O Jornalismo está em todos os lugares, em cada citação que lemos, em cada notícia na televisão, em cada conversa na rua. É comum sairmos para passear e notarmos pessoas comentando sobre algum assunto de relevância nacional, e isso é possível graças à missão do Jornalismo que é buscar informações, escrever e publicar as notícias.

O Jornalista é o profissional que vai atrás de notícias de diversos assuntos e transmite essas notícias através dos meios de comunicação que podem ser jornais, televisão, revistas, rádio e internet.

A missão do Jornalista também é manter o público sempre antenado e informado em tudo o que acontece na cidade, estado, país e no mundo. Dentro da área jornalística há muitas funções que podem ser exercidas como repórter, que entrevistam personalidades; editores, que avaliam reportagens para verificar a qualidade dos textos; redatores, que revisam todo o texto; assessores de imprensa que providenciam contatos com os meios de comunicação para divulgar ações ou atividades de seus clientes.

Se você tem algum interesse em ingressar na área jornalística, é importante ressaltar alguns adjetivos que um profissional jornalista necessita ter, é preciso ter uma capacidade de transmitir as notícias de forma objetiva e clara e conhecer bastante a língua portuguesa, ter capacidades de comunicação, improviso, síntese, criatividade, curiosidade, desembaraço, investigação, iniciativa, objetividade. Se você tem todas essas qualidades, ou pelo menos a maioria delas, já é um bom indicativo que você pode ser um Jornalista.

Não é necessário obter um curso superior para atuar na área do Jornalismo, mas é possível encontrar alguns cursos de Comunicação Social que podem ser bastante efetivos no entendimento de técnicas e métodos de jornalismo.

O Jornalista pode atuar em áreas e assuntos específicos, como economia, esportes, história. O mercado de jornalismo é muito competitivo, mas sempre amplo com diversas áreas de atuações. É importante estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento para se assegurar e crescer no mercado de trabalho.

Por Paulo Victor Bragança


O vestibular 2013 está chegando e com ele sempre a mesma angústia, a mesma dúvida de sempre que assola a maioria dos Jovens do Brasil: Que curso devo escolher? Aqui,como caráter de informação e ajuda para o estudantes, falaremos um pouco a respeito de uma interessante  profissão: Jornalismo.

Existem vários meios onde o jornalista pode atuar: revistas, internet, rádio, televisão etc. O curso,que dura quatro anos, é composto por disciplinas tanto práticas, como  teóricas; matérias que vão de Teoria da Comunicação até aulas de Webjornalismo. Se você é curioso, gosta de ler e escrever, aspira por novidades, talvez a carreira de jornalista seja a sua vocação.

O mercado de trabalho é amplo,embora os jornais e revistam estejam diminuindo. Muitos Jornalistas optam por trabalhar como freelancers. Assim, para ser um grande profissional, lembre-se que o jornalismo é uma área que precisa de pessoas com senso crítico e comprometidas não somente com a notícia, mas sim com a melhoria de toda uma nação.

Assim,para uma melhor reflexão de sua parte sobre o jornalismo, deixaremos uma frase do jornalista e grande mestre da literatura, o colombiano Gabriel García Márquez: ''Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade.''

Por Madson Lima de Oliveira





CONTINUE NAVEGANDO: