poderá se inscrever até dia 2 de setembro através do site do IFPR http://200.17.98.44/naps/processo-seletivo/. A taxa de participação no certame é de R$ 35.

Por Melina Menezes


Devido a crescente falta de médicos, o governo solicitou que as faculdades aumentem sua oferta de vagas para os cursos de Medicina. A primeira delas foi a Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em São Paulo. A instituição informou o acréscimo de 16 vagas para o curso.

As inscrições para o vestibular 2014 terão pequenas mudanças e uma delas é o aumento de 64 para 80 vagas do curso de Medicina, tornando-se a primeira instituição do país a aumentar o número de vagas. Para isso, recebeu uma verba extra do governo de R$ 1,8 milhão.

A instituição foi escolhida devido ao alto nível do curso oferecido. No ano passado ela entrou para o grupo das 30 melhores instituições de ensino do Brasil por ter recebido nota máxima do Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Não somente o curso teve uma melhora, o diretor da Farmerp Dulcimar Donizeti de Sousa, afirmou que o dinheiro chega este ano e será usado para a inauguração e ampliação de salas de aula em um projeto modulável, que pode se transformar em anfiteatro com capacidade de 800 pessoas. As obras já começam em setembro e já serão usadas no primeiro semestre do ano que vem.

Por Robson Quirino de Moraes


Foram suspensas as inscrições para o Vestibular do ITA.

Foi divulgada na última terça- feira a suspensão das inscrições para o processo seletivo. A instituição já não estava aceitando participações desde o dia 22, isso porque ocorreu uma mudança do banco que estava aceitando o pagamento das taxas, sendo assim houve um problema na emissão dos boletos. O prazo de inscrições deverá ser reaberto ainda na próxima segunda- feira, 2 de setembro.

Segundo Luiz Rossato, chefe do setor de vestibular da instituição, quem se inscreveu e pagou não deverá se inscrever de novo, agora quem efetuou a inscrição e ainda não pagou, deverá aguar o reinício do prazo no dia 02 do próximo mês e realizar a inscrição novamente a fim de gerar o boleto.

Sobre o andamento normal do cronograma, ele não soube dizer se alguma outra data será alterada, no entanto, afirmou que as datas de realização das provas continuarão nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, não sendo alteradas.

Caso o candidato continue com dúvidas acerca do procedimento, poderá acessar http://www.ita.br/vestibular/ e saber mais sobre a situação já que nesse endereç eletrônico há uma mensagem que explica quais são as medidas a serem tomadas.

Por Melina Menezes


Serão apresentadas no Teatro Barracão EnCena, as obras que serão cobradas no vestibular de verão 2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As apresentações acontecerão nos dias 21 e 22 de setembro.

Com o nome de Vestiba EnCena, o evento pretende apresentar montagens divertidas e didáticas dos dez livros indicados para o Vestibular da UFPR. Os atores pretendem subir ao palco representando as histórias dos livros, mas também contextualizando os autores e situando a obra no período literário da época em que foi escrita.

Os livros cobrados pelo processo seletivo serão: Fogo Morto de José Lins do Rego; Bom Crioulo de Adolfo Caminha; Poemas Escolhidos de Gregório de Matos; Anjo Negro de Nelson Rodrigues, Os Dois ou o inglês Maquinista de Luis Carlos Martins Pena; Lucíola de José de Alencar; Urupês de Monteiro Lobato; Inocência de Visconde de Taunay; A Última Quimera de Ana Miranda; Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade.

Acontecerão duas sessões no sábado, 21 de setembro: das 20:00 às 21:00 e das 21:15 às 22:15. No domingo, 22 de setembro serão três sessões das 18:00 às 19:00, das 19:15 às 20:15 e das 20:30 às 21:30.

O ingresso custará R$ 15.

Por Melina Menezes


Até o dia 12 de setembro acontecerá a Feira do Livro no Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Catarina. Nela, os livros solicitados para o vestibular de verão 2014 estão com 30 % de desconto.

Atenção os alunos que pretendem fazer o processo seletivo da UFSC, na 17º edição da Feira do Livro da UFSC estão sendo vendidas com descontos especiais, as obras exigidas pelo edital do vestibular da instituição. O horário de atendimento da feira vai das 8h30 às 19 horas. A promoção está sendo feita pela Editora da UFSC (EdUFSC) cujos livros são vendidos na feira.

No vestibular deste ano que será realizado em dezembro, dois clássicos da EdUFSC serão cobrados. O livro “Ultimos Sonetos” custa R$ 15 e “O detetive de Florianópolis” R$ 20, estes valores já estão com o desconto incluso.

Para atender o máximo de pessoas, a EdUFSC disponibiliza os seus livros no site da editora, na versão digital.

Outro livro que está sendo vendido na feira é “Ecos no Porão” de Silveira de Souza que passa a custar R$ 15. Este livro é cobrado no vestibular da Universidade Estadual de Santa Catarina.

Por Melina Menezes


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) já está com as inscrições abertas para o seu tradicional vestibular. A seleção será realizada pela COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares). A data limite para se cadastrar é o dia 13 de Setembro de 2013 e a taxa de inscrição tem valor de R$ 140.

A instituição estará oferecendo 3.460 vagas em 69 cursos da própria Unicamp, além de dois cursos na Famerp (Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto), todos para o ano de 2014.

O vestibular se dará basicamente por duas fases, sendo que a primeira se realizará no dia 10 de Novembro e a segunda nos dias 12, 13 e 14 de Janeiro.

Uma novidade em relação ao ano passado é que desta vez o bônus oferecido por meio do Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social) valerá o dobro. Logo, estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas poderão receber 60 pontos a mais na sua nota final. 

Para mais informações sobre o vestibular, acesse o site www.comvest.unicamp.br.

Por Raquel Maciel


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) fez a divulgação do início das inscrições do Vestibular 2014. A universidade oferece nesse momento 3.142 vagas em 25 cursos, incluindo a nova graduação de Licenciatura Plena em História.

As inscrições poderão ser realizadas no site da Uepa até o dia 08 de setembro de 2013, até as 23 horas. Clique no link paginas.uepa.br/priseeprosel e acesse o site agora mesmo.

O valor da taxa de inscrição é diferenciado para cada candidato. O valor é de R$60 para quem se candidatar ao Prosel e R$ 35 para os estudantes do Prise e o pagamento dessa taxa deve ser feito até o dia 09 de setembro em qualquer banco ou casa lotérica.

Dia 24 e 25 de novembro serão realizadas as provas do vestibular UEPA, por isso se prepare desde já. Para ter mais informações acesse o site da universidade ou ligue para a central de relacionamento no telefone (91) 3299-2216.

Saiba que a Universidade do Estado do Pará (Uepa) é uma das melhores universidades do Brasil, sendo um excelente local para se qualificar profissionalmente. Boa sorte no processo seletivo. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abre prazo para realização de inscrição para seu Vestibular 2014.

Os interessados deverão realizar inscrição até 12 de setembro de 2013, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da IES: http://www.cops.uel.br/ , após o preenchimento do requerimento de inscrição é necessário que seja realizado pagamento do valor de R$ 110,00 referente a taxa de inscrição até o dia 13 de setembro de 2013.

Conforme o calendário da Universidade, a primeira fase do Vestibular ocorrerá no dia 10 de novembro de 2013 e será composta de Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Já a segunda fase está prevista para os dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2013 com provas de Línguas, Redação, Conhecimentos Específicos e Habilidades Específicas.

A data prevista para divulgação da relação de aprovados é para o dia 9 de janeiro de 2014, a partir das 12:00h, no site da UEL, mesmo endereço usado a partir para inscrição. O prazo para realização das matriculas dos aprovados será divulgado posteriormente juntamente com a lista de aprovados.

Por Jaime Pargan


O ITA ( Instituto Tecnológico de Aeronáutica) abriu o edital para a realização de seu Vestibular para ingresso em 2014.

Os interessados deverão realizar a inscrição até o dia 15 de setembro de 2013, exclusivamente pela  internet, através do endereço eletrônico  www.ita.br/vestibular e posteriormente realizar o pagamento do valor referente à  taxa de inscrição fixado em R$ 120,00 .

As vagas são destinadas a quem possui Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou àqueles que comprovarem a conclusão do Ensino Médio até 31 de dezembro de 2013, além de não completarem 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano de realização de matrícula para ingresso  no ITA. O Comando da Aeronáutica concede aos alunos do ITA bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. 

Os candidatos serão avaliados por meio de provas de Física, Português e Inglês, Matemática Química que serão aplicadas nas datas de 10 a 13 de dezembro de 2013. As provas serão realizadas sempre no horário das 08h às 12h.

Os gabaritos das questões de múltipla escolha das provas serão divulgados em 17 de dezembro de 2013 através do site do ITA (mesmo usado para inscrição).

Por Jaime Pargan


Começam no dia 20 de setembro as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O vestibular 2014 da instituição é voltado para estudantes de diversas localidades e os interessados tem até o dia 14 de outubro para realizar a inscrição, somente pela internet, no site do IFPE.

A taxa de participação tem o valor de R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos de nível superior da instituição. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil e o pedido de isenção pode ser feito também no site da inscrição entre os dias 9 e 11 de setembro de 2013.

Ao todo, o IFPE oferece 6.627 vagas divididas entre as 9 unidades do campi além dos 19 polos de educação a distância (EAD) para cerca de 30 cursos de nível técnico e superior. As provas serão aplicadas no dia 1º de dezembro de 2013.

A lista completa de cursos e as localidades estão disponíveis no site da inscrição.

Neste vestibular, a instituição fará a seleção para a primeira turma do curso de Técnico de Instrumentos Musicais, que será ministrado no campus do município de Barreiros.

Por Robson Quirino de Moraes


A UFPR, Universidade Federal do Paraná, divilgou seu edital do vestibular de 2014.  As inscrições, por sua vez, vão de 19 de agosto às 16h do dia 16 de setembro do ano em vigor. Para garantir sua participação no processo seletivo, com efeito, os candidatos precisam acessar o seguinte endereço virtual: http://www.nc.ufpr.br/.

A taxa de inscrição é no valor estipulado de R$80,00. Outra informação relevante é que, de todas as vagas ofertadas no processo de seleção, 40% estão reservadas para cotistas, ou seja, alunos de escolas públicas, alunos de inclusão racial, entre outros.

Os métodos de avaliação serão feitos da seguinte maneira: a primeira fase na data prevista de 03 de novembro. A segunda etapa, por seu turno, será no dia marcado para 01 e 02 de dezembro.

Para mais informações sobre o vestibular do próximo ano da Universidade Federal do Paraná, por favor, entrar na página online da instituição de ensino. No site há o edital com tudo que o candidato precisa saber para entrar preparado para a seleção e saber todas as novidades.

Por Madson Lima de Oliveira


A UPE (Universidade de Pernambuco) abriu a inscrição para a realização do seu Vestibular 2014.

Os interessados em participar da seleção poderão realizá-la até o dia  4 de setembro de 2013, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico: processodeingresso.upe.pe.gov.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00.

Aqueles que desejarem solicitar isenção de pagamento da taxa poderão fazê-lo entre os dias 5 e 9 de setembro de 2013 devendo para isso comprovar renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Os alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Médio farão as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nos dias 10 e 11 de novembro de 2013. Já os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio prestam a avaliação do SSA nos dias 15 e 16 de dezembro de 2013.

A previsão para divulgação do resultado final com a relação dos aprovados na seleção é de até 48 horas após a aplicação das avaliações no dia 16 de dezembro de 2013, ou seja, até o dia 18 de dezembro de 2013 os alunos já saberão se foram aprovados ou não para dar início ao processo de matrícula para o primeiro semestre de 2014.

Por Jaime Santos


A UFRR (Universidade Federal de Roraima) abriu a inscrição para seu processo seletivo – Vestibular 2014, onde são ofertadas 634 vagas distribuídas entre os 36 cursos de graduação da universidade.

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 6 de setembro de 2013, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.ufrr.br/cpv. O valor da taxa de inscrição é R$ 50 para o PSS 1ª e 2ª etapas, R$ 60 para o PSS 3ª etapa e R$ 80 para Prova Integral.

Aqueles que desejam solicitar a isenção do valor referente à taxa de inscrição devem fazê-lo preenchendo RSI (Requerimento de Solicitação de Isenção) disponível no endereço eletrônico www.ufrr.br/cpv, posteriormente oficializar o pedido, comparecendo na CPV, localizado à Avenida Capitão Ene Garcez, nº 2.413, Aeroporto, no período de 5 a 9 de agosto de 2013, no horário das 08h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30.

Conforme o calendário da IES, na data de 24 de novembro de 2013, das 08h às 13h será aplicada a Prova Integral e PSS/E3 e das 08h às 11h para PSS/E1 e E2.

O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico www.ufrr.br/cpv  em até 24 horas, após a realização da prova. 

Por Jaime Santos


As inscrições para o vestibular da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vão até o dia 30 de setembro (Cursos no Rio de Janeiro) e 16 de outubro de 2013 (Cursos em São Paulo).

A taxa de inscrição é de R$ 75,00 (para boletos impressos até as 18h do dia 16 de agosto), e R$ 150,00 após este período. Para alunos que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio integralmente em escola pública é possível solicitar a isenção desta taxa, sendo necessário enviar o histórico escolar até o dia 23 de setembro para quem pretende cursar a FGV-RIO, e 14 de outubro para quem pretende cursar FGV-SP.

As provas dos cursos ministrados no Rio (Administração, Economia, Direito, História, Matemática Aplicada e Ciências Sociais), serão aplicadas no dia 20 de outubro, tendo a divulgação do resultado em 22 de novembro de 2013.

Já para os cursos ministrados em São Paulo as provas de cada curso têm dia especifico: Administração de Empresas e Administração Pública (prova: 8 de dezembro; resultado: 13 de janeiro); Direito (prova: 1º fase 10 e 15 de novembro, 2ª fase entre 8 e 13 de dezembro; resultado: 20 de dezembro); Economia (prova 1ª fase 1º de dezembro, 2ª fase 15 de dezembro; resultado: 10 de janeiro de 2014).

Por F Araujo


A EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) abriu o edital para a realização do processo seletivo para o Vestibular 2014 para candidatos aos cursos Superiores em Escultura, Superior em Gravura, Superior de Pintura, Licenciatura em Artes Visuais, Superior de Canto, Composição e Regência, Superior de Instrumento e Licenciatura em Música.

Os interessados em participar da seleção devem realizar a inscrição até o dia 23 de agosto de 2013, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.embap.br, pagando posteriormente o valor de  R$ 90,00 referente à taxa de inscrição.

No dia 20 de setembro de 2013 será divulgado o comunicado, informando os locais de realização das provas.

Os inscritos serão avaliados nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2013  por meio de Provas de Habilidades Específicas e no dia 4 de novembro de 2013 por meio de Provas de Conhecimentos Comuns.

A divulgação da relação dos aprovados no processo será divulgado no dia 3 de dezembro de 2013  às 17h. A instituição ainda não definiu em seu calendário qual será o prazo para realização de matrícula dos aprovados, o que será feito previamente por meio de edital de convocação e comunicação através do site da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Por Jaime dos Santos


Estão abertas as inscrições para processo seletivo que visa ao preenchimento de vagas no ensino superior na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Existem duas maneiras de ingresso: pelo aproveitamento do Resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 ou pela aprovação nas provas do Vestibular da instituição. As vagas são divididas em 50% para cada método de ingresso.

As PUC-Rio vão do dia 05 de Agosto ao dia 15 de Setembro e devem ser feitas através do endereço eletrônico www.puc-rio.br/vestibular.

A taxa para inscrição no processo seletivo é de R$ 150,00 e as provas estão programadas para os dias 13 e 14 de Outubro.

A agenda do processo seletivo é a seguinte:

  • Inscrições: De 05 de Agosto a 15 de Setembro.
  • 1º dia de prova: 13 de Outubro de 2013.
  • 2º dia de prova: 14 de Outubro de 2013.
  • Divulgação das notas das provas: 12 de Novembro de 2013.
  • Divulgação do resultado final e 1ª convocação para matrícula: 27 de Novembro de 2013.
  • 2ª convocação para matrícula: 11 de Dezembro de 2013.
  • Divulgação do resultado do ENEM e 3ª convocação: 15 de Janeiro de 2014.
  • 4º convocação para matrícula: 29 de Janeiro de 2014.
  • Início das aulas no 1º semestre: 10 de Fevereiro de 2014.
  • 5º convocação para matrícula: 28 de Maio de 2014.
  • 6º convocação para matrícula: 11 de Junho de 2014.
  • 7º convocação para matrícula: 10 de Julho de 2014.
  • 8º convocação para matrícula: 30 de Julho de 2014.
  • Início das aulas no 2º semestre: 11 de Agosto de 2014.

Francine Araújo


A UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) divulgou o cronograma de atividades referente à realização do vestibular para ingresso na Universidade no ano 2014. O processo oferecerá 2.884 vagas, onde 50% são destinadas para a cota universal e 50% para a cota de inclusão de estudantes oriundos da rede pública de ensino da Paraíba.

O prazo para realização das inscrições é até o dia 14 de agosto de 2013 exclusivamente pela internet, onde o aluno deverá preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico www.comvest.uepb.edu.br e posteriormente realizar o pagamento do valor de R$ 105,00 referente à taxa de inscrição até o dia 16 de agosto de 2013.

As provas avaliativas têm data programada para 1º e 2 de dezembro de 2013 no horário das 08h às 13h, onde serão aplicadas provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para todas as áreas (1º de dezembro) e no segundo dia (2º de dezembro) os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza.

A data prevista para divulgação final com a lista dos aprovados é 8 de janeiro de 2014, onde os aprovados terão até o dia 10 de fevereiro de 2014 para realização das matrículas.

Por Jaime dos Santos


A partir do dia 1º de agosto de 2013 está disponível no site da Fuvest o Manual do Candidato ao Vestibular da Universidade de São Paulo 2014.

Neste ano estão disponíveis 11.057 vagas para os cursos da Universidade e 100 vagas para Medicina na Faculdade da Santa Casa de São Paulo, e ainda mais seis locais para a realização da prova, além de São Paulo, as cidades de Barueri, Carapicuíba, Taboão da Serra, Fernandópolis, Jaú e Limeira também sediarão o processo seletivo.

As inscrições para o vestibular irão ocorrer entre 23 de agosto e 9 de setembro de 2013, exclusivamente pelo site www.fuvest.com.br. A taxa de inscrição permanece no valor de R$ 130,00. Até o dia 10 de agosto serão aceitos os pedidos de isenção e redução da taxa. No site da Fuvest é possível encontrar todas as normas e especificações para a realização do exame.

Estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino poderão optar pelo Sistema de Pontuação Acrescida o INCLUSP que oferece bônus às notas da primeira e segunda fase do vestibular. Os candidatos que fizerem parte do INCLUSP e pertencerem ao grupo de cor e raça, preta, parda ou indígena, poderão ter o adicional de 5% da nota da primeira fase. 

Por G. Produções


Quer fazer um curso superior na Fundação Getúlio Vargas para o ano de 2014? Saiba que as inscrições já estão abertas para o vestibular. Os cursos serão ministrados na cidade de São Paulo e também no Rio de Janeiro.

São 650 vagas no total, na qual 20% delas são direcionadas para as pessoas que optarem pelo ingresso através da nota do ENEM. 280 vagas são para a cidade do Rio de Janeiro e 370 para a cidade de São Paulo.

Veja quais são os cursos de graduação e a quantidade de vagas para cada um deles.

Rio de Janeiro: Administração – 50 vagas, Economia – 50 vagas, Direito – 50 vagas, História – 50 vagas, Ciências Sociais – 50 vagas e Matemática Aplicada – 30 vagas.

São Paulo – 370 vagas, Administração de Empresas – 200 vagas, Administração Pública – 50 vagas, Economia – 60 vagas e Direito – 60 vagas.

As inscrições devem ser realizadas através do site www.vestibular.fgv.br. A data limite para fazer a inscrição no Rio é 30 de setembro. Já a data para a cidade de São Paulo é dia 16 de outubro.

O valor da inscrição é de R$75  para quem se inscrever até o dia 16 de agosto. Para quem se inscrever depois dessa data o valor será de R$150, por isso não perca tempo e se inscreva o quanto antes.

Por Josiane Fernandes de Jesus


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está realizando um processo seletivo onde oferece diversas vagas para Cursos de Educação Superior a Distância.

São 1.650 vagas nos polos dos municípios de Caraúbas, Caicó, Macau, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim. As oportunidades são para os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Física, Administração Pública, Letras – Língua Portuguesa, História, Pedagogia, Matemática e Química.

As inscrições começam já no próximo dia 15 de julho e vão até às 23:59 do dia 5 de agosto de 2013. A taxa cobrada é de R$ 30. Segundo a instituição, 60% das vagas são reservadas para professores do sistema público de ensino. As 40% restantes são destinadas a pessoas que concluíram o ensino médio, com certificado. O processo seletivo também conta com sistema de cotas.

Para mais informações, acesse o edital do certame no site www.comperve.ufrn.br, no link “Educação Superior a Distância”.

A instituição é referência de ensino superior no RN, tanto em graduação como em pós-graduação. No final do ano passado, a UFRN ultrapassou a UFPE no IGC (Índice Geral de Cursos) do Norte e Nordeste. Atualmente, a instituição oferece 84 cursos de graduação presencial, 9 cursos de graduação a distância e 86 cursos de pós-graduação.

Por Manoel da Costa Jr.


Foi publicado no dia 02 de julho de 2013, no Diário Oficial, pela Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo (SAS/USP), a prorrogação do prazo de inscrição para quem deseja solicitar a isenção ou redução da taxa de inscrição para o Vestibular FUVEST 2014.

Segundo o documento, a inscrição continua sendo realizada através do site http://www.fuvest.br/, no entanto, a data limite foi alterada para 10 de agosto de 2013, o que antes havia sido estipulada até 02 de agosto de 2013. Dessa forma, para aqueles que pretendiam prestar o vestibular, e que tentariam sua inscrição através do projeto de isenção total/ redução da taxa de inscrição para o exame, não terão mais desculpa, pois o prazo, que já era longo, foi estendido. 

Além da alteração da data de inscrição, o prazo que havia sido estipulado para o envio dos documentos, os quais comprovariam a situação declarada pelo candidato, também foi prorrogado.  Sendo assim, os documentos, juntamente com a ficha SAS/USP deverão ser enviados para a FUVEST, até 12 de agosto de 2013, a data máxima de postagem nos correios.

Já para o candidato que solicitar a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, a SAS/USP também retificou o valor máximo da renda individual, de R$ 1.478,00 para R$ 1.356,00. A SAS/USP disponibilizará seu e-mail, isento2014@usp.br, para atender os candidatos que possuírem alguma dúvida, até as 23h30min do dia 10 de agosto de 2013. Para maiores informações, basta acessar o site da FUVEST. 

Por Karen Regina Igari


De acordo com informações divulgadas, a Universidade Federal  da Bahia, UFBA,  adotará a partir de 2014 o Sistema de Seleção Unificado, mais conhecido como Sisu. Dessa forma, os candidatos interessados em ingressar nesta universidade, que é uma das maiores do país, deverão participar do Enem 2013 e se inscrever no Sisu.

Os candidatos que adotarem esta norma,  terão grandes chances de se tornarem alunos da UFBA.

O anúncio foi feito pela assessoria da instituição, na quarta-feira (19/06). A seleção será 100% feita pelo Sisu e as regras e debates sobre esta decisão serão discutidos pela reitora da universidade e do Conselho Acadêmico de Ensino.

A UFBA é mais uma das universidades que estará utilizando as notas do Enem para a seleção de seus candidatos. Este tipo de seleção torna o acesso ao ensino superior mais democrático e possível, uma vez que o Enem é acessível para todos, e o número de candidatos que se inscrevem no exame é maior a cada ano.

As inscrições para o vestibular da UFBA para 2014 ainda não foram divulgadas, mas serão em breve.

Mais informações sobre esta decisão podem ser encontradas no site da universidade.

Por Celia Jane Santos


Ao final do ensimo médio, todo estudante se depara com uma árdua escolha, escolher uma profissão.Não é fácil se escolher uma carreira antes dos vinte anos de idade, quando chegou minha vez, passei a analisar diversas possibilidades. Pensei em história, filosofia, jornalismo, publicidade, ciência da computação, dentre muitas outras coisas.

Ao final, eu acabei optando por direito, posso dizer que acertei na mosca. Pois bem, o primeiro passo para se escolhar o curso adequado, é observar em quais matérias da escola você tem mais facilidade.

No meu caso, eu não me dava bem com exatas e biológicas, no entanto, sempre me destaca em ciências humanas. Esse foi o meu ponto de partida, pois assim exclui diversos cursos da minha lista. O segundo passo foi analisar as possibilidades que cada profissão me oferecia,isto é, o que eu poderia fazer depois de concluído o curso superior. Nessa fase, eu eliminei quase todas opções, pois descobri que, embora tenha apreço por muitos cursos superiores, eu não me imaginava atuando nas carreiras que elas proporcionavam.

Enfim, agora é a hora de você conversar com pessoas que cursam o curso desejado, bem como profissionais já formados. Perceba que eu utilizei o termo no plural, o que significa que você não deve conversar com uma única pessoa, mas sim com várias pessoas. Lembre-se que sempre terão pessoas que estão infelizes em todas as áreas, logo, estas com certeza vão te desestimular, da mesma forma que as pessoas que se deram bem vão te estimular, portanto, é importante avaliar os dois lados.

Por Renan Valmeida do Nascimento


A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) tornou público o processo para a isenção de pagamento referente à taxa de participação do vestibular de 2014 da instituição. O prazo para a isenção da cobrança do vestibular da USP termina no dia 2 de agosto, porém é bom se apressar devido às exigências da instituição.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 130, cobrada no vestibular de 2012 nem sempre pode ser paga por candidatos de baixa renda. Assim foi elaborado o programa que incentiva o aluno a participar do vestibular.

Podem solicitar a isenção, os candidatos que comprovarem renda individual (no caso daqueles que moram e se sustentam sozinhos) ou renda máxima por pessoa da família. Para isso é necessário somar toda a renda familiar e dividir pelo número de moradores. Caso o valor seja inferior a R$ 998 por pessoa, o candidato tem isenção total do valor da inscrição. Também podem solicitar o desconto de 50%, os candidatos que possuírem renda familiar de R$ 1.920.

O interessado deve enviar os pedidos para o e-mail: isento2014@usp.br. O candidato deverá apresentar os documentos e formulários que comprovem a renda e ainda podem receber uma visita surpresa da Divisão de Promoção Social da SAS/USP. Eles irão avaliar a situação socioeconômica da família para concretizar o pedido.

Por Robson Quirino de Moraes


A principal faculdade de Comunicação Social de São Paulo e uma das melhores do país, segundo o Guia do Estudante, a Faculdade Cásper  Líbero, divulgou a data de seu vestibular no final do ano, que acontecerá no dia 15 de dezembro.

Como possui apenas um vestibular por ano, e não dois como na maioria das faculdades particulares de São Paulo, sua prova gera muita expectativa aos vestibulandos. Tendo como principal e mais concorrido o curso de Jornalismo, que oferece 100 vagas para o período matutino e 100 para o noturno. A Cásper Líbero oferece também os cursos de Rádio e TV, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Por ser uma prova voltada para a área de comunicação, o vestibular da Cásper Líbero não possui matérias como física, química ou biologia, porém a parte gramatical é cobrada com rigor. 

Sua prova é composta por 50 questões interdisciplinares, divididas em blocos, sendo que as questões fáceis, médias e difíceis possuem peso 1, 2 e 3, respectivamente, além de uma redação, a qual equivale a 50% da nota final.

As inscrições para o vestibular estarão disponíveis no site da faculdade a partir do dia 14 de outubro até o dia 25 de novembro de 2013.

Por Danilo Lacalle


A Fundação Universitária para o Vestibular, Fuvest, responsável pela realização de exames vestibulares de escolas de nível superior do Estado de São Paulo, tornou público seu calendário completo para o exame vestibular de 2014. A partir do dia 23 de agosto os candidatos poderão fazer suas inscrições; as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 24 de novembro.

Além de outras datas importantes, as principais são estas:

 – Agosto: Dia 1º estará disponível o Manual do Candidato, através do site www.fuvest.br; dia 23 inicia-se as inscrições.

 – Setembro: Dia 9 será o último dia para inscrições.

 – Outubro: Do dia 13 ao 18 serão realizadas as provas de habilidades específicas, para as carreiras de músicos.

 – Novembro: Dia 04 sairá o resultado das provas de habilidades específicas, com os respectivos aprovados; no dia 24 serão realizadas as provas da primeira fase geral.

 – Janeiro de 2014: Do dia 05 a 07 serão realizadas as provas da segunda fase.

 – Fevereiro de 2014: Dia 1º sairá a convocação dos aprovados em primeira chamada.

Já é grande o movimento dos candidatos nas redes sociais, o que mostra o quão importante é a divulgação do supracitado calendário, que dá ao interessado uma noção de quanto tempo tem até a data das provas, e se precisa ou não aumentar o seu ritmo de estudos.

Por Vinicius Cunha


A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), uma das mais conceituadas universidades públicas do Brasil, conta com uma grande oferta de cursos de graduação e pós-graduação e uma equipe de professores formada por mestres, doutores e pós-doutores. Ser aprovado em um processo seletivo de uma universidade como esta é a garantia de que o futuro da vida profissional e acadêmica será de grande sucesso. Por isso, que tal começar a se preparar para o processe seletivo UFTM 2014?

Ainda não foram informados quando estarão abertas as inscrições, o valor da taxa de inscrição, o calendário de matrículas, entre outros dados importantes. No entanto, as mudanças para o vestibular 2014 da UFTM já estão confirmadas.

Entre as mais destacadas, está a adesão ao Sistema Informatizado do Ministério da Educação (SiSU), sistema que separa algumas vagas, de vários cursos da instituição, para alunos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A universidade ainda vai separar 50% das suas vagas para seguir a Lei de Cotas, oferecendo para negros e índios uma maior chance de estudar o curso que desejam em uma das melhores universidades públicas do Brasil.

Mais informações no site www.uftm.edu.br.

Por Michelle de Oliveira


A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) já se pronunciou sobre a realização do seu processo seletivo 2014. A entidade educacional ainda não informou em maiores detalhes quando serão iniciadas as inscrições, mas já foi ao menos citado que continuará oferecendo centenas de vagas em nível superior para as áreas de humanas, exatas, saúde, entre outras.

Importante é já saber que as inscrições podem ser feitas pelo site da UERJ, onde o candidato vai preencher um formulário digital até que seja gerado um boleto eletrônico, referente à taxa de inscrição.

O processo seletivo é feito através de provas objetivas, que visam testar os conhecimentos com questões de múltipla escolha. A maioria das vezes, as provas começam às 9h  e sempre têm duração de quatro horas para que o candidato responda todas as questões (incluindo passar as respostas para o caderno de respostas).

Levam algumas semanas, após o término das provas, para que o resultado da UERJ saia, mas, para quem já está se preparando para o vestibular 2014, a expectativa é contar com o nome na lista de aprovados e assim fazer o curso de nível superior em uma das instituições de ensino superior mais respeitada do Brasil. Alguns dos cursos oferecidos pela UERJ são: Administração, Enfermagem, Direito, Medicina, Ocenaografia, Economia, Serviço Social, Nutrição, História, Letras, entre outros.

Por Michele de Oliveira


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a lista de livros considerados leitura obrigatória aos candidatos ao Vestibular 2014.

A lista pode ser consultada no site da Comissão Permanente de Vestibular (COPERVE) no endereço coperve.ufsc.br.

Algumas obras de autores como Cruz e Souza e Machado de Assis já são de domínio público e no próprio site a Coperve divulga os links para visualização e download das obras em versão completa. O Livro/Peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, também está disponível no site do autor de forma gratuita e o link também está relacionado no site da Comissão.

É recomendada pela Coperve a leitura integral das obras bem como sua análise e interpretação. Aspectos sobre os gêneros literários destas leituras também são de grande importância. Os contextos histórico, social, cultura e estéticos das obras merecem atenção dos estudantes candidatos e podem cair nas provas.

O Edital para o Vestibular da UFSC para candidatos às vagas em 2014 ainda não foi divulgado, sendo normalmente publicado nos meses de julho a setembro, com todas as demais informações.

As provas ocorrem tradicionalmente no final do mês de dezembro todos os anos.

Por Bruno Hardt


A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) responsável pela organização do vestibular da USP, divulgou que o Conselho de Graduação da Universidade não alterou a lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2014 em relação aos exigidos no último ano.

As obras podem ser cobradas na prova de vestibular por meio de análises, interpretações, conhecimento dos clímax da história, relação com algum acontecimento histórico, entre outros.

As mesmas obras serão cobradas pelo processo seletivo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Segue a relação de obras:

A leitura completa das obras é imprescindível para o bom rendimento da prova.

Por Marina Totina de Almeida Lara





CONTINUE NAVEGANDO: