Saiba aqui como funciona o sistema de correção e pontuação do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) possui um sistema bastante peculiar para avaliação dos candidatos. A prova é dividida em quatro áreas do conhecimento e mais uma prova de redação. No entanto, você está enganado se pensa que cada uma dessas áreas vale a mesma quantidade de pontos. Acompanhe esse artigo para entender como o MEC dá sua nota no ENEM.

A única prova que conta com um peso fixo é a de redação. A avaliação dissertativa sempre estará entre a nota 0 e 1000. Mas isso não ocorre com as outras provas. O ENEM baseia-se no conceito de dar mais pontos para quem vai bem nas áreas difíceis e menos pontos para quem vai bem nas áreas fáceis. E como é determinado quais são as provas difíceis e quais são as provas fáceis?

Em síntese, as provas difíceis são aquelas em que houver um menor número de candidatos que acertarem as questões, já as fáceis são as que um maior número de candidatos acerta as questões. Assim, a área que envolve o conteúdo lógico/matemático (Matemática e suas Tecnologias) costuma valer de 0 a 940 pontos, enquanto que a prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias costuma variar entre 0 e 840 pontos.

Além da variação no peso de cada área do conhecimento, o MEC ainda complica um pouco mais a vida do estudante para entender sua nota. Não somente as áreas possuem pesos variáveis, mas também, as questões de modo individual. Todavia, engana-se novamente quem pensa que são pesos tradicionais. São, na realidade, um algoritmo que define pesos variados para cada questão de acordo com os acertos de cada indivíduo. Traduzindo, é impossível você saber qual será sua nota no ENEM só com o número de questões acertadas.

O algoritmo de correção do MEC é denominado TRI. Esse algoritmo encadeia questões com conteúdo similares, assim, caso o estudante acerte a questão difícil e erre a fácil, o sistema de correção considerará que ele chutou e, consequentemente, não validará o acerto da questão difícil.

Fica complicado para os meros estudantes entender os motivos pelos quais o MEC coloca tanta complexidade no método de avaliação do ENEM. Parece-nos, às vezes, que essa tamanha complexidade é para camuflar possíveis erros e ou evitar críticas. Será? A certeza que fica é que os estudantes não têm como conferir de modo objetivo a relação entre acertos e pontuação.

Matheus Griebeler


Saiba aqui quantos pontos é preciso fazer no Enem para passar no Curso de Medicina.

Nesse artigo nós iremos tratar do curso de medicina em uma universidade federal e através do acesso universal. É evidente que existam variações entre uma universidade e outra, no entanto, o curso de medicina segue um certo padrão.

Como já foi comentado em um artigo anterior, não há como saber qual exatamente a sua pontuação de acordo com o número de questões acertadas. O que pode ser feito é tirar uma base, ou seja, apresentar o mínimo de questões que você precisa ter acertado para continuar sonhando com o ingresso no curso de medicina.

Para redação, o mínimo varia, embora vestibulandos que tiraram menos do que 800 já precisarão praticamente gabaritar as outras áreas. Aqueles que tiraram 880 para cima estão bem colocados para pleitear a vaga.

No caso da Matemática e suas Tecnologias, o mínimo gira em torno de 35 – 40 questões. Com esses acertos sua nota poderá chegar até 700 – 800 pontos. Isso dependerá das questões que você acertou.

Já em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias você não precisa se sair tão bem. Garantindo 30 – 35 questões está ótimo. Esse número de acertos lhe dará uma pontuação média entre 680 – 730.

No caso de Ciências Humanas e suas Tecnologias o ideal é quase gabaritar. O número de acertos para conquistar a vaga no curso de medicina deve circular entre 38 – 42 questões. Isso lhe dará uma pontuação média de 720 – 780 pontos.

Por último, em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vale acertar a mesma quantidade que na prova de Ciências Humanas, ou seja, entre 38 – 42 questões. Esse número de acertos lhe dará uma pontuação média de 730 – 800 pontos.

Com esse número de acertos os vestibulandos podem obter uma média de 760 – 780 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio. Lembre-se que dificilmente todas vagas são preenchidas na primeira chamada, então, não se baseie somente com os pontos de corte da primeira chamada do SISU.

Agora, se você ficou abaixo dessas notas, nada impede de tentar pleitear a vaga em medicina com a lista de espera. Existem muitos estudantes que conseguiram o ingresso com menos de 750 pontos. Vai que a sorte bata em sua porta?

Matheus Griebeler


Adotar algumas estratégias para se dar em provas de vestibular ou Enem são interessantes.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares estão próximos. Esse é o momento em que uma estratégia comportamental e psicológica pode fazer diferença no resultado da prova. Alguns estudantes começam a se preocupar desde já com as provas e entram em um ciclo espiralar de estresse. Já outros, desenvolvem estratégias para controlar a ansiedade e garantir uma mente leve para fazer as revisões necessárias.

Não de hoje já é sabido que o estado psicológico influencia bastante em qualquer tipo de avaliação. Mas, quando o assunto são os vestibulares, o fator “emocional” pesa ainda mais. Isso porque os vestibulares são provas que exigem dos alunos bastante calma e tranquilidade – tanto na hora de lembrar dos conteúdos, quanto nos dias pré-prova. É um dia que define os esforços de um ano.

O desempenho do estudante pode sofrer alterações positivas e ou negativas dependendo do comportamento que ele tiver nos dias próximos a avaliação. É comum que alguns alunos não consigam se desligar da tensão causada pela proximidade do vestibular e, assim, descuidem de fatores importantes como o sono e a alimentação. Um corpo cansado e estressado possui maior dificuldade de concentração, retenção de novas memórias, raciocínio e evocação dos conteúdos estudados.

Para evitar cair nessa espiral de estresse alguns aspectos comportamentais podem auxiliar bastante para o corpo e a mente estarem 100% na hora da prova.

O ideal é traçar uma rotina adequada com os horários da avaliação. Ou seja, se a prova começa 13h, seria interessante organizar os dias que antecedem a data da avaliação com um cronograma diário que permita você estar sereno e acordado às 13h. É contraproducente alterar sua rotina no dia da prova. Por exemplo, possuir uma rotina em que 13h você está dormindo e no dia da prova ter que estar concentrado às 13h.

Outro fator importante é manter uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. Isso irá contribuir para que o estresse vá embora e você consiga estar calmo na hora de fazer as revisões. Vale a pena mentalizar o momento em que você receberá a prova, imaginar o cenário em si e evocar uma sensação de calma. Lembre que um pouco de estresse faz parte e até pode ajudar, no entanto, pensar incessantemente na prova pode deixar você ansioso e cansado.

Por Matheus Griebeler


Dicas para melhorar as táticas de estudo para a prova do Enem.

Como estudar para o Enem? Obviamente não há uma fórmula mágica que permite aos estudantes aprender os conteúdos que irão cair na prova. Mas, certamente, há modos de preparação que podem te colocar um passo a frente nos estudos e lhe render uma ótima nota. Contudo, cada um deve buscar seu próprio método, conhecer suas formas de aprendizagem, e, com isso, aprimorá-las para um melhor desempenho. Mas quais seriam os principais meios de melhorar seus estudos? Em relação a provas de Ciências Humanas, tentarei direcionar algumas dicas para você:

O primeiro passo é conhecer melhor a sua prova. Seja ela como for, Enem ou vestibular, é imprescindível a análise de exames dos anos anteriores para buscar quais são os principais temas abordados. Realize esse exercício com as últimas provas e anote quais os assuntos mais quentes que aparecerão para direcionar seus estudos. Além disso, a realização das provas pode ajudá-los a encontrar suas principais dificuldades em alguns pontos, os quais você deverá dar uma atenção especial.

O segundo passo, também relacionado ao conteúdo, é a análise do edital e do conteúdo programático. Ver quais são os temas mais quentes e relacioná-los com os encontrados no passo anterior. No edital pode haver temas que não caem há anos, mas nem por isso devem ser deixados de lado. Porém, é melhor focar nos assuntos mais quentes.

O terceiro passo: se atualizar. O Enem é uma prova que exige muito do conhecimento interdisciplinar, portanto se você conseguir relacionar os fatos históricos com acontecimentos atuais terá uma vantagem enorme. Por exemplo, a relação dos atentados na cidade de Nice na França com a data que estava sendo comemorada no dia da tragédia, dia 14 de julho, queda da Bastilha, início da Revolução Francesa. Ler revistas, jornais e procurar notícias na internet é um ótimo exercício, pois além de aprimorar sua leitura, o que também é de extrema importância para o exame, você estará se atualizando e compreendendo melhor o mundo ao seu redor.

O quarto passo, consiste justamente em “interdisciplinarizar” o seu estudo. Fazer a análise de imagens, tanto de época quanto atuais. Tentar compreender a fonte histórica dessas imagens e escrever uma reflexão sobre. Esse exercício pode ser feito também quando você for assistir a filmes ou documentários que auxiliarão nos estudos e na compreensão do tema de uma forma dinâmica e divertida.

Por fim, principalmente para a prova do Enem, o quinto passo é focar em História do Brasil. Não é nem um pouco surpreendente que assuntos do nosso país sejam mais frequentes no Exame Nacional. Então uma atenção melhor para esses pontos. Além disso, a atual conjuntura política na qual nos encontramos, exige uma atualização constante em sites confiáveis de noticias, isso também lhe auxiliará no estudo para a prova de redação, que exige ponto de vista, opinião e soluções problemas e intervenção.

Por Jean Carlos Weber Andrades


O ENEM é uma avaliação do desempenho educacional do estudante do ensino médio, visando fazer com que o estudante desenvolva um senso prático, para facilitar a soluções dos problemas do dia a dia.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação do desempenho educacional do estudante do ensino médio de escolas públicas e particulares, realizado pelo governo nacional desde 1998. Exame esse que visa melhorar a educação e ainda serve para uma avaliação pessoal do desempenho individual de cada um.

Em 2009 o Enem foi reformulado, a ideia do MEC é fazer com que o estudante desenvolva um senso prático, para facilitar a soluções dos problemas do dia a dia. Podendo assim reformular todo o método de ensino aplicado no Ensino Médio.  O novo formato do Enem é composto por 180 questões objetivas e de múltipla escolha. Divido igualmente em: Área: Ciências da Natureza e suas tecnologias, com 45 itens; Área: Ciências Humanas e suas tecnologias, com 45 itens; Área: Linguagens, Códigos e suas tecnologias, com 45 itens; Área: Matemática e suas tecnologias, com 45 itens; e Redação, que deve ser escrita em texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Com a nota do Enem o candidato concorre a vagas em várias instituições públicas e particulares de todo o país. Universidades Federais, bolsas parciais ou integrais em universidade particulares. E ainda estudar no exterior. Um exemplo é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que usa a nota do Enem como única forma de seleção. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) permite que seus candidatos usem a nota do Enem para fazer parte de 10% da pontuação final no vestibular. O resultado do exame pode ser usado ainda para adquirir bolsas estudantis em instituições particulares como o PROUNI (Programa Universidade Para Todos).  Inclusive o FIES (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) passou a exigir o Enem a partir de 2010 para solicitar o financiamento.

Os maiores de 18 anos que não terminaram o ensino básico, podem fazer o Enem e obter a certificação do ensino médio de acordo com a nota do exame, nas instituições que adotam o processo e estão nos editais. A pontuação mínima exigida para o certificado é de 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação. Isso podendo mudar a cada edição.

Existem ainda algumas empresas que contratam estagiários e usam o desempenho do Enem como critério de seleção dos funcionários.

Qualquer pessoa pode participar do Enem, as inscrições são feitas pelo site do exame. Nesse ano de 2016 começaram no dia 09 de maio e encerraram no dia 20 de maio. O exame permite também que pessoas que estejam em reclusão realizem as provas dentro das unidades prisionais em data diferente. A aplicação da prova este ano será nos dias 05 e 06 de novembro. Os portões serão fechados às 13h, horário de Brasília, em toda a federação. O início da aplicação da prova será às 13h30.

Além de avaliar o nível de aprendizado do aluno, e da politica educacional nas instituições públicas e particulares, o Enem assume uma papel importantíssimo em relação ao currículo escolar, pois ele mostra no final do ensino médio, se o aluno está preparado para participar da sociedade, sendo crítico e ativo, e pronto para ser inserido no mercado de trabalho.

Por Dany Bueno


Exame foi aplicado pelo portal Hora do Enem e contou com mais de 90 mil participantes.

Aconteceu no último sábado (30), o primeiro simulado nacional do Enem, com o intuito de oferecer aos estudantes a oportunidade de avaliar seus conhecimentos e começar a preparação para o exame, em novembro. Os estudantes que fizeram a inscrição para fazer o simulado tiveram quatro horas para a realização da prova e já tiveram acesso ao resultado, que foi divulgado no final do exame. A avaliação ficou disponível da zero hora até às 20h e para facilitar o acesso de quem não tem internet em casa, foram disponibilizados 120 mil pontos de internet por todo o país – em universidades, instituições particulares, escolas estaduais e outros locais.

Até a noite de sábado, considerando o horário limite para a realização da prova, foi contabilizado que mais de 90 mil estudantes fizeram o simulado, pelo Portal Hora do Enem. Desse total, 50 mil realizaram a prova até o meio-dia de sábado. O exame contava com 80 questões (20 questões por área de conhecimento), nos mesmos moldes da metodologia de elaboração das provas do Enem. Foram abordados conteúdos que são normalmente vistos nas escolas até o mês de abril.

Prazo para a realização do simulado foi ampliado:

Devido às inúmeras reclamações e solicitações, o Ministério da Educação – MEC aumentou o prazo para a realização da prova. O total de inscritos chegou a 350 mil pessoas, mas muitos estudantes se queixaram de não ter conseguido acesso ao simulado. Os estudantes utilizaram as redes sociais para fazer suas reclamações e então o Ministério da Educação (MEC) tomou a decisão de estender o prazo até domingo, dia 1º de maio, valendo o mesmo mesmo horário para término (20h).

Haverá pelo menos mais três simulados até chegar a data de realização do exame, em novembro, esses acontecerão nas seguintes datas:

  • Segundo simulado: 25 de junho (80 questões)
  • Terceiro simulado: 13 de agosto (180 questões)
  • Quarto simulado: 8 e 9 de outubro (180 questões)

Sobre a prova de redação, haverá a tentativa de introduzi-la nos simulados, mas ainda não há nada certo e nem prazo para que isso ocorra.

Novidades a caminho:

Na segunda-feira, 2 de maio, o Ministério da Educação vai disponibilizar uma nova plataforma, com videoaulas para auxiliar os estudantes com os estudos. A plataforma se chama "MECflix"

Por Lia Morales


A prova de Português é uma das principais partes de uma prova de vestibular. É preciso se atentar aos temas mais cobrados para se preparar melhor para as provas.

O português é uma das partes mais essenciais de uma prova, não servindo apenas para as questões propriamente de língua portuguesa, mas também para todas as outras questões que necessitam de interpretação de texto. Confira aqui os temas de língua portuguesa que são mais cobrados no vestibular:

Semântica: as questões mais comuns de semântica são as que têm relação com o significado das palavras. A Fuvest é um dos vestibulares que mais cobra questões desse tipo. Também é importante para a compreensão do texto e do significado que as palavras tomam no contexto em que estão inseridas.

Pronomes e conjunções: responsáveis pela construção dos textos, também aparecem muito nas provas. O pronome relativo está presente todos os anos nos vestibulares.

Figuras de linguagem: as figuras de linguagem também aparecerão com frequência, principalmente para a compreensão dos textos e análise de épocas literárias. Dependendo da forma que é utilizada, o aluno poderá identificar a obra, o autor ou a época em que foi escrita. O ENEM costuma perguntar qual a figura de linguagem que está sendo utilizada, enquanto os vestibulares questionam a função delas.

Textos: as provas serão repletas de textos, pequenos ou grandes. É comum que sejam postos mais de um texto, às vezes de diferentes gêneros, para que o estudante faça uma relação entre eles. O interessante é ter o domínio de cada gênero textual, entender como é sua estrutura e objetivos, para que a análise seja feita de forma mais fácil.

Conjugação de verbos: muito importante para a redação. O vestibulando deve entender como utilizar cada tempo verbal e como conjugar os verbos.

Paráfrase: esse recurso deve ser bem compreendido, principalmente para utilizá-lo na interpretação de textos e na hora de analisar as alternativas de uma questão. Em uma alternativa podem ter coisas que possuem o mesmo significado, mas estão escritas de formas diferentes. Quando atento, o estudante perceberá as alternativas erradas.

Literatura: as questões de literatura aparecem em todos os vestibulares e do ENEM. O vestibulando deve ler os livros que são cobrados nos vestibulares que pretende prestar (cada um tem uma lista de livros). Se possível, deve conhecer outras obras dos autores que mais aparecem nas provas. Também é necessário ter conhecimento sobre os períodos literários, suas características e principais obras.  

Por Isabela Palazzo


Alguns assuntos da disciplina de Biologia são mais frequentes nas provas de vestibulares e no Enem.

Muitos estudantes pretendem prestar o vestibular 2016. Todas as matérias são importantes e merecem atenção, no entanto, é interessante que o desempenho do candidato seja melhor nas matérias que têm mais peso para o curso desejado. Um dos cursos mais concorridos é Medicina e uma das matérias que tem mais peso para esse curso é Biologia, pois faz parte das ciências da natureza.

Confira aqui os temas de Biologia que mais aparecem no vestibular e no ENEM:

– Evolução: Em todos os grandes vestibulares, o tema evolução irá aparecer. As perguntas podem focar nas diferenças entre as teorias de Lamark e Darwin, assim como o fundamento de cada uma delas e os mecanismos que formaram as espécies.

– Citologia: Na parte de citologia é comum ver questões sobre ácidos nucléicos, síntese de proteínas, e controle do metabolismo celular. Os mecanismos do DNA também devem ser compreendidos. Um lado da citologia que pode vir a ser explorado é o lado ético, que diz respeito ao uso das novas tecnologias, como acontece nas plantas e animais transgênicos.

– Célula: O estudante deve ter conhecimento da estrutura da célula e as funções de cada parte que a compõe. Também é de extrema importância conhecer os tipos de transportes de substâncias que ocorrem através da membrana como, por exemplo, a osmose.

– Divisão celular: Esse assunto é muito comum nos grandes vestibulares, mas não no ENEM. Os processos que devem ser conhecidos detalhadamente são a mitose e a meiose e o que acontece em cada uma de suas etapas.

– Genética: Em genética, questões sobre hereditariedade e os mais diversos tipos de herança serão muito comuns. A atenção deve ser redobrada na hora de estudar a primeira e a segunda Lei de Mendel. Para interpretar os heredogramas, as noções de fenótipos e genótipos devem ser dominadas.   

– Fisiologia: A fisiologia, tanto animal quanto vegetal, irá aparecer na prova com frequência. O vestibulando deve ter noção da fisiologia humana e de todo o funcionamento dos órgãos. No que diz respeito à fisiologia vegetal, a atenção deve ser dada aos hormônios e órgãos vegetais.

– Parasitoses: As doenças provocadas por vírus, bactérias e protozoários também aparecem com frequência nos grandes vestibulares e ENEM. O estudante deve ter noção do cenário de saúde brasileiro, relacionando o agente causador da doença com sua transmissão e também com o seu tratamento. 

Por Isabela Palazzo


A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), uma das universidades mais conceituadas do país, liberou nesta segunda (8) o gabarito da prova do Vestibular de Verão Unificado 2015, que foi realizado no último domingo, dia 7. A primeira chamada deverá sair dia 19 de dezembro e as matrículas deverão ser realizadas até o dia 22.

Das 45 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e Inglês, além de uma redação, apenas a questão 19 teve de ser anulada.

Para a realização da prova, o candidato precisou ler algumas obras literárias, sendo elas: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, “Sentimento do Mundo” de Carlos D. Andrade, “Til” de José de Alencar, “Viagens na Minha Terra” de Almeida Garrett e “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Todos esses também estavam na lista de obras obrigatórias para o vestibular da Fuvest.

São disponibilizadas 3.545 vagas para as unidades da Consolação, Ipiranga, Perdizes, Santana e Sorocaba, além das instituições FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília), FDSBC (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo), FICSAE (Faculdade Israelita de Ciências da Saúde), FASM (Faculdade Santa Marcelina), UNIFAI (Centro Universitário Assunção) e FRBranco (Faculdades Integradas Rio Branco).

Segundo a Instituição o curso mais concorrido foi o de Medicina na FAMEMA com 99,58 candidatos por vaga, esse é o curso mais disputado também na PUC-SP com 47,86 candidatos por vaga. Já o com menor concorrência foi o curso de música na Faculdade Santa Marcelina, com apenas dois candidatos por vaga.

É possível ingressar na PUC-SP através do ProUni ou do FIES, a instituição também oferece Bolsa Mérito Parcial, para os melhores colocados em cada curso no vestibular e Bolsa Mérito Integral, para os primeiros colocados de cada campus. Além disso, a PUC-SP também oferece 31 programas de pós-graduação, alguns entre os melhores do Brasil.

Você pode obter mais informações acessando o site da PUC-SP, lá você encontra o Manual do Vestibular e o Edital.

O gabarito está disponível aqui.

Por Tom Vitor de Freitas


A maratona de vestibulares está chegando, e os corações e as mentes estão acelerados, ansiosos, é muita expectativa sobre o futuro ao redor de milhares de jovens adolescentes estudantes. Mas existem algumas dicas que podem ajudar a manter a calma e a relaxar nesse momento crucial. Uma delas, e talvez a principal é: beba água.

Leve água para a prova, beba água antes, durante e depois. A água refresca nesses dias de calor intenso, o que ajuda a controlar um pouco da temperatura do corpo, e assim deixa os estudantes mais tranquilos para raciocinar.

Além disso, nosso cérebro é composto de 90% de água, por isso ele deve estar bem hidratado para funcionar melhor e não deixar os alunos "na mão".

E mais, a água não irá ser benéfica apenas nesse momento tão importante da vida do estudante. Beber água regularmente também ajuda no bom funcionamento do intestino, mantém a pele viva e sem rugas, é uma excelente arma contra a celulite, unhas e cabelos ficam mais fortes, combate o envelhecimento, ajuda a emagrecer, mantêm a aparência saudável.

O ideal é beber em média dois litros por dia, beba pequenos goles ao longo do dia inteiro.

Outras dicas:

No dia da prova é natural que os nervos estejam a flor da pele, então se alimente bem, mas dê prioridade para os alimentos leves. Durma bem, tente dormir pelo menos oito horas na noite anterior, mas se a ansiedade não deixar, não corra para os livros, veja um filme tranquilo, descanse o corpo. No dia da prova leve uma barrinha de cereal, chicletes e água, não se esqueça dela. Uma garrafinha deverá ser sua fiel companheira nesses dias de prova.

Mais do que isso, relaxe. Você se preparou, e é capaz. Respire fundo quando a memória falhar, a informação está lá guardada basta encontrar. E saiba, que se algo não sair como planejado, você pode tentar de novo. Só não pode desistir.

Por Vivian Schetini


Então você decidiu fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e está com um milhão de dúvidas sobre a prova. Bem, saiba que você não está sozinho e, assim como você, muitos jovens sofrem por não saber ao certo o que vão encontrar na hora da prova.

Sem dúvida, a parte mais temida da prova é a Redação, onde você terá que demonstrar vários conhecimentos, domínio da grafia da língua portuguesa, coerência, coesão no texto, uso da linguagem culta e também o seu senso crítico. A análise crítica é avaliada mediante a observação da postura do candidato perante um assunto, isto é, da capacidade de dar soluções quando alguma situação deve ser mudada e a sociedade beneficiada.

Se você acha que não está preparado para dissertar acerca dos direitos humanos ou dar soluções para a crise econômica, não se desespere. Conseguir resolver problemas ou dar boas ideias reflete o ambiente cultural onde o estudante cresce. Faz parte da bagagem cultural a capacidade de tomar decisões e solucionar um problema, quanto mais conhecimento de atualidades o jovem possua, mais fácil fica olhar o contexto e buscar soluções para um determinado problema.

Provavelmente haja um ponto de interrogação na sua cabeça e esteja se questionando como aumentar a sua bagagem, eis que a resposta não é tão complicada e é relacionada com o tempo que você lê ou assiste televisão. Quando se fala em televisão, não é assistir uma filme de terror ou desenhos animados. Para adquirir mais cultura você precisará prestar atenção nos jornais, onde sempre aparecem matérias interessantes e relacionadas às atualidades. Se pensou em assistir um filme, tente buscar diretores que levem para os roteiros assuntos do momento e que sejam relevantes para a prova, documentários são ótimos.

Sabendo um pouco mais sobre o que está acontecendo no mundo ficará mais fácil pensar e chegar a uma solução para determinado problema.

Para fazer a análise crítica de forma correta, alguns passos podem ser seguidos a fim de melhorar a argumentação, são eles: verifique qual a proposta da redação, identifique qual é o assunto tratado no texto (tema principal). A partir destes dois primeiros passos, o estudante estará habilitado a relacionar o conteúdo tratado aos fatos que conhece, aplique todo o conhecimento que possua sobre o tema. Logo após de ter relacionado o texto com os seus conhecimentos, separe as ideias por tópicos, esquematize. Depois de dar estes passos, estará preparado para escrever a sua redação.

Por Melina Menezes


Apesar do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, ter uma diferença de meses da data de inscrição para o dia da prova, sempre existem aqueles que perdem a hora, que saem de casa atrasados e quando chegam no portão são barrados. Quando isso acontece existe toda uma tristeza, gritos e indignação.

No começo do exame, 1998 e até o ano 2000, os locais da prova eram escolhidos de acordo com a região que o aluno morava. Mas como o número de inscritos mais que dobrou em 2001, chegando a 3 milhões. Os inscritos eram direcionados a várias regiões da cidade, de acordo com o número de vagas e pela ordem alfabética, ou seja, alunos que o nome começasse com a letra A eram direcionados a uma área específica da cidade, e assim sucessivamente.

O problema é que não é raro o estudante ser mandando para uma região que não conhece, ou distante da onde mora. Apesar da divulgação ser feita no máximo 2 meses antes ao aluno por meio do site, e-mail e carta na residência do mesmo, muitos não procuram conhecer o itinerário.

Infelizmente é uma cena comum, todo ano pelo menos  umas duas ou três dezenas de candidatos chegam atrasados e começam a chorar em frente ao portão. Em 2010 ficou famoso o caso da estudante que a TV filmou no exato instante em que o portão fechou, ela chega atrasada 4 segundos,  e fica do lado de fora aos prantos. O horário é rígido e a funcionária que fechou o portão não ligou para a estudante já a caminho.

Outro caso famoso é  pai e filha que ano passado também chegaram com os portões fechados com uma diferença de dois minutos após o horário. A garota Ananda Pereira, de 18 anos, e o pai Irmar Rodrigues, de 54 anos, iriam prestar a prova para entrar em uma faculdade, na ocasião o grande vilão foi o trânsito da cidade de São Paulo.

Muitos culpam o trânsito, o atraso dos ônibus ou do metrô. Mas esse é o comportamento típico do brasileiro, de deixar tudo para a última hora. Fuja desse padrão, se o local da prova é distante e você terá que pegar transporte coletivo, saia com antecedência, já contando o atraso do ônibus e o trânsito.

Imprevistos acontecem, mas se a prova é muito importante para você, programe-se com antecedência, assim evitando chegar atrasado.

Uma boa dica é sempre escutar rádios que falam do trânsito, os sites sobre o assunto no dia e a portal da SPTRANS e da CPTM se você for de São Paulo, e os sites do transporte público para os outros estados (eles mostram todas as rotas comuns e alternativas para chegar adiantado no seu destino e ter um tempo para uma última revisada no material de estudo).

Por Rafael da Silva


A Universidade Estadual de Campinas – Unicamp divulgou recentemente o calendário referente ao vestibular 2015. De acordo com o cronograma apresentado a primeira fase do exame está prevista para acontecer no dia 23 de novembro de 2014. Quanto à segunda, a informação é de ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. 

Outro detalhe importante é que a comissão responsável pela organização dessa seleção anunciou duas mudanças para os testes deste ano. No caso, a redação passará para a segunda fase enquanto que a primeira será composta por um teste de 90 questões.

O período de inscrições para este vestibular será iniciado no dia 11 de agosto de 2014 e permanecerá em aberto até o dia 11 de setembro de 2014.

Em 2013 o vestibular realizado pela Comvest – Comissão Permanente para os Vestibulares; efetuou a seleção de candidatos para 69 cursos oferecidos pela Unicamp e dois oferecidos pela Famerp – Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto.

Vale ressaltar aos estudantes interessados em participar que já antes da primeira fase, os candidatos concorrentes para os cursos de música deverão passar por provas de habilidades específicas. Os exames estão previstos para acontecerem entre os dias 25 e 29 de setembro deste ano.

Já para os demais cursos oferecidos como o de artes visuais e dança, artes cênicas e arquitetura e urbanismo as provas para comprovação de habilidades específicas deverão acontecer no período entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2015.

As novidades para o vestibular 2015 da Unicamp dizem respeito a ordem de realização de determinadas fases. Como citado, a prova de redação ocorrerá na segunda fase. Nos anos anteriores a prova de redação vinha sendo cobrada na primeira etapa. Outro detalhe é que a primeira fase agora contará com 90 questões de múltipla escolha e não 48 questões como antigamente.

Para saber mais sobre este vestibular, novidades e abertura das inscrições clique aqui.

Por Denisson Soares


A Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, informou na última quarta-feira, dia 30, que já se disponibilizou a lista de livros referentes aos vestibulares de 2016. O diferencial agora é que a instituição de ensino estabelecerá seu próprio programa de leituras. Com isso a parceria que já durava oito vestibulares com a Fundação Universitária para o Vestibular, Fuvest, foi encerrada.

Entretanto, vale lembrar que renovação dos títulos que constituem a lista será parcial e deverá ser modificada anualmente. Outro ponto importante é que para o vestibular de 2015 que acontecerá ainda este ano, a lista feita de forma unificada com a Fuvest permanecerá mantida. As obras são as mesmas utilizadas na seleção de 2013 e 2014.

De acordo com as informações divulgadas, a lista própria da instituição será constituída de títulos dos mais variados gêneros e peças teatrais. Porém, também haverá textos menores como é o caso de peças de oratória, crítica, crônicas ou contos.

A lista com os livros exigidos para os vestibulares da Unicamp a partir do ano de 2016 estão descritas abaixo conforme a classe literária a qual pertencem. No caso desta lista, seis obras da atual foi mantida e ela também conta com 12 indicações e não nove como costumava ocorrer nos anos anteriores.

Romance: Mia Couto, Terra Sonâmbula; Jorge Amado, Capitães da Areia/ Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas; José de Alencar, Til; Aluísio Azevedo, O cortiço; Almeida Garret, Viagens na Minha Terra.

Teatro: Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro.

Poesia: Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo. Luís de Camões, Sonetos.

Contos: Monteiro Lobato, "Negrinha", do livro Negrinha; Guimarães Rosa, "A hora e a vez de Augusto Matraga", do livro Sagarana Clarice Lispector, "Amor", do livro Laços de Família.

Um detalhe importante é que os interessados no vestibular poderão ter acesso aos sonetos selecionados de Camões por meio do formato PDF disponível no site da página da Comvest.

Por Denisson Soares


Já está definida a data das provas do Vestibular de Inverno da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Elas serão realizadas no dia 1º de junho e os interessados deverão se inscrever entre os dias 4 de abril e 5 de maio.

Foi decidido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Udesc (Consepe) que a data das provas deveria ser antecipada, para não coincidir com as avaliações da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), cujo dia de aplicação será 8 de junho.

Além disso, outros motivos da antecipação da data das provas da Udesc, em relação ao ano passado, são a Copa do Mundo e um feriado que acontece em Laguna, a Festa do Pinhão.

A Udesc oferece cursos nas três áreas do conhecimento e o mais concorrido é o de Fisioterapia, que obteve, no Vestibular de Verão 2014, 34,7 candidatos por vaga. Em segundo lugar na lista, está Design Gráfico, com 33,4 e Engenharia de Petróleo, no campus de Balneário Camboriú, com 33,1.

Além de cursos tradicionais, como Administração, Engenharia Civil e Pedagogia, a Udesc conta, também, com cursos na área de Música, Biblioteconomia, Sistemas de Informação e Moda. Há, ainda, opções de curso à distância.

O processo seletivo da Udesc é composto por 120 questões de múltipla escolha e uma redação. Além disso, há oferta de vagas através do Sisu, que no ano passado, ofereceu 25% das vagas do Vestibular de Verão, das quase 30% foram destinadas a cotistas. Ainda não há confirmação se a porcentagem para o Vestibular de Inverno será a mesma.

A instituição conta, ainda, com o programa de Ações Afirmativas, reservando 20% das vagas para candidatos que concluíram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e 10% para candidatos negros.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria do Vestibular da Udesc através dos telefones (48) 3321-8098 e (48) 3321-8147  ou pelo e-mail vestiba@udesc.br

Por Mariany Bittencourt


Os vestibulares mais concorridos do Brasil já passaram, mas no ano que vem tudo volta de novo. Muitas pessoas tentando pela primeira vez e muitas tentando mais uma vez entrar na universidade dos seus sonhos. Entrar em uma boa universidade no Brasil não é tarefa fácil, ainda mais com tanta concorrência e com tantas pessoas com o mesmo sonho, o que te diferencia delas? Você se acha preparado para encarar esse desafio? E se não, o que fazer?

Nos seus últimos dias de estudo, é importante fazer uma revisão de tudo o que você acha mais importante, as matérias que você tem mais dificuldade precisam ter uma atenção especial, tudo o que você não gosta ou não entende pode cair na prova também, então é bom focar no que você ainda não é tão bom.

Manter a calma é uma das coisas mais importantes para ir bem em uma prova, o nervosismo atrapalha a concentração e não te deixa pensar direito. Um dos segredos para manter a calma é não pensar muito na prova nos dias que a antecedem, é claro que isso é quase impossível mas tente deixar sua cabeça livre de qualquer pensamento que envolva a prova. Ficar estudando nos últimos dias só te deixa mais nervoso, não estudar nesses dias não vai atrapalhar, afinal, você já se preparou durante um ano para esse dia.

Dê o seu melhor independente da nota de corte que você precise. Esse é um grande problema das pessoas: o vício de se acomodar, alguns pontos a mais na prova não farão mal a ninguém e te darão mais segurança para fazer a segunda fase de provas.

Então lembre-se, para se sentir bem e seguro, procure estar relaxado, ter certeza de que estudou o suficiente e dê sempre o seu melhor, se não for dessa vez, sempre temos o ano que vem para tentar mais uma vez. Mantenha sua cabeça erguida e boa prova!

Por Tom Freitas

dicas para antes da prova

Foto: Divulgação


A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) realizará no dia 1º de dezembro de 2013, a última fase de seu Vestibular 2014, que será composta por realização de prova discursiva  e contará com a presença de 48.892 candidatos inscritos.

A avaliação dos candidatos será composta por  três provas discursivas que serão respectivamente a realização de avaliação de língua portuguesa  instrumental com redação que será destinada a todos os cursos, mais duas provas de disciplinas específicas  que avaliará os conhecimentos dos alunos sobre as disciplinas de: Física, História, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e Química.

As provas terão início às 09h e aproximadamente 5 horas de duração e o candidato deverá comparecer aos locais com aproximadamente 1 hora de antecedência. O estudante deverá apresentar no local o cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográfica de corpo transparente, exclusivamente em tinta preta ou azul, e original de qualquer documento oficial de identificação com foto.

O Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro visa admitir 5.601  novos estudantes que serão divididos nos Campi da IES, sendo 198 vagas para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

A Instituição de Ensino reserva 45% das vagas a cotistas, 20% para  os que se declararem negros e indígenas, 20% para alunos de escolas públicas, e mais 5% para PNE (portadores de necessidades especiais) e  filhos de Policiais Civis e Militares, de Bombeiros Militares e de Inspetores de Segurança e Administração Penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

A data prevista para que seja divulgada a lista oficial dos aprovados no Vestibular da UERJ é 27 de janeiro de 2014.

Por Jaime Pargan


Fim de ano é expectativa para os estudantes que prestaram vestibular e aguardam com ansiedade o resultado das provas. Para diminuir esta ansiedade e PUC Minas divulgou na última quarta-feira (27) a lista dos aprovados em seu Vestibular para o 1º Semestre de 2014.

Os aprovados na primeira chamada terão os dias 9 de dezembro de 2013 no horário das 09h às 20h e 10 de dezembro no horário das 09h às 16h para realizar as matriculas. Para os aprovados em segunda chamada a data para realização das matriculas será 12 de dezembro no horário das 09h às 20h.

Os candidatos que tiverem interesse em manter-se na lista de espera por vagas deverão manifestar este interesse nos dias 11 e 12 de dezembro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da IES, até as 16h. A divulgação da lista de espera será no dia 12 de dezembro a partir das 21h. Para os convocados por meio da lista de espera as matriculas acontecerão no dia 16 de dezembro, das 09h às 20h.

Os estudantes que foram aprovados para os cursos de graduação tecnológica, o prazo para realização das matriculas em primeira chamada será até o dia 16 de dezembro no horário das 09h às 19h; da segunda chamada, no dia 17 de dezembro das 09h às 17h; e da terceira chamada, no dia 18 de dezembro, no horário das 09h às 17h.

Para realizar as matriculas os estudantes deverão apresentar no local originais e cópias do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; comprovante de recolhimento da primeira parcela da semestralidade; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e uma foto colorida 3×4 recente.


Serão apresentadas no Teatro Barracão EnCena, as obras que serão cobradas no vestibular de verão 2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As apresentações acontecerão nos dias 21 e 22 de setembro.

Com o nome de Vestiba EnCena, o evento pretende apresentar montagens divertidas e didáticas dos dez livros indicados para o Vestibular da UFPR. Os atores pretendem subir ao palco representando as histórias dos livros, mas também contextualizando os autores e situando a obra no período literário da época em que foi escrita.

Os livros cobrados pelo processo seletivo serão: Fogo Morto de José Lins do Rego; Bom Crioulo de Adolfo Caminha; Poemas Escolhidos de Gregório de Matos; Anjo Negro de Nelson Rodrigues, Os Dois ou o inglês Maquinista de Luis Carlos Martins Pena; Lucíola de José de Alencar; Urupês de Monteiro Lobato; Inocência de Visconde de Taunay; A Última Quimera de Ana Miranda; Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade.

Acontecerão duas sessões no sábado, 21 de setembro: das 20:00 às 21:00 e das 21:15 às 22:15. No domingo, 22 de setembro serão três sessões das 18:00 às 19:00, das 19:15 às 20:15 e das 20:30 às 21:30.

O ingresso custará R$ 15.

Por Melina Menezes


Até o dia 12 de setembro acontecerá a Feira do Livro no Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Catarina. Nela, os livros solicitados para o vestibular de verão 2014 estão com 30 % de desconto.

Atenção os alunos que pretendem fazer o processo seletivo da UFSC, na 17º edição da Feira do Livro da UFSC estão sendo vendidas com descontos especiais, as obras exigidas pelo edital do vestibular da instituição. O horário de atendimento da feira vai das 8h30 às 19 horas. A promoção está sendo feita pela Editora da UFSC (EdUFSC) cujos livros são vendidos na feira.

No vestibular deste ano que será realizado em dezembro, dois clássicos da EdUFSC serão cobrados. O livro “Ultimos Sonetos” custa R$ 15 e “O detetive de Florianópolis” R$ 20, estes valores já estão com o desconto incluso.

Para atender o máximo de pessoas, a EdUFSC disponibiliza os seus livros no site da editora, na versão digital.

Outro livro que está sendo vendido na feira é “Ecos no Porão” de Silveira de Souza que passa a custar R$ 15. Este livro é cobrado no vestibular da Universidade Estadual de Santa Catarina.

Por Melina Menezes


Esse é o momento certo para você começar a estudar e a se preparar para as provas de vestibular, prova do Enem que vai ocorrer no mês de outubro, ou para qualquer outro tipo de avaliação que requer conhecimentos gerais da sua parte.

Muita gente deseja estudar para o vestibular mais não sabem exatamente como fazer isso, por isso, aqui vamos mostrar quais são as melhores dicas para mandar bem nas provas, e saiba que a primeira delas é manter uma boa rotina de estudos, inclusive nos finais de semana.

Deixe um lugar separado na sua casa para estudar. Esse lugar deve ser tranquilo, e de preferência, que você tenha acesso à internet nele.

Depois de fazer isso, saiba que de acordo com o coordenador do curso pré-vestibular Anglo de São Paulo, Alberto Francisco do Nascimento, o ideal é fazer um cronograma diário de estudos.  No caso, é preciso fazer uma tabela com a quantidade de horas que vai estudar uma determinada matéria, qual a matéria que vai estudar em cada dia da semana e etc.

Após isso, é preciso sempre seguir essa rotina para conseguir os melhores resultados. E para testar os seus conhecimentos faça simulados na internet. Um site que você encontra muitos simulados é o Guia de Estudantes. Clique no link guiadoestudante.abril.com.br e acesse. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


Saber falar bem a nossa língua e escrever um bom texto é mais do que fundamental para conseguir uma oportunidade de emprego, fazer uma prova de vestibular, a prova do Enem, um concurso, entre muitas outras coisas.

Visando na qualidade de aprendizagem de diversas pessoas, hoje a USP está oferecendo o curso gratuito de português. As inscrições poderão ser feitas até o dia 08 de agosto.

Esse curso é direcionado para pessoas interessadas com idade superior a 16 anos de idade, sendo necessário ter o ensino fundamental completo e que nunca tenham estudado em uma escola particular ou em uma universidade pública.

As aulas serão ministradas por alunos voluntários da USP, na qual o principal objetivo é fazer os alunos trabalharem com eficiência a fala, a escrita e a comunicação em geral.

Mas como se inscrever nesse curso gratuito?

É necessário levar uma cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa e cópia de comprovante de escolaridade do ensino fundamental e médio, das 09 às 14 horas, na Escola de Comunicações e Artes da USP, Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Bloco 1 – Sala 13.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Vai fazer o vestibular na Cásper Líbero e não sabe como se preparar para essa avaliação que vai acontecer no dia 15 de dezembro? Saiba que a própria fundação vai oferecer palestras gratuitas sobre filmes e livros que vão ajudar nesse vestibular.

Essas palestras serão ministradas pelos professores da instituição de ensino, na qual eles comentarão sobre os livros e filmes que caem na prova do vestibular.

Nessas palestras todos os vestibulandos poderão tirar dúvidas fazendo perguntas e interagindo com os professores e com outros alunos que estarão na plateia, sendo uma excelente oportunidade de aprendizado.

Com certeza você não pode perder dicas de extrema importância que esses professores vão oferecer, por isso saiba como participar.

Veja o cronograma das palestras abaixo:

Til – José Alencar – 13/08, às 15h
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis – 27/08, às 15h
O Cortiço – Aluísio Azevedo – 10/09, às 15h 
Sentimento do Mundo – Carlos Drummond de Andrade – 24/09, às 15h
O Fio das Missangas –  Mia Couto – 8/10, às 15h
Leite Derramado – Chico Buarque – 22/10, às 15h

Ligue para os telefones (11) 3170-5910 /  3170-5911 e se inscreva a partir do dia 06 de agosto. Para saber mais acesse o site www.casperlibero.edu.br.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Está começando a se preparar para o vestibular e/ou Enem e não sabe qual língua estrangeira vai escolher? Então você está lendo o texto certo! Darei-lhes algumas dicas para que essa escolha se torne mais prática e fácil para vocês.

Quero começar dizendo que é um erro que muitos cometem escolher a língua espanhola por achar que ela é semelhante com a língua portuguesa. Já ouvi muitas pessoas dizendo: “Espanhol é igual a Português!” Pois não é!

A língua espanhola está cheia de “pegadinhas” ou os chamados Falsos cognatos.  

A dica é: Se você tem dificuldades com a gramática do Português, não se atreva a escolher como língua estrangeira o Espanhol, pois sua estrutura gramatical é praticamente igual ao nosso Português, isto ocorre pelo fato dessas duas línguas serem filhas do Latim.

Agora vamos falar um pouco do inglês. O Inglês é muito mais fácil que o espanhol. Não tem muitas regras gramaticais, é uma língua simples e direta. Sua estrutura gramatical é bem simples se comparado ao português e ao espanhol. A única coisa difícil que você pode enfrentar com os estudos da língua inglesa é a pronúncia.

Segunda dica: Não escolha uma língua ou outras por causa dos seus amigos ou sua família.

A terceira dica é: O que você mais gosta? Qual você tem mais afinidade? Pois então siga em frente.

Quarta e última dica: Independente da língua que você escolheu leia e responda questões dessa língua. E não esqueça: A prática sempre faz a diferença!

Por Lidiane de Jesus Freitas


O prazo para as instituições de ensino superior inscreverem seus alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é até o dia 16 de agosto de 2013. O exame será realizado no dia 24 de novembro.

O Enade avaliará, nesta edição, o desempenhos dos estudantes dos seguintes cursos de bacharelado: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia, fisioterapia, medicina, veterinária, odontologia, nutrição, zootecnia e serviço social, além dos cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

O Enade se destina aos estudantes que ingressaram este ano em seu curso e aos alunos do bacharelado que concluirão seus cursos até julho do ano que vem, estudantes que já tenham 80% da carga horária completada até 16 de agosto, ou mais de 75%, e os alunos dos cursos de tecnologia que irão concluir até dezembro de 2013.

A própria instituição entra em contato com os candidatos selecionados para realizar o Exame, sendo que é obrigatória a presença dos alunos selecionados no dia do exame. A não participação do aluno selecionado pode acarretar na não emissão do histórico e consequentemente do diploma.

Por Joana Junqueira borges


Sabe-se que atualmente as provas de Português raramente trazem  questões que abordem somente gramática. Tem-se dado uma grande importância à interpretação. Questões de interpretação podem envolver gramática e testar o seu nível de compreensão textual.

As provas estão vindo sempre repletas de textos, poemas, charges, músicas,  entre outros. Então, antes de começar a responder leia atentamente às questões, em seguida leia com bastante atenção os textos da prova e grife o que mais te chamar atenção. Sabe por qual motivo deve grifar? Pra facilitar sua visibilidade. E também você já vai ter um pouco de noção do que estará sendo pedido nas questões.

Por isso, assim que pegar a prova, “passe o olho” rapidamente nas questões, pra evitar aquele problema chato de estar respondendo a questão e sentir necessidade de voltar a ler todo o texto novamente.
Se tiver poema, tente identificar a princípio de qual época é o autor e qual escola literária.

Nas charges, observe se há intertextualidade. A intertextualidade é a relação que ela possui com outros textos ou temas. Vale a pena ressaltar que a prova de língua portuguesa é uma das que mais “pesam” em qualquer processo seletivo.

Se a prova vier com alguma música, coloque em prática o seu senso crítico e boa sorte! 

Por Lidiane Freitas


Como você fica no dia anterior de uma prova? Segue rituais propagados em cursos preparatórios? Fica roendo todas as unhas? Revisando os assuntos? Se você respondeu sim a maioria das perguntas preste atenção, pois, darei algumas dicas para que saibam como se portar neste momento tão importante.

Na hora de uma prova de concurso ou vestibular, à princípio é necessário manter a calma em todos os aspectos. Não adianta estudar na véspera. É um erro de muitos alunos se desesperarem tentando abarcar todos os assuntos aprendidos. Apenas relaxe.

Você estudou? Se sente preparado?  Em caso afirmativo, não esquente. Um dia antes da prova procure sair, ir ao teatro, ouvir uma boa música, ir ao cinema, ir à igreja, sair pra comer, sair pra dançar (Mas nem pense em ingerir bebida alcoólica). Faça coisas simples e prazerosas para você.

Muitas pessoas dizem que você precisa dormir cedo, descansar, fazer tudo “certinho”, mas eu não concordo. Durma no horário de costume. Não há um ritual a seguir, não seja metódico, siga o relógio do seu organismo.

E no dia da prova? Cuidado com a alimentação! Não exagere, pois o nervoso e a ansiedade podem interferir na sua digestão, evite comer pratos picantes ou pesados. Certifique-se que está muito bem acompanhado por uma garrafinha de água.  Já vi gente levando cachorro quente, salgadinhos, refrigerantes e etc.

Sinceramente, acho que se fizer isso, vai gastar uns 30 minutos só comendo. Se for comer algo que seja algo doce (seu organismo vai precisar de muita glicose), então pode ser uma barra de cereal nutritiva, um suco pronto, frutas  ou até mesmo uma deliciosa barra de chocolate… E então? Tudo ok?

Espero que sigam as dicas e por fim, não esqueçam de levar 1 caneta reserva e sucesso!

Por Lidiane Freitas


Os candidatos que têm interesse em bolsas de estudos para as universidades particulares do país poderão começar a inscrever-se no Programa Universidade para Todos (Prouni) na próxima sexta-feira, dia 21, até o dia 25 de junho.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), as inscrições serão feitas no site do Prouni http://prouniportal.mec.gov.br/. O Prouni destina-se àqueles que concluíram o ensino médio, e que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio (para bolsas integrais) ou até três salários mínimos (bolsas de 50%).

É também necessário que o candidato tenha tido nota mínima de 450 pontos no Enem 2012 e não ter zerado a redação. Haverá necessidade de informar o número de inscrição e senha do Enem 2012. O MEC informou que serão oferecidas 90.010 bolsas e, até agora se confirmou 55.658 bolsas integrais e 34.352 bolsas parciais.

A primeira chamada será realizada no dia 28 de junho, e a comprovação do candidato convocado deverá ser feita do dia 28 de junho até 5 de julho. Haverá uma segunda chamada no dia 13 de julho e a subsequente confirmação do dia 15 ao dia 19 de julho.

Por Joana Junqueira borges


A Universidade Paulista (UNIP) terá mais de dez provas do Vestibular 2013. Desde o dia 20 de dezembro está tendo avaliações para os diversos cursos de formação superior e tecnológica que a instituição oferece.

A UNIP não tem campus só em São Paulo, capital, mas também em outras cidades, como: Barueri, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Brasília, Campinas, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Manaus, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.

Além da variedade de cidades e unidades, a UNIP também oferece uma grande quantidade de cursos nas áreas Biológicas, Exatas e Humanas. Quem prefere cursos de curta duração também encontra boas opções de faculdades tecnológicas (consulte no site da universidade).

O processo seletivo para 2013 é através das provas, por isso, quem não puder fazer o vestibular tradicional poderá também agendar uma data para fazer a prova escolhendo o dia e o horário que estiver disponível.

O prazo máximo para prestar o vestibular 2013 da UNIP é 31 de janeiro de 2013.

As condições de pagamento do vestibular e também do curso estão especificadas no site www.unip.br/vestibular.

Os resultados das provas serão informados 48 horas após a prova, em seguida, o candidato poderá, em caso de aprovação, realizar sua matrícula.

Por Leiliane Lopes


A Universidade Federal do Paraná está com um processo seletivo aberto para o Vestibular UFPR 2013. O período das inscrições ocorreu de 17 de agosto a 21 de setembro, e elas foram realizadas exclusivamente pela internet, no site da Instituição.  

As provas serão realizadas nas cidades de Curitiba e Palotina, e os locais estão especificados nos cartões dos candidatos.

Haverá neste processo seletivo a opção de inclusão racial, que consta de o candidato ser aprovado na segunda fase se possuir a aparência que o caracterize como sendo da raça negra, perante a Banca de Verificação de Auto-Declaração designada pelo Reitor da UFPR.

A primeira fase será realizada no dia 11 de novembro de 2012 com provas de 80 questões objetivas, de múltipla escolha sobre assuntos do Ensino Médio, das disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Língua Estrangeira. A prova de português constará de conteúdo de 18 questões, sendo 9 de Compreensão de Texto e as outras 9 de Literatura e uso da linguagem.

A segunda fase acontecerá entre os dias 09 e 10 de dezembro de 2012, com uma prova que será aplicada para todos (Compreensão e Produção de Textos), além das provas específicas. 

Para candidatos dos cursos de Estatística e Matemática, haverá ainda uma terceira fase, com cada disciplina valendo 100 pontos.

Para saber mais e também visualizar o Manual do Candidato, que contém mais informações detalhadas, é preciso acessar o site da Universidade, onde você vai ficar sabendo da lista de obras literárias que cairão nas provas e o Guia do Candidato, com informações gerais referentes ao processo seletivo.   

Por Monique Mota


A UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) está com seleção sendo oferecida para a escolha de novos integrantes que irão fazer parte do corpo discente de um de seus variados cursos de nível superior através do vestibular 2013.

A UERGS conta nos dias de hoje com cerca de 30 cursos em várias áreas do conhecimento.

Para concorrer a uma destas vagas que estão sendo ofertadas, o meio de seleção consiste no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, os candidatos devem estar inscritos neste exame que terá suas provas aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro de 2012 em todo o país.

Após obter os resultados do ENEM, estudantes que desejam entrar na UERGS devem se inscrever no SiSu (Sistema de Seleção Unificada) por meio do site www.sisu.mec.gov.br escolhendo esta instituição baiana e aguardar os resultados ainda no mês de janeiro de 2013 de acordo com o aproveitamento obtido no ENEM.

Os selecionados irão iniciar suas atividades didáticas a partir do mês de fevereiro de 2013, nas cidades do Rio Grande do Sul onde a UERGS está presente.

Por Ana Camila Neves Morais


Os candidatos ao vestibular de inverno do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio do Janeiro (Cederj) já podem consultar quais serão os seus locais de prova.

Neste processo de seleção, estão sendo disponibilizadas 6.081 vagas distribuídas em 12 cursos de nível superior, sendo que todas as oportunidades são voltadas para o ensino a distância.

Apesar de o local de prova poder ser acessado diretamente pelo site (inscricaovestibular.cederj.edu.br), o candidato já pode saber de antemão que a aplicação da prova do vestibular acontecerá no município que contém o polo para o qual se inscreveu.

As provas serão realizadas no dia 16 de junho e conterá duas partes, sendo uma objetiva, com abrangência de conhecimentos gerais, e uma discursiva, abordando conhecimentos específicos da área do curso disputado. O resultado da primeira parte do processo de seleção deverá ser disponibilizado no dia 26 de junho e da segunda parte, em 3 de julho. A lista final de aprovados será publicada em 10 de julho.

Os aprovados estarão matriculados em uma das instituições de ensino superior parceiras da Cederj. As opções são CEFET, UFRRJ, UFRJ, Unirio, UFF, UERJ e UENF.

Por Matheus Camargo


A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, já divulgou o local de prova do vestibular de inverno 2012.

No total, inscreveram-se para este processo de seleção 8.351 candidatos, que vão disputar 1.044 vagas.

Todas as vagas estão disponíveis nos campi de: São João del-Rei, Alto Paraopeba, Divinópolis, Sete Lagoas e EAD.

No campus de São João del-Rei, o curso mais disputado é o de Arquitetura e Urbanismo integral, com 25,714 candidatos por vaga.

Em Alto Paraopeba, a maior procura foi por Engenharia Civil integral, com 15,609 candidatos por vaga.

Divinópolis teve uma enorme procura por Medicina integral, chegando a uma relação de 171,714 candidatos por vaga.

Sete Lagoas teve maior procura por Engenharia Agronômica integral, com 3,565 candidatos por vaga.

E a educação à distância tem maior concorrência em Pedagogia Licenciatura, no polo Itamarandiba, que registrou 14,667 candidatos por vaga.

As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de junho, nas cidades de Sete Lagoas, Ouro Branco, São João del-Rei e Divinópolis.

A lista dos aprovados deverá ser publicada até o dia 10 de julho.

Os locais de prova podem ser consultados pelo site www.ufsj.edu.br/vestibular.

Por Matheus Camargo


Já foram divulgados os locais de prova da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Os testes do vestibular de inverno 2012 serão aplicados no dia 3 de junho, caso da primeira fase, e nos dias 23 e 24 de junho, caso da segunda etapa.

Estão inscritos no processo de seleção 16.069 candidatos, que vão disputar 465 vagas a serem ofertadas em nove cursos de graduação, sendo eles: engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de produção, engenharia de automação, engenharia de controle, engenharia civil, engenharia ambiental, zootecnia, geografia e agronomia.

Os campi ofertados são os de: Bauru, Ilha Solteira, Ourinhos, Dracena, Registro e Sorocaba.

Neste vestibular, o curso mais concorrido é o de engenharia civil, turno integral, no campus de Ilha Solteira.

Neste caso, há 48,2 candidatos por vaga. Em seguida, está engenharia de produção, noturno, em Bauru, com 48 candidatos por vaga; e geografia em Ourinhos, que fecha 32,8 candidatos por vaga.

Os testes serão realizados simultaneamente nas cidades de São Paulo, Guaratinguetá, Campinas e São José do Rio Preto, além dos municípios que ofertam vagas no processo de seleção.

O vestibular também contará com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para compor a nota.

A lista de aprovados será divulgada em 12 de julho.

A consulta dos locais de prova está disponível pelo site www.vunesp.com.br/vnsp1203.

Por Matheus Camargo


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos (SP), realiza nesta terça-feira (13/12) a aplicação das provas do Vestibular 2012, finalizando na sexta-feira (16/12).

A realização do exame começará às 8h (horário de Brasília) em 22 cidades do país: São Paulo, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, São José dos Campos, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Campinas, Manaus, Natal, Recife, São José do Rio Preto, Londrina, Belém, Fortaleza, Ribeirão Preto, Juiz de Fora, Curitiba e Porto Alegre.

Para realização da prova os candidatos deverão estar munidos de RG atualizado, caneta esferográfica preta, lápis, borracha macia, régua e caneta de ponta porosa preta.  

Será aplicada na terça-feira a avaliação contendo a disciplina de Física, na quarta-feira será Língua Portuguesa e Inglês, na quinta-feira Matemática e na sexta-feira, último dia de provas, os candidatos farão a prova de Química.

Para o exame se inscreveram 9.334 candidatos, que concorrem as 130 vagas oferecidas para os cursos de graduação em Engenharia nas especialidades de Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. Do total geral de candidatos inscritos, 4.248 optaram pela carreira militar, 4.101 não optaram e 985 são treineiros. O concurso também teve inscrição significativa de mulheres, somando 2.368 inscritas.

Dentre os cursos oferecidos pela instituição o de Engenharia Aeronáutica é o mais disputado, com um total de 2.616 candidatos, seguido da Engenharia Mecânica-Aeronáutica, com 1.631 inscritos.

O resultado do vestibular do ITA está agendado para o dia 30 de dezembro.

Por Aline Gomes


 Nesta quinta-feira, 16 de junho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou que irá alterar a data de realização do concurso vestibular 2012. As provas irão ser antecipadas para os dias 10, 11 e 12 de dezembro.

Houve alteração também na data do fim do semestre letivo, para dia 17 de dezembro. Para os que ainda não sabem quais são as leituras obrigatórias, estão divulgadas no site da Coperve/UFSC, acesse http://coperve.ufsc.br/obras.php.

A universidade está entre as melhores do Brasil e destaca-se no sul do país. Conforme divulgado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da UFSC, o curso de mestrado em Ciência da Computação da Universidade teve duas dissertações de alunos seus indicadas entre as dez melhores da área, concluídas em 2010, ao prêmio referente ao Concurso de Teses e Dissertações 2011 da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

A apresentação dos trabalhos está prevista para julho deste ano. Os estudantes concorreram com alunos de importantes universidades brasileiras.

Por Suelen Diniz


Pronomes relativos costumam ser recorrentes nas provas de inglês dos vestibulares e, caso não sejam o tema das questões em si, costumam ser essenciais para o entendimento do texto. Como o próprio nome diz, eles servem para relacionar duas partes da oração. Na sentença, os pronomes relativos podem ser “objeto” ou “sujeito”, e para cada situação há uma peculiaridade e um pronome a ser utilizado.

Os relativos Who e Whom trazem um tom de identidade à palavra antecedente, que deve ser uma pessoa ou um personagem (animal, desenho, etc) com nome. Whom é utilizado de maneira mais formal e normalmente se relaciona a um observador (por exemplo: The man whom i saw at the park).

Quando os pronomes relativos exercem a função de objetos do verbo, eles podem ser omitidos, mas caso sejam o sujeito (por exemplo: Who is he?) não deve haver omissão. Toda vez que o relativo for seguido por um verbo, ele funciona como sujeito, caso o contrário, ele é o objeto.

That e Which são pronomes que servem para coisas e animais sem identidade. When se relaciona ao tempo (por exemplo: Remember me when i’m gone); Where a lugares (exemplo: Where are you going?) e Whose pode ser traduzido por “cujo”.

O pronome mais complicado de utilizar é o What, pois ele pode funcionar tanto como objeto, como sujeito da oração. No entanto é mais comum ser o sujeito.

Por Lucas Coelho

Fonte: Só Língua Inglesa


As provas de inglês que são aplicadas nos vestibulares costumam ser bem simples. Para quem já conhece razoavelmente a língua, as questões não apresentam grandes dificuldades, especialmente as relacionadas à compreensão de texto. A facilidade da prova e o seu alto índice de gabaritagem acabam resultando em uma grande vantagem para alguns em relação a quem não conhece o idioma.

Portanto, o necessário para quem não sabe falar inglês não é aprendê-lo, mas sim entender como as provas funcionam e estudá-las. Assim, o candidato fica sabendo como fazer os testes, sem necessariamente dominar a língua.

Um exemplo prático é a prova da VUNESP, que é aplicada para a UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), além de algumas outras faculdades no interior do Estado.

A prova de inglês da VUNESP normalmente apresenta um texto e questões de dois tipos: compreensão e vocabulário. Os testes relacionados ao vocabulário frequentemente trazem conjunções e pedem na resposta algum sinônimo, em inglês ou português, ou a ideia que a conjunção traz. Por exemplo: Indeed, my battery was running low (“Na verdade, minha bateria estava se esgotando”). O termo “Indeed” significa “Na verdade” e traz uma ideia de ênfase à frase.

O site InfoEscola apresenta uma lista de conjunções traduzidas e suas respectivas aplicações.

Por Lucas Coelho


Houve uma alteração na data da prova presencial do vestibular da Universidade Santo Amaro (Unisa) – Turmas de Agosto.

As provas serão realizadas no dia 19 de junho no campus II (localizado na Rua Isabel Schmidt, 349, Santo Amaro, São Paulo-SP). As inscrições já estão abertas e poderão ser efetuadas até às 24h do dia 15 de junho.

O aluno poderá solicitar o aproveitamento do resultado do ENEM, desde que indique esta opção no ato da inscrição. O valor da taxa é R$ 15,00. São oferecidos os cursos de graduação e tecnólogo. Para mais detalhes consulte www.unisa.br.

As provas para a carreira médica da Universidade Santo Amaro (Unisa) foram definidas para 30 de outubro. Se você pretende participar dessa carreira pode se inscrever para o vestibular a partir do dia 22 de agosto até o dia 10 de outubro. Para mais informações consulte o site da Vunesp.

Por Daniella Machado


Estarão abertas até o dia 11 de maio as inscrições para o Vestibular do 2º semestre de 2011 da Faculdade INAP, de Belo Horizonte. As vagas que estarão em disputa são para os cursos superiores tecnológicos de Design Gráfico e Design de Interiores. Em ambos os casos, estão sendo oferecidas 50 vagas para o turno da manhã e outras 50 vagas para o turno da noite.

As inscrições estão sendo feitas através do site www.faculdadeinap.edu.br ou no campus da instituição, localizado na Avenida Carandaí, 507, bairro Funcionários, na capital mineira.

O atendimento funciona das 8 horas às 20 horas, nos dias úteis. Aos sábados, o horário é entre as 8 horas e as 15 horas. A taxa de inscrição custa R$ 40. A prova está marcada para o dia 15 de maio, e será composta por 20 questões de múltipla escolha, com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, além da redação. Os candidatos que preferirem, podem agendar uma data para a realização do exame (de segundas a sextas-feiras).

Os resultados saem até o dia 20 de maio. A matrícula será feita entre os dias 1º e 10 de junho.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3304-6666.


O Ministério da Educação (MEC) divulgou a data do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011. O exame, que tem como objetivo medir o rendimento, as competências e as habilidades dos estudantes dos cursos de graduação, será realizado no dia 6 de novembro, a partir das 13 horas, em todo o país.

A previsão é de que sejam avaliados 1,2 milhão de alunos, dos cursos de arquitetura e urbanismo, artes visuais, biologia, computação, ciências sociais, educação física, engenharia, física, filosofia, história, geografia, letras, matemática, música, pedagogia e química, além dos estudantes matriculados nos cursos técnicos em alimentos, automação industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, construção de edifícios, fabricação mecânica, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, saneamento ambiental e rede de computadores.

Estão dispensados do Enade os estudantes dos cursos não listados; os que se formarem até o dia 31 de agosto; aqueles que estudaram fora do país; e os que iniciaram o curso superior em 2011 (desde que tenham feito o Enem). As inscrições vão ocorrer entre os dias 18 de julho e 19 de agosto, através das instituições de ensino superior. A participação no exame é obrigatória.

Outras informações no site www.inep.gov.br (link “Enade 2011”).


Muitos vestibulandos ainda pensam que hoje estudar Língua Portuguesa para uma prova de vestibular significa decorar todos os modos e conjugações verbais ou todos os conceitos de morfologia e sintaxe como o que é verbo, o que é substantivo, o que é objeto direto, etc.

Mas isso não é preciso, pois, a partir da década de setenta com o desenvolvimento da Linguística Textual no Brasil o estudo e ensino da língua materna mudaram muito e isso, claro, refletiu nos vestibulares. Hoje o que os exames pretendem é saber  se o candidato consegue avaliar a forma de lidar com as diferentes estruturas linguisticas em contextos específicos de uso da língua e nas suas diversas modalidades.

Não se procura mais avaliar uma análise descontextualizada de frases e palavras e sim, saber lhe dar com um conhecimento oral e escrito. É importante que o aluno saiba, por exemplo, as diferenças entre a escrita e a oralidade, quais são os traços de uma e de outra que as diferenciam.

Resumidamente é entender como a língua funciona e saber empregar as normas gramaticais de modo correto levando em conta o modo e contexto linguísticos. Não adianta, por exemplo, saber o que é um objeto direto sem reconhecê-lo junto com sua função em um texto.

Por Karin Földes


A redação tem grande peso nos vestibulares e por isso, causa tanto pânico e terror  em quem vai prestar uma prova como essa. De nada adianta saber resolver os cálculos mais difíceis ou ser um historiador nato e não saber se expressar bem, ou não saber fazer uso da norma culta da língua e nem ter um bom conhecimento do assunto e linearidade de raciocínio.

Pessoas que não dominam a linguagem não conseguem se expressar isso é certo e comprovado. Assim, é preciso que o candidato se prepare também para a redação lendo muito e não apenas livros, mas jornais e revistas para ficarem por dentro dos mais diversos assuntos atuais.

Além disso, é preciso dominar a norma culta da língua, deixar os coloquialismos, gírias, regionalismos e clichês fora do texto. Outra coisa fundamental é conhecer o funcionamento do tipo de texto que se escreve pois, narração tem uma estrutura, dissertação tem outra completamente diferente.

A narrativa é uma história que possui personagens, tempo, espaço, narrador e enredo. Já a dissertação é um texto argumentativo, ou seja, é construído com argumentos para que se convença o leitor sobre determinado assunto. O texto argumentativo jamais permite que se use “eu” ou “na minha opinião”, esses são erros gravíssimos que os candidatos ao vestibular costumam cometer.

Por Karin Földes


Foi divulgado o gabarito oficial das provas do Vestibular 2011 da UEA – Universidade Estadual do Amazonas.

As provas foram realizadas no domingo, dia 20 de fevereiro, e contou com quase 40 mil participantes, que fizeram as provas em cerca de 42 escolas da cidade de Manaus, e outras 75 escolas no interior do Estado. Ao todo são oferecidas 3780 vagas, distribuídas em 30 cursos.

Clique aqui e confira o gabarito do 1º dia de provas do Vestibular.

Na segunda-feira, dia 21 de fevereiro, há a prova de conhecimentos específicos, com 36 questões.

Boa sorte a todos os candidatos!





CONTINUE NAVEGANDO: