As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) que terminariam no dia 25 foram prorrogadas até o dia 27. Os interessados devem realizar as inscrições através do site do ProUni. Além da prorrogação das inscrições, outras mudanças do calendário do ProUni ocorreram.

De acordo com o Ministério da Educação, até o dia 25 foram registrados aproximadamente 340 mil estudantes inscritos na concorrência de mais de 600 mil bolsas, visto que cada estudante pode escolher até duas opções de curso. Para o Ministério da Educação, o prazo teve que ser prorrogado para que mais estudantes pudessem realizar as inscrições.

O ProUni é um programa que oferece bolsas em faculdades de nível superior para brasileiros que não possuem diploma de curso superior. Para participar é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio e ter obtido a nota mínima que é de 450 na média. Os estudantes também devem ter cursado o ensino médio em escola público ou em escola particular com bolsa. Além desses requisitos também é necessário observar a renda familiar e ler as regras no site do ProUni.

Apenas nessa edição do ProUni, são oferecidas 34.352 bolsas parciais e 55.693 integrais, totalizando 90.045 bolsas oferecidas.

Por Jéssica Posenato


Os vestibulandos podem se preparar, pois já estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Elas poderão ser feitas apenas até o dia 7 de julho, pelo endereço www.unicap.br.

Quem tiver feito o segundo grau todo em escola pública pode se dirigir à Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, Recife, das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, e ganhar 50% de desconto na inscrição.

Os candidatos poderão escolher entre os cursos de Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, Direito, História (licenciatura), Engenharia Civil, Publicidade e Propaganda e Fisioterapia. Na hora da inscrição, é necessário estar com os documentos em mãos, pois o número do CPF e RG serão solicitados.

As provas estão previstas para o dia 13 de julho.

Mais informações podem ser obtidas no site da universidade, no seguinte endereço eletrônico: www.unicap.br.

Uma das vantagens desse processo seletivo, é que a universidade aceita as notas do período de 2010 a 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como substituição da prova tradicional, facilitando para quem já fez essas provas.  

Por Milena Godoy


A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Estado do Paraná, está com as inscrições abertas desde o dia 13 de junho para o 1º Vestibular 2014, também conhecido como Vestibular de Inverno 2013.  As inscrições terminam no dia 15 de julho e o valor da taxa de participação é de R$ 90, podendo ser paga até o dia 17 de julho.

Os resultados da isenção de taxa já foram divulgados pela instituição no dia 7 de junho. 150 candidatos foram beneficiados por se enquadrarem nos critérios de baixa renda. Esses candidatos estudaram em escola pública durante o ensino médio ou supletivo particular e não estão matriculados.

O certame visa o preenchimento de 792 vagas para ingressar no primeiro semestre de 2014 em um dos campi da instituição. Os candidatos poderão estudar nas cidades de Chopinzinho, Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis.

Os candidatos poderão consultar o local de provas a partir do dia 12 de agosto. A previsão é que as provas sejam aplicadas nos dias 25 e 26 de agosto no período vespertino, nas cidades acima listadas. No primeiro dia de prova serão aplicadas 15 questões objetivas de português e língua estrangeira, além da redação. No segundo dia serão aplicadas provas das disciplinas referentes ao curso escolhido. 

Por Robson Quirino de Moraes


A Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) está com inscrições abertas até o dia 24 de junho para o  Programa de Acesso Seriado (PAS).

Podem se inscrever para os módulos I e II os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. Somente podem se inscrever na segunda etapa, os candidatos que fizeram a primeira.

20% do total de vagas oferecidas pela UFSJ são destinadas ao PAS. Os alunos somente escolhem o curso no módulo III e é neste módulo em que os candidatos realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas dos primeiros módulos (I e II) são aplicadas no campus da UFSJ, e possuem 50 questões que incluem as disciplinas cursadas no ensino médio. Elas serão realizadas na data provável de 4 de agosto de 2013.

São 4 horas de provas nas cidades São João Del-Rei, Divinópolis, Belo Horizonte, Sete Lagos e Ouro Branco. A partir do dia 23 os candidatos poderão consultar o local que realizarão a prova e imprimir o comprovante definitivo da inscrição. O gabarito será disponibilizado no dia 9 de agosto.

É válido ressaltar que o PAS será extinto após esta edição, ou seja, quando os candidatos das edições de 2011/2, 2012/1 e 2012/2 concluírem os módulos.

Por Robson Quirino de Moraes


O Sistema de Seleção Unificada – Sisu está com as inscrições abertas até o dia 14 de junho de 2013. Podem participar os estudantes que tenham participado da edição de 2012 do Enem e que não tenham tirado zero na redação.

O Sisu oferece 39.724 vagas para 1.179 cursos de 54 instituições de Ensino Superior. A lista foi disponibilizada no site sisu.mec.gov.br onde o candidato pode realizar a inscrição. O sistema foi feito para que os alunos possam concorrer a vagas para cursos de graduação.

A seleção funciona como um leilão em que os pontos obtidos no Enem servem como lances para obter a vaga pretendida. Dessa forma, o ingresso do estudante na instituição de ensino depende do desempenho dele e dos concorrentes no Enem. Os interessados podem concorrer a duas vagas diferentes levando em consideração a ordem de preferência, que pode ser alteradas até o fim do período de inscrições.

A primeira chamada ocorre no dia 17 de junho e a segunda no dia 1º de julho. As matrículas serão realizadas nos dias 21, 22 e 25 de junho e 5, 8 e 9 de julho, para os aprovados na segunda chamada. 

Por Robson Quirino de Moraes


Encerram-se em 11 de junho as inscrições para o vestibular do 2° semestre da FATEC (Faculdade de Tecnologia). A instituição, presente em todo o Estado de São Paulo, oferece cursos de ensino superior de forma gratuita.

Dependendo da unidade, são oferecidos cursos diferenciados. No site da instituição é possível conferir quais os cursos oferecidos em todas as unidades da faculdade.

Dentre os 65 cursos oferecidos nas 56 unidades FATEC estão: Logística, Gestão Portuária, Agroindústria, Agronegócio, Eletrônica Automotiva, Gestão de RH, Gestão de Serviços, Sistemas para Internet e Radiologia. Ao todo, serão oferecidas 12.555 vagas.

Para se concorrer, os candidatos devem realizar suas inscrições através do site www.vestibularfatec.com.br. A taxa de R$ 70,00 deve ser paga mediante boleto bancário, em qualquer agência até a data do vencimento.

As provas serão realizadas no dia 30 de junho, às 15h, em locais definidos e informados com antecedência. A classificação dos candidatos será divulgada em 19 de julho. Já o período de matrículas compreende os dias 22 e 25 de julho.

Todas as informações referentes ao processo seletivo podem ser encontradas no Manual do Candidato, o qual se encontra disponível para download no site da instituição

Por Tatiane A.





CONTINUE NAVEGANDO: