A UEMG, Universidade Estadual de Minas Gerais, publicou edital de vestibular para preencher vagas nas unidades de Passos e Divinópolis. As inscrições vão do dia 16 de dezembro de 2014 até o dia 11 de janeiro de 2015. A forma do vestibular dar-se-á de três maneiras, a saber:

– pelo vestibular tradicional;

– pelo SISU (quem optar por esta modalidade deve ter prestado, anteriormente, as provas do ENEM);

– por ambas as modalidades citadas.

A Unidade de Divinópolis mantém cursos nas cidades de Abaeté e Cláudio. E, em Divinópolis, os cursos oferecidos são:

– Comunicação Social, bacharelado, com opção de formação em Jornalismo ou Publicidade e Propaganda. Ambas as modalidades têm tempo de duração de quatro anos;

– Educação Física, bacharelado, duração de quatro anos ou Licenciatura com duração de três anos;

– Enfermagem, bacharelado, duração de cinco anos;

– Engenharia Civil, bacharelado, duração de cinco anos;

– Fisioterapia, bacharelado, duração de cinco anos;

– História, licenciatura, duração de quatro anos;

– Letras, licenciatura, duração de quatro anos;

– Pedagogia, licenciatura, duração de quatro anos;

– Psicologia, bacharelado, duração de cinco anos;

– Química, licenciatura, duração de três anos e meio;

– Serviço Social, bacharelado, duração de quatro anos.

Os cursos oferecidos pela unidade de Divinópolis em Abaeté e em Cláudio são:

– Ciências Contábeis, bacharelado, quatro anos;

– Serviço Social, bacharelado, quatro anos.

Os cursos oferecidos pela unidade de Passos são:

– Ciências Contábeis, bacharelado, tempo de duração 4 anos;

– Gestão Comercial, tecnológico, duração de 2 anos;

– Biomedicina, bacharelado, duração de 4 anos;

– Ciências Biológicas, duração de 3 anos para licenciatura e 4 anos para bacharelado;

– Física, licenciatura, duração de 3 anos;

– História, licenciatura, duração de 3 anos;

– Enfermagem, bacharelado, duração de 5 anos;

– Estética e Cosmética, tecnológico, duração de 3 anos;

– Direito, bacharelado, duração de 5 anos;

– Comunicação Social, bacharelado, duração de 4 anos;

– Administração, bacharelado, duração de 4 anos;

– Matemática, licenciatura, duração de 3 anos;

– Pedagogia, licenciatura, duração de 4 anos;

– Agronomia, bacharelado, duração de 5 anos;

– Engenharia Ambiental, bacharelado, duração de 5 anos;

– Engenharia de Produção, bacharelado, duração de 5 anos;

– Sistemas de Informação, bacharelado, duração de 4 anos;

– Serviço Social, bacharelado, duração de 4 anos;

– Educação Física, licenciatura com duração de 3 anos e bacharelado com duração de 4 anos.

A taxa de inscrição para o vestibular é de R$125,00 e deverá ser paga até 12/01/15.

O comprovante definitivo de inscrição estará disponível no site www.uemg.br de 19 a 24 de janeiro de 2015. O candidato deve imprimir tal documento, uma vez que não lhe será enviado. O candidato deve também se dirigir a uma das unidades, levando consigo o comprovante de inscrição, para solicitar o manual do candidato e se manter informado sobre o processo.

Por Vânia Rose dos Santos


Recentemente a Universidade Estadual de Minas Gerais divulgou que o seu sistema de seleção já está utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como método único para a seleção de cerca de 25% das vagas que forem disponibilizadas em cursos de graduação. De acordo com as informações divulgadas pela instituição o preenchimento dessas vagas será efetivado mediante o SiSu.

Vale lembrar que o método de vestibular tradicional continuará sendo a principal porta de entrada dos candidatos na instituição. Neste caso, 75% do total de vagas disponibilizadas.

Uma observação muito importante deve ser feita a respeito dessa novidade: dos 31 cursos que são oferecidos pela UEMG, apenas os que requisitam habilidades específicas não estarão vinculados ao Sistema de Seleção Unificada. Entre eles podemos destacar os seguintes: bacharelado em Artes Plásticas, licenciatura em Educação Artística, licenciatura em Educação Musical Escolar, bacharelado e licenciatura em Instrumento e Canto.

A novidade entrará em vigor a partir do ano de 2013. Conseqüentemente, quem se candidatou ao Enem 2012 já poderá fazer uso do SiSu para concorrer às vagas da UEMG já no ano que vem.

Para obter mais informações acesse o seguinte endereço eletrônico: www.uemg.br.

Por D. Soares


Interessados em disputar uma das 1.895 vagas oferecidas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) já podem se inscrever no Vestibular 2012 da instituição, que possui unidades na capital mineira e nas cidades de Frutal, Ubá, Leopoldina, João Monlevade, Barbacena e Poços de Caldas.

Os cursos de Bacharelado em Artes Plásticas, Design de Ambientes, Pedagogia, Tecnologia em Gestão Pública, Licenciatura em Música, Ciências Biológicas, Engenharia de Minas, Engenharia Metalúrgica, Química, Comunicação Social, Direito e Sistemas de Informação são alguns dos oferecidos pela UEMG.

O processo seletivo será composto pelos testes de habilidades específicas, para os postulantes às vagas dos cursos de artes e música, programados para os dias 29/10, 30/10, 05/11 e 06/11; e pelas provas gerais, que serão aplicadas em 27 de novembro, envolvendo questões de língua estrangeira, matemática, história, física, português, geografia, química, biologia, redação, além do exame de literatura brasileira, cuja obra indicada é "Lisbela e o Prisioneiro", de Osman Lins.

As inscrições poderão ser realizadas através do site www.uemg.br, até o dia 7 de outubro. É preciso pagar uma taxa de R$ 110.

Outras informações estão disponíveis no manual do candidato.

Por André Gonçalves


Começam na data de 19 de setembro de 2011 as inscrições para o Processo Seletivo 2012 da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Se você pretende fazer a sua inscrição, poderá selecionar cursos de graduação e licenciatura, como artes plásticas, música, educação artística, gestão de recursos humanos, design de ambientes, pedagogia, design de produto, gestão de finanças públicas e auditoria governamental, administração de empresas, comunicação social, direito, geografia, sistemas de informação, entre outras áreas disponíveis.

O período para a sua inscrição fica aberto até a data de 07 de outubro de 2011, através do portal da UEMG.

A aplicação das provas de conhecimentos gerais acontece na data de 27 de novembro deste ano. Para a prova de português e de literatura, a obra literária que será utilizada é a “Lisbela e o Prisioneiro”, de Osman Lins, da Editora Planeta do Brasil.

A instituição possui campus nas cidades de Poços de Caldas, Belo Horizonte, Barbacena, João Monlevade, Frutal e Ubá. O seu curso de pedagogia já foi apontado no ano de 2005, com um dos melhores de todo o território nacional. Mais detalhes sobre a UEMG, acesse www.uemg.br.


A Comissão Permanente de Processo Seletivo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) já divulgou o calendário do seu vestibular 2012.

Foram definidas, inclusive, as datas do Procan (Programa de Seleção Socioeconômico) para que candidatos de baixa renda solicitem isenção da taxa de inscrição no processo seletivo. Além disso, o programa oferece reserva de vagas que dá a chance aos candidatos de mesma condição social em concorrer a uma das vagas do processo seletivo da UEMG. Os interessados têm o período de 18 a 31 de julho para se inscrever no Procan.

Os demais candidatos devem se inscrever no vestibular 2012 da UEMG entre 19 de setembro e 07 de outubro.

As provas do processo seletivo da UEMG 2012 serão aplicadas no dia 27 de novembro e as provas de habilidades específicas, voltadas apenas para candidatos dos cursos ofertados pela Escola de Música e Escola Guignard, serão realizadas nas datas de 29 e 30 de outubro (1ª fase de provas específicas Escola de Música) e nos dias 5 e 6 de novembro (2ª fase de provas específicas Escola de Música e da Escola Guignard).

O resultado para os candidatos dos cursos da Escola Música e da Escola Guignard estará disponível na internet no dia 11 de novembro.  

O resultado final do vestibular da UEMG, para todos os cursos, sairá no dia 20 de dezembro.

Por Andrea Gomes





CONTINUE NAVEGANDO: