Inscrições se encerram no dia 9 de maio de 2018.

Quem está em busca de uma formação acadêmica, precisa saber que estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2018 da Universidade Estadual de Maringá, a UEM. Localizada no Estado do Paraná, o início do processo aconteceu em 9 de abril, com encerramento oficial no dia 9 de maio.

E se você quer mais informações sobre como fazer para participar, nós te damos todas as dicas necessárias. Vamos a elas.

Como faço para me inscrever?

A inscrição deve ser feita totalmente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora, no https://www.npd.uem.br/cvu/evento.zul?id=17&acao=inscricao. Quem for se inscrever precisa saber que deverá pagar uma taxa simbólica no valor de R$ 150.

Isenção de taxa

Os estudantes que estiverem inscritos no programa CadÚnico, referente ao Governo Federal, e com renda familiar comprovada de até meio salário mínimo por pessoa, poderá solicitar a isenção dessa taxa. O prazo final para a realização dessas é o dia 18 de abril.

Para a realização da desobrigação, os candidatos precisam imprimir e preencher o documento próprio, disponível no mesmo site da inscrição. Além disso, ainda é preciso entregar em um dos campus da universidade os papéis comprobatórios.

A lista oficial dos isentos deverá ser liberada no dia 30 de abril, totalizando dois dias para a realização de recursos. A versão final será apresentada na data de 9 de maio, estando os candidatos isentos automaticamente inscritos no processo do vestibular. Os demais, todavia, precisarão pagar o valor até o dia 11 de maio.

Sobre o processo do Vestibular

O “Menu do Candidato” para a consulta dos locais em que serão realizadas as provas poderá ser acessado a partir de 22 de junho. Vale lembrar que a aplicação dessas ocorrerá dos dias 22 a 24 de julho, no horário das 8h50 até às 13h.

Sendo assim, o cronograma de distribuição ficará da seguinte forma: no dia 22, ocorre o exame sobre os conhecimentos gerais; no dia 23, de língua portuguesa e sobre literaturas em língua portuguesa; e no dia 24, de conhecimentos específicos, dependendo os tópicos do curso de interesse do vestibulando.

Serão aplicadas, no total, 40 questões de caráter objetivo, isso no primeiro e no terceiro dia. Já no segundo, é realizada a redação e 20 questões de caráter objetivo. O conteúdo pragmático pode ser visto no Edital de Abertura.

Vagas e Resultados

No total, estão sendo disponibilizadas no Vestibular de Inverno da UEM 1.492 oportunidades em cursos de graduação. Dessas, 287 vagas são reservadas para quem participa do sistema das cotas.

Os cursos serão ministrados nos campi de Umuarama, Ivaiporã, Cidade Gaúcha, Cianorte e Maringá.

A publicação do resultado ocorre, de acordo com o edital, no dia 30 de agosto. É possível visualizá-lo pela internet. Sobre as instruções de prazo e de procedimentos nas matrículas, esses serão informados posteriormente.

Quem tiver mais dúvidas e quiser saná-las, pode acessar o site da instituição ou, ainda, enviar a sua pergunta pelo e-mail. O endereço é o vestibular@uem.br. Já o telefone para contato é (44) 3011-4450.

Sobre a UEM

A UEM trata-se de uma universidade pública que é mantida pelo Estado do Paraná, estando subordinada diretamente à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a SETI. Com sede no município de Maringá, local onde funciona toda a sua estrutura administrativa, bem como a maioria dos cursos de graduação e pós-graduação, a instituição também possui base avançada e campi em diversas outras cidades da região.

Seu corpo docente é reconhecido pelo seu esforço e constante qualificação, sendo que foram muitos os prêmios recebidos em rankings mundiais na área, principalmente no que se refere às medidas na qualidade de universidades, partindo dos diversos critérios acadêmicos e científicos.

Por isso, essa é a sua grande oportunidade. Se inscreva já e participe.

Kellen Kunz


UEM divulgou a lista dos classificados no vestibular de versão da instituição.

Na terça-feira, dia 07 de fevereiro, a UEM (Universidade Estadual de Maringá), divulgou a lista dos classificados do vestibular de verão. A lista dos aprovados na primeira chamada pode ser consultada no site da Comissão Central do Vestibular Unificado, no site da Universidade. Está disponível também para ser consultada a lista dos aprovados na modalidade do curso de Educação a Distância (EAD).

Para o aluno classificado está aberto o processo de efetivação da matrícula que ficará disponível no período de 13 a 15 de fevereiro. A matrícula pode ser feita no DDA (Diretoria de Assuntos Acadêmicos).

Ao total, a Universidade ofertou 1.466 vagas, para os cursos EAD (Educação a Distância) foram 802 vagas, e conforme a lei de cotas a Universidade disponibilizou as vagas para os cotistas, tanto na modalidade a distância como presencial.

A Universidade disponibiliza mais de 50 cursos, sendo eles nas mais variadas áreas como Direito, Administração, Artes Cênicas, Engenheira Civil, Engenharia Elétrica, Moda, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Design, se o aluno prefere a área da docência a Universidade oferece cursos na licenciatura ofertando os cursos de Matemática, Letras, Filosofia, Geografia, História, Música. Para os alunos que querem ter o diploma de tecnólogo são ofertados os seguintes cursos, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Biotecnologia, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente.

As aulas do primeiro semestre 2017 terão início no dia 03 de abril de 2017.

A Universidade Estadual de Maringá está dividida em sete Campus, sendo eles, Campus Sede-Maringá, Campus do Arenito-Cidade Gaúcha, Campus Regional de Goioerê, Campus Regional de Umuarama, Campus Regional do Vale do Ivaí-Ivaiporã.

No momento da matrícula é necessário que o candidato apresente os seguintes documentos: Documentos pessoais (CPF, RG ou Carteira de Habilitação), certidão de nascimento autenticada, copia autenticada do histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente, uma foto 3×4 recente para que seja feito o Cartão Acadêmico.

No site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DDA) está disponível o Manual do Candidato- Vestibular de Verão 2016, que serve para que o calouro fique por dentro do procedimento para a realização da matrícula e tenha o conhecimento de outros assuntos da Universidade.

Por Gisele Alves de Brito


A Universidade Estadual de Maringá (UEM), que fica situada no estado do Paraná, é uma das melhores unidades de ensino superior privado que existe no Brasil, e isso é devidamente comprovado através da análise feita anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), pois os cursos oferecidos sempre possuem boa pontuação, e isso pode ser devidamente comprovado através do site www.mec.gov.br.

Ao acessar o site faça a pesquisa dos cursos que são oferecidos na instituição, e caso tenha interesse em algum deles já se prepare para se inscrever para o vestibular que vai acontecer ainda na estação de inverno de 2014, sendo a oportunidade de começar a estudar ainda neste ano.

De acordo com a Universidade Estadual de Maringá o cadastro deve ser feito até o dia 23 de abril pela internet, e caso você seja um dos interessados, inscreva-se o quanto antes, e para fazer isso é preciso ter concluído o ensino médio.

O endereço eletrônico que você precisa acessar para fazer o preenchimento da ficha de interesse é www.uem.br. E ainda vale ressaltar que existe uma taxa de inscrição que deve ser paga para fazer a validação da sua participação nas etapas do processo seletivo.

O valor que está sendo cobrado vai ser de R$ 110, e o mesmo deverá ser pago até o dia do vencimento em bancos, casas lotéricas, pela internet, caixa eletrônico ou outros locais relacionados. A data limite para fazer o pagamento desse valor é 25 de abril de 2014.

E ainda vale ressaltar que os candidatos não vão mais precisar enviar a Ficha de Inscrição impressa ou a fotocópia de documento de identificação à UEM/CVU.

Neste ano de 2014, para o segundo semestre, a Universidade Estadual de Maringá menciona estar com 1.488 vagas nesta edição do processo seletivo. 

Prepare-se para as provas de vestibular que devem acontecer nos dias 6 a 8 de julho, das 8h50 às 13h, em Maringá.

Por Josiane Fernandes de Jesus


A Universidade Estadual de Londrina (UEL) publicará o resultado dos aprovados no vestibular no dia 09 de janeiro a partir do meio dia. O site para conferir o resultado é www.cops.uel.br. Todavia, o resultado com o nome de todos os aprovados só ocorrerá no dia seguinte, 10 de janeiro, a partir das 10 horas.

A Universidade oferece 3.090 vagas disponíveis entre 66 cursos de graduação, entre os 8 mil candidatos da segunda fase. Os aprovados não podem esquecer-se do prazo de pré-matrícula na instituição que ocorre entre 9 e 12 de janeiro, através do endereço www.uel.br/portaldoestudante.

O prazo para a entrega dos documentos é até o dia 13 de janeiro e deverão ser entregues na Pró-Reitoria de Graduação da UEL. O endereço para a entrega é: Pró-Reitoria de Graduação da UEL, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Campus Universitário, Caixa Postal 10.011, CEP 86.057-970, Londrina, Paraná.

Vale lembrar que, após a pré-matrícula o novo acadêmico tem até o quinto dia corrido do ano letivo de 2014 para efetuar o pagamento da matrícula. O início das aulas está previsto para 03 de fevereiro e no dia 10 de fevereiro será publicado a lista com os nomes dos aprovados no vestibular de verão.

Para quem desconhece, o vestibular de verão é o famoso vestibular continuado. Para estes alunos o período de pré-matrícula é de 10 a 13 de janeiro. A matrícula se dará através da internet no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos da Instituição.

Os vestibulandos que não tiverem conseguido passar em um dos dois vestibulares deverá ficar atento para a segunda chamada que acontecerá no dia 24 de janeiro no site da Diretoria referida no parágrafo anterior. A confirmação da vaga deve ocorrer entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Como sempre ocorrem imprevistos ou dúvidas dos alunos, caso não consigam entrar em contato através do e-mail citado, poderá ligar no telefone de número: (44) 3011-4574.

Por Luciana Viturino

Resultados dos vestibulares da UEL e UEM

Foto: Divulgação


A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Estado do Paraná, abre no dia 1º de agosto de 2013 as inscrições para o Vestibular de Ensino a Distância (EAD) 2013. Ao todo são 2.300 vagas para os cursos de Administração Pública (750), Ciências Biológicas (400), Física (300) e Pedagogia  (850).

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de agosto pelo site da UEM. A taxa do vestibular é de R$ 80.

Segundo o edital, são reservadas cotas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública e que tenham renda per capita de 1 salário e meio.

As provas têm data prevista de aplicação em 22 de setembro. Elas serão divididas em provas objetivas de conhecimento gerais, literatura, língua portuguesa, língua estrangeira, conhecimentos específicos, além de redação com produção de textos de dois a quatro gêneros.

As provas podem ser realizadas nos campi de Maringá, Assaí, Flora da Serra, Bela Vista do Lago, Jacarezinho, Goioerê, Nova Santa Rosa, Umuarama e Paranavaí.

O resultado será divulgado no dia 11 de outubro e as matrículas podem ser realizadas do dia 16 ao dia 18 de outubro.

As aulas têm início no dia 9 de novembro de 2013.

Por Robson Quirino de Moraes


A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, lançou na segunda-feira (dia 2 de abril) o manual do candidato para os estudantes que pretendem fazer o vestibular de inverno da instituição.

Ao todo, são ofertadas 1.488 vagas em mais de 60 opções de cursos de nível superior. Do total de vagas, 286 são destinadas às cotas sociais, atendendo alunos que tenham cursado todos os anos do ensino fundamental e médio em escolas públicas e cuja renda da família não ultrapasse 1,5 salário mínimo.

A inscrição deve ser feita somente pela internet, pelo site www.vestibular.uem.br, até 25 de abril. A taxa de participação custa R$ 90,00, mas pode-se pedir isenção do valor até o dia 4 de abril, quarta-feira.

Os testes do vestibular serão aplicados entre os dias 8 e 10 de julho, com provas sempre pela manhã, das 8:50 às 13:00. Os exames serão realizados nas seguintes cidades: Maringá, Campo Mourão, Apucarana, Cidade Gaúcha, Goioerê, Cianorte, Paranavaí, Umuarama e Ivaiporã.

O resultado será divulgado no dia 31 de julho, mas as aulas começarão somente no ano que vem, em fevereiro.

As matrículas serão realizadas de 5 a 7 de janeiro de 2013.

Fonte: UEM

Por Matheus Camargo


Ontem, dia 13 de dezembro, foram encerradas as aplicações das provas do Vestibular 2012 da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As provas do último dia contemplaram 40 questões (de múltipla escolha) sobre conhecimentos específicos da área desejada.

Segundo a instituição, mais de 16 mil candidatos eram esperados para realizar as provas do último dia.

Os candidatos que realizaram as provas podem verificar o gabarito das mesmas através deste link.

O Resultado Final do Vestibular será divulgado pela UEM no dia 13 de janeiro do próximo ano. Já as matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas entre os dias 13 e 16 de janeiro.

Alunos que tiverem qualquer dúvida em relação a seleção, devem consultar o Manual do Candidato. Mais informações também podem ser obtidas através do site www.vestibular.uem.br.

Vale lembrar que este ano cerca de 19 mil candidatos (entre cotistas e não cotistas) se inscreveram para disputar uma das 1.548 vagas oferecidas pela instituição. O curso de medicina foi o mais concorrido, com uma concorrência de 137 candidatos/vaga (para não cotistas) e 82,7 candidatos/vaga (para cotistas).


No Paraná, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou a relação candidato/vaga para o seu Vestibular de Verão 2012. Foram contabilizados 16.634 estudantes que efetuaram as inscrições no certame. Eles entrarão em disputa para uma das 1.514 vagas oferecidas neste ano.  A área que obteve mais concorrência é medicina, com 137,6 candidatos por vaga.

Depois aparecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo (52,6 candidatos por vaga) e engenharia civil (38 candidatos por vaga). 

Para conferir a relação candidato/vaga de todas as áreas oferecidas pela UEM, acesse o site – www.vestibular.uem.br. As provas do vestibular acontecem entre os dias 11 e 13 de dezembro, no horário das 8h50 até às 13h.

A Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM, também disponibilizou os números referentes ao Processo de Avaliação Seriada (PAS). O total de inscritos para esse certame foi de 22.893. Deste total, 12.194 farão a primeira etapa (estudantes da primeira série do nível médio), 12.194 efetuarão a segunda etapa (alunos da segunda série do nível médio) e 7.071 realizarão a terceira etapa (estudantes do terceiro ano do nível médio).

As provas do PAS deste ano serão aplicadas no dia 20 de novembro de 2011. A concorrência para o certame da terceira etapa, você confere clicando aqui.

Demais detalhes sobre o Vestibular de Verão da UEM no site – www.vestibular.uem.br – ou sobre o PAS no portal – www.pas.uem.br.


Foi divulgado pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, no interior do estado do Paraná, a lista dos aprovados em seu vestibular de inverno 2011. Ao todo foram classificados para os cursos de graduação da instituição, 1.488 estudantes.

As matrículas devem ser feitas entre os dias 13 até 16 de janeiro de 2012. Sendo que todo o processo de cadastramento para os cursos deve ser feito no site – daa.uem.br.

O início das aulas está programado para o mês de fevereiro do ano que vem.

Para conferir se o seu nome está na lista, acesse aqui.

A segunda chamada para este certame de inverno, com as vagas remanescentes, deverá ser divulgada apenas no mês de janeiro de 2012, no dia 27.

Neste certame foram inscritos 23,8 mil alunos, sendo que 10,4% dos estudantes que efetuarão a inscrição, não compareceram no dia para realizarem as provas.

A instituição tem cursos como administração, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, comunicação social, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia química, filosofia, farmácia, educação física, entre outras áreas oferecidas. No mês de setembro iniciam as inscrições para o certame de verão.

Com sede na cidade interiorana de Maringá, a UEM possui campus nas cidades de Umuarama, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã e Goioerê. Além dos seus 63 cursos de graduação, a instituição também apresenta áreas de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.


No dia 26 de maio, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) divulgou a relação de candidatos/vaga do vestibular de inverno de 2011.

O curso com maior concorrência é o de medicina, com um índice de 318,1 candidatos por vaga. Em segundo lugar ficou o curso de arquitetura, com 77,2 candidatos por vaga, seguido de engenharia civil, com índice de 56,6.

Para este vestibular estão sendo oferecidas 1.488 vagas, em diversos cursos distribuídos nos campus de Maringá, Ivaiporã, Umuarama, Cidade Gaúcha e Goioerê.

No total estão inscritos 23.800 candidatos, sendo que 3.699 são candidatos cotistas. As provas do vestibular da UEM estão agendadas para os dias 10, 11 e 12 de julho de 2011.

A lista completa com as concorrências entre os diversos cursos oferecidos pela UEM pode ser verificada aqui. Os locais de prova dos candidatos estarão disponíveis somente na internet (www.cvu.uem.br), no menu do candidato, a partir do dia 15 de junho de 2011.

Por Elizabeth Preático


Os interessados em participar do Vestibular de inverno 2011 da Universidade Estadual de Maringá, a UEM, poderão realizar a inscrição do processo seletivo a partir do dia 04 de abril de 2011. O cadastramento para o certame deverá ser feito pela internet no site vestibular.uem.com.br, até a data do encerramento, que será no dia 25 de abril. No momento da inscrição, os vestibulandos terão de escolher a cidade, na qual efetuará as provas, tendo como opções: Campo Mourão, Apucarana, Cidade Gaúcha, Cianorte, Goioerê, Maringá, Paranavaí, Ivaiporã e Umuarama.

A taxa de participação do vestibular da UEM tem o valor de R$ 90. Os testes estão marcados para acontecer nas datas de 10,11 e também 12 de julho deste ano, no horário das 8h50 às 13h. O resultado do vestibular com a lista dos aprovados deverá ser divulgada na data de 05 de agosto de 2011, a partir das 10 da manhã pelo site da instituição.

Quem for selecionado no limite das vagas, deverá realizar a sua matrícula no mês de janeiro de 2012, sendo as atividades na universidade iniciadas em fevereiro.

No site da UEM também estão descritas as obras literárias que são exigidas para o certame. Para outras informações o candidato pode ligar para os números (44) 3011 4574/ 3011 4241, ou ainda enviar um e-mail para sec-daa@uem.br.

Por Oscar Ariel





CONTINUE NAVEGANDO: