Inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 22 de janeiro.

O Programa Universidade Para Todos, do Ministério da Educação, criado em 2004 pelo Governo Federal concede bolsas integrais e parciais para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em universidades privadas do Ensino Superior, a todos os estudantes brasileiros que não possuem diploma de nível superior. Estudantes que participaram do Enem em 2015 que tiveram suas notas poderão concorrer às bolsas.

Dentre algumas regras para a inscrição só poderão se candidatar às bolsas candidatos quem tenham concluído o Ensino Médio completo em escolas da rede públicas ou o Ensino Médio em escola privada como bolsista, ser portador de deficiência, ser professor ativo permanente em escolas da rede pública e não possuir curso superior. Além disso, precisarão também ter um mínimo de 450 pontos no Enem de 2015 e uma nota maior que zero na redação. Os candidatos que são professores da rede pública de ensino não precisarão comprovar renda, mas outros candidatos precisam ter renda familiar mínima de um salário e meio por pessoa para concorrer às bolsas integrais e de até três salários mínimos para concorrer às bolsas parciais. São ofertadas reservas de bolsas aos candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou negros desde que atendam as outras regras.

As inscrições serão feitas pela internet, na página do MEC onde deverá ser informado número de inscrição do Enem 2015 e a senha. Também poderá ser feito com o CPF e a data de nascimentos para quem não se lembrar dos dados. Durante as inscrições poderão ser escolhidas até duas opções de cursos desde que a instituição esteja inscrita no ProUni, lembrando que alguns cursos possuem exigências mínimas para a matrícula.

O edital completo poderá ser contemplado no site do MEC e no Diário Oficial da União. Preparem-se para as inscrições e boa sorte!

Por Helen Galvão


Está aberto o período de inscrições no processo seletivo da Universidade Federal do Mato Grosso que tem o objetivo de selecionar 14 pessoas para ingressarem no curso de Doutorado em Ciências da Saúde em Cuiabá. Desse total de oportunidades, 7 são para o curso de Doenças Infecciosas e Parasitas, 3 para Cirurgia e Metabolismo, 2 para Farmacologia e 2 para Epidemiologia e Serviços de Saúde. 

Os profissionais que desejarem ingressar no curso de doutorado deverão possuir disponibilidade integral para a realização das atividades previstas pela programação didática. O Doutorado é composto por seminários, debates, aulas práticas e teóricas, treinamento didático, reuniões de estudo, elaboração de trabalhos, realização da tese, entre outras atividades obrigatórias. Conforme os esclarecimentos da UFMT, o curso tem por objetivo a capacitação dos profissionais que atuam nas áreas da biomedicina e saúde, que já possuam a titulação de Metre e que tenham aptidão para o desenvolvimento de tarefas nas áreas da produção do conhecimento e desenvolvimento de pesquisas. 

Quem estiver interessado em concorrer a uma das vagas precisará fazer a sua inscrição até o dia 1° de junho através do comparecimento na Coordenação do curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMT. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 14h às 17h. Para participar é necessário que o interessado pague uma taxa de inscrição no valor de R$ 132,64. 

O processo de seleção dos candidatos deverá ser feito através de duas etapas, sendo a primeira a apresentação do projeto da tese, a segunda consta da análise de currículo.  

O resultado final do processo de seleção deverá ser publicado no endereço eletrônico da Universidade Federal de Mato Grosso e também no mural de avisos da Escola de Medicina. 

Quem for aprovado no processo seletivo, deverá fazer a sua matricula na Coordenação dos cursos de Pós-Graduação em Ciências da Saúde que está localizado na Faculdade de Medicina. O horário para realizar as matrículas e das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.   

Por Melina Menezes


Para aqueles interessados em cursar uma graduação na Universidade de Brasília (UNB) poderão contar, já no primeiro semestre de 2015, com método de ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU.

A UNB aderiu ao SISU 2015, e ofertará vagas dentro do programa para cursos de graduação presencial. De acordo com o edital, há vagas para os seguintes cursos: Gestão Ambiental, Ciências Naturais, Gestão de Agronegócio, Enfermagem, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Farmácia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Letras, Direito, História, Gestão em Saúde Coletiva, Filosofia, Engenharia de Produção, Física, Turismo, Pedagogia, Medicina, entre outros. Para concorrer a uma das vagas, o candidato necessariamente deve ter feito o ENEM 2014 e não ter zerado em redação.

Segundo o edital publicado pela UnB, a seleção será composta por três modalidades: Ampla Concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Escolas Públicas e o Sistema de Cotas para Negros.

Conforme consta no edital, a nota final da seleção para classificação aos cursos da UnB será produto obtido pela média aritmética ponderada das notas dos candidatos conseguidas nas avaliações do ENEM de 2014, obedecendo a nota padronizada utilizada pelo ENEM, na escala de 0,00 a 1.000,00 pontos, e ao grupo no qual o curso está classificado. No caso de empate, prevalece a maior nota na seguinte ordem: maior nota obtida na redação; maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O interessado para efetivar sua inscrição deverá acessar o site do SISU-MEC, por meio do seguinte endereço eletrônico: sisualuno.mec.gov.br, devendo no ato da inscrição utilizar sua senha e número de inscrição referentes ao Exame Nacional do Ensino Média ( ENEM) 2014. Caso você tenha esquecido sua senha, você pode acessar o seguinte link para recuperá-la: sistemasenem2.inep.gov.br.

O resultado do processo seletivo poderá ser consultado por meio dos seguintes endereços eletrônicos:

www.cespe.unb.br;

sisualuno.mec.gov.br;

www.cespe.unb.br.

Cabe também destacar que haverá possibilidade de segunda e terceira chamada.

Para realizar sua inscrição, acesse sisualuno.mec.gov.br, no período a ser divulgado em edital da Sisu/MEC, conforme subitem 1.3 deste edital.

Para ler o edital UnB-SISU 2015, acesse www.cespe.unb.br.

Por Thiago José Fernandes


Está aberto o período para realizar a inscrição no processo seletivo que está oferecendo vagas para o curso pré-vestibular solidário da cidade de Curitiba (PR). Quem quiser concorrer a uma das vagas terá até o dia 25 de janeiro para realizar a sua inscrição. Ao todo, o cursinho está oferecendo 360 vagas

Atenção jovens que estão finalizando ou já concluíram o ensino médio e são habitantes da cidade de Curitiba. Estão abertas as inscrições para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Curso pré- vestibular da cidade.

Para concorrer o interessado precisará fazer a sua inscrição através do preenchimento de um formulário no endereço eletrônico do projeto o candidato precisará pagar uma taxa de participação no valor de R$ 40. A inscrição será computada unicamente após o reconhecimento do pagamento da quantia cobrada pelo direito a participar do processo seletivo. A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de duas etapas, na primeira o indivíduo deverá prestar uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório Logo após, deverá passar para a segunda etapa que consta de uma entrevista.  

Os locais e o horário de realização das provas serão divulgados unicamente no dia 28 de janeiro. A realização da prova objetiva será no dia 31 de janeiro. A prova objetiva múltipla escolha cobrará conhecimentos nas disciplinas de Biologia, Química, Física, História, Matemática, Geografia e Língua Portuguesa. Ao todo, o teste escrito constará de 48 questões múltipla escolha.  

Serão aceitos na seleção somente aqueles estudantes que comprovem uma renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo. O estudante que cumprir com essa condição deverá apresentar todos os documentos que atestes a idoneidade da situação, além de preencher um questionário socioeconómico.  

O Cursinho Solidário de Curitiba está sediado na Avenida Presidente Affonso Camargo, n° 330. Por mais informações ligue para o telefone (41) 3234-2363. 

Na primeira fase da última seleção da Universidade Federal do Paraná, a UFPR, foram aprovados mais de 90 alunos. 

Por Melina Menezes


Já está aberto o período de inscrição para o Programa Educa Mais do Governo Federal. Ao todo, o programa está disponibilizando 150 mil bolsas de estudo em todo o território brasileiro. As oportunidades são para diversas instituições de ensino, há vagas para cursos de graduação, pós- graduação, técnico, cursos livres, enfim, esta é uma boa chance de conseguir fazer um curso de profissionalização e conseguir alavancar a sua carreira. Há bolsas também em cursos profissionalizantes, de idiomas e ensino básico. 

Atualmente, em São Paulo estão sendo disponibilizadas 50 mil bolsas de até 70% de desconto em instituições distribuídas em 227 municípios. 

Como foi dito anteriormente, esta é uma excelente oportunidade para que as pessoas que não possuem recursos financeiros possam fazer cursos e melhorar a sua capacitação no mercado de trabalho. Sabe-se que o mercado está cada vez mais competitivo e essa competição inspira dedicação e busca pela excelência profissional, esse alto patamar somente é conseguido através de força de vontade e estudo. 

O Programa Educa Mais tem como objetivo proporcionar a milhares de pessoas o acesso a uma educação de qualidade com preços acessíveis. O grande propósito do Educa Mais é investir na capacitação dos jovens e de qualquer pessoa que busque melhorar suas condições de vida. O projeto foi idealizado buscando oferecer a essas pessoas a oportunidade de construir uma carreira, para que logo possam aportar conhecimento e trabalhar por um país mais justo e com mais possibilidades de crescer. 

Caso você tenha ficado interessado e deseje fazer um curso de uma instituição que seja parceira do Educa Mais acesse o endereço eletrônico do Projeto www.educamaisbrasil.com.br. Também você pode entrar em contato por telefone mediante contato com a central de atendimento. O número para ligar desde capitais e regiões metropolitanas é 4007-2020, já as demais localidades estão sendo atendidas através do telefone 0800 724 7202. 

Não fique de fora! Participe e aumente suas chances no mercado de trabalho. 

Por Melina Menezes


Estão abertas as inscrições para pós-graduação "lato sensu" em Coloproctologia no Instituto Sírio Libanês de Ensino e Ppesquisa. Quem quiser se candidatar a uma das vagas do curso precisa enviar seu currículo até 02/03/2015, pelo e-mail: secretaria.iep@hsl.org.br.

A seleção dos candidatos será feita baseando-se na análise dos currículos recebidos pelo Instituto.

O valor da inscrição é de R$80,00 (oitenta Reais). O valor da inscrição não será devolvido, salvo em ocasião de cancelamento da seleção.

São oferecidas 21 (vinte e uma) vagas para o início deste ano de 2015. A data prevista para o início é 23 de março e a data prevista para o término é 19 de dezembro do mesmo ano.

A carga horária é de 360 horas. Exigindo-se um percentual mínimo de frequencia igual ou superior a 75% nas atividades educacionais.

O site do Hospital Sírio Libanês traz o programa do curso:

  • Bases da Coloproctologia – características anatômica e funcional;
  • Fisiologia anorretal – na prática clínica;
  • Cirurgia orificial;
  • Doenças do assoalho pélvico;
  • Doenças infecciosas e DST/AIDS;
  • Doenças inflamatórias;
  • Colonoscopia;
  • Câncer colorretal;
  • Cirurgia colorretal laparoscópica;
  • Outras afecções coloproctológicas.

Para cada módulo a carga horária é de 36 horas.

O primeiro módulo está previsto para o período de 26 a 28 de março; o módulo II está previsto para o período de 23 a 25 de abril; o módulo III, para o período de 28 a 30 de maio; o módulo IV está prenunciado para 25 a 27 de junho; o quinto módulo está prenunciado para o período de 23 a 25 de julho; o VI, para 27 a 29 de agosto; o VII, para 24 a 26 de setembro; o VIII, para 29 a 31 de outubro; o módulo IX, para 26 a 28 de novembro; e o último módulo está previsto para 17 a 19 de dezembro de 2015.

O site ainda diz que o preço do curso pode ser pago em 12 (doze) vezes de R$2.640,00 (dois mil, seiscentos e quarenta Reais), tendo 10% de desconto à vista.

O candidato pode acessar o edital para se informar dos detalhes. É bom acessar a página do Hospital também, pois apresenta mais informações.

Por Vânia Rose dos Santos


A Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, adotou uma nova forma de seleção de candidatos para os seus cursos, que certamente agradará a muitos. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição (Cepe) aprovou (35 votos a favor, e somente 4 contrários) a substituição do chamado Processo Seletivo Seriado (ou seja, o vestibular) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica os estudantes com base na nota que os mesmos obtém no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Dessa forma, foi considerado extinto da UFSM o vestibular anual. A decisão certamente repercutirá  certamente na adoção de medidas semelhantes por parte de outras universidades do estado, especialmente outras federais.

A decisão significará que em 2015 o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e com ele o ENEM, será o responsável por absorver 80% das vagas da UFSM.

O restante das vagas oferecidas ainda ocorrerá por meio de Processo Seletivo Seriado 2 e 3, porém esta modalidade de avaliação também está com seus meses contados: em 2016 ele não mais existirá. Portanto, a partir de 2018, o ENEM será a única maneira de ingressar na Universidade.

Se dependesse da reitoria da UFSM o novo sistema já vigoraria em 2014, mas, por conta de questões judiciais, a medida foi protelada. 

O último PSS da Universidade Federal de Santa Maria ofereceu 4.576 vagas em 103 cursos assim distribuídos: 84 cursos no campus de Santa Maria, 8 cursos em Frederico Westphalen, 7 cursos em Palmeira das Missões e 4 cursos em Silveira Martins.

Na edição de 2014 foram registradas 44.541 inscrições, lembrando que a UFSM reservou 40% das vagas para candidatos oriundos de ensino médio na rede pública, em respeito à lei de cotas.

As provas foram aplicadas 16 cidades do estado do Rio Grande do Sul, mas estenderam-se também para a cidade catarinense de Chapecó e para Cascavel, no estado do Paraná. e recebeu 44.541 inscrições. 

Por Alberto Vicente


Está aberto o período de inscrições para o processo seletivo do Cursinho Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade da Universidade de São Paulo localizada em Ribeirão Preto.

Se você está interessado em participar do processo de seleção, fique atento quanto ao término das inscrições. O final do período para efetuar a inscrição será o dia 10 de janeiro. O valor a ser pago pelo direito a participar do certame é de R$ 30. Para concorrer a uma das vagas, preencha o formulário neste site

A avaliação dos candidatos será realizada através da aplicação de quatro etapas: a primeira é a pré-matrícula online, a segunda é a prova, logo ocorrerá uma terceira que consta de entrevista individual e por último o interessado precisará realizar a inscrição de forma presencial.  

Após a inscrição online, serão avaliados e selecionados 150 candidatos, eles deverão fazer a prova objetiva. O valor da taxa de inscrição precisará ser recolhido até o dia 20 de janeiro, o pagamento da mesma deverá ser feito mediante depósito bancário. 

A aplicação das provas será feita no dia 24 de janeiro, no período vespertino a partir das 13h, conforme foi explicado anteriormente, somente aqueles candidatos aprovados na pré-matrícula poderão participar desta segunda etapa. Esta fase consta de uma prova objetiva de múltipla escolha onde serão cobrados conteúdos de matemática, língua portuguesa, história, geografia, química, física e biologia.

As entrevistas ocorrerão entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro. A entrevista individual é realizada com o intuito de comprovar as informações concedidas na pré-matrícula. Como o intuito do cursinho é proporcionar aos alunos que cursaram o ensino médio em instituições da rede pública ou que foram bolsistas integrais em escolas particulares, a avaliação realizada no momento da entrevista também terá conotação socioeconômica.  

No dia 4 de fevereiro serão informados os aprovados, a realização da matrícula presencial deverá ocorrer no dias 9 e 10 de fevereiro.  

De acordo com o calendário acadêmico, o início das aulas será no dia 2 de março. 

Por mais informações acesse o site ou encaminhe um e-mail para matriculas.cursinhofearp@gmail.com.  

Por Melina Menezes


Estes são os últimos dias para quem deseja se inscrever e participar do Curso pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Pouso Alegre, município localizado em Minas Gerais. O período de inscrição para o Cursinho Municipal Pré-Enem e também Pré-Vestibular 2015 ficará aberto até o dia 19 de dezembro.  

A Prefeitura Municipal disponibiliza este curso para estudantes que estejam devidamente matriculados no terceiro ano do ensino médio ou que já tenham concluído esse nível de escolaridade. O foco do cursinho preparatório é oferecer aulas para aperfeiçoamento e entendimento das disciplinas que são cobradas nos vestibulares e Enem. As vagas são direcionadas para estudantes que tenham cursado o ensino médio na rede pública de ensino ou tenham sido bolsistas integral em escolas particulares. Está vetada a participação de jovens que já tenham concluído o ensino superior. 

Ao todo, a Prefeitura oferece 150 vagas, deste total, 100 delas são para o curso ministrado no período noturno e 50 no período da manhã.  

A avaliação dos candidatos às vagas do curso preparatório será realizada no dia 25 de janeiro de 2015. Nesta prova serão avaliados os conhecimentos obtidos no primeiro e segundo ano do ensino médio, a prova é objetiva múltipla escolha. Os estudantes também serão avaliados mediante uma prova de redação.  

Caso você tenha ficado interessado e deseje participar da seleção que definirá os novos estudantes do curso preparatório da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, deverá primeiramente verificar as disposições e o regulamento presente no edital de abertura de seleção pública. Nele, os candidatos encontrarão os documentos necessários para serem apresentados no momento da inscrição.  Para entregar o formulário de participação, o interessado precisará comparecer na Avenida Dr. João Beraldo, n° 242, no centro da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. 

O cursinho da Prefeitura começou em 2013 e desde então tem colaborado com a formação de muitos jovens. 

Por mais informações entre em contato pelo telefone (35) 3423-1786. 

Por Melina Menezes


Quem ainda não se inscreveu no processo seletivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem uma nova chance, pois o prazo de inscrições foi prorrogado. As chances são para o curso de graduação de Bacharelado em Administração Pública e para o curso de especialização em Educação Especial, ambos se enquadram como ensino a distância – EAD. A instituição oferece 225 vagas, das quais 125 destas são destinadas ao município de Camapuã e 50 para São Gabriel do Oeste.

O novo prazo termina no dia 12 de janeiro de 2015, sendo necessário preencher o formulário de inscrição, disponível no site da Fapems www.fapems.org.br/home. O preenchimento do formulário de inscrição compreende na informação de dados pessoais e a indicação do polo ao qual o candidato pretende concorrer. O valor da taxa de participação é de R$ 70, paga em qualquer agência bancária.

As provas:

Os candidatos serão submetidos à prova escrita de conhecimentos gerais e redação, de caráter eliminatório e classificatório. Ela terá duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 25 de janeiro de 2015. O resultado final será divulgado, provavelmente, no dia 30 do mesmo mês, somente para os alunos do curso de Administração Pública. A divulgação do resultado final no para o curso de Educação Especial, acontece no dia 06.

Sobre o curso:

O início das aulas para os aprovados no processo seletivo para o curso de Bacharelado em Administração Pública está previsto para o mês de fevereiro. Já os alunos do curso de especialização em Educação Especial iniciarão as atividades em abril de 2015.

A especialização na modalidade EAD terá a carga horária de 465 horas, sendo que é  previsto, pelo menos, dois encontros presenciais por polo em cada disciplina. A duração mínima do curso é de 15 e máxima de 18 meses, conforme o desenvolvimento do aluno e a didática de ensino.

Por Ana Rosa Martins Rocha


No dia 31 de dezembro de 2013 o Ministério da Educação liberou através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a lista de vagas e instituições que estarão participando do processo seletivo 2014.1. As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 6 de janeiro e serão feita através da internet.

No total, 115 instituições de educação e faculdades oferecerão vagas ao interessados participantes do ENEM 2013. O Estado de Minas Gerais é o que mais possui instituições ligadas ao Sisu (18), seguido de 15 no Rio de Janeiro, e 9 no Rio Grande do Sul.

O pré-requisito é que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio sem ter obtido nota zero. São escolhidas no máximo duas opções de vagas em ordem preferencial.

As inscrições estarão abertas entre 6 e 10 de janeiro. A lista de aprovados deverá ser divulgada em seguida, no dia 13, e as matrículas devem acontecer já entre 17 e 21 de janeiro. No dia 27 deve ser divulgada a segunda chamada para candidatos da lista de espera que devem fazer suas matrículas entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

O calendário apertado deve-se principalmente devido à adaptação das instituições escolares ao calendário da copa do mundo, a ser realizada em junho. A maioria das universidades tem início de aulas previsto entre os dias 20 e 27 de janeiro.

Apesar da rede de instituições federais ter aumentado no país, a procura por vagas continua crescendo em ritmo acelerado. Em 2008, a média de disputa por vaga nas federais era de 8 candidatos, menos da metade do registrado em 2012, chegando a marca de 17,3 candidatos por vaga.

Por Manoel da Costa Jr


Devido a crescente falta de médicos, o governo solicitou que as faculdades aumentem sua oferta de vagas para os cursos de Medicina. A primeira delas foi a Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em São Paulo. A instituição informou o acréscimo de 16 vagas para o curso.

As inscrições para o vestibular 2014 terão pequenas mudanças e uma delas é o aumento de 64 para 80 vagas do curso de Medicina, tornando-se a primeira instituição do país a aumentar o número de vagas. Para isso, recebeu uma verba extra do governo de R$ 1,8 milhão.

A instituição foi escolhida devido ao alto nível do curso oferecido. No ano passado ela entrou para o grupo das 30 melhores instituições de ensino do Brasil por ter recebido nota máxima do Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Não somente o curso teve uma melhora, o diretor da Farmerp Dulcimar Donizeti de Sousa, afirmou que o dinheiro chega este ano e será usado para a inauguração e ampliação de salas de aula em um projeto modulável, que pode se transformar em anfiteatro com capacidade de 800 pessoas. As obras já começam em setembro e já serão usadas no primeiro semestre do ano que vem.

Por Robson Quirino de Moraes


Foi divulgado nesta última quinta-feira (31) o cronograma das vagas remanescentes para 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Podem participar do processo de seleção, os estudantes que já estão regularmente matriculados em algum curso superior da Unicamp ou de outra universidade e profissionais com ensino superior completo em outra área de graduação.

Os candidatos serão avaliados através de prova de conhecimentos, avaliação de compatibilidade curricular e teste específico.

Também haverá a prova prática de habilidades para os candidatos aos cursos de música, dança, artes visuais, artes cênicas e arquitetura e urbanismo.

A prova de conhecimentos será realizada no dia 23 de setembro.

Em seguida, na análise curricular, serão chamados um total de candidatos que é correspondente a três vezes o número de vagas do curso pretendido.

A documentação para esta etapa deve ser entregue entre os dias 3 e 9 de outubro.

A terceira etapa será aplicada entre os dias 10 e 15 de dezembro.

O resultado com a lista de aprovados será divulgado no dia 18 de janeiro de 2013.

O número de vagas disponibilizadas em cada curso será divulgado depois do início da inscrição do processo seletivo.

Já a inscrição deve ser feita pelo site www.comvest.unicamp.br, entre os dias 20 e 30 de agosto.

Fonte: Unicamp

Por Matheus Camargo

 


Preparado para os processos seletivos para universidades em 2012? Uma das formas de estudar com maior frequência e estar preparado para o momento das provas é realizar cursinhos e, alguns deles, oferecem aulas gratuitas.  

É o caso da Rede Emancipa de cursinhos populares. A organização abriu vagas para seu curso extensivo que busca capacitar os estudantes para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012. São boas oportunidades para estudantes que ainda têm tempo de se qualificar.

O grupo oferece 900 vagas em unidades situadas na capital paulista como Butantã, Valo Velho, Ipiranga, Santana, FE-USP, e na cidade de Itapevi, na Grande São Paulo.

Quem participar terá aulas aos sábados, em período integral, ou durante a semana (unidade USP), que acontecerá no período de março a dezembro. 

Além das aulas, a Rede Emancipa dispõe de outros cursos como formação política e atividades como visitas a universidades e programas culturais.

Os interessados em participar do cursinho devem se inscrever pelo formulário disponibilizado no site redeemancipa.org.br/inscreva-se e confirmar a matrícula na aula inaugural em alguma das unidades.

Para saber sobre os trabalhos realizados pela rede acesse o site: redeemancipa.org.br, ou envie um e-mail para: redeemancipa@gmail.com.

Por Paulo Talarico


Os preparativos para os vestibulares já começaram e uma boa iniciativa para os jovens que pretendem ingressar nas universidades é estudar em cursinhos. O Henfil iniciou seu processo de inscrições para 15 mil vagas no curso pré-vestibular que começará no dia 14 de março.

Ao todo são 3.800 chances na cidade de São Paulo, 6.400 no ABC (São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema), 2.800 em Guarulhos e 2.000 em Osasco.

O Cursinho Henfil cobra apenas a taxa de manutenção que é de R$ 65,00. O objetivo do projeto é disponibilizar  um curso pré-vestibular, com qualidade, a pessoas que não podem arcar com as mensalidades de uma escola particular.

A iniciativa conta com professores que possuem experiência em cursinhos comerciais. A instituição também atua com material didático atualizado, simulados mensais, 120 horas mensais de plantão de dúvidas e acesso aos serviços do portal “Seja Ético”.

Os estudantes também poderão ter aulas extras e guias práticos atualizados que visam a preparação para a prova do ENEM, além de oficinas de Inglês, Espanhol, Redação e interpretação de textos.

Para mais informações sobre as inscrições, acesse www.cursinhohenfil.org.br.

Por Paulo Talarico


A Escola Superior de Administração e Gestão (Esags) tem 250 vagas para o curso superior de administração que tem duração de quatro anos.

São 150 vagas para a cidade de Santo André e 100 vagas para o campus de Santos.

Para participar do processo seletivo o aluno tem até o dia 16 de junho para se inscrever através do site www.esags.edu.br/vestibular. O valor da taxa é de R$45,00 reais.

A prova acontecerá no dia 19 de junho nas duas cidades. O conteúdo do vestibular da Esags são questões de matemática, língua portuguesa e língua inglesa.

Para quem não conhece, a Escola Superior de Administração e Gestão foi criada em 2000 com a junção da STRONG Consultoria Empresarial (que oferece cursos de pós-graduação) e da Fundação Getúlio Vargas, uma das melhores universidades de ciências exatas do país.

Para mais informações sobre o curso, inscrições e provas ligue para (11) 4433-6161 ou (13) 3228-6003.

Por Leiliane Lopes


A Escola Superior de Engenharia e Gestão (Eseg) inscreve alunos interessados em participar do vestibular de inverno até o dia 17 de junho.

A instituição organizará duas provas, uma no dia 15 de junho e outra no dia 18.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eseg.edu.br/vestibular.

Há turmas para o curso de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

A Eseg ficou em primeiro lugar na classificação do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) no curso de Engenharia de Produção, alcançando a nota máxima entre todas as faculdades particulares que oferecem esse curso.

A faculdade não oferece bolsas de estudos do ProUni e também não aceita a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para somar com a nota do vestibular.

A faculdade está localizada na Rua Vergueiro, 1951, próximo ao metrô Paraíso, em São Paulo.

Mais informações pelo telefone 0800-7232333.

Por Leiliane Lopes


O governo japonês oferece bolsas de estudo voltadas para pesquisas (mestrado e doutorado) em suas universidades para brasileiros no próximo ano. Os candidatos devem ter 34 anos em 1º de abril de 2012 e se inscreverem no Escritório Consular do Japão até o próximo dia 31 de maio, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, na Rua Padre Carapuceiro, 733, 14º andar, em Boa Viagem, no Recife.

Os interessados que residam no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe podem realizar a inscrição por correspondência com a chegada dos documentos ao Escritório Consular também até o dia 31.

Entre 1º e 31 de junho, acontecerá inscrições para estudantes de graduação, escola técnica superior e cursos profissionalizantes. O cronograma das atividades pode ser encontrado no site www.br.emb-japan.go.jp/.

Informações podem ser obtidas através do site da Embaixada www.br.emb-japan.go.jp, pelo e-mail cjr@bs.mofa.go.br ou pelo telefone (11) 3207-0190.

Por Danielle Vieira


Uma das instituições de ensino mais tradicionais e conceituadas do Estado de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie abriu prazo para as inscrições de seu vestibular para o segundo semestre. Os interessados devem fazer suas inscrições diretamente no site da universidade até o dia 31 de maio.

As provas para o processo seletivo irão ocorrer nos dias 16 e 17 de junho. No total, a instituição disponibiliza 3.440 vagas em cursos nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Os vestibulandos podem optar por vagas nos campi de Tamboré, Campinas e São Paulo.  

Os cursos mais concorridos e tradicionais da instituição são: Direito, Administração e Arquitetura. A taxa de inscrição custa R$ 85,00. No dia 16 de junho, a universidade divulgará os horários e locais de prova em seu site na internet.

No endereço citado anteriormente, a instituição disponibiliza todas as informações sobre os cursos oferecidos, e também recebe as inscrições.

 www.mackenzie.br.

Por Selma Isis    


Estão abertas as inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2011 a ser realizado pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet pelo endereço eletrônico www.insper.edu.br/graduacao até o dia 23 de maio. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180,00.

As provas serão realizadas no dia 12 de junho, das 13 horas às 18 horas, na cidade de Fortaleza – Colégio Ari de Sá (Av. Washington Soares, 3737 – Água Fria – Fortaleza / CE – CEP 60830-641) e na cidade de São Paulo – (Rua Vergueiro, 1211 – Paraíso – São Paulo / SP – CEP 01504-000).

Os cursos oferecidos pela Insper são Administração com 150 vagas disponíveis e Ciências Econômicas com 75 vagas disponíveis. Ambos os cursos serão ministrados no período diurno na cidade de São Paulo.

A data para divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 28 de junho.

Os candidatos portadores de deficiências que precisarem de condições especiais para a realização da prova, devem entrar em contato até o dia 23 de junho, com a organização do vestibular pelo e-mail atendimentovestibular@insper.edu.br ou pelo telefone 4504 2400 para que sejam tomadas as providências necessárias.

Por Daniela Salenave

 





CONTINUE NAVEGANDO: