Inscrições serão recebidas até o dia 3 de outubro de 2018.

O segundo semestre de todo ano é sempre um período decisivo para os estudantes prestes a ingressar nas universidades. Neste ano de 2018, já no mês de setembro, todos os vestibulares estão com prazo de inscrições em aberto. No sul do país as universidades públicas estão publicando seus editais, entre elas está a UFSC, que abriu inscrições para o Vestibular de 2019, destinado ao preenchimento de mais de 4.500 cadeiras.

De acordo com informações oficiais, metade destas oportunidades será destinada aos estudantes cotistas. Todos os candidatos têm o dever de se inscrever até o dia 3 de outubro de 2018.

Como já foi citada, a quantidade oficial de vagas abertas é de 4.555 cadeiras. O início do período de inscrições se deu na terça-feira passada, dia 4 do mês de setembro, para este Vestibular de 2019, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC. Os candidatos podem se inscrever até o dia 3 de outubro e o valor da taxa de cadastro é de 135 reais. Todos os estudantes interessados não devem perder tempo, ou seja, devem efetivar logo as suas inscrições neste Vestibular da UFSC.

O critério adotado para a distribuição das vagas é o seguinte:

Destas mais de 4,5 mil cadeiras, em torno de 2.295 oportunidades serão destinadas aos estudantes dentro do esquema das cotas, incluindo a etnia e as pessoas com deficiência. Os municípios para os quais as ofertas deste Vestibular da UFSC estão sendo distribuídas são para a unidade de Florianópolis, de Joinville, de Araranguá, em Blumenau e em Curitibanos.

Sobre o procedimento de solicitação de isenção, as informações são as seguintes:

A Universidade Federal de Santa Catarina estará recebendo durante um prazo que vai até o dia 24 de setembro, todos os pedidos para a isenção dos seguintes estudantes candidatos:

Para todos os jovens inscritos no chamado: CadÚnico, e que possuam o Número da Inscrição Social, NIS, ou seja, o cadastro próprio.

Também poderão solicitar a isenção os estudantes matriculados em escolas públicas ou a todos os bolsistas matriculados nos colégios particulares, os quais deverão comprovar uma renda familiar equivalente a até 1,5 salário mínimo por membro.

Toda a orientação precisa sobre o envio das informações e da necessária documentação poderá ser conferida no Edital, cujo link está disponível na página Vestibular Brasil Escola. Todos os estudantes com isenção de taxa aprovada serão conhecidos a partir do dia de 27 de setembro de 2018.

As informações essenciais sobre este vestibular da UFSC são as seguintes:

Todos os locais de provas deste Vestibular serão informados a partir do dia 22 de novembro de 2018. Neste mesmo dia, todos os candidatos deverão acessar o link de concorrência dos demais cursos oferecidos.

Por fim, este Vestibular da UFSC está agendado para realização entre os dias 8 e 10 do mês de dezembro de 2018, com início das provas a partir das 14 horas, nas já citadas cidades onde existe a oferta dos cursos na universidade. No site do Vestibular Brasil Escola está disponível uma tabela com todas as coordenadas.

Todos os estudantes candidatos ao curso de Artes Cênicas deverão participar, além das provas, do imprescindível Teste de Habilidades Específicas, o THE. Neste caso, a data específica e as demais orientações necessárias serão disponibilizadas em um edital específico, cuja publicação está agendada para os próximos meses.

Observação importante:

A Universidade Federal de Santa Catarina não divulgou, até o presente momento, a data precisa de publicação do resultado nos gabaritos. Este mesmo Vestibular constitui o ingresso dos estudantes nos dois semestres letivos do próximo ano de 2019. O Edital oficial está no site da universidade.

Paulo Henrique dos Santos


Inscrições até o dia 23 de maio de 2018.

A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC está com inscrições em aberto para seu vestibular de inverno.

As inscrições que tiveram início no dia 24 de abril de 2018 vão até o dia 23 de maio de 2018 e devem ser feitas exclusivamente através da internet, no site http://www.vestibular20182.ufsc.br/.

A inscrição será realizada através do preenchimento de um requerimento de inscrição, com informações que serão solicitadas pela Universidade. Após o preenchimento desse requerimento o candidato deve clicar na opção “Enviar”. Quando o envio das informações for concluído, será gerado um boleto, com o valor da taxa de inscrição de R$ 125,00.

O valor da taxa será o mesmo para todos os cursos e o boleto deve ser pago até a data limite informada pela instituição, pois pagamentos que forem efetuados após essa data, serão desconsiderados e a inscrição do candidato será cancelada automaticamente.

As inscrições só serão efetivadas após o pagamento do boleto e a confirmação do mesmo. Os candidatos que quiserem pedir isenção da taxa devem efetuar o pedido até o dia 15 de maio de 2018. No item 3 do edital, será informado de forma mais clara como o candidato deve proceder nesse caso.

As provas ocorrerão em única etapa. Veja abaixo os dias e as disciplinas que serão cobradas:

1º Prova:

Data: 7 de julho de 2018

  • Conteúdo: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (12 questões)
  • Segunda Língua – Alemão, Francês, Italiano, Espanhol ou Inglês (8 questões)
  • Matemática (10 questões)
  • Biologia (10 questões)

2º prova

Data: 8 de julho de 2018

  • História (7 questões)
  • Geografia (7 questões)
  • Filosofia (2 questões)
  • Sociologia (2 questões)
  • Interdisciplinar envolvendo pelo menos duas das disciplinas (2 questões)
  • Física (10 questões)
  • Química (10 questões)

3º prova

Data: 9 de julho de 2018

  • Redação
  • Quatro questões discursivas.

Os locais onde as provas serão aplicadas serão liberados no dia 25 de junho de 2018.

Os candidatos que tiverem de alguma necessidade especial para ser atendida no dia da realização da prova, devem fazer a solicitação desse atendimento especial no momento em que estiverem preenchendo o requerimento de inscrição.

A necessidade especial deverá ser comprovada por meio de um laudo médico, que tenha sido emitido no máximo 12 meses antes da abertura das inscrições. O laudo médico deve ser anexado no requerimento de inscrições e as informações que devem estar presentes nele estão detalhadas no edital. O laudo será avaliado por uma equipe multiprofissional e caso seja necessário, o candidato será convocado para uma entrevista, para que o laudo original e documentos complementares sejam apresentados.

Veja abaixo os cursos que estão com inscrições em aberto, em qual campus ele será ofertado e o período que ele deverá ser cursado.

Curso: Agronomia – Diurno

Campus: Curitibanos

Curso: Arquivologia – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade – Diurno e Noturno

Campus: Joinville

Curso: Ciências ContábeisDiurno

Campus: Florianópolis

Curso: Ciências EconômicasNoturno

Campus: Florianópolis

Curso: Engenharia da Computação – Diurno e Noturno

Campus: Araranguá

Curso: Engenharia de Controle e Automação – Diurno

Campus: Blumenau

Curso: Engenharia de Infraestrutura – Diurno e Noturno

Campus: Joinville

Curso: Engenharia de Materiais – Diurno

Campus: Blumenau

Curso: Engenharia de Transportes e Logística – Diurno e Noturno

Campus: Joinville

Curso: Engenharia Florestal – Diurno

Campus: Curitibanos

Curso: Engenharia Têxtil – Diurno

Campus: Blumenau

Curso: Geografia – Bacharel e Licenciatura – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Letras – Português – Licenciatura e Bacharelado – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Letras – Português – Licenciatura e Bacharelado – Noturno

Campus: Florianópolis

Curso: Matemática – Licenciatura – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Matemática – Licenciatura – Noturno

Campus: Florianópolis

Curso: Medicina

Campus: Araranguá

Curso: Química – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Química – Licenciatura – Diurno

Campus: Florianópolis

Curso: Química – Licenciatura – Noturno

Campus: Florianópolis

Curso: Tecnologias da Informação e comunicação – Noturno

Campus: Araranguá

É valido ressaltar que é de extrema importância que o candidato leia atentamente o Edital, antes de realizar as inscrições, pois nele estão todas as informações importantes, de forma bem detalhada.

Lorena Ruiz


Foi divulgada na última semana a lista de livros que serão cobrados no Vestibular 2015 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No novo processo seletivo de verão da UFSC não foram solicitados nenhum dos livros listados para o ano próximo. Do total de livros pedidos, quatro podem ser encontrados na modalidade online. Um dos livros, “Juiz de Paz na Roça”, pode ser baixado mediante a página Dominio Público. Já o livro “O Fantástico na Ilha de Santa Catarina” pode ser visualizado no endereço eletrônico da própria editora.

Ainda não se sabe muitas informações acerca do processo de 2015.

O vestibular de verão de 2014 teve 30 mil candidatos inscritos e estavam sendo oferecidas 6,5 mil vagas.

Segue a lista de oito livros selecionados pela instituição de educação superior pública:

  • “Várias Histórias”, de Machado de Assis. Este livro está disponibilizado para visualização online no site www.literaturabrasileira.ufsc.br.
  • “Juiz de Paz na Roça”, de Martins Pena. O livro pode ser baixado em arquivo PDF através do site www.dominiopublico.gov.br.
  • “O que é isso Companheiro?”, de Fernando Gabeira.
  • “O Fantástico na Ilha de Santa Catarina”, de autoria de Franklin Cascaes. O livro está disponível no acervo da UFSC, na coleção repertório 2012 ou na edição antiga de volumes 1 e 2.
  • “Relato de um Certo Oriente”, escrito por Milton Hatoum.
  • “Agosto”, de Rubem Fonseca.
  • “Cronistas do Descobrimento”, de autoria de Antônio Olivieri e Marco Villa.
  • “Melhores Poemas”, de João Cabral de Melo Neto.

A instituição recomenda que seja feita a leitura integral das obras, evitando recorrer aos resumos.

Para fins de avaliação haverá questões exigindo a interpretação dos textos, também serão solicitados aspectos da gramática da língua portuguesa.

Além da interpretação de texto e questões relativas ao conteúdo dos livros, serão cobrados também aspectos sobre o contexto social, histórico, cultural e estético em que o livro foi escrito. Sendo assim, o estudante deverá investigar e entender a realidade social da época.

Por Melina Menezes.


Até o dia 12 de setembro acontecerá a Feira do Livro no Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Catarina. Nela, os livros solicitados para o vestibular de verão 2014 estão com 30 % de desconto.

Atenção os alunos que pretendem fazer o processo seletivo da UFSC, na 17º edição da Feira do Livro da UFSC estão sendo vendidas com descontos especiais, as obras exigidas pelo edital do vestibular da instituição. O horário de atendimento da feira vai das 8h30 às 19 horas. A promoção está sendo feita pela Editora da UFSC (EdUFSC) cujos livros são vendidos na feira.

No vestibular deste ano que será realizado em dezembro, dois clássicos da EdUFSC serão cobrados. O livro “Ultimos Sonetos” custa R$ 15 e “O detetive de Florianópolis” R$ 20, estes valores já estão com o desconto incluso.

Para atender o máximo de pessoas, a EdUFSC disponibiliza os seus livros no site da editora, na versão digital.

Outro livro que está sendo vendido na feira é “Ecos no Porão” de Silveira de Souza que passa a custar R$ 15. Este livro é cobrado no vestibular da Universidade Estadual de Santa Catarina.

Por Melina Menezes


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a lista de livros considerados leitura obrigatória aos candidatos ao Vestibular 2014.

A lista pode ser consultada no site da Comissão Permanente de Vestibular (COPERVE) no endereço coperve.ufsc.br.

Algumas obras de autores como Cruz e Souza e Machado de Assis já são de domínio público e no próprio site a Coperve divulga os links para visualização e download das obras em versão completa. O Livro/Peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, também está disponível no site do autor de forma gratuita e o link também está relacionado no site da Comissão.

É recomendada pela Coperve a leitura integral das obras bem como sua análise e interpretação. Aspectos sobre os gêneros literários destas leituras também são de grande importância. Os contextos histórico, social, cultura e estéticos das obras merecem atenção dos estudantes candidatos e podem cair nas provas.

O Edital para o Vestibular da UFSC para candidatos às vagas em 2014 ainda não foi divulgado, sendo normalmente publicado nos meses de julho a setembro, com todas as demais informações.

As provas ocorrem tradicionalmente no final do mês de dezembro todos os anos.

Por Bruno Hardt


Ainda estão abertas as inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ao todo estão sendo oferecidas 4.216 vagas em 86 cursos de graduação, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Mobilidade, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, além de outras graduações.

Os cursos são ofertados nos campi das cidades de Joinville, Florianópolis, Araranguá e Curitibanos.

O processo seletivo reserva vagas para cotistas, que serão selecionados exclusivamente pelo resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O prazo para quem quiser se inscrever vai até o dia 24 de outubro, somente pela Internet, através do endereço eletrônico www.vestibular2013.ufsc.br.

A inscrição custa R$ 105, sendo que para os cursos de licenciatura e para a carreira de Pedagogia, a taxa é de R$ 52,50.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova discursiva e redação, que serão aplicadas ente os dias 15 e 17 de dezembro, em 23 cidades catarinenses.

Confira o edital do Vestibular 2013 para maiores detalhes sobre o processo seletivo.

Por Andrea Gomes


Os alunos de Santa Catarina, que estão se preparando para prestar o próximo vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), podem contar com mais um aliado. Já estão abertas as inscrições para o Pré-vestibular da UFSC/SED, ofertado de forma gratuita para alunos da rede pública de ensino.

São 3.200 vagas disponíveis, distribuídas em 29 municípios do Estado. A oportunidade visa atingir jovens que tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio totalmente em escola pública, bem como jovens que ainda não tenham ingressado no Ensino Superior.

Os interessados devem realizar a inscrição, até o dia 13 de julho, através do site www.prevestibular.ufsc.br ou www.sed.sc.gov.br. O início das aulas está previsto para 13 de agosto e findará nas vésperas do vestibular.

Além da inscrição, é necessário que os jovens entreguem os seguintes documentos:

– Fotocópia do histórico escolar do Ensino Médio; declaração da escola caso esteja cursando o 3º ano (a declaração deverá ser apresentada com o histórico escolar da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio); fotocópia do RG e do CPF; comprovante de residência; comprovante de aluguel ou financiamento da casa própria; comprovante de renda dos responsáveis pelo sustento familiar; Imposto de Renda dos responsáveis (não é necessário caso seja isento).

A seleção será feita por meio de uma equipe técnica, que analisará a situação socioeconômica do candidato e o desempenho escolar através do histórico.

Confira o Edital na íntegra, onde é possível consultar o número de vagas por município e os locais de entrega da documentação.

Por Rafaela Fusieger


A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) abre no próximo dia 20 de setembro, no site www.vestibular2012.ufsc.br, a inscrição para o vestibular 2012.

No total, serão 5.901 vagas oferecidas, para o ingresso  no primeiro e segundo semestre de  2012, nos curso de graduação  nos campus da universidade em Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville. Neste ano, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) passa a ter maior peso no vestibular da UFSC: passa de 20% para 30%. A opção para utilizar a nota do ENEM 2009, 2010 e 2011 deve ser preenchida no requerimento de inscrição.

Os candidatos poderão requerer isenção na taxa de inscrição via CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) ou via comprovação de carência socioeconômica, entre os dias 17 de agosto e 15 de setembro, no site citado acima. Para solicitar isenção via CadÚnico, o candidato cadastrado deverá preencher  o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção, informando o NIS (Número de Identificação Social). Ao fazer o requerimento, o candidato deverá declarar que pertence a família de baixa renda.

Para solicitar a isenção via comprovação de carência socioeconômica, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção e seguir as indicações do site.

As inscrições ocorrem até o dia 19 de outubro  de 2011 e o edital do vestibular pode ser conferido no seguinte endereço: www.vestibular2012.ufsc.br.

Por Adoniran Peres


No período de 17 de agosto a 15 de setembro de 2011 os candidatos poderão solicitar via CadÚnico a isenção da taxa do vestibular UFSC 2012. É só acessar o site www.vestibular2012.ufsc.br e preencher o formulário eletrônico de requerimento. Lembrando que são para os que possuem baixa renda familiar e que devem informar na hora do pedido de isenção.

O resultado do deferimento ou não da isenção da taxa será divulgada no dia 4 de outubro de 2011 acessando o mesmo site citado acima. Para solicitar a isenção via comprovação de carência socioeconômica, o candidato deverá proceder da seguinte forma:

I – Acessar o site www.vestibular2012.ufsc.br no período de 17 de agosto a 15 de setembro de 2011 e preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção;

II – Enviar para a COPERVE, via internet, o formulário preenchido;

III – Imprimir o Comprovante de Requerimento de Isenção da taxa de inscrição, assinando-o no local indicado;

IV – Anexar os documentos comprobatórios solicitados e anotar o número de folhas anexadas ao requerimento impresso;

V – Colocar o requerimento e a documentação em um envelope destinado a COPERVE/UFSC – Solicitação de Isenção, identificando o remetente com o número do requerimento de isenção;

VI – Encaminhar o envelope contendo o requerimento assinado e a documentação anexada para a COPERVE até o dia 16 de setembro de 2011, através de um dos seguintes meios:

a) Via correios, por SEDEX ou carta registrada com Aviso de Recebimento (AR), para COPERVE/UFSC, Campus Universitário, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, Santa Catarina;

b) Via Postos de Recebimento nas cidades de Santa Catarina onde serão realizadas as provas.

É bom correr para não perder o prazo e evitar congestionamento no site.

Por Adriana Santos


 Nesta quinta-feira, 16 de junho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou que irá alterar a data de realização do concurso vestibular 2012. As provas irão ser antecipadas para os dias 10, 11 e 12 de dezembro.

Houve alteração também na data do fim do semestre letivo, para dia 17 de dezembro. Para os que ainda não sabem quais são as leituras obrigatórias, estão divulgadas no site da Coperve/UFSC, acesse http://coperve.ufsc.br/obras.php.

A universidade está entre as melhores do Brasil e destaca-se no sul do país. Conforme divulgado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da UFSC, o curso de mestrado em Ciência da Computação da Universidade teve duas dissertações de alunos seus indicadas entre as dez melhores da área, concluídas em 2010, ao prêmio referente ao Concurso de Teses e Dissertações 2011 da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

A apresentação dos trabalhos está prevista para julho deste ano. Os estudantes concorreram com alunos de importantes universidades brasileiras.

Por Suelen Diniz


Oferecendo aulas com assuntos que vão cair no vestibular 2012, o cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já está recebendo a inscrição de interessados.

As informações dão conta que 5 mil estudantes serão beneficiados com o programa que acontece em 28 cidades do estado catarinense durante este ano.

Para participar você deve ter cursado o ensino médio todo em escola pública, ou comprovar que não possa efetuar o pagamento de um curso pré-vestibular particular. Com isso os candidatos passarão por uma análise socioeconômica por uma assistente social.

Aqueles que pretendem efetuar a inscrição poderão fazê-la, no período que se encerra na data de 20 de abril de 2011, através do site oficial do cursinho pré-vestibular da UFSC. No link também poderão ser encontradas outras informações.


Foram divulgados os aprovados em segunda chamada do Vestibular 2011 da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Além disso, também foi divulgada uma lista de remanejamento de alunos para o 1º semestre de 2011.

Aprovados 2ª chamada | Remanejados para 1º semestre

Quando deve ser realizada a matrícula?

R: no dia 28/02/2011 e 01/03/2011, das 08h às 12h, e também das 14h às 18h.

E os alunos remanejados? O que devem fazer?

R: dirigir-se à coordenadoria de seu curso, a fim de obter o seu atestado de matrícula.





CONTINUE NAVEGANDO: