Confira aqui a lista de universidades com vagas abertas no Sisu 2019.

De todos os estados brasileiros que participam e oferecem vagas em suas universidades pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), o estado de Minas Gerais conta com a maior presença de suas instituições de ensino.

E não é para menos, as 19 Instituições educacionais cadastradas estão presentes em mais de 60 municípios em todo o estado e possibilitam esta presença marcante neste importante programa para o ingresso de alunos vindos diretamente de escolas públicas.

As universidades mineiras que oferecem vagas para o SISU são:

  • CEFET de Minas Gerais: disponibiliza 702 vagas, destas 351 são para estudantes de cotas. O CEFET está presente nas cidades de Belo Horizonte (aonde se localiza a sede), além das cidades de Curvelo, Araxá, Leopoldina, Divinópolis, Timóteo, Varginha e Nepomuceno.
  • IFTM: disponibiliza 795 vagas, destas 477 são para estudantes de cotas. O IFTM está presente nas cidades de Uberaba, Paracatu, Patrocínio, Ituiutaba e Uberlândia.
  • IFMG: disponibiliza 1015 vagas, destas 512 são para estudantes de cotas. A IFMG está presente nas cidades de Arcos, Congonhas, Governador Valadares, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité, Itabirito, Sabará, Betim, Ipatinga, Ouro Branco, Piumhi, São João Evangelista, Formiga e Campus Bambuí.
  • IFNMG: disponibiliza 828 vagas, destas 416 são para estudantes de cotas. A IFNMG está presente nas cidades de Almenara, Arinos, Montes Claros, Salinas, Januária, Teófilo Otoni, Pirapora, Araçuaí e Campus Avançado Porteirinha.
  • IFSudesteMG: disponibiliza 355 vagas, destas 182 são para estudantes de cotas. A IFSudesteMG está presente nas cidades de Barbacena, Muriaé, Santos Dumont, São João del Rei, Juiz de Fora, Rio Pomba e Campus Avançado de Bom Sucesso.
  • IFSULDEMINAS: disponibiliza 388 vagas, destas 137 são para estudantes de cotas. A IFSULDEMINAS está presente nas cidades de Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos e nos dois Campus de Inconfidentes.
  • UEMG: disponibiliza 2999 vagas, destas 1501 são para estudantes de cotas. A UEMG está presente nas cidades de Belo Horizonte, Diamantina, João Monlevade, Ubá, Abaeté, Cláudio, Divinópolis, Ituiutaba, Passos, Ibirité, Frutal, Poços de Caldas, Barbacena, Abaeté, Campanha, Carangola e Leopoldina.
  • UNIMONTES: disponibiliza 1169 vagas, destas 566 são para estudantes de cotas. A UNIMONTES está presente nas cidades de Almenara, Espinosa, Januária, Pirapora, Salinas, Unaí, Janaúba, Brasília de Minas, Paracatu, São Francisco, Pompéu e Montes Claros.
  • UNIFAL: disponibiliza 1057 vagas, destas 529 são para estudantes de cotas. A UNIFAL está presente nas cidades de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas.
  • UNIFEI: disponibiliza 1394 vagas, destas 698 são para estudantes de cotas. A UNIFEI está presente nas cidades de Itabira e Itajubá.
  • UFIF: disponibiliza 1331 vagas, destas 678 são para estudantes de cotas. A UFIF está presente nas cidades de Pitágoras, Juiz de Fora e Governador Valadares.
  • UFLA: disponibiliza 798 vagas, destas 401 são para estudantes de cotas. A UFLA está presente na cidade de Lavras.
  • UFMG: disponibiliza 3167 vagas, destas 3172 são para estudantes de cotas. A UFMG está presente nas cidades de Montes Claros e Belo Horizonte.
  • UFOP: disponibiliza 1314 vagas, destas 660 são para estudantes de cotas. A UFOP está presente nas cidades de João Monlevade, Mariana e Ouro Preto.
  • UFSJ: disponibiliza 1795 vagas, destas 904 são para estudantes de cotas. A UFSJ está presente nas cidades de Ouro Branco, São João del Rei, Sete Lagoas e Divinópolis.
  • UFU: disponibiliza 3219 vagas, destas 1618 são para estudantes de cotas. A UFU está presente nas cidades de Santa Mônica, Pato de Minas, Uberlândia, Ituiutaba e Monte Carmelo.
  • UFTM: disponibiliza 984 vagas, destas 493 são para estudantes de cotas. A UFTM está presente nas cidades de Iturama e Uberaba.
  • UFVJM: disponibiliza 639 vagas, destas 333 são para estudantes de cotas. A UFVJM está presente nas cidades de Teófilo Otoni, Unaí, Janaúba e Diamantina.
  • UFV: disponibiliza 3195 vagas, destas 1603 são para estudantes de cotas. A UFV está presente nas cidades de Rio Paranaíba, Viçosa e Florestal.

Autor: Carlos B.


Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2019.

As inscrições para o processo seletivo do CEFET-MG estão abertas. Para quem tem interesse em disputar uma vaga em Divinópolis ou Leopoldina, é bom ficar atento. O período de inscrição começou no dia 26 de dezembro de 2018 e terminará em 20 de janeiro de 2019. Em Divinópolis, as vagas são para os cursos de Engenharia de Computação e Design de Moda. Já em Leopoldina, para Engenharia de Computação apenas.

Como se inscrever no vestibular do CEFET-MG 2019?

Podem se inscrever os candidatos que já concluíram o ensino médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017 ou 2018. O candidato deve ter obtido nota mínima de 500 pontos na prova de Redação. Além disso, sua pontuação mínima em cada uma das outras provas do ENEM deve ser de 450 pontos.

Não há cobrança de taxa de inscrição. O interessado em concorrer às vagas deve entrar no site da COPEVE, munido de seus dados pessoais, e preencher todos os campos solicitados no requerimento de inscrição. É bom lembrar que é importante baixar e ler o Edital com atenção.

Os documentos necessários para a inscrição são: CPF (Cadastro de Pessoa Física), um documento de identidade (carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte). E para o candidato estrangeiro: cédula de identidade expedida pela Polícia Federal ou passaporte com visto temporário de estudante válido.

O CEFET-MG e os cursos de Design de Moda e Engenharia de Computação

O CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) foi fundado em 1909. Possui as seguintes unidades: Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno, Curvelo, Contagem. Oferece cursos técnicos e cursos de graduação e pós-graduação, além de apresentar forte atuação em pesquisa.

O profissional de Design de Moda deve ter a habilidade de desenhar. O especialista dessa área deve criar roupas e acessórios, como joias e bolsas, por exemplo. Portanto, são características essenciais: o talento para o desenho, a imaginação criativa e o interesse pela moda. Já o profissional de Engenharia de Computação deve estar apto a desenvolver sistemas computacionais ou prestar consultorias em Tecnologia da Informação. Ou seja, deve ter habilidades no setor de informática.

A unidade de Divinópolis oferece 36 vagas para o curso de Design de Moda no período noturno e 36 vagas para o curso de Engenharia de Computação em período integral. A unidade de Leopoldina oferece 30 vagas para o curso de Engenharia de Computação no período integral. O candidato selecionado ingressará no curso no primeiro semestre de 2019.

A importância do curso superior na vida profissional

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Nessa disputa por uma vaga, é preciso ter as melhores qualificações. O curso superior é só uma porta para um vasto mundo de conhecimento e aprimoramento. Nessa fase da educação, o indivíduo é levado a refletir mais profundamente sobre determinada área do conhecimento.

Ao ingressar em um curso superior, o estudante não vai apenas aprender uma profissão. Ele é levado a refletir sobre a área de atuação escolhida, de forma a tornar-se um profissional mais crítico e inovador. Portanto, um estudante de graduação deve almejar voos mais altos. Não deve buscar apenas a experiência, mas também um curso de pós-graduação. Nunca é cedo demais para pensar nisso, uma carreira deve ser projetada. São mais bem-sucedidos aqueles que planejam a sua trajetória acadêmica e profissional.

As instituições de nível superior públicas no Brasil são ainda as mais qualificadas. Fazer um curso de graduação no CEFET-MG é uma forma de abrir portas para o mercado de trabalho. Currículos são muito valorizados na disputa por um lugar nas empresas. Além da prática, ter uma formação em uma instituição de ensino superior como esta é um diferencial, não há dúvida.

Warley Matias de Souza.


Prazo de inscrições se encerra no dia 11 de junho de 2018.

As inscrições para o primeiro Vestibular do curso de Medicina, do campus Contagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), estão abertas.

A seleção dos candidatos será feita por meio da nota do Enem, sendo que 5 vagas serão direcionadas para estudantes que vão concorrer às bolsas.

Inscrições

As inscrições tiveram início no dia 7 de maio de 2018 e vão até o dia 11 de junho de 2018. Para os interessados em concorrer a uma bolsa de estudos, o prazo vai até o dia 21 de maio de 2018.

Elas devem ser feitas exclusivamente por meio da internet, no site http://www.pucminas.br/.

No requerimento de inscrição, além de outros dados solicitados, o candidato deve informar obrigatoriamente o seu número de inscrição juntamente ao CPF/MF e a sua data de nascimento.

Para classificar os candidatos, a Universidade Pontifícia de Minas Gerais vai utilizar o melhor resultado alcançado pelo candidato entre as edições de 2013 a 2017 do ENEM, caso o mesmo tenha prestado o exame mais de uma vez nesse período.

O acesso aos resultados obtidos pelo candidato, no banco de dados do MEC/ INEP, será realizado por meio do CPF informado por ele no momento da inscrição. Portanto, é necessário que os dados informados estejam corretos, pois qualquer erro em relação ao CPF implicará na anulação de sua inscrição

Taxa de Inscrição

Após o candidato concluir o preenchimento da Ficha de Inscrição, será gerado um boleto no valor de 65,00, referente a taxa de inscrição.

Esse valor deve ser pago em agências bancarias, até a data de vencimento informada no boleto.

Não serão considerados pagamentos posteriores a data máxima para pagamento. Nesse caso a inscrição do candidato será automaticamente cancelada.

Sobre o Pedido de Bolsas

Os candidatos que desejarem concorrer às vagas para bolsistas integrais, devem informar essa condição na ficha de inscrição.

Após isso devem comparecer ao Atendimento Integrado ao Aluno, localizado no Prédio 4, do campus da Universidade em Contagem, na Rua Rio Comprido, Nº 4.580, Contagem- Minas Gerais, no período de 7 de meio de 2018 a 22 de maio de 2018, de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 18 horas, para que seja feito o preenchimento do formulário próprio, a assinatura da declaração e a entrega da documentação.

Veja abaixo a documentação necessária para realizar o pedido da bolsa:

  • Comprovante de renda atualizado;
  • Carteira profissional (original e cópia);
  • CPF (cópia);
  • RG (cópia do documento de todos os membros da família, que forem maiores de 18 anos);
  • Cópia do Título de eleitor;
  • Pesquisa emitida pelo INSS de Contribuição Previdenciária e Vínculos Empregatícios. Necessário entregar a pesquisa de todos os membros da família que forem maiores de 18 anos.
  • Rescisão do Contrato de Trabalho e Recibo da última parcela do Seguro Desemprego (pessoas desempregadas)
  • Certidão de casamento do candidato, declaração firmada em cartório ou comprovante da separação judicial (cópia e original).
  • Atestado de óbito (caso os pais sejam falecidos – original e cópia).
  • Declaração do Imposto de Renda
  • Conta de luz, de telefone ou de água; recibo de pagamento do aluguel ou prestação da casa própria, todas referentes aos meses de outubro ou novembro de 2017.
  • Cópia da Guia de pagamento de IPTU do último ano.

Entre outros documentos, que devem ser consultados no Edital de Abertura do vestibular.

Resultados

Para os candidatos que estiverem concorrendo às bolsas integrais, o resultado saíra até o dia 30 de maio de 2018, já os demais candidatos vão ter acesso ao resultado até o dia 21 de junho de 2018.

Quem tiver interesse em participar do processo de seleção e concorrer à uma das vagas, deve acessar o site da Universidade para consultar o Edital e obter informações mais detalhadas.

O site da Instituição pode ser acessado por meio do link https://www.pucminas.br/Paginas/default.aspx.

Rosângela Rodrigues


Continua aberto o período de inscrições para o processo seletivo do cursinho preparatório Rumo à Universidade. Este curso pré-vestibular é oferecido pela Prefeitura de João Monlevade (MG) em conjunto com a Universidade Federal de Ouro Preto, a UFOP. 

Sem dúvidas, o período que antecede a realização do vestibular ou Exame Nacional do Ensino Médio gera apreensão e desconforto na vida de milhares de jovens em todo o Brasil. Muitos estudantes, além de sofrer pressão por parte do grupo familiar e dos amigos, ainda deve lidar com um problema bem mais importante, a falta de solvência econômica para se inscrever em algum curso preparatório. 

Atualmente, fazer um cursinho é fundamental para que o estudante se sinta seguro e adquira todos os conhecimentos necessários para enfrentar com segurança a maratona de provas. Como forma de diminuir este problema, muitas universidades públicas  têm realizado parcerias com Prefeituras para realizar em conjunto cursos preparatórios para Enem e vestibular. Seguindo esta tendência e trabalho em conjunto, a UFOP junto à Prefeitura de João Monlevade estão disponibilizando vagas para o curso pré-vestibular Rumo à Universidade. Este cursinho está sendo oferecido de forma gratuita e é  para estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio ou que já concluíram este nível de escolaridade em instituições da rede pública de ensino ou que tenham tido bolsa integral em escolas particulares.

No pré-vestibular serão ministrados conteúdos nas disciplinas de língua estrangeira, geografia, biologia, química, história, redação / português, física e matemática. As aulas ficarão por conta dos professores da rede pública e também dos alunos do ICEA da UFOP. Como não será cobrada mensalidade, os estudantes precisarão arcar com os custos de transporte e de cópias (xerox) solicitadas nas aulas. 

Ao todo, o cursinho disponibiliza 35 vagas. Quem quiser participar do processo seletivo deverá realizar a sua inscrição até o dia 19 de dezembro, no horário compreendido entre 13h30 e 18h ou senão no próximo período de inscrições em janeiro, entre os dias 5 e 27 de janeiro no horário das 13h30 e 17h30. As inscrições estão sendo recebidas no ICEA localizado no Bloco C, no primeiro andar. O ICEA está sediado na Rua Trinta e Seis, n° 115, no bairro Loanda. 

A avaliação dos candidatos será realizada no dia 31 de janeiro de 2015. 

Por mais informações sobre o processo seletivo acesse www.icea.ufop.br.

Por Melina Menezes


A UEMG, Universidade Estadual de Minas Gerais, publicou edital de vestibular para preencher vagas nas unidades de Passos e Divinópolis. As inscrições vão do dia 16 de dezembro de 2014 até o dia 11 de janeiro de 2015. A forma do vestibular dar-se-á de três maneiras, a saber:

– pelo vestibular tradicional;

– pelo SISU (quem optar por esta modalidade deve ter prestado, anteriormente, as provas do ENEM);

– por ambas as modalidades citadas.

A Unidade de Divinópolis mantém cursos nas cidades de Abaeté e Cláudio. E, em Divinópolis, os cursos oferecidos são:

– Comunicação Social, bacharelado, com opção de formação em Jornalismo ou Publicidade e Propaganda. Ambas as modalidades têm tempo de duração de quatro anos;

– Educação Física, bacharelado, duração de quatro anos ou Licenciatura com duração de três anos;

– Enfermagem, bacharelado, duração de cinco anos;

– Engenharia Civil, bacharelado, duração de cinco anos;

– Fisioterapia, bacharelado, duração de cinco anos;

– História, licenciatura, duração de quatro anos;

– Letras, licenciatura, duração de quatro anos;

– Pedagogia, licenciatura, duração de quatro anos;

– Psicologia, bacharelado, duração de cinco anos;

– Química, licenciatura, duração de três anos e meio;

– Serviço Social, bacharelado, duração de quatro anos.

Os cursos oferecidos pela unidade de Divinópolis em Abaeté e em Cláudio são:

– Ciências Contábeis, bacharelado, quatro anos;

– Serviço Social, bacharelado, quatro anos.

Os cursos oferecidos pela unidade de Passos são:

– Ciências Contábeis, bacharelado, tempo de duração 4 anos;

– Gestão Comercial, tecnológico, duração de 2 anos;

– Biomedicina, bacharelado, duração de 4 anos;

– Ciências Biológicas, duração de 3 anos para licenciatura e 4 anos para bacharelado;

– Física, licenciatura, duração de 3 anos;

– História, licenciatura, duração de 3 anos;

– Enfermagem, bacharelado, duração de 5 anos;

– Estética e Cosmética, tecnológico, duração de 3 anos;

– Direito, bacharelado, duração de 5 anos;

– Comunicação Social, bacharelado, duração de 4 anos;

– Administração, bacharelado, duração de 4 anos;

– Matemática, licenciatura, duração de 3 anos;

– Pedagogia, licenciatura, duração de 4 anos;

– Agronomia, bacharelado, duração de 5 anos;

– Engenharia Ambiental, bacharelado, duração de 5 anos;

– Engenharia de Produção, bacharelado, duração de 5 anos;

– Sistemas de Informação, bacharelado, duração de 4 anos;

– Serviço Social, bacharelado, duração de 4 anos;

– Educação Física, licenciatura com duração de 3 anos e bacharelado com duração de 4 anos.

A taxa de inscrição para o vestibular é de R$125,00 e deverá ser paga até 12/01/15.

O comprovante definitivo de inscrição estará disponível no site www.uemg.br de 19 a 24 de janeiro de 2015. O candidato deve imprimir tal documento, uma vez que não lhe será enviado. O candidato deve também se dirigir a uma das unidades, levando consigo o comprovante de inscrição, para solicitar o manual do candidato e se manter informado sobre o processo.

Por Vânia Rose dos Santos


Estes são os últimos dias para quem deseja se inscrever e participar do Curso pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Pouso Alegre, município localizado em Minas Gerais. O período de inscrição para o Cursinho Municipal Pré-Enem e também Pré-Vestibular 2015 ficará aberto até o dia 19 de dezembro.  

A Prefeitura Municipal disponibiliza este curso para estudantes que estejam devidamente matriculados no terceiro ano do ensino médio ou que já tenham concluído esse nível de escolaridade. O foco do cursinho preparatório é oferecer aulas para aperfeiçoamento e entendimento das disciplinas que são cobradas nos vestibulares e Enem. As vagas são direcionadas para estudantes que tenham cursado o ensino médio na rede pública de ensino ou tenham sido bolsistas integral em escolas particulares. Está vetada a participação de jovens que já tenham concluído o ensino superior. 

Ao todo, a Prefeitura oferece 150 vagas, deste total, 100 delas são para o curso ministrado no período noturno e 50 no período da manhã.  

A avaliação dos candidatos às vagas do curso preparatório será realizada no dia 25 de janeiro de 2015. Nesta prova serão avaliados os conhecimentos obtidos no primeiro e segundo ano do ensino médio, a prova é objetiva múltipla escolha. Os estudantes também serão avaliados mediante uma prova de redação.  

Caso você tenha ficado interessado e deseje participar da seleção que definirá os novos estudantes do curso preparatório da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, deverá primeiramente verificar as disposições e o regulamento presente no edital de abertura de seleção pública. Nele, os candidatos encontrarão os documentos necessários para serem apresentados no momento da inscrição.  Para entregar o formulário de participação, o interessado precisará comparecer na Avenida Dr. João Beraldo, n° 242, no centro da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. 

O cursinho da Prefeitura começou em 2013 e desde então tem colaborado com a formação de muitos jovens. 

Por mais informações entre em contato pelo telefone (35) 3423-1786. 

Por Melina Menezes


Você já imaginou ser aprovado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas)? Eu tenho certeza de que esse é o sonho de milhares de jovens, uma vez que o Instituto é um dos melhores para se estudar no Brasil. Se esse também é o seu, fique atento, pois vou revelar dicas sobre o certame que se encontra aberto.

Primeiramente é importante salientar que o período de inscrições encontra-se aberto e vai até o dia 6 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 para os cursos superiores e os interessados devem efetuar a inscrição através da página inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/inscricao. Aqueles que não têm acesso à internet poderão utilizar os computadores disponibilizados nos campi, entre 12 e 17h.

Mas, você pode estar se perguntando: e se eu não passar no vestibular? É matéria demais para estudar, e se eu não conseguir ver tudo a tempo? Lembre-se que para conseguir vencer é preciso tentar. Algumas celebridades tiveram de tentar milhares de vezes para chegar ao objetivo até que um dia foram vitoriosos com o que almejavam.

Não se preocupe com a quantidade de disciplinas cobradas no edital, prepare-se o máximo que puder e tenha certeza de que sua aprovação virá. Não desista do que você realmente quer e não ligue para opiniões de terceiros, os quais muitas vezes só querem nos colocar para baixo. E se você também não quer ser pressionado e ficar se perguntando: será que vou ser aprovado? Procure não contar dos seus planos a ninguém, salvo quando eles já estiverem concretizados, pois ao fazermos isso há uma carga maior de responsabilidade que nós próprios criamos. A prova contará com 50 questões objetivas, além da redação. Porém, aqueles que tiverem estudado durante esses últimos meses não é hora para se preocupar, porque se você estudar o que tinha de ser estudado, pra quê ficar ocupando a mente com esses pensamentos?!

Boa prova e até logo!

Por Luciana Viturino


O Instituto Federal de Minas Gerais, através da Comissão do Vestibular e Exame de Seleção (Copeves), divulgou um cronograma preliminar contendo as datas do Vestibular e Exame de Seleção do Vestibular 2015/1.

Os interessados em estudar na Instituição, através do Ensino Técnico ou do Ensino Superior, em qualquer unidade da Instituição, devem começar a se preparar: a previsão, publicada neste cronograma, é que as inscrições ocorram no período entre o dia 1º de novembro até o dia 5 de dezembro. A aplicação das provas está prevista, inicialmente, para o dia 21 de dezembro.

Para os candidatos que tiverem interesse em pleitear isenção na taxa de isenção, deverão se programar para a realização do pedido entre o dia 1º ao dia 17 de novembro. Outras informações, como confirmação de datas e outras de cunho geral devem ser publicados nos editais, com publicação prevista a partir do dia 28 de outubro de 2014.

Nós vamos adiantar as obras para leitura obrigatória dos candidatos, o que pode auxiliar nos estudos a partir de hoje. Foi anunciada pela Copeves no início de Setembro: os candidatos que concorreram às vagas de cursos de Ensino Superior e Ensino Técnico Subsequente deverão ler o livro “Encontro Marcado”, do autor Fernando Sabino. Já os candidatos ao Ensino Técnico Integrado deverão ler a obra “Açucar Amargo”, do autor Luís Puntel – Coleção Vagalume.

O Instituto, tanto no vestibular, quanto no Exame de Seleção 2015/1, destinará um percentual das vagas ofertadas para aqueles estudantes provenientes da escola pública. Para os cursos Superiores, 50% das vagas, uma quantidade expressiva, serão destinadas aos candidatos que estudaram integralmente no ensino médio em escolas públicas.

Para as vagas de cursos técnicos, também será destinado 50% das vagas para aqueles que estudaram integralmente em escola pública no ensino fundamental.

Para ser agraciado com a cota citada acima o candidato passará por uma seleção de três critérios: vir de escola pública, renda familiar per capita e autodeclaração de cor.

Para maiores informações os candidatos podem acessar o seguinte endereço eletrônico: www.ifmg.edu.br.

Por André César


Mais uma vez, um dos símbolos que melhor representam a educação mineira é destaque no cenário nacional. Em um levantamento apresentado no último dia 08 de setembro pelo jornal Folha de São Paulo, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), foi considerada a 2ª melhor universidade Federal do Brasil.

Neste levantamento, foram avaliadas pelo jornal um total de 192 instituições de ensino superiores públicas e privadas do país.

Segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), dentre os cursos oferecidos pela UFMG, os que mais se destacaram entre os das demais instituições avaliadas foram os cursos de Biologia, Ciência da Computação, Direito, Fisioterapia, História, Medicina Veterinária e o curso de Propaganda e Marketing.

Em 2014, a universidade que obteve o melhor desempenho na avaliação e foi eleita a melhor do país foi a USP (Universidade de São Paulo). Em segundo lugar ficou a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Completaram ainda as cinco primeiras posições do ranking do RUF a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que ocupa o terceiro lugar geral, o quarto lugar foi ocupado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e, fechando as cinco primeiras posições do ranking, a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

Para conhecer a lista completa do RUF (Ranking Universitário Folha) e saber quais são as universidades brasileiras que obtiveram as melhores avaliações no ranking do Jornal Folha de São Paulo, clique aqui.

A pesquisa para a eleição do RUF foi feita pelo Datafolha, com aproximadamente 611 professores universitários que avaliaram os cursos das instituições de ensino superior para o MEC. Além destes professores, participaram da pesquisa mais 1.970 responsáveis por recursos humanos, onde estes avaliaram as siglas de todas as 192 universidades.

Em uma visão mais ampla da sua importância na educação brasileira e na formação de pessoas e profissionais, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) ocupa ainda o 10º lugar no Ranking das melhores universidades da América Latina, segundo o QS World University Ranking 2014, e ocupa a posição entre 451-460 das melhores universidades do mundo

Estes resultados foram divulgados no último dia 15 de setembro. O QS World University Ranking é realizado anualmente e tem reconhecimento mundial.

Por Por Fabiano André de Carvalho


O centro universitário Uninter, unidade centro de Belo Horizonte (MG), comunica que está com as inscrições abertas para vagas remanescentes, cuja exigência para ingresso é possuir nível médio.

A oferta de vagas será disponibilizada em breve no site da Uninter para os cursos de graduação e graduação tecnológica na modalidade EAD (educação a distância). Além dos novos cursos criados como o de bacharelado em Ciências Políticas, Relações Internacionais e bacharelado em Teologia, há também os da área tecnológica que são: Tecnologia em Serviços Jurídicos e Notoriais, bem como um programa para egressos do curso superior.

As inscrições podem ser realizadas em breve pelo endereço eletrônico www.uninterbhcentro.com.br.

Os alunos do centro universitário Uninter têm em média 30 livros didáticos gratuitos, mensalidades a partir de R$ 155,00 para cursos de pós-graduação e R$ 230,00 para cursos de graduação. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC, Há interpretes de libras ao vivo, na transmissão, apoio pedagógico através do telefone 0800, fóruns, chats e rádioweb e a estrutura do polo para intermediar a vida acadêmica do aluno com a instituição.

A instituição já disponibiliza, na Rua da Bahia, 1.033, 2º andar, centro, Belo Horizonte – MG, os cursos superiores em Comércio Exterior, Gestão da Produção Industrial, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Ambiental, Gestão Pública em Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Processos Gerenciais, Secretariado com formação de tecnólogos. Ainda são também ofertados cursos de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis e licenciatura em Pedagogia.

As salas do polo presencial atendem às exigências do MEC em relação ao que é necessário ao modelo semipresencial de EAD, com encontros semanais, bem como tem todas as instalações necessárias ao aprendizado dos alunos e dispõem de salas de aula preparadas para videoconferências, salas de estudo, acervo bibliográfico, laboratório de informática, sala de atendimento ao aluno, sala destinada à coordenação e secretaria de apoio.

Para mais informações sobre os cursos acesse o site da Uninter em www.uninterbhcentro.com.br ou pelos telefones (31) 3222-3121 ou 3222-7931.

Por Alexandre de Sá


O MEC (Ministério da Educação) disponibilizou o interstício de dois cursos de Medicina empregados em universidades privadas que corresponde ao ensino superior, ofertando oportunidade aos interessados a explicitação de 120 vagas.

A autorização proporcionada pelo Ministério da Educação está integrada a portaria, a qual foi mencionada no mês de junho através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. O curso especificado é sempre o mais procurado em distintas instituições propagadas pelo país, influenciando na elevação de candidatos por vaga durante os processos seletivos que são efetivados.

Será implicado ao preenchimento um total de 120 vagas. Estará distribuída em duas subdivisões que integram a bifurcação de 60 vagas a Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, onde se encontra situada no estado de Minas Gerais, e as demais existentes nas Faculdades Inclusas de Patos, na Paraíba.

A autorização em relação à abertura de cursos referenciados a Medicina está cada vez mais difícil de ser alcançada, e impõe alta disposição nos últimos meses. A Medicina muitas vezes não é disputada apenas pelo o amor que os candidatos empregam à profissão, mas principalmente pela estabilidade financeira que adquirem com a execução eficaz do desempenho especificado. Por esse motivo, está no ápice da concorrência em vários processos dispostos em diferentes cidades.

A concorrência é imprescindivelmente altercada em todos os estados brasileiros. A cada vestibular a aprovação se torna mais difícil pela quantidade de pessoas que estão dispostas a ocupar uma vaga distribuída pela instituição característica a cada local. A qualificação do curso deve ser extremamente analisada, e reprovada caso não esteja apta a formar excelentes profissionais da saúde, expondo conhecimento expressivo.

O objetivo primordial é salvar vidas, por isso, o cuidado em avaliar cada quesito a ser empregado para que o andamento possa ser iniciado, deve ser extremo. Lidar com vidas interliga ao risco constante e aprendizado superior ao esperado, para que todos possam ser atendidos e diagnosticados corretamente.

Em maio, foi totalizada a liberação de oito cursos de Medicina associados a universidades federais de cidades que compõem o interior do país. Foram aproximadamente 420 vagas distribuídas. No início do ano, o ministério aprovou a abertura de 1.340 vagas por ano referente ao curso de Medicina sendo propagadas entre processos já existentes e outros dois novos.

O governo está disposto a desenvolver constante progressão em relação às vagas destinadas ao curso em contexto para atingir a meta do Programa Mais Médicos, que tem o interesse em apresentar 11.447 vagas unidas a instituições públicas e privadas até o ano de 2017.

Por Lorena de Oliveira


A terceira chamada do Vestibular 2014/1 do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG) foi divulgada na última terça-feira, dia 18 de fevereiro. Para acessar a lista dos aprovados, clique aqui. O resultado saiu no dia 18 de dezembro e a segunda chamada foi ao ar no dia 4 de fevereiro.

Ao todo, 4.600 candidatos concorreram às 437 vagas ofertadas nos cursos de Administração, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Letras, Química Tecnológica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Automação Industrial, Engenharia de Minas e Engenharia Mecatrônica.

Para realizar a matrícula, o aprovado deverá preencher o formulário de pré-matrícula, que se encontra nesse site, até o dia 26 de fevereiro. Depois de impresso e assinado, esse formulário deverá ser entregue na Seção de Registro Escolar referente ao curso escolhido pelo candidato. Além disso, é necessário que o estudante esteja portando duas fotos 3×4 e os originais e cópias dos seguintes documentos: 

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Documento de Identidade;
  • Duas cópias do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Reservista (para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos);
  • Título Eleitoral (para os maiores de 18 anos);
  • Comprovante de Residência.

As provas foram aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro, englobando conhecimento nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História, Geografia, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol).

Do total de vagas, 25% foram destinadas aos candidatos que optaram pelo sistema de cotas. Houve, ainda, seleção através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), para a qual foram destinadas 109 vagas.

Ainda não há previsão de data para a divulgação da quarta chamada.

O Cefet de Minas Gerais atua em cinco cidades mineiras, sendo elas Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis e Timóteo.

Para obter mais informações, acesse o edital, que está no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), organizadora do processo seletivo. Ou ligue para o telefone (31) 3319-7171. 


A Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), reabriu a inscrição para o vestibular 2013/01 do dia 22 de outubro até 12 de novembro.

A primeira etapa para quem pretende pleitear uma vaga na UFSJ é, obrigatoriamente, fazer o Enem 2012, já a segunda etapa consistirá em uma prova de conhecimentos específicos com até 4 disciplinas do ensino médio, a depender da área escolhida pelo candidato.

São 36 cursos presenciais e um curso a distância (Administração Pública), distribuídos pelos seis campi. A prova de conhecimentos específicos será realizada no dia 16 de dezembro, das 14h às 18h, e constará de quatro disciplinas específicas para cada curso, exceto os cursos de Música, Artes Aplicadas (duas cada) e Teatro (três).

As provas de conhecimentos específicos serão realizadas nos Estados de Minas Gerais (São João Del-Rei, Belo Horizonte, Barbacena, Divinópolis, Ipatinga, Itamonte, Montes Claros, Ouro Branco, Sete Lagoas e Varginha) e São Paulo (Franca, Serrana e Votorantim).

Para o curso de Música todas as etapas acontecerão na cidade de São João Del-Rei. Já os cursos de Teatro e Artes Aplicadas terão as provas específicas aplicadas na cidade de São João Del-Rei.

O resultado consistirá em duas listas: Aprovados (Não Eliminados) e Classificados (melhor classificação). A primeira chamada será conhecida no dia 24 de janeiro de 2013, às 14h, exclusivamente pelo site da instituição.

O quadro com as disciplinas, a inscrição, a relação de cursos e mais informações do processo seletivo podem ser acessados pelo endereço eletrônico: www.vestibular.ufsj.edu.br.

Por A.V.S


A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) está com uma seleção sendo oferecida para a escolha de novos integrantes que irão fazer parte do corpo discente de um de seus variados cursos de nível superior através do vestibular 2013.

A UFU conta nos dias de hoje com cerca de 60 cursos nas áreas de Saúde, Medicina, Engenharia, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Ciências Humanas, dentre outras.

Para se candidatar a uma destas vagas que estão sendo ofertadas, o meio de seleção consiste no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, os candidatos devem estar inscritos neste exame que terá suas provas aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro de 2012 em todo o país.

Após obter os resultados do ENEM, estudantes que desejam entrar na UFU devem se inscrever no SiSu (Sistema de Seleção Unificada) escolhendo esta instituição mineira e aguardar os resultados ainda no mês de janeiro de 2013, de acordo com o aproveitamento obtido no ENEM.

Os selecionados irão iniciar suas atividades didáticas a partir do mês de fevereiro de 2013 nos campus da UFU presentes na região do Triângulo Mineiro.

Por Ana Camila Neves Morais


Recentemente a Universidade Estadual de Minas Gerais divulgou que o seu sistema de seleção já está utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como método único para a seleção de cerca de 25% das vagas que forem disponibilizadas em cursos de graduação. De acordo com as informações divulgadas pela instituição o preenchimento dessas vagas será efetivado mediante o SiSu.

Vale lembrar que o método de vestibular tradicional continuará sendo a principal porta de entrada dos candidatos na instituição. Neste caso, 75% do total de vagas disponibilizadas.

Uma observação muito importante deve ser feita a respeito dessa novidade: dos 31 cursos que são oferecidos pela UEMG, apenas os que requisitam habilidades específicas não estarão vinculados ao Sistema de Seleção Unificada. Entre eles podemos destacar os seguintes: bacharelado em Artes Plásticas, licenciatura em Educação Artística, licenciatura em Educação Musical Escolar, bacharelado e licenciatura em Instrumento e Canto.

A novidade entrará em vigor a partir do ano de 2013. Conseqüentemente, quem se candidatou ao Enem 2012 já poderá fazer uso do SiSu para concorrer às vagas da UEMG já no ano que vem.

Para obter mais informações acesse o seguinte endereço eletrônico: www.uemg.br.

Por D. Soares


O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que fica em Santa Rita do Sapucaí (MG), abriu as inscrições para o Vestibular 2013.

Os cursos oferecidos são graduação em Engenharia Biomédica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Telecomunicações, com duração de 05 anos, além dos cursos tecnólogos com 03 anos de duração, como Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia de Gestão de Telecomunicações.

Para se inscrever no processo seletivo, os interessados devem comparecer ao campus da instituição, localizado na Av. João de Camargo, 510, Centro, Santa Rita do Sapucaí/MG, ou se preferir, podem realizar a inscrição online, através do endereço eletrônico www.inatel.br/vestibular. O prazo para se inscrever vai até o dia 06 de dezembro.

O Inatel aceita nota do Enem de 2010 e 2011 para o vestibular 2013, por isso, quem quiser aproveitar a pontuação do exame, deve informar o número de inscrição no Enem.

Quem for optar pela candidatura pelo Exame Nacional do Ensino Médio, tem até o dia 16 de novembro para efetuar a inscrição.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, que serão aplicadas no dia 08 de dezembro, no campus do Instituto.

Por Andrea Gomes 


O Diário Oficial da União desta terça-feira (03/07) trouxe a confirmação das datas do novo vestibular a ser aplicado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O processo de seleção tinha sido realizado, mas teve que ser cancelado depois de uma fraude ter sido confirmada.

De acordo com as portarias publicadas, as novas provas serão realizadas nos dias 4 e 5 de agosto (primeira fase) e 18 e 19 de agosto (segunda fase). Os testes serão aplicados nas cidades de Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP), Patos de Minas (MG), Monte Carmelo (MG), Ituiutaba (MG) e Goiânia (GO). Já os resultados serão divulgados no dia 14 de agosto, para a primeira fase, e 11 de setembro, para a segunda fase.

Os candidatos já inscritos no vestibular de inverno podem continuar realizando o novo procedimento, sem custo algum. As fichas de inscrição estarão disponíveis a partir do dia 18 de julho de 2012. Neste documento estarão informadas a data e local de provas, curso, opção de língua estrangeira, etc.

Segundo a UFU, a realização das novas provas terão um custo de cerca de R$ 1 milhão.

Por Matheus Camargo


Em Minas Gerais, a Universidade de Uberaba (Uniube) anuncia que o período de inscrição para o seu Vestibular Dezembro – 2011 ficará aberto até o dia 04 de dezembro.  

Os interessados podem efetuar o cadastro através do site da Uniube (www.uniube.br) ou comparecendo na Unidade Uberaba Campus Aeroporto (Avenida Nenê Sabino, 1801); Quiosque Uniube (Shopping Center Uberaba – Avenida Santa Beatriz, 1501); Uniube Uberlândia – Campus Rondon (Avenida Rondon Pacheco, 2000 – Bairro Lídice); ou na Unidade de Araxá (Avenida Amazonas, 295 – Bairro São Geraldo). O custo para realizar o cadastro é de R$ 30, com exceção para Medicina, em que o valor fica em R$ 180.

As provas serão realizadas na data de 10 de dezembro de 2011, das 14h até às 18h30. A divulgação da lista de aprovados no vestibular acontecerá no dia 16 de dezembro de 2011 pela internet.  O período de matrícula fica entre os dias 19 e 21 de dezembro deste ano.

 Para mais informações você pode consultar o Edital de Abertura.

Dentre as chances disponíveis, há os cursos de medicina, educação física, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, psicologia, sistemas da informação, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia da produção, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia química, administração, jornalismo, direito, entre outros. 


A Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (Feamig) abriu inscrições para o Vestibular do 1º semestre de 2012, que será realizado no dia 4 de dezembro. A instituição, sediada em Belo Horizonte, vai oferecer vagas para os cursos superiores de Engenharia de Produção e Engenharia de Agrimensura.

Os candidatos poderão optar por duas modalidades de ingresso. Uma delas é a modalidade educacional, através do vestibular tradicional, na qual serão aplicadas provas objetivas de matemática, química, física, interpretação de texto, além da redação. A outra modalidade é a profissional, cujo processo de seleção será baseado no tempo de experiência profissional e também em uma prova de redação. Neste caso, os interessados devem apresentar o histórico escolar e o certificado de conclusão de curso técnico de nível médio, em área abrangida pelo CONFEA/CREA, conforme instruções do manual do candidato.

O resultado final do vestibular será conhecido no dia 9 de dezembro. Os convocados em 1ª chamada deverão comparecer à Feamig nos dias 12 e 13 de dezembro para confirmarem a matrícula, enquanto os aprovados na 2ª chamada irão se matricular nos dias 15 e 16 do mesmo mês.

As inscrições via internet serão aceitas até o dia 30 de novembro, pelo site www.feamig.br, a taxa custa R$ 25. Quem preferir pode se inscrever pessoalmente (até o dia 1º de dezembro) na Rua Aquiles Lobo, 524, bairro Floresta, na capital mineira, será cobrada uma taxa no valor de R$ 30. 

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012 do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que vai oferecer vagas em diversos cursos superiores e técnicos. A instituição possui unidades na capital mineira e em várias cidades do interior do estado, entre as quais Divinópolis, Araxá, Leopoldina, Varginha, Timóteo e Curvelo.

Alguns dos cursos técnicos oferecidos pelo CEFET-MG são nas áreas de eletrônica, química, transportes e trânsito, mecatrônica, redes de computadores, edificações, metalurgia, produção de moda, mineração, hospedagem e meio ambiente. Já os cursos superiores disponíveis são de Engenharia (mecânica, elétrica, de materiais, computação, produção civil, ambiental, controle e automação, mecatrônica e de automação industrial), Letras e Administração.

Os candidatos às vagas na graduação farão as provas objetivas nos dias 26 e 27 de novembro, enquanto os concorrentes às oportunidades de nível técnico terão os testes de múltipla escolha aplicados no dia 11 de dezembro. Os conteúdos das avaliações podem ser conferidos nos editais dos processos de seleção para o nível técnico e para o nível superior.

Os interessados em ingressar em um dos cursos superiores do CEFET-MG também poderão disputar as vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Neste caso, é preciso estar inscrito na edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições devem ser feitas através do site www.copeve.cefetmg.br, até o dia 21 de outubro. A taxa de participação é de R$ 45 para os cursos técnicos e de R$ 90 para os superiores.

Por André Gonçalves


Em Belo Horizonte, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix deu início ao período de inscrição para o seu Processo Seletivo 2012.

Haverá a modalidade tradicional (prova) e também a utilização das notas obtidas no Enem (de 1998 a 2010).

Pela internet o seu cadastro pode ser feito pelo site da Metodista (www.metodistademinas.edu.br) até a data de 08 de novembro de 2011.

Neste mesmo período os interessados poderão se inscrever pessoalmente no Campus Praça da Liberdade, na Biblioteca da instituição (Rua da Bahia, 2020 – Lourdes), das 06h até às 23h, em dias úteis.

O custo para efetivar o seu cadastro é de R$ 35 (prova tradicional), R$ 35 (prova tradicional + Enem) e R$ 20 (Enem). No dia 12 de novembro de 2011, a partir das 14 horas até às 18 horas, será aplicada a prova de conhecimentos. Ela ocorrerá no Campus Praça da Liberdade.

Dentre os cursos que você poderá selecionar estão: administração, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, design de interiores, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, fisioterapia, jornalismo, música, nutrição, pedagogia, publicidade e propaganda, serviço social e teologia. 

Acesse aqui o Manual do Candidato.


Em Belo Horizonte, a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) começou no dia 03 de outubro a aceitar as inscrições dos interessados em participar do seu vestibular de verão 2012.

Neste ano são oferecidas vagas nas áreas de enfermagem (50 vagas), medicina (92 vagas), psicologia (50 vagas), fisioterapia (40 vagas) e terapia ocupacional (38 vagas).

Ficou interessado? Então faça agora a sua inscrição através do site www.nossodnaesaude.com.br, até a data de 07 de novembro de 2011. Para a área de medicina o custo da inscrição é de R$ 180. Demais cursos deverão pagar pela participação o total de R$ 30.

As provas serão aplicadas na data de 20 de novembro deste ano, a partir das 08 horas. Quem selecionar a área de medicina terá 05 horas para a elaboração do teste. Para os demais candidatos, a prova terá a duração de 04 horas.

O resultado final para o certame das áreas de terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia e enfermagem, será divulgado em 25 de novembro. A lista dos aprovados no curso de medicina sairá no dia 02 de dezembro de 2011, às 16 horas.

Mais detalhes você encontra no edital do Vestibular. Você também pode telefonar para (31) 3248 7125.

Para conferir mais informações sobre a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, acesse o site www.fcmmg.br.


A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) estará com inscrições abertas para o vestibular 2012 até o dia 31 de outubro.

Serão disponibilizadas 784 vagas, para os seguintes cursos: Bacharelado (Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Educação Física e Biomedicina), Licenciatura (Química, Matemática, Letras – Português/Inglês, Letras – Português/Espanhol, História, Geografia, Física, Educação Física e Ciências Biológicas).

As inscrições poderão ser realizadas nos sites www.vunesp.com.br ou www.uftm.edu.br. O valor da taxa será de R$ 80,00 para os candidatos treineiros e R$ 110,00 para os candidatos concorrentes.

O concurso será composto por duas fases: a primeira será a aplicação de uma Prova de Conhecimentos Gerais, a ser realizada em 11 de dezembro; já a segunda se dará por meio de aplicação de Prova de Conhecimentos Específicos e Produção de Texto Escrito, a ser realizada em 7 de janeiro de 2012, somente pelos candidatos aprovados na fase anterior.

Os resultados finais deverão ser publicados a partir do dia 20 de janeiro de 2012, e poderão ser acessados nos mesmos sites da realização das inscrições.

Para mais informações, acesse o edital

Por Suelen Diniz


Estão abertas, até o final de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo do 1º semestre de 2012 do Centro Universitário Newton Paiva, que possui 4 campus na cidade de Belo Horizonte (MG), onde são ministrados diversos cursos de graduação tradicional e de graduação tecnológica.

Entre as opções oferecidas, os candidatos poderão disputar vagas para os cursos superiores de Direito, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Sistemas de Informação e Engenharia (várias habilitações). Para os interessados nos cursos de tecnólogo, há as opções nas áreas de Estética e Cosmética, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística e Gestão em Turismo, entre outras.

O processo de seleção se dará através da aplicação de provas objetivas, no dia 30 de outubro, com o conteúdo variando de acordo com a área do curso escolhido, e também de uma redação.

Para os testes de literatura brasileira foram indicados o livro “Felicidade Clandestina”, escrito por Clarice Lispector, e o filme “A Hora da Estrela”, dirigido por Suzana Amaral. Candidatos que participaram das edições 2008, 2009 ou 2010 do Enem, poderão usar as notas para ingressar na Newton Paiva, desde que preencham os requisitos solicitados pela instituição.

O período de inscrições via internet termina em 28 de outubro, e o cadastro pode ser feito no site www.newtonpaiva.br. Pessoalmente, os interessados podem se inscrever até o dia 29 do mesmo mês, nos campi Carlos Luz, Silva Lobo e Buritis, na capital mineira, cujos endereços estão disponíveis no mesmo site citado anteriormente. A taxa custa R$ 30.

Por André Gonçalves


O Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, unidade de ensino da Fundação Helena Antipoff, que é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, está oferecendo 350 vagas para os cursos de graduação de Letras (50), Ciências Biológicas (50), Educação Física (100), Pedagogia (100) e Matemática (50), que serão preenchidas através do Vestibular do 1º semestre de 2012.

As inscrições estarão abertas até o dia 20 de outubro, e podem ser feitas por meio do site www.fha.mg.gov.br, ou pessoalmente, na sede da Fundação Helena Antipoff, situada na Avenida São Paulo, 3.996, em Ibirité, na Grande Belo Horizonte. O horário de atendimento da secretaria acadêmica é das 8 horas às 18 horas. A taxa de participação custa R$ 110.

O processo seletivo consiste na aplicação de redação e de testes de múltipla escolha, programados para o dia 20 de novembro. Haverá questões de português, literatura brasileira, matemática, língua estrangeira, ciências biológicas, física, história, química e geografia.

Os candidatos devem ler as obras "Menino de Engenho" (de autoria de José Lins do Rego) e "A Vitória da Infância" (de Fernando Sabino), que foram indicadas para a prova de literatura.

O resultado final do vestibular sai até o dia 2 de dezembro, conforme informações do edital.

A instituição está localizada na cidade de Ibirité, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte. O município tem cerca de 160.000 habitantes, e a distância da capital mineira é de aproximadamente 25 km.

Por André Gonçalves


A UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte), em Minas Gerais, informa para os interessados que as inscrições do vestibular de verão já estão sendo aceitas. Para este ano há as modalidades de processo seletivo tradicional e com a utilização das notas do Enem.

Para os candidatos que optarem pelo modelo tradicional, as inscrições são feitas até o dia 28 de outubro de 2011, no site da UniBH. Aqui o custo da taxa de inscrição fica em R$ 120 (para a graduação em medicina) e R$ 50 (demais cursos).

A prova de conhecimentos deve ser aplicada no dia 29 de outubro deste ano, das 14 horas e até às 18 horas. Haverá uma segunda etapa de provas, apenas para os 300 melhores classificados no curso de medicina. Esta fase acontecerá no dia 06 de novembro de 2011, das 08 horas às 12 horas.

Aqueles que selecionarem utilizar as notas obtidas no Enem, não irão realizar as provas da primeira fase deste vestibular.

A lista com os nomes dos aprovados no certame será divulgada no dia 01 de novembro de 2011.

Na UniBH você encontra as áreas de arquitetura, administração, comércio exterior, ciências contábeis, biomedicina, direito, enfermagem, engenharia civil, engenharia de telecomunicações, jornalismo, letras, medicina, nutrição, matemática, geografia, marketing, engenharia ambiental, gestão pública, entre outras. 

Outros detalhes você encontra no portal da UniBH.


Foram divulgadas as principais datas para o vestibular de verão 2012 das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), no estado de Minas Gerais.

Os candidatos que tiverem o interesse de ingressar em algum dos cursos de graduação da instituição deverão fazer o cadastro no período de 03 a 25 de novembro de 2011. O portal para a inscrição é o seguinte – www.fazu.br.

Para todos os inscritos as provas serão aplicadas na data de 03 de dezembro deste ano, nas cidades de Araxá, Uberlândia e Uberaba. Não temos detalhes sobre o custo da taxa de participação.

As áreas de graduação que estão sendo oferecidas pela Fazu são: zootecnia, letras, agronomia, engenharia de alimentos, secretariado executivo e sistemas de informação.

A Fazu fica na Avenida do Tutuna, 720, no Bairro Tutunas, na cidade de Uberaba (MG).

Além do site da instituição, você pode ligar para os telefones (34) 3318 4188 ou no 0800 343033, para obter mais detalhes sobre o vestibular de verão das Faculdades Associadas de Uberaba.

Confira mais informações sobre a instituição no site www.fazu.br.


Interessados em disputar uma das 1.895 vagas oferecidas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) já podem se inscrever no Vestibular 2012 da instituição, que possui unidades na capital mineira e nas cidades de Frutal, Ubá, Leopoldina, João Monlevade, Barbacena e Poços de Caldas.

Os cursos de Bacharelado em Artes Plásticas, Design de Ambientes, Pedagogia, Tecnologia em Gestão Pública, Licenciatura em Música, Ciências Biológicas, Engenharia de Minas, Engenharia Metalúrgica, Química, Comunicação Social, Direito e Sistemas de Informação são alguns dos oferecidos pela UEMG.

O processo seletivo será composto pelos testes de habilidades específicas, para os postulantes às vagas dos cursos de artes e música, programados para os dias 29/10, 30/10, 05/11 e 06/11; e pelas provas gerais, que serão aplicadas em 27 de novembro, envolvendo questões de língua estrangeira, matemática, história, física, português, geografia, química, biologia, redação, além do exame de literatura brasileira, cuja obra indicada é "Lisbela e o Prisioneiro", de Osman Lins.

As inscrições poderão ser realizadas através do site www.uemg.br, até o dia 7 de outubro. É preciso pagar uma taxa de R$ 110.

Outras informações estão disponíveis no manual do candidato.

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012 do Ibmec/MG, que oferece vagas nos cursos de Economia, Direito, Administração, Engenharia de Produção, Relações Internacionais e Ciências Contábeis, todos ministrados na cidade de Belo Horizonte.

Os candidatos poderão optar pelo ingresso via processo seletivo tradicional ou via Enem. No primeiro caso, eles farão redação e prova objetiva, com questões de matemática, química, física, português, inglês, geografia, biologia e história, a ser aplicada no dia 18 de novembro. Já para o ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio, que tem 20% das vagas reservadas, o candidato deve apresentar o Boletim Individual de Resultados do exame (aplicado em 2009 ou 2010) para disputar as vagas. Em ambos os casos, o resultado final será divulgado até o dia 25 de novembro.

Durante a inscrição, que pode ser feita no site www.ibmec.br até o dia 10 de novembro, é necessário informar se deseja iniciar o semestre letivo em fevereiro ou agosto do próximo ano. A taxa de inscrição custa R$ 70 e pode ser paga na sede do Ibmec/MG, situada na Rua Rio Grande do Norte, 300, bairro Funcionários, na capital mineira.

Mais detalhes podem ser obtidos através do e-mail contactcenter@ibmecmg.br e do telefone (31) 3247-5757.

Por André Gonçalves


Com sede da cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, a Universidade Fumec anunciou para os interessados as datas para o seu vestibular 2012.

A instituição de ensino superior iniciará as inscrições do certame na data de 05 de outubro de 2011. O seu cadastro poderá ser feito pelo site da Fumec, até o fim do período que está estipulado para a data de 03 de novembro deste ano. Já com relação às provas, a data prevista para a aplicação é o dia 05 de novembro de 2011.

Se você tem interesse em participar do vestibular, poderá selecionar áreas como ciências aeronáuticas, arquitetura e urbanismo, administração, ciências da computação, ciências contábeis, design de interiores, design de moda, design gráfico, educação física, enfermagem, direito, jornalismo, publicidade e propaganda, biomedicina, educação física, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, pedagogia, psicologia, negócios internacionais, fisioterapia, turismo, entre outros cursos. Ainda há chances para superior em tecnologia, mestrado e doutorado.


Começam na data de 19 de setembro de 2011 as inscrições para o Processo Seletivo 2012 da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Se você pretende fazer a sua inscrição, poderá selecionar cursos de graduação e licenciatura, como artes plásticas, música, educação artística, gestão de recursos humanos, design de ambientes, pedagogia, design de produto, gestão de finanças públicas e auditoria governamental, administração de empresas, comunicação social, direito, geografia, sistemas de informação, entre outras áreas disponíveis.

O período para a sua inscrição fica aberto até a data de 07 de outubro de 2011, através do portal da UEMG.

A aplicação das provas de conhecimentos gerais acontece na data de 27 de novembro deste ano. Para a prova de português e de literatura, a obra literária que será utilizada é a “Lisbela e o Prisioneiro”, de Osman Lins, da Editora Planeta do Brasil.

A instituição possui campus nas cidades de Poços de Caldas, Belo Horizonte, Barbacena, João Monlevade, Frutal e Ubá. O seu curso de pedagogia já foi apontado no ano de 2005, com um dos melhores de todo o território nacional. Mais detalhes sobre a UEMG, acesse www.uemg.br.


O vestibular da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), no estado de Minas Gerais, já aceita as inscrições dos interessados em ingressar na instituição no ano de 2012.

A Unifenas oferta cursos das áreas de psicologia, zootecnia, odontologia, nutrição, medicina veterinária, farmácia, pedagogia, educação física, direito, ciências da computação, biomedicina, agronomia, enfermagem e administração.

Caso tenha interesse em ingressar em algum destes cursos de graduação, acesse o site da Unifenas, até a data de 19 de setembro de 2011 e faça a sua inscrição.

As provas do processo seletivo estão agendadas para o dia 25 de setembro deste ano.

O resultado final deve ser divulgado no dia 29 de setembro.

A instituição conta com campi nas cidades de Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. Para mais detalhes sobre os processos de seleção, acesse aqui os editais.

Os primeiros cursos a serem ministrados pela então Faculdade Integrada da Região de Alfenas, foram autorizados no ano de 1972. Em 1988 ela passou a se chamar Universidade de Alfenas, somente em 1990 começou a ser conhecida como Universidade José do Rosário Vellano. 


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou a lista dos candidatos excedentes convocados para a segunda entrada do Vestibular 2011, que irão ocupar vagas nos cursos de graduação, para início no segundo semestre letivo de 2011.

A lista pode ser conferida no site da instituição. Segundo o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG, são 618 convocados nesta chamada.

Para efetuar o registro acadêmico, os calouros devem levar alguns documentos, entre eles: a identidade; o CPF; duas fotos 3×4 tiradas recentemente (com a identificação do curso e do nome do aluno no verso); título de eleitor; certificado de reservista (para os homens); histórico escolar do ensino fundamental (para os candidatos beneficiados pelo Programa de Bônus); histórico escolar do ensino médio; e certificado de conclusão do ensino médio. Além disso, o aluno precisa apresentar uma declaração, informando que não está matriculado em curso superior de outra instituição pública do país.

Por causa da greve dos servidores, ainda não foi definido o calendário de atendimento aos convocados, que deve sair ainda no mês de julho. As datas para a realização do registro acadêmico e a matrícula serão divulgadas posteriormente pela UFMG.

Mais informações no site www.ufmg.br

Por André Gonçalves


A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) liberou a lista dos aprovados em primeira chamada no Vestibular do 2º semestre de 2011. O resultado contempla os alunos selecionados para os campi de Belo Horizonte, Região Metropolitana (Betim e Contagem) e interior do estado (Arcos, Guanhães, Serro e Poços de Caldas), além dos aprovados nos cursos de graduação a distância. Veja a relação completa no site www.pucminas.br.

Quem passou deve fazer a matrícula entre os dias 8 e 11 de julho, no campus para o qual foi aprovado. O horário de atendimento, na capital mineira, será das 9 horas às 19 horas, no dia 8, e das 9 horas às 16 horas, no dia 11. Nas cidades do interior o atendimento será feito entre as 10 horas e as 16 horas.

É necessário levar identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de pagamento da taxa de matrícula, certificado de conclusão do ensino médio, título de eleitor, foto 3×4 recente e comprovante de quitação eleitoral, entre outros documentos.

A lista da 2ª chamada será divulgada na noite de 11 de julho, com prazo para a matrícula nos dias 12 e 13.

Mais informações no telefone (31) 3319-4444.

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes via Enem para os cursos de graduação (presenciais e a distância) da PUC Minas, oferecidos para o segundo semestre de 2011. Os candidatos poderão concorrer utilizando as médias das notas obtidas nos exames de 2008, 2009 ou 2010.

As vagas que sobraram do vestibular de inverno, nesta modalidade, estão divididas entre cursos ministrados nos campi de Belo Horizonte (Coração Eucarístico, São Gabriel, Barreiro e Praça da Liberdade); da Região Metropolitana (Betim e Contagem); e do interior do estado (Poços de Caldas, Guanhães e Arcos). As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de julho, através do site www.pucminas.br. É preciso pagar uma taxa de R$ 20.

A instituição promete divulgar a lista dos aprovados até o dia 21 de julho. Quem for convocado em primeira chamada terá os dias 1º e 2 de agosto para confirmar a matrícula, com o atendimento funcionando entre as 9 horas e as 19 horas. Já aqueles cujos nomes aparecerem na segunda chamada vão se matricular nos dias 3 ou 4 agosto, das 9 horas às 16 horas.

Confira o quadro de vagas completo e outras informações complementares no edital do processo seletivo.

Por André Gonçalves


Permanecem abertas, até o dia 16 de junho, as inscrições para o processo seletivo de inverno 2011 da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

A instituição mineira oferece 100 vagas, sendo que 50 são destinadas ao curso de Psicologia, e mais 50 são voltadas para o curso de Enfermagem

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25 e quem estiver interessado em se candidatar, deve acessar o portal da instituição, no endereço eletrônico www.fcmmg.br.

As provas objetivas estão agendadas para o dia 19 de junho e vão cair questões de Língua Portuguesa e assuntos interdisciplinares (mais voltados para a área da graduação), além de uma redação.

O resultado sairá no dia 21 de junho e será publicado no site da FCMMG, a partir das 16 horas.

Por Andrea Gomes


Se você pretende prestar vestibular para ingressar em alguma instituição de ensino superior ainda neste segundo semestre de 2011, fique atento, pois muitos vestibulares já iniciaram o período de inscrição.

É o caso da Faculdade de Talentos Humanos, a FACTHUS, situada no Estado de Minas Gerais.

Para este certame os candidatos podem optar por cursos de graduação nas áreas de engenharia mecânica, direito, enfermagem (matutino e noturno), sistemas da informação e engenharia ambiental. São oferecidas 370 vagas. 

As inscrições devem ser realizadas pelo site da instituição em – facthus.edu.br – até a data de 16 de junho de 2011. Também deve ser efetuado o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 20.

A prova está prevista para ser aplicada no dia 18 de junho deste ano, a partir das 14 horas até às 18 horas. O resultado final será divulgado para os interessados em 21 de junho.

Aqueles que forem selecionados no processo seletivo poderão efetuar as matrículas no período de 21 de junho até 09 de julho deste ano. 

Para mais informações acesse o edital, ou ligue para (34) 3311 9800.


A Escola Superior Dom Helder Câmara vai receber inscrições para o Vestibular do 2º semestre de 2011 até o dia 8 de junho. A instituição, com sede em Belo Horizonte, oferece vagas para o curso de graduação de Direito, para os turnos da manhã e da noite ou para as aulas do período integral (manhã e tarde ou tarde e noite).

Os candidatos podem escolher entre duas formas de ingresso. Uma delas é o processo seletivo tradicional, composto por provas com questões de múltipla escolha, que abordam conteúdos de língua portuguesa e literatura brasileira, história e geografia, além de redação. A outra maneira de ingressar é por intermédio das notas obtidas no Enem. Podem ser utilizadas as notas dos exames de 2007, 2008, 2009 ou 2010. Para esta modalidade, serão reservadas até 15% das vagas.

As inscrições podem ser feitas através do site www.domhelder.edu.br ou pessoalmente, na sede da instituição, localizada na Avenida Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia, na capital mineira. A taxa de inscrição custa R$ 50. As provas serão realizadas no dia 11 de junho.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 2125-8800 ou no manual do candidato

Por André Gonçalves


O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, a Unileste, informa aos interessados que já podem ser efetuadas as inscrições para o seu vestibular de inverno 2011.

Os concorrentes que pretendem participar desta seleção irão encontrar disponível um total de 900 vagas em cursos de graduação, que são: arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, administração, psicologia, direito, tecnologia em soldagem, pedagogia, engenharia (metalúrgica, sanitária e ambiental, elétrica, química, mecânica, civil e de produção), e também para sistemas de informação.

Para realizar a sua inscrição você deve acessar o site – todosconfiam.com.br – até a data de 16 de junho de 2011. A Instituição não informou quais os valores para as taxas de participação.

A prova de conhecimentos está agendada para acontecer no dia 19 de junho. Ela será realizada no campus de Coronel Fabriciano. Além do site acima listado, os interessados podem acessar o site da Unileste, para outras informações pertinentes ao processo. 


A PUC de Minas Gerais obteve para este segundo semestre de 2011, um recorde de inscritos no vestibular, em relação aos últimos quatro anos. Em relação ao segundo semestre do ano passado, houve um aumento de 42,6% no número de inscritos. Agora se apresenta um total de 11.990 candidatos, contra 8.408 inscritos em 2010/2.

No interior do Estado o aumento no número de inscritos foi ainda maior (54,7% em relação a 41% de aumento da capital e região metropolitana). As inscrições ocorreram até o último dia 18 de maio. No dia 12 de junho de 2011 serão aplicadas as provas para a capital e região metropolitana, e no dia 18 do mesmo mês acontecem as provas para o interior do Estado.

Para este segundo semestre de 2011 estão sendo oferecidas 5.880 vagas em 70 cursos de Belo Horizonte e região metropolitana, e 1.300 oportunidades em 19 cursos do interior.

Por Elizabeth Preático


O vestibular 2011/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, o IFMG, receberá até a data de 16 de junho de 2011 as inscrições dos interessados em participar do processo de seleção.  

Para este certame estão sendo oferecidas vagas para 04 cursos de Nível Superior e 12 Técnicos, nos campi de Betim, Bambuí, Ouro Preto e Congonhas. Dentre os cursos disponíveis estão: Agronomia, Ciências Biológicas, Meio Ambiente, Agricultura,  Zootecnia, Manutenção Automotiva, Gerência em Saúde, Manutenção e Suporte em Informática, Comércio, Informática para a Internet, Automação Industrial e Mecânica, Informática, Segurança do Trabalho, entre outros. É um total de 859 vagas abertas.

Há a opção de prestar o vestibular pelo modelo tradicional e também utilizando as notas do Enem 2010. Caso tenha interesse, efetue a sua inscrição através do site – ifmr.edu.br/vestibular – até a data citada anteriormente, mediante ao pagamento de taxas com valores de R$ 50 (Nível Técnico) e R$ 70 (Nível Superior).

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 03 de julho de 2011, nas seguintes cidades: Oliveira, Bambuí, Bom Despacho, Ouro Preto, Congonhas, João Monlevade, Betim, Piumhi e Pompéu. 

Para mais informações, acesse o edital.

Por Oscar Ariel


Estão sendo oferecidas 180 vagas para o Cursinho Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

As vagas do curso preparatório são voltadas a estudantes oriundos de escolas da rede pública de ensino e que comprovem ser membro de família de baixa renda.

O período para os interessados se candidatarem vai do dia 25 de maio a 09 de junho e as inscrições estão sendo feitas na coordenação do CPV do Colégio de Aplicação João XXIII, no seguinte endereço: Rua Visconde de Mauá, nº 300, Bairro Santa Helena, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados (14h às 17h).

Para inscrição é preciso que o candidato esteja munido de duas fotos 3×4, cópia do documento de identidade, ficha de inscrição e do formulário socioeconômico (disponíveis no portal do cursinho), além do comprovante de conclusão do ensino médio.

No dia 16 de junho, será aplicada uma prova com questões objetivas de português, biologia, química, física, história e geografia, que visa selecionar os candidatos. A lista com os nomes dos contemplados sairá no dia 1º de julho.

As aulas do cursinho iniciam no dia 04 de julho e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30, e aos sábados, pela tarde.

Por Andrea Gomes


Se você pretende ingressar em algum curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, o IFTM, já pode efetuar o seu cadastro para o processo seletivo do segundo semestre. Estão disponíveis para o vestibular os cursos de tecnologia de desenvolvimento de sistemas, tecnologia em alimentos, computação, logística e sistemas para internet. A data prevista para que sejam aplicadas as provas é dia 03 de julho de 2011, das 13h30 às 18h30.

Gostou de algum dos cursos? Então faça agora o seu cadastro para o processo de seleção através do site do Instituto Federal de Tecnologia do Triângulo Mineiro, até a data de 15 de junho de 2011. Os participantes deverão efetuar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 60.

Aqueles que desejarem obter o requerimento de isenção, devem o fazer no período de 23 de maio até 03 de junho. Para todas as informações, acesse o edital completo do vestibular.

Por Oscar Ariel


Mora na região de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e está à procura de uma instituição de ensino superior para ingressar ainda em 2011, pode efetuar as inscrições para o vestibular do meio de ano da Universidade Presidente Antônio Carlos, a Unipac.

Estão disponíveis para os interessados no certame, os cursos de graduação nas áreas de direito, administração, farmácia, biomedicina, medicina, fisioterapia, medicina veterinária, tecnologia em gestão ambiental e nutrição. Os candidatos ao curso de medicina farão provas na data de 26 de junho de 2011. Já os demais farão o teste no dia 19 de junho.

Caso tenha interesse em participar deste processo seletivo da Unipac para medicina, pode efetuar a sua inscrição acessando ao site da Gestão de Concursos, que está organizando a prova, até o dia 10 de junho de 2011. Aqueles que optarem pelos demais cursos podem fazer o cadastro através do site – unipac.br – até a data de 14 de junho de 2011, às 16 horas.

Nos referidos links também se encontram os editais dos processos para sanar eventuais dúvidas. Boas provas!

Por Oscar Ariel


Mais uma instituição de ensino superior abriu o período de inscrições para o vestibular do meio de ano de 2011. Agora foi a vez da Universidade de Uberaba, a Uniube, em Minas Gerais. Para os estudantes interessados, as opções de cursos de graduação são medicina veterinária, enfermagem, fisioterapia, administração, engenharias (todas), medicina, odontologia, psicologia, sistemas de informação, ciências contábeis, publicidade e propaganda, jornalismo, direito, marketing, gestão de recursos humanos, entre outros.

Os inscritos neste processo seletivo passarão por provas com data prevista para a aplicação no dia 11 de junho de 2011 nas cidades de Araxá, Uberaba e Uberlândia. Aqueles que tiverem interesse em participar já podem fazer a inscrição pelo site da instituição em – uniube.br – até a data de 08 de junho de 2011.

O cadastro pode ser feito em algum dos pontos de apoio nas mesmas cidades onde serão efetuadas as provas. O valor da taxa de participação fica estipulado em R$ 30. Para verificar os endereços dos pontos de apoio e outras informações do certame, acesse o edital completo.

Por Oscar Ariel


Ainda dá tempo para se inscrever no vestibular de segundo semestre de 2011 do CEFET-MG e concorrer a uma das vagas de curso técnico ou superior.

Os cursos disponíveis para nível técnico são os seguintes: Transporte e Trânsito, Eletrotécnica, Química e Estradas. Já para quem preferir algum curso de graduação, pode optar por Administração de Empresas, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Letras, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Química Tecnológica e Engenharia de Minas. Os cursos são oferecidos nas unidades localizadas em Belo Horizonte, Araxá e Leopoldina.

O prazo para realizar a inscrição termina no dia 30 de maio e os interessados podem acessar o endereço eletrônico www.incef.copeve.cefetmg.br para se candidatar no processo seletivo.

O candidato deve pagar o valor da taxa de inscrição que é de R$ 45,00 (para curso técnico) e R$ 90,00 (para curso superior).

As provas serão realizadas nos dias 18 e 19 de junho nos campi da instituição.

Por Andrea Gomes


Quem estiver se preparando para o Vestibular 2012 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deve ficar atento às mudanças que estão sendo anunciadas pelo Cepe, referentes às provas da segunda etapa.

Uma das mudanças, de acordo com o Cepe, é que será aplicada uma nova prova aos candidatos de 44 cursos. A prova é a de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A, e não exige a leitura das obras indicadas para o processo seletivo.

Outra alteração diz respeito aos candidatos que tentarão uma vaga nos cursos de Teatro e Dança, Comunicação e Letras, que farão a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B. Para tanto, será necessário a leitura dos livros: Dom Casmurro (de Machado de Assis); Infância (de Graciliano Ramos); Espumas Flutuantes (de Castro Alves) e Joias de Família (de Zulmira Ribeiro Tavares). Como o livro Mar Absoluto (de Cecília Meireles), está esgotado no mercado, ele foi retirado da lista das obras indicadas.

Há ainda uma terceira alteração, específica para o curso de Gestão de Serviços de Saúde, cujos candidatos farão as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A e Matemática A, além da avaliação de História.

Fonte: UFMG

Por André Gonçalves


Já podem ser feitas as inscrições para o vestibular unificado das faculdades Promove, Kennedy e Infórium de Tecnologia, em Minas Gerais.

As inscrições podem ser feitas através do site – vestibularunificado.com.br – até a data de 02 de junho de 2011. A taxa de participação é de R$ 30.

Os candidatos terão a disposição um total de 1.132 vagas em cursos de graduação, como administração, publicidade e propaganda, direito, marketing, engenharia civil, engenharia de minas, engenharia de produção, jogos digitais, logística, gestão de recursos humanos, gestão financeira, produção multimídia, rede de computadores, sistemas de informação e sistemas para internet.

Os inscritos neste processo seletivo farão as provas no dia 04 de junho de 2011.

Para mais informações acesse o edital do vestibular.

Por Oscar Ariel


Ainda dá tempo para efetuar a sua inscrição na Universidade de Itaúna, situada no Estado de Minas Gerais.

A instituição recebe as inscrições até o dia 20 de maio de 2011 através do seu site – uit.edu.br – ou ainda pelas agências dos Correios.

Os cursos de graduação que estão sendo ofertados neste processo seletivo são: arquitetura e urbanismo, administração, ciências da computação, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, educação física, enfermagem, engenharias (civil, eletrônica, de produção e mecânica), farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, pedagogia e odontologia.

A data prevista para a aplicação das provas é o dia 28 de maio de 2011, no campus Verde de Itaúna, que fica na rodovia MG 431, em Itaúna.

Entre as obras que estão prescritas para o certame, estão “A Carteira de Meu Tio”, de Joaquim Manuel de Macedo; “Contos de Aprendiz”, de Carlos Drummond de Andrade; e “A Estrela Sobe”, de Marques Rebelo.

Acesse todas as informações no edital do vestibular.

Por Oscar Ariel


Foi aberto o período de inscrições para o vestibular de inverno da Fundação Comunitária de Ensino Superior Itabira (Funcesi), em Minas Gerais.

Os cursos que estão sendo oferecidos para este processo seletivo são: direito, biomedicina, farmácia e enfermagem.

Os participantes efetuarão as provas na data de 19 de junho de 2011, das 09 horas às 12 horas.

A inscrição para este vestibular pode ser feito pelo site – funcesi.br – de 16 de maio até a data de 04 de junho de 2011. É necessário pagar uma taxa de R$ 50.

A Funcesi oferece aos aprovados descontos nas matrículas para os alunos iniciantes e para aqueles que ficarem entre as primeiras colocações de cada curso.

Para obter mais informações, acesse o site da Funcesi ou ligue para 3839 3610.

Por Oscar Ariel


Os interessados em estudar um curso de graduação no segundo semestre de 2011 já podem se inscrever para os vestibulares de inverno oferecidos por diversas instituições de ensino brasileiras. Uma destas que está com inscrições abertas é a Faculdade Arnaldo. Localizada em Belo Horizonte (MG), recebe inscrições para o vestibular tradicional até o dia 15 de junho.

A instituição oferece 150 vagas para o curso noturno de Direito e 100 vagas para o curso de Administração. As provas do vestibular serão realizadas no dia 19 de junho, no horário das 9h00 às 13h00, na sede da Faculdade, que fica na capital mineira. A prova tradicional será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 sobre atualidades e 20 de português, além de uma redação.

Para os interessados que não podem participar do vestibular tradicional, podem escolher pelo agendamento que a instituição recebe até o dia 03 de agosto. No entanto, as vagas são limitadas, já que essa modalidade de seleção é composta por uma análise curricular, teste de redação e entrevista com o coordenador do curso.

Os vestibulandos nas duas modalidades podem se cadastrar no site da instituição:  www.faculdadearnaldo.edu.br. A taxa de inscrição custa R$ 30,00. Mais informações no próprio site ou pelo telefone: 0800 606 3535.

Por Selma Isis


Do dia 04 de abril de 2011 até o dia 18 de maio de 2011, estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2011 da PUC Minas (Campus Arcos).

As inscrições poderão ser feitas somente pela internet. O valor da inscrição vai de R$35,00 (processo seletivo por intermédio de provas) a R$20,00 (processo seletivo por intermédio da nota do ENEM).

As provas serão realizadas no dia 18 de junho de 2011, das 14:00 às 18:00. A informação do local das provas constará no Cartão de Informação, que será enviado pelos Correios ou poderá ser feito o download no próprio site.

O resultado será divulgado no site www.pucminas.br.

Para mais informações acesse o site: www.pucminas.br.

Por Nicolle Marques


Interessados em ingressar em algum curso de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a UFTM, tem até a data de 20 de maio para realizarem as suas inscrições. O vestibular de inverno 2011 da instituição oferece 480 em cursos como educação física, ciências biológicas, enfermagem, fisioterapia, física, história, geografia, nutrição, matemática, química, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, letras (português/espanhol, Letras (português/inglês), biomedicina e medicina.

Os candidatos podem optar pelo uso da nota da parte objetiva da prova do Enem 2010. As provas da primeira fase acontecem no dia 19 de junho, das 13 horas às 17h30. As cidades contempladas com a prova são Belo Horizonte, Uberaba e São Paulo.

Os testes da segunda fase ocorrem apenas em Uberaba (MG), em 10 de julho, também no período da tarde, das 13 horas às 18 horas. O resultado final do certame deve ser conhecido na data de 22 de julho de 2011.

Para realizar a sua inscrição, acesse o site vunesp.com.br, até a data citada anteriormente, pagando a taxa de R$ 105.

Mais informações no edital.

Por Oscar Ariel


Está aberto o período de inscrições para o pedido de isenção ou redução da taxa para o vestibular de inverno da Universidade Federal de Juiz de Fora, a UFJF, em Minas Gerais. Para participar desta seleção, o interessado deverá se apresentar matriculado no último ano do nível médio, estar na quarta série de curso técnico, ou ainda possuir o certificado da conclusão de tais cursos. O interessado também não pode estar matriculado na UFJF na graduação, nem possuir diploma de nível superior. 

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site vestibular.ufjf.br até a data de 11 de maio de 2011, às 16 horas. No link o estudante deverá preencher de modo correto o formulário socioeconômico para finalizar o cadastramento.

A primeira lista de selecionados será divulgada no dia 16 de maio no link acima. Quem estiver com o nome na lista, deverá comprovar as informações reveladas na inscrição. O resultado final da isenção ou redução da taxa será exposto no dia 10 de junho, após toda a análise de documentos. 

Este ano será ofertado no vestibular de inverno, vagas para os cursos de física, química e matemática, totalizando 90 vagas. Para outras informações, acesse o edital no site da instituição. Ou ligue para (32) 2102 3911 – 3978 3979.

Por Oscar Ariel


Foi aberto está semana o período de inscrições para o vestibular de cursos a distância da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.

Os candidatos podem optar pelos seguintes cursos de graduação: letras (português), letras (inglês) e filosofia. Estão sendo oferecidas 660 vagas para este certame, estas vagas estão distribuídas entre os polos de Confins, Governador Valadares, Cambuí, Sete Lagoas, Ilicínea e Itamonte.

Aqueles que pretendem ingressar em algum destes cursos, podem realizar a inscrição, até a data de 16 de maio de 2011, através do site – copese.ufla.br.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (35) 3829 1035. Participe e boa sorte!

Por Oscar Ariel


Estão abertas as inscrições até o dia 15 de junho para o vestibular de inverno 2011 da Universidade FUMEC.

A instituição dispõe dos seguintes cursos superiores: Terapia Ocupacional; Negócios Internacionais; Ciências Aeronáuticas; Ciências Contábeis; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Design Gráfico; Design de Interiores; Design de Moda; Design de Produto; Direito; Educação Física; Administração; Arquitetura e Urbanismo; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Bioenergética; Engenharia Biomédica; Ciência da Computação; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia de Telecomunicações; Fisioterapia; Pedagogia; Psicologia e Biomedicina.

Quem quiser participar do processo seletivo, deve se cadastrar no endereço eletrônico www.vestibular.fumec.br.

Os candidatos devem pagar R$ 40 referente à taxa, porém aquele que optar pelo aproveitamento da nota do Enem paga R$ 20.

As provas objetivas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Física, Matemática, Química e Biologia serão aplicadas no dia 18 de junho (sábado), no horário das 14h às 17h30, no Campus Cruzeiro, em Belo Horizonte.

O resultado do vestibular da Fumec está previsto para ser divulgado dia 24 de junho.

Por Andrea Gomes


Para os vestibulandos que desejam ingressar na faculdade no próximo semestre ou para alunos que desejam avaliar seus conhecimentos para o vestibular no final do ano, este é o momento de se inscrever nos vestibulares de inverno que ocorrem em todo o Brasil.

Uma das opções é o vestibular de inverno da Faculdade INAP, que fica em Belo Horizonte (MG). A instituição recebe as inscrições até o dia 14 de maio, e realizará a prova no dia seguinte, 15 de maio.

Os cursos oferecidos pela INAP são: tecnologia de design gráfico e tecnologia de design de interiores. Os dois cursos têm duração de dois anos, e capacita os profissionais para terem capacidade crítica e competência técnica.

As inscrições para o vestibular podem ser feitas presencialmente, na secretaria da faculdade, que fica na avenida Carandaí, 507, Bairro Funcionários, Belo Horizonte (MG), ou pelo site: www.faculdadeinap.edu.br.

Por Selma Isis


A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) abre na semana de 25 a 29 de abril o período para solicitação da isenção da taxa na inscrição do vestibular de inverno.  Para poder solicitar a isenção, é necessário preencher o formulário do site www.uftm.org.br.

Depois de preenchido, é preciso apresentar a documentação da renda familiar. Os documentos devem ser entregues ou enviados à Comissão Permanente de Concursos Discentes, em Uberaba, até dia 5 de maio.

A instituição deve avaliar os pedidos e divulgar a lista de isenção da taxa até 13 de maio. Para os candidatos com isenção de 100%, estão inscritos automaticamente. Os vestibulandos que tiverem isenção parcial, devem fazer a inscrição do dia 2 a 20 de maio.

Para os candidatos sem a isenção, a taxa de inscrição é de R$105,00 – para os treineiros, é de R$80,00. Os resultados do pedido de isenção serão publicados no site www.vunesp.com.br.

Por Livia Hay


A Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) vai realizar o seu vestibular de inverno 2011 no dia 28 de maio, das 14 às 18 horas.

As provas serão aplicadas nas cidades de Araçatuba (SP), Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Guarujá (SP), Passos (MG), Poços de Caldas (MG), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), São Jose do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), São Sebastião (SP) e Uberaba (MG).

Há vagas para cursos das áreas de Saúde, Exatas, Humanas e Artes que são oferecidos nos campi de Ribeirão Preto e Guarujá. No campus Guarujá são ministradas as aulas dos seguintes cursos: Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Administração, Pedagogia, Comércio Exterior, Serviço Social, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Matemática, Gestão Portuária, Tecnologia em Gestão Ambiental e Logística. O curso de Medicina é oferecido no campus de Ribeirão Preto, além de graduações como Engenharias, Fisioterapia, Nutrição, entre outros.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 30, com exceção de Medicina, em que o candidato deve pagar R$ 100 para participar do processo seletivo.

As inscrições ocorrem até 22 de maio, através do endereço eletrônico www.unaerp.br.

 Por Andrea Gomes


Quem quiser prestar vestibular para algum dos 34 cursos do Centro Universitário Newton Paiva tem até o dia 21 de maio para se inscrever no Vestibular 2011.2 da instituição mineira.

As inscrições podem ser feitas através do site www.newtonpaiva.br ou pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno, que fica nos seguintes endereços: Av. Carlos Luz, nº 220, Caiçara; Rua José Claudio Rezende, 420, Estoril ou Av. Silva Lobo, 1.730, Nova Granada.

Os candidatos precisam pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 30, mas para aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), há isenção da taxa, sendo que o candidato precisa ter obtido pelo menos 25 ou 250 pontos na redação e mínimo de 40 ou 400 pontos na avaliação objetiva.

As provas serão realizadas na Unidade JK, em Caiçara e no Campus Buritis, localizado em Estoril e estão agendadas para o dia 22 de maio, domingo, das 9h às 13h.

Para maiores detalhes, os interessados devem consultar o edital do processo seletivo.

Por Andrea Gomes


O Ibmec (MG) abriu inscrições para o seu vestibular de inverno 2011 e estão sendo oferecidas 165 vagas (para o semestre 2011.2) para os cursos de Administração, Economia, Relações Internacionais. Já para 2012.1 são 340 vagas, incluindo Engenharia de Produção.

Os interessados podem se inscrever até o dia 03 de junho, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.ibmec.br. Quem se candidatar até 20 de maio pagará R$ 50 de taxa de inscrição, e a partir do dia 21 de maio, o valor passa para R$ 70.

Os vestibulandos poderão optar, no ato da inscrição, para qual período desejam começar as aulas: agosto de 2011 (apenas candidatos com Ensino Médio completo) ou fevereiro de 2012, mediante comprovação, no processo de matrícula, de já ter finalizado o Nível Médio.

O curso de Engenharia de Produção estará disponível apenas para 2012.1, portanto, quem escolher iniciar as aulas em agosto deste ano, não poderá concorrer a uma das vagas dessa graduação.

As provas estão agendadas para o dia 10 de junho. Para mais informações, baixe aqui o edital.

Por Andrea Gomes


Estarão abertas até o dia 11 de maio as inscrições para o Vestibular do 2º semestre de 2011 da Faculdade INAP, de Belo Horizonte. As vagas que estarão em disputa são para os cursos superiores tecnológicos de Design Gráfico e Design de Interiores. Em ambos os casos, estão sendo oferecidas 50 vagas para o turno da manhã e outras 50 vagas para o turno da noite.

As inscrições estão sendo feitas através do site www.faculdadeinap.edu.br ou no campus da instituição, localizado na Avenida Carandaí, 507, bairro Funcionários, na capital mineira.

O atendimento funciona das 8 horas às 20 horas, nos dias úteis. Aos sábados, o horário é entre as 8 horas e as 15 horas. A taxa de inscrição custa R$ 40. A prova está marcada para o dia 15 de maio, e será composta por 20 questões de múltipla escolha, com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, além da redação. Os candidatos que preferirem, podem agendar uma data para a realização do exame (de segundas a sextas-feiras).

Os resultados saem até o dia 20 de maio. A matrícula será feita entre os dias 1º e 10 de junho.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3304-6666.


Os interessados em disputar uma vaga nos cursos superiores dos Centros Universitários Una e Uni-BH, já podem fazer a sua inscrição para o Vestibular Unificado do 2º semestre de 2011. As instituições têm unidades em Belo Horizonte e na cidade de Contagem, localizada na Região Metropolitana da capital mineira. No ato da inscrição, os candidatos podem escolher dois cursos (1ª e 2ª opção) no mesmo centro universitário ou um em cada instituição. Além do processo seletivo tradicional, serão aceitas as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.

As inscrições vão até o dia 27 de maio, através dos sites www.unibh.br e www.una.br, pelos telefones (31) 3319-9502 (Uni-BH) e (31) 3235-7300 (Una) ou nas unidades das instituições. O atendimento presencial e o via telefone funcionam nos dias úteis, entre as 8 horas e as 20 horas. A taxa de inscrição para o curso de medicina custa R$ 100. Para os demais cursos, o valor é de R$ 50. Quem for indicado por alunos, funcionários e professores das instituições ou se inscrever pessoalmente, tem um desconto de 50%.

As provas estão marcadas para o dia 28 de maio. O resultado final sai em 31 de maio.

Por André Gonçalves


O mês de junho marcará o início das inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora, a UFJF, situada em Minas Gerais. Para esse processo seletivo serão disponibilizadas um total de 90 vagas para os cursos de matemática, química e física.  O edital completo com todas as informações como datas para as inscrições e pedidos de isenção da taxa, será publicado no mês de maio de 2011.

A instituição informa que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, não serão utilizadas para esse processo seletivo. Os candidatos passarão por provas objetivas com questões de português, biologia, matemática, literatura, geografia, física, química e história. Além das provas discursivas. Todo esse processo acontecerá entre os dias 17 e 19 de junho de 2011. O início das atividades dos aprovados se dará em 08 de agosto de 2011.

Para obter mais informações acesse o site da UFJF.

Por Oscar Ariel


A Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ, tem inscrições abertas para o seu vestibular até o dia 25 de abril. A taxa é de R$100,00 e serão disponibilizadas 785 vagas em 17 cursos. Tais cursos estão distribuídos nas áreas de Engenharia, Ciências da Saúde e Ciências Humanas.

As provas serão realizadas nos dias 4 e 5 de junho. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Gerais, com 50 questões de múltipla escolha e a Redação e, no segundo, a prova de Conhecimentos Específicos, com 48 questões, também de múltipla escolha. Quem optar por usar a nota do ENEM 2010 como resultado da prova de Conhecimentos Específicos, deve autorizar o uso dessa nota na ficha de inscrição, que contém um espaço reservado para esse fim.

Para o resultado final, será computada a nota de maior valor: ou a nota do ENEM ou a nota atingida na prova de Conhecimentos Específicos. Os resultados finais serão divulgados no dia 4 de julho e as matrículas serão realizadas nos dias 7 e 8 de julho.

Para mais informações e inscrição, acesse: www.ufsj.edu.br

Por Flávia Yoshitani


A PUC Minas está com as inscrições abertas para o Vestibular do 2º Semestre de 2011.  O vestibular oferece vagas em Belo Horizonte (Coração Eucarístico, São Gabriel, Barreiro e Praça da Liberdade), Região Metropolitana (Contagem e Betim) e interior do Estado (Poços de Caldas, Serro, Arcos e Guanhães).

As pessoas interessadas têm até o dia 18 de maio para efetuarem sua inscrição através do site www.pucminas.br.

Nos campi do interior do estado, as provas do vestibular serão realizadas no dia 18 de junho e o valor da taxa de inscrição é R$ 35. Já nos campi de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, as provas serão aplicadas no dia 12 de junho e o valor da taxa de inscrição é de R$ 75.

Os resultados irão ser divulgados até o dia 5 de julho.

A PUC Minas também utiliza como método de aprovação para o vestibular os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo 15 % das vagas de cada curso voltadas aos candidatos que optarem por utilizar esse recurso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3319-4444.

Por Iracema Iris Gonçalves


Encontram-se abertas as inscrições para o vestibular de inverno 2011 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em Minas Gerais. A instituição divide os seus cursos de graduação em dois grupos, dando ao candidato a opção de se inscrever em um curso de cada grupo.

Os valores das inscrições custam R$100, para quem se candidatar em apenas um curso, e R$190 para os candidatos que optarem em concorrer em um curso de cada grupo.

Há três tipos de inscrição para quem for prestar o vestibular da Unimontes, uma delas é na modalidade I (para candidatos que desejem concorrer às vagas reservadas a afrodescendente carente, egresso da escola pública carente, indígena e portador de deficiência), a outra é na modalidade II (ampla concorrência) e quem estiver treinando para o vestibular e não deseja ter seus pontos aproveitados, pode se cadastrar na modalidade III.

As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 12 de junho em turnos diferentes: manhã (Grupo I) e tarde (Grupo II).

A Unimontes está ofertando 637 vagas, sendo que 342 são destinadas aos 15 cursos do Grupo I e 295 para os 13 cursos do Grupo II.

As inscrições ficam abertas até do dia 18 de maio e podem ser feitas apenas através do portal da Unimontes.

 Por Andrea Gomes


Se você está interessado em participar do vestibular 2011/2012 da Universidade Federal de Uberlândia, a UFU, já pode realizar a sua inscrição. O processo seletivo irá contar com duas etapas. A primeira será eliminatória e de classificação, neste caso as perguntas serão de múltipla escolha. Já a segunda contemplará questões discursivas e também uma prova de redação. Em um edital complementar serão divulgados ainda o número total de vagas e todos os cursos oferecidos pela instituição.

Caso no primeiro semestre ocorra o Enem, as notas deste exame irão substituir o processo seletivo. Porém, candidatos dos cursos de artes visuais, arquitetura e urbanismo, música, dança, design de interiores, tradução e teatro, devem efetuar o processo para testes de habilidades especificas.

As inscrições já estão sendo aceitas através do site ingresso.ufu.br, até o dia 04 de abril de 2011. A taxa de inscrição é única no valor de R$ 105, com pagamento até 08 de abril.

Aqueles que forem classificados em primeira chamada poderão observar seus nomes na lista de aprovados em 18 de julho deste ano. 

Por Oscar Ariel


Se você está pensando em prestar o vestibular 2012 da Universidade Federal de Minas Gerais sem pagar a taxa de inscrição, fique atento a esta notícia. O Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular da UFMG 2012 começa a aceitar as inscrições dos interessados a partir do dia 13 de abril de 2011. O grande intuito deste projeto e dar a oportunidade aos candidatos que não têm possibilidade de pagar as taxas devido às suas condições socioeconômicas.

Outro ponto importante para salientar, é que há também a possibilidade de conceder a alguns estudantes a isenção parcial das taxas. Assim, os candidatos ao vestibular efetuarão o pagamento de somente 50% do valor no ato de inscrição.

Após o início das inscrições para o PITV, os interessados poderão se cadastrar acessando o site ufmg.br/copeve, até a data de encerramento que é 03 de maio de 2011. Neste link listado acima, também poderá ser encontrado o resultado final daqueles que conseguirão a isenção, a partir do dia 05 de agosto de 2011.

Outras informações também pelos telefones (31) 3409 6700 ou 3409 4408. 

Por Oscar Ariel





CONTINUE NAVEGANDO: