No último dia 01 de agosto, o MEC publicou no Diário Oficial da União todas as condições para a distribuição das vagas remanescentes do Prouni 2013 – 2° Semestre. De acordo com as informações, os estudantes que são professores da rede pública de ensino e estão regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, terão prioridade na seleção.

As bolsas poderão ser utilizadas tanto por alunos que ingressarão em seus cursos no 2° Semestre/2013, como por alunos que já estão matriculados.

Para os alunos que prestaram os vestibulares do meio do ano, a seleção será baseada nas classificações do próprio vestibular. Consequentemente, quem obter as melhores pontuações terá mais chance de ser selecionado pelo Programa.

Vale frisar que a oferta destas vagas não é obrigatória e a decisão de aderir ou não ao processo ficará exclusivamente a cargo da instituição de ensino. Entretanto, uma vez participante do processo, a universidade deverá divulgar tanto as vagas, quanto as opções de curso e turno disponíveis, em publicações de grande circulação, editais, murais, dentre outros.

O preenchimento das vagas remanescentes deverá ser feito até o dia 15 de agosto, com a comprovação de todas as informações fornecidas pelos candidatos.

Por Tatiane Andrade


Os estudantes que foram selecionados na primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) têm até o dia 8 de julho para comprovar junto às instituições de ensino os dados fornecidos no ato da inscrição. Após a comprovação dos documentos, já é possível realizar a matrícula e passar por uma seleção dentro da própria instituição de ensino caso seja necessário.

A lista dos pré-selecionados foi divulgada no dia 30 de junho e pode ser consultada através do site http://siteprouni.mec.gov.br. Na página é possível encontrar a lista com todos os documentos necessários para efetivar a inscrição.

A pré-seleção não garante a vaga de fato, apenas assegura o direito à vaga, levando em consideração que todas as informações prestadas são verdadeiras. Os estudantes que não comparecerem para comprovar a documentação ou que não apresentarem todos os documentos necessários, serão reprovados.

O Prouni é um programa que oferece aos estudantes de escolas públicas a oportunidade de estudar em universidades particulares. Para se inscrever no Prouni é necessário ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral. Outros pré-requisitos são realizar o ENEM e ter a renda familiar dentro do que é permitido.

Por Jéssica Posenato


As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) que terminariam no dia 25 foram prorrogadas até o dia 27. Os interessados devem realizar as inscrições através do site do ProUni. Além da prorrogação das inscrições, outras mudanças do calendário do ProUni ocorreram.

De acordo com o Ministério da Educação, até o dia 25 foram registrados aproximadamente 340 mil estudantes inscritos na concorrência de mais de 600 mil bolsas, visto que cada estudante pode escolher até duas opções de curso. Para o Ministério da Educação, o prazo teve que ser prorrogado para que mais estudantes pudessem realizar as inscrições.

O ProUni é um programa que oferece bolsas em faculdades de nível superior para brasileiros que não possuem diploma de curso superior. Para participar é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio e ter obtido a nota mínima que é de 450 na média. Os estudantes também devem ter cursado o ensino médio em escola público ou em escola particular com bolsa. Além desses requisitos também é necessário observar a renda familiar e ler as regras no site do ProUni.

Apenas nessa edição do ProUni, são oferecidas 34.352 bolsas parciais e 55.693 integrais, totalizando 90.045 bolsas oferecidas.

Por Jéssica Posenato


Os candidatos que têm interesse em bolsas de estudos para as universidades particulares do país poderão começar a inscrever-se no Programa Universidade para Todos (Prouni) na próxima sexta-feira, dia 21, até o dia 25 de junho.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), as inscrições serão feitas no site do Prouni http://prouniportal.mec.gov.br/. O Prouni destina-se àqueles que concluíram o ensino médio, e que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio (para bolsas integrais) ou até três salários mínimos (bolsas de 50%).

É também necessário que o candidato tenha tido nota mínima de 450 pontos no Enem 2012 e não ter zerado a redação. Haverá necessidade de informar o número de inscrição e senha do Enem 2012. O MEC informou que serão oferecidas 90.010 bolsas e, até agora se confirmou 55.658 bolsas integrais e 34.352 bolsas parciais.

A primeira chamada será realizada no dia 28 de junho, e a comprovação do candidato convocado deverá ser feita do dia 28 de junho até 5 de julho. Haverá uma segunda chamada no dia 13 de julho e a subsequente confirmação do dia 15 ao dia 19 de julho.

Por Joana Junqueira borges


Em 30.12.2012 o Ministério da Educação (MEC) publicou Diário Oficial as normas para o ingresso no processo seletivo do ProUni para o primeiro semestre de 2013.   

Dessa maneira, apenas poderão concorrer a uma das vagas aqueles alunos os quais tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtido nota maior de zero na redação e a partir de 450 pontos nos testes objetivos.  

É preciso, ainda, que o candidato à bolsa obedeça a determinados pré-requisitos, tais como, possuir ensino médio completo no ensino público, ter concluído ensino médio em escola privada como bolsista integral ou cursado parte do ensino médio em instituição de rede pública e parte no ensino médio na rede privada no como bolsista integral.  

Igualmente, as pessoas portadoras de necessidades especiais (deficientes) ou professores rede pública de ensino, estes os quais objetivem cursar graduação de licenciatura direcionada à formação do magistério em educação básica, possuem direito às bolsas do ProUni.  

Contudo, os alunos que já possuírem outro diploma de ensino superior, bem como já esteja matriculado em instituição de ensino superior não têm direito às vagas do ProUni.    O período de inscrições no programa é de 17.01.2013 até 21.01.2013, sendo a primeira chamada dos selecionados realizada em 24.01.2013.

Para mais informações sobre a seleção e matrícula você pode acessar o site do MEC/ProUni clicando no link: http://siteprouni.mec.gov.br.

Por Laura Kerstenetzky





CONTINUE NAVEGANDO: