Foram abertas no dia 20 de junho as inscrições para as bolsas de estudo oferecidas em instituições particulares de Ensino Superior, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), para o 2º semestre de 2011. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%). Poderão ser escolhidas três opções de curso e uma instituição.

Para se candidatar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e ter obtido pelo menos 400 pontos em média, além de não ter zerado a redação. Outros pré-requisitos são possuir renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa da família, para disputar as bolsas integrais; renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, no caso das bolsas parciais; e ter cursado todo o Ensino Médio em instituições da rede pública ou na condição de bolsista integral, em colégios privados. Professores de escolas públicas que queiram disputar as bolsas em cursos de licenciatura não precisam cumprir o critério da renda.

As inscrições no ProUni do 2º semestre de 2011 poderão ser feitas até o dia 24 de junho, por meio do site prouniportal.mec.gov.br. A lista da 1ª chamada será divulgada no dia 27 de junho.

Por André Gonçalves

Fonte: MEC


Segundo publicação do Ministério da Educação, houve alteração nos regulamentos do fundo garantidor do Financiamento Estudantil (FIES).

Ficou decidido que alunos de baixa renda da rede estadual de ensino não precisarão mais apresentar fiador para requerer o pedido de crédito para ensino de graduação.

Esta nova regulamentação só é válida para aqueles estudantes que possuem renda per capita mensal de um salário mínimo e meio ou estiverem matriculados em cursos de licenciatura.

Os bolsistas do PROUNI também terão a sua disposição este benefício do FIES. Por sua vez, o uso ou não do fiador será feita no momento do pedido do financiamento pelo estudante.

Os interessados em saberem mais sobre o funcionamento do FIES e a nova resolução do MEC devem acessar o site www.caixa.gov.br.

Por Layla Rodrigues


O ProUni começou a convocar esta semana (21/03) aqueles candidatos que ficaram na lista de espera criada pelo próprio sistema.

Até o próximo dia 25/03/2011 todas as instituições de ensino superior poderão fazer a convocação dos estudantes aprovados no ENEM, desde que ainda possuam cotas de bolsas disponíveis.

Os estudantes contemplados na pré-seleção deverão se dirigir às instituições, para comprovar todas as informações prestadas no ato da inscrição ao programa e para entregarem a lista de documentos requeridos, conforme listagem disponível no site do Prouni.

Vale lembrar que a classificação do estudante será feita com base em sua primeira opção de inscrição, sendo direcionado à segunda opção somente caso não ocorra a respectiva formação da turma.

Por Alberto Vicente


Foi divulgada a lista do Ministério da Educação (MEC) que informa quais foram os candidatos selecionados, em segunda chamada, para o recebimento da bolsa de estudos do PROUNI (Programa Universidade para Todos).

Os inscritos deverão clicar aqui e digitar, nos campos específicos, o número de inscrição do ENEM 2010 e o número do CPF, para confirmar se receberão o auxílio educação no primeiro semestre de 2011.

Em caso de aprovação, os candidatos terão que comparecer na secretaria da instituição de ensino onde foram selecionados, até o dia 17 de março de 2011, com os documentos exigidos: documento de identificação pessoal, comprovante de residência, comprovante de rendimentos e outros listados e especificados no site do MEC.

Os estudantes universitários que não foram selecionados, nas duas fases de inscrição, farão parte de uma lista de espera, que será elaborada por ordem classificação, publicada a partir de 21 de março de 2011 e poderá ser acessada pelas universidades que fazem parte do programa.

Após essa divulgação, será de responsabilidade das instituições de ensino a convocação dos candidatos para a apresentação dos documentos comprobatórios.

Por Gy Camargo


Já pode ser consultada a lista dos candidatos pré-selecionados na 2ª etapa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2011. Para saber se você está entre os convocados é preciso acessar o site www.siteprouni.mec.gov.br, digitar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e também o CPF.

O período para confirmação das informações declaradas durante a inscrição será entre os dias 28 de fevereiro e 4 março, nas instituições de ensino superior escolhidas pelos estudantes. É preciso levar uma série de documentos, dentre os quais identidade, CPF, comprovante de renda da família e comprovante de residência. Veja aqui a lista completa.

De acordo com o Ministério da Educação, poderá haver uma segunda chamada no dia 13 de março, se todas as bolsas restantes não forem preenchidas por algum motivo. E a partir do dia 21 de março sairá a lista de espera. 

Por André Gonçalves


Estarão abertas até o dia 24 de fevereiro as inscrições para a 2ª etapa do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação. Nesta fase, poderão participar os alunos que não foram aprovados na primeira etapa e também aqueles que não haviam feito inscrição anteriormente.

Além disso, os interessados precisam ter feito o Enem de 2010 e obtido uma pontuação mínima de 400 pontos, somando a média das cinco notas do exame, e não ter zerado a redação. Outro pré-requisito é ter feito todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em colégios particulares. Para disputar a bolsa integral, o estudante deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para a parcial, o limite é de até três salários mínimos.

Quem quiser se candidatar deve acessar o endereço eletrônico www.siteprouni.mec.gov.br.

A lista dos pré-selecionados sai em 27 de fevereiro.

Por André Gonçalves





CONTINUE NAVEGANDO: