No dia 31 de dezembro de 2013 o Ministério da Educação liberou através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a lista de vagas e instituições que estarão participando do processo seletivo 2014.1. As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 6 de janeiro e serão feita através da internet.

No total, 115 instituições de educação e faculdades oferecerão vagas ao interessados participantes do ENEM 2013. O Estado de Minas Gerais é o que mais possui instituições ligadas ao Sisu (18), seguido de 15 no Rio de Janeiro, e 9 no Rio Grande do Sul.

O pré-requisito é que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio sem ter obtido nota zero. São escolhidas no máximo duas opções de vagas em ordem preferencial.

As inscrições estarão abertas entre 6 e 10 de janeiro. A lista de aprovados deverá ser divulgada em seguida, no dia 13, e as matrículas devem acontecer já entre 17 e 21 de janeiro. No dia 27 deve ser divulgada a segunda chamada para candidatos da lista de espera que devem fazer suas matrículas entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

O calendário apertado deve-se principalmente devido à adaptação das instituições escolares ao calendário da copa do mundo, a ser realizada em junho. A maioria das universidades tem início de aulas previsto entre os dias 20 e 27 de janeiro.

Apesar da rede de instituições federais ter aumentado no país, a procura por vagas continua crescendo em ritmo acelerado. Em 2008, a média de disputa por vaga nas federais era de 8 candidatos, menos da metade do registrado em 2012, chegando a marca de 17,3 candidatos por vaga.

Por Manoel da Costa Jr


Fim de ano é expectativa para os estudantes que prestaram vestibular e aguardam com ansiedade o resultado das provas. Para diminuir esta ansiedade e PUC Minas divulgou na última quarta-feira (27) a lista dos aprovados em seu Vestibular para o 1º Semestre de 2014.

Os aprovados na primeira chamada terão os dias 9 de dezembro de 2013 no horário das 09h às 20h e 10 de dezembro no horário das 09h às 16h para realizar as matriculas. Para os aprovados em segunda chamada a data para realização das matriculas será 12 de dezembro no horário das 09h às 20h.

Os candidatos que tiverem interesse em manter-se na lista de espera por vagas deverão manifestar este interesse nos dias 11 e 12 de dezembro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da IES, até as 16h. A divulgação da lista de espera será no dia 12 de dezembro a partir das 21h. Para os convocados por meio da lista de espera as matriculas acontecerão no dia 16 de dezembro, das 09h às 20h.

Os estudantes que foram aprovados para os cursos de graduação tecnológica, o prazo para realização das matriculas em primeira chamada será até o dia 16 de dezembro no horário das 09h às 19h; da segunda chamada, no dia 17 de dezembro das 09h às 17h; e da terceira chamada, no dia 18 de dezembro, no horário das 09h às 17h.

Para realizar as matriculas os estudantes deverão apresentar no local originais e cópias do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; comprovante de recolhimento da primeira parcela da semestralidade; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e uma foto colorida 3×4 recente.


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu nesta segunda-feira (dia 9 de julho) o prazo de matrícula para os aprovados nos seus Cursos de Graduação a Distância. As vagas estavam sendo distribuídas entre os cursos de Licenciatura em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) e Técnico de Segurança do Trabalho.

O procedimento de matrícula pode ser feito até o dia 12 de julho, diretamente na unidade do IFPB que está ofertando a vaga. O dia 13 de julho ainda será voltado para a inscrição dos retardatários. Quem não efetuar a inscrição neste período, estará automaticamente excluído do processo de seleção. A vaga, então, será preenchida pelo próximo inscrito, de acordo com a ordem de classificação.

No momento de fazer a matrícula, o candidato deverá apresentar duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, Histórico Escolar e Certificado de término do Ensino Médio.

Os polos que possuem vagas e estão recebendo a matrícula são os das cidades de Cajazeiras, Monteiro, Guarabira, Picuí, Sousa, Patos, Campina Grande e João Pessoa.

A lista de aprovados e mais informações sobre a matrícula podem ser conferidas no site www.ifpb.edu.br.

Fonte: IFPB

Por Matheus Camargo


A lista de aprovados em primeira chamada no Vestibular de Inverno 2012 da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) foi divulgada na quinta-feira (05/07). Todas as 7.477 vagas foram ocupadas e agora os estudantes aprovados precisam fazer a matrícula para assegurar a chance na universidade.

Os estudantes foram avaliados pela nota tirada no vestibular e também pela avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Eles vão ocupar as vagas dos campi de Serro, Poços de Caldas, Guanhães, Arcos, Contagem, Betim e Belo Horizonte, além dos polos disponíveis para a Educação a Distância.

O resultado final do vestibular pode ser acessado pelo site www.pucminas.br. A matrícula deverá ser realizada entre os dias 9 e 10 de julho e o candidato deverá portar, no momento de fazer o procedimento, o certificado de término do ensino médio, comprovante do pagamento da primeira mensalidade, quitação de serviços militares (exclusivo para homens), RG, foto 3 x 4, CPF e certidão de casamento ou nascimento.

A divulgação da lista final de aprovados na PUC Minas foi antecipada, já que estava prevista para acontecer somente no dia 9 de julho. Com isso, a matrícula também sofreu mudanças.

Por Matheus Camargo


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já informou o prazo de matrícula de 2.342 candidatos aprovados no vestibular 2011, com entrada em 2012. Os cursos abrangidos nesta segunda etapa de matrículas são: Agrimensura, Gestão Pública, Saúde Coletiva, Enfermagem, Odontologia e Medicina.

As aulas serão ministradas a partir de agosto em Manaus e outras 24 cidades do Estado.

Para a matrícula, o candidato aprovado deverá entregar os documentos especificados em edital, entre os dias 11 e 15 de junho. Feito isso, é necessário confirmar se a matrícula foi efetivada a partir do dia 19 de junho.

O maior número de inscrições deste vestibular foi para o curso de Gestão Pública, com 5.942 candidatos. Em seguida, vieram os cursos de Saúde Coletiva e Agrimensura. Já o curso com maior relação candidatos por vaga foi o de Direito, fechando o índice em 65.

Os endereços estão especificados no edital de convocação de matrícula, sendo que três são disponibilizados em Manaus e há outros 24 pontos em 24 municípios amazonenses.

A primeira matrícula do vestibular 2011 aconteceu em fevereiro e estes candidatos estão tendo aulas desde março.

Fonte: UEA

Por Matheus Camargo


Os aprovados para o curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC) não fizeram as inscrições para o ano letivo, ao todo 40 candidatos alcançaram a nota necessária para a aprovação e o prazo final terminou às 17h do dia 13 de fevereiro (sexta-feira).

Em nota, a UFAC relatou que isso é inédito e que nunca havia acontecido na história da instituição. Ainda segundo a Universidade, os candidatos classificados no serão novamente convocados na segunda quinzena de fevereiro.

O curso de Medicina é um dos mais concorridos, ao todo 183,27 candidatos disputavam uma única vaga, ou seja, foram feitas 7.331 inscrições para 40 vagas. Em segundo lugar ficou o curso de Direito com 67,72 por vaga.

O referido curso da UFAC é um dos mais conceituados do país. A faculdade recebeu conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e ganhou conceito 3 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), sendo que a nota máxima é cinco.

Outro conceito recebido pela UFAC foi 3 no Índice Geral de Cursos (IGC). O fato aconteceu apenas no curso de Medicina, de acordo com a instituição todos os outros cursos tiveram as suas matrículas realizadas em sua totalidade ou parcialmente.

Por Joyce Silva





CONTINUE NAVEGANDO: