Terceiro simulado do Enem é liberado pelo MEC.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai disponibilizar através do MEC (Ministério da Educação e Cultura) o terceiro simulado online. O acesso é através do portal A Hora do Enem, para maiores informações acesse http://horadoenem.mec.gov.br/.

O simulado acontecerá no dia 13 de agosto de 2016 e o último será dias oito e nove de outubro deste ano. Alunos que terminaram o ensino médio poderão acessar o sistema e realizar o simulado.

A Hora do Enem é uma forma encontrada, para ajudar os alunos que irão realizar o Enem, pois muitos alunos não possuem tempo e dinheiro para estudar. Através da plataforma, eles terão as matérias e outras ferramentas disponíveis, a versão online facilitará para o mesmo.

O estudante encontrará informações diárias no site: A Hora do Enem e ficará sabendo sobre tudo o que acontece e estará a par das novidades. Contará com um programa da TV Escola e outros sites, além de realizar o suporte que envolve questões com respostas, de provas anteriores, assessoradas por professores. Vídeo-aulas para assistir matérias e uma plataforma de estudos, que é feita de acordo com o perfil da pessoa. Ela contém estudos personalizados, atividades e simulados.

Este ano o MEC criou quatro simulados, o acesso só poderá ser feito pela internet, no dia marcado para o teste e no horário de 00h01min até às 23h59min. Após esse prazo, a pessoa não conseguirá entrar no sistema, por isso é importante ficar ligado nas datas.

Os que forem fazer o simulado terão acesso à plataforma de qualquer lugar, desde que esteja conectada a rede da internet e estejam usando computadores ou celulares com o sistema adequado para acesso às redes e tablets.

Para os que não possuem o acesso online, mas que estão cursando o último período escolar, poderão se dirigir a qualquer escola pública e realizar o simulado. Para isso basta ter o cadastro na plataforma A Hora do Enem feito com CPF válido.

Um lembrete para os que irão realizar o próximo simulado do Enem: ao iniciar o acesso às questões, não poderá parar, deverá concluir toda a etapa. Se o estudante não conseguir concluir as respostas dentro do prazo, o sistema fechará na última questão respondida. É preciso ficar atento e bom simulado.

Arthur Gustavo Torres Doehler 


Exame foi aplicado pelo portal Hora do Enem e contou com mais de 90 mil participantes.

Aconteceu no último sábado (30), o primeiro simulado nacional do Enem, com o intuito de oferecer aos estudantes a oportunidade de avaliar seus conhecimentos e começar a preparação para o exame, em novembro. Os estudantes que fizeram a inscrição para fazer o simulado tiveram quatro horas para a realização da prova e já tiveram acesso ao resultado, que foi divulgado no final do exame. A avaliação ficou disponível da zero hora até às 20h e para facilitar o acesso de quem não tem internet em casa, foram disponibilizados 120 mil pontos de internet por todo o país – em universidades, instituições particulares, escolas estaduais e outros locais.

Até a noite de sábado, considerando o horário limite para a realização da prova, foi contabilizado que mais de 90 mil estudantes fizeram o simulado, pelo Portal Hora do Enem. Desse total, 50 mil realizaram a prova até o meio-dia de sábado. O exame contava com 80 questões (20 questões por área de conhecimento), nos mesmos moldes da metodologia de elaboração das provas do Enem. Foram abordados conteúdos que são normalmente vistos nas escolas até o mês de abril.

Prazo para a realização do simulado foi ampliado:

Devido às inúmeras reclamações e solicitações, o Ministério da Educação – MEC aumentou o prazo para a realização da prova. O total de inscritos chegou a 350 mil pessoas, mas muitos estudantes se queixaram de não ter conseguido acesso ao simulado. Os estudantes utilizaram as redes sociais para fazer suas reclamações e então o Ministério da Educação (MEC) tomou a decisão de estender o prazo até domingo, dia 1º de maio, valendo o mesmo mesmo horário para término (20h).

Haverá pelo menos mais três simulados até chegar a data de realização do exame, em novembro, esses acontecerão nas seguintes datas:

  • Segundo simulado: 25 de junho (80 questões)
  • Terceiro simulado: 13 de agosto (180 questões)
  • Quarto simulado: 8 e 9 de outubro (180 questões)

Sobre a prova de redação, haverá a tentativa de introduzi-la nos simulados, mas ainda não há nada certo e nem prazo para que isso ocorra.

Novidades a caminho:

Na segunda-feira, 2 de maio, o Ministério da Educação vai disponibilizar uma nova plataforma, com videoaulas para auxiliar os estudantes com os estudos. A plataforma se chama "MECflix"

Por Lia Morales





CONTINUE NAVEGANDO: