Inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de maio de 2018.

As inscrições para o Vestibular 2018 segundo semestre da Fundação Getúlio Vargas na modalidade à distância já estão abertas. Os candidatos deverão se inscrever pela internet, através do site, até 4 de maio.

Além de preencher a ficha de inscrição, os estudantes também devem pagar uma taxa de R$ 60. Todos os estudantes com as inscrições homologadas terão acessão ao Cartão de Confirmação de Inscrição a partir do dia 18 de maio.

Sobre as Provas

O local e o horário das provas você pode conferir no edital que está no site da instituição, se programe para não ficar de fora dessa grande chance de entrar em uma das maiores universidades em caracter mundial.

A avaliação objetiva está marcada para 27 de maio. O exame conterá questões de Matemática, Português e Redação.

No dia 8 de junho, a FGV divulgará o resultado, e a lista de aprovados. Os aprovados devem realizar as suas matrículas entre o período de 9 à 15 de junho.

Vagas

Foram disponibilizadas 5.500 vagas dentre os cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão Comercial e Marketing. Os cursos EaD da FGV possuem polos nas cidades de Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e também São Paulo.

Para mais informações acesse o site e veja o Edital completo do Vestibular.

A Fundação Getulio Vargas, conhecida também pela sigla FGV ou GV, é uma instituição brasileira de ensino superior, privada, que foi fundada no ano de 1944 e tinha como objetivo inicial preparar e qualificar as pessoas para a administração pública no Brasil, sua sede está no Rio de Janeiro.

A FGV possui cursos de economia, administração de empresas, administração pública, direito, gestão de tecnologia e da informação e ciências sociais. Tendo como objetivo inicial formar pessoas e prepara-las para gestão pública e gestão no setor privado. Com o crescimento da instituição, outros cursos foram somando a grade da instituição oferecendo um leque ainda maior de opções para seus alunos. Ela foi considerada conforme a revista Foreign Policy uma das "cinco melhores think tank conceituada em política do mundo todo.

Produzindo uma enorme quantidade em pesquisas acadêmicas. De vários temas abrangendo macro e microeconomia, negócios, finanças, tomada de decisão, saúde, direito, bem-estar, poluição e por fim desenvolvimento sustentável. A instituição também mantém os programas de pesquisa em áreas de História, Educação, Ciências Sociais, Justiça, Política e Cidadania. A FGV também executa projetos, como um pedido do setor público, a iniciativa privada e também dos organismos internacionais sendo parte deles o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Um de seus maiores exemplos incluem assistência nos lances Rio de Janeiro Jogos Pan-Americanos em 2007 e nada mais nada menos que os Jogos Olímpicos de 2016.

É a instituição brasileira melhor colocada no ranking da Alma Mater Index: o Global Executives (2013), realizado pela revista britânica The Times Higher Education, a lista possui os 100 melhores locais de ensino para a formação de diretores executivos. Primeira no ranking brasileiro e 35ª do mundial, a FGV hoje está à frente de universidades de Princeton, dos Estados Unidos, e a Cambridge, em Reino Unido. No ano de 2009 na QS Global 200 Business Schools Report, a FGV foi classificada sendo a terceira melhor escola da América do Sul sobre negócios.

Por isso faça sua inscrição e venham participar de uma das melhores instituições no mundo todo, sobre capacitação para o mercado de trabalho.

Se prepare e agarre a oportunidade de poder estudar se preparando para trabalhar em grandes empresas do mundo todo atraves da formação que terá através da Fundação Getúlio Vargas.

Ricardo Ferreira Rodrigues


Confira aqui mais detalhes sobre o Vestibular de Inverno UEPG 2018.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma instituição pública de ensino superior do Estado do Paraná, sediada na cidade de seu nome. Nos dias atuais, tem matriculados mais de 7.000 alunos, com câmpus em 6 cidades paranaenses (Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba), oferecendo 38 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e 6 habilitações. Além disso, é referência no EAD (Ensino à Distância). O ingresso nesta universidade é dado a partir do vestibular, que pode ser o de verão (realizado em dezembro) ou o de inverno (no mês de julho).

Dentre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, estão: Física (bacharelado e/ou licenciatura), Geografia (bacharelado e/ou licenciatura), Matemática (bacharelado e/ou licenciatura), Química (bacharelado e/ou licenciatura), Agronomia, Engenharias (Civil, de Alimentos, da Computação, de Materiais), Zootecnia, Ciências Biológicas (bacharelado e/ou licenciatura), Educação Física (bacharelado e/ou licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Serviço Social, Turismo, História, Letras (português/espanhol, inglês ou francês), Pedagogia e Direito.

Abriram recentemente as inscrições para o Vestibular de Inverno de 2018 da UEPG, que ficarão abertas até o dia 15 de maio, com taxa de inscrição no valor de R$ 145,00. São oferecidas um total de 726 vagas, sendo 50% delas reservadas a candidatos oriundos de escolas públicas. Aos estudantes que se encontram em caso de vulnerabilidade socioeconômica, serão oferecidas isenções na taxa de inscrição, mediante comprovação de renda. Para solicitar isenção, leia atentamente o Edital e siga as instruções indicadas.

A aplicação das provas, segundo o Manual do Candidato, será nos dias 8 e 9 de julho, e o local de prova será divulgado, pela própria universidade, no dia 8 de junho. A aplicação das provas será realizada no Paraná, nas cidades de Apucarana, Cascavel, São Mateus do Sul, Castro, Telêmaco Borba, Curitiba, Jacarezinho, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, Jacarezinho, Maringá, Rio Negro, Palmeira e Umuarama.

O processo seletivo é ocorrido a partir de um exame. Na primeira prova, o candidato se depara com 60 questões objetivas, de conhecimentos gerais abordados durante o Ensino Médio, adjunto de uma redação, que pode ser do gênero carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia ou resumo. O conteúdo da prova será temas sobre as disciplinas de Gramática e Literatura, História, Física, Geografia, Biologia, Química, Arte, Língua Estrangeira, Educação Física, Sociologia e Filosofia. Além disso, a segunda prova é vocacional, ou seja, as questões que irão cair terão relação com os temas de disciplinas específicas, relativas ao curso escolhido.

Para o vestibular, o Edital obriga a leitura de algumas obras literárias. Dentre elas, estão os livros “As meninas”, de Lygia Fagundes Telles, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “Bagagem”, de Adélia Prado, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis e “O Mestre e o Herói”, de Domingos Pellegrini.

O resultado da primeira chamada de aprovação tem previsão para ser divulgado a partir do dia 31 de agosto. Quanto aos prazos e documentos para a realização das matrículas, a universidade informará posteriormente. Para se inscrever neste vestibular, basta acessar ao site, ler atentamente o Manual do Candidato, clicar em “inscrição”, preencher seus dados pessoais e efetuar o pagamento do boleto até o dia 16/05/2018.

Para saber mais informações sobre o Vestibular de Inverno UEPG, de 2018, acesse o Manual do Candidato ou visite o site da UEPG. Ou então, entre em contato por meio do número de telefone (42) 3220-3000, de segunda a sexta-feira, das 8h00min às 12h00 e das 13h30 às 17h30.

Aurenivia Alves Pereira


O vestibular está previsto para ser realizado no dia 9 do mês de junho. O resultado com o nome dos aprovados será divulgado no dia 3 de julho. Já as aulas terão início no dia 21 do mês de julho.

O Brasil está em pleno desenvolvimento e como podemos notar a cada ano que passa mais pessoas estão procurando se capacitar mais profissionalmente, pois já desenvolveram a consciência de que é estudando e se formando que as chances de um futuro melhor, com mais qualidade de vida podem ser aumentadas, pois o mercado de trabalho a cada ano que passa se mostra mais exigente e competitivo em razão da grande oferta de mão de obra que existe na atualidade.

E todos sabem que a melhor forma de se desenvolver profissionalmente e pessoalmente é por meio dos estudos.

Se você é estudante e gostaria de realizar um curso universitário que lhe ofereça condições de desenvolvimento no futuro, acaba de surgir uma excelente oportunidade. Estamos falando do Cederj, que acaba de abrir inscrições para o seu vestibular do segundo semestre de 2018.

Este vestibular ainda irá contar com duas excelentes novidades, que é o novo curso de Ciências Contábeis e a inauguração de mais um polo de apoio.

O Curso de Ciências Contábeis terá a mesma qualidade dos demais cursos do Cerderj e será ministrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na modalidade semipresencial. Para este curso serão disponibilizadas 240 vagas a serem distribuídas em 5 polos de apoio. Com certeza essa é uma excelente opção e curso, pois as pesquisas apontam que esse profissional desde o ano de 2010 tem sido bastante cotado no mercado de trabalho.

Já o novo polo inaugurado é no município de Miracema, o que irá ampliar ainda mais as oportunidades para quem deseja fazer universidade.

Serão disponibilizadas 7.049 vagas em mais de 15 cursos de graduação que podem ser realizados na modalidade a distancia, facilitando ainda mais a vida de quem não dispõe de tempo para frequentar um curso presencial. Os cursos estão previstos para terem início no segundo semestre deste ano de 2018.

Para conhecer melhor os cursos acesse o site http://cederj.edu.br.

Para se inscrever em um dos cursos oferecidos pela fundação basta preencher um formulário de inscrição disponível no link: http://provaecomprova.com/vestcederj/inscricao.

Quem realizar a sua inscrição no vestibular deve imprimir um boleto e assim pagar uma taxa de inscrição cujo valor é de R$88. Sendo que até a data do dia 10 do mês de maio o requerimento poderá ser feito.

Quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio poderá utilizar a nota obtida no exame do ano de 2017. De acordo com a fundação 30% das vagas disponíveis serão para alunos que utilizarão a nota do Enem, fazendo parte da modalidade de ampla concorrência.

Haverá oferta de vagas nos seguintes cursos:

– Engenharia de Produção;

– Administração;

– Ciências Contábeis;

– Administração Pública;

– Ciências biológicas;

– História;

– Pedagogia;

– Geografia;

– Física;

– Turismo;

– Química;

– Matemática;

– Letras;

– Tecnólogo em Gestão de Turismo;

– Tecnólogo em Segurança Pública;

– Tecnólogo em Sistemas de Computação.

O vestibular está previsto para ser realizado no dia 9 do mês de junho. O resultado com o nome dos aprovados será divulgado no dia 3 de julho. Já as aulas terão início no dia 21 do mês de julho.

O último dia para realização das inscrições é o dia 10 de maio. Não perca essa excelente oportunidade de começar a construir um futuro de sucesso.

Veja abaixo os polos onde os cursos serão oferecidos:

– Angra dos Reis, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, São Gonçalo, Campo Grande, São Pedro da Aldeia, Francisco de Itabapoana, Macaé, Cantagalo, Santa Maria Madalena, Volta Redonda, Duque de Caxias, São Saquarema, Itaguaí, Niterói, Miracema, Itaperuna, Natividade, Petrópolis, Itaocara, Nova Friburgo, Rocinha, Três Rios, Miguel Pereira, Rio Bonito, Magé, São Fidélis, Paracambi, Piraí, Resende e Rio das Flores.

Por Sirlene Montes


IFAL oferta 450 vagas em cursos EaD. Inscrições podem ser realizadas até 18 de junho.

Até o dia 18 de junho de 2017 estão abertas as inscrições para o Vestibular 2017 – 2º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Os cursos oferecidos são para a modalidade a distância. Os interessados deverão fazer a inscrição pela internet, por meio do site http://exame3.ifal.edu.br, mediante pagamento de taxa no valor de 50 reais.

Os estudantes de escola pública ou aqueles que tiverem bolsa em instituições privadas, com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa, poderão fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição até o dia 5 de junho. Para tanto, será preciso preencher o formulário disponibilizado na internet e apresentar os documentos solicitados no edital (vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/baixar/cc146baecfe98707f73b8b033c815779.pdf), e que deverão ser entregues no campus do IFAL no qual deseja pleitear uma vaga. A divulgação dos resultados dos pedidos de isenção será pela internet, no dia 9 de junho.

Para esta edição do vestibular, estão sendo oferecidas 450 vagas para cursos na modalidade a distância, no âmbito da UAB (Universidade Aberta do Brasil). As oportunidades estão espalhadas entre os seguintes polos: Palmeira dos Índios, Arapiraca, São José da Lage, Cajueiro, Maceió e Penedo. Das vagas abertas, 270 são reservadas para os candidatos cotistas, de acordo com os termos da Lei 12.711/2012. O restante das oportunidades está disponível para ampla concorrência.

Os candidatos inscritos no Vestibular 2017 – 2º semestre – EaD do IFAL serão classificados por meio dos resultados obtidos em prova objetiva, que está agendada para o dia 16 de julho. A prova começará às 8h30 e terá duração de três horas e meia. De acordo com as informações disponíveis em edital, os locais das provas serão divulgados em até cinco dias antes da data mencionada para realização.

As provas contarão com 40 questões objetivas, que tratarão dos conteúdos adquiridos no ensino médio, além da prova de redação, de acordo com o tema que será proposto. A liberação dos gabaritos oficiais ocorre dois dias após a realização das provas.

O resultado final, com a lista de aprovados, deverá ser divulgado dez dias após a prova do vestibular. As informações acerca dos processos relacionados à matrícula serão liberadas depois.

Para mais informações, acesse o site do IFAL (exame3.ifal.edu.br) ou encaminhe e-mail para copese@ifal.edu.br.

Por Iris Gonçalves


A UNIP (Universidade Paulista) está com as inscrições abertas para o seu processo seletivo do 2° semestre. Com campi presenciais localizados em São Paulo (Região Metropolitana, Litoral e Interior), Distrito Federal, Goiânia e Manaus, a universidade disponibiliza duas opções de prova: Tradicional e Agendada.

Para a prova tradicional, são 8 opções de data para realização: 13, 14, 17, 20, 21, 24, 27 e 28 de abril. Já a prova agendada pode ser realizada até o dia 30 de abril.

As vagas disponíveis no processo seletivo são para os cursos superiores tradicionais, para os cursos tecnológicos e para o EAD.

As inscrições para o vestibular podem ser realizadas via internet, através do site da UNIP. Quem preferir também pode se inscrever pessoalmente em um dos campi da universidade.

Os candidatos que realizarem as inscrições através do site da instituição recebem a isenção da taxa. Caso contrário, há a cobrança de uma taxa de R$ 40,00, que deverá ser paga através de boleto bancário.

Os candidatos que realizaram o ENEM podem ser dispensados da realização do vestibular. Para isso, basta realizar a inscrição normalmente e apresentar o Boletim Individual de Notas.

Os gabaritos e resultados serão disponibilizados no site da UNIP, em até 48 horas após a realização das provas.


A Fundação Getúlio Vargas abriu as inscrições para o Vestibular 2013 do 2º semestre. Serão 200 vagas para o curso de Administração de Empresas e 50 vagas para Administração Pública.

Foi divulgado que não será aceito as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para abatimento de pontos, assim o candidato terá que obter a nota apenas através da prova.

Os candidatos serão avaliados em duas etapas, sendo que a primeira será a aplicação de uma prova objetiva com questões sobre as seguintes matérias: Português, Matemática, Inglês, História, Geografia, Ciências e Atualidades. Na segunda etapa será aplicada uma prova discursiva e uma redação.

inscrição para o curso de Administração de Empresas será feita através do link http://cacr.fgv.br/sp/grad/adm. Já as inscrições para o curso de Administração Pública serão feitas no link http://cacr.fgv.br/sp/grad/admpublica.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 75,00 para aqueles que emitirem o boleto até às 18:00 do dia 12 de abril. Após essa data, o valor passa a ser de R$ 150,00.

As provas serão aplicadas no dia 9 de junho, nas cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador.

Para mais informações sobre o Vestibular, acesse os Manuais do Candidato, ligue para o telefone 0800 770 0423 ou envie um e-mail para vestibulares@fgv.br.

Por Luana Lima


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já informou o prazo de matrícula de 2.342 candidatos aprovados no vestibular 2011, com entrada em 2012. Os cursos abrangidos nesta segunda etapa de matrículas são: Agrimensura, Gestão Pública, Saúde Coletiva, Enfermagem, Odontologia e Medicina.

As aulas serão ministradas a partir de agosto em Manaus e outras 24 cidades do Estado.

Para a matrícula, o candidato aprovado deverá entregar os documentos especificados em edital, entre os dias 11 e 15 de junho. Feito isso, é necessário confirmar se a matrícula foi efetivada a partir do dia 19 de junho.

O maior número de inscrições deste vestibular foi para o curso de Gestão Pública, com 5.942 candidatos. Em seguida, vieram os cursos de Saúde Coletiva e Agrimensura. Já o curso com maior relação candidatos por vaga foi o de Direito, fechando o índice em 65.

Os endereços estão especificados no edital de convocação de matrícula, sendo que três são disponibilizados em Manaus e há outros 24 pontos em 24 municípios amazonenses.

A primeira matrícula do vestibular 2011 aconteceu em fevereiro e estes candidatos estão tendo aulas desde março.

Fonte: UEA

Por Matheus Camargo


Para os interessados em ingressar ainda neste segundo semestre na Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, pode fazer a inscrição para a prova agendada 2011-2 da instituição. Você tem a opção de efetuar a prova até a data de 10 de setembro de 2011, fazendo a requisição de seu cadastro no site da universidade (www.anhembi.br).

As provas acontecem nos campi da instituição, que são os da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Centro e Morumbi.

Os interessados podem se inscrever para os cursos de design de games, arquitetura e urbanismo, design de moda, design digital, design gráfico, negócios da moda, jornalismo, publicidade e propaganda, rádio e tv, pedagogia, relações públicas, direito, engenharia de produção, engenharia elétrica, administração, marketing, educação física, entre outros. Para verificar todos os cursos de graduação da Anhembi Morumbi, clique aqui.

O resultado da prova agendada será divulgado até 03 dias úteis após a realização do teste.

O edital do vestibular fica disponível aqui.

Situada na cidade de São Paulo, a Universidade Anhembi Morumbi atua desde 1970, sendo que no ano de 2005 ela passa a ser membro da Rede Internacional de Universidades Laureate.


A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) está abrindo as inscrições, até a data de 20 de agosto, para os interessados em participar do Vestibular 2011 (2º Semestre) da instituição. Além do Campus em Mogi das Cruzes, ela também possui o campus Vila Lobos, e oferta os seguintes cursos de graduação: administração, ciências contábeis, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, logística, direito, engenharia civil, sistemas de informação, engenharia mecânica, pedagogia, química, entre outras áreas.

Caso tenha o interesse em participar, faça a sua inscrição através do telefone 0800 19 2001. Não haverá taxa de inscrição para esse processo seletivo.

Os campi para efetuar as provas ficam na Avenida Cândido Xavier A. Souza, n° 200, em Mogi das Cruzes, ou então na Avenida Leolpoldina, n° 550, em São Paulo.

Para efetuar a prova no campus de Mogi, o interessado pode comparecer nos horários das 09 horas até às 15 horas, ou das 17h30 até às 19h30, em dias úteis. Aos sábados, o teste deve ser feito das 08h30 até às 10h30.

Para aqueles que pretendem fazer a prova no campus de Villa Lobos, os candidatos devem comparecer das 08 até às 18 horas (em dias úteis) e das 08 horas até às 13 horas (aos sábados).

O resultado da prova sai no dia seguinte da realização.

Para mais detalhes sobre o vestibular, acesse www.vestibularumc.com.br.

A UMC foi criada no ano de 1962, sendo que atualmente a instituição já conta com mais de 15 mil estudantes. 


Foi divulgado pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, no interior do estado do Paraná, a lista dos aprovados em seu vestibular de inverno 2011. Ao todo foram classificados para os cursos de graduação da instituição, 1.488 estudantes.

As matrículas devem ser feitas entre os dias 13 até 16 de janeiro de 2012. Sendo que todo o processo de cadastramento para os cursos deve ser feito no site – daa.uem.br.

O início das aulas está programado para o mês de fevereiro do ano que vem.

Para conferir se o seu nome está na lista, acesse aqui.

A segunda chamada para este certame de inverno, com as vagas remanescentes, deverá ser divulgada apenas no mês de janeiro de 2012, no dia 27.

Neste certame foram inscritos 23,8 mil alunos, sendo que 10,4% dos estudantes que efetuarão a inscrição, não compareceram no dia para realizarem as provas.

A instituição tem cursos como administração, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, comunicação social, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia química, filosofia, farmácia, educação física, entre outras áreas oferecidas. No mês de setembro iniciam as inscrições para o certame de verão.

Com sede na cidade interiorana de Maringá, a UEM possui campus nas cidades de Umuarama, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã e Goioerê. Além dos seus 63 cursos de graduação, a instituição também apresenta áreas de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.


Se você está pretendendo efetuar a prova agendada do vestibular 2011-2 do Centro Universitário Belas Artes, da cidade de São Paulo, então deve ficar atento. As inscrições já foram abertas para o certame.

A instituição oferece cursos como arquitetura, artes visuais, formação de professores, design de interiores, relações internacionais, relações públicas, rádio e tv, publicidade e propaganda, além de cursos de pós-graduação como gestão de negócios, design automotivo, magistério para o ensino superior, entre outras opções.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de agosto de 2011, pelo portal da instituição ou em sua sede (Rua Doutor, Álvaro Alvim, n° 76).

No ato da inscrição você escolherá uma data para efetuar a prova. Ela pode programada para ser feita até o dia 26 do mês de agosto deste ano.

Para mais informações sobre o processo seletivo agendado, acesse www.belasartes.br.


A relação dos aprovados no Vestibular de Inverno 2011 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro já pode ser consultada no site da instituição, assim como a lista de espera.

A UFTM, que tem unidades na cidade de Uberaba, vai receber os calouros entre os dias 27 e 29 de julho para realizarem a matrícula. Antes disso, é preciso confirmar a pré-matrícula, a partir do dia 26 de julho, através do site www.uftm.edu.br.

Segundo o calendário da instituição, os aprovados na primeira chamada para os cursos de matemática, história, serviço social, geografia, ciências biológicas, física e química devem se matricular no dia 2. Os selecionados nos cursos de terapia ocupacional, educação física, fisioterapia, letras-português/inglês, enfermagem, letras-português/espanhol e nutrição, serão recebidos no dia 28. Já os calouros de medicina, biomedicina e psicologia, deverão realizar a matrícula no dia 29. O atendimento acontece no Departamento de Registro e Controle Acadêmico, das 8:30 às 18:00.

A lista de documentos exigidos para o ingresso na instituição é composta por: CPF; título de eleitor; certidão de quitação eleitoral; identidade; histórico escolar do 2º grau; comprovante de endereço; três fotos 3×4; entre outros, conforme o edital.

A segunda chamada sai no dia 3 de agosto.

Por André Gonçalves


Já está disponível no site da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o resultado final do Vestibular do 2º semestre de 2011, que colocou em disputa 310 vagas para o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da instituição, localizado em Recife.

Os aprovados na primeira chamada terão os dias 26 e 27 de julho para confirmar a matrícula. O atendimento acontecerá na Divisão do Corpo Discente, situada no Campus Universitário Joaquim Amazonas, que fica na Avenida dos Economistas, s/nº, na capital pernambucana. O horário vai das 8:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

É necessário apresentar a ficha de dados cadastrais preenchida (que pode ser retirada no site da Covest), o comprovante de depósito para o pagamento do manual acadêmico, uma foto 3×4 recente, além dos originais e cópias autenticadas da identidade; certidão de nascimento ou casamento; CPF; histórico escolar do ensino médio; título de eleitor; comprovante de quitação eleitoral; certificado de conclusão do ensino médio (ou equivalente); e certificado de reservista ou alistamento militar (para homens maiores de 18 anos).

A segunda chamada sai no dia 29 de julho, com os selecionados devendo confirmar a matrícula em 1º de agosto

Por André Gonçalves


A UNB divulgou nesta terça-feira (19/07/2011) a lista com os candidatos aprovados no Vestibular de Inverno 2011 da instituição.

A lista com os nomes dos aprovados pode ser conferida aqui.

Nesta seleção a instituição ofertou cerca de 4 mil vagas para 93 cursos de graduação.

Os aprovados devem ficar atentos com o período de matrícula, que vai do dia 22 ao dia 25 de julho de 2011. As matrículas serão realizadas nos postos da Secretaria de Administração Acadêmica, das 08:30 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 (aprovados para o período da manhã) e das 14:00 às 20:00 (para os aprovados no período noturno).

Para a realização da matrícula os aprovados devem comparecer com os seguintes documentos (original + cópia autenticada): RG, CPF, Título de Eleitor, Histórico Escolar, Certificado de Reservista (Homens), Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Comprovante de Votação.

A previsão é de que as aulas para os aprovados comecem no dia 14 de agosto.


Foi divulgada a lista dos aprovados em 1ª chamada no Processo Seletivo do segundo semestre de 2011 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem campi nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo, na região do Triângulo Mineiro. O resultado pode ser conferido no site da instituição.

Os convocados farão a matrícula no dia 25 ou 26 de julho, conforme o curso e o campus para o qual se candidatou. O horário de atendimento será das 7:30 às 11:00 e das 13:30 às 16:00. O calendário completo com as datas e locais pode ser acessado aqui.

Para confirmar o ingresso na UFU, os calouros devem levar originais e cópias autenticadas dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; CPF; identidade; histórico escolar do 2º grau; certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos); certificado de conclusão do ensino médio; título de eleitor; e comprovante de quitação eleitoral.

A segunda chamada será divulgada no dia 28 de julho. Neste caso, os selecionados vão fazer a matrícula no dia 2 de agosto. As chamadas seguintes, caso sobrem vagas, têm previsão de sair a partir de 4 de agosto. 

Por André Gonçalves


O Centro Universitário Senac abriu inscrições para as 284 vagas remanescentes do Vestibular do 2º semestre de 2011, em cursos oferecidos nos campi de Campos do Jordão e Águas de São Pedro, no interior do estado, e Santo Amaro, na capital paulista.

As inscrições estarão abertas até o dia 23 de agosto, e poderão ser feitas através do site www.sp.senac.br. A taxa custa R$ 80. Neste período vão acontecer seis etapas de inscrição, sendo que as vagas não preenchidas ao final de cada uma delas serão disponibilizadas para a etapa seguinte.

Alguns dos cursos com vagas disponíveis para a primeira etapa de inscrição, entre os dias 11 e 19 de julho, são de bacharelado em design de moda: habilitação em estilismo; bacharelado em ciências contábeis; bacharelado em audiovisual; tecnologia em gestão de recursos humanos; tecnologia em marketing; tecnologia em jogos digitais; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em estética e cosmética; e tecnologia em gastronomia.

Os interessados poderão optar pelo processo tradicional de seleção, com prova de redação, ou pelo ingresso via notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo ser usada a média dos exames aplicados nos anos de 2008, 2009 ou 2010.

Mais informações no telefone 0800-883-2000.

Por André Gonçalves


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou a lista dos candidatos excedentes convocados para a segunda entrada do Vestibular 2011, que irão ocupar vagas nos cursos de graduação, para início no segundo semestre letivo de 2011.

A lista pode ser conferida no site da instituição. Segundo o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG, são 618 convocados nesta chamada.

Para efetuar o registro acadêmico, os calouros devem levar alguns documentos, entre eles: a identidade; o CPF; duas fotos 3×4 tiradas recentemente (com a identificação do curso e do nome do aluno no verso); título de eleitor; certificado de reservista (para os homens); histórico escolar do ensino fundamental (para os candidatos beneficiados pelo Programa de Bônus); histórico escolar do ensino médio; e certificado de conclusão do ensino médio. Além disso, o aluno precisa apresentar uma declaração, informando que não está matriculado em curso superior de outra instituição pública do país.

Por causa da greve dos servidores, ainda não foi definido o calendário de atendimento aos convocados, que deve sair ainda no mês de julho. As datas para a realização do registro acadêmico e a matrícula serão divulgadas posteriormente pela UFMG.

Mais informações no site www.ufmg.br

Por André Gonçalves


A UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos) abriu inscrições para o seu vestibular diferenciado de inverno 2011.

A instituição, que fica no Estado do Rio de Janeiro, oferece os cursos de Ciências da Computação, Administração, Odontologia, Ciências Biológicas, Direito, Matemática, Ciências Contábeis, Farmácia, Medicina, Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, entre outros.

Os cursos são ministrados nos campi de Sede, Quinta do Paraíso e FESO Pro Arte.

Para o processo seletivo, a UNIFESO vai realizar uma avaliação dos candidatos que será feita através de análise do histórico escolar e de uma prova de redação. A prova será realizada em um dia escolhido pelo vestibulando, que deve agendar uma data juntamente com a instituição.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 08 de agosto, acessando o endereço eletrônico www.unifeso.edu.br, ou dirigindo-se à Gerência de Comunicação e Marketing, que fica no campus Sede, durante os dias úteis, das 9h às 12h ou das 14h às 19h.

A taxa de participação está no valor de R$30,00.

O candidato vai ficar sabendo do resultado em até 72 horas após passar pelo processo de análise do histórico e pela prova de redação.

Por Andrea Gomes


O vestibular de inverno 2011 da Unopar (Universidade Norte do Paraná), na modalidade presencial, está com inscrições abertas até o dia 14 de julho (online) e 15 de julho (presencial).

São oferecidas mais de duas mil vagas distribuídas pelos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pedagogia, Administração, Pedagogia, Química, entre outros.

Os cursos são ministrados nos campi de Arapongas e de Londrina.

Para se inscrever, basta acessar o endereço eletrônico www.unopar.br, ou então, comparecer a uma das unidades da instituição.

As provas objetivas e de redação estão marcadas para acontecer no dia 17 de julho, domingo, a partir das 9 horas da manhã, e terão duração máxima de 4 horas.

O resultado do processo seletivo está previsto para sair no dia 19 de julho de 2011, às 20 horas, e será publicado no site da Unopar.

Os aprovados devem comparecer entre os dias 21 a 29 de julho para efetuar a matrícula.

Por Andrea Gomes


Até o dia 2 de julho estarão abertas as inscrições para o Vestibular de inverno 2011 da UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta), que oferece 25 cursos de graduação nas áreas de Saúde, Humanas e Exatas.

Serão 4.252 vagas e os candidatos poderão realizar a inscrição até 2 horas antes do início da prova, que acontece no dia 2 de julho, a partir das 14 horas. Do total, 20% das vagas de cada curso e turno foram reservadas para quem quiser utilizar a nota do Enem.

Os locais de aplicação das prova serão nas unidades Campo Grande, Bonsucesso, Jacarepaguá e Bangu, localizadas no Rio de Janeiro.

A instituição também disponibiliza a opção do Vestibular Agendado, em que fica a cargo do candidato o melhor dia e horário para realizar a prova do processo seletivo nos Laboratórios de Informática de uma das unidades.

As inscrições podem ser feitas através do portal da UNISUAM ou em uma das cinco unidades da instituição.

Não é cobrada qualquer taxa para participar do vestibular.

Os candidatos vão ficar sabendo o resultado do exame um dia após a aplicação das provas, a partir das 18 horas.

Por Andrea Gomes


O processo seletivo de inverno da Universidade Metodista de São Paulo já começa a receber as inscrições dos interessados em participar do certame.

A instituição oferece cursos presenciais nas áreas de comunicação, tecnologia, negócios, ciências biológicas, ciências exatas e humanas. Para conferir a grade completa de áreas disponíveis para este vestibular, acesse o site – metodista.br/vestibular.

As inscrições poderão ser efetuadas no site acima listado, ou então de modo presencial na Rua Alfeu Tavares, n° 149, em São Bernardo do Campo, até a data de 28 de junho de 2011.

A aplicação das provas ocorrerá na data de 09 de julho de 2011, das 09 horas às 13 horas. Há também a possibilidade de se utilizar as notas do Enem para substituir a prova.

Para mais informações, acesse o edital do vestibular.


A FADIC (Faculdade Damas da Instrução Cristã) está com inscrições abertas para o processo seletivo do vestibular 2011.2.

As inscrições deverão ser realizadas no site da universidade (www.faculdadedamas.edu.br) e ficarão abertas até dia 13 de julho. As provas serão aplicadas na Faculdade Damas, no dia 17 de julho, das 8h às 12h.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00. O boleto para pagamento será emitido logo após a realização da inscrição. Para quem realizou o ENEM a partir de 2009 poderá utilizar a nota na sua classificação final, desde que apresente, após feita a inscrição, o seu resultado na secretaria da faculdade até dia 13 de julho.

Os candidatos que não participaram do ENEM, realizarão as provas tradicionais, conforme informações fornecidas no site. A divulgação do resultado está prevista para o dia 22 de julho, e será disponibilizada no site e nos quadros de avisos da própria faculdade.

As matrículas deverão ser efetuadas, pelos candidatos aprovados, entre os dias 25 e 27 de julho, na faculdade e estes deverão apresentar, além de documentos pessoais, certidão de nascimento (ou casamento) e certificado de conclusão do Ensino Médio.

Os cursos oferecidos são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito e Relações Internacionais, todos para Bacharelado.  

Por Suelen Diniz


O Centro Universitário Módulo, localizado na cidade de Caraguatatuba,  abrirá mais uma etapa de inscrições para o preenchimento das turmas de meio de ano através do vestibular de inverno.

Os interessados em fazer cursos de graduação na instituição podem se inscrever entre os dias 1º e 22 de julho através do site www.modulo.edu.br. A taxa de inscrição custa R$ 30 e a prova acontecerá no dia 16 de julho.

Há vagas para os cursos de Administração, Arquitetura,  Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Educação Física, Pedagogia e Jornalismo. Também há turmas para os cursos tecnológicos com duração de até dois anos e meio.

A Módulo é a mais tradicional instituição de Ensino Superior do Litoral Norte Paulista e agora faz parte do grupo educacional da Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo, o que faz com que seus cursos tenham mais reconhecimento no mercado.

Por Leiliane Lopes


Entre os dias 1º e 22 de julho a Universidade Cruzeiro do Sul, Unicsul, abrirá mais uma etapa de provas para interessados em ingressar nas turmas de graduação neste segundo semestre.

O vestibular do meio de ano poderá ser agendado. A taxa de inscrição custa R$ 40.

A Unicsul oferece cursos em todas áreas, entre elas: Administração e Negócios, Exatas e Tecnológicas, Biológicas e Saúde e Humanas e Sociais. Há opções de cursos de bacharelado, tecnológico ou licenciatura.

A instituição oferece quatro campus na cidade de São Paulo, no bairro Anália Franco,  Liberdade, Pinheiro ou São Miguel Paulista, o que facilita o aluno a estudar próximo de sua residência ou trabalho.

A Universidade Cruzeiro do Sul também oferece cursos gratuitos, entre eles estão os de licenciatura em História, Geografia e Filosofia.  Também há a possibilidade de conseguir descontos nos cursos obtendo mais de 75% da nota no vestibular.

Para participar do processo seletivo de inverno acesse o site www.cruzeirodosul.edu.br e realize sua inscrição.

Por Leiliane Lopes


Até o dia 1º de julho, o Senac Rio Grande do Sul recebe inscrições para o seu vestibular de meio de ano. As provas serão realizadas no dia 3 de julho. Além dos cursos já oferecidos, o Senac apresenta três novidades para a graduação:

Tecnologia em Comércio Exterior é voltado para pessoas que tenham interesse em mercado internacional ou se capacitar na gestão de negócios internacionais. Tem duração de cinco semestres, está disponível no período da manhã e da noite e pede um investimento de seis parcelas a partir de R$552 para o primeiro semestre do curso;

Tecnologia em Hotelaria habilita profissionais para atuarem na operação e na gestão de empreendimentos hoteleiros e na área de hospitalidade. Também tem duração de cinco semestres, está disponível para os turnos da manhã e da noite e pede um investimento de seis parcelas de R$622;

– A outra novidade é o curso superior de Tecnologia em Marketing que busca formar profissionais voltados para a gestão de recursos destinados às ações de Marketing, com interface para a gestão mercadológica. Possui duração de cinco semestres e vagas para manhã e noite, com investimento de seis parcelas a partir de R$552 por semestre.

Para fazer a inscrição, basta acessar o site www.senacrs.com.br/vestibular ou ir a uma das unidades do Senac: Faculdade Senac, localizada na Rua Coronel Genuíno, 358, Centro Histórico, telefone (51) 3212-4444 ou Faculdade de Tecnologia Senac, na Rua Coronel Genuíno, 130, Centro Histórico, telefone (51) 3022-1044, ambas em Porto Alegre.

Por Danielle Vieira


A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) inscreve alunos interessados em participar do processo seletivo para as turmas de meio de ano até o dia 30 de junho.

A universidade está localizada próximo ao Metrô Carrão, na zona leste de São Paulo e oferece 31 cursos de graduação nas áreas de Exatas, Saúde, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Informática, Negócios, Turismo e Ciências Jurídicas. Há também vagas para turmas de formação tecnológica.

Os cursos de gestão têm duração de dois anos e meio e há mais de 25 opções de cursos em diversas áreas.

Para se inscrever para o vestibular de inverno da Unicid os interessados precisam acessar o site da instituição pelo www.unicid.br e clicar no link do vestibular. A taxa para a prova custa R$30,00.

Mais informações pelo telefone (11) 2178-1200 ou comparecendo pessoalmente ao campus (localizado na Rua Cesário Galeno, 445/478 – Carrão, São Paulo).

Por Leiliane Lopes


Ainda dá tempo de realizar as inscrições para participar do vestibular da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que acontecerá no dia 3 de julho.

Os estudantes da cidade têm até o dia 27 de junho para efetuar a inscrição pelo site da instituição.

Além da cidade de Piracicaba a Unimep também tem um campus na cidade de Santa Bárbara d'Oeste e outro em Lins.

A maioria dos cursos fica na unidade de Piracicaba, que oferece 29 opções nas áreas de Exatas, Educação, Comunicação, Humanas e Saúde. Em Santa Bárbara d’Oeste há cursos apenas de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Química e nove habilitações em Engenharia, como: Civil, de Alimentos, Mecânica, Industrial e outros. Já na cidade de Lins há apenas dois cursos: Direito e Odontologia.

Para se inscrever para o vestibular de meio de ano da Unimep acesse o site www.unimep.br/vestibular. Os candidatos podem optar pela prova tradicional (composta por questões e uma redação), ou utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para somar com a nota da prova, sem fazer a redação.

A taxa para a realização da prova é de R$ 50,00. Mais informações pelo telefone: (19) 3124-1616.

Por Leiliane Lopes


As inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) começam a partir de 15 de junho (quarta-feira). Os candidatos podem se cadastrar através do site do SiSU. O principal requisito é ter feito o ENEM em 2010. O prazo termina em 19 de junho (domingo).

São ofertadas 484 vagas para 11 cursos. Confira quais são: Geografia, Gestão Ambiental, Agroecologia, Enfermagem, Engenharia de Produção Civil, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Turismo, Química, Radiologia, Design Gráfico e Matemática.

Há chances para os campi de Barreiros, Pesqueira e Recife.

O resultado será divulgado em duas datas: 22 de junho (quarta-feira) e 2 de julho (sábado).

Os aprovados devem efetuar a matrícula em 27 e 28 de junho (segunda e terça-feira). Já aqueles convocados para a segunda chamada, devem realizar a matrícula em 5 e 6 de julho (terça e quarta-feira).

Veja outros detalhes clicando aqui.

Por Melisse V.


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anuncia que o prazo para os candidatos se inscreverem no vestibular dos cursos de Engenharia começa em 13 de junho (segunda-feira). Os estudantes devem pagar a taxa de R$ 70. O prazo termina em 21 de junho (terça-feira). Increva-se aqui.

São ofertadas 310 vagas para os cursos de Engenharia. A novidade desse ano é a graduação em Engenharia Naval (com 20 chances).

As provas estão previstas para 10 e 11 de julho (domingo e segunda-feira). As disciplinas exigidas são: Física, Química, Português, Matemática e Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

Os aprovados iniciam os estudos a partir do próximo semestre.

Veja outros detalhes aqui.

Por Melisse V.


A Faculdade de Direito Damásio de Jesus, em São Paulo, está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para a Prova Tradicional, que será realizada no dia 02 de julho, do Vestibular do Segundo Semestre.

A faculdade oferece um programa de bolsa vestibular ligado ao seu aproveitamento na prova. O primeiro colocado, por exemplo, ganha uma bolsa de 100%, que pode continuar durante o curso, dependendo de suas notas. O segundo colocado ganha desconto de 50%, do terceiro ao décimo colocados ganham desconto de 25% e do décimo primeiro ao vigésimo colocados recebem desconto de 15%. A Faculdade de Direito Damásio de Jesus está entre as seis melhores colocadas no exame da OAB. As inscrições para o vestibular podem ser feitas pela internet.

A Faculdade de Direito Damásio de Jesus é afiliada ao FIES, Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, programa do governo, que provê assistência via financiamento da Caixa Econômica Federal a estudantes de baixa renda. Também é beneficiada pelo PROUNI, Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudos a estudantes brasileiros que estão cursando seu primeiro curso superior.

Aproveite essa chance.

Mais informações no site www.vestibulardamasio.com.br.

Por Daniella Machado


Se você ainda não conquistou sua vaga no vestibular, saiba que muitas universidades oferecem oportunidades no vestibular de inverno. Ele também é uma alternativa para você treinar para as provas do final do ano. As provas já estão próximas. Confira as dicas a seguir:

A primeira dica é resolver questões dos vestibulares anteriores das instituições de ensino para as quais deseja se candidatar. Desse modo, você pode avaliar o seu desempenho e treinar o tempo de resolução das questões.

Participe dos simulados que a sua escola ou curso preparatório oferece. Assim, você também pode se preparar psicologicamente e não ficará ansioso no dia da prova.

Faça uma lista dos assuntos nos quais você tem mais dúvida e esclareça com os professores. Mantenha-se atualizado. Consulte os jornais, revistas e sites da internet para revisar os principais acontecimentos da atualidade, principalmente os dos meses de abril e maio. Eles podem ser abordados nas questões e, inclusive, na redação.

Programe os seus estudos. Faça um plano para estudar até dois dias antes do exame. Nesse planejamento, inclua sábados e domingos. Você terá pouco tempo para revisar os assuntos. Portanto, dedique-se.

Por Melisse V.


Houve uma alteração na data da prova presencial do vestibular da Universidade Santo Amaro (Unisa) – Turmas de Agosto.

As provas serão realizadas no dia 19 de junho no campus II (localizado na Rua Isabel Schmidt, 349, Santo Amaro, São Paulo-SP). As inscrições já estão abertas e poderão ser efetuadas até às 24h do dia 15 de junho.

O aluno poderá solicitar o aproveitamento do resultado do ENEM, desde que indique esta opção no ato da inscrição. O valor da taxa é R$ 15,00. São oferecidos os cursos de graduação e tecnólogo. Para mais detalhes consulte www.unisa.br.

As provas para a carreira médica da Universidade Santo Amaro (Unisa) foram definidas para 30 de outubro. Se você pretende participar dessa carreira pode se inscrever para o vestibular a partir do dia 22 de agosto até o dia 10 de outubro. Para mais informações consulte o site da Vunesp.

Por Daniella Machado


As inscrições para o Vestibular de Inverno 2011 da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) já estão abertas. Os interessados poderão optar pelo Vestibular Tradicional ou pela Modalidade com a Prova Agendada.

No Vestibular Tradicional, as provas ocorrem no dia 19 de junho de 2011, no campus do Barigui. Já para quem optar pelo modelo de prova agendada, ela poderão ser feitas entre os dias 30 de maio e 15 de junho deste ano.

Entre os cursos oferecidos pela instituição estão: administração, direito, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências biológicas, ciências contábeis, enfermagem, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, medicina veterinária, entre outros.

Faça a sua inscrição através do site do Vestibular da UTP, até a data de 15 de junho (modelo tradicional) e até 14 de junho (modelo agendado).

Para obter outras informações acesse o edital do vestibular.


O vestibular 2011-2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o IFPE, no campus de Barreiros, anuncia que estão abertas as inscrições para os interessados.

Para este certame são oferecidas 175 vagas em cursos técnicos de agroindústria, agricultura, turismo, zootecnia e hotelaria. Há também o curso de qualificação profissional em informática do PROEJA.

A inscrição poderá ser feita, até o dia 17 de junho, no campus de Barreiros. A taxa de participação é de R$ 15.

As provas serão aplicadas na data de 03 de julho deste ano. Aqueles que forem selecionados no certame terão o início das suas atividades em 01 de agosto de 2011.

Outras informações sobre o certame podem ser obtidas pelo telefone (81) 3675 1117, no ramal 249, ou então no edital do vestibular no site do IFPE.


Ainda dá tempo de se inscrever para ingressar em alguma instituição de ensino superior para o segundo semestre de 2011. O vestibular de inverno da Faculdade Frassinetti do Recife, a Fafire, aceita o cadastro dos interessados até a data de 07 de julho de 2011.

Os concorrentes podem optar por vagas em cursos de letras inglês e português, ciências biológicas, administração, psicologia, pedagogia e turismo.

As provas serão aplicadas na data de 10 de julho, a partir das 09 horas.

Para realizar a sua inscrição acesse o site da Fafire, até a data citada anteriormente. Não se esqueça de efetuar o pagamento da taxa de participação, com o valor de R$ 30.

Vale ressaltar que no dia da prova de conhecimentos, o estudante deve levar o documento de identidade e cartão de inscrição.

Há também a possibilidade de substituir a prova tradicional pela nota obtida no Enem, neste caso a inscrição sairá por R$ 20.

Para obter outras informações acesse o site da Fafire.


Para quem está procurando alguma universidade para prestar vestibular neste meio de ano de 2011, uma boa dica são as instituições de ensino superior do interior dos Estados brasileiros. O Centro Universitário de Maringá, o Cesumar, anuncia que as inscrições para o vestibular de inverno da instituição já estão abertas para os interessados em ingressar no curso de administração que oferece 50 vagas.

Com início das atividades no segundo semestre deste ano, as inscrições para este certame podem ser realizadas, até a data de 30 de junho, no site do Cesumar. A taxa de inscrição tem um custo de R$ 60.

Aqueles que efetuarem o cadastro realizarão as provas no dia 03 de julho na cidade de Maringá, no Paraná.

Segundo informações do MEC, o curso de administração do Cesumar tem conceito 4, em escala de 01 a 5, se qualificando com um dos mais importantes do Brasil.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3027 6360. 


A Faculdade Sumaré disponibiliza vagas para as turmas que iniciarão neste segundo semestre. Para participar do processo seletivo é necessário agendar uma prova.

Não há datas específicas para o término das inscrições, mas é necessário saber se o curso de seu interesse ainda tem vagas. Para obter essa informação entre em contato pelo telefone (11) 3067-7999.

O agendamento da prova pode ser feito pelos sites: www.sumare.edu.br ou www.sonaoestudaquemnaoquer.com.br.

A Sumaré oferece cursos presenciais reconhecidos pelo MEC em várias áreas do conhecimento, tanto para graduação, como para licenciatura e cursos tecnológicos.

O diferencial da Sumaré é que ela oferece mensalidades a partir de R$ 111,75, diversos descontos e bolsas de estudos, além de turmas com horários diferenciados para alunos que têm outras atividades ao longo do dia.

Há cinco campus na cidade de São Paulo, um em Santo Amaro, um em Pinheiros, dois no Tatuapé e um no Imirim.

Por Leiliane Lopes


A Universidade de Sorocaba (Uniso) está com inscrições abertas para os cursos de graduação que irão formar as turmas do segundo semestre.

O vestibular agendado acontece entre os dias 21 de junho e 30 de julho. Para se inscrever o aluno precisa efetuar o cadastro no site  www.uniso.br e pagar a taxa que custa R$45,00.

A Uniso tem turmas para os cursos de: Biotecnologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Ciências da Computação, Física, Matemática, Química, Sistemas da Informação, Administração, Comércio Exterior, Direito, Hotelaria, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, entre outros.

A instituição é uma universidade comunitária que hoje tem mais de 9 mil alunos distribuídos em três campus, sendo uma das melhores da região de Sorocaba. Por não ter fins lucrativos, a Uniso oferece bolsas de estudo de até 100%.

Para obter mais informações entre em contato com a universidade pelo telefone: 0800-7027005.

Por Leiliane Lopes


Permanecem abertas, até o dia 16 de junho, as inscrições para o processo seletivo de inverno 2011 da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

A instituição mineira oferece 100 vagas, sendo que 50 são destinadas ao curso de Psicologia, e mais 50 são voltadas para o curso de Enfermagem

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25 e quem estiver interessado em se candidatar, deve acessar o portal da instituição, no endereço eletrônico www.fcmmg.br.

As provas objetivas estão agendadas para o dia 19 de junho e vão cair questões de Língua Portuguesa e assuntos interdisciplinares (mais voltados para a área da graduação), além de uma redação.

O resultado sairá no dia 21 de junho e será publicado no site da FCMMG, a partir das 16 horas.

Por Andrea Gomes


No próximo dia 12/06/2011 a UNESP realizará a Prova de Conhecimentos Gerais da 1º fase de seu vestibular. Ainda em Junho, no dia 22 será feita a divulgação do resultado e da lista de convocação para a segunda fase.

Estão previstas para os dias 03 e 04 de Julho as provas específicas da segunda fase. No dia 03 acontecerão as provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e no dia 04 as de Linguagens e Códigos, assim como a Redação.

Os resultados e a Primeira Chamada, com a divulgação também da Lista de Espera, estão previstos para o dia 20. Mais informações sobre o Vestibular de meio de ano UNESP você encontra no site www.vunesp.com.br.

Para quem perdeu o Vestibular 2011 já pode começar a se preparar para o Vestibular 2012, a Fundação Vunesp já anunciou a prova da primeira fase para o dia 06/11.

Por Daniella Machado


A Escola Superior Dom Helder Câmara vai receber inscrições para o Vestibular do 2º semestre de 2011 até o dia 8 de junho. A instituição, com sede em Belo Horizonte, oferece vagas para o curso de graduação de Direito, para os turnos da manhã e da noite ou para as aulas do período integral (manhã e tarde ou tarde e noite).

Os candidatos podem escolher entre duas formas de ingresso. Uma delas é o processo seletivo tradicional, composto por provas com questões de múltipla escolha, que abordam conteúdos de língua portuguesa e literatura brasileira, história e geografia, além de redação. A outra maneira de ingressar é por intermédio das notas obtidas no Enem. Podem ser utilizadas as notas dos exames de 2007, 2008, 2009 ou 2010. Para esta modalidade, serão reservadas até 15% das vagas.

As inscrições podem ser feitas através do site www.domhelder.edu.br ou pessoalmente, na sede da instituição, localizada na Avenida Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia, na capital mineira. A taxa de inscrição custa R$ 50. As provas serão realizadas no dia 11 de junho.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 2125-8800 ou no manual do candidato

Por André Gonçalves


A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) informa, por meio de sua Comissão Coordenadora do Vestibular, que irá utilizar somente as notas do Enem 2010 em seu Vestibular de Inverno 2011.

Este certame irá oferecer para os interessados um total de 788 vagas em 10 cursos de graduação (agronomia, ciência da computação, ciências biológicas, engenharia industrial, engenharia química, farmácia, física, matemática, química, sistemas da informação).

As vagas são para os polos de São Mateus e Alegre.

Os interessados em participar podem realizar as inscrições acessando ao site da Comissão Coordenadora do Vestibular da Ufes, até a data de 13 de junho de 2011. No ato da inscrição é obrigatório que o candidato informe o número da inscrição do ENEM 2010.

Serão reprovados os concorrentes que apresentarem média menor que 200 pontos em redação e 2.100 pontos na prova do Enem.

Para mais informações acesse o edital do vestibular.


Foram abertas as inscrições para o vestibular de inverno do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Os interessados em participar deste certame podem optar pelos cursos de graduação em engenharia (mecânica, civil e elétrica), relações internacionais, direito, jogos digitais ou gestão de eventos.

Para efetuar a sua inscrição para a prova no modelo tradicional, acesse a fan page da UDF na rede social Facebook, no endereço – facebook.com/oudfcentrouniversitario– até a data de 15 de junho de 2011, às 12 horas. Os candidatos que acertarem no mínimo 75% desta prova podem adquirir bolsas de modo integral na instituição.

Há também o ingresso via exame digital, ou pela utilização das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

A aplicação da prova presencial tem data prevista para o dia 19 de junho deste ano.

Ficou interessado? Então faça a sua inscrição para participar da seleção.

Para mais informações acesse o edital do vestibular no site da UDF, ou ligue para o número (61) 2105 4785. 


O vestibular do segundo semestre de 2011 da Universidade do Rio Verde (Fesurv), situada em Goiás, já está aceitando as inscrições dos interessados em participar do certame.

O processo seletivo está oferecendo 50 vagas em 23 cursos de graduação, entre os quais estão administração, agronomia, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, gestão de agronegócios, letras, medicina veterinária, nutrição, psicologia, engenharias, secretariado executivo, entre outros.

Os campi que oferecem as vagas são os de Caiapônia e Rio Verde.

As inscrições poderão ser feitas através do site da Fesurv, até a data de 15 de junho de 2011. Já as inscrições de modo presencial podem ser feitas até a data de 16 de junho, nos campi citados (endereços no edital). O custo para participar é de R$ 30.

A data prevista para a realização da prova é o dia 18 de junho, com início às 14 horas.

Para outras informações ligue para (64) 3620 2369 ou 36631892.


A UFSCar vai realizar, no mês de agosto, o Vestibular para os cursos de Educação à Distância (EaD). As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 11 e 22 de julho, mas antes, os candidatos poderão pedir a isenção da taxa de inscrição (que custará R$ 80) entre os dias 20 e 27 de junho.

Para concorrer as 400 isenções integrais que serão oferecidas pela instituição, os candidatos devem ter cursado o Ensino de Jovens Adultos (EJA) ou o ensino médio integralmente em escola pública ou nas escolas mantidas pelo Senai, SESI ou Senac. Também podem se candidatar aqueles que cursaram o ensino médio em instituições privadas, desde que com bolsa integral. Veja mais detalhes no regulamento.

No processo seletivo da UFSCar serão ofertadas 890 vagas, para os cursos de Educação Musical, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.

Além das aulas via internet, os alunos farão atividades nos polos de apoio presencial, que estão presentes nas cidades de Barretos, Itapevi, Itapetininga, Igarapava, Jales, São José dos Campos, São Carlos e Tarumã, todas no interior de São Paulo.

Outras informações no site www.vestibular.ufscar.br

Por André Gonçalves


A Faculdade Canção Nova, inaugurada recentemente, já está recebendo as inscrições para o seu primeiro Vestibular. A instituição, idealizada pela Fundação João Paulo II, está instalada na cidade de Cachoeira Paulista (SP) e vai oferecer 190 vagas, distribuídas entre os cursos superiores de Administração (50), Jornalismo (50), Rádio e TV (50) e Filosofia (40).

A faculdade tem convênios com diversas entidades (entre as quais o CIEE, o INPE e o Sebrae) para oferecer oportunidades de estágios aos seus futuros alunos. 

Os candidatos podem se inscrever através dos sites www.fcn.edu.br e www.institutoaocp.org.br, até o dia 24 de junho. A taxa de inscrição custa R$ 30. 

O processo seletivo será composto por provas objetivas de língua portuguesa e literatura, geografia, história, física, química, biologia, matemática e redação. Os testes estão marcados para o dia 10 de julho.

O resultado será divulgado no dia 21 de julho.

A matrícula para a 1ª chamada será feita entre 25 e 27 de julho.

Outras informações estão disponíveis através do e-mail faleconosco@fcn.edu.br ou pelo telefone (12) 3186-2600

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o vestibular do meio do ano da Universidade Cruzeiro do Sul. Os interessados terão até o dia 15 de junho de 2011 para realizar a inscrição apenas pela internet, através do site www.cruzeirodosul.edu.br. É possível ainda se inscrever pelo perfil da instituição na rede social Facebook, no endereço www.facebook.com/acruzeirodosul.

A Universidade abre vagas para seus cursos de visagismo, relações públicas, jogos digitais, letras, estética capilar, ciências contáveis, jornalismo, pedagogia,  entre outros. O número de oportunidades e turno da turma varia de acordo com curso que o aluno escolher.

As provas estão marcadas para acontecer no dia 19 de junho, no turno da manhã. O conteúdo programático e demais informações estão presentes no manual do candidato, presente no site da instituição.

Os alunos que fizeram o Enem em 2010 poderão utilizar a nota em substituição ao vestibular, sendo assim, não precisarão fazer a prova seletiva.

Por Lidianne Andrade


A Universidade Católica do Salvador (UCSal), situada em Salvador-BA, anuncia a abertura das inscrições para os interessados em participar do seu vestibular 2011-2.

Para este processo de seleção há a oferta de cursos como artes visuais, administração, ciências biológicas, ciências econômicas, publicidade e propaganda, relações públicas, educação física, engenharia ambiental, engenharia sanitária, sistemas de informação, secretariado, relações internacionais, pedagogia, além de áreas de graduação tecnológica.

Há duas formas de ingressar na UCSal: a primeira é pelo modelo tradicional de provas de conhecimentos, e a segunda utilizando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Faça a sua opção e inscreva-se através do site – ucsal.br– até a data de 07 de julho de 2011. Não deixe de realizar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 25.

Para verificar todas as áreas disponíveis para o vestibular, além de outras informações pertinentes à seleção, acesse o edital do processo.

Por Oscar Ariel


O mês de maio e junho são os que mais apresentam oportunidades para quem quer ingressar em uma instituição de ensino superior. Se você ainda não está participando de nenhum processo seletivo, fique ligado, pois o as inscrições de muitas universidades já foram disponibilizadas. É o caso da Universidade Federal de Rondônia, a Unir.

A instituição já aceita o cadastro dos interessados em participar do vestibular de inverno para o curso de Direito, que será ministrado no Campus de Guajará Mirim. Os candidatos irão encontrar um total de 100 vagas para tal curso.

Ficou interessado neste certame? Então faça agora a sua inscrição através do site – vestibular.unir.br– até a data de 03 de junho de 2011. Não deixe de efetuar também o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 75,30.

As provas estão agendadas para o dia 17 de julho, das 13 horas às 18 horas.

Para outras informações, acesse o edital completo.

Por Oscar Ariel


A partir do dia 03 de junho, iniciam as inscrições do vestibular de inverno 2011 das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil).

A instituição está disponibilizando 1.020 vagas em 13 cursos superiores.

Quem quiser participar do processo seletivo, deve realizar a inscrição até o dia 16 de junho, através do endereço eletrônico www.unibrasil.com.br. O valor cobrado pela taxa de inscrição é de R$ 50.

As provas estão agendadas para o dia 19 de junho, no turno da tarde (14h às 18h) e serão realizadas na própria faculdade.

No dia 27 de junho sairá no portal da UniBrasil o resultado do processo seletivo.

Os candidatos que forem aprovados no vestibular, deverão se matricular entre os dias 29 e 30 de junho e 01 de julho.

Por Andrea Gomes


O Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, em São Paulo, já aceita os pedidos de inscrição para o vestibular. Ao todo são oferecidos 27 cursos de graduação, dentre eles estão as áreas de estética e cosmética, jogos digitais, design gráfico, gastronomia, gestão da micro e pequena empresa, áudio visual, entre outros.

Para que você fique apto a participar do vestibular, faça a sua inscrição através do site do Barão de Mauá, até a data de 08 de junho de 2011.

A inscrição também pode ser realizada na sede do Centro Universitário, até o dia 10 de junho, às 20 horas. Todos os cursos tem uma taxa no valor de R$ 30. 

Por Oscar Ariel


O período de inscrições para o vestibular do segundo semestre do Instituto Federal de Sergipe, o IFS, já está aberto para os interessados em ingressar em algum dos cursos de graduação. Há vagas para os campi de Lagarto, Aracaju e São Cristóvão. 

Dentre as áreas disponíveis estão os cursos de matemática, química, engenharia civil, tecnologia em gestão em turismo, tecnologia em saneamento ambiental, tecnologia em agroecologia, física, tecnologia em automação industrial e sistemas de informação.

A aplicação das provas está prevista para o dia 03 de julho de 2011, a partir das 09 horas. O processo seletivo contempla somente uma etapa com uma prova objetiva e redação.

Os interessados podem realizar as inscrições no site – ifs.edu.br – até a data de 09 de junho. Aquele que não tiver acesso à internet pode efetuar a inscrição em algum dos campi citados acima.

A lista com os nomes dos aprovados será divulgada em 28 de julho. Já a matrícula acontece entre 02 e 03 de agosto.

Para mais informações acesse o edital do vestibular.

Por Oscar Ariel


Ainda dá tempo para se inscrever no vestibular de segundo semestre de 2011 do CEFET-MG e concorrer a uma das vagas de curso técnico ou superior.

Os cursos disponíveis para nível técnico são os seguintes: Transporte e Trânsito, Eletrotécnica, Química e Estradas. Já para quem preferir algum curso de graduação, pode optar por Administração de Empresas, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Letras, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Química Tecnológica e Engenharia de Minas. Os cursos são oferecidos nas unidades localizadas em Belo Horizonte, Araxá e Leopoldina.

O prazo para realizar a inscrição termina no dia 30 de maio e os interessados podem acessar o endereço eletrônico www.incef.copeve.cefetmg.br para se candidatar no processo seletivo.

O candidato deve pagar o valor da taxa de inscrição que é de R$ 45,00 (para curso técnico) e R$ 90,00 (para curso superior).

As provas serão realizadas nos dias 18 e 19 de junho nos campi da instituição.

Por Andrea Gomes


Já podem ser feitas as inscrições para o vestibular unificado das faculdades Promove, Kennedy e Infórium de Tecnologia, em Minas Gerais.

As inscrições podem ser feitas através do site – vestibularunificado.com.br – até a data de 02 de junho de 2011. A taxa de participação é de R$ 30.

Os candidatos terão a disposição um total de 1.132 vagas em cursos de graduação, como administração, publicidade e propaganda, direito, marketing, engenharia civil, engenharia de minas, engenharia de produção, jogos digitais, logística, gestão de recursos humanos, gestão financeira, produção multimídia, rede de computadores, sistemas de informação e sistemas para internet.

Os inscritos neste processo seletivo farão as provas no dia 04 de junho de 2011.

Para mais informações acesse o edital do vestibular.

Por Oscar Ariel


Mais uma instituição de ensino superior de São Paulo abriu o período de inscrições para o vestibular de inverno 2011. Dessa vez foi a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Caso tenha interesse em participar, poderá optar por cursos como sistemas de informação, ciência da computação, jornalismo, rádio e tv, publicidade e propaganda, direito, pedagogia, administração, contabilidade, economia, educação física, fisioterapia, farmácia, nutrição, gestão de qualidade, marketing, rede de computadores, entre outros.

Gostou? Então faça já a sua inscrição para este processo seletivo através do site – uscs.edu.br – até a data de 15 de junho de 2011.

Os candidatos inscritos farão as provas no dia 18 de junho.

Para conferir todas as informações importantes, acesse o manual do candidato.

Por Oscar Ariel


A Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em São Paulo, abre o período de inscrições para o vestibular de inverno 2011.

A instituição oferece vagas para os cursos de direito, administração, relações internacionais, publicidade e propaganda, comércio exterior, pedagogia, serviço social, nutrição, psicologia, odontologia, enfermagem, ciências farmacêuticas, medicina, fisioterapia, educação física, produção sucroalcooleira, biotecnologia, sistemas de informação e engenharias (civil, da computação, de produção e química).

As provas serão realizadas no dia 28 de maio de 2011.

Faça a sua inscrição acessando ao site da Unaerp, até o dia 22 de maio. As taxas de participação têm valores entre R$ 30 e R$ 100.

Por Oscar Ariel


Ainda dá tempo para efetuar a sua inscrição na Universidade de Itaúna, situada no Estado de Minas Gerais.

A instituição recebe as inscrições até o dia 20 de maio de 2011 através do seu site – uit.edu.br – ou ainda pelas agências dos Correios.

Os cursos de graduação que estão sendo ofertados neste processo seletivo são: arquitetura e urbanismo, administração, ciências da computação, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, educação física, enfermagem, engenharias (civil, eletrônica, de produção e mecânica), farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, pedagogia e odontologia.

A data prevista para a aplicação das provas é o dia 28 de maio de 2011, no campus Verde de Itaúna, que fica na rodovia MG 431, em Itaúna.

Entre as obras que estão prescritas para o certame, estão “A Carteira de Meu Tio”, de Joaquim Manuel de Macedo; “Contos de Aprendiz”, de Carlos Drummond de Andrade; e “A Estrela Sobe”, de Marques Rebelo.

Acesse todas as informações no edital do vestibular.

Por Oscar Ariel


Já está aberto o período de inscrições para o vestibular 2011-2 da Faculdade Serra do Carmo, situada em Palmas, no Tocantins.

Para este certame está sendo oferecido um total de 277 vagas divididas entre os cursos de administração (100 vagas), ciências contábeis (100 vagas) e direito (77 vagas). 

Os candidatos passarão por provas que acontecem no dia 11 de junho, a partir das 14 horas.

As inscrições devem ser feitas no site da instituição (www.serradocarmo.edu.br) até a data de 10 de junho de 2011. O valor da taxa de participação é de R$ 15.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone (63) 3216 6000.

Por Oscar Ariel


Foi aberto o período de inscrições para o vestibular de inverno da Fundação Comunitária de Ensino Superior Itabira (Funcesi), em Minas Gerais.

Os cursos que estão sendo oferecidos para este processo seletivo são: direito, biomedicina, farmácia e enfermagem.

Os participantes efetuarão as provas na data de 19 de junho de 2011, das 09 horas às 12 horas.

A inscrição para este vestibular pode ser feito pelo site – funcesi.br – de 16 de maio até a data de 04 de junho de 2011. É necessário pagar uma taxa de R$ 50.

A Funcesi oferece aos aprovados descontos nas matrículas para os alunos iniciantes e para aqueles que ficarem entre as primeiras colocações de cada curso.

Para obter mais informações, acesse o site da Funcesi ou ligue para 3839 3610.

Por Oscar Ariel


O vestibular 2011-2 da Faculdade São Agostinho (FSA), no Piauí, já aceita as inscrições dos interessados em participar do processo seletivo. A instituição oferece 870 vagas em 13 cursos de graduação.

Entre os cursos oferecidos estão: enfermagem, fisioterapia, nutrição, jornalismo, direito, ciências contábeis, administração, pedagogia, psicologia, engenharia de produção, farmácia, serviço social e educação física.

Os candidatos que se inscreverem farão as provas do certame na data de 29 de maio de 2011, na sede da FSA, que fica situada na zona sul de Teresina, no Piauí.

Ficou interessado em algum curso? Então faça a sua inscrição por meio do site www.fsanet.com.br até a data limite que é o dia 27 de maio de 2011. A taxa de participação tem um valor de R$ 50.

Para obter todas as informações, acesse o edital do vestibular.

Por Oscar Ariel


Vão até a data de 24 de maio as inscrições para o vestibular 2011-2 da Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP), que fica situada na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás.

Os concorrentes podem optar por cursos como administração, ciências contábeis, pedagogia, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em logística, tecnologia em marketing, tecnologia em produção publicitária, tecnologia em redes de computadores e tecnologia em secretariado.

Os inscritos neste processo seletivo passarão por provas que ocorrem na data de 26 de maio de 2011, no campus Bela Morada da Fanap.

As inscrições podem ser feitas, até o dia 24 de maio, no site www.fanap.br.

O resultado final será divulgado pela Fanap no dia 30 de maio de 2011. Os selecionados poderão efetuar as matrículas até o dia 04 de junho.

Por Oscar Ariel


A Associação Catarinense de Fundações Educacionais (ACAFE) anunciou as datas para as inscrições, provas e resultado do vestibular de verão 2012.

Quem pretende participar deste certame poderá se inscrever, do dia 12 de setembro ao dia 17 de outubro, no site – acafe.org.br.

Já as provas têm data de aplicação prevista para o dia 20 de novembro.

O resultado final deste processo seletivo será divulgado aos interessados no dia 30 de novembro.

As obras literárias que os candidatos devem ler para efetuarem a prova são: “Inocência”, de Visconde de Taunay; “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes; “A Cidade Ilhada”, de Milton Hatoun; “Jorge, um brasileiro”, de Oswaldo França Júnior; e “Amrik”, de Ana Miranda.

Para outras informações acesse o site da ACAFE.

Por Oscar Ariel


Está aberto o período de inscrições para o vestibular 2011-2 da Unimonte, instituição que fica situada na cidade de Santos, em São Paulo.

Para este certame os estudantes podem ingressar em áreas como audiovisual, administração, ciências contábeis, biomedicina, direito, enfermagem, engenharia da produção, engenharia ambiental, oceanografia, engenharia de petróleo e gás, gastronomia, gestão de recursos humanos, manutenção industrial, processos metalúrgicos, hotelaria, entre outros.

Os inscritos no certame passarão por provas na data prevista de 11 de junho de 2011, a partir das 09 horas, no campus Victorio Lanza.

Até a data de 08 de junho de 2011, os interessados em participar podem efetuar as inscrições no site da Unimonte. O custo da taxa de participação tem um valor de R$ 25. Os candidatos podem participar deste processo seletivo utilizando a nota do Enem, para isso, basta enviar a cópia do boletim até a data de 10 de junho.

Outras informações em vestibular@unimonte.br, ou pelo telefone (13) 3228 2100.

Por Oscar Ariel


Estão abertas as inscrições para Vestibular de Inverno da Faculdade AIEC.

A instituição, que é mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada, recebeu nota máxima do Enade, e possui o primeiro curso online reconhecido pelo MEC.

A Faculdade AIEC oferece 1.500 vagas para o Curso de Bacharelado em Administração, que será feito de forma semipresencial, em uma das unidades da faculdade. O curso tem duração de oito semestres.

As inscrições para o Vestibular podem ser feitas, até o dia 19 de maio, no site da AIEC.

A prova acontece no dia 27 de maio de 2011.

As matrículas acontecem até a data de 11 de junho. Há possibilidade de utilizar programas como o Fies e o ProUni.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (61) 3403 0000 ou 3329 6417.

Por Oscar Ariel


Cada vez mais instituições de ensino dão início ao período de inscrições para os seus vestibulares de inverno deste ano de 2011. Em Campinas, a universidade que deu o pontapé inicial foi a Pontifícia Universidade Católica.

Neste certame, os interessados podem ingressar em cursos como tecnologia em construção de edifícios, tecnologia de geoprocessamento, tecnologia em gestão de tecnologia da informação, tecnologia em hotelaria, tecnologia em jogos digitais, tecnologia em redes de computadores, direito, administração e medicina.

Caso deseje participar do vestibular de inverno da PUC Campinas, faça agora a sua inscrição no site – puc-campinas.edu.br – até a data de 21 de junho de 2011.

As provas têm data prevista para a aplicação na data de 01 de julho, para os cursos de direito e medicina. Os demais cursos terão provas em 02 de julho.

A divulgação da lista dos aprovados acontece na data de 14 de julho de 2011.

Acesse o edital.

Por Oscar Ariel


Se você está interessado em ingressar em alguma instituição de ensino superior no segundo semestre de 2011, fique atento. São muitas as universidades que abrem as inscrições para os processos seletivos que acontecem entre maio e junho deste ano. Quem já dá a oportunidade dos interessados em participar da seleção de inverno é o Centro Universitário de Brasília, a UniCEUB.

Os cursos disponíveis para este certame são: arquitetura e urbanismo, administração, ciências biológicas, biomedicina, ciências contábeis, ciências da computação, direito, enfermagem, educação física, engenharia civil, engenharia da computação, geografia, fisioterapia, jornalismo, letras, história, nutrição, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.

A aplicação das provas ocorrerá na data de 18 de junho de 2011, a partir das 15 horas.

Caso tenha interesse em se inscrever, acesse o site – uniceub.br – até 15 de junho . Quem não tem acesso à rede pode utilizar os computadores do campus UniCEUB SEPN 707/907.

O dia 20 de junho marca a divulgação da lista dos aprovados em primeira chamada.

Acesse o edital.

Por Oscar Ariel


O Centro Universitário Salesiano de São Paulo, o Unisal, está recebendo as inscrições dos interessados em participar do seu Vestibular de Inverno 2011.

Os cursos disponíveis neste Vestibular são: administração, engenharia de automação e controle, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia mecânica, tecnologia de automação industrial e tecnologia em sistemas automotivos.

Ficou interessado? Então efetue a sua inscrição através do site – unisal.br/vestibular – até a data de 02 de junho de 2011. Os candidatos deverão pagar uma taxa de R$ 20.

A prova tem data de aplicação prevista para o dia 05 de junho deste ano.

O gabarito será divulgado para os participantes no dia 06 de junho.

Outras informações você encontra no site da Unisal.

Por Oscar Ariel


O dia 16 de maio de 2011 marcou o início das inscrições para o vestibular de inverno da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC-SP.

Alguns dos cursos que estão disponíveis para este certame são: administração, ciências atuariais, ciências contábeis, direito, filosofia, ciências econômicas, letras, matemática, turismo, entre outros. Também há disponibilidade de cursos a distância.

As provas têm data de aplicação prevista para a data de 19 de junho deste ano, nos campi da instituição.

Entre as obras literárias que os concorrentes devem ler para o processo seletivo, estão: “Capitães da Areia", de Jorge Amado; “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo; “Antologia Poética”, de Vinícius de Moraes; “Vida Secas”, de Graciliano Ramos; e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

Os interessados podem efetuar as inscrições por meio do site – vestibular.pucsp.br – até o dia 14 de junho de 2011.

A lista com os aprovados no vestibular de inverno será divulgada em 29 de junho.

Para outras informações, acesse o edital do processo.

Por Oscar Ariel


Mais uma instituição de ensino superior abriu o seu período de inscrição para o vestibular 2011-2. É a Faculdade Santa Terezinha (CEST), que fica em São Luís-MA.

Os cursos que são oferecidos para os interessados neste certame são os de Direito, Enfermagem, Administração, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Ambiental, Nutrição e Terapia Ocupacional.

Os participantes passarão por provas que serão aplicadas na data de 22 de maio de 2011.

Faça a sua inscrição pelo site www.cest.edu.br. Quem preferir se inscrever pessoalmente, deve comparecer na sede da Faculdade de Santa Terezinha (Av. Casemiro Júnior, n 12), no São Luís Shopping (Avenida General Euclides Figueiredo, n° 1000) ou no Rio Anil Shopping (Avenida São Luís Rei da França, n° 08).

A taxa de participação tem um custo de R$ 40. 

Acesse aqui o edital do processo seletivo.


Interessado em ingressar em alguma instituição de nível superior neste segundo semestre de 2011? Então fique atento ao período de inscrição que foi aberto pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), situada no Rio de Janeiro.

Os candidatos encontram a disposição neste processo seletivo os cursos de direito, jornalismo, publicidade e propaganda, radialismo, turismo e relações públicas.

As provas serão realizadas no dia 22 de maio de 2011.

Ficou interessado? Então faça agora a sua inscrição através do site da instituição ou então de modo presencial nas unidades Méier (Rua Lucídio Lago, n° 345) ou Botafogo (Rua Muniz Barreto, n° 51). As inscrições estarão abertas até o dia 21 de maio.

Os participantes têm de efetuar o pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 30.

O resultado final será divulgado a partir do dia 23 de maio, às 18 horas.


Os interessados em ingressar em algum dos cursos de graduação do Centro Universitário IBMR, já podem efetuar a inscrição para o vestibular de inverno da instituição.

O certame está oferecendo para os candidatos um total de 18 cursos (administração, ciências biológicas, biomedicina, educação física, enfermagem, fisioterapia, estética e cosmética, fonoaudiologia, gestão de recursos humanos, gastronomia, ortóptica, psicologia, psicomotricidade, sistemas da informação, relações internacionais, tecnólogo em hotelaria e turismo).

Os inscritos passarão por provas na data de 22 de maio de 2011.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.ibmr.br. A taxa de participação tem um custo de R$ 20.

Para verificar todas as informações pertinentes ao processo seletivo, acesse o edital completo do vestibular.


Vão até a data de 25 de maio de 2011 as inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2011 da Faculdade Impacta Tecnologia (FIT).

Os concorrentes encontram disponíveis cursos de bacharelado e graduação tecnológica. Entre os cursos oferecidos estão: administração (foco em tecnologia da informação), sistemas de informação, banco de dados, redes de computadores, design de mídia digital e desenvolvimento de aplicações para internet.

A prova tem data de aplicação prevista para o dia 28 de maio de 2011. Haverá uma prova de conhecimentos gerais e também um teste de conhecimentos específicos em informática.

Aqueles que apresentarem cursos técnicos e experiência profissional terão, por análise de currículo, pontos extras na prova.

Faça agora a sua inscrição acessando ao site www.impacta.edu.br. A taxa de participação é de R$ 90.


Os estudantes interessados em participar do processo seletivo de inverno da Universidade Severino Sombra, no Rio de Janeiro, já podem efetuar as inscrições do certame.

Os concorrentes podem optar por cursos como biomedicina, administração, ciências biológicas, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia da produção, engenharia elétrica, farmácia, fisioterapia, história, letras, matemática, entre outros.

Os inscritos no processo seletivo farão as provas na data de 10 de julho de 2011, na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro.

As inscrições podem ser efetuadas no site da Access Solução, até a data de 30 de junho de 2011. Quem for utilizar a nota do Enem, deve fazer as inscrições até o dia 30 de maio.

Para os concorrentes do curso de medicina, a taxa tem valor de R$ 270, já os demais pagam a taxa no valor de R$ 30.

Por Oscar Ariel


Os interessados em começar uma faculdade no próximo semestre já podem fazer as inscrições para o Vestibular de Inverno 2011 da UPIS Faculdades Integradas, situada em Brasília (DF). As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio.

Para o vestibular do segundo semestre, a UPIS oferece vagas nos seguintes cursos de graduação: Zootecnia, Turismo, Secretariado Executivo, Sistemas da Informação, Medicina Veterinária, Estudos Sociais, Direito, Ciências Econômicas, Agronomia e Administração.

As provas do vestibular ocorrem no dia 28 de maio, no horário vespertino, das 16h00 às 18h00.

No dia 30 de maio a UPIS divulga a relação de aprovados. As matrículas poderão ser feitas do dia 31 de maio ao dia 02 de junho. As aulas começam no dia 1º de agosto.

A UPIS recebe as inscrições para o vestibular através do site www.upis.br. A taxa de inscrição custa R$ 20,00. A instituição também recebe as inscrições no Campus I, em Brasília (DF).

Por Selma Isis


Se você está interessado em participar do vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, já podem realizar a sua inscrição

Para este certame a oferta é de 679 vagas para cursos como geografia, física, química tecnológica, química, matemática, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, ciências biológicas, informática, administração, odontologia, medicina, jornalismo, comércio exterior, turismo, direito, letras, entre outros.

A aplicação das provas está marcada para as datas de 10 e 11 de julho de 2011, nas cidades de Palmeira, Apucarana, Castro, Cascavel, Jacarezinho, Guarapuava, Paranaguá, Maringá, Rio Negro, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, São Mateus do Sul e Umuarama.

Para se inscrever acesse o site da instituição – uepg.br/cps – até a data de 16 de maio de 2011. É necessário pagar uma taxa de participação no valor de R$ 90 (até 17 de maio).

Para mais informações ligue para os telefones (42) 3320 3241 / 3220 3243 / 3220 3242, ou envie um e-mail para cps@uepg.br

Por Oscar Ariel


Começam no dia 16 de maio, as inscrições para vestibular 2011.2 da Universidade Feevale, instituição localizada no Rio Grande do Sul.

No total, são oferecidas 346 vagas nos 17 cursos oferecidos pela Feevale. O vestibular contará com a presença dos novos cursos oferecidos pela instituição: Design de Interiores, Ciências Biológicas, Segurança Pública e Estética e Cosmética.

O prazo para se inscrever vai até o dia 16 de junho e as provas estão marcadas para o dia 19 de junho, a partir das 9:30, no Campus II, em Novo Hamburgo (RS).

As inscrições podem ser feitas pelo portal da Feevale e custam R$20,00 (até o dia 06 de junho) e R$50,00 (a partir do dia 07 de junho).

Por Andrea Gomes


Já podem ser realizadas as inscrições para o vestibular 2011-2 do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo.

Para este processo seletivo, os interessados podem optar pelos seguintes cursos de graduação: design, arquitetura e urbanismo, design de produto, artes visuais, rádio e tv, design de interiores, publicidade e propaganda, relações internacionais e relações públicas.

As provas acontecem na data de 02 de julho de 2011.

As inscrições podem ser feitas através do site – belasartes.br – até a data de 30 de junho de 2011. A taxa de participação tem um custo de R$ 60 (até o dia 30 de maio) e R$ 80 (depois do dia 30 de maio). Há também oportunidades para treineiros, que pagam uma inscrição de R$ 20.

A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no dia 06 de julho de 2011.

Para outras informações, acesse o site da Belas Artes.

Por Oscar Ariel


Se você pretende ingressar em algum curso de graduação da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, então já pode efetuar a inscrição para o Vestibular 2011-2 da instituição.

Os interessados podem realizar as inscrições, até o dia 14 de maio, por meio do site www.anhembi.br.

As provas tradicionais para este certame serão aplicadas na data de 15 de maio de 2011. Outro modo de participar da seleção é pela prova agendada, que deverá ser feita até a data de 14 de maio, nos campi do Centro, Avenida Paulista, Vila Olímpia e Morumbi.

O resultado final para a prova agendada acontecerá em até 03 dias úteis após a realização desta. Já para o modelo tradicional, a divulgação dos aprovados será feita na data de 17 de maio de 2011.

A matrícula para os aprovados no modelo tradicional acontece do dia 17 ao dia 20 de maio (das 09 horas às 21 horas) e também no dia 21 de maio (das 09 horas às 13 horas). Já os aprovados no modelo agendado serão informados por e-mail.

Outras informações no edital.

Por Oscar Ariel


O mês de maio oferta muitas oportunidades para quem está pensando em ingressar em alguma universidade. Os vestibulares de inverno aparecem aos montes. Desta vez quem está com as inscrições abertas é a Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo.

Os interessados podem participar de duas formas: 1) exame tradicional (que ocorre no dia 22 de maio de 2011) ou 2) utilizando as notas do Enem para substituição das provas.

Aqueles que apresentarem 45% de aproveitamento ou mais no Enem, não irão precisar efetuar as provas do modelo tradicional.

Inscreva-se pelo site da instituição, www.cruzeirodosul.edu.br, até a data de 18 de maio de 2011.

Haverá vagas nos campi Anália Franco, Pinheiros, Liberdade e São Miguel.

Para mais informações ligue para (11) 2107 5498, ou mande um e-mail para vestibular@cruzeirodosul.com.br.

Acesse aqui o manual do candidato.

Por Oscar Ariel


Foi dado o início no período de inscrições para o Vestibular 2011-2 da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), no Espírito Santo.

Para este certame a Emescam está disponibilizando vagas nos cursos de farmácia, enfermagem, serviço social e medicina.

As inscrições poderão ser feitas no site www.emescam.br, até a data de 02 de junho de 2011. A taxa de participação varia de R$ 300 (medicina) a R$ 30 (demais cursos).

Quem optar pelo curso de medicina fará provas em duas etapas, no dia 12 de junho. Para os inscritos em outras áreas, a aplicação dos testes acontecerá no dia 19 de junho de 2011.

Acesse todas as informações no manual do candidato.

Por Oscar Ariel


O processo seletivo 2011-2 da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), de São Paulo, está com inscrições abertas para os interessados em participar do certame.

A instituição oferece cursos como direito, engenharias (elétrica, química, de produção, civil e mecânica), administração, publicidade e propaganda, educação artística, desenho industrial, sistemas de informação, entre outros.

As inscrições poderão ser feitas, até o dia 20 de maio, através do site da FAAP ou no Departamento de Processo Seletivo da instituição (R. Ceará, n° 84, no bairro Higienópolis). O custo da taxa de inscrição é de R$ 170.

Os candidatos passarão por provas na data de 29 de maio de 2011, das 14 horas às 18 horas.

Antes das provas, os candidatos passam por uma entrevista de habilitação para o posterior teste. No ato da inscrição é feito o agendamento para tal.

Para mais informações, acesse o manual do candidato.

Por Oscar Ariel


Já foi dado o pontapé inicial para as inscrições do vestibular do segundo semestre do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.

O processo seletivo oferece vagas nos cursos de biomedicina, administração, ciências biológicas, farmácia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, pedagogia, tecnologia em gastronomia, psicologia, terapia ocupacional e tecnologia em radiologia.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.saocamilo-sp.br, até a data de 11 de maio de 2011. As inscrições também podem ser feitas de modo presencial, até a data de 12 de maio, nos campi Ipiranga I, Ipiranga II e Pompéia.

A taxa de inscrição é de R$ 70 para todos os cursos.

No dia 15 de maio os candidatos passarão por provas, que irão das 10:00 às 13:00. 

Por Oscar Ariel


Se você mora na região do ABC Paulista e está procurando uma instituição de ensino superior para prestar vestibular nesse segundo semestre de 2011, então fique ligado no período de inscrições para o vestibular 2011-2 da Universidade do Grande ABC (UniABC).

Para verificar todos os cursos ofertados pela universidade, acesse o site – uniabc.br.

As provas serão aplicadas no dia 04 de junho de 2011.

No link acima, também podem ser efetuadas as inscrições para o processo seletivo, até a data de 03 de junho de 2011. Os candidatos que realizaram o Enem (em 2009 e 2010) e tiveram um aproveitamento igual ou acima de 400 pontos, não precisam pagar a taxa de participação. Já os demais concorrentes pagam o valor de R$ 30.

Outras informações, acesse o edital completo.

Por Oscar Ariel


Do dia 04 de abril de 2011 até o dia 18 de maio de 2011, estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2011 da PUC Minas (Campus Arcos).

As inscrições poderão ser feitas somente pela internet. O valor da inscrição vai de R$35,00 (processo seletivo por intermédio de provas) a R$20,00 (processo seletivo por intermédio da nota do ENEM).

As provas serão realizadas no dia 18 de junho de 2011, das 14:00 às 18:00. A informação do local das provas constará no Cartão de Informação, que será enviado pelos Correios ou poderá ser feito o download no próprio site.

O resultado será divulgado no site www.pucminas.br.

Para mais informações acesse o site: www.pucminas.br.

Por Nicolle Marques


Começa no dia 16 de maio de 2011 o período para as inscrições no vestibular de inverno 2011 da Universidade Tuiuti do Paraná, a UTP.

A instituição oferta para os estudantes cursos como biomedicina, biotecnologia, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, medicina veterinária, psicologia, arquitetura e urbanismo, direito, jornalismo, publicidade e propaganda, engenharia (ambiental, civil, eletrônica, mecânica e eletrotécnica), entre outros.

Para realizar a sua inscrição, o candidato deve acessar ao site da instituição – utp.br – ou então se dirigir até o Campus Professor Sydnei Lima Santos (Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, n° 238), até o dia 16 de junho.

A aplicação das provas acontece na data de 19 de junho de 2011.

Para outras informações e sanar dúvidas, acesse o site acima ou então ligue para 0800 410 800. Bons estudos e provas!

Por Oscar Ariel


Se você está pensando em prestar o vestibular 2011-2 da Uniron, fique atento, pois já podem ser efetuadas as inscrições para o certame.

Para este processo seletivo as provas ocorrem em 29 de maio de 2011, das 09:00 às 12:00, na Avenida Mamoré, n° 1520, onde fica o campus sede.

Os interessados em participar do vestibular podem efetuar as inscrições via internet no portal – uniron.edu.br – até a data de 24 de maio de 2011.

Outra maneira é se dirigir até o endereço citado acima para efetuar o seu cadastro de modo presencial de 25 até 27 de maio.

O resultado final será divulgado pela instituição no dia 01 de junho de 2011.

O início das aulas será no mês de agosto deste ano.

Clique aqui para acessar o manual do candidato e o edital do certame.

Por Oscar Ariel


Quem está interessado em prestar o vestibular das Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil) já pode realizar a sua inscrição.

Para este certame a instituição oferece aos candidatos um total de 1.020 em 13 cursos de nível superior.

A aplicação das provas será feita na data de 19 de junho de 2011, a partir das 14 horas até às 18 horas. O local será a sede da Unibrasil, que fica à Rua Konrad Adenauer, n° 442, no bairro do Tarumã.

As inscrições podem ser feitas no site da instituição – unibrasil.com.br– ou ainda pessoalmente na Central de Atendimento Acadêmico, no mesmo endereço citado acima.

O custo da taxa de participação tem o valor de R$ 50.

A lista com os nomes dos aprovados será divulgada na data de 27 de junho de 2011.

Os selecionados terão de efetuar matrícula na data de 29, 30 de junho e 01 de julho. Boa sorte!

Por Oscar Ariel


Foi dado início o período de inscrições para o vestibular 2011-2 do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra), em Tocantins.

Para este processo seletivo está sendo ofertado um total de 19 cursos (biomedicina, administração, ciências contábeis, ciências biológicas, direito, ciências da computação, educação física, enfermagem, engenharia de minas, engenharia civil, fisioterapia, farmácia, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, sistemas da informação, serviço social e tecnologia em estética e cosmética).

Para realizar a sua inscrição, você pode se dirigir até o Palmas Shopping (na loja Espaço Ulbra), até 27 de maio de 2011, ou ainda pela internet no site – ulbra-to.br– até a data de 25 de maio. 

O dia 29 de maio foi a data escolhida para a realização da prova do vestibular 2011-2. O início é às 09 horas e vai até às 11h15.

A lista com os selecionados no certame será divulgada em 30 de maio.

Para dúvidas e outras informações, clique aqui.

Por Oscar Ariel


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo da FUMEC 2011/12, que poderão ser feitas até dia 15/06/2011, no site www.vestibular.fumec.br. Para aqueles que optarem pelo processo seletivo através das provas o valor da inscrição será de R$40,00 e aqueles que optarem pelo sistema de notas do Enem o valor será R$20,00. O candidato poderá escolher três opções de cursos no momento da inscrição.

Os cursos oferecidos pela FUMEC são: Ciências da Computação, Administração, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Aeronáuticas, Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Design de Moda, Design de Interiores, Design de Produto, Educação Física, Direito, Enfermagem, Engenharia Bioenergética, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia de Produção/Civil, Engenharia Civil, Engenharia de Telecomunicações, Negócios Internacionais, Fisioterapia,  Psicologia e Terapia Ocupacional.

Serão destinadas 20% das vagas de cada curso para os candidatos que optarem pela nota do Enem.

As provas serão realizadas no Campus Cruzeiro, dia 18/06/2011, das 14h às 17h30.

As provas serão do tipo Múltipla Escolha para a prova objetiva que abrangerá os conhecimentos de Matemática, Química, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Física. Também terá a Redação.

O resultado será divulgado dia 24/06/2011 no site da instituição.

Para mais informações acesse o site www.vestibular.fumec.br ou ligue 0800 0300 200.

Por Nicolle Marques


Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2011-2 do Instituto Federal de Santa Catarina, com vagas para nível superior e também técnico. As chances são para os polos de Jaraguá do Sul, Joinville e Canoinhas.

Ao todo o certame oferta 760 vagas em cursos como licenciatura em ciências da natureza (habilitação em física), produção e design de moda, técnico em têxtil, tecnólogo em fabricação mecânica, entre outros.

Para realizar o seu cadastro no certame, você deve acessar ao site – ingresso.isfc.edu.br– até a data de 06 de junho de 2011 e efetuar o pagamento da taxa de inscrição que tem valor de R$ 30 (Nível Técnico) e R$ 40 (Cursos de Graduação).

Os candidatos realizarão as provas no dia 19 de junho de 2011.

No link citado anteriormente o candidato pode obter todas as informações referentes ao processo. Boa sorte!

Por Oscar Ariel


Foi aberto no dia 02 de maio de 2011 o período de inscrições para o vestibular 2011-2 da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), situada em Canoas, no Rio Grande do Sul.

A instituição oferece 60 cursos de graduação. A lista de cursos oferecidos pode ser conferida aqui.

Para realizar a sua inscrição, você deverá acessar o site – ulbra.br/processoseletivo – até a data de 01 de junho de 2011. A taxa de participação tem um valor de R$ 50.

Os inscritos farão as provas no dia 04 de junho, às 9 horas. Elas serão realizadas nos campi de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Santa Maria, Torres, São Jerônimo e Guaíba.

Para mais informações ligue para (51) 3477 9100.

Por Oscar Ariel


Foi dado o pontapé inicial para as inscrições do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), na Paraíba, para o vestibular 2011-2.

São ofertadas 1.336 vagas divididas entre os 13 cursos de graduação da instituição: arquitetura e urbanismo, administração, ciências da computação, ciências contábeis, educação física (licenciatura e bacharelado), direito, enfermagem, psicologia, fisioterapia, gestão de tecnologia da informação, design de moda, além de sistemas para internet.

Os interessados podem optar por usar as notas do Enem 2010 (ou de anos anteriores) ou ainda efetuar a prova no modelo tradicional.

As inscrições podem ser feitas, até 05 de junho, pelo site unipe.br.

Os candidatos irão efetuar as provas no dia 11 de junho de 2011.

Informações sobre os cursos e as taxas de inscrição podem ser adquiridas no edital contido no site mencionado acima. 

A matrícula para os aprovados acontece nas datas de 16 e 17 de junho de 2011.

Por Oscar Ariel


A partir do dia 16 de maio estarão abertas as inscrições para o vestibular 2011.2 do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no estado do Rio de Janeiro.

A instituição oferece cursos tecnólogos e de graduação nas áreas de Exatas, Humanas, Saúde e Artes.

As inscrições serão realizadas, do dia 16/05/2011 ao dia 06/06/2011, pelo portal da instituição, ou então nos campi de Volta Redonda, Barra do Piraí ou de Nova Iguaçu.

O valor a ser pago pela taxa de inscrição é de R$ 30.

As provas devem ser aplicadas no dia 03 de julho, das 9h às 12h30.

No dia 05 de julho será divulgado o resultado do vestibular.

Por Andrea Gomes


Está interessado em prestar vestibular para o Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge), em Salvador, na Bahia? Então fique atento, pois já podem ser efetuadas as inscrições para o processo seletivo 2011-2.

As vagas são para os campi Comércio e Paralela.

Inscreva-se, até o dia 26 de maio de 2011, através do site unijorge.edu.br.

Os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição, que tem valor de R$ 30 (até o dia 19 de maio) e R$ 40 (a partir do dia 20 de maio).

As provas irão ocorrer no campus Paralela, na data de 29 de maio, das 8:30 às 12:30.

Para verificar todas as informações e sanar dúvidas, acesse aqui o manual do candidato. Boa sorte!

Por Oscar Ariel


O mês de maio é um período muito interessante para os estudantes que visam ingressar em alguma universidade. Os vestibulares de inverno aparecem em grande número, ofertando inúmeras possibilidades. E quem abriu as inscrições para o seu processo seletivo foi a Faculdade Maurício de Nassau.

A instituição oferece cursos de graduação em diversas regiões do nordeste (João Pessoa-PB, Campina Grande-PB, Recife-PE, Salvador-BA, Natal-RN e Maceió-AL).

Caso tenha interesse, realize a sua inscrição no site da instituição mauriciodenassau.edu.br (até o dia 08 de junho).

As provas serão aplicadas no dia 12 de junho de 2011.

No manual do candidato, os interessados também podem verificar informações como taxas, cursos oferecidos etc. Boa sorte!

Por Oscar Ariel


Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2011-2 do Centro Universitário Nilton Lins, em Manaus (AM).

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas, até o dia 17 de junho de 2011, pelo site niltonlins.br. Os estudantes que não possuírem acesso à internet podem se inscrever no Centro Universitário Nilton Lins (Av. Professor Nilton Lins, número 3259). A taxa de participação é de R$20,00.

As provas objetivas deste certame 2011-2 têm data prevista para aplicação o dia 19 de junho de 2011, no Centro Universitário Nilton Lins.

Para conferir mais informações sobre o vestibular, acesse o Manual do Candidato.


Os interessados em requerer o pedido de isenção ou redução da taxa de inscrição para o vestibular 2012 da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, podem fazer a inscrição até a data de 12 de maio de 2011. Para efetuar o seu cadastro, o candidato deve adquirir um kit contendo um edital, questionário socioeconômico e o requerimento de isenção. Tal kit tem o valor simbólico de R$ 1.

Informações como locais, horários e datas para retirar tal kit constam no edital da isenção da taxa.

Os interessados devem enviar os documentos requisitados via Correios, em carta registrada até a data de 25 de maio de 2011. Outra maneira é entregar pessoalmente no campus Gragoatá, que fica em São Domingos, em Niterói, no Bloco C, Térreo, até 26 de maio.

Para mais informações acesse o site – vestibular.uff.br/2012.

Por Oscar Ariel


As inscrições do vestibular do meio do ano de 2011 das Faculdades de Tecnologia, as Fatecs, de São Paulo, já podem ser efetuadas pelos interessados.

Para este processo seletivo estão disponibilizadas 10.860 vagas em 60 cursos de graduação, distribuídas em 51 Fatecs existentes.

A novidade para este ano é a inclusão das unidades do Tatuapé (na capital paulistana) e de Taubaté no processo de seleção. Outro ponto importante é a oferta de novos cursos como Construção de Edifícios e Controle de Obras (em Tatuapé) e Automação Aeronáutica e Estruturas Leves (em São José dos Campos).

Faça a sua inscrição, até a data de 08 de junho, preenchendo o formulário eletrônico disponível no site vestibularesfatec.com.br. Os candidatos deverão pagar uma taxa de R$ 70.

As provas serão aplicadas na data prevista de 03 de julho de 2011.

Para verificar todas as informações importantes, acesse o manual do candidato e tire suas dúvidas.

Também já está disponível a lista dos selecionados para isenção ou redução da taxa de inscrição. Neste certame foram concedidas um total de 6 mil isenções. Para verificar se o seu nome está na lista, acesse o sita anteriormente listado. Boa sorte!

Por Oscar Ariel


Foi aberto está semana o período de inscrições para o vestibular de cursos a distância da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.

Os candidatos podem optar pelos seguintes cursos de graduação: letras (português), letras (inglês) e filosofia. Estão sendo oferecidas 660 vagas para este certame, estas vagas estão distribuídas entre os polos de Confins, Governador Valadares, Cambuí, Sete Lagoas, Ilicínea e Itamonte.

Aqueles que pretendem ingressar em algum destes cursos, podem realizar a inscrição, até a data de 16 de maio de 2011, através do site – copese.ufla.br.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (35) 3829 1035. Participe e boa sorte!

Por Oscar Ariel


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2011.2 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Porto Alegre.

A instituição oferece 977 vagas nos seguintes cursos superiores: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo ou Publicidade e Propaganda), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Licenciatura em Computação, Medicina, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

As inscrições acontecem até o dia 09 de junho, através do endereço eletrônico www.unisc.br/vestibular ou pessoalmente em um dos campi da Unisc. Os inscritos devem pagar uma taxa equivalente a R$ 40 (até 31 de maio), depois o valor passa para R$ 60. Quem se candidatar na condição de treineiro (não concorre às vagas), paga R$ 20.

A prova está prevista para o dia 18 de junho (sábado), das 14h às 19h e será realizada no campus de Santa Cruz do Sul.

O resultado sai no dia 21 de junho, a partir das 14h, no portal da Unisc.

Por Andrea Gomes





CONTINUE NAVEGANDO: