Está aberto o período de inscrições do processo seletivo Vestibular 2015 da Universidade Federal do Oeste do Pará, a instituição UFOPA. O processo de seleção regular estará com as suas inscrições abertas até o dia 18 de janeiro. Para se inscrever é necessário que o aluno acesse o site da UFOPA, as inscrições são aceitas somente através da internet. O estudante não precisará pagar taxa de inscrição. 

No momento de preencher o formulário de participação os interessados precisarão indicar até duas opções de cursos. A primeira opção assinalada será a opção de curso obrigatório, logo a segunda opção  deverá estar obrigatoriamente vinculada ao mesmo instituto que disponibiliza a primeira opção. 

A confirmação da inscrição será realizada somente após a verificação pelo Instituto Anísio Teixeira, o Inep, de que o candidato está realmente inscrito no Enem de 2013 ou 2014.

A avaliação e seleção dos candidatos serão realizadas através do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 ou 2014. Quem obteve uma nota inferior a 400 em uma ou mais áreas de conhecimento e uma nota inferior a 500 na redação, estará automaticamente fora do processo seletivo. 

Conforme previsto pelo edital do certame, a divulgação da lista de aprovados deverá acontecer somente no dia 27 de janeiro.  

Atualmente a UFOPA está oferecendo 1.191 vagas para 24 cursos de diversos graus como bacharelado e licenciatura. As vagas são para lotação nas unidades da instituição localizadas em Oriximirá, Óbidos e Santarém. O maior número de oportunidades é para Santarém, ao todo são oferecidas 1.106 vagas para esta localidade. Estas vagas estão distribuídas em 24 cursos de nível superior. 

Do total de vagas abertas na instituição, 600 são destinadas aos alunos candidatos por cotas sociais.  

O uso da nota conquistada no Enem como critério para selecionar os novos alunos da instituição foi anunciada em maio de 2014.  

Por mais informações ligue para (93) 2101 6532 ou encaminhe um e-mail para comunicaufopa@gmail.com.

Por Melina Menezes


A Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, localizada no Estado do Pará, está com uma oferta de 1.120 vagas em cursos de graduação superior para o Processo Seletivo de Vestibular 2013.

Do total de vagas, 50% serão reservadas para candidatos que forem ingressar através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e as outras 50%, serão preenchidas através do Vestibular tradicional da Instituição.  

As aulas dos cursos são ministradas nos campi da UFRA, que ficam nas cidades de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas e Parauapebas.

As inscrições serão feitas somente pela internet, através do endereço eletrônico www.ufra.edu.br, durante o período de 14 de novembro a 09 de dezembro de 2012. A taxa de inscrição custa R$ 50,00. É obrigatório que o candidato informe o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012, que será utilizado como primeira fase do Vestibular da UFRA.

A partir do dia 10 de janeiro de 2013, os candidatos poderão consultar o Cartão de Identificação, contendo o local da segunda fase da prova, que será aplicada no dia 27 de janeiro de 2013, das 08h às 12h.

Por Andrea Gomes 


A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) abriu, no dia 25 de outubro, o período de inscrição para o Vestibular de Verão 2012.

Ao todo o certame disponibiliza 1.200 vagas em seus 34 cursos de graduação. Para este processo seletivo, a UFOPA irá adotar o resultado dos anos de 2010 e 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para que os candidatos possam ingressar na instituição.

Para participar você deve fazer a sua inscrição no site da UFOPA (www.ufopa.edu.br) até o dia 09 de dezembro de 2011, sendo que não haverá cobrança de taxa de inscrição. Como informamos, não acontecerá um exame tradicional e sim a substituição dele pelos resultados do Enem. Mais informações você consegue no site citado acima.

Para 2012 a instituição terá cursos no Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e Instituto de Ciências da Sociedade (ICS). Dentre os cursos ofertados estão: ciências econômicas, engenharia de aquicultura, engenharia física, agronomia, farmácia, matemática e física, biologia e química, português e inglês, história e geografia, sendo estas última feitas de modo integrado.

Clique aqui e saiba todos os cursos oferecidos.


Em Belém, no Pará, a Universidade da Amazônia (UNAMA) anuncia a abertura das inscrições para o Vestibular de Verão 2012. Para este certame a instituição disponibilizou um total de 3.545 vagas em seus cursos de graduação.

Para realizar o seu cadastro, você deve acessar o portal da Unama (www.unama.br), até o dia 04 de novembro de 2011. Os candidatos também podem comparecer nas Centrais de Atendimento dos Campi da instituição, para inscrição presencial. Os endereços você encontra no edital de abertura do Vestibular. A taxa de participação tem o valor de R$ 65.

As provas deste processo de seleção serão realizadas no dia 20 de novembro deste ano, a partir das 08 horas, com uma duração de 04 horas.

Você pode se inscrever para as áreas de administração, artes visuais e tecnologia de imagem, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, ciências da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, enfermagem, ciências sociais, engenharia civil, engenharia sanitária e ambiental, engenharia de produção, fisioterapia, geografia, fonoaudiologia, história, matemática, letras (inglês/português/espanhol), moda, pedagogia, nutrição, psicologia, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, serviço social, tecnologia em design de interiores, publicidade e propaganda, jornalismo, relações internacionais, direito, entre outras. 

A lista completa de cursos, além de outras informações, você encontra no edital. Mais detalhes você também adquire no telefone (91) 4009 3100 ou no e-mail vestibular@unama.br.





CONTINUE NAVEGANDO: