Prazo para se inscrever termina no dia 5 de setembro de 2018.

Para todos os estudantes do Estado do Paraná uma boa notícia. Iniciou no dia 3 do mês de agosto e se estenderá até o dia 5 do mês de setembro de 2018, o período de inscrições para o certame da Universidade Estadual de Londrina, a UEL, no Estado do Paraná. Trata-se do Vestibular da UEL de 2019. Todos os interessados deverão cadastrar suas inscrições por meio da internet. O valor da taxa de inscrição está estipulado em 150 reais. O prazo é longo, portanto, todos tem chance participar deste vestibular.

Com relação aos estudantes pertencentes a famílias de baixa renda, os quais são oriundos da rede pública de ensino, todos tiveram chance, neste caso, de solicitar a isenção ou então a redução da taxa cobrada. Deste modo, todos os pedidos foram recebidos e encaminhados para análise entre os dias 9 e 19 do mês de julho de 2018, sendo que o resultado definitivo está publicado desde a última quarta-feira, no dia 1º do mês de agosto de 2018.

Com relação aos servidores da Universidade Estadual de Londrina, e os seus dependentes, estes também têm direito de realizar a solicitação da isenção ou redução da taxa cobrada. No caso deste grupo, o período para solicitação ainda está aberto e segue até o dia 10 de agosto de 2018, sendo que o resultado definitivo da avaliação deverá ser divulgado aos interessados até o dia 20 na sequencia.

Sobre as provas do Vestibular da UEL 2019, as mesmas serão realizadas em um itinerário composto de duas fases de exames, sendo que o primeiro caderno conterá as questões objetivas sobre os conhecimentos gerais e o segundo caderno conterá as questões objetivas e as discursivas.

A partir do dia 11 do mês de outubro estará sendo disponibilizado o Cartão de Inscrição, que conterá as informações precisas sobre os locais das provas referentes à primeira etapa do processo. As mesmas serão ministradas no dia 21 do mesmo mês de outubro, cujo início se dará a partir das 14 horas.

Os resultados da primeira fase do vestibular, com a devida convocação para a fase seguinte, deverão ser publicados no dia 7 do mês de novembro de 2018. Sobre os locais onde as provas serão realizadas, haverá a sua divulgação no dia 22 do mesmo mês de novembro, sendo que o exame da segunda fase será realizado entre os dias 2 e 3 do mês de dezembro de 2018.

Observação importante: todos os estudantes inscritos no curso na área de Música realizarão as provas referentes às habilidades específicas no período anterior à da realização da primeira fase deste Vestibular, no dia 30 do mês de setembro. No que tange às graduações em Arquitetura e Urbanismo; em Artes Visuais; em Design de Moda e em Design Gráfico todas as provas referentes às habilidades específicas estão agendadas para o dia 4 de dezembro de 2018.

O resultado final, referente ao Edital deste Vestibular, conterá toda a lista dos estudantes aprovados e deverá ser publicado no dia 18 de janeiro de 2019, as matrículas deverão ser realizadas até o dia 22 do mesmo mês de janeiro. As novas chamadas de estudantes deverão ser publicadas entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019.

A totalidade de vagas em oferta é de 2.521 cadeiras, das quais 45% delas estão previamente reservadas para os estudantes cadastrados no sistema de cotas, contemplando os alunos da rede pública e os afrodescendentes. Este é um dos vestibulares mais importantes do ano, no Estado do Paraná.

Paulo Henrique dos Santos


Pedidos deverão ser feitos até o dia 19 de julho de 2018.

A UEL, Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná, está com inscrições abertas para desconto ou isenção na taxa de inscrição do seu vestibular 2019. O valor da inscrição é de R$ 150, 00 e os descontos podem chegar a 30% ou 50%. Os interessados devem preencher o formulário na página da Cordendoria do Processo Seletivo: www.uel.br/sebec e www.cops.uel.br. As inscrições para o Vestibular UEL 2019 ocorre entre 16 de julho e 03 de agosto de 2018. Acompanhe abaixo como receber o desconto ou ficar isento no vestibular.

Quem pode pedir isenção da taxa

Para poder solicitar isenção ou desconto na taxa de inscrição do vestibular UEL 2019, os interessados precisam ter frequentado o Ensino Fundamental e Médio em escolas da rede pública de ensino. A solicitação de isenção pode ser feita pelo Número de Identificação Social, NIS, em que o candidato precisa estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Para isso deve-se procurar o órgão responsável pelo registro no município. Uma outra forma de pedir isenção é solicitar Análise Socioeconômica, SEBEC.

Cronograma de Inscrições pelo NIS

  • Inscrições até 19 de julho de 2018;
  • Resultado preliminar: 25 de julho de 2018;
  • Solicitação de recurso: 26 e 27 de julho de 2018;
  • Resultado final: 01 de agosto de 2018

Perfil socioeconômico

Para solicitar isenção por análise socioeconômica, os candidatos precisam enviar a fotocópia de todos os documentos comprobatórios entre o dia 16 de julho e 03 de agosto e preencher o formulário específico. Para ser isento ou reduzir a taxa de inscrição, os candidatos precisam atender os seguintes critérios:

  • Renda familiar;

  • Valores dos gastos mensais de água, condomínio e luz;

  • Renda per capita não pode ultrapassar a R$ 1.431,00.

Durante o processo de análise do perfil socioeconômico do requerente, o Serviço Social do SEBEC pode efetuar visitas ao candidato e sua família para avaliar a situação socioeconômica, fundamentando assim sua solicitação de isenção.

Cronograma de inscrições para análise socioeconômica

  • Inscrições entre 16 de julho e 03 de agosto de 2018;
  • Entrega da documentação: 23 de julho a 10 de agosto de 2018;
  • Resultado preliminar: 27 de agosto de 2018;
  • Recurso: 28 e 29 de agostos de 2018;
  • Resultado final: 30 de agostos de 2018

Vestibular UEL 2019

O vestibular da UEL se divide em duas fases. As provas da primeira fase serão aplicadas em 21 de outubro de 2018, das 14h às 18h. As provas constarão de questões objetivas que abordam conhecimentos gerais.

A segunda fase acontece no dia 2 e 3 de dezembro de 2018, com questões discursivas e objetivas.

O vestibular também tem datas específicas para aplicar provas de habilidades para os cursos de Música, Artes Visuais, Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo e Design Gráfico. Para o curso de Música a prova de habilidade ocorrerá dia 30 de setembro de 2018 e para os demais cursos citados, dia 4 de dezembro.

Sobre a Universidade Estadual de Londrina

Criada na década de 1970, a Universidade Estadual de Londrina surgiu com a união de 5 faculdades. As atividades da UEL tiveram início com 13 cursos: Geografia, História, Letras Anglo- Portuguesas, Odontologia, Direito, Letras Franco- Portuguesa, Pedagogia, Administração, Ciências Econômicas, Farmácia, Medicina e Ciências Biomédicas.

Com 25 mil pessoas formando a comunidade acadêmica: docentes, técnicos- administrativos e estudantes, a UEL oferece a funcionários e alunos uma ótima estrutura física com laboratórios, salas de aula, cantinas, restaurante, áreas de lazer e esporte e 68 cursos de graduação.

Atualmente a universidade é reconhecida pela sua qualidade de ensino e pesquisa e atrai estudantes de todos os lugares do Brasil.

FABÍOLA CUNHA S DE MORAES


UEL oferece um curso preparatório para o vestibular totalmente gratuito e tem 450 vagas abertas.

Todo estudante sabe que os cursinhos pré-vestibulares são muito importantes para o ingresso em cursos de nível superior, pois possibilitam uma preparação específica para as provas de vestibulares. Contudo, a maioria dos jovens brasileiros não possuem condições financeiras para esse tipo de preparação. Pensando em auxiliar esses estudantes de baixa renda, a Universidade Estadual de Londrina criou o Curso Especial Pré-Vestibular que é um curso preparatório totalmente gratuito.

O cursinho, que foi desenvolvido em uma parceria entre o SEBEC, que é o Serviço de Bem-estar à Comunidade e a Proex, Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Londrina já está com inscrições abertas.

Podem se inscrever jovens que tenham concluído o ensino médio ou que estejam cursando o 3º ano.

Para fazer a inscrição no cursinho Pré-vestibular da UEL é necessária a apresentação de alguns documentos informados no edital.

Os documentos devem ser levados à Secretaria do Serviço de Bem-estar à Comunidade, onde também será preenchido um formulário. A Secretaria funciona no horário que vai das 8h30 até às 11h30 e das 14h até às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O processo de seleção dos candidatos se dará por meio de duas etapas, sendo a primeira de avaliação socioeconômica e a segunda de uma prova objetiva de conhecimentos gerais.

Nesse sentido, para a primeira etapa o interessado precisa apresentar documentos que possam comprovar que pertence a uma família de baixa renda. O resultado da primeira fase está previsto para ser divulgado no dia 24 do mês de março.

Assim os classificados serão submetidos à prova prevista para acontecer no dia 26 do mês de março e deve ser realizada no CESA, Centro de Estudos Sociais Aplicados, no horário que vai das 14h até às 18h.

O resultado da segunda etapa deve ser divulgado no dia 28 do mês de março. Em seguida no dia 30 de março deve sair o resultado final com o nome dos aprovados no processo seletivo, que devem então realizar suas matrículas.

Para o ano de 2017 será disponibilizado o total de 450 vagas, para turnos vespertino e noturno. As aulas estão previstas para terem início no dia 03 do mês de abril.

Mais informações ligue para (43) 3371-4452/4719 ou ainda no e-mail sebec@uel.br.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 03 de mês de março em www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/insc/index.php&pagina=view/inscricoes/seleciona_evento.php&cod_evento=3153.

Por Sirlene Montes


Instituição define calendário de seu Vestibular de Verão 2017.

Recentemente a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que fica situada na região norte do estado do Paraná, fez a divulgação da abertura do período para as inscrições para o seu vestibular 2017.

Todas as pessoas interessadas precisam acessar o site oficial da UEL, a partir do dia 11 de agosto de 2016, para realizar o preenchimento de seus dados pessoais, já informando qual é o curso de interesse.

Para realizar o preenchimento do formulário será preciso informar nome completo, idade, endereço, grau de escolaridade, onde concluiu o ensino médio, entre coisas do mesmo gênero.

A universidade pede que todos os candidatos escolham duas opções de curso de interesse. A primeira escolha deve ser a área que mais quer estudar e a segunda serve para os casos em que não existe a formação de turma.

Alguns dos cursos oferecidos são de Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.

Saiba que a universidade já deixou definida as datas para a realização das etapas do processo seletivo. A primeira fase deverá acontecer dia 23 de outubro de 2016, das 14:00 às 18:00. Já a segunda fase vai acontecer nos dias 04 e 05 de dezembro de 2016, no mesmo horário.

Quem tiver interesse em ingressar no curso de música ainda terá que participar de uma terceira fase de seleção, que vai ser acontecer no dia 25 de setembro, no período da manhã e tarde.

No segundo dia de avaliação haverá questões de conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, língua estrangeira, literatura e português. Foi feita a divulgação de alguns livros que serão exigidos no processo de seleção.

Alguns dos livros que devem ser lidos são: "Eurico, o Presbítero", de Alexandre Herculano, "O pagador de promessas", de Dias Gomes, "Toda Poesia", de Paulo Leminski,” Melhores contos de Nelida Piñon", de Nelida Piñon, "Topless", de Martha Medeiros, etc.

Para ter mais informações ou realizar a sua inscrição, acesse o endereço eletrônico da Universidade Estadual de Londrina, que é www.uel.br/portal. Nesse mesmo site é possível consultar o edital e estar por dentro de todas as regras e pré requisitos.

Se preferir ligue para o telefone (43) 3371-4000. O atendimento é feito em dias úteis e no horário comercial.

Yasmin Fernandes Robles


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2015.1 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Considerada entre as 100 melhores da América Latina, a instituição atrai não somente pessoas da sua cidade ou estado, mas de todo o país.

A inscrição é feita exclusivamente no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) – www.cops.uel.br. Iniciado no dia 11/08, o prazo para se inscrever termina no dia 11 de setembro, e o valor da taxa é de R$ 118,00.

A entidade disponibilizou gratuidade nas inscrições para alguns candidatos, mas solicitações de isenção segundo a informação do Número de Identificação Social (NIS), já foram encerradas, podendo ser feitas de 7 e 11 de julho de 2014.

O resultado foi liberado no dia 21 de julho. Outros pedidos de isenção foram feitos de 7 a 25 de julho por meio de Análise Socioeconômica proposta pelo Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec). Os critérios de isenção e desconto são estabelecidos a partir da renda familiar e dos gastos mensais com taxas sociais. A divulgação desses pedidos está prevista para o dia primeiro de setembro (01/09).

Com o sistema de cotas adotado pela UEL, são destinadas 40% das vagas de cada curso para alunos de instituições públicas e metade dessas vagas será concorrida por candidatos autodeclarantes de pele de cor preta ou parda.

A prova é dividida em duas fases. A primeira etapa acontecerá no dia 2 de novembro, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Para os aprovados, a segunda fase que ocorrerá no dia 30 de novembro, realizará exames de Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.

No dia primeiro de dezembro acontecerão provas de conhecimentos específicos de acordo com o curso escolhido.

Lembrando que as Provas de Habilidades Específicas (PHE) do curso de música serão realizadas no dia 28 de setembro, enquanto os candidatos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico farão o PHE somente no dia 2 dezembro.

A publicação para a divulgação do processo seletivo está prevista para o dia 15 de janeiro de 2015. Todas as informações sobre o vestibular podem ser acessadas no Manual do Candidato e no site da COPS da Universidade Estadual de Londrina.

Por Michelle de Oliveira


A Universidade Estadual de Londrina (UEL) publicará o resultado dos aprovados no vestibular no dia 09 de janeiro a partir do meio dia. O site para conferir o resultado é www.cops.uel.br. Todavia, o resultado com o nome de todos os aprovados só ocorrerá no dia seguinte, 10 de janeiro, a partir das 10 horas.

A Universidade oferece 3.090 vagas disponíveis entre 66 cursos de graduação, entre os 8 mil candidatos da segunda fase. Os aprovados não podem esquecer-se do prazo de pré-matrícula na instituição que ocorre entre 9 e 12 de janeiro, através do endereço www.uel.br/portaldoestudante.

O prazo para a entrega dos documentos é até o dia 13 de janeiro e deverão ser entregues na Pró-Reitoria de Graduação da UEL. O endereço para a entrega é: Pró-Reitoria de Graduação da UEL, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Campus Universitário, Caixa Postal 10.011, CEP 86.057-970, Londrina, Paraná.

Vale lembrar que, após a pré-matrícula o novo acadêmico tem até o quinto dia corrido do ano letivo de 2014 para efetuar o pagamento da matrícula. O início das aulas está previsto para 03 de fevereiro e no dia 10 de fevereiro será publicado a lista com os nomes dos aprovados no vestibular de verão.

Para quem desconhece, o vestibular de verão é o famoso vestibular continuado. Para estes alunos o período de pré-matrícula é de 10 a 13 de janeiro. A matrícula se dará através da internet no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos da Instituição.

Os vestibulandos que não tiverem conseguido passar em um dos dois vestibulares deverá ficar atento para a segunda chamada que acontecerá no dia 24 de janeiro no site da Diretoria referida no parágrafo anterior. A confirmação da vaga deve ocorrer entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Como sempre ocorrem imprevistos ou dúvidas dos alunos, caso não consigam entrar em contato através do e-mail citado, poderá ligar no telefone de número: (44) 3011-4574.

Por Luciana Viturino

Resultados dos vestibulares da UEL e UEM

Foto: Divulgação


A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abre prazo para realização de inscrição para seu Vestibular 2014.

Os interessados deverão realizar inscrição até 12 de setembro de 2013, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da IES: http://www.cops.uel.br/ , após o preenchimento do requerimento de inscrição é necessário que seja realizado pagamento do valor de R$ 110,00 referente a taxa de inscrição até o dia 13 de setembro de 2013.

Conforme o calendário da Universidade, a primeira fase do Vestibular ocorrerá no dia 10 de novembro de 2013 e será composta de Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Já a segunda fase está prevista para os dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2013 com provas de Línguas, Redação, Conhecimentos Específicos e Habilidades Específicas.

A data prevista para divulgação da relação de aprovados é para o dia 9 de janeiro de 2014, a partir das 12:00h, no site da UEL, mesmo endereço usado a partir para inscrição. O prazo para realização das matriculas dos aprovados será divulgado posteriormente juntamente com a lista de aprovados.

Por Jaime Pargan


Foi divulgada a relação candidato/vaga para o vestibular de verão 2012 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para este certame o curso de medicina apresentou a média de 90,82 candidatos por vaga. Um dos maiores dados já vistos nos últimos dez anos na instituição. O total de inscritos para a área foi de 6.098 pessoas.

O segundo curso mais concorrido foi o de Engenharia Civil. São aproximadamente 27 candidatos por vaga. São 70 vagas em disputa pelos mais de 1.700 candidatos.

Na terceira posição ficou o curso de biomedicina. Ele apresentou 27,38 candidatos por vaga. Aqui são mais de 300 inscritos para 20 chances de ingresso.

Na sequência aparecem: design gráfico (25,15 candidatos por vaga), arquitetura e urbanismo (20,98 candidatos por vaga), direito noturno (20,48 candidatos por vaga), direito matutino (20,30 candidatos por vaga), engenharia elétrica (19,97 candidatos por vaga), direito vespertino (19,75 candidatos por vaga), jornalismo matutino (19,57 candidatos por vaga), design de moda (17,95 candidatos por vaga), odontologia (16,42 candidatos por vaga), medicina veterinária (15,54 candidatos por vaga), relações públicas matutino (15,33 candidatos por vaga) e psicologia (15,08 candidatos por vaga).

Todos os detalhes você encontra no site – www.cops.uel.br.

A prova da primeira fase ocorrerá no dia 30 de outubro de 2011.

A relação de aprovados para a segunda fase sai no dia 07 de novembro. As provas desta etapa acontecerão em 20,21 e 22 de novembro.

O resultado final estará à disposição dos candidatos em 17 de janeiro de 2012.

Mais detalhes sobre a UEL no site – www.uel.br.


A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no estado do Paraná, anunciou que as inscrições para o seu vestibular de verão 2012 começam no dia 15 de agosto de 2011. O período de inscrição fica aberto até o dia 15 de setembro deste ano, sendo que o seu cadastro poderá ser feito pelo site do Cops/UEL, mediante ao pagamento de taxa de inscrição com valor único de R$ 100. O pagamento poderá ser realizado até o primeiro dia útil depois do encerramento das inscrições na data citada acima.

Os candidatos inscritos efetuarão as provas da primeira fase do certame na data de 30 de outubro.

A lista com os nomes dos aprovados em primeira estância será divulgada pela instituição, a partir do dia 07 de novembro. Com isso, a segunda fase está programada para ocorrer durante os dias 20, 21 e 22 de novembro de 2011. Por fim, o listão com os aprovados neste vestibular de verão da UEL, sairá na data de 17 de janeiro de 2012.

Para conferir o conteúdo pragmático das provas, além de outras informações importantes sobre o certame, acesse aqui o edital do vestibular.

Fundada no ano de 1973, a Universidade Estadual de Londrina oferece cursos como administração, arquivologia, artes cênicas, artes visuais, ciências contábeis, ciências econômicas, arquitetura e urbanismo, design gráfico, direito, enfermagem, farmácia, filosofia, pedagogia, psicologia, química, jornalismo, entre outros. Para conhecer mais sobre a instituição acesse o site www.uel.br.





CONTINUE NAVEGANDO: