Provas acontecem no dia 5 de agosto de 2018.

Todos os inscritos no Exame Nacional de Certificação para Competências de Jovens Adultos, o Encceja Nacional, no ano de 2018, já poderão acessar para conferir os seus locais de realização da prova. As informações estão sendo divulgadas a partir desta segunda-feira, dia 23 de julho.

O Encceja Nacional ano 2018 será realizado no dia 5 de agosto. No período da manhã e terá aberto os seus portões às 8horas em ponto e será fechado às 8h45 em ponto, tendo início as suas provas às 9h no horário de Brasília, lembrando que não será tolerado nenhum tipo de atraso, enquanto o vespertino será fechado as portas às 15h15 sem nenhuma exceção e o seu exame começará às 15:30 horas. Todos os estudantes terão que estar em mãos documento de identidade original e também possuir caneta esferográfica na cor preta e que seja fabricada em um material transparente.

O último balanço que foi divulgado pelo MEC pode informar que haviam registradas uma média de 1.021.233 inscrições, sendo que 196.435 inscritos foram para o ensino fundamental e mais 824.798 para o ensino médio.

Todos os participantes do exame no ensino fundamental terão as suas provas contendo matérias como Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Portuguesa e Estrangeira Moderna, Educação Física, Artes, Matemática, e uma Redação.

Já para o ensino médio ela contará com matérias de Ciências da Natureza e Tecnologias e Humanas e Tecnologias, as Linguagens e Códigos e Tecnologias, além de Matemática e Tecnologias e terá que realizar uma Redação.

Todos os participantes terão que atingir o mínimo de 100 pontos para cada disciplina para poder adquirir a certificação. Na redação, a sua nota mínima que será exigida é 5 pontos.

O seu resultado da prova do Encceja Nacional ano 2018 está com previsão para o último bimestre ainda deste ano.

As certificações nos ensinos fundamental e também médio e a sua declaração de proficiência para aqueles que não alcançaram a pontuação mínima no total das provas poderão ser feitas pela Secretaria da Educação e as instituições conveniadas ao exame do Encceja.

Para mais informações sobre a prova e seus locais de prova acesse o site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Fique atento em todas as informações e não perca nenhum detalhe dessa avaliação, essa é sua grande chance de enfim terminar os estudos e poder ter o ensino médio completo. Estude e se prepare da melhor maneira possível. Consulte no edital todo material cobrado, e procure por provas de anos passados. Para poder se preparar da melhor maneira possível.

Acesse e confira onde irá realizar sua prova, e se programe da melhor maneira possível. Veja se é na sua própria cidade ou se terá que se locomover até o local indicado. Se tiver que viajar se prepare. Veja o que compensa mais se é viajar antes da prova ou ir em um dia anterior. Pois não será tolerado nenhum tipo de atraso. Veja se há algum hotel em conta perto do local indicado, e veja todo o trajeto até a prova. Estude qual será o melhor acesso para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Não esqueça sua cédula de identidade, pois sem ela não poderá realizar a prova. E também não esqueça sua caneta. Deixe tudo em sua bolsa, ou prepare um kit para poder levar no dia da prova.

Não fique nervoso, se prepare antes para que no dia da prova esteja confiante. Não se esqueça que essa é uma grande oportunidade de poder enfim terminar seus estudos e assim concorrer a uma oportunidade melhor de emprego.

Hoje qualquer vaga de emprego exige ensino fundamental no mínimo, e muitos serviços estão pedindo ensino médio completo. Por isso é muito importante terminar esse ciclo de estudos.

Aproveite essa chance!

Ricardo Ferreira Rodrigues


Saiba aqui como consultar os Locais de Prova do Enem 2017.

A obtenção de uma vaga em determinada universidade é o sonho de milhares de pessoas no país, as quais para alcançarem esta pretensão fazem avaliações diversificadas como vestibulares tradicionais, assim como o inovador Exame Nacional do Ensino Médio.

O ENEM está avançando em seu processo de organização para que as avaliações ocorram no final do ano em todos os estados brasileiros e a última atividade consistiu no fato de que o INEP divulgou os locais de provas do ENEM 2017, sendo este fato abordado em seus detalhes a seguir neste artigo.

Informações básicas sobre o ENEM 2017

O processo de organização e aplicação do ENEM (exame Nacional do Ensino Médio) é responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o qual recebeu no mês de maio deste ano milhões de pedidos de inscrição dos candidatos a este exame determinado.

Nesta semana, dia 20 de outubro de 2017, ocorreu a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição, sendo que a próxima etapa desta avaliação será a aplicação das provas que ocorrerão em todo o país nos dias 05 e 12 de novembro de 2017.

Como consultar locais de prova do ENEM 2017

O Cartão de Confirmação de Inscrição liberado para os candidatos do ENEM na última sexta-feira serve não apenas para sacramentar a participação do aluno neste processo de seleção, como também contém o local específico em que deve comparecer nos dias de aplicação das provas.

Os candidatos do ENEM podem obter este cartão acessando a página do participante, que se encontra no site oficial do ENEM – www.inep.gov.br/enem – ou ainda usando o aplicativo do exame que tem sua disponibilidade para sistemas operacionais variados existentes no mercado.

Além do local da prova, ao qual o candidato deve comparecer nos dias previamente determinados pelo edital do ENEM 2017, o Cartão de confirmação de Inscrição possui outras informações fundamentais para os participantes desta seleção como os seguintes:

· Número de inscrição

· Opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)

· Solicitações realizadas para atendimentos específicos no dia da prova

Por isso, no momento em que este cartão for acessado, é importante verificar se todas as informações estão corretas e caso hajam divergências entrar em contato com o INEP pelos telefones e e-mails presentes na página do ENEM 2017.

De acordo com o INEP, nos dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio não é preciso que o cartão de confirmação seja levado, mas sugere que ele seja levado junto com documento de identidade com foto e caneta para facilitar a conferência das informações no momento das avaliações a serem realizadas.

Declaração de comparecimento para ENEM 2017

Uma inovação que está sendo oferecida para os candidatos ao ENEM diz respeito à Declaração de Comparecimento, que pode ser fornecida para aqueles que precisarem justificar falta em algum local de estudo ou trabalho no dia considerado.

Para isso, é preciso que os interessados acessem o site do ENEM e imprimam este documento, o qual deve ser levado nos dois dias de prova para a assinatura dos responsáveis no local de aplicação em cada um dos domingos de realização das provas.

É importante considerar que o modelo de declaração de comparecimento será diferente para cada um dos dias de prova, sendo preciso, portanto, que a sua impressão ocorra em data próxima à ocorrência de cada uma das etapas do ENEM para evitar problemas no momento de sua obtenção.

Conclusão

Portanto, o INEP divulgou os locais de prova do ENEM 2017, sendo preciso que agora os candidatos confirmem as informações nele presentes e se organizem para chegar ao local de prova determinado com pelo menos 30 minutos de antecedência garantindo, assim, sua participação neste relevante processo seletivo nacional.

Ana Camila Neves Morais


Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio poderão verificar a localização da aplicação das provas através do aplicativo ou site do ENEM.

Conforme informação repassada pela diretora de gestão de planejamento do Ministério da Educação, Eunice Santos, os cartões que confirmam o local para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estarão disponíveis a partir do dia 18 desse mês.

Eunice fez um pronunciamento no 4º Batalhão da Infantaria em Osasco, cerimônia que marcou o início da distribuição das provas do ENEM pelo país. São, ao todo, 77 mil malotes de provas. Segundo ela, o cartão de confirmação do local para realização das provas será encamihado por e-mail para cada canditado. Além do e-mail, é possível consultar o cartão através do aplicativo do Enem e acessando o site do Inep.

A exemplo da edição anterior do ENEM, nesse ano não haverá encaminhamento impresso do cartão de confirmação do local das provas. A consulta será exclusivamente digital.

As provas ocorrerão nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia serão 90 questões de múltipla escolha divididas entre ciência da natureza e ciências humanas. O segundo dia possui 45 questões de matemática, 45 de linguagens, códigos e suas tecnologias e a prova de redação. Ao todo serão 10 horas de prova: 4h30min para o sábado e 5h30min para o domingo.

Os estudantes devem ficar atentos ao local que realizarão as provas. É importante que o canditado conheça com antecedência qual a localidade da aplicação do Exame, assim, evita-se possíveis imprevistos. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h.

As notas obtidas no exame podem ser utilizadas para ingresso nas instituições federais e estaduais de ensino do país. No computo geral são mais de 8 milhões de inscritos que realizarão o ENEM 2016, 16 milhões de provas impressas e 17 mil locais de prova.

O ENEM 2016 também inova para garantir que não haja fraudes na realização do exame. Esse ano ocorrerá a confimação da identidade dos candidatos através da tecnologia de biometria (reconhecimento de digitais). Após assinarem a lista de presença, as digitais de cada canditado serão verificadas.

Matheus Griebeler


Já está disponível a consulta de locais de prova do vestibular 2015 Fuvest. Confira o seu em http://www.fuvest.br/b/locexa1f.php?anofuv=2015. A primeira fase da prova será aplicada por 119 escolas e acontecerá no próximo domingo (30), às 13h.

É de grande importância que se conheça bem o local de realização do exame, por isso, recomenda-se que os candidatos visitem os locais da prova um dia antes da mesma (29/11), para facilitar o deslocamento para suas salas no horário de realização da prova e evitar possíveis imprevistos.

Também é recomendado que os candidatos cheguem com pelos menos uma hora de antecedência. Os portões estarão abertos meia hora antes do início do exame, ou seja, às 12h30, e fechados às 13h. Não será permitido em nenhuma hipótese o ingresso de retardatários, por qualquer que seja o motivo do atraso.

Esse ano, aproximadamente 141 mil candidatos são esperados para o vestibular Fuvest. Número relativamente menor que em 2012, que contou com 146.892 candidatos. O Processo teve cerca de 30 mil inscritos a menos que a edição do ano passado.

A primeira fase, realizada no dia 30, com início às 13h, conta com uma prova de 90 questões de múltipla escolha. Os convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo, nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2015. Só é permitido abandonar a sala às 16h na primeira fase e às 15h na segunda fase.

Será possível a visita dos candidatos a seus locais de prova a partir do dia 24 de novembro, também no site da Fuvest. Serão oferecidas vagas em 249 cursos de graduação, distribuídos em oito campus no estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

A divulgação da primeira lista de aprovados será divulgada no dia 31 de janeiro de 2015. Para mais informações, só acessar o portal da Fuvest: www.fuvest.com.br.

Por Diovana Nunes Leite





CONTINUE NAVEGANDO: