Confira aqui a lista de livros indicados para o Vestibular da Fuvest 2019.

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é instituição autônoma que realiza um dos maiores vestibulares do Brasil, para selecionar alunos para universidades públicas, como a USP. Seu vestibular geralmente é composto por duas fases ou três fases para cursos que exigem habilidades específicas. Sendo a primeira fase com um exame de 90 questões objetivas, que abordam conhecimentos gerais sobre o Ensino Médio e a segunda fase com dois dias de exames com questões dissertativas sobre a área do curso escolhido.

É considerado um dos vestibulares mais difíceis do Brasil e, para realizar os exames, a maioria dos candidatos passa, no mínimo, um ano se preparando em cursinhos pré-vestibular.

Acompanhe o texto para saber mais sobre os livros indicados para a leitura no Vestibular Fuvest 2019.

Leitura obrigatória

A Fuvest anualmente divulga a lista de livros indicados para os candidatos lerem antes da realização do exame. Nas provas serão abordadas questões referentes a esses livros, com abordagem conceitual. Os especialistas e professores aconselham a leitura completa do livro, não apenas o resumo, para que o aluno tenha capacidade de contextualizar as informações obtidas na leitura e responder, de forma mais fácil e correta, a questão.

Veja a seguir a lista de leituras obrigatórias do Vestibular Fuvest 2019:

  • Iracema, de José de Alencar;

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;

  • O cortiço, de Aluísio Azevedo;

  • A Relíquia, de Eça de Queirós;

  • Minha Vida de Menina, de Helena Morley;

  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos;

  • Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade;

  • Sagarana, de João Guimarães Rosa;

  • Mayombe, de Pepetela.

Existem várias formas de adquirir estas obras, de versões mais econômicas, como as versões de bolso, até mesmo às gratuitas. Muitas destas obras estão disponíveis no Domínio Público, o que possibilita ao estudante realizar download seguro e gratuito dos livros em PDF. As obras que se encontram em Domínio Público são: Iracema — José de Alencar, Memórias Póstumas de Brás Cubas — Machado de Assis, O Cortiço — Aluísio Azevedo.

Cinco dicas para estudar com esses livros

Veja agora algumas dicas para realizar uma leitura mais eficaz destas obras.

  • Ler os livros ao invés dos resumos: isso auxiliará o candidato a se lembrar de forma mais completa da história, do seu contexto e dos personagens do livro. O ideal é que o estudante faça seu próprio resumo no fim da leitura, ao invés de apenas ler um resumo disponível na internet ou em livros de preparação para vestibular;

  • Atentar-se à estrutura textual: é indicado ao aluno que identifique os componentes da estrutura textual, tal como o narrador, o tempo, o espaço, entre outros. Isto, além de ajudar no entendimento do enredo, pode ser cobrado em algumas questões;

  • Identificar a escola literária da obra: é importante que o estudante saiba o movimento literário do qual o livro pertence, e também as características deste movimento. Dessa forma, é entendido o contexto e o objetivo final da obra. Isto também poderá ser cobrado nas questões;

  • Criar um hábito de leitura: esta prática será útil tanto para um melhor desempenho no vestibular, quanto para toda a vida acadêmica. Uma pessoa que tem a prática assídua de leitura possui uma melhor capacidade de contextualização e de análise. Professores e especialistas no assunto recomendam leituras diárias de, no mínimo, 30 minutos;

  • Não excluir nenhuma obra: alguns estudantes deixam de ler algum dos livros, ou por já ter visto o filme, ou por conhecer a história, ou por diversos outros motivos. Esta é uma prática muito equivocada, pois nunca se sabe qual questão o estudante será contemplado e deixar de ler um livro pode ser a causa do erro de alguma questão. E, como todos já sabem, no vestibular da Fuvest, cada acerto é muito importante.

Aurenivia Alves Pereira


Você vai prestar vestibular e não sabe quais livros de literatura deve ler? Seus problemas acabaram. Conheça, de acordo com uma lista feita pela FUVESP, quais são os romances que mais caem nas provas vestibular!

Lista de leituras obrigatórias:

1 – Memória de um Sargento de milícias: essa obra foi escrita pelo autor Manuel Antonio de Almeida. O livro fala das camadas sociais mais pobre do país e revoluciona a forma de fazer literatura no Brasil por conta de sua linguagem popular. A obra foi publicada em 1854, sendo um dos principais marcos do movimento do Romantismo.

2 – Vidas secas: Escrito pelo alagoano Graciliano Ramos, Vidas Secas é um dos livros mais lindos e importantes da cultura nacional. Trata-se da história de uma família nordestina que tenta sobreviver ao imapcto da seca. Sempre presente em vestibulares e testes, esse livro virouum clássico literário,além de habitar no imaginário de todosos que não consequem esquecer da cadela Baleia.

3 – Memórias Póstumas de Brás Cubas: Esse romance escrito pelo grande Machado de Assis é figura certa e carimabada em diversos exames. Todo vestibulando precisa ler essa história que, de forma genial,é narrada pelo próprio morto. É uma obra que marca o começo do Realismo no Brasil.

4 – Macunaíma: clássico do escritor Mário de Andrande, pesquisas mostram que Macunaíma já caiu seis vezes no vestibular.  É uma obra modernista onde conhecemos o verdadeiro herói brasileiro.

5 – Iracema: principal livro do escritor cearense José de Alencar, Iracema conta a história da índia virgem dos lábios de mel que se apaixona pelo português Martin. Esse romance também figura muito nos vestibulares nacionais.

Por Madson Lima de Oliveira


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a lista de livros considerados leitura obrigatória aos candidatos ao Vestibular 2014.

A lista pode ser consultada no site da Comissão Permanente de Vestibular (COPERVE) no endereço coperve.ufsc.br.

Algumas obras de autores como Cruz e Souza e Machado de Assis já são de domínio público e no próprio site a Coperve divulga os links para visualização e download das obras em versão completa. O Livro/Peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, também está disponível no site do autor de forma gratuita e o link também está relacionado no site da Comissão.

É recomendada pela Coperve a leitura integral das obras bem como sua análise e interpretação. Aspectos sobre os gêneros literários destas leituras também são de grande importância. Os contextos histórico, social, cultura e estéticos das obras merecem atenção dos estudantes candidatos e podem cair nas provas.

O Edital para o Vestibular da UFSC para candidatos às vagas em 2014 ainda não foi divulgado, sendo normalmente publicado nos meses de julho a setembro, com todas as demais informações.

As provas ocorrem tradicionalmente no final do mês de dezembro todos os anos.

Por Bruno Hardt





CONTINUE NAVEGANDO: