Resultado deverá ser divulgado em duas etapas.

Quem realizou o Encceja deste ano de 2018 já deve estar ansioso para saber como se saiu no exame e principalmente saber se conseguiu a aprovação. Pois bem, se este for o seu caso, as novidades divulgadas pelo Inep podem te tranquilizar um pouco. É que o Inep divulgou que parte dos resultados será divulgada no próximo mês de novembro. Continue lendo este artigo e saiba mais.

Nesta última terça-feira, dia 16 do mês de outubro, o Inep, que é o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou uma nota trazendo informações importantes sobre o Encceja deste ano de 2018.

Segundo o que foi divulgado, parte das notas devem ser disponibilizadas para os candidatos do exame a partir do dia 12 do próximo mês de novembro.

Haverá, segundo as informações do Instituto, duas datas para a divulgação dos resultados. Dessa forma, quem realizou o exame para alcançar certificação de conclusão de Ensino Médio terá acesso aos resultados primeiro, uma vez que o instituto irá divulgar estas notas no dia 12 do mês de novembro.

O intuito de divulgar essas notas com mais antecedência se deve ao fato de que muitos candidatos aprovados devem desejar se inscrever em processos seletivos e vestibulares em geral, já que assim que os resultados saírem os certificados já estarão valendo. Além disso, com o resultado em mãos eles poderão fazer suas inscrições em programas que o governo possui para facilitar a entrada do estudante em cursos universitários como o SISU- Sistema de Seleção Unificada, FIES- Financiamento Estudantil e PROUNI- Programa Universidade para Todos.

Já quem realizou o exame para obter certificação de conclusão de ensino fundamental, as notas estão previstas para serem divulgadas no dia 10 de dezembro, o que não irá prejudicar nenhum candidato, pois estes para participarem de progrmas de acesso a universidade ainda precisam realizar e concluir o ensino médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos do ano de 2018 oferece às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino regular e que ainda não possuem condições para frequentar Educação de Jovens e Adultos, a oportunidade de obterem a certificação de ensino fundamental e médio.

Para isso, precisam realizar o exame e para alcançarem aprovação precisam obter no mínimo a contagem de 100 pontos, sendo este valor correspondente à metade do valor total da prova. Além de obterem 5 pontos em uma redação que precisam fazer, que vale 10 pontos no total.

Uma das grandes vantagens deste exame é no caso de o candidato não conseguir fazer a pontuação necessária em todos os conteúdos para obter a certificação. Neste caso ele pode fazer o pedido de um documento que se chama Declaração de Proficiência, que permite que na realização de um outro exame, o candidato não precisa reapetir as matérias em que se saiu bem.

O Encceja de 2018 ocorreu no dia 5 do mês de agosto. O Inep divulgou que recebeu um total de 1.695.605 inscrições. Contudo, deste total 789.484 candidatos foram realizar as provas do exame. Pessoas privadas da liberdade também puderam fazer o exame. Para estes candidatos as provas foram aplicadas nos dias 18 e 19 do mês de setembro. Nestas condições foram realizadas mais de 80 mil inscrições no Encceja.

Brasileiros que residem no exterior também tiveram a oportunidade de realizar o exame. Foram aplicadas provas nas cidades de alguns paíes como: Portugal, Bélgica, Estados Unidos, Espanha, França, Guiana Francesa , Itália, Holanda, Japão, Suíça Reino Unido e Suriname.

Nesse sentido, se você realizou o exame para obter a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio, esteja atento as datas de divulgação dos resultados. Boa sorte a todos os candidatos.

Sirlene Montes


UEM divulgou a lista dos classificados no vestibular de versão da instituição.

Na terça-feira, dia 07 de fevereiro, a UEM (Universidade Estadual de Maringá), divulgou a lista dos classificados do vestibular de verão. A lista dos aprovados na primeira chamada pode ser consultada no site da Comissão Central do Vestibular Unificado, no site da Universidade. Está disponível também para ser consultada a lista dos aprovados na modalidade do curso de Educação a Distância (EAD).

Para o aluno classificado está aberto o processo de efetivação da matrícula que ficará disponível no período de 13 a 15 de fevereiro. A matrícula pode ser feita no DDA (Diretoria de Assuntos Acadêmicos).

Ao total, a Universidade ofertou 1.466 vagas, para os cursos EAD (Educação a Distância) foram 802 vagas, e conforme a lei de cotas a Universidade disponibilizou as vagas para os cotistas, tanto na modalidade a distância como presencial.

A Universidade disponibiliza mais de 50 cursos, sendo eles nas mais variadas áreas como Direito, Administração, Artes Cênicas, Engenheira Civil, Engenharia Elétrica, Moda, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Design, se o aluno prefere a área da docência a Universidade oferece cursos na licenciatura ofertando os cursos de Matemática, Letras, Filosofia, Geografia, História, Música. Para os alunos que querem ter o diploma de tecnólogo são ofertados os seguintes cursos, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Biotecnologia, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente.

As aulas do primeiro semestre 2017 terão início no dia 03 de abril de 2017.

A Universidade Estadual de Maringá está dividida em sete Campus, sendo eles, Campus Sede-Maringá, Campus do Arenito-Cidade Gaúcha, Campus Regional de Goioerê, Campus Regional de Umuarama, Campus Regional do Vale do Ivaí-Ivaiporã.

No momento da matrícula é necessário que o candidato apresente os seguintes documentos: Documentos pessoais (CPF, RG ou Carteira de Habilitação), certidão de nascimento autenticada, copia autenticada do histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente, uma foto 3×4 recente para que seja feito o Cartão Acadêmico.

No site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DDA) está disponível o Manual do Candidato- Vestibular de Verão 2016, que serve para que o calouro fique por dentro do procedimento para a realização da matrícula e tenha o conhecimento de outros assuntos da Universidade.

Por Gisele Alves de Brito


A Universidade Estadual de Londrina (UEL) publicará o resultado dos aprovados no vestibular no dia 09 de janeiro a partir do meio dia. O site para conferir o resultado é www.cops.uel.br. Todavia, o resultado com o nome de todos os aprovados só ocorrerá no dia seguinte, 10 de janeiro, a partir das 10 horas.

A Universidade oferece 3.090 vagas disponíveis entre 66 cursos de graduação, entre os 8 mil candidatos da segunda fase. Os aprovados não podem esquecer-se do prazo de pré-matrícula na instituição que ocorre entre 9 e 12 de janeiro, através do endereço www.uel.br/portaldoestudante.

O prazo para a entrega dos documentos é até o dia 13 de janeiro e deverão ser entregues na Pró-Reitoria de Graduação da UEL. O endereço para a entrega é: Pró-Reitoria de Graduação da UEL, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380, Campus Universitário, Caixa Postal 10.011, CEP 86.057-970, Londrina, Paraná.

Vale lembrar que, após a pré-matrícula o novo acadêmico tem até o quinto dia corrido do ano letivo de 2014 para efetuar o pagamento da matrícula. O início das aulas está previsto para 03 de fevereiro e no dia 10 de fevereiro será publicado a lista com os nomes dos aprovados no vestibular de verão.

Para quem desconhece, o vestibular de verão é o famoso vestibular continuado. Para estes alunos o período de pré-matrícula é de 10 a 13 de janeiro. A matrícula se dará através da internet no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos da Instituição.

Os vestibulandos que não tiverem conseguido passar em um dos dois vestibulares deverá ficar atento para a segunda chamada que acontecerá no dia 24 de janeiro no site da Diretoria referida no parágrafo anterior. A confirmação da vaga deve ocorrer entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Como sempre ocorrem imprevistos ou dúvidas dos alunos, caso não consigam entrar em contato através do e-mail citado, poderá ligar no telefone de número: (44) 3011-4574.

Por Luciana Viturino

Resultados dos vestibulares da UEL e UEM

Foto: Divulgação


Fim de ano é expectativa para os estudantes que prestaram vestibular e aguardam com ansiedade o resultado das provas. Para diminuir esta ansiedade e PUC Minas divulgou na última quarta-feira (27) a lista dos aprovados em seu Vestibular para o 1º Semestre de 2014.

Os aprovados na primeira chamada terão os dias 9 de dezembro de 2013 no horário das 09h às 20h e 10 de dezembro no horário das 09h às 16h para realizar as matriculas. Para os aprovados em segunda chamada a data para realização das matriculas será 12 de dezembro no horário das 09h às 20h.

Os candidatos que tiverem interesse em manter-se na lista de espera por vagas deverão manifestar este interesse nos dias 11 e 12 de dezembro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da IES, até as 16h. A divulgação da lista de espera será no dia 12 de dezembro a partir das 21h. Para os convocados por meio da lista de espera as matriculas acontecerão no dia 16 de dezembro, das 09h às 20h.

Os estudantes que foram aprovados para os cursos de graduação tecnológica, o prazo para realização das matriculas em primeira chamada será até o dia 16 de dezembro no horário das 09h às 19h; da segunda chamada, no dia 17 de dezembro das 09h às 17h; e da terceira chamada, no dia 18 de dezembro, no horário das 09h às 17h.

Para realizar as matriculas os estudantes deverão apresentar no local originais e cópias do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; comprovante de recolhimento da primeira parcela da semestralidade; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e uma foto colorida 3×4 recente.





CONTINUE NAVEGANDO: