Começou na última segunda-feira (4), e segue até o domingo (10), o prazo para os pedidos de redução da taxa do exame de transferência 2013.

Podem participar deste processo de seleção, os acadêmicos de outras universidades que queiram transferir o curso para a Universidade de São Paulo (USP) ou ainda os estudantes da USP que tenham a intenção de mudar de curso de graduação.

Também podem concorrer a uma vaga, os alunos que estiverem com a matrícula trancada, mas, no momento da transferência, eles deverão estar matriculados na sua instituição de ensino superior à qual estavam ligados anteriormente.

No total, a universidade possui 1.200 vagas em 102 cursos de nível superior. Os aprovados neste processo seletivo irão começar a estudar na USP a partir do primeiro semestre de 2013.

O processo de seleção conta com uma pré-seleção, que será feita pela Fuvest, e a aplicação de uma prova, que acontecerá nas dependências da USP.

A exceção é para os cursos que são abrangidos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; pelo Instituto de Física de São Carlos; e pela Pró-Reitoria de Graduação.

Nestes casos, os candidatos irão apenas passar pela etapa de seleção de cada unidade. Os testes serão realizados no dia 29 de julho.

Para fazer o pedido de redução da taxa, os estudantes devem acessar o site www.fuvest.br, no prazo especificado.

Já o prazo para a inscrição no exame de transferência é de 25 de junho a 9 de julho.

A taxa de inscrição tem valor de R$110.

Por Matheus Camargo


A instituição responsável pelo processo é a COSEAS/USP (Coordenadoria de Assistência Social da Universidade de São Paulo). O número de isenções / reduções oferecidas será de até no máximo 65.000, quem tiver interesse em concorrer deverá corresponder às seguintes exigências:

  • Comprovar estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em Escola Pública, no Brasil;
  • Comprovar que possui renda familiar de valor permitido, segundo critérios da COSEAS;
  • Comprovar residir no Brasil.

O período estabelecido para requerer as isenções / reduções vai do dia 13 de junho a 05 de agosto, através do site: www.fuvest.br . Quem tiver dúvidas poderá entrar em contato pelo e-mail isencao2012@usp.br. Também será preciso preencher uma ficha da COSEAS, disponibilizada no final do pedido da isenção / redução, que deverá ser encaminhada por correio à FUVEST, junto às cópias da documentação, e ser postada com data de até no máximo dia 10 de agosto.

Os dados da fundação, para descrição no envelope, e lista completa da documentação exigida encontram-se no site.

A divulgação dos candidatos beneficiados está prevista para ser disponibilizada a partir do dia 22 de agosto, no site da FUVEST.

Por Suelen Diniz





CONTINUE NAVEGANDO: