A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) reabriu as inscrições para o Vestibular 2012, que havia sido suspenso por decisão do Tribunal de Contas de Alagoas.

O processo seletivo disponibiliza 1.080 vagas distribuídas entre 32 cursos de graduação, sendo que 50% delas são destinadas a candidatos que cursaram o Ensino Médio e Fundamental em instituição pública.

A Uneal possui campi em São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

Quem quiser participar do Vestibular deve se inscrever até o dia 1º de novembro, através do endereço eletrônico vestibular.uneal.edu.br, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 76.

Segundo a organizadora, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), não será aberto novo período para solicitação de isenção da taxa de inscrição. A lista de isentos permanece a mesma.

A partir do dia 07 de janeiro de 2013, os candidatos poderão consultar os locais das provas, que estão previstas para os dias 13 e 14 de janeiro.

No dia 18 de fevereiro serão divulgados o resultado final e o cronograma de matrículas.

Por Andrea Gomes 


Quem está interessado em participar do Vestibular EaD 2012 da UFSCar já pode se inscrever. Isso porque as inscrições foram abertas no último dia 4 de setembro. Vale lembrar que a data limite de inscrição é 24 de setembro.

O vestibular EaD disponibiliza aos candidatos 770 vagas voltadas para os cursos (a distância) de Tecnologia Sucroalcooleira, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação e Educação Musical. Para participar o candidato deverá realizar sua inscrição via internet por meio do seguinte endereço eletrônico: ssl.vunesp.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 100,00.

Segundo o que foi divulgado, as provas deverão ser aplicadas no dia 21 de outubro de 2012.

As cidades onde os cursos serão ministrados são as seguintes: Jales, São José dos Campos, Jaú, Itapevi, Itapetininga, Guarulhos, Franca, Tarumã, São Carlos, Bálsamo, Barretos, Cubatão e Araras.

De acordo com a página da Fundação Vuenesp quem estudou todo o ensino médio em escola pública terá 40% das vagas totais. Ou seja, um número de vagas que chega a 308.

Para obter mais informações acesse o site www.vunesp.com.br.

Por D. Soares


Os dois dias de provas dos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) registraram a falta de 19,2% dos inscritos. O índice de abstenção absoluto fechou em 839 faltantes de um total de 4.363 candidatos.

O número foi divulgado pela própria universidade. De acordo com a UFPE, os testes foram realizados com tranquilidade, sendo esta a terceira vez em que o vestibular de meio de ano é realizado. No entanto, ele é destinado somente aos cursos pertencentes à área de Engenharia.

Os testes foram aplicados no domingo (08/07) e na segunda (09/07). No domingo, as provas tinham perguntas sobre língua portuguesa e matemática. Outras disciplinas específicas tiveram suas perguntas feitas na prova de segunda-feira.

No total, os candidatos estão concorrendo a 320 vagas. O gabarito e as provas já foram divulgadas pela UFPE no site da instituição. É importante ressaltar que a UFPE também utiliza na contagem do resultado final as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O resultado final com a lista dos aprovados será divulgada no dia 22 de julho. As matrículas deverão ser realizadas nos dias 24 e 25 do mesmo mês. Outras chamadas serão realizadas no dia 27 de julho (com matrícula em 31 de julho), e no dia 2 de agosto, (com matrículas sendo realizadas no dia 6 do mesmo mês).

As aulas deverão começar no dia 6 de agosto.

Por Matheus Camargo


O vestibular da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) foi suspenso por determinação judicial. O motivo é a suspeita de fraude na realização do certame. Como a decisão é liminar, a instituição de ensino superior pretende recorrer.

As provas do processo de seleção foram aplicadas em junho e o resultado deveria ter sido publicado na quarta-feira (04/07), mas a decisão da justiça impediu que a lista de aprovados fosse informada.

A denúncia de fraude foi feita pela Defensoria Pública, que alegou que muitos candidatos se sentiram lesados no processo do vestibular. Entre os indícios de fraude apontados estão a frouxidão da fiscalização dos candidatos e informações de professores de que a prova teria vazado antes de ser aplicada. Inclusive, um professor que fez a denúncia à Defensoria Pública alega que vários outros docentes foram procurados para resolver as questões no dia anterior ao da prova. Com isso, a Defensoria quer coletar mais indícios e, então, pedir a anulação do processo de seleção.

O Defensor que fez a denúncia ainda informou que, dependendo do grau de denúncias, os envolvidos podem responder por crime civil e criminal, com pena de até quatro anos de prisão.

Por Matheus Camargo


Foi divulgado na terça-feira (03/07) o gabarito do vestibular da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Além das respostas corretas, também foram publicados os cadernos de provas. O gabarito e as provas podem ser consultados pelo site www.espm.br.

As provas do vestibular foram aplicadas no domingo (1º/07) nas cidades de Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP), além da cidade de São Paulo. Os cursos disponibilizados são: Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design e Administração.

Os testes realizados no domingo contaram com uma prova de Conhecimentos Gerais, que possuiu 80 perguntas de múltipla escolha. Os estudantes também tiveram que fazer a prova de redação.

A lista de aprovados em primeira chamada será publicada no dia 9 de julho. A matrícula deverá ser feita em seguida e os candidatos devem levar todos os documentos pedidos em edital para poder efetivar a inscrição na graduação.

A ESPM surgiu em 1951 e tinha o objetivo de somente formar publicitários. No entanto, a instituição abriu outros cursos de nível superior, tornando-se uma escola de excelência no ensino de Gestão, Negócios, Marketing e Comunicação.

Por Matheus Camargo


O vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) já teve o seu gabarito divulgado. A prova foi aplicada no domingo (1º/07) e o processo de seleção contou com cerca de 35 mil candidatos inscritos em todo o Estado.

Assim como o gabarito, o caderno de provas também foi divulgado pela instituição de ensino superior. Os candidatos do vestibular já podem fazer a consulta diretamente pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Estavam disponíveis 11.895 vagas neste vestibular das Fatecs. As vagas estavam distribuídas por 55 unidades da instituição. No momento da inscrição, o candidato poderia se inscrever em até dois cursos ou em um curso em dois períodos de aula diferentes. Na relação candidatos por vaga, o curso mais concorrido foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com índice de 11,95.

O resultado do vestibular das Fatecs será divulgado em 20 de julho. A matrícula dos convocados em primeira chamada está prevista para os dias 23 e 24 de julho. Uma segunda chamada deverá ser feita já no dia 25 do mesmo mês. As aulas começam no segundo semestre de 2012.

Por Matheus Camargo


A Facitec – Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas de Taguatinga no Distrito Federal está com vestibular agendado.

Os candidatos que quiserem participar deste vestibular serão devidamente selecionados por meio de provas objetivas.

Essas mesmas provas serão compostas da seguinte maneira:

30 questões sobre  temas que englobam o Português, a Matemática e ainda Conhecimentos Gerais e Atualidades. Haverá também uma prova de redação (dissertativa) cuja função é a de avaliar a capacidade do candidato para a produção de textos, levando-se em consideração a linha lógica de pensamento e o domínio da língua portuguesa.

Os interessados em participar do vestibular da Facitec terão a oportunidade de realizarem suas inscrições até a data limite de 20/07/2012. Com relação as provas, as mesmas serão aplicadas entre os dias 07/05/2012 e 21/07/2012.

De acordo com o site da Facitec, apenas o dia da prova poderá ser agendado.

O horário de atendimento ao candidato que quiser agendar a prova é o seguinte : De segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h até as 14 h.

As provas terão um período de duração de 3 horas. A apresentação de documentos tais como RG ou CNH também é necessária.

Por Denisson A. Soares


O vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) teve apenas 7,21% de abstenção, o que representou a falta de pouco mais de seis mil inscritos no processo de seleção. As provas foram feitas no domingo (17/06) e a instituição já divulgou os gabaritos das provas aplicadas através do site www.uerj.br.

No teste realizado no domingo, os candidatos responderam a questões que envolviam as áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. A correção das provas será feita e os alunos receberão conceito A se acertarem 70% ou mais de perguntas (recebendo como prêmio 20 pontos para a prova discursiva), conceito B se o acerto for entre 60% e 70% (prêmio de 15 pontos), conceito C se acertar de 50% a 60% (com bônus de 10 pontos) e conceito D entre 40% e 50% de acertos (bônus de cinco pontos). O candidato que obter menos de 40% de acertos será automaticamente reprovado do vestibular.

A lista de convocados para a segunda etapa de provas será publicada em 25 de junho, sendo que a segundo exame terá o prazo de inscrições aberto entre 3 e 25 de julho. O teste será aplicado em 16 de setembro e conterá perguntas sobre Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, além da Redação. A vantagem de fazer os dois exames de qualificação é o fato de o candidato poder utilizar a melhor nota para a última fase.

Por Matheus Camargo


Depois das suspeitas de fraude ocorridas no Vestibular de Medicina, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) optou pelo cancelamento da prova do processo de seleção 2012/2. A decisão saiu logo no dia seguinte ao da realização do teste.

Ainda na segunda-feira (dia 4 de junho), dia de aplicação da prova, duas pessoas foram detidas por terem apresentado documentos falsos e terem realizado o teste no lugar dos reais candidatos para poder beneficiá-los. O caso foi descoberto no momento em que os candidatos falsos tiveram que fazer a verificação da digital.

De acordo com as informações divulgadas pelo delegado que investiga o caso, Murilo Polati, uma das pessoas presas é uma mulher que já possui passagens pela polícia por falsificação de documentos, além de também ter sido condenada por estelionato, formação de quadrilha e falsificação de sinal identificador de veículos. O delegado ainda informou que a mulher receberia R$ 8 mil para fazer a prova no lugar do real candidato. O rapaz detido preferiu não falar sobre o valor que receberia.

Assim que o caso foi descoberto, a Polícia Civil recomendou que o vestibular fosse cancelado, porque outras pessoas podem estar envolvidas na fraude. Aliás, os dois presos fariam parte de uma quadrilha cujo objetivo era fraudar concursos e vestibulares por todo o país.

Neste certame, 3.800 candidatos concorriam a 40 vagas. Ainda não foi anunciado pela PUC Goiás o que será feito com os candidatos prejudicados, se a data da prova será remarcada ou se eles receberão de volta o pagamento da taxa de inscrição.

Fonte: PUC Goiás

Por Matheus Camargo


A PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) já está com as inscrições abertas para o seu Vestibular de Inverno 2012.

Os interessados em participar do certame poderão realizar as inscrições no período de 10 de maio a 21 de junho, no site www.puc-campinas.edu.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 107,00 para os cursos de graduação e de R$ 53,00 para os cursos tecnológicos.

As provas serão realizadas no dia 7 de julho de 2012. Para os candidatos aos cursos de Medicina e Direito, haverá uma prova específica no dia 6 de julho.

No dia 19 de julho será divulgada a lista de candidatos aprovados.

A matrícula para quem for aprovado nas provas acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, das 9:30 às 19:00.

No site acima informado você poderá encontrar todas as informações, orientações para a prova, caderno de redação e também as provas anteriores.

Por Russel


A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, lançou na segunda-feira (dia 2 de abril) o manual do candidato para os estudantes que pretendem fazer o vestibular de inverno da instituição.

Ao todo, são ofertadas 1.488 vagas em mais de 60 opções de cursos de nível superior. Do total de vagas, 286 são destinadas às cotas sociais, atendendo alunos que tenham cursado todos os anos do ensino fundamental e médio em escolas públicas e cuja renda da família não ultrapasse 1,5 salário mínimo.

A inscrição deve ser feita somente pela internet, pelo site www.vestibular.uem.br, até 25 de abril. A taxa de participação custa R$ 90,00, mas pode-se pedir isenção do valor até o dia 4 de abril, quarta-feira.

Os testes do vestibular serão aplicados entre os dias 8 e 10 de julho, com provas sempre pela manhã, das 8:50 às 13:00. Os exames serão realizados nas seguintes cidades: Maringá, Campo Mourão, Apucarana, Cidade Gaúcha, Goioerê, Cianorte, Paranavaí, Umuarama e Ivaiporã.

O resultado será divulgado no dia 31 de julho, mas as aulas começarão somente no ano que vem, em fevereiro.

As matrículas serão realizadas de 5 a 7 de janeiro de 2013.

Fonte: UEM

Por Matheus Camargo


Quem quer prestar vestibular em agosto de 2012 já pode ir se preparando. A Unesp divulgou o calendário de vestibular de meio do ano.

As inscrições podem ser feitas de 16 de abril a 10 de maio de 2012, também pelo site. Os interessados socioeconomicamente carentes que precisarem de isenção ou para os que se encaixarem no perfil de redução de taxa de inscrição (Lei Estadual nº 12.782/07), cujo valor é de R$ 110,00, podem fazer tal solicitação entre os dias 9 e 12 de abril de 2012, pelo site da Vunesp.

As provas também já têm dias definidos. A primeira fase ocorrerá dia 3 de junho de 2012 (Conhecimentos Gerais). Os resultados da prova e a lista dos convocados para a segunda fase sairão dia 15 de junho.

A segunda fase ocorrerá em dois dias: 23 e 24 de junho de 2012. No dia 23, a prova será sobre ciências da natureza, ciências humanas e matemática. No dia 24, será a vez de linguagens e redação.

A divulgação da lista de aprovados sairá no dia 12 de julho de 2012.

Para obter mais informações, os candidatos devem acessar o seguinte link: www.vunesp.com.br.

Por Christiane Suplicy Curioni


Os vestibulandos que esperavam ansiosos pela divulgação dos resultados do vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) receberam, na tarde do dia 20 de janeiro, as listas classificatórias.

Entre os inscritos que realizaram as provas, foram selecionados 5.290 candidatos e a divulgação está fixada na reitoria da Universidade, no campus localizado no centro.

No dia 21 de janeiro novas informações serão divulgadas. A partir deste dia os candidatos aprovados poderão consultar, no site da própria Universidade, o horário e período que deverão comparecer na Universidade para a entrega dos documentos exigidos. E a partir do dia 24 de janeiro a 8 de fevereiro, aqueles que foram aprovados devem ir ao Departamento de Controle e Registro Acadêmico, localizado na Avenida Paulo Gama, 110, no Campus do Centro, para entregar o restante da documentação exigida. Assim, a matrícula se dará nas unidades de cada curso, nos dias 14 e 15 de fevereiro.

A não entrega dos documentos ou o não comparecimento nas datas e locais indicados acarretarão na perda da vaga.

Mais informações podem ser encontradas no site da Universidade, no link do calendário acadêmico.

Por Patrícia Oréfice


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2012 da Uniara (Centro Universitário de Araraquara), e devem ser realizadas no site da universidade (www.uniara.com.br/vestibular), ou de forma presencial, na própria instituição, até o dia 16 de janeiro de 2012.

As provas serão aplicadas em data provável de 21 de janeiro de 2012, na Uniara (Rua Carlos Gomes, nº 1338, centro de Araraquara).

Conheça os cursos oferecidos pela universidade no vestibular 2012:

  • Terapia Ocupacional, Sistemas de Informação, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Pedagogia, Odontologia, Nutrição, Design de Moda, Jornalismo, Gestão de Recursos Humanos, Fisioterapia, Farmácia, Eventos, Estética e Cosmética, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia Civil, Engenharia Bioenergética, Engenharia Agronômica, Enfermagem, Educação Física, Economia, Direito, Design Digital, Biomedicina, Biologia, Arquitetura e Urbanismo e Administração.

Quem tiver dúvidas sobre os cursos oferecidos ou sobre o vestibular poderá obter mais informações no site da instituição (citado anteriormente), entrar em contato pelo telefone 0800 55 65 88, através do e-mail secmarketing@uniara.com.br ou ainda pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 12h.

Por Suelen Diniz Wagner


Ontem, dia 13 de dezembro, foram encerradas as aplicações das provas do Vestibular 2012 da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As provas do último dia contemplaram 40 questões (de múltipla escolha) sobre conhecimentos específicos da área desejada.

Segundo a instituição, mais de 16 mil candidatos eram esperados para realizar as provas do último dia.

Os candidatos que realizaram as provas podem verificar o gabarito das mesmas através deste link.

O Resultado Final do Vestibular será divulgado pela UEM no dia 13 de janeiro do próximo ano. Já as matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas entre os dias 13 e 16 de janeiro.

Alunos que tiverem qualquer dúvida em relação a seleção, devem consultar o Manual do Candidato. Mais informações também podem ser obtidas através do site www.vestibular.uem.br.

Vale lembrar que este ano cerca de 19 mil candidatos (entre cotistas e não cotistas) se inscreveram para disputar uma das 1.548 vagas oferecidas pela instituição. O curso de medicina foi o mais concorrido, com uma concorrência de 137 candidatos/vaga (para não cotistas) e 82,7 candidatos/vaga (para cotistas).


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos (SP), realiza nesta terça-feira (13/12) a aplicação das provas do Vestibular 2012, finalizando na sexta-feira (16/12).

A realização do exame começará às 8h (horário de Brasília) em 22 cidades do país: São Paulo, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, São José dos Campos, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Campinas, Manaus, Natal, Recife, São José do Rio Preto, Londrina, Belém, Fortaleza, Ribeirão Preto, Juiz de Fora, Curitiba e Porto Alegre.

Para realização da prova os candidatos deverão estar munidos de RG atualizado, caneta esferográfica preta, lápis, borracha macia, régua e caneta de ponta porosa preta.  

Será aplicada na terça-feira a avaliação contendo a disciplina de Física, na quarta-feira será Língua Portuguesa e Inglês, na quinta-feira Matemática e na sexta-feira, último dia de provas, os candidatos farão a prova de Química.

Para o exame se inscreveram 9.334 candidatos, que concorrem as 130 vagas oferecidas para os cursos de graduação em Engenharia nas especialidades de Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. Do total geral de candidatos inscritos, 4.248 optaram pela carreira militar, 4.101 não optaram e 985 são treineiros. O concurso também teve inscrição significativa de mulheres, somando 2.368 inscritas.

Dentre os cursos oferecidos pela instituição o de Engenharia Aeronáutica é o mais disputado, com um total de 2.616 candidatos, seguido da Engenharia Mecânica-Aeronáutica, com 1.631 inscritos.

O resultado do vestibular do ITA está agendado para o dia 30 de dezembro.

Por Aline Gomes


O Centro Universitário Curitiba abre as inscrições do processo seletivo para 14 cursos. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e o candidato pode escolher o melhor dia para fazer a prova agendada, que será realizada sempre às terças-feiras, até o dia 20 de dezembro de 2011, ou entre o dia 10 e 31 de janeiro de 2012 em dois horários: às 9h ou às 17h30.

Para a avaliação são consideradas as seguintes informações: Análise do currículo (o candidato deverá protocolar a documentação pertinente à análise de currículo nas centrais de atendimento do Unicuritiba), entrevista e a prova, com duração de 2 horas, que terá redação e 10 questões de conhecimentos gerais. O resultado sai em até 24 horas.

Direito e Relações Internacionais são os cursos que não participam da prova agendada. Os interessados no Curso de Direito deverão fazer a prova de transferência em 12 de janeiro, das 19h às 21h, no Campus Milton Vianna Filho (Rua Chile, 1.678 – Rebouças – Curitiba). A inscrição para a transferência também deverá ser feita pelo site e custa R$ 50,00.

As inscrições vão até o dia 8 de janeiro de 2012 pelo site www.unicuritiba.edu.br e o resultado sai no dia 18 de janeiro.

Para os demais cursos, Bacharelados e Superiores em Tecnologia, as inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro.

Mais informações: www.unicuritiba.edu.br ou (41) 3213-8770.

Por Suzane Araújo


A Faculdade Fundetec resolveu fazer um processo seletivo diferente para o ano de 2012. Quem quiser se inscrever para prestar vestibular para algum de seus cursos de graduação tecnológica não pagará taxa alguma para isso.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Faculdade, localizada na Alameda Nothmann, 598 – Campos Elíseos – São Paulo (SP).

As provas de múltipla escolha e redação acontecem no dia 10 ou 11 de dezembro de 2011. O candidato pode realizar uma boa ação levando no dia da prova um brinquedo novo ou em bom estado para doação. A iniciativa pretende ajudar uma instituição que será escolhida por votação no site da própria faculdade.

No Processo Seletivo Solidário 2012, a Fundetec oferece os cursos de Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Telecomunicações, Gestão de Turismo, Hotelaria, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Os cursos têm duração de dois anos ou dois anos e meio.

Para ter mais informações sobre o processo seletivo, acesse o site da faculdade ou entre em contato pelo telefone (11) 3222-6969.

Por Mayara Martins


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2012 da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e as mesmas deverão ser realizadas até o dia 7 de dezembro no site da universidade (www.uscs.edu.br/vestibular) ou de forma presencial, até o dia 8 de dezembro, nos locais indicados no manual do candidato. O valor da taxa para participação no exame vestibular é de R$ 40,00.

A prova deverá ser aplicada em 10 de dezembro, com início às 14 horas.

Conheça os cursos oferecidos pela universidade no vestibular 2012:

– Escola de Graduação Tecnológica:

  • Processos Gerencias (Pequenas e Médias Empresas), Gestão Ambiental, Marketing (de Varejo), Logística, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Qualidade, Gestão Comercial (e Serviços), Sistemas para Internet (Web Design), Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação;

– Escola de Saúde:

  • Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Educação Física;

– Escola de Computação:

  • Sistemas de Informação e Ciências da Computação;

– Escola de Direito:

  • Direito;

– Escola de Educação:

  • Pedagogia (Licenciatura);

– Escola de Comunicação:

  • Radialismo (Rádio e TV), Jornalismo e Publicidade e Propaganda;

– Escola de Negócios:

  • Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração e Administração – Comércio Exterior.

Os resultados serão divulgados no dia 13 de dezembro no site da instituição.  O início das aulas está previsto para 1º de fevereiro de 2012.

Acesse o manual do candidato para obter mais detalhes.

Por Suelen Diniz


Já foram abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da FIA (Fundação Instituto de Administração). Pagando o valor de R$ 90, os interessados em ingressar na instituição no primeiro semestre de 2012 podem fazer a inscrição através do site da FIA (www.fia.com.br). O período de cadastro ficará aberto até a data de 30 de novembro de 2011.

O objetivo da seleção é preencher as vagas disponíveis para o curso de administração.

Com relação à prova de conhecimentos do certame, ela deve ser aplicada para todos os candidatos na data de 03 de dezembro de 2011, a partir das 10 horas. Ela acontecerá na Unidade Educacional Butantã (R. José Alves de Cunha Lima, número 172).

O teste será composto por uma redação, além das questões de matemática, raciocínio lógico, língua portuguesa, língua inglesa, geografia, história e atualidades.

O resultado final será divulgado no dia 07 de dezembro de 2011, a partir das 16 horas. Os aprovados no vestibular de verão deverão realizar as matrículas entre as datas de 13 e 14 de dezembro de 2011.

Mais detalhes podem ser conferidos através do Edital de Abertura.


No Rio de Janeiro,  O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) anuncia as inscrições para o seu Vestibular Agendado com ingresso no primeiro semestre de 2012.

Há chances para as áreas de ciências biológicas, ciências da computação, administração, ciências contábeis, engenharia ambiental, enfermagem, direito, engenharia de produção, fisioterapia, farmácia, matemática, medicina veterinária, pedagogia e odontologia.

A sua inscrição pode ser feita através do site da Unifeso (www.unifeso.edu.br). A taxa de participação tem o valor de R$ 30.

Depois de realizar a inscrição, você deverá comparecer na Segen, em dias úteis, das 09h até às 19h, levando o comprovante de cadastro, histórico escolar, cópia da identidade, CPF e caneta na cor preta ou azul, para a realização da Redação.

O resultado do seu exame sairá 72 horas depois da realização deste, no site da Unifeso.

Você também pode utilizar a suas notas obtidas no Enem para o ingresso na instituição.

Para obter mais detalhes sobre o Vestibular Agendado telefone para (21) 2641 7111 ou envie um e-mail para vestibular@feso.br.

Clique aqui para consultar o edital. 


Em São Paulo, o Centro Universitário Senac anuncia a abertura das inscrições para o Vestibular de Verão 2012. Há chances para cursos de bacharelado, tecnologia, engenharia e licenciatura.

No primeiro semestre do ano que vem a instituição vai oferecer novos cursos como: administração (bacharelado), engenharia de produção, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em sistemas para internet, engenharia da computação, educação física (bacharelado e licenciatura), fisioterapia, tecnologia em radiologia e tecnologia em gestão hospitalar.

As aulas serão ministradas entre os campi do Centro Universitário Senac em Águas de São Pedro e Campos do Jordão (interior paulista), além de Santo Amaro (zona sul de São Paulo) . 

Os interessados em participar do vestibular podem realizar a inscrição através do site do Senac (www.sp.senac.br/vestibular). Para concretizar o seu cadastro o candidato deverá efetuar o pagamento de uma taxa de participação no valor único de R$ 80.

De acordo com os detalhes contidos no Manual do Candidato, a prova de conhecimentos será aplicada em 03 de dezembro de 2011. O resultado final estará disponível em 12 de dezembro. Os aprovados deverão efetuar as matrículas entre os dias 16 e 17 do mês que vem. 

Mais detalhes sobre os cursos, entre outras informações no site – www.sp.senac.br/vestibular.


No Rio Grande do Sul, a Univates (Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior) começou a receber as inscrições para o Vestibular de Verão 2012.

A instituição oferta mais de 40 opções de cursos, sendo que para este ano há as novidades de: tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em redes de computadores, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gastronomia e engenharia química.

Para os interessados em participar do certame, a inscrição pode ser realizadas pelo portal da Univates (www.univates.br/vestibular) até 12 de dezembro de 2011, às 23h59.  Pessoalmente o cadastro pode ser feito no Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 do campus de Lajeado (Rua Avelino Tallini, 171 – Bairro Universitário) das 07h30 até ás 22h30, ou então na Secretaria do campus de Encantado (Rua São José, 1655 – Bairro São José) das 19h até às 22h.

O custo da sua inscrição fica no valor de R$ 40. Para o certame da Univates, a prova está marcada para a data de 18 de dezembro de 2011, com duração das 13h30 até às 18h30.

Para mais informações você pode ligar para o 0800 707 0809 ou enviar um e-mail para vestibular@univates.br.

Demais informações no edital de abertura. No documento você confere todos os cursos disponíveis na Univates.


Em Guarapuava, no Estado do Paraná, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) começou a aceitar as inscrições para o seu Vestibular de Verão 2012, no dia 16 de novembro (quarta-feira).

Para os candidatos que tenham o interesse em participar do certame, o cadastro pode ser feito até a data de 08 de dezembro de 2011, acessando o site da Unicentro (www.unicentro.br/vestibular). O Manual do Candidato aponta que o interessado deverá efetuar o pagamento de uma taxa de participação no valor de R$ 80. A fatura deve ser paga até o final do expediente bancário do dia 12 de dezembro.

O período de provas do vestibular da instituição acontecerá entre os dias 15 e 16 de janeiro de 2012. O resultado final deve ser disponibilizado para os candidatos a partir do dia 1º de fevereiro do ano que vem. De 1º de fevereiro até 30 de março, você acompanhará na internet o Boletim de Desempenho.

Acesse o Manual do Candidato.

Cursos oferecidos: administração, farmácia, agronomia, matemática, filosofia, medicina veterinária, arte-educação, física, nutrição, pedagogia, fisioterapia, ciências da computação, fonoaudiologia, psicologia, publicidade e propaganda, serviço social, turismo, engenharia ambiental, letras espanhol, letras inglês, engenharia de alimentos, engenharia florestal, jornalismo, secretariado executivo, química (bacharelado e licenciatura), entre outros.


No Estado de Goiás, a Faculdade de Jussara (FAJ) informa para os interessados que as inscrições para o seu Vestibular de Verão 2012 ficarão abertas até a data de 25 de novembro de 2011. Há vagas para as áreas de administração (100 vagas), ciências contábeis (80 vagas), direito (100 vagas), tecnologia em gestão comercial (100 vagas).

Caso você tenha o interesse em fazer parte deste processo de seleção, deverá acessar o site da Unifaj (www.unifaj.edu.br) até o dia 25 deste mês. Para quem optar pela inscrição presencial, há possibilidade de efetuar o cadastro na faculdade de Jussara, que está localizada na BR-070 – Km 24 – em Jussara (GO).  Concretize a sua inscrição pagando a taxa de participação no valor de R$ 40.

Fique atento para o dia de aplicação de provas do vestibular da FAJ. O edital dá conta que o teste será aplicado na data de 27 de novembro de 2011.

Se você tem o desejo de utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011-2012, terá que solicitar comparecendo no endereço citado acima.

Confira o edital de abertura para obter mais informações.


O 3° processo seletivo do vestibular de verão 2012 da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) já aceita as inscrições dos interessados em participar do certame. Para obter o ingresso na instituição no primeiro semestre do ano que vem você deve ter êxito nas provas do vestibular que serão aplicadas na data de 11 de dezembro de 2011.

Para realizar a sua inscrição você deve preencher o formulário eletrônico contido no site da Fase (www.fmpfase.edu.br) até o dia 08 de dezembro de 2011. Para o certame em questão as vagas são para os cursos de gestão ambiental, administração, enfermagem, gestão de recursos humanos, nutrição, gestão pública e secretariado.

Para os candidatos que pretendem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso na instituição, a inscrição deve ser feita até o dia 23 de novembro. Para este caso o resultado deve sair no dia 28 deste mês, com matrículas sendo feitas entre 28 de novembro a 22 de dezembro.

Para o exame tradicional o gabarito será divulgado no dia 12 de dezembro. Já o resultado final será apresentado aos candidatos em 16 de dezembro, com matrículas entre 16 do mês que vem até 06 de janeiro de 2012.

Demais detalhes no edital de abertura.


Em Minas Gerais, a Universidade de Uberaba (Uniube) anuncia que o período de inscrição para o seu Vestibular Dezembro – 2011 ficará aberto até o dia 04 de dezembro.  

Os interessados podem efetuar o cadastro através do site da Uniube (www.uniube.br) ou comparecendo na Unidade Uberaba Campus Aeroporto (Avenida Nenê Sabino, 1801); Quiosque Uniube (Shopping Center Uberaba – Avenida Santa Beatriz, 1501); Uniube Uberlândia – Campus Rondon (Avenida Rondon Pacheco, 2000 – Bairro Lídice); ou na Unidade de Araxá (Avenida Amazonas, 295 – Bairro São Geraldo). O custo para realizar o cadastro é de R$ 30, com exceção para Medicina, em que o valor fica em R$ 180.

As provas serão realizadas na data de 10 de dezembro de 2011, das 14h até às 18h30. A divulgação da lista de aprovados no vestibular acontecerá no dia 16 de dezembro de 2011 pela internet.  O período de matrícula fica entre os dias 19 e 21 de dezembro deste ano.

 Para mais informações você pode consultar o Edital de Abertura.

Dentre as chances disponíveis, há os cursos de medicina, educação física, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, psicologia, sistemas da informação, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia da produção, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia química, administração, jornalismo, direito, entre outros. 


Com a oferta de 60 cursos de graduação, a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) anuncia que as inscrições para a sua nova fase do Vestibular Tradicional, com ingresso no primeiro semestre de 2012, já estão abertas.

Para fazer o seu cadastro você deve acessar o site da Unicid (www.unicid.br) e preencher corretamente o formulário eletrônico. Há também a opção de efetuar o cadastro pelo telefone (11) 2178 1212 ou no Centro de Atendimento ao Aluno (endereço no link citado acima).

O período de inscrição ficará aberto até o dia 30 de novembro de 2011. Já a prova deve ser aplicada na data de 03 de dezembro de 2011, a partir das 10 horas.

A primeira chamada com a lista dos candidatos aprovados no Vestibular da Unicid, será divulgada no dia 05 de dezembro, às 19 horas. Para esses candidatos a matrícula acontecerá entre as datas de 06 e 07 de dezembro de 2011, sempre das 10h até às 20h.

As inscrições também estão abertas para as Provas Agendadas e para utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Demais informações no site da Unicid.

Dentre os cursos novos, podemos apontar as áreas de engenharia mecânica, ciências econômicas e artes visuais. Há também as opções de administração, engenharia ambiental, ciências biológicas, enfermagem, educação física, ciências contábeis, direito, engenharia de computação, engenharia de telecomunicações, pedagogia, nutrição, fisioterapia, entre muitos outros.


Na cidade de Osasco, em São Paulo, a Faculdade Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) anuncia que as inscrições para o seu Vestibular de Verão Integrado 2012 já estão abertas. As chances são para estudantes que pretendem cursar as áreas de: administração, pedagogia, além dos cursos de formação tecnológica (gestão hospitalar, gestão comercial e gestão de recursos humanos).

Ficou interessado? Então você pode fazer a sua inscrição acessando o site da FIPEN – www.fipen.edu.br – e preencher de modo correto a ficha de cadastro com todas as informações requisitadas no ato. Depois, o candidato deverá efetuar o pagamento de uma taxa de participação, cujo valor fica estipulado em R$ 25. A prova de conhecimentos deste certame será aplicada na data de 03 de dezembro de 2011 (sábado), a partir das 14 horas.

Demais informações sobre o Vestibular de Verão da FIPEN, você pode conferir no edital de abertura, através do telefone 0800 771 77 44 ou diretamente na instituição de ensino, que fica na Rua Euclides da Cunha, 377 – Osasco (SP). O atendimento no local é disponível nos horários das 14h até às 22h (segunda a sexta) ou então das 08h até às 11h (sábado). 


A Faculdade Canção Nova (FCN), que fica na cidade de Cachoeira Paulista (SP), está recebendo as inscrições para o Vestibular 2012. Estão sendo oferecidas 190 vagas, para os cursos superiores de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo (50), Filosofia (40), Comunicação Social – habilitação em Rádio e TV (50) e Administração (50).

O processo seletivo vai contar com a aplicação de provas objetivas e redação, no dia 11 de dezembro. Os testes conterão questões de geografia, matemática, atualidades, história, língua portuguesa e literatura. Outra possibilidade é tentar o ingresso via notas do Exame Nacional do Ensino Médio, aproveitando o resultado das edições de 2007, 2008 ou 2009 do Enem.

De acordo com o cronograma da instituição, o resultado final está previsto para ser liberado em 16 de dezembro. Os aprovados na 1ª chamada deverão fazer a matrícula nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês. A 2ª chamada será divulgada no dia 22 de dezembro, e os convocados terão o dia seguinte para confirmarem o ingresso na FCN.

As inscrições podem ser feitas na página da FCN (www.fcn.edu.br), até o dia 30 de novembro. A taxa de participação custa R$ 30.

Outras informações podem ser obtidas no edital, via e-mail (faleconosco@fcn.edu.br) ou por meio do telefone (12) 3186-2000.

Por André Gonçalves


A UNICALDAS (Faculdade de Caldas Novas) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2012.1.

Os interessados podem preencher o requerimento de inscrição até o dia 25 de novembro, pelo site www.unicaldas.edu.br. O valor da taxa para participação é de R$ 40,00, exceto para o curso de Direito, que é de R$ 60,00.

Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos para a efetivação da inscrição:

  • Requerimento de Inscrição devidamente preenchido;
  • 2 fotos 3×4 recentes;
  • Cópia autenticada do CPF;
  • Cópia da Cédula de Identidade.

Serão oferecidas no total 680 vagas para este processo seletivo.

Conheça os cursos oferecidos e a quantidade de vagas disponibilizadas em cada um deles: Direito – Noturno (80); Engenharia Ambiental – Noturno (100); Ciências Biológicas – Noturno (100); Ciências Contábeis – Noturno (100); Pedagogia – Matutino (25); Pedagogia – Noturno (100); Administração – Matutino (75); Administração – Noturno (100).

A aplicação da prova deverá acontecer no dia 26 de novembro, a partir das 13h.

A divulgação dos resultados finais deverá ocorrer no dia 29 de novembro.

Para mais informações acesse o site da instituição, citado anteriormente. 

Por Suelen Diniz Wagner


Quem está indeciso sobre qual vestibular prestar ou simplesmente está tentando todos, desesperado para ingressar em alguma faculdade, acaba de ganhar mais uma opção. A Universidade Ibirapuera (UNIB) acaba de abrir as inscrições para o processo de seleção para quem quer prestar algum curso na instituição em 2012.

As inscrições estão abertas para cursos de graduação tradicionais e tecnológicos, que são de curta duração. Cursos nas áreas de Educação, Saúde, Negócios e Tecnologia têm vagas ofertadas.

A universidade oferece o vestibular tradicional, que acontece aos sábados, e provas agendadas às terças e quartas-feiras, às 9h30 e 19h30, respectivamente.

Para se inscrever no concurso vestibular de 2012 da UNIB basta acessar o site da instituição – www.ibirapuera.br – ou ir pessoalmente à tesouraria. É cobrada uma taxa de R$ 25.

A universidade disponibiliza gratuitamente intérpretes de língua brasileira de sinais (libras) para quem possui necessidades especiais. Também há rampas e elevadores com sinalizações auditivas nos campi onde as provas serão realizadas, facilitando o acesso de portadores de deficiências.

Os campi Chácara Flora e Moema receberão os vestibulandos.

Mais informações no site da UNIB ou pelo telefone (11) 5091 1155.

Por Mozart Artmann


Com a oferta de 3.780 vagas, estão abertas as inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012 do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que fica na capital da Paraíba.

Os candidatos têm à disposição 17 cursos de graduação, entre os quais Direito, Educação Física, Odontologia, Psicologia, Design de Moda, Redes de Computadores, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia e Administração.

Para ingressar na instituição há as opções da seleção tradicional e da seleção via resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. Na primeira, serão aplicadas a redação e as provas objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias, no dia 3 de dezembro. Já no processo via Enem, os candidatos devem apresentar o boletim do exame, ficando liberados das provas.

As inscrições seguem até o dia 28 de novembro, através do Portal Unipê (www.unipe.br). A taxa de participação custa R$ 50.

Além do cadastro para o Vestibular 2012, a instituição também está recebendo, até 24 de novembro, as inscrições para o Processo de Seleção de Bolsas de Estudos, que oferece 3.200 bolsas para os estudantes que se encaixarem em alguns critérios sócio-econômicos.

Estão habilitados a concorrer os alunos que estejam em dia com as mensalidades e que não ingressaram na Unipê como graduados, entre outras exigências. Terão preferência para receber o benefício os participantes de alguns projetos da instituição, como os de monitoria, pesquisa e extensão.

Todas as informações sobre a seleção para as bolsas, os prazos e os locais onde a documentação deve ser entregue estão no edital.

Por André Gonçalves


Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2012 da Feevale, e elas podem ser efetuadas no site da universidade (www.feevale.br), ou de forma presencial, nos locais indicados no Manual do Vestibulando.  

O valor da taxa será de R$ 20,00 para quem realizar a inscrição até dia 6 de novembro; e de R$ 50,00 para quem realizar entre os dias 7 e 16 de novembro.

A aplicação das provas está prevista para dia 20 de novembro, e os resultados deverão ser divulgados em 22 de novembro, após as 19h.

A Feevale irá oferecer 3.555 vagas para o Vestibular 2012.

Conheça os cursos:

– Cursos Tradicionais: Turismo, Sistemas para Internet, Sistemas de Informação, Segurança Pública, Relações Públicas, Quiropraxia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Processos Gerenciais, Pedagogia, Nutrição, Moda, Letras Português / Inglês, Jornalismo, Jogos Digitais, História, Gestão Hospitalar, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Produção Industrial, Gestão Ambiental, Gastronomia, Fisioterapia, Farmácia, Estética e Cosmética, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção, Enfermagem, Educação Física, Direito, Design de Interiores, Construção de Edifícios, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Biomedicina, Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e Administração;

– Cursos Novos: Manutenção Industrial, Logística, Gestão Pública, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Desportiva e de Lazer, Fotografia, Engenharia Civil e Comunicação Institucional.

Acesse o site da instituição (citado acima) para obter mais informações. 

Por Suelen Diniz


A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com sede em Porto Alegre, está oferecendo 3.698 vagas em diversos cursos superiores, que serão preenchidas através do Vestibular de Verão 2012.

Algumas das graduações ministradas na instituição são: Ciências Aeronáuticas, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Administração, Direito, Educação Física, Engenharia (várias habilitações), Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Teologia, Hotelaria e Pedagogia. O quadro completo de vagas está no manual do candidato.

As provas de seleção estão programadas para o mês de dezembro. No dia 3, haverá os testes objetivos de biologia, português e física, além da redação, enquanto no dia 4 serão aplicadas as questões de história, literatura brasileira, língua estrangeira (espanhol ou inglês), química, matemática e geografia.

O resultado final sai no dia 7 de dezembro, e as matrículas deverão ser efetuadas a partir do dia 12 do mesmo mês.

O período de inscrições para este processo seletivo termina em 23 de novembro. Para se inscrever, basta preencher a ficha disponibilizada no site www.pucrs.br e pagar a taxa de participação, no valor de R$ 80. Também estará funcionando um posto de inscrição no campus Central da PUCRS, situado na Avenida Ipiranga, 6.681, Bairro Partenon, na capital gaúcha, das 8 horas às 21 horas, nos dias úteis.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3557 ou pelo e-mail vestibular@pucrs.br.

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012.1 do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). O UniCEUB possui um dos 10 melhores programas de Mestrado e Doutorado em Direito no Brasil, e é um dos três melhores centros universitários do país, segundo avaliação do MEC.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, no site da universidade (www.uniceub.br), até o dia 24 de novembro. Quem preferir pode se inscrever nos laboratórios de informática da unidade. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

A aplicação das provas está prevista para 26 de novembro.

A lista da primeira chamada deverá ser publicada no dia 29 de novembro. Já a publicação da lista da segunda chamada deverá acontecer em 5 de dezembro.

Serão disponibilizadas 2.970 vagas no Vestibular 2012.1, para os seguintes cursos:

Graduação: Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Nutrição, Letras, Jornalismo, História, Geografia, Fisioterapia, Farmácia (novo), Engenharia Elétrica (novo), Engenharia de Computação, Engenharia Civil, Enfermagem, Educação Física, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo e Administração.

Tecnológicos: Redes de Computadores, Marketing, Gestão Financeira, Gastronomia, Construção de Edifícios e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Obtenha outras informações no Manual do Candidato.

Por Suelen Diniz Wagner


Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2012.1 da FIA (Fundação Instituto de Administração), de São Paulo, e deverão ser realizadas até o dia 30 de novembro no site da universidade, www.fia.com.br. O valor da taxa para participação do exame vestibular é de R$ 90,00.

Serão oferecidas 48 vagas para o primeiro semestre letivo de 2012. A aplicação das provas está prevista para 3 de dezembro, a partir das 10h, no seguinte endereço: Rua José Alves da Cunha Lima, n° 172 (Unidade Educacional Butantã). A divulgação dos resultados finais será no dia 7 de dezembro, após as 16h; e as matriculas deverão ocorrer nos dias 13 e 14 de dezembro.    

A FIA conta com três unidades, situadas nos bairros Vila Olímpica, Pinheiros e Butantã, onde dispõe de estruturas modernas e sólido suporte administrativo. Nestes últimos 30 anos, desde que a instituição foi fundada, a mesma atendeu mais de três mil empresas e organizações do setor público e privado.

Atualmente a universidade ministra cursos de: EAD, Mestrado Profissional, Graduação, Extensão, Pós-MBA, Pós-Graduação, MBA, entre outros.

Para mais informações sobre o Vestibular 2012 da FIA, acesse o site da instituição, citado anteriormente. 

Por Suelen Diniz


Foram abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da UniRitter. Neste certame haverá mais opções de cursos para os candidatos. As novas graduações são: jornalismo, publicidade, engenharia mecânica e engenharia de produção.

Os demais cursos disponíveis são: direito, arquitetura, design de produto, administração, design de moda, engenharia civil, design gráfico, pedagogia, letras, sistemas de informação, relações internacionais e análise e desenvolvimento de sistemas. Todos os anos são oferecidas 200 vagas para cada curso, para aulas ministradas nos períodos da manhã e noite.

As inscrições podem ser feitas através do site da UniRitter (www.uniritter.edu.br), com o pagamento da taxa de R$ 50. O período ficará aberto até o dia 23 de novembro de 2011. Outra opção para realizar a inscrição é via telefone, no 0800 642 4000.

Há a possibilidade de optar por utilizar as notas do Enem. Neste caso a sua inscrição vai até o dia 18 de novembro.

Nos campi de Porto Alegre e Canoas, a prova do vestibular será aplicada no dia 27 de novembro, a partir das 10 horas.

Mais informações sobre o Vestibular de Verão da UniRitter no edital.

Conheça um pouco mais sobre a instituição no portal – www.uniritter.edu.br.


Vão até o dia 21 de novembro as inscrições para o Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo (UPF), no estado do Rio Grande do Sul. Os candidatos irão encontrar 58 opções de cursos, sendo que eles são divididos em grupos.

Entre os cursos oferecidos estão: administração, agronegócio, agronomia, análise e desenvolvimento de sistemas, arquitetura e urbanismo, artes visuais, ciências contábeis, ciências da computação, ciências econômicas, ciências biológicas, design gráfico, design de produto, educação física, enfermagem, direito, engenharia elétrica, filosofia, física, jornalismo, história, entre outros.

Acesse o Manual do Candidato e confira todos os cursos de graduação oferecidos.

Para efetuar a sua inscrição, você deve acessar o site de Vestibular da UPF. Quem preferir pode se inscrever na Central de Atendimento ao Aluno (no Campus I) ou ainda nas secretarias dos campi de Casca, Carazinho, Palmeira das Missões, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi. O custo da inscrição varia de R$25,00 a R$50,00.

A previsão é que a prova aconteça na data de 26 de novembro de 2011.

Mais informações você encontra no site da Universidade de Passo Fundo ou no Disque-Vestibular (0800 701 8220). 


A Fundação Educacional Inaciana (FEI), que possui unidades nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital, abriu inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012, que tem uma oferta de 2.016 vagas, distribuídas entre 10 cursos de graduação.

São 1.296 vagas para o curso de engenharia (nas habilitações de Mecânica, Elétrica, de Automação e Controle, de Produção, Química, de Materiais, Têxtil e Civil), além de 80 vagas para a graduação de Ciências da Computação e 240 para Administração, todas no campus SBC. Já para o campus São Paulo, a oferta é de 400 vagas em Administração, nos períodos matutino e noturno.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio podem ser utilizadas para a composição do resultado final.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 30 de novembro, acessando o site www.fei.edu.br. A taxa de participação custa R$ 50.

Mais informações no edital ou nos telefones (11) 4353-2900 e (11) 3207-6800.

Por André Gonçalves


A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) abriu, no dia 25 de outubro, o período de inscrição para o Vestibular de Verão 2012.

Ao todo o certame disponibiliza 1.200 vagas em seus 34 cursos de graduação. Para este processo seletivo, a UFOPA irá adotar o resultado dos anos de 2010 e 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para que os candidatos possam ingressar na instituição.

Para participar você deve fazer a sua inscrição no site da UFOPA (www.ufopa.edu.br) até o dia 09 de dezembro de 2011, sendo que não haverá cobrança de taxa de inscrição. Como informamos, não acontecerá um exame tradicional e sim a substituição dele pelos resultados do Enem. Mais informações você consegue no site citado acima.

Para 2012 a instituição terá cursos no Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e Instituto de Ciências da Sociedade (ICS). Dentre os cursos ofertados estão: ciências econômicas, engenharia de aquicultura, engenharia física, agronomia, farmácia, matemática e física, biologia e química, português e inglês, história e geografia, sendo estas última feitas de modo integrado.

Clique aqui e saiba todos os cursos oferecidos.


Estão abertas, até o dia 23 de novembro, as inscrições para o Vestibular 2012.1 da UNIRON (União das Escolas Superiores de Rondônia).

As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição (www.uniron.edu.br). Quem preferir pode se inscrever de forma presencial no endereço indicado no edital, até o dia 25 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 para candidatos concorrentes e R$ 15,00 para candidatos treineiros, além de 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) para ambos.

A aplicação das provas está prevista para 27 de novembro, com início às 9h. Já a publicação dos resultados deverá acontecer em 30 de novembro.

O início das aulas deverá ocorrer em fevereiro de 2012.

Conheça abaixo os cursos oferecidos pela UNIRON: Gestão Ambiental, Redes de Computadores, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial, Fisioterapia, Enfermagem, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação, Pedagogia e Ciências Biológicas.

Para outras informações acesse o edital.

Por Suelen Diniz Wagner


Com vagas para os campi de Porto Alegre, São Leopoldo e também na modalidade de Ensino a Distância, a Unisinos anuncia a abertura das inscrições para o Vestibular de Verão 2012. Neste certame há a possibilidade de efetuar o exame tradicional ou então substituir as notas pelas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Faça agora a sua inscrição acessando o site da Unisinos (www.unisinos.br) e preencha o formulário eletrônico com todos os seus dados até o dia 22 de novembro de 2011. Haverá a cobrança da taxa de participação nos valores de R$ 50 e R$ 30 (cursos de Ensino a Distância e Enem).

Será aplicada uma prova de conhecimentos na data de 26 de novembro de 2011. Você poderá acompanhar o seu resultado no Vestibular de Verão da Unisinos, a partir da data de 03 de dezembro de 2011.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o certame, acesse o edital de abertura.

Dentre os cursos que estão disponíveis na instituição estão: administração, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências contábeis, design, design de produto, enfermagem, gestão de recursos humanos, jogos digitais, jornalismo, moda, nutrição, relações internacionais, entre outros.

Mais sobre a Unisinos você confere em seu portal – www.unisinos.br


Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2012.1 da ESPM – RJ (Escola Superior de Propaganda e Marketing). A instituição, fundada em 1951, foi a primeira a introduzir conceitos de Marketing e Propaganda no Brasil.

Hoje a universidade oferece os seguintes cursos superiores: Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Design – Comunicação Visual e Ênfase em Marketing, Administração – Linha de Formação em Marketing e Negócios, Administração – Linha de Formação em Marketing e Entretenimento, além do curso de Jornalismo.

 As inscrições devem ser realizadas somente pela internet, no site da universidade www.espm.br, até o dia 16 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.

A aplicação das provas está prevista para 20 de novembro. Já a divulgação dos resultados deverá ocorrer em 25 de novembro.

O início das aulas do primeiro semestre está previsto para 27 de fevereiro de 2012.

Para obter outras informações sobre o Vestibular 2012.1 da ESPM-RJ, acesse o manual do candidato.

Por Suelen Diniz Wagner


Foi aberto o período de inscrições para o Vestibular 2012 das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).

A instituição, que fica na cidade de Olinda, na região metropolitana da capital pernambucana, oferece vagas para os cursos superiores de Cinema de Animação; Direito; Sistemas de Informação; Design de Produto; Rádio, TV e Internet; Fotografia; Artes Plásticas; Logística; Produção Fonográfica; Jornalismo; Design Gráfico; Negócios Imobiliários; Publicidade e Propaganda; e Administração.

Os candidatos irão prestar o vestibular no dia 17 de dezembro, quando serão aplicadas as provas objetivas de língua estrangeira (espanhol ou inglês), literatura brasileira, geografia, matemática, história e língua portuguesa. O resultado final será liberado em 19 de dezembro. Também será possível concorrer às vagas por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentando o boletim de desempenho individual em substituição às provas.

As inscrições podem ser feitas no site www.aeso.br ou na sede da Faculdade, localizada na Avenida Transamazônica, número 405, bairro Jardim Brasil II. O atendimento no local funciona nos dias úteis, das 8 horas às 18 horas, e a taxa de participação é de R$ 60. De acordo com o cronograma da AESO, o cadastro poderá ser feito até o dia 20 de novembro.

Para mais esclarecimentos, a instituição disponibilizou o telefone (81) 2128-9797.

Por André Gonçalves


O Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) está recebendo as inscrições para o Vestibular do 1º semestre de 2012. A instituição, que possui três campi na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo, oferece vagas para diversos cursos de graduação tradicional, entre os quais as habilitações de Direito, Farmácia, Pedagogia, Sistemas de Informação, Design Digital, Jornalismo, Comércio Exterior, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Engenharia de Telecomunicações.

Há ainda os cursos de graduação tecnológica, com duração de 2 anos, para as áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Hotelaria, Marketing, Estética e Cosmetologia, Gestão Financeira, Gestão de Jogos Digitais, Redes de Computadores, Gestão de Recursos Humanos, entre outras.

Os candidatos podem optar pelo processo seletivo tradicional ou pelo processo seletivo agendado. No primeiro caso, existe a possibilidade de fazer as provas de múltipla escolha e a redação no dia 6 de novembro ou em 11 de dezembro. Já para o processo agendado, que inclui apenas a redação, há a chance de agendá-la para diversas datas, especificadas no edital, até o dia 27 de janeiro. Também é possível substituir os testes pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições devem ser feitas através do site www.unifieo.br ou no campus Vila Yara (Av. Franz Voegeli, número 300, na Vila Yara, em Osasco), mediante o pagamento da taxa de R$ 35. O prazo termina dois dias antes das datas das provas tradicionais e três dias antes das provas agendadas.

Maiores informações no telefone 0800-17-1967.

Por André Gonçalves


O Vestibular de Verão 2012 da Universidade Severino Sombra (USS) já está recebendo as inscrições dos interessados.

A instituição do Estado do Rio de Janeiro inscreve pelo seu portal (www.uss.br) ou no Campus de Vassouras (Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280 – Centro de Vassouras) até o dia 04 de novembro de 2011. Para o curso de medicina a taxa de inscrição é de R$ 280. Para o restante das vagas, a taxa de participação tem um valor de R$ 30.

Todos os candidatos inscritos terão de realizar a prova de conhecimentos, na data de 13 de novembro de 2011. O certame também utiliza as notas do Enem de 2009 e 2010 (medicina) e 2008, 2009 a 2010 (demais áreas), em substituição do modelo da prova tradicional.

O resultado final do vestibular da USS estará disponível a partir da 24 de novembro de 2011, na internet.

Está com dúvidas? Então acesse o edital de abertura.

Você pode optar pelos cursos de administração, biomedicina, ciências biológicas, (bacharelado e licenciatura), enfermagem, engenharia ambiental, engenharia de produção, engenharia da computação, farmácia, história, fisioterapia, engenharia elétrica, matemática, medicina, medicina veterinária, odontologia, entre outros. 


Parte da Rede Metodista de Educação do Sul, a FAMES (Faculdade Metodista de Santa Maria) e o IPA, recebem as inscrições para o Vestibular de Verão 2012.  Os interessados podem selecionar entre mais de 30 cursos de graduação.

O período de inscrição fica aberto até o dia 24 de novembro de 2011.  O seu cadastro deverá ser feito no site – www.metodistadosul.edu.br/vestibular – ou então de maneira presencial na Unidade Central (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80) das 09h até às 20h.

Você poderá optar no ato, em utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não tendo a obrigatoriedade de efetuar as provas.

A inscrição terá um custo de R$ 45 (tradicional), R$ 25 (Enem) e R$ 60 (Enem + Tradicional).

A prova do vestibular acontecerá no dia 27 de novembro de 2011. A partir das 18 horas do dia 30 de novembro deste ano, estará disponível para os candidatos a Lista de Aprovados.

Para mais informações acesse o edital, ou ligue para os telefones (51) 3316 1398 ou 3028 7017.

Confira alguns cursos oferecidos: administração, biomedicina, arquitetura e urbanismo, design de moda, direito, ciências contábeis, educação física, fisioterapia, psicologia, turismo, terapia ocupacional, fonoaudiologia, engenharia de computação, engenharia de produção, engenharia civil, ciências biológicas, entre outros.


Com sede em São Paulo, a Faculdade Impacta Tecnologia já inscreve para o seu Vestibular de Verão 2012. Se você quer participar da seleção, faça agora o seu cadastro através do site da Impacta (www.impacta.edu.br), até o dia 26 de outubro de 2011. O preço a ser pago pela inscrição é no valor de R$ 90, mas você pode participar do vestibular de graça caso participe da palestra promovida pela instituição.

A palestra acontecerá no dia 25 de outubro e terá como tema “Como Alcançar o Sucesso no Mercado de TI, Gestão e Design”. Ela terá início às 19h30 e será ministrada por Célio Antunes de Souza (Diretor Geral da Faculdade Impacta e Presidente do Grupo Impacta).

Depois de inscrito, basta você aguardar a aplicação das provas de conhecimentos gerais (matemática, inglês e português) e de conhecimentos específicos de informática. Os testes serão realizados no dia 29 de outubro de 2011.

Mais informações do vestibular da Impacta no site da instituição – www.impacta.edu.br.

Dentre as áreas de graduação abertas estão: banco de dados, administração (foco em TI), análise e desenvolvimento de sistemas, design de moda digital, redes de computadores e sistemas de informação.


O Centro Universitário Senac de São Paulo oferece novos cursos em seu vestibular de verão 2012, são eles: engenharia de produção, engenharia de computação, administração (gestão de projetos), tecnologia em gestão comercial, tecnologia em sistemas para a internet, fisioterapia, educação física, gestão hospitalar e tecnologia em radiologia. Todos eles terão as aulas ministradas em Santo Amaro.

Além do campus já citado, haverá aulas também em Águas de São Pedro, na Capital e em Campos do Jordão.

As inscrições já podem ser feitas através do site do Senac/SP (www.sp.senac.br/vestibular), até o dia 20 de novembro de 2011. Fique atento para o prazo de pagamento da taxa de participação no valor de R$ 80.

Estão marcadas para 03 de dezembro de 2011 as provas de conhecimentos gerais deste vestibular.

A lista dos aprovados estará na internet a partir de 12 de dezembro deste ano.

Caso você seja contemplado com a vaga, deverá efetuar a sua matrícula entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2011.

Confira mais detalhes do certame no edital.

Para verificar todos os cursos de graduação oferecidos pelo Senac/SP, clique aqui.


Em São Paulo, a Universidade de Marília (Unimar) informa aos interessados em ingressar na instituição no primeiro semestre de 2012, que as inscrições para o seu vestibular de verão estão abertas.

O cadastro pode ser realizado pelo portal da Unimar (www.unimar.br/vestibular) ou então na Secretaria Geral da Unimar (endereço consta no site). O período de inscrição fica aberto ao público até o dia 25 de outubro de 2011. Os vestibulandos também devem pagar a taxa de participação no valor de R$ 50.

A partir das 08 horas do dia 30 de outubro de 2011, todos os candidatos devem efetuar a prova do vestibular, que será aplicada no Campus da Unimar (Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001 – Campus Universitário), na cidade de Marília (SP).

A publicação dos resultados deste certame acontecerá em 04 de novembro de 2011. As matrículas começam a ser feitas também no dia 04 de novembro e vão até 09 de novembro de 2011.

Não fique com dúvidas, acesse o edital de abertura.

Há os cursos de graduação em administração, agronegócios, análise e desenvolvimento de sistemas, arquitetura e urbanismo, biomedicina, comunicação institucional, direito, design gráfico, engenharia civil, engenharia agronômica, engenharia de alimentos, engenharia de produção mecânica, engenharia elétrica, enfermagem, educação física, entre outros. 


Na cidade de Ribeirão Preto (SP), o Centro Universitário UniSEB publicou o edital do seu vestibular de verão 2012. Você já pode fazer a inscrição para o vestibular presencial. Para participar o candidato deve acessar ao site da UniSEB (www.uniseb.com.br) e preencher a ficha de cadastro até o dia 09 de novembro de 2011.

Já com relação à prova de conhecimentos gerais, a data prevista para a sua aplicação é o dia 15 de novembro de 2011, a partir das 14 horas. De acordo com a nota obtida neste teste, você poderá garantir até 50% de desconto nas mensalidades da instituição. A aplicação da prova será na Unidade I (Rua Abrahão Issa Halack, 980 – Ribeirândia). Ela terá uma duração de até 05 horas.

O resultado com a lista de aprovados em primeira chamada terá a sua divulgação no dia 18 de novembro de 2011, a partir das 09 horas. Para esses classificados, a matrícula será efetuada entre os dias 21 a 28 de novembro. Acesse o edital e confira mais informações do vestibular da UniSEB.

Na instituição há cursos de arquitetura e urbanismo, administração, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia biomédica, fisioterapia, pedagogia, entre outros.


Começou o período de inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012 da UPIS, instituição de ensino superior sediada em Brasília (DF), que oferece vagas para os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Direito, Turismo, Geografia, Zootecnia, Sistemas de Informação, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, História, Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Comunicação Institucional. As aulas terão início no dia 6 de fevereiro.

A UPIS permite aos candidatos a possibilidade de escolher entre duas modalidades de ingresso. Para aqueles que optarem pelo processo seletivo tradicional, a prova de redação será aplicada no dia 3 de dezembro. Já os candidatos que optarem pelas provas agendadas, poderão marcar a data dos testes para o período entre os dias 20 de outubro e 30 de janeiro. As datas disponibilizadas serão as terças e quintas-feiras, em vários horários.

As inscrições para o vestibular tradicional estarão abertas até o dia 1º de dezembro, enquanto para o vestibular agendado, elas terminam em 30 de janeiro de 2012.

Os interessados podem se inscrever através do site www.upis.br ou no Campus I da UPIS, que fica na SEP Sul EQ 712/912, conjunto A, em Brasília, mediante o pagamento da taxa de R$ 20. O atendimento presencial funciona entre as 8 horas e as 22 horas, nos dias úteis.

Mais informações no edital ou por meio do telefone (61) 3445-6767.

Por André Gonçalves


A Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (Feamig) abriu inscrições para o Vestibular do 1º semestre de 2012, que será realizado no dia 4 de dezembro. A instituição, sediada em Belo Horizonte, vai oferecer vagas para os cursos superiores de Engenharia de Produção e Engenharia de Agrimensura.

Os candidatos poderão optar por duas modalidades de ingresso. Uma delas é a modalidade educacional, através do vestibular tradicional, na qual serão aplicadas provas objetivas de matemática, química, física, interpretação de texto, além da redação. A outra modalidade é a profissional, cujo processo de seleção será baseado no tempo de experiência profissional e também em uma prova de redação. Neste caso, os interessados devem apresentar o histórico escolar e o certificado de conclusão de curso técnico de nível médio, em área abrangida pelo CONFEA/CREA, conforme instruções do manual do candidato.

O resultado final do vestibular será conhecido no dia 9 de dezembro. Os convocados em 1ª chamada deverão comparecer à Feamig nos dias 12 e 13 de dezembro para confirmarem a matrícula, enquanto os aprovados na 2ª chamada irão se matricular nos dias 15 e 16 do mesmo mês.

As inscrições via internet serão aceitas até o dia 30 de novembro, pelo site www.feamig.br, a taxa custa R$ 25. Quem preferir pode se inscrever pessoalmente (até o dia 1º de dezembro) na Rua Aquiles Lobo, 524, bairro Floresta, na capital mineira, será cobrada uma taxa no valor de R$ 30. 

Por André Gonçalves


A Faculdade Pernambucana de Saúde, sediada na cidade de Recife, abriu inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012, através do qual serão oferecidas vagas para os cursos superiores de Farmácia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Medicina. As aulas da graduação de Medicina são ministradas em período integral, enquanto para as outras áreas elas acontecem no período diurno.

Segundo informações do manual do candidato, os candidatos irão prestar o vestibular para medicina nos dias 5 e 6 de novembro. Na primeira data, haverá os testes objetivos de biologia, física, química e matemática, e no dia seguinte serão aplicadas as provas de história, geografia, literatura, língua inglesa, português e redação.

Os postulantes às vagas dos outros cursos farão as provas apenas no dia 6 de novembro, contendo questões de português, literatura, física, química, biologia, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol), além da redação.

O resultado final sai até o dia 11 de novembro, e a matrícula dos aprovados na 1ª chamada deverá ser feita entre os dias 14 e 18 de dezembro.

Para se inscrever, basta preencher a ficha de cadastro no site www.fps.edu.br e pagar a taxa de participação, que custa R$ 200 para medicina e R$ 50 para as outras graduações. Quem preferir pode comparecer ao campus da FPS, situado na Rua Jean-Émile Favre, 422, bairro Imbiribeira, na capital pernambucana. O atendimento no local funciona nos dias úteis, das 9 horas às 17 horas.

O período de inscrições termina em 1º de novembro.

Por André Gonçalves


O Instituto Federal do Paraná (IFPR) anuncia a abertura das inscrições para o seu Processo Seletivo 2012. Para o ano que vem, serão distribuídas 3.005 vagas em 70 cursos técnicos de modo presencial.

A prova acontecerá na data de 11 de dezembro de 2011, nas seguintes cidades paranaenses: Campo Largo, Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Curitiba, Irati, Jacarezinho, Ivaiporã, Palmas, Paranaguá, Londrina, Telêmaco Borba e Umuarama. Os testes serão aplicados no turno da tarde.

Você já pode fazer a sua inscrição através do site do IFPR (www.ifpr.edu.br), até o dia 10 de novembro de 2011. Os candidatos devem pagar pelo cadastro o valor de R$ 30.

Do total de vagas disponibilizadas, 40% são para programas de inclusão social.

O participante poderá verificar o local da prova a partir de 05 de dezembro no link acima. Já com relação ao resultado final do certame, ele deverá ser divulgado no dia 23 de dezembro.

A lista completa de cursos e demais informações sobre o Processo Seletivo 2012 do IFPR, você encontra no edital de abertura.

Caso tenha o interesse em conhecer melhor os cursos ofertados pelo IFPR, em outubro e novembro ocorrem mostras para explicar aos candidatos todas as características dos cursos.

Mais informações em www.ifpr.edu.br.


Em Minas Gerais, a Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), abriu as inscrições para o seu Processo Seletivo com ingresso em 2012, referente às vagas remanescentes do primeiro certame. As inscrições ficam abertas até o dia 28 de novembro de 2011, através do site da Unifenas (www.unifenas.br). O custo para a sua participação fica da seguinte forma:  até 31 de outubro (R$ 25); depois, até a data de 28 de novembro (R$ 40).

A prova para este certame acontece em 04 de dezembro de 2011. O resultado final será divulgado no dia 07 de dezembro.

Os interessados em ingressar utilizando as notas obtidas no Enem 2011, podem efetuar o cadastro até o dia 30 de outubro, mediante ao pagamento de uma taxa no valor de R$ 25.

Ainda há a modalidade de prova de redação agendada. Neste caso as inscrições serão realizadas até o dia 21 de novembro, com o valor a ser pago de R$ 25.  

Para mais detalhes sobre os processos de seleção da Unifenas, acesse o edital de abertura.

A instituição possui os campi de Alfenas, de Campo Belo, de Divinópolis, de Poços de Caldas e de Belo Horizonte (Unidade de Boaventura e Líbano). Para conferir todos os cursos que são oferecidos pela Unifenas, clique aqui. Mais detalhes você também encontra na Fan Page da instituição no Facebook.


Em Belém, no Pará, a Universidade da Amazônia (UNAMA) anuncia a abertura das inscrições para o Vestibular de Verão 2012. Para este certame a instituição disponibilizou um total de 3.545 vagas em seus cursos de graduação.

Para realizar o seu cadastro, você deve acessar o portal da Unama (www.unama.br), até o dia 04 de novembro de 2011. Os candidatos também podem comparecer nas Centrais de Atendimento dos Campi da instituição, para inscrição presencial. Os endereços você encontra no edital de abertura do Vestibular. A taxa de participação tem o valor de R$ 65.

As provas deste processo de seleção serão realizadas no dia 20 de novembro deste ano, a partir das 08 horas, com uma duração de 04 horas.

Você pode se inscrever para as áreas de administração, artes visuais e tecnologia de imagem, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, ciências da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, enfermagem, ciências sociais, engenharia civil, engenharia sanitária e ambiental, engenharia de produção, fisioterapia, geografia, fonoaudiologia, história, matemática, letras (inglês/português/espanhol), moda, pedagogia, nutrição, psicologia, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, serviço social, tecnologia em design de interiores, publicidade e propaganda, jornalismo, relações internacionais, direito, entre outras. 

A lista completa de cursos, além de outras informações, você encontra no edital. Mais detalhes você também adquire no telefone (91) 4009 3100 ou no e-mail vestibular@unama.br.


No Mato Grosso, a Universidade de Cuiabá (Unic) já inscreve para o seu vestibular de verão 2012-1. Para os interessados no curso de medicina, as inscrições vão de 31 de outubro até 31 de novembro de 2011. Já para aqueles que pretendem ingressar em outras áreas oferecidas pela Unic, o período de cadastro fica estabelecido entre os dias 28 de setembro e 28 de outubro de 2011.

Para o processo seletivo das demais vagas, as inscrições já podem ser feitas pelo site www.vestibularja.com.br, mediante ao pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30. Pessoalmente você pode comparecer nos campi de Cidade Universitária, Barão, Pantanal, Várzea Grande, Unic Sinop, entre outros endereços listados no edital.

A inscrição para o vestibular de medicina terá um custo de R$ 120.

Com relação às provas, para o vestibular dos demais cursos, o teste será aplicado no dia 30 de outubro de 2011. Os inscritos para o vestibular de medicina terão de efetuar a prova nos dias 03 e 04 de dezembro de 2011.

Todas as informações importantes sobre os certames da Unic você encontra no edital de abertura.

Para conhecer mais sobre a instituição, visite o site – www.unic.br.


Em Cachoeiro do Itapemirim (ES), o Centro Universitário São Camilo já realiza as inscrições para o seu Vestibular de Verão 2012.

Neste certame a instituição apresenta os novos cursos de serviço social e engenharia civil.

Para efetuar o seu cadastro no processo de seleção você deve acessar o site do Vestibular da São Camilo (vest.saocamilo-es.br), até o dia 1º de dezembro de 2011. O custo será de R$ 20.

Outra opção é comparecer na Secretaria do Centro São Camilo (Rua São Camilo de Léllis, 01 – Bairro Paraíso). Neste caso o custo para o cadastro será de R$ 25. O atendimento na secretaria é das 08h até às 21h.

Na data de 04 de dezembro de 2011 acontece a aplicação da prova de conhecimentos, com início às 09h. A instituição oferece as áreas de administração, ciências contábeis, comunicação social (publicidade e propaganda), ciências biológicas, direito, enfermagem, educação física, engenharia civil, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, sistemas de informação, matemática, pedagogia, química, física, entre outros.

Todas as informações sobre o vestibular e os cursos de graduação, você encontra no edital de abertura.


No Paraná, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou a relação candidato/vaga para o seu Vestibular de Verão 2012. Foram contabilizados 16.634 estudantes que efetuaram as inscrições no certame. Eles entrarão em disputa para uma das 1.514 vagas oferecidas neste ano.  A área que obteve mais concorrência é medicina, com 137,6 candidatos por vaga.

Depois aparecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo (52,6 candidatos por vaga) e engenharia civil (38 candidatos por vaga). 

Para conferir a relação candidato/vaga de todas as áreas oferecidas pela UEM, acesse o site – www.vestibular.uem.br. As provas do vestibular acontecem entre os dias 11 e 13 de dezembro, no horário das 8h50 até às 13h.

A Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM, também disponibilizou os números referentes ao Processo de Avaliação Seriada (PAS). O total de inscritos para esse certame foi de 22.893. Deste total, 12.194 farão a primeira etapa (estudantes da primeira série do nível médio), 12.194 efetuarão a segunda etapa (alunos da segunda série do nível médio) e 7.071 realizarão a terceira etapa (estudantes do terceiro ano do nível médio).

As provas do PAS deste ano serão aplicadas no dia 20 de novembro de 2011. A concorrência para o certame da terceira etapa, você confere clicando aqui.

Demais detalhes sobre o Vestibular de Verão da UEM no site – www.vestibular.uem.br – ou sobre o PAS no portal – www.pas.uem.br.


Os interessados em participar do Vestibular de Verão 2012-1 da UniEvangélica, no Estado de Goiás, já podem realizar as inscrições do processo de seleção.

Para efetuar o seu cadastro, você deve acessar o site da UniEvangélica (www.unievangelica.edu.br) até a data de 11 de novembro de 2011. A taxa de inscrição varia conforme o curso selecionado pelo estudante, de R$ 30 até R$ 150.

Nas Secretarias de Anápolis (Avenida Universitária, KM 3,5 – Cidade Universitária) também estão sendo aceitas as inscrições até o dia 14 de novembro deste ano. 

A prova deste certame será aplicada no dia 20 de novembro da seguinte maneira: das 09h até às 12h (prova especifica de desenho), das 13h30 até às 16h30 (prova dos cursos superiores de tecnologia); e das 13h30 até às 18h (prova dos cursos de bacharelado).

Para essas datas citadas não haverá vagas para as áreas de ciências biológicas, letras (português/inglês e português/espanhol), pedagogia e matemática. Será publicado um edital especifico posteriormente para tais.

Para conferir todos os cursos clique aqui.

O seu ingresso na instituição também poderá ser efetuado pelas notas obtidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 e 2010.

O resultado final terá a sua divulgação na data provável de 24 de novembro de 2011. Os aprovados deverão realizar as matrículas entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro.

Demais informações no edital de abertura.


A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) começa a receber as inscrições para o Vestibular de Verão 2012, a partir do dia 1º de novembro de 2011.

Os interessados deverão acessar o portal da PUC/RS (www.pucrs.br/vestibular) até a data de 23 de novembro deste ano. Pessoalmente o cadastro será aceito na Central de Atendimento ao Aluno (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) no prédio 15 do Campus. Ainda não foram divulgadas informações sobre o custo da taxa de participação.

No dia 03 de dezembro, às 16 horas, acontecerá a primeira etapa das provas, com questões de física, biologia e língua portuguesa. No dia seguinte, 04 de dezembro, acontecem as provas de geografia, química, literatura brasileira, história, matemática e língua inglesa ou espanhola. O teste terá uma duração de 04 horas.

Caso tenha alguma dúvida, você pode telefonar para o Núcleo de Ingresso no número (51) 3320 3557.

Há vagas para as áreas de administração (administração de empresas, comércio internacional, empreendedorismo e sucessão, gestão de tecnologia da informação e marketing), arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, ciências biológicas, ciências aeronáuticas, ciências sociais, jornalismo, engenharia química, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, filosofia, geografia, hotelaria, letras, gestão de turismo, entre outras.

Clique aqui para conferir todos os cursos disponíveis. 


A Faculdade Milton Campos abriu inscrições para o Processo Seletivo do 1º semestre de 2012, através do qual serão oferecidas 287 vagas em três cursos superiores, sendo 50 vagas para Ciências Contábeis, 50 vagas para Administração e 187 para Direito. A instituição possui duas unidades, localizadas na cidade de Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, a 15 km de distância da capital mineira.

Os candidatos têm até o dia 27 de outubro para se inscreverem, por meio do site www.mcampos.br. Nos campi da faculdade, que ficam na Rua Milton Campos, 202, bairro Vila da Serra (Campus I) e Alameda da Serra, 61, também no bairro Vila da Serra (Campus II), será possível realizar o cadastro nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. A taxa de inscrição para o curso de Direito custa R$ 140, enquanto para as demais graduações o valor é de R$ 50. Quem fizer a inscrição até 15 de outubro ganhará 10% de desconto.

As provas de múltipla escolha serão aplicadas no dia 2 de novembro. Os testes relativos ao curso de Direito abrangem conteúdos de conhecimentos atuais, língua portuguesa, literatura brasileira, língua espanhola ou inglesa, além da redação. Já as provas para os candidatos aos cursos de Administração e Ciências Contábeis contam com redação e questões de português e literatura.

O resultado do vestibular será divulgado no dia 9 de novembro, e a matrícula para os selecionados na 1ª chamada vai de 16 de novembro a 19 de dezembro.

Outras informações no edital.

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012 do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que vai oferecer vagas em diversos cursos superiores e técnicos. A instituição possui unidades na capital mineira e em várias cidades do interior do estado, entre as quais Divinópolis, Araxá, Leopoldina, Varginha, Timóteo e Curvelo.

Alguns dos cursos técnicos oferecidos pelo CEFET-MG são nas áreas de eletrônica, química, transportes e trânsito, mecatrônica, redes de computadores, edificações, metalurgia, produção de moda, mineração, hospedagem e meio ambiente. Já os cursos superiores disponíveis são de Engenharia (mecânica, elétrica, de materiais, computação, produção civil, ambiental, controle e automação, mecatrônica e de automação industrial), Letras e Administração.

Os candidatos às vagas na graduação farão as provas objetivas nos dias 26 e 27 de novembro, enquanto os concorrentes às oportunidades de nível técnico terão os testes de múltipla escolha aplicados no dia 11 de dezembro. Os conteúdos das avaliações podem ser conferidos nos editais dos processos de seleção para o nível técnico e para o nível superior.

Os interessados em ingressar em um dos cursos superiores do CEFET-MG também poderão disputar as vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Neste caso, é preciso estar inscrito na edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições devem ser feitas através do site www.copeve.cefetmg.br, até o dia 21 de outubro. A taxa de participação é de R$ 45 para os cursos técnicos e de R$ 90 para os superiores.

Por André Gonçalves


Estarão abertas, a partir de 14 de outubro (sexta-feira), as inscrições para o Vestibular 2012.1 da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Os interessados poderão se cadastrar até o dia 13 de novembro, pelo site www.uefs.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00.

Serão oferecidas 999 vagas para diversos cursos de graduação.

As provas deverão ser aplicadas nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2012. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música participarão de uma segunda fase, onde deverão realizar Testes de Habilidades Específicas, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março de 2012.

Conheça alguns dos cursos oferecidos pela instituição: Agronomia, Medicina, Farmácia, Licenciatura em Educação Física, Odontologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Música, Letras, Filosofia, Psicologia, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, entre outros.

Por Suelen Diniz Wagner


A partir de quinta-feira, 13 de outubro, estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2012 da UNITINS (Fundação Universidade do Tocantins). Serão oferecidas 160 vagas, para os seguintes cursos: Serviço Social, Sistemas de Informação, Engenharia Agronômica e Direito, sendo destinadas 40 vagas para cada curso.

Os interessados deverão realizar sua inscrição até o dia 6 de novembro, pelo site www.unitins.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00.

As provas deverão ser aplicadas no dia 27 de novembro. Até três dias antes da realização das provas, os inscritos poderão consultar no site da universidade o local de realização dos exames.

A UNITINS informou que este deverá ser o último vestibular a ser realizado pela universidade; a partir do próximo processo seletivo os candidatos deverão ingressar nos cursos superiores através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os candidatos a partir da nota obtida no ENEM.

Para consultar o edital e obter mais detalhes sobre o vestibular 2012 da UNITINS, acesse o site da instituição, mencionado anteriormente.

Por Suelen Diniz Wagner


Em Belo Horizonte, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix deu início ao período de inscrição para o seu Processo Seletivo 2012.

Haverá a modalidade tradicional (prova) e também a utilização das notas obtidas no Enem (de 1998 a 2010).

Pela internet o seu cadastro pode ser feito pelo site da Metodista (www.metodistademinas.edu.br) até a data de 08 de novembro de 2011.

Neste mesmo período os interessados poderão se inscrever pessoalmente no Campus Praça da Liberdade, na Biblioteca da instituição (Rua da Bahia, 2020 – Lourdes), das 06h até às 23h, em dias úteis.

O custo para efetivar o seu cadastro é de R$ 35 (prova tradicional), R$ 35 (prova tradicional + Enem) e R$ 20 (Enem). No dia 12 de novembro de 2011, a partir das 14 horas até às 18 horas, será aplicada a prova de conhecimentos. Ela ocorrerá no Campus Praça da Liberdade.

Dentre os cursos que você poderá selecionar estão: administração, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, design de interiores, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, fisioterapia, jornalismo, música, nutrição, pedagogia, publicidade e propaganda, serviço social e teologia. 

Acesse aqui o Manual do Candidato.


Em Maceió (AL), a Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune) abre o período de inscrições para o seu Vestibular de Verão 2012.

Os cursos disponíveis são: administração, ciências contábeis, direito (matutino e noturno) e enfermagem (matutino e vespertino).

Se você tem o interessem em ingressar na instituição no ano que vem, faça o seu cadastro no site da Seune até o dia 21 de novembro de 2011. Na Sede da Seune (Avenida Domingo Antônio Brandão, 204 – Farol) as inscrições estão sendo feitas de modo presencial. O custo para concretizar o seu cadastro é de R$ 30.

Em 26 de novembro acontecerá a prova de conhecimentos, a partir das 14 horas.

Segundo dados da Seune, a lista com os nomes dos aprovados neste vestibular será divulgada no dia 29 de novembro deste ano, às 19 horas.

Os aprovados terão de realizar as matrículas durante o período de 30 de novembro até 02 de dezembro de 2011.

Demais informações sobre o Vestibular da Seune, no site – www.seune.edu.br/vestibular.

Para conhecer melhor a Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste, visite o portal – www.seune.edu.br.


Situada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a Universidade Anhanguera (Uniderp) anunciou as inscrições para o seu processo seletivo de vestibular 2012-1.

Os interessados no ingresso na instituição no ano de 2012, devem fazer a inscrição pelo site da Uniderp até a data de 03 de novembro de 2011.

Nas unidades Matriz e Rio Verde, os candidatos ainda podem fazer o cadastro até o dia 05 de novembro de 2011. O custo para a sua participação fica em R$ 25.

A prova de conhecimentos deve ser aplicada em 06 de novembro deste ano, das 09h30 até às 13h30.

A lista com os nomes dos candidatos aprovados sairá no dia 11 de novembro, a partir das 10 horas. Já o período de matrícula para os candidatos aprovados fica no entre as datas de 11, 14 e 16 de novembro, sempre das 13 horas até às 21 horas.

A Unidade de Rio Verde fica na Avenida Eurico Sebastião Ferreira, 930 – em Rio Verde de Mato Grosso. Já a unidade Matriz, está situada na Rua Ceará, 333 – Bairro Miguel Couto, em Campo Grande.

Alguns dos cursos oferecidos pela Uniderp são: agronomia, arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia da computação, engenharia mecatrônica, engenharia elétrica, matemática, ciências contábeis, direito, letras, psicologia, serviço social, entre outros.

Mais detalhes você encontra no site do Vestibular da Uniderp.


Em São Paulo, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) já aceita as inscrições dos interessados em participar do seu Processo Seletivo de Vestibular 2012.

Para este certame, há a oferta de vagas para os seguintes cursos de graduação:

administração, arquitetura e urbanismo, artes visuais, biomedicina, ciência da computação, ciências biológicas, ciências contábeis, jornalismo, publicidade e propaganda, rádio e tv, direito, educação física, enfermagem, engenharia aeronáutica e espaço, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia elétrica/eletrônica, engenharia de materiais, farmácia, geografia, história, letras, matemática, moda, odontologia, pedagogia, química, serviço social, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão ambiental, turismo e terapia ocupacional.

As aulas serão ministradas nos campi de Jacareí, São José dos Campos e Campos do Jordão.

Para fazer a sua inscrição você deve acessar ao site da Univap até a data de 23 de outubro de 2011. A taxa de inscrição para o certame fica no valor de R$ 25.

Será realizada a etapa de prova de conhecimentos na data de 30 de outubro deste ano.

Demais informações você encontra no site do Processo Seletivo da Univap.

Mais informações sobre a Universidade do Vale do Paraíba no portal – www.univap.br


Situada no Estado do Amapá, a Faculdade de Macapá (FAMA) recebe dos interessados as inscrições para o seu vestibular 2012-1, com ingresso no primeiro semestre do ano que vem.

Os candidatos encontram vagas para as áreas de administração, ciências contábeis, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, fisioterapia, psicologia, tecnologia em gestão ambiental, direito, odontologia, educação física, enfermagem, letras, pedagogia e CST em redes de computadores.

Faça agora a sua inscrição através do portal – famasl.vestibularja.com.br. O período de inscrição fica aberto até o dia 28 de outubro de 2011. Haverá também inscrições de modo presencial, no setor de atendimento ao aluno e área comercial. Você terá que pagar a taxa de participação nos valores de R$ 30 (concorrente) e R$ 15 (treineiros).

No edital de abertura você poderá encontrar o endereço para a inscrição presencial, além de demais informações importantes sobre o Vestibular da FAMA.

A partir das 14 horas, do dia 30 de outubro de 2011, será aplicada a prova de conhecimentos.

Para sanar as dúvidas dos candidatos há o seguinte telefone: 0800 282 1010. Todas as informações necessárias sobre o Vestibular da Faculdade de Macapá, você encontra no portal – www.vestibularja.com.br


No Estado de São Paulo, o Centro Universitário de Lins (Unilins) fará o seu Vestibular de Verão 2012 e já aceita as inscrições dos interessados em participar deste certame.

O período de cadastro ficará aberto até o dia 17 de novembro de 2011, sendo que para efetuar a inscrição você deve acessar o site da Unilins. Para tal, o custo fica no valor de R$ 20.

A partir das 14 horas do dia 19 de novembro de 2011, serão aplicadas as provas do Vestibular de Verão da Unilins.

Após as provas, haverá um período para os candidatos que optaram pela prova de modo agendado. Para este tipo de processo as inscrições acontecerão em três fases: de 10 a 17 de dezembro, de 14 a 21 de janeiro de 2012 e de 04 a 11 de fevereiro de 2012. O valor da taxa de participação também será de R$ 20.

Os estudantes podem selecionar as áreas de administração, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia de controle e automação, engenharia de computação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, marketing, secretariado executivo, serviço social, sistemas de informação, processos gerenciais, análise e desenvolvimento de sistemas, processos químicos e sistemas para a internet.

Mais detalhes no Manual do Candidato.


O Vestibular de Verão 2012 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está com as inscrições abertas.

A instituição, que possui campi na cidade de São Paulo, nas regiões de Perdizes, Consolação, Ipiranga, Santana e Vila Clementino, além dos municípios de Barueri, na região metropolitana e de Sorocaba, no interior do Estado, terá como novidade neste processo seletivo o oferecimento de vagas para os cursos superiores de Estatística e Engenharia Civil.

Outras graduações oferecidas pela PUC-SP são nas áreas de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Comunicação e Multimeios, Direito, Física, Fisioterapia, História, Medicina, Engenharias (Biomédica, Elétrica e de Produção), Gestão Ambiental, Serviço Social, Teologia, Relações Internacionais, Pedagogia, Letras, Marketing e Turismo. A lista completa das graduações tradicionais e tecnológicas está disponível no manual do candidato.

As provas do processo de seleção estão marcadas para o dia 20 de novembro, quando os vestibulandos farão os testes de biologia, matemática, química, geografia, língua portuguesa, física, literatura, história e língua inglesa. Para a prova de literatura, foram indicadas as obras Dom Casmurro (Machado de Assis); O Cortiço (Aluísio de Azevedo); Vidas Secas (Graciliano Ramos); Antologia Poética – 2ª edição aumentada (Vinícius de Moraes); e Capitães da Areia (Jorge Amado).

O resultado final está previsto para o dia 15 de dezembro, e os aprovados na 1ª chamada deverão confirmar a matrícula entre os dias 19 e 20 do mesmo mês.

O site para se inscrever é o www.vestibular.pucsp.br, que receberá os cadastros até 10 de novembro. A taxa custa R$ 120.

Por André Gonçalves


Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012.1 da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), onde serão oferecidos os seguintes cursos: Gestão de Recursos Humanos, Serviço Social, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Direito, Ciências Contábeis, Administração, Engenharia Ambiental, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Biomedicina.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, no site www.fits.edu.br, até o dia 16 de novembro.

O valor da taxa de inscrição será diferenciado, de acordo com a data em que a mesma for realizada: os candidatos que realizarem sua inscrição até o dia 6 de novembro, deverão pagar o valor de R$ 35,00, correspondente à taxa; já os candidatos que efetuarem sua inscrição na 5ª Feivest (Feira do Vestibular da FITS), cujo local e data podem ser consultados no edital, pagarão apenas R$ 25,00; e para as inscrições realizadas a partir do dia 7 de novembro, o valor da taxa será de R$ 40,00.

A realização das provas está prevista para 20 de novembro; os resultados do vestibular deverão ser divulgados até dia 23 de novembro, e o início das aulas está previsto para 18 de janeiro de 2012.

Para mais informações, acesse o edital.

Por Suelen Diniz


A partir do dia 10 de outubro, terá início o período de inscrições para o Vestibular de Verão 2012 da Universidade São Francisco, que vai oferecer vagas em diversos cursos superiores, ministrados nos campi localizados nas cidades de Bragança Paulista, Itatiba e Campinas, no interior de São Paulo, e na capital paulista.

Algumas das opções de cursos oferecidas pela instituição, entre graduação tradicional e tecnológica, são: Administração, Direito, Enfermagem, Tecnologia em Gestão de Segurança Privada, Odontologia e Medicina, em Bragança Paulista; Psicologia, Farmácia, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Gastronomia e Direito, em Campinas; Pedagogia, Psicologia, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Administração, em Itatiba; Psicologia, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Gestão Comercial, entre outras, na cidade de São Paulo.

Os candidatos terão quatro opções de seleção para ingressar na instituição: prova eletrônica agendada, modalidade tradicional, nova prova eletrônica agendada e ingresso via notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2011. As datas das provas poderão ser agendadas de 13 de outubro a 12 de fevereiro de 2012, de acordo com o edital, sendo que a prova tradicional será aplicada em 19 de novembro.

As inscrições poderão ser feitas através do site www.usf.edu.br ou nas centrais de atendimento das unidades da USF, até o dia 15 de fevereiro. Os endereços e os telefones das unidades podem ser conferidos aqui. O custo da taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 200, conforme a modalidade de ingresso e o curso.

Por André Gonçalves


A Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) abriu inscrições para o Vestibular do 1º semestre de 2012, através do qual serão oferecidas 250 vagas para os cursos superiores de graduação tecnológica nas áreas de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Produção Sucroalcooleira, Gestão de Produção Industrial e Logística, cuja duração varia entre 2 e 3 anos.

As aulas, com início programado para o dia 30 de janeiro de 2012, serão ministradas em período noturno, na sede da Fatep, localizada na Rua Silva Jardim, nº 1.763, Bairro Alto, em Piracicaba.

De acordo com o cronograma da instituição, os candidatos farão as provas do vestibular no dia 30 de outubro. A lista dos aprovados será divulgada no dia 3 de novembro, e os convocados em 1ª chamada deverão se matricular entre os dias 3 e 5 do mesmo mês. A lista da 2ª chamada sai logo em seguida, e os selecionados terão os dias 8 e 9 de novembro para confirmarem o ingresso na Fatep.

As inscrições podem ser feitas no site www.fateppiracicaba.edu.br ou diretamente na Secretaria da faculdade, que funciona no endereço citado anteriormente. O prazo para se inscrever termina em 27 de outubro.

Mais informações no telefone (19) 3432-9957.

Piracicaba, com aproximadamente 365.000 habitantes, localiza-se a uma distância de 164 km da capital paulista, em uma das regiões mais industrializadas do interior de São Paulo.

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2011 – acesso 2012 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que vai oferecer 5.060 vagas em diversos cursos superiores, das quais 1.690 são para a cidade de Manaus; 270 reservadas para candidatos indígenas; e 3.100 para as unidades da UEA localizadas no interior do Estado, nas cidades de Parintins, Itacoatiara, Manicoré, Novo Aripuanã, Boca de Acre, Tabatinga e Manacapuru, entre outras.

Os cursos de graduação tradicional de Turismo, Administração, Direito, Música, Dança, Teatro, Pedagogia, Medicina, Odontologia, Informática, Meteorologia e Engenharia, além das graduações tecnológicas de Manutenção Mecânica, Agrimensura, Gestão Pública, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial, são algumas das opções oferecidas pela instituição. A lista completa está disponível no manual do candidato.

O vestibular da UEA será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro. Na primeira data estão previstas as provas de conhecimentos gerais, abrangendo questões de português, língua estrangeira (inglês ou espanhol), matemática, biologia, física, filosofia, história, geografia e química. Um dia depois é a vez da redação e dos testes de conhecimentos específicos, cujo conteúdo é variável, conforme o curso. Os postulantes aos cursos de Dança, Música e Teatro farão os exames de habilidades específicas entre os dias 15 e 21 de dezembro. As notas obtidas na edição 2011 do Enem poderão ser utilizadas no complemento do resultado das provas objetivas.

O período de inscrições se encerra no dia 19 de outubro, e os interessados devem se cadastrar no site www.uea.edu.br. A taxa de participação custa R$ 35.

Por André Gonçalves


Estarão abertas, até o dia 17 de outubro, as inscrições para o vestibular 2012 do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco).

Serão oferecidas, ao todo, 3.580 vagas, para cursos de Nível Superior e Técnico, sendo 30% das vagas de Nível Superiorreservadas a alunos que fizerem o ENEM.

As inscrições devem ser realizadas no site da instituição www.ifpe.edu.br. O valor da taxa é de R$ 40,00 para os cursos de Nível Superior e R$ 20,00 para Nível Técnico; para candidatos aos cursos Técnicos integrados à modalidade Proeja, a inscrição é gratuita.

A aplicação das provas está prevista para 11 de dezembro. A relação dos candidatos aprovados deverá ser divulgada até dia 5 de janeiro de 2012. Confira abaixo os cursos oferecidos no vestibular 2012 do IFPE:

Cursos de Nível Superior:

  • Bacharelado: Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção Civil e Enfermagem;
  • Licenciatura: Geografia, Química, Física e Matemática;
  • Tecnologia: Agroecologia, Gestão de Turismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Gestão Ambiental, Radiologia e Design Gráfico.

Cursos de Nível Técnico:

  • Segurança do Trabalho, Saneamento, Refrigeração e Ar Condicionado, Química, Química Industrial, Petroquímica, Meio Ambiente, Mecatrônica, Informática, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Edificações, Construção Naval, Automação Industrial  e Agroindústria.

Para mais informações, acesse o site citado anteriormente. 

Por Suelen Diniz


A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) está com inscrições abertas para o Vestibular 2012, e as mesmas deverão ser realizadas no site www.unisc.br até o dia 24 de outubro.

Ao todo serão oferecidas 2.712 vagas, para diversos cursos.  

O valor da taxa será de R$ 30,00, para quem efetuar o pagamento até 10 de novembro, e de R$ 60,00, para quem efetuar após esta data, até o último dia de inscrições; já os candidatos que realizarem a inscrição no evento Viva UNISC, em 10 de novembro, pagarão somente R$ 25,00.

As provas serão aplicadas em 3 de dezembro, às 14h.

Demais informações e os resultados do concurso, divulgados posteriormente, poderão ser consultados no site da universidade, citado anteriormente.

Conheça os cursos oferecidos no vestibular 2012 da UNISC:

  • Turismo, Superior de Tecnologia (Gastronomia, Fotografia, Estética e Cosmética, Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Serviço Social, Secretariado Executivo, Relações Internacionais, Química – Linha de Formação Química Industrial, Química – Licenciatura, Psicologia – Formação de Psicólogo, Pedagogia – Licenciatura, Odontologia, Nutrição, Medicina, Matemática – Licenciatura, Letras – Espanhol, Letras – Inglês, História – Licenciatura, Geografia – Licenciatura, Fisioterapia, Filosofia – Licenciatura, Farmácia, Engenharia (Mecânica, Elétrica, de Produção, de Computação, Civil, Ambiental e Agrícola), Enfermagem, Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, Direito, Comunicação Social (Relações Públicas, Radialismo – Produção em Mídia Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), Ciências Sociais – Licenciatura, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura, Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo e Administração.

Por Suelen Diniz


Até o dia 3 de fevereiro de 2012 estarão abertas as inscrições para o vestibular 2012 da FAE Centro Universitário.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, no site www.fae.edu/vestibular, e o valor da taxa para participação é de R$ 30,00. Os candidatos que não tiverem acesso à internet, poderão se dirigir a um dos campi da FAE, onde estarão disponibilizados computadores para a realização das inscrições.

Serão oferecidas 1.690 vagas para o vestibular 2012, nos seguintes cursos: Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Psicologia, Pedagogia, Negócios Internacionais, Letras: Português / Inglês, Filosofia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Desenho Industrial, Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração.

As provas deverão ser agendadas, e o último período para agendamento será entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2012.  

No dia de realização das provas, os candidatos deverão estar portando documento de identificação e o boleto da taxa de inscrição com comprovante de pagamento.

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato, no site da universidade.

Por Suelen Diniz


Foi divulgada a relação candidato/vaga para o vestibular de verão 2012 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para este certame o curso de medicina apresentou a média de 90,82 candidatos por vaga. Um dos maiores dados já vistos nos últimos dez anos na instituição. O total de inscritos para a área foi de 6.098 pessoas.

O segundo curso mais concorrido foi o de Engenharia Civil. São aproximadamente 27 candidatos por vaga. São 70 vagas em disputa pelos mais de 1.700 candidatos.

Na terceira posição ficou o curso de biomedicina. Ele apresentou 27,38 candidatos por vaga. Aqui são mais de 300 inscritos para 20 chances de ingresso.

Na sequência aparecem: design gráfico (25,15 candidatos por vaga), arquitetura e urbanismo (20,98 candidatos por vaga), direito noturno (20,48 candidatos por vaga), direito matutino (20,30 candidatos por vaga), engenharia elétrica (19,97 candidatos por vaga), direito vespertino (19,75 candidatos por vaga), jornalismo matutino (19,57 candidatos por vaga), design de moda (17,95 candidatos por vaga), odontologia (16,42 candidatos por vaga), medicina veterinária (15,54 candidatos por vaga), relações públicas matutino (15,33 candidatos por vaga) e psicologia (15,08 candidatos por vaga).

Todos os detalhes você encontra no site – www.cops.uel.br.

A prova da primeira fase ocorrerá no dia 30 de outubro de 2011.

A relação de aprovados para a segunda fase sai no dia 07 de novembro. As provas desta etapa acontecerão em 20,21 e 22 de novembro.

O resultado final estará à disposição dos candidatos em 17 de janeiro de 2012.

Mais detalhes sobre a UEL no site – www.uel.br.


A Universidade de Brasília (UnB) está recebendo as inscrições das pessoas interessadas em participar do Vestibular de Verão 2012 da instituição. Serão mais de 2 mil vagas em 95 cursos ofertados pela UnB. Se contabilizado as vagas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), este número sobe para 4.184 oportunidades.

Uma das novidades é a criação de novos cursos, dos quais podemos citar: engenharia aeroespacial, engenharia química, educação física (bacharelado) e teoria crítica e história da arte.

Outro ponto que podemos destacar como novidade, é o novo critério de avaliação da habilidade na interpretação e expressão em língua portuguesa. Será necessário obter 20% da pontuação máxima para que os candidatos não sejam eliminados.

Faça agora a sua inscrição acessando o site da Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), até 16 de outubro de 2011. O custo da inscrição para todos os interessados em ingressar na instituição fica no valor de R$ 100. Para treineiros o valor é de R$ 75.

Com relação às provas deste certame, elas devem ser aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro deste ano. As cidades que receberão os testes são as seguintes: Uberlândia, Formosa, Valparaíso e Goiânia.

Obtenha todas as informações sobre o vestibular no edital.

Conheça mais sobre a UnB no site – www.unb.br.


Com campi em várias localidades do Rio de Janeiro, a Unigranrio já aceita as inscrições para o Vestibular 2012-1. A instituição fará dois processos de seleção: um para o curso de medicina; e outro para as outras áreas oferecidas.

Para o curso de medicina as inscrições ficam abertas até o dia 14 de novembro de 2011. As provas para os candidatos que selecionarem esta área acontecem em 20 de novembro de 2011, com início as 08h30. O resultado para o vestibular de medicina ocorrerá na data de 25 de novembro, através do site da Unigranrio. Todas as informações sobre a matrícula já estarão disponíveis na mesma data.

As inscrições para as demais áreas da Unigranrio vão até o dia 05 de dezembro de 2011. A partir das 09 horas de 11 de dezembro deste ano, todos os inscritos para este certame terão de realizar uma prova de conhecimentos gerais. A divulgação do resultado final fica para o dia 13 de dezembro, às 18 horas.

Todas as inscrições devem ser feitas através do site da Unigranrio (www.unigranrio.br).

Informações sobre os cursos ofertados, entre outros detalhes sobre o vestibular, você encontra nos editais.

Hoje a instituição conta com os campi de Barra da Tijuca, Carioca Shopping, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Lapa, Macaé, Santa Cruz da Serra, São João de Meriti e Silva Jardim.

Você também encontra informações no telefone 0800 282 0007


O Centro Universitário Barão de Mauá, em São Paulo, começou a aceitar as inscrições dos interessados em participar do seu Vestibular de Verão 2012.

Os interessados podem se inscrever através do site da instituição (www.baraodemaua.br), até o dia 27 de outubro de 2011, ou então até 03 de novembro (para os cursos que terão as provas em Ribeirão Preto). O custo para a inscrição será de R$ 200 (medicina) e R$ 30 (demais áreas).

A prova de conhecimentos gerais será aplicada na data de 05 de novembro de 2011, a partir das 14 horas, com 04 horas de duração. Os testes acontecerão em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Campinas e Goiânia.

Segundo informações do edital, a divulgação do resultado final acontecerá no dia 09 de novembro de 2011. A matrícula para os aprovados deverá ser efetuada até a data de 12 de novembro.

Leia atentamente o edital de abertura.

Entre os cursos oferecidos pela Barão de Mauá estão: arquitetura e urbanismo, administração, ciências da computação, biomedicina, ciências biológicas, publicidade e propaganda, jornalismo, direito, enfermagem, fisioterapia, engenharia ambiental, pedagogia, serviço social, psicologia, turismo, análise e desenvolvimento de sistemas, entre outros.


Em Belo Horizonte, a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) começou no dia 03 de outubro a aceitar as inscrições dos interessados em participar do seu vestibular de verão 2012.

Neste ano são oferecidas vagas nas áreas de enfermagem (50 vagas), medicina (92 vagas), psicologia (50 vagas), fisioterapia (40 vagas) e terapia ocupacional (38 vagas).

Ficou interessado? Então faça agora a sua inscrição através do site www.nossodnaesaude.com.br, até a data de 07 de novembro de 2011. Para a área de medicina o custo da inscrição é de R$ 180. Demais cursos deverão pagar pela participação o total de R$ 30.

As provas serão aplicadas na data de 20 de novembro deste ano, a partir das 08 horas. Quem selecionar a área de medicina terá 05 horas para a elaboração do teste. Para os demais candidatos, a prova terá a duração de 04 horas.

O resultado final para o certame das áreas de terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia e enfermagem, será divulgado em 25 de novembro. A lista dos aprovados no curso de medicina sairá no dia 02 de dezembro de 2011, às 16 horas.

Mais detalhes você encontra no edital do Vestibular. Você também pode telefonar para (31) 3248 7125.

Para conferir mais informações sobre a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, acesse o site www.fcmmg.br.


No estado de São Paulo, o Centro Universitário Moura Lacerda informa que os interessados em participar do seu vestibular de verão 2012 já podem fazer as inscrições. É necessário efetuar o seu cadastro até o dia 16 de novembro de 2011, nos seguintes endereços: Rua Padres Euclides, 995 (Unidade de Ribeirão Preto); e Avenida Amador Zardim, 55 (Unidade de Jaboticabal). Será possível realizar a inscrição também através do site www.vestibularmouralacerda.com.br. O valor a ser pago pela inscrição será de R$ 30.

Na unidade de Ribeirão Preto (SP) e Jaboticabal (SP), as provas serão realizadas no dia 19 de novembro de 2011, das 13 horas às 17 horas.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos de 2008 a 2010, também poderão ser utilizadas no certame.

O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro deste ano, às 18 horas.

Os aprovados devem ser matricular nas seguintes datas: 22 de novembro (a partir das 18 horas); 23, 24 e 25 de novembro (das 14 horas às 22 horas); e 26 de novembro (das 08 horas às 12 horas).

Mais informações sobre o Vestibular da Moura Lacerda no Manual do Candidato ou pelo telefone 0800 707 1010. No manual você encontra todos os cursos de graduação oferecidos pela instituição.


O período de inscrição para o vestibular de verão 2012 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) já foi aberto. A instituição que possui os campi de Cornélio Procópio, Jacarezinho e Luiz Meneghel de Bandeirantes, oferta os cursos de administração, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, geografia, letras, matemática, pedagogia, direito, educação física, filosofia, história, agronomia, enfermagem, medicina veterinária e sistemas da informação.

Os interessados devem fazer a inscrição no site da Uenp (www.uenp.edu.br), até o dia 27 de outubro de 2011. Você também deverá realizar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 102. Há também postos para inscrição nas unidades da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Para todos os inscritos neste certame haverá uma prova de conhecimentos nas datas de 27 e 28 de novembro de 2011.

Para mais detalhes sobre o vestibular, acesse os sites dos campis de Cornélio Procópio e, Luiz Meneghel. Outra opção é ligar para os fones (43) 3542 8000 (Luiz Meneghel) e (43) 3904 1922 (Cornélio Procópio).

Faça agora a sua inscrição e participe do processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2012.


Foram abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2012 do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Para o certame que dará a oportunidade de ingresso no ano que vem na instituição, os candidatos terão a opção de 16 cursos de graduação. São eles: relações internacionais, direito, publicidade e propaganda, administração, design de interiores, eventos, logística, design gráfico, gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão da produção industrial, marketing, análise e desenvolvimento de sistemas, gestão comercial, processos gerenciais e design de produto.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Unicuritiba (www.unicuritiba.edu.br), até o dia 15 de novembro de 2011. Pessoalmente também será possível fazer o cadastro entre os dias 16 e 17 de novembro deste ano, no Campus Emiliano (Rua Senador Alencar Guimarães, 90, no centro) e no Campus Milton Vianna Filho (Rua Chile, 1678, no Rebouças).

O custo para efetivar a sua inscrição fica no valor de R$ 50.

A prova de conhecimentos para o vestibular tradicional acontece em 20 de novembro.

O resultado para este certame sai em 30 de novembro

Há também o processo de seleção com prova agendada. Neste caso as inscrições ficam abertas até 07 de novembro. Os candidatos podem realizar os testes nas datas de: 4, 11, 18 e 25 de outubro; ou ainda em 01 e 08 de novembro. No vestibular agendado haverá análise de currículo, entrevista e uma prova (a qual conterá uma redação e 10 questões). Não fazem parte do vestibular agendado os cursos de relações internacionais e direito.

Mais sobre a Unicuritiba no site – www.unicuritiba.com.br.

Confira o edital do vestibular.


A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) estará com inscrições abertas para o vestibular 2012 até o dia 31 de outubro.

Serão disponibilizadas 784 vagas, para os seguintes cursos: Bacharelado (Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Educação Física e Biomedicina), Licenciatura (Química, Matemática, Letras – Português/Inglês, Letras – Português/Espanhol, História, Geografia, Física, Educação Física e Ciências Biológicas).

As inscrições poderão ser realizadas nos sites www.vunesp.com.br ou www.uftm.edu.br. O valor da taxa será de R$ 80,00 para os candidatos treineiros e R$ 110,00 para os candidatos concorrentes.

O concurso será composto por duas fases: a primeira será a aplicação de uma Prova de Conhecimentos Gerais, a ser realizada em 11 de dezembro; já a segunda se dará por meio de aplicação de Prova de Conhecimentos Específicos e Produção de Texto Escrito, a ser realizada em 7 de janeiro de 2012, somente pelos candidatos aprovados na fase anterior.

Os resultados finais deverão ser publicados a partir do dia 20 de janeiro de 2012, e poderão ser acessados nos mesmos sites da realização das inscrições.

Para mais informações, acesse o edital

Por Suelen Diniz


Estarão abertas as inscrições, até o dia 28 de outubro, para o Vestibular 2012 da UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil).

Até o dia 27 de outubro, as inscrições poderão ser efetuadas via internet, no site www.unibrasil.com.br; no dia 28 somente serão aceitas inscrições de forma presencial, até às 12h, na Central de Atendimento Acadêmico, localizada no Bloco I (Térreo) das Faculdades Integradas do Brasil. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Serão oferecidas 1.850 vagas, para os seguintes cursos de graduação: Sistemas de Informação, Serviço Social, Secretariado Executivo, Relações Públicas, Psicologia, Pedagogia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Direito, Design, Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Biomedicina e Administração.

A aplicação das provas está prevista para 30 de outubro. Os candidatos que tiverem realizado o ENEM poderão fazer uso do resultado da Prova de Redação, desde que este seja superior ao da prova de redação do concurso vestibular; para tal será necessário que o interessado informe, até o dia 27 de outubro, o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio.

A divulgação dos resultados finais está prevista para 8 de novembro. Para  mais detalhes, acesse o site da instituição.

Por Suelen Diniz


A Universidade Estadual do Ceará (UECE) abriu inscrições para o Vestibular do 1º semestre de 2012, quando serão oferecidas 1.260 vagas para os cursos ministrados na cidade de Fortaleza e outras 960 vagas para as graduações disponibilizadas nas unidades da instituição localizadas nos municípios de Limoeiro do Norte, Iguatu, Crateús, Tauá, Itapipoca e Quixadá, no interior do estado. 

Entre as opções, estão os cursos de Administração, Enfermagem, Ciências Sociais, Filosofia, Letras, Medicina, Serviço Social, Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Química. A lista completa pode ser acessada no manual do candidato.

O processo seletivo terá duas fases. A primeira está prevista para o dia 27 de novembro, data em que os candidatos farão as provas de múltipla escolha, contendo questões de história, matemática, química, física, biologia, geografia, português e língua estrangeira (que deve ser escolhida durante a inscrição). Antes disso, haverá os exames de habilidade específica para os postulantes às vagas do curso de música, que serão realizados nos dias 13 e 18 de novembro. A segunda fase, contendo redação e provas específicas (conforme a área do curso), ocorrerá nos dias 11 e 12 de dezembro.

As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de outubro, por meio do site www.uece.br, onde se encontram o edital e as informações complementares sobre o vestibular. A taxa de participação custa R$ 85.

Por André Gonçalves


Já está aberto o período de inscrições para o Vestibular do 1º semestre de 2012 das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo, que vão oferecer 11.360 vagas para 61 cursos superiores de graduação tecnológica, todos gratuitos. Entre eles, há as opções para as áreas de Alimentos, Silvicultura, Agronegócio, Produção Fonográfica, Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos, Radiologia, Secretariado, Construção Civil, Manutenção de Aeronaves, Mecânica, Construção Naval, Produção Têxtil e Banco de Dados.

O cadastro será recebido pela instituição até o dia 8 de novembro, por meio do site www.vestibularfatec.com.br. Os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 70. Para aqueles que se autodeclararem afrodescendentes durante a inscrição, será concedido um bônus de 3% no resultado final, enquanto os alunos que comprovarem ter estudado na rede pública terão um acréscimo de 10% na nota final.

As provas estão marcadas para o dia 4 de dezembro, quando serão aplicados os testes de português, história, matemática, física, inglês, química, biologia e geografia, além da redação e de questões de raciocínio lógico e de situações-problema. O nome dos aprovados será divulgado no dia 19 de janeiro, de acordo com o manual do candidato.

As Fatecs estão presentes em 47 municípios do Estado de São Paulo, dentre os quais se incluem a capital, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Sertãozinho, Taubaté, Capão Bonito, Cruzeiro, Franca, Pindamonhangaba, Santos, Itaquaquecetuba, Mauá, Americana e Jacareí.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (11) 3471-4103 (capital e região metropolitana) e 0800-596-9696 (interior). 

Por André Gonçalves


Estão abertas, até o final de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo do 1º semestre de 2012 do Centro Universitário Newton Paiva, que possui 4 campus na cidade de Belo Horizonte (MG), onde são ministrados diversos cursos de graduação tradicional e de graduação tecnológica.

Entre as opções oferecidas, os candidatos poderão disputar vagas para os cursos superiores de Direito, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Sistemas de Informação e Engenharia (várias habilitações). Para os interessados nos cursos de tecnólogo, há as opções nas áreas de Estética e Cosmética, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística e Gestão em Turismo, entre outras.

O processo de seleção se dará através da aplicação de provas objetivas, no dia 30 de outubro, com o conteúdo variando de acordo com a área do curso escolhido, e também de uma redação.

Para os testes de literatura brasileira foram indicados o livro “Felicidade Clandestina”, escrito por Clarice Lispector, e o filme “A Hora da Estrela”, dirigido por Suzana Amaral. Candidatos que participaram das edições 2008, 2009 ou 2010 do Enem, poderão usar as notas para ingressar na Newton Paiva, desde que preencham os requisitos solicitados pela instituição.

O período de inscrições via internet termina em 28 de outubro, e o cadastro pode ser feito no site www.newtonpaiva.br. Pessoalmente, os interessados podem se inscrever até o dia 29 do mesmo mês, nos campi Carlos Luz, Silva Lobo e Buritis, na capital mineira, cujos endereços estão disponíveis no mesmo site citado anteriormente. A taxa custa R$ 30.

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012 da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 e elas devem ser realizadas pela internet, no site da universidade (www.unioeste.br/vestibular), até o dia 7 de novembro.

Serão oferecidas 2.329 vagas para diversos cursos de graduação.

O vestibular será composto por duas etapas: na primeira serão aplicadas Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais, em data provável de 27 de novembro; a segunda etapa se dará por meio de realização de Prova de Redação e Prova de Conhecimentos Específicos, a serem aplicadas em 11 de dezembro. A divulgação dos resultados finais está prevista para 21 de dezembro.  

Conheça os cursos oferecidos pela universidade no Vestibular 2012:

  • Zootecnica, Turismo, Serviço Social, Secretariado Executivo, Química, Pedagogia, Odontologia, Medicina, Matemática, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Alemão, Letras Português/Italiano, Hotelaria, História, Geografia, Fisioterapia, Filosofia, Farmácia, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Pesca, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Enfermagem, Educação Física, Economia Doméstica, Direito, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Agronomia e Administração.

Para mais informações, consulte o edital no site da universidade citado anteriormente.

Por Suelen Diniz


A Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT) abriu inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012, através do qual serão oferecidas vagas para 4 cursos de graduação tecnológica, nas áreas de processos gerenciais (gestão e negócios), análise e desenvolvimento de sistemas (informação e comunicação), alimentos (produção alimentícia) e mecatrônica industrial (controle e processos industriais). Cada curso tem 32 vagas em aberto.

O processo seletivo vai acontecer no dia 11 de dezembro, data em que será aplicada a prova de conhecimentos gerais, contendo 64 questões de múltipla escolha, divididas entre as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira, física, matemática, geografia, história, biologia e química. Os candidatos também deverão fazer uma redação.

A divulgação dos resultados será feita no dia 6 de janeiro de 2012.

Os interessados têm até o dia 18 de novembro para se inscreverem, por meio do site www.vunesp.com.br. A taxa custa R$ 15, e quem se enquadrar nos requisitos citados no edital do vestibular, pode solicitar a isenção do pagamento. O prazo para a solicitação termina em 14 de outubro.

Outros detalhes sobre o processo seletivo podem ser obtidos pelo telefone (11) 4359-6565 ou através do e-mail faleconosco@cefsa.org.br.

A FTT, cujos cursos oferecidos são totalmente gratuitos, localiza-se na Estrada dos Alvarengas, 4.001, na cidade de São Bernardo do Campo, situada na região do ABC paulista, a 22 km de distância da cidade de São Paulo.

Por André Gonçalves


O Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, unidade de ensino da Fundação Helena Antipoff, que é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, está oferecendo 350 vagas para os cursos de graduação de Letras (50), Ciências Biológicas (50), Educação Física (100), Pedagogia (100) e Matemática (50), que serão preenchidas através do Vestibular do 1º semestre de 2012.

As inscrições estarão abertas até o dia 20 de outubro, e podem ser feitas por meio do site www.fha.mg.gov.br, ou pessoalmente, na sede da Fundação Helena Antipoff, situada na Avenida São Paulo, 3.996, em Ibirité, na Grande Belo Horizonte. O horário de atendimento da secretaria acadêmica é das 8 horas às 18 horas. A taxa de participação custa R$ 110.

O processo seletivo consiste na aplicação de redação e de testes de múltipla escolha, programados para o dia 20 de novembro. Haverá questões de português, literatura brasileira, matemática, língua estrangeira, ciências biológicas, física, história, química e geografia.

Os candidatos devem ler as obras "Menino de Engenho" (de autoria de José Lins do Rego) e "A Vitória da Infância" (de Fernando Sabino), que foram indicadas para a prova de literatura.

O resultado final do vestibular sai até o dia 2 de dezembro, conforme informações do edital.

A instituição está localizada na cidade de Ibirité, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte. O município tem cerca de 160.000 habitantes, e a distância da capital mineira é de aproximadamente 25 km.

Por André Gonçalves


A Universidade Cruzeiro do Sul, na cidade de São Paulo, começou no dia 26 de setembro de 2011 as inscrições para o seu vestibular de verão 2012. Aqui os candidatos podem optar pelas provas no modelo tradicional e também utilizando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar do vestibular tradicional, os interessados devem se inscrever pelo site da instituição (www.cruzeirodosul.edu.br), até a data de 11 de outubro de 2011, às 12 horas. O custo para efetivar a sua participação fica entre R$ 60 (cursos gratuitos) e R$ 40 (demais cursos). Você também pode fazer o cadastro pessoalmente nos campi da instituição, que são: Anália Franco (Av. Regente Feijó, número 1295); Liberdade (R. Galvão Bueno, número 868); Pinheiros (R. Butantã, número 285) e São Miguel (Av. Dr. Ussiel Cirilo, número 225). O atendimento acontece das 09:00 às 20:00 (em dias úteis) e das 09:00 às 12:00 (aos sábados).

As inscrições para a seleção via Enem também serão recebidas nos campi da instituição. A taxa de participação neste caso é de R$ 20. O período de inscrição fica aberto até 09 de dezembro deste ano. Para mais informações, confira o edital.

A data prevista para a realização da prova é o dia 16 de outubro deste ano, a partir das 10 horas.

Os cursos oferecidos de maneira gratuita pela Cruzeiro do Sul são: ciências econômicas, geografia, história, música e serviço social. Para conferir a grade completa de vagas, além de todas as informações importantes sobre o vestibular da instituição, acesse o site www.cruzeirodosul.edu.br.


Em Minas Gerais, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) já abriu o período de inscrição para os interessados em participar do seu vestibular de verão 2012.

Quem pretende ingressar na instituição no ano que vem, pode optar por cursos de graduação nas áreas de engenharia da computação, engenharia biomédica, engenharia de telecomunicações, tecnologia em gestão de telecomunicações, tecnologia em automação industrial e tecnologia em redes de computadores.

Para fazer a sua inscrição basta acessar o site da Inatel (www.inatel.br), até o dia 06 de dezembro de 2011. No campus da Inatel (Av. João de Camargo, nº 510, no centro de Santa Rita do Sapucaí-MG), o cadastro poderá ser efetuado até o dia 09 de dezembro deste ano. Os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa de participação que tem o valor de R$ 30.

A prova será aplicada para os vestibulandos no dia 10 de dezembro de 2011.

Mais informações você encontra no site da Inatel, ou nos telefones (35) 3471 9345 e 3471 9206.

Dúvidas também podem ser enviadas para o endereço de e-mail – vestibular@inatel.br


O vestibular 2012-1 do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) já aceita as inscrições dos interessados em ingressar nos cursos de graduação no primeiro semestre do ano que vem.

Os candidatos podem optar pelos seguintes cursos: administração, administração pública, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, ciência da política, direito, educação física, enfermagem, engenharia civil, engenharia mecânica, farmácia, letras, pedagogia, relações internacionais e sistemas de informação.

Quer participar? Então faça o seu cadastro acessando o site da UDF (www.udf.edu.br), até a data de 11 de outubro de 2011.

As provas devem ser aplicadas no dia 16 de outubro deste ano.

Todos os candidatos podem adquirir a bolsa de estudos por mérito acadêmico. Para isso, é necessário obter aproveitamento de 75% no vestibular de verão da instituição.

Quem preferir pode utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste caso o candidato deve fazer a inscrição, na página da UDF, até o dia 09 de dezembro de 2011.

Mais informações sobre o vestibular você encontra no site da UDF, ou então telefonando para o número (61) 2105 4785.





CONTINUE NAVEGANDO: