Instituição ofertou 5.751 vagas para mais de 60 cursos.

A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) divulgou na tarde do dia 22 de janeiro a lista geral dos aprovados no Vestibular 2016 da instituição. O Exame Discursivo aconteceu no dia 29 de novembro. 

Ao todo, a UERJ ofereceu 5.751 vagas, as quais estão presentes em mais de 60 cursos de graduação. Os candidatos irão ingressar no primeiro e no segundo semestre. O certame disponibilizou também um total de 176 oportunidades para o UEZO (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e 50 vagas para a CBMERJ (Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II).

Da totalidade de oportunidades oferecidas para a UEZO e a UERJ, 20% são destinadas a estudantes indígenas e negros e 20% para alunos oriundos de instituição pública, além de 5% para pessoas portadoras de deficiência.

Matrícula:

Conforme o calendário divulgado pela Universidade, os selecionados terão de realizar suas pré-matrículas no período entre os dias 26 e 28 deste mês. Para isso, eles terão de preencher o requerimento e entregar os documentos que estão relacionados no portal da instituição.

Ainda de acordo com cronograma da UERJ para o vestibular 2016, o remanejamento e a primeira reclassificação serão divulgados no dia 6 de fevereiro. E no dia 7 de março deverão ser liberadas as segundas. 

As provas do processo de seleção foram compostas por uma Redação, questões de duas disciplinas (de acordo com o curso escolhido) e por questões de Língua Português. Foram 42.225 inscritos, onde 8,28% não compareceram. As notas desta seletiva foram divulgadas no dia 21 de dezembro. 

Só participaram do Exame Discursivo 2016 da Universidade os candidatos aprovados em um dos Exames de Qualificação, os quais ocorreram no dia 14 de junho e 13 de setembro. 

Para mais informações acesse o site destinado ao vestibular da UERJ. Também é possível realizar o contato através dos telefones (21) 2334-0239, 2334-0669 e 2334-0275, ou então via e-mail, no vestibular@dsea.uerj.br.

Nádia Neves


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu as inscrições para o seu primeiro exame de qualificação do ano de 2014. As vagas encontram-se distribuídas entre a UERJ, o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), a Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O exame será realizado pelo Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) e poderão participar todos aqueles que concluíram ou estão cursando o último ano do ensino médio.

As inscrições serão aceitas até o dia 28 de Abril e elas deverão ser realizadas unicamente pelo site www.vestibular.uerj.br, através de um cadastro no sistema de concursos da DSEA e posteriormente, com o preenchimento do requerimento de inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 49,00 e ela deverá ser paga através de boleto bancário até o dia 30/04.

O exame se dará pela aplicação de prova comum para todos os participantes do Exame de Qualificação. Essa prova será constituída por questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdo relacionado às seguintes disciplinas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A prova deve ser aplicada em 08/06, no local indicado no cartão de confirmação de inscrição, que estará disponível para emissão a partir de 23/05.

Os candidatos serão divididos em 5 conceitos, de acordo com o número de acertos na prova:

  • A: Para aqueles que acertaram mais que 70% da prova.
  • B: Para aqueles que acertaram mais que 60% e menos ou igual a 70%.
  • C: Para aqueles que acertaram mais que 40% ou menor ou igual a 50%.
  • D: Para aqueles que acertaram mais que 40% e menor ou igual a 50%.
  • E: Para aqueles que acertaram igual ou menos que 40% da prova.

Estarão aprovados todos os candidatos que obtiverem os conceitos A, B, C ou D e reprovados todos os alunos com conceito E.

Por Raquel Maciel


A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) realizará no dia 1º de dezembro de 2013, a última fase de seu Vestibular 2014, que será composta por realização de prova discursiva  e contará com a presença de 48.892 candidatos inscritos.

A avaliação dos candidatos será composta por  três provas discursivas que serão respectivamente a realização de avaliação de língua portuguesa  instrumental com redação que será destinada a todos os cursos, mais duas provas de disciplinas específicas  que avaliará os conhecimentos dos alunos sobre as disciplinas de: Física, História, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e Química.

As provas terão início às 09h e aproximadamente 5 horas de duração e o candidato deverá comparecer aos locais com aproximadamente 1 hora de antecedência. O estudante deverá apresentar no local o cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográfica de corpo transparente, exclusivamente em tinta preta ou azul, e original de qualquer documento oficial de identificação com foto.

O Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro visa admitir 5.601  novos estudantes que serão divididos nos Campi da IES, sendo 198 vagas para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

A Instituição de Ensino reserva 45% das vagas a cotistas, 20% para  os que se declararem negros e indígenas, 20% para alunos de escolas públicas, e mais 5% para PNE (portadores de necessidades especiais) e  filhos de Policiais Civis e Militares, de Bombeiros Militares e de Inspetores de Segurança e Administração Penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

A data prevista para que seja divulgada a lista oficial dos aprovados no Vestibular da UERJ é 27 de janeiro de 2014.

Por Jaime Pargan


A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) já se pronunciou sobre a realização do seu processo seletivo 2014. A entidade educacional ainda não informou em maiores detalhes quando serão iniciadas as inscrições, mas já foi ao menos citado que continuará oferecendo centenas de vagas em nível superior para as áreas de humanas, exatas, saúde, entre outras.

Importante é já saber que as inscrições podem ser feitas pelo site da UERJ, onde o candidato vai preencher um formulário digital até que seja gerado um boleto eletrônico, referente à taxa de inscrição.

O processo seletivo é feito através de provas objetivas, que visam testar os conhecimentos com questões de múltipla escolha. A maioria das vezes, as provas começam às 9h  e sempre têm duração de quatro horas para que o candidato responda todas as questões (incluindo passar as respostas para o caderno de respostas).

Levam algumas semanas, após o término das provas, para que o resultado da UERJ saia, mas, para quem já está se preparando para o vestibular 2014, a expectativa é contar com o nome na lista de aprovados e assim fazer o curso de nível superior em uma das instituições de ensino superior mais respeitada do Brasil. Alguns dos cursos oferecidos pela UERJ são: Administração, Enfermagem, Direito, Medicina, Ocenaografia, Economia, Serviço Social, Nutrição, História, Letras, entre outros.

Por Michele de Oliveira


O segundo exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) já está com o seu prazo de inscrições aberto. A instituição oferece esta possibilidade aos estudantes que querem conseguir uma vaga na UERJ em 2013.

O primeiro exame de qualificação já foi realizado em junho e teve o seu resultado divulgado. Esta segunda opção é mais uma chance para que os estudantes possam participar do vestibular, já que a UERJ requer que os candidatos ao vestibular tenham sido aprovados em uma das etapas anteriores do exame de qualificação.

Quem passou no primeiro exame também pode realizar a segunda etapa, porque, no final, poderá optar pela nota mais alta.

As inscrições para o segundo exame de qualificação estarão abertas até o dia 25 de julho pelo site www.uerj.br. A taxa de inscrição tem valor de R$ 45,00.

Os inscritos terão a confirmação da candidatura a partir de 27 de agosto e as provas do exame serão aplicadas em 16 de setembro. Já a lista de aprovados será publicada em 24 de setembro.

A importância do exame de qualificação é que ele oferece bônus aos estudantes na nota final do vestibular.

Por Matheus Camargo


O vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) teve apenas 7,21% de abstenção, o que representou a falta de pouco mais de seis mil inscritos no processo de seleção. As provas foram feitas no domingo (17/06) e a instituição já divulgou os gabaritos das provas aplicadas através do site www.uerj.br.

No teste realizado no domingo, os candidatos responderam a questões que envolviam as áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. A correção das provas será feita e os alunos receberão conceito A se acertarem 70% ou mais de perguntas (recebendo como prêmio 20 pontos para a prova discursiva), conceito B se o acerto for entre 60% e 70% (prêmio de 15 pontos), conceito C se acertar de 50% a 60% (com bônus de 10 pontos) e conceito D entre 40% e 50% de acertos (bônus de cinco pontos). O candidato que obter menos de 40% de acertos será automaticamente reprovado do vestibular.

A lista de convocados para a segunda etapa de provas será publicada em 25 de junho, sendo que a segundo exame terá o prazo de inscrições aberto entre 3 e 25 de julho. O teste será aplicado em 16 de setembro e conterá perguntas sobre Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, além da Redação. A vantagem de fazer os dois exames de qualificação é o fato de o candidato poder utilizar a melhor nota para a última fase.

Por Matheus Camargo


O edital para obtenção da isenção da taxa de inscrição para os exames de qualificação referentes ao Vestibular Estadual 2013 (UERJ) já está disponível no site www.vestibular.uerj.br. A solicitação para o benefício ocorre entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março através do mesmo endereço eletrônico.

Para o deferimento do pedido, o candidato deve comprovar sua condição de carência socioeconômica e que concluiu ou está em ano de conclusão do ensino médio. Os documentos devem ser enviados via Correios ao Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade. Alunos de pré-vestibular comunitários cadastrados junto ao órgão devem realizar a inscrição através do código de acesso de seu curso e terão seus documentos entregues diretamente pelo coordenador do projeto.

O critério para a comprovação de carência é a renda bruta média mensal familiar inferior ou igual ao valor de R$ 960,00. O cálculo deve ser feito pela divisão da renda total obtida por número de habitantes da residência. A aprovação do benefício neste primeiro exame garante o mesmo para todas as fases do processo seletivo de vestibular, não sendo necessário novo pedido.

O calendário acadêmico da UERJ prevê a data de realização do 1º Exame de Qualificação para 17 de junho de 2012.

Por Amanda Neves


Estão abertas as inscrições para a 2ª fase do Vestibular 2012 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que colocará em disputa 5.316 vagas em diversos cursos de graduação. O processo seletivo da UERJ também inclui 220 vagas para a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO), 50 vagas para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e 60 vagas para o curso de formação da Academia da Polícia Militar D. João VI.

Do total de vagas para a UERJ e a UEZO, 5% são reservadas aos portadores de necessidades especiais, filhos de policiais e bombeiros; 20% para estudantes oriundos de escolas públicas; e outros 20% para os candidatos que se autodeclararem negros e indígenas.

Estão aptos a se inscrever aqueles que foram aprovados em pelo menos um dos exames de qualificação do Vestibular Estadual 2012 e que estejam cursando ou tenham concluído o 2º grau.

As inscrições serão recebidas até o dia 4 de outubro, por meio do site www.vestibular.uerj.br, mediante o pagamento da taxa de R$ 85.

Nesta etapa final, também conhecida como Exame Discursivo, os candidatos farão as provas de língua portuguesa instrumental com redação e outras duas provas específicas, cujo conteúdo varia de acordo com o curso. A data programada para a aplicação dos testes é o dia 4 de dezembro.

Mais informações no edital.

Por André Gonçalves


Para os vestibulandos que perderam a chance de se inscrever para o exame de qualificação da Uerj, não há motivos para preocupação. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro decidiu prorrogar o período de inscrição para seu vestibular de inverno. O prazo, que antes ia até 27 de abril, agora se estende até 2 de maio.

As inscrições continuam sendo feitas pela internet, pelo site www.vestibular.uerj.br. A Uerj faz processo seletivo para os cursos de graduação da Universidade, para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), cursos de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, da Academia de Polícia Militar D. João VI, da Polícia Militar do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O exame será realizado em 12 de junho.


Até o dia 27 de abril estarão abertas as inscrições para a 1ª fase do Vestibular 2012 da UERJ.

Além da UERJ, o exame de qualificação é utilizado para o ingresso no UEZO e nos Cursos de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, da Academia de Polícia Militar D. João VI e da Polícia Militar do Estado do Rio.

O exame pode ser feito por quem concluiu ou está no último ano do ensino médio. No Exame de Qualificação o candidato não opta por carreira, instituição ou sistema de cotas. Apenas após a 1ª fase é que o candidato fará a escolha do curso desejado.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.vestibular.uerj.br. Deve ser impresso o requerimento de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa no valor de R$ 45,00.

É importante tomar ciência do edital e de suas normas antes de finalizar o processo.

O pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 29/04/11.

Por R. Oliveira


Para os vestibulandos de plantão, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ acaba de divulgar o edital para a seleção de 2012.

A inscrição do 1º Exame de Qualificação será do dia 05/04 até 27/04, a prova objetiva será no dia 12/06 e o resultado sai no dia 21/06/2011.

Já a  inscrição do 2º Exame de Qualificação será no dia 05/07 a 27/07/2011

Como vimos, a UERJ produz dois vestibulares no mesmo ano, o candidato poderá participar de ambos. Caso participe, a maior nota  valerá para a classificação.

No site da Universidade tem maiores informações e o cronograma completo do vestibular.

Para a insenção do 1º Exame, conforme o Edital, já terminou no dia 28/2. Porém, para o 2º Exame, será possivel fazer o pedido da insenção no dia 14/06 a 16/06/2011.

Se quiser conhecer a prova e o gabarito comentado do Exame  da UERJ aplicado no último semestre, acesse o link http://www.revista.vestibular.uerj.br/sumario.php

Por Mariana Muniz dos Santos





CONTINUE NAVEGANDO: