O objetivo do curso é formar um pedagogo que esteja apto a executar, ser responsável por coordenar e planejar as várias etapas do processo que consiste a educação.

O curso de Pedagogia, para quem não sabe, tem como o maior objetivo treinar e qualificar profissionais do corpo docente, especialmente na educação infantil. O professor graduado em pedagogia tem uma função muito importante nos anos inicias do ensino fundamental. Assim, nas matérias de modalidade consideradas normais e também em cursos de educação na área profissional, com ênfase em apoiar principalmente a área escolar.

O curso originou-se da ideia de formar profissionais para que atuem na área tanto da educação formal quanto da não formal. Assim, pode estar apto em duas modalidades: presencial e também a distância.

O objetivo maior é formar um pedagogo que esteja muito apto a executar, ser responsável por coordenar e assim planejar as várias etapas do processo que consiste a educação. Além disso, é preparado para espalhar, fazer e colocar em prática as informações científicas e tecnológicas nos contextos que podem ser escolares ou não escolares. Englobando, além disso, a maneira de atuar e gerir a escola, no terceiro setor da economia e na educação que encorpora muitas linguagens.

O Senac está ofertando vagas de Licenciatura em Pedagogia. Os interessados devem entrar no site do órgão e cadastrar seus dados pessoais para a inscrição do processo seletivo que irá selecionar cerca de 100 estudantes. O valor da inscrição é de R$65,00. O exame será realizado no dia 4 do mês de março, por isso, é bom ir preparando-se refazendo as provas antigas, pois para quem realmente quer passar é preciso conhecer o perfil da prova. A mensalidade do curso é de R$ 150,00.

Os professores do Senac são um dos melhores do Brasil e estarão sempre prontos para atender as suas dúvidas e dar todo o apoio necessário. A grande vantagem de aulas a distância é que, quando o conteúdo não estiver muito claro, basta reassistir o vídeo.

Haverá provas online e também presenciais. E vale ressaltar que, não apenas provas, mas também apresentação de trabalhos e no final do curso a conclusão do curso dependerá do Trabalho de Conclusão de curso, também conhecido como terror dos estudantes ou TCC, o qual a tese do estudante de pedagogia deverá ser apresentada diante de uma banca examinadora, formada principalmente pelos mais célebres profissionais. Por isso é importante caprichar.

Por Sirlene Montes


 A Licenciatura e o Bacharelado são duas modalidades da Graduação.  Muitos alunos vão prestar vestibulares e ENEM, mas não sabem do que se tratam essas duas palavras. Por isso, senti a necessidade de escrever esse texto para que esclarecesse essa dúvida.  

Diferente do que muitas pessoas pensam tanto o Bacharelado, quanto a Licenciatura dura em média quatro anos cada uma das modalidades. As duas fornecem diploma.  De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o bacharelado é a modalidade que diploma o indivíduo em determinado campo do saber. A Licenciatura habilita o indivíduo a lecionar.

Trocando em miúdos, o Bacharel é capacitado a exercer o exercício de uma atividade ou profissão, pode se tornar também um pesquisador. Já o licenciado, como o próprio nome diz, obtém licença (permissão) para ensinar.   

Vou dar um exemplo para que possam entender melhor, se alguém que se graduou em Bacharelado em Engenharia Civil, ele não poderá ensinar na Educação Básica, mas pode muito bem fazer mestrado e/ou doutorado e lecionar nas instituições de ensino superior.   

Vale ressaltar que nos cursos de Licenciatura, além das disciplinas específicas da área, são focadas as disciplinas de educação e pedagógicas, por isso a permissão para lecionar na Educação Básica e caso deseje, também no ensino superior.  

Em minha opinião, a Licenciatura é mais completa, porém no Brasil o profissional da área ainda não tem sido reconhecido da maneira devida. Por fim, a escolha é sua. Você agora já deve saber o que irá fazer.

Por Lidiane Freitas





CONTINUE NAVEGANDO: