Resultado deverá ser divulgado em duas etapas.

Quem realizou o Encceja deste ano de 2018 já deve estar ansioso para saber como se saiu no exame e principalmente saber se conseguiu a aprovação. Pois bem, se este for o seu caso, as novidades divulgadas pelo Inep podem te tranquilizar um pouco. É que o Inep divulgou que parte dos resultados será divulgada no próximo mês de novembro. Continue lendo este artigo e saiba mais.

Nesta última terça-feira, dia 16 do mês de outubro, o Inep, que é o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou uma nota trazendo informações importantes sobre o Encceja deste ano de 2018.

Segundo o que foi divulgado, parte das notas devem ser disponibilizadas para os candidatos do exame a partir do dia 12 do próximo mês de novembro.

Haverá, segundo as informações do Instituto, duas datas para a divulgação dos resultados. Dessa forma, quem realizou o exame para alcançar certificação de conclusão de Ensino Médio terá acesso aos resultados primeiro, uma vez que o instituto irá divulgar estas notas no dia 12 do mês de novembro.

O intuito de divulgar essas notas com mais antecedência se deve ao fato de que muitos candidatos aprovados devem desejar se inscrever em processos seletivos e vestibulares em geral, já que assim que os resultados saírem os certificados já estarão valendo. Além disso, com o resultado em mãos eles poderão fazer suas inscrições em programas que o governo possui para facilitar a entrada do estudante em cursos universitários como o SISU- Sistema de Seleção Unificada, FIES- Financiamento Estudantil e PROUNI- Programa Universidade para Todos.

Já quem realizou o exame para obter certificação de conclusão de ensino fundamental, as notas estão previstas para serem divulgadas no dia 10 de dezembro, o que não irá prejudicar nenhum candidato, pois estes para participarem de progrmas de acesso a universidade ainda precisam realizar e concluir o ensino médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos do ano de 2018 oferece às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino regular e que ainda não possuem condições para frequentar Educação de Jovens e Adultos, a oportunidade de obterem a certificação de ensino fundamental e médio.

Para isso, precisam realizar o exame e para alcançarem aprovação precisam obter no mínimo a contagem de 100 pontos, sendo este valor correspondente à metade do valor total da prova. Além de obterem 5 pontos em uma redação que precisam fazer, que vale 10 pontos no total.

Uma das grandes vantagens deste exame é no caso de o candidato não conseguir fazer a pontuação necessária em todos os conteúdos para obter a certificação. Neste caso ele pode fazer o pedido de um documento que se chama Declaração de Proficiência, que permite que na realização de um outro exame, o candidato não precisa reapetir as matérias em que se saiu bem.

O Encceja de 2018 ocorreu no dia 5 do mês de agosto. O Inep divulgou que recebeu um total de 1.695.605 inscrições. Contudo, deste total 789.484 candidatos foram realizar as provas do exame. Pessoas privadas da liberdade também puderam fazer o exame. Para estes candidatos as provas foram aplicadas nos dias 18 e 19 do mês de setembro. Nestas condições foram realizadas mais de 80 mil inscrições no Encceja.

Brasileiros que residem no exterior também tiveram a oportunidade de realizar o exame. Foram aplicadas provas nas cidades de alguns paíes como: Portugal, Bélgica, Estados Unidos, Espanha, França, Guiana Francesa , Itália, Holanda, Japão, Suíça Reino Unido e Suriname.

Nesse sentido, se você realizou o exame para obter a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio, esteja atento as datas de divulgação dos resultados. Boa sorte a todos os candidatos.

Sirlene Montes


Confira aqui mais detalhes sobre a primeira chamada do Prouni 2018-2.

Para aqueles que prestaram o ProUni, o Programa Universidade para Todos, já é possível acessar o resultado. As pessoas que foram aprovadas na primeira chamada poderão ir até a instituição que oferta o curso desejado para comprovar as informações, o prazo para realizar a inscrição é até o dia 10 de julho.

Fui aprovado, e agora?

Para saber se você foi aprovado na primeira chamada, é necessário acessar esse link. Os estudantes que forem aprovados na primeira seleção do Programa Universidade para Todos deverão se dirigir até a faculdade que oferta o curso.

É importante ter em mãos todos os documentos que estão listados aqui, mas não é só isso, o estudante deverá consultar a página da faculdade em questão para saber se tem necessidade de levar alguma documentação especifica.

Se o seu nome não estiver na lista, não se desespere. Para o dia 10 de julho está programada uma nova chamada, onde os estudantes deverão realizar a matricula entre os dias 16 e 23 de julho. Se você possui alguma dúvida sobre a seleção, poderá consultar o Edital do ProUni 2018/2.

Para o ProUni desse ano, foram disponibilizadas 174.289 bolsas, entre elas 68.884 são integrais e 105.405 são parciais. Essas bolsas estão divididas entre 1.460 instituições de nível superior em todo o Brasil. Esses números são bem satisfatórios, já que no ano passado o ProUni ofertou somente 147.492 bolsas, ou seja, na edição desse ano foram ofertas quase 30 mil bolsas a mais quando comparado com a edição anterior.

Assim como em um processo de vestibular normal é reservado uma certa quantidade de vagas para as cotas, que atendem as pessoas autodeclaradas como pretos, pardos e indígenas.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, além da página do edital, é possível tirar sua dúvidas nesse link. Aqui tem as respostas simplificadas sobre as principais dúvidas dos estudantes.

Saiba quem pode se inscrever no ProUni 2018/2

Os estudantes que tiveram o direito de se inscrever para concorrer as bolsas do ProUni 2018/2 foram aqueles que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, no ano de 2017. Para ter o direito de realizar a prova do ProUni o estudante deve ter tirado uma nota superior a 450 pontos no Enem, e não pode ter zerado em redação.

Mas não é só isso, para que o estudante tenha o direito de participar do Programa Universidade para Todos é preciso também atender todos as seguintes condições:

  • Ser professor da rede pública de ensino, no exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituições públicas;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral.

Além da nota obtida no exame, a renda mensal bruta da família também conta no momento da definição da bolsa integral ou parcial. Para aqueles que desejam concorrer a bolsa integral a renda familiar mensal bruta não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo, valor que hoje em dia corresponde a R$ 1.431,00 por pessoa. Agora as famílias que recebem uma renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa, R$ 2.862,00, podem concorrer a bolsa parcial. Os únicos participantes que não precisam comprovar renda são os professores.

Saiba o que é o ProUni

O ProUni é um programa do governo que utiliza as notas do Enem para disponibilizar aos estudantes de escolas públicas e aos bolsistas de colégios particulares, bolsas de estudo em cursos de graduação em faculdades privadas. É possível que o estudante realize o curso desejado totalmente de graça ou então com desconto de 50% no valor total.

Caso você queira saber um pouco mais sobre esse projeto do governo, você pode ir diretamente ao site do ProUni e ficar por dentro de todos os detalhes.

Isabela Pierini dos Santos


Veja aqui o resultado da primeira chamada do Vestibular 2018-2 da USCS para Medicina e Odontologia.

No Estado de São Paulo, já está disponível o resultado definitivo do último Vestibular de 2018/2 destinado a prover vagas no curso de Medicina e de Odontologia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Esta é uma das melhores universidades daquele Estado.

Deste modo é muito importante que todos os vestibulandos estejam cientes de que o período oficial para a realização das matrículas já iniciou e as mesmas serão recebidas na próxima terça-feira, dia três do mês de julho de 2018, das 14 horas às 20 horas. Portanto, todos os estudantes precisam estar muito atentos aos horários e à data específica.

A lista integral dos estudantes aprovados neste mais recente Vestibular de 2018/2, em relação aos candidatos concorrentes às vagas do curso superior de Odontologia e o curso superior de Medicina, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a USCS, já foi devidamente disponibilizada. É muito importante que todos marquem presença na mesma instituição nesta próxima terça-feira, semana que vem, no dia 3 do mês de julho de 2018.

Todos os candidatos aprovados neste vestibular do USCS de 2018, para Medicina e Odontologia, deverão seguir as seguintes orientações:

Haverá um intenso atendimento a todos os novos calouros, dentro do horário já informado, ou seja, entre às 14 horas e 20 horas, dia três do mês de julho; todos os estudantes participantes deste vestibular deverão dirigir-se ao Campus Barcelona. Todo calouro, ou seja, todo estudante aprovado deverá estar munido, no ato da matrícula, além de duas fotos 3×4 recentes, de duas cópias de cada um dos seguintes documentos exigidos e abaixo relacionados:

Apresentar o seu Histórico Escolar e o seu Certificado de Conclusão no Ensino Médio; apresentar a sua Certidão de Nascimento e, se for o caso, também a Certidão de Casamento; apresentar a Carteira de Identidade; para os estudantes do sexo masculino, apresentar o Certificado de Serviço Militar; todos devem apresentar o Título de Eleitor e mais o Cadastro de Pessoa Física, CPF. Todos são documentos imprescindíveis.

Outra informação de grande importância é de que se houverem vagas remanescentes, muitos candidatos aprovados terão, a partir das 21 horas do mesmo dia três do mês de julho, chance de convocação, a qual será devidamente informada pela mesma Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Assim, esta segunda chamada para matrículas será realizada no dia seguinte, ou seja, dia quatro de julho de 2018.

Sobre as provas, todos os candidatos inscritos nos recentes exames vestibulares de 2018/2 destinados ao provimento de vagas nos cursos superiores de Odontologia e de Medicina na USCS, realizaram as suas provas no dia 10 do mês de junho de 2018. Em sua totalidade, a avaliação consistiu em um caderno composto de 64 questões de caráter objetivo, junto da escrita de uma redação (prova discursiva). Todos os jovens inscritos no vestibular de Medicina também necessitaram responder a uma série de questões de cunho discursivo sobre matérias de Biologia e de Química.

Os estudantes poderão conferir as provas e os gabaritos aqui.

Nesta nova edição do vestibular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, ou USCS, estão sendo ofertadas em torno de 60 vagas para o curso superior de Medicina e mais 120 vagas destinadas ao curso superior de Odontologia. Todos os estudantes inscritos necessitam estar atentos a todas as atualizações. Todos os aprovados têm um compromisso na próxima terça-feira, portanto, para se garantir uma vaga imediata em um dos cursos mais importantes, nada de atrasos.

Mais informações estão disponíveis nos editais e também por meio do seguinte número telefone (11) 3874-6300.

Paulo Henrique dos Santos


Instituição anuncia 1ª chamada dos aprovados. Matrículas devem ser feitas entre os dias 28 e 29 de julho de 2018.

A UCS – Universidade de Caxias do Sul, divulgou na última quarta-feira, dia 27, o resultado do Vestibular de Inverno 2018. Aqueles que foram aprovados precisam ficar atentos ao prazo de matrícula, que é de 28 a 29 de junho. São apenas dois dias para fazer a inscrição, por isso é bom não deixar para a última hora.

Os locais e horários já foram informados e é preciso ter toda a documentação necessária em mãos, pois nada pode ficar pendente. A segunda chamada será feita no dia 2 de julho, a partir das 10 horas e a matrícula é dia 3 de julho. A terceira chamada será dia 4 de julho, também às 10 horas e para esta as matrículas devem ser feitas no dia 5 de julho. Após esta terceira chamada, se todas as vagas não forem preenchidas, então a UCS poderá convocar os demais candidatos, seguindo a ordem de classificação, para que todas as oportunidades sejam ocupadas. Esta convocação é feita por telefone, SMS ou até mesmo por e-mail.

Se o candidato não comparecer no dia e horário estipulado para fazer sua matrícula, então ele perderá a chance de se inscrever. O mesmo ocorrerá se a documentação não estiver completar. Estudantes com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Assim que a matrícula for efetuada, o primeiro boleto deve ser pago em no máximo 48 horas e se o mesmo não for pago dentro deste prazo, automaticamente a matrícula é cancelada. O candidato tem até 14 dias para desistir, conseguindo a devolução total. Se a desistência for após 14 dias, então é devolvido apenas 30% do valor da primeira parcela.

Confira a relação dos documentos necessários para a matrícula na UCS:

  • Cópia da Carteira da Identidade.
  • Cópia do CPF.
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, sendo que é preciso constar a aprovação do estágio. Pode ser apresentado o histórico escolar.
  • Atestado de frequência que é fornecido pela escola.
  • Aqueles que já terminaram o ensino médio fora do Brasil, é preciso apresentar a declaração de equivalência do ensino médio, que pode ser obtida no Conselho Estadual de Educação.
  • É preciso apresentar também a ficha cadastral do Seguro Educacional, preenchida corretamente. Esta ficha encontra-se disponível no site da UCS.
  • Candidatos estrangeiros precisam apresentar o comprovante de permanência legal em nosso país.

No Vestibular de Inverno 2018 foram ofertadas 3.080 vagas em cursos que são ministrados em Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria, Caxias do Sul, Guaporém, Nova Prata, São Sebastião do Caí e em Canela. A seleção aconteceu no domingo, dia 24, nos municípios onde a UCS está presente. Alguns cursos da UCS são ofertados em diversos Campi, ou seja, em cidades diferentes, por isso é preciso que o candidato fique muito atento na hora de fazer sua escolha, informando corretamente o código do local e também o turno que deseja.

Nenhum estudante pode ocupar mais de uma vaga em um mesmo curso, mesmo que seja em turno diferente. Uma parte das disciplinas dos cursos de licenciatura pode ser cursada no Campus Universitário que estiver localizado mais próximo do aluno, mas para isso é preciso informar no formulário eletrônico de inscrição, apontado a licenciatura que deseja cursar. Estágios podem acontecer em turnos diferentes dos que foram estabelecidos no curso. Algumas aulas podem ser práticas no campus-sede que fica em Caxias do Sul.

Quando acontece de um curso não ter um número de inscritos que seja suficiente para a UCS considerar viável, então aquele cursos é cancelado e os inscritos são informados. Quem for se inscrever para o Vestibular de Inverno 2019, precisará ficar atento a isto, pois caso aconteça do curso de seu interesse ser cancelado, então o estudante terá um prazo para solicitar a troca. A UCS entra em contato com todos os inscritos nos cursos que são cancelados, por isso é importante informar os contatos corretamente no momento da inscrição.

Acesse aqui o Manual do Candidato, onde encontram-se outras informações importantes para os aprovados.

Por Russel


Lista de aprovados no Vestibular de Medicina do Centro Universitário São Camilo é divulgada.

Foi disponibilizado nesta quinta-feira, dia 30 de junho, o resultado do vestibular de 2016/2 para o curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. Os candidatos podem visualizar o seu resultado no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, a Vunesp, fundação esta sem fins lucrativos e criada em 1979 pelo Conselho Universitário da UNESP, para atuar junto a este e outras instituições públicas ou privadas na realização de vestibulares e concursos diversos.

As provas, que aconteceram no dia 5 de junho em fase única, foram constituídas, das 9h às 13h, de vinte questões discursivas, sendo estas sobre as disciplinas de Química (7 questões), Biologia (7) e Matemática (6). Além disso, os candidatos precisaram fazer uma redação. Na parte da tarde, das 15h às 18h, tiveram ainda que responder a outras cinquenta questões objetivas que englobaram assuntos específicos sobre língua portuguesa, história, língua inglesa, geografia e física.

Quem fez no último ano o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e marcou previamente o aproveitamento deste no ato da inscrição, pôde utilizar o seu desempenho substituindo a prova objetiva do vestibular.

Quem foi, portanto, selecionado, deve fazer a sua pré-matrícula até sábado, dia 2 de julho, entregando pessoalmente a documentação entre os dias 4 e 6 de julho, das 9h às 20h, no Campus Ipiranga, no endereço Avenida Nazaré, nº 1501.

É necessário trazer para efetuar a matrícula duas fotos recentes e no formato 3×4, além de documentos originais com cópias da identidade e CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de leitor em caso de maiores de 18 anos, certificado militar ou equivalente, certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, requerimento de matrícula disponibilizado pelo centro universitário, comprovante de endereço e comprovante de pagamento da 1ª parcela do semestre.

Caso haja liberação de vagas, será realizada uma nova convocação prevista para acontecer no dia 8 de julho. No total foram ofertadas apenas cinquenta oportunidades para o curso de graduação em Medicina, que tem a duração de 12 semestres e que visa à formação de um médico generalista baseado nas diretrizes nacionais do Ministério da Educação (MEC), a partir de conhecimentos técnicos necessários na área, além do desenvolvimento na área de saúde de profissionais éticos, humanos, conscientes e críticos sobre o cuidado com o próximo.

Kellen Kunz


Instituição divulga lista com 440 aprovados em 9 cursos. Matrícula dos aprovados deve ser feita até o dia 25 de janeiro de 2016.

A UNCISAL (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) publicou na última segunda-feira, dia 25 de janeiro, a lista dos aprovados no Vestibular 2016, que muitos chamam de listão. A Pró-Reitoria Estudantil, juntamente com a Comissão Organizadora do Trote dos  Feras, fez a partir das 15 horas a recepção dos calouros.

A festa aconteceu dentro do Campus da Universidade, em Trapiche da Barra. Além de terem realizado a leitura da lista dos candidatos aprovados, houve também o famoso trote, executado pelos veteranos, onde contou com um DJ tocando música eletrônica para agitar o momento de comemoração.

Ao todo, foram inscritos 5.445 candidatos para o Vestibular da Uncisal 2016, os quais concorriam a uma das 440 vagas que estão espalhadas entre 9 cursos. Cinquenta vagas foi a quantidade ofertada pelo curso de Medicina, Fonoaudiologia disponibilizou 30 vaga, Fisioterapia contou com 40, Enfermagem ofertou 40, Terapia Ocupacional 40, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 60, Tecnologia em Radiologia 60, Tecnologia em Processos Gerenciais 60 e Tecnologia em Sistemas Biomédicos também 60 vagas.

O mais interessante deste processo seletivo é o fato de cinquenta por cento, ou seja, metade das vagas em todos os cursos terem sido destinadas a alunos cotistas.

A lista dos estudantes aprovados no certame também está disponível em três  portais eletrônicos, são eles: www.copeve.ufal.br, www.uncisal.edu.br e www.fundepes.br. Além de ter sido fixado também no quadro de avisos da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, a partir das 17 horas, do dia 25 de janeiro de 2016.

Sobre a Matrícula

Todos os alunos que prestaram o Vestibular 2016 e foram convocados para realizarem o ingresso no primeiro ou no segundo semestre deverão realizar sua matrícula, efetuando-a na Gerência de Controle Acadêmico da Uncisal, no período compreendido entre os dias 26 e 29 de janeiro, das 8:00 h às 14:00 h.

Nádia Neves


Instituição ofertou 5.751 vagas para mais de 60 cursos.

A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) divulgou na tarde do dia 22 de janeiro a lista geral dos aprovados no Vestibular 2016 da instituição. O Exame Discursivo aconteceu no dia 29 de novembro. 

Ao todo, a UERJ ofereceu 5.751 vagas, as quais estão presentes em mais de 60 cursos de graduação. Os candidatos irão ingressar no primeiro e no segundo semestre. O certame disponibilizou também um total de 176 oportunidades para o UEZO (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e 50 vagas para a CBMERJ (Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II).

Da totalidade de oportunidades oferecidas para a UEZO e a UERJ, 20% são destinadas a estudantes indígenas e negros e 20% para alunos oriundos de instituição pública, além de 5% para pessoas portadoras de deficiência.

Matrícula:

Conforme o calendário divulgado pela Universidade, os selecionados terão de realizar suas pré-matrículas no período entre os dias 26 e 28 deste mês. Para isso, eles terão de preencher o requerimento e entregar os documentos que estão relacionados no portal da instituição.

Ainda de acordo com cronograma da UERJ para o vestibular 2016, o remanejamento e a primeira reclassificação serão divulgados no dia 6 de fevereiro. E no dia 7 de março deverão ser liberadas as segundas. 

As provas do processo de seleção foram compostas por uma Redação, questões de duas disciplinas (de acordo com o curso escolhido) e por questões de Língua Português. Foram 42.225 inscritos, onde 8,28% não compareceram. As notas desta seletiva foram divulgadas no dia 21 de dezembro. 

Só participaram do Exame Discursivo 2016 da Universidade os candidatos aprovados em um dos Exames de Qualificação, os quais ocorreram no dia 14 de junho e 13 de setembro. 

Para mais informações acesse o site destinado ao vestibular da UERJ. Também é possível realizar o contato através dos telefones (21) 2334-0239, 2334-0669 e 2334-0275, ou então via e-mail, no vestibular@dsea.uerj.br.

Nádia Neves


Nesta semana a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), renomada instituição pública de ensino superior, divulgará a lista dos candidatos aprovados para ingressar em seus devidos cursos no ano de 2015.

Falando de modo mais preciso, candidatos que realizaram as provas nas cidades de Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul e tentavam uma tão almejada vaga para um curso superior gratuito e de qualidade, darão um fim à ansiedade no dia 10 de dezembro, quarta-feira, data em que a UDESC divulgará a lista dos candidatos aprovados para os cursos, bem como as notas e o desempenho individual de cada concorrente.

No Vestibular de Verão 2015/1, mais de 1.200 vagas estavam abertas para a disputa, distribuídas em 49 cursos da instituição estadual. No entanto, esses números representam apenas 75% das vagas ofertadas ao ingresso, posto que 25% das vagas serão ofertadas aos candidatos que optarem pelo ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A Universidade atrai, frequentemente, estudantes de outras regiões do país à Santa Catarina que buscam na UDESC um curso superior com destaque nacional. No ano de 2013, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC), classificaram a UDESC como a 4ª melhor Universidade estadual de todo o Brasil.

Entre 192 instituições participantes, incluído federais, estaduais e privadas, a UDESC apresentou a 8ª posição em se tratando da qualidade de Graduação (excluindo-se extensão, pós-graduação, entre outras atividades).

Os cursos mais concorridos desta edição foram Fisioterapia, Medicina Veterinária, Design Gráfico, Engenharia de Petróleo e Engenharia Civil.

Em todos os cursos, 20% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, e 10% para candidatos com fenótipos correspondentes ao grupo racial negro.

Segundo a Universidade Estadual de Santa Catarina, a matrícula dos aprovados será feita nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2015, dando tempo suficiente para que os indecisos escolham se irão ou não estudar nesta universidade.

Por Júnior Beluzzo


Foi publicada nesta quinta-feira (dia 5 de julho) a primeira lista de aprovados no Programa Universidade Para Todos (ProUni), Programa do Governo Federal que tem por objetivo conceder bolsas integrais ou parciais a estudantes de baixa renda que queiram fazer um curso superior numa universidade ou faculdade particular.

A lista com o nome dos selecionados foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). A consulta pode ser feita pelo site www.mec.gov.br.

Os alunos que foram escolhidos para ter acesso à bolsa deverão fazer a sua matrícula na instituição de ensino superior desejada até o dia 13 de julho. As vagas que por ventura sobrarem do processo de seleção deverão ser preenchidas numa segunda chamada, que será informada no dia 20 de julho e terá prazo de matrícula até o dia 26 do mesmo mês. Caso algum aluno não seja convocado nem na primeira, nem na segunda chamada, o mesmo poderá se inscrever para a lista de espera, entre os dias 2 e 4 de agosto. No dia 7 de agosto haverá mais uma convocação de aprovados.

O total de bolsas concedido nesta edição do ProUni é de 90.311, mas 456.973 pessoas se inscreveram para receber o benefício. Cada um dos candidatos pôde optar por dois cursos diferentes ou um curso com dois horários de aulas diferentes, o que somou 874.273 inscrições.

Fonte: MEC

Por Matheus Camargo


Os candidatos ao vestibular de inverno da Unesp já podem consultar se foram aprovados para a segunda etapa do processo seletivo. A universidade divulgou o nome dos selecionados na sexta-feira (15/06), convocando para as provas que serão realizadas nos dias 23 e 24 de junho.

Este processo de seleção está oferecendo 465 vagas nos cursos de nível superior dos campi da Unesp de Ourinhos, Bauru, Dracena, Registro e Sorocaba. Os testes estão sendo aplicados nestas cidades e também nos municípios de São Paulo, São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Campinas.

Na segunda fase do vestibular, os candidatos terão que responder perguntas sobre Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Ainda serão feitas perguntas relativas a linguagens e códigos, além da necessidade de os candidatos escreverem uma redação. Os testes serão totalmente dissertativos.

O resultado do vestibular, com a divulgação dos aprovados para uma das vagas oferecidas na universidade, será publicado em 12 de julho de 2012.

O rol de convocados para a segunda etapa e as próximas fases do processo de seleção podem ser consultadas através do site vestibular.unesp.br.

Por Matheus Camargo


O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na tarde de sexta-feira (dia 13/01/2012). Foram mais de 1 milhão e 700 mil estudantes disputando um total de 108.552 vagas. A orientação do MEC (Ministério da Educação) é de que os estudantes entrem em contato com a instituição para receber os detalhes da matrícula.

A lista dos aprovados pode ser conferida através do site oficial do Sisu.

Os aprovados deverão fazer sua matrícula entre os dias 19 e 20 de janeiro.

Os estudantes que forem aprovados em segunda chamada deverão efetuar a matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro.

Após as duas chamadas, há ainda a lista de espera, que será aberta no dia 26. Poderão participar quem não foi convocado em nenhuma chamada e quem foi convocado apenas pela segunda opção de curso.

Quem se inscreveu no Sisu também pode participar do Prouni, cujas inscrições começam sábado (dia 14/01/2012). Porém, apenas uma das opções pode ser efetivada, devendo o candidato aprovado em ambos escolher uma das vagas.

O número de inscrições nesta edição do Sisu cresceu 68,9 % em comparação com a edição do primeiro semestre de 2011. Já o número de vagas aumentou em cerca de 30 %, passando de 83.125 para 108.552 vagas.

Por Lucas Ferreira


Já foi liberado o resultado preliminar da 2ª fase do V Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que pode ser conferido na página da FGV Projetos, empresa que realiza a aplicação das provas. Ao acessar o site, você deve digitar o CPF do candidato e a senha que foi cadastrada no ato da inscrição.

Quem não concordar com a nota que lhe foi dada, poderá entrar com recurso contestando o resultado até as 12 horas do dia 30 de dezembro, novo prazo definido pela instituição. Basta seguir as instruções contidas no edital do V Exame. A princípio, a divulgação do resultado final, depois de analisados todos os recursos recebidos, está mantida para o dia 16 de janeiro.

Cerca de 50.000 candidatos fizeram as provas nesta fase, que foram aplicadas no dia 4 de dezembro. Na etapa, também conhecida como prova prático-profissional, os postulantes a uma carteira da OAB tiveram que responder a 4 perguntas discursivas, sobre a área que haviam escolhido anteriormente, além de redigir uma peça processual.

Aqueles que não forem aprovados neste exame, poderão tentar obter a licença para exercer a advocacia nos 4 exames que estão programados para o ano de 2012. O primeiro deles terá o período de inscrições aberto entre os dias 29 de dezembro e 13 de janeiro, com as provas acontecendo em fevereiro e março. Os outros exames devem ser realizados nos meses de abril, agosto e novembro.

Por André Gonçalves





CONTINUE NAVEGANDO: