Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio em 2014, no entanto, não conseguiu uma vaga no curso que você pretendia em uma Universidade pública, não desanime. Está aberto o período para efetuar as inscrições no Programa Universidade para Todos, o ProUni. Neste ano, o ProUni oferecerá 213.113 bolsas

Iniciaram recentemente as inscrições para o ProUni, o Programa do Governo Federal oferece bolsas de estudo para os estudantes que desejem ingressar na Universidade, contudo, não contam com recursos financeiros para arcar com os cursos da mensalidade de um curso superior. Mais da metade das bolsas que são oferecidas são integrais, isto é, cobrem o valor total da mensalidade. Considerando isso, há 135.616 bolsas de 100% e as restantes são de 50%.  

O período para se inscrever neste programa de bolsas iniciou propositalmente nesta segunda-feira, 26 de janeiro, dia em que saiu o resultado do Sistema de Seleção Unificada (programa que busca oferecer vagas em instituições de ensino superior da rede pública). Os candidatos que não conseguiram uma vaga na graduação em uma IES pública poderão tentar uma vaga em alguma Universidade particular, pois é permitida a participação no ProUni de candidatos que tenham feito sua inscrição no Sisu.  

Para participar do ProUni é necessário que o interessado possua uma nota média igual ou acima de 450 em todas as disciplinas e não tenha zerado a prova de redação. 

Em 2015 o ProUni está oferecendo 11% a mais de bolsas do que ofertou no ano passado. Em 2015 são disponibilizadas 213.113 enquanto que em 2014 foram distribuídas 191.625 bolsas. 

Do total de bolsas oferecidas pelo ProUni, 30% delas são para o Estado de São Paulo. Ao todo, neste estado são oferecidas 65.710 bolsas. O curso com maior número de vagas é Administração que disponibiliza 22.050, seguido por pedagogia com 15.562 e em terceiro lugar o curso de direito com 15.010 bolsas. Há um bom número de vagas também para Gestão de Recursos Humanos, Educação Física, Ciências Contábeis, Enfermagem, Psicologia, Engenharia Civil e Engenharia da Produção. 

Por Melina Menezes


A partir do dia 19 de janeiro, jovens de todo o Brasil poderão realizar a sua inscrição para o processo seletivo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O edital de abertura do Sisu foi divulgado no Diário Oficial da União na segunda-feira, 5 de janeiro. No documento de abertura constam as regras e o cronograma a ser seguido pelo sistema deste ano. Quem estiver disposto a concorrer a uma das vagas em Universidade públicas de todo o país deverá realizar a sua inscrição entre os dias 19 e 22 de janeiro. Quem fez o Enem de 2014 poderá concorrer em até duas opções de cursos. 

Neste ano o Sisu optou por fazer algumas mudanças. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 26 de janeiro, a publicação dos aprovados será feita no portal do Ministério de Educação e Cultura e nas instituições de ensino onde o candidato se inscreveu. Nos dias 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro deverá ser feita a matricula dos aprovados na chamada regular. Os candidatos efetuarão a sua matrícula nas instituições onde foram aprovados. 

Quem não for selecionado na sua primeira opção poderá manifestar interesse e assim participar da lista de espera, no site do MEC, o interesse deverá ser manifestado entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro. A responsabilidade da divulgação do resultado da lista de espera ficará por conta das próprias instituições. 

Uma dos centros de ensino que está selecionando via Enem é a Ufal. Neste ano, a instituição oferece 4.408 vagas para lotação através do Sistema de Seleção Unificada. Este número total de vagas é distribuído em 111 cursos, incluindo graduações novas e maior número de vagas para alguns cursos.  Na Ufal, as aulas iniciarão no dia 9 de março. 

Se você quer concorrer a uma das vagas em Universidades Públicas que aceitam o Enem como forma de ingresso, não perca tempo e fique atento ao período da realização das inscrições. 

Por Melina Menezes


Muitas pessoas fizeram planos para começar muito bem o ano de 2015. Uma boa parte prometeu se inscrever em curso de nível superior para melhorar a sua carreira profissional.

Caso você seja uma dessas pessoas, saiba que a partir do dia 15 de janeiro de 2015 vai abrir as inscrições para o vestibular primeiro semestre 2015 da Unir (Universidade Federal de Rondônia). O cadastro poderá ser feito até o dia 21 de janeiro de 2015.

São 2.725 vagas disponíveis entre os seus campus que ficam localizados nas cidades de Rolim de Moura, Vilhena, Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal.

Inscrição Vestibular Unir 2015:

Para fazer o seu cadastro e participar do processo seletivo do Vestibular Unir 2015, saiba que vai ser necessário acessar o endereço eletrônico www.unir.br. Informe todos os seus dados pessoais, nome completo, idade, e-mail, telefone para contato, ano de conclusão do ensino médio e coisas do mesmo gênero.

Regras:

Só poderão se inscrever aqueles que concluíram o ensino médio, pois no momento da realização da matrícula é necessário apresentar o certificado de conclusão. Outra regra é que todos os candidatos precisam ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pois a nota vai somada para a conquista da vaga.

Quais são os cursos oferecidos nessa Universidade?

As opções de cursos oferecidas pela Universidade Federal de Rondônia são: Medicina, Medicina Veterinária, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Teatro, Zootecnia, Letras – Espanhol, Letras – Libras, Matemática, Filosofia, Gestão Ambiental, Física, Geografia, História, Informática, Letras -Português, Letras – Inglês, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Estatística, Administração, Agronomia, Arqueologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Educação Física e Enfermagem.

Os participantes deverão informar no momento do seu cadastro qual o principal curso que deseja estudar. É possível também escolher uma segunda opção. Caso a sua primeira escolha não tenha vagas ou não tenha formado turma, sua segunda alternativa será validada. 

Por Yasmin Fernandes Robles


A partir de 20 de dezembro de 2014 estará aberto o período de inscrição para o vestibular da UniCEUB (Centro Universitário de Brasília). As inscrições vão até o dia 5 de fevereiro de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e pode ser recolhida na rede bancária ou na tesouraria do Centro Universitário. As provas estão previstas para o dia 8 de fevereiro de 2015.

O candidato pode optar por cursos no Campus Asa Norte ou no Campus Taguatinga.

No Campus Asa Norte os cursos oferecidos são:

– Administração;

– Biomedicina;

– Ciência da Computação;

– Ciências Biológicas – licenciatura;

– Ciências Biológicas – bacharelado;

– Ciências Contábeis;

– Educação Física;

– Enfermagem;

– Engenharia Civil;

– Engenharia de computação;

– Engenharia elétrica;

– Fisioterapia;

– Jornalismo;

– Nutrição;

– Psicologia;

– Publicidade e Propaganda;

– Relações Internacionais.

Além dos Cursos acima, o manual do candidato menciona os seguintes cursos técnicos para esse campus:

– Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

– Design de Interiores;

– Gastronomia;

– Gestão Pública.

No Campus Taguatinga os cursos oferecidos são:

– Administração;

– Arquitetura e Urbanismo;

– Ciência da Computação;

– Ciências Contábeis;

– Engenharia Civil;

– Enfermagem;

– Engenharia de Computação;

– Engenharia Elétrica;

– História – licenciatura;

– Nutrição;

– Publicidade e Propaganda;

– Relações Internacionais.

Além dos cursos acima, o manual do candidato menciona os seguintes cursos superiores de tecnologia para esse campus:

– Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

– Design de Interiores;

– Gestão Pública.

Além do curso pretendido, o candidato pode escolher mais um outro curso como segunda opção. Se for aprovado e efetuar matrícula na primeira opção, não concorrerá a segunda opção.

Porém, se o candidato for aprovado para matrícula na segunda opção e o fizer, não perde o direito a primeira opção nas chamadas subsequentes.

Não serão oferecidas turmas para as opções cujo número de matrículas não atinja o mínimo de 40 alunos. Neste caso o candidato poderá optar pelo recebimento do valor pago ou por outro curso, ou por outro turno, ou por outro campus com vaga remanescente.

Para mais informações, os interessados devem entrar no site do UniCEUB no endereço www.uniceub.br  e acessar o manual do vestibular.

Por Vânia Rose dos Santos


Está aberto desde quinta-feira, 4 de dezembro, o período para realizar as inscrições no processo de seleção da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O Processo de Vestibular Seriado 2014 continuará com o período de inscrições vigente até o dia 21 de janeiro de 2015. Para efetuar a inscrição o estudante deverá acessar o endereço eletrônico da Universidade e preencher o formulário solicitado. 

Poderão participar somente aqueles estudantes que realizaram a primeira etapa e que estão cursando o segundo ano do ensino médio. Esta etapa que está com as inscrições abertas é a segunda, poderão participar da primeira somente estudantes que estejam devidamente matriculados no primeiro ano do ensino médio. Para ter direito a participar da seleção, o estudante precisará pagar uma taxa de R$ 30. A Mackenzie ainda não habilitou as inscrições para a terceira etapa, visto que ela começou a seleção mediante esta modalidade de ingresso no início deste ano,  ou seja, no primeiro período de 2014 selecionou alunos da primeira etapa e agora está avaliando os estudantes da segunda fase.  

O estudante poderá determinar o curso escolhido somente na última etapa, na terceira fase. Conforme as informações previstas no edital do processo seletivo seriado, os locais de prova serão divulgados unicamente no dia 30 de janeiro. A inda conforme o cronograma a aplicação das avaliações será feita no dia 9 de fevereiro no período vespertino, das 14h30 às 18h30. 

A partir do dia 26 de fevereiro serão liberadas as pontuações de ambas as etapas.  

O Processo Seletivo Seriado da Universidade Mackenzie destina-se unicamente àqueles estudantes que estejam regularmente matriculados no ensino médio em escolas do âmbito público ou privado, que participem das três fases do processo de seleção, que sejam aprovados consecutivamente no ensino médio. Tendo em conta estas exigência, torna-se imprescindível que o estudante que deseje participar desta modalidade de seleção, participe desde o primeiro ano do ensino médio.  

Se ficou com dúvidas quanto aos critérios da seleção ou se deseja obter mais detalhes, envie um e-mail para vestibular.ce@mackenzie.com.br ou ligue para (11) 2114 8000. 

Por Melina Menezes





CONTINUE NAVEGANDO: