Esta edição do vestibular da UFU contempla o segundo semestre letivo do ano.

Começaram nesta quarta-feira, dia 21 de março, as inscrições oficiais para o concorrido vestibular da Universidade Federal de Uberlândia, a UFU. Na edição que contempla o segundo semestre letivo, essa é a sua grande oportunidade de cursar aquela faculdade que tanto deseja e construir uma carreira de sucesso.

Se você ficou interessado e quer mais detalhes sobre o processo, nós te damos todas as informações para não ficar de fora e não perder nenhum lance. Vamos a elas.

Como faço para me inscrever?

Para se inscrever é muito simples. Basta enviar a sua inscrição pelo site da instituição, no endereço eletrônico www.ingresso.ufu.br. No mesmo local, ainda é possível consultar todo o edital do vestibular e o Manual do Candidato, bem como outras informações pertinentes.

Como já citado anteriormente, as inscrições iniciam dia 21 de março e seguem até a data de 9 de abril, no horário das 12h. Para efetivar a participação, é necessário realizar o pagamento de uma taxa simbólica no valor de R$ 117. Essa poderá ser quitada até o dia 10 de abril.

Quem se enquadrar como um candidato oriundo de uma família com baixa renda comprovada, poderá ainda solicitar a isenção do pagamento de taxa. Para se informar, basta visualizar as informações em edital.

Primeira fase do Vestibular UFU

A primeira etapa da prova do Vestibular UFU terá a sua aplicação em diversas cidades. São elas: Uberlândia, em Minas Gerais; Ribeirão Preto, em São Paulo; Patos de Minas, em Minas Gerais; Monte Carmelo, em Minas Gerais; Ituiutaba, em Minas Gerais; e, ainda, Goiânia, em Goiás.

Essa fase ocorre nos dias 2 e 3 de junho, sendo a previsão de início no horário das 13h30 e o término às 17h30. O exame será composto de questões com a múltipla escolha.

Segunda fase do Vestibular UFU

Já a segunda fase da Universidade Federal de Uberlândia ocorre nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba. As datas previstas são de23 e 24 de junho de 2018, sendo o início às 13h30 e o término às 18h30. Nessa etapa, serão aplicadas as questões discursivas e, ainda, uma prova de redação sobre um tema específico.

Candidatos com necessidades especiais

É importante destacar que os candidatos que possuem uma necessidade especial para a realização das provas somente serão atendidos no Campus Santa Mônica, na cidade de Uberlândia. Sendo assim, no ato da inscrição do participante, é preciso informar aos organizadores qual o tipo de necessidade especial, encaminhando a documentação à UFU até a data de 4 de abril.

Esses documentos se referem ao relatório do médico, conforme já foi previsto e especificado no edital do certame, bem como o requerimento de solicitação para o atendimento especial durante a realização das provas.

Atendimento para candidatos sabatistas e lactantes

Quem não puder realizar as provas por motivo religioso (candidatos sabatistas que guardam os sábados), terão direito também ao atendimento específico. Esse ocorrerá também em Uberlândia.

Os participantes deverão, portanto, comparecer no dia e local da prova seguindo as datas e horários do edital em ambas as fases, de forma a aguardar o pôr do sol para que iniciem o exame. E, em caso de lactantes, essas também poderão solicitar um atendimento especial, desde que o informe no ato de sua inscrição.

Sobre a UFU

A Universidade Federal de Uberlândia foi autorizada para o seu funcionamento no dia 14 de agosto de 1969, sendo federalizada em 24 de maio de 1978. Seu nome inicial era Universidade de Uberlândia (UnU).

Atualmente, a instituição é uma fundação pública, que integra a Administração Federal Indireta, que está intimamente vinculada ao Ministério da Educação, o MEC. Em um total de sete campi, a UFU possui autonomia administrativa, didático-científica e de gestão financeira e também patrimonial, como consta nos termos de lei. Seu funcionamento e organização são regidos por uma legislação federal, um Estatuto, um Regimento Geral e, por fim, por normas complementares.

Por Kellen Kunz


Interessados poderão se inscrever a partir do dia 29 de janeiro de 2018.

Já estamos no mês de dezembro e esta é uma época em que muitos estudantes se encontram em uma grande expectativa sobre se vão conseguir uma vaga em algum curso universitário e assim poderem dar início na construção de uma carreira. Quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2017 pode utilizar a nota para tentar uma vaga na universidade pelo Sisu. Se este é o seu caso, fique sabendo que as consultas de vagas no Sisu já podem ser realizadas. Saiba mais.

Quem realizou o Enem no ano de 2017 e gostaria de tentar uma vaga por meio do programa Sistema de Seleção Unificada, o popular Sisu, as inscrições para o ano de 2018 só terão início a partir do dia 29 do mês de janeiro de 2018, quando serão abertas a primeira edição das inscrições.

Quem ainda não conhece bem como funciona este sistema, ele na verdade é bem simples. O estudante pega a nota que obteve no Enem (no caso de 2017) e coloca no Sitema, que faz uma busca de vagas na área desejada pelo estudante e em uma média geral dos inscritos de todo o país determina uma nota ideal para a vaga, que pode variar de acordo com a universidade. Ou seja, o Sisu seleciona por meio das notas obtidas no Enem alunos para ocuparem vagas em Universidades públicas de todo o país que tenham aderido a esse sistema.

No Brasil já chega ao número de 130 instituições de ensino superior que fazem parte do sistema, sendo que 100 são federais e as restantes (30) estaduais. Em geral estas instituições vão oferecer o equivalente a 239.601 vagas em cursos universitários de todo país.

Pra poder se inscrever no programa o estudante precisa ter realizado o Enem e ter obtido uma nota que seja superior a zero na redação. Este é o único pré-requisito.

Assim é permitido a cada candidato que faz a sua inscrição escolher duas vagas em cursos universitários para entrar na concorrência. Desse modo, ele deve especificar a ordem em que prefere os cursos e o turno que estará disponível para estudar.

Também é importante lembrar que o aluno precisa fazer a definição da modalidade em que ele se encaixa no sistema, se é pela ampla concorrência ou por meio de sistemas de cotas, sociais ou raciais.

Ainda que o interessado realize a sua inscrição no dia 29 do mês de janeiro de 2018, ele pode contar com a opção de alterar as suas opções de curso até as 23h: 59 do dia 1º do mês de fevereiro.

Os resultados já serão divulgados no dia 2 do mês de fevereiro. Assim, os estudantes devem realizar suas matrículas entre os dias 5 e 7 do mesmo mês.

Quem não conseguir de primeira poderá ainda contar com uma lista de espera, que se inicia no dia 2 do mês de fevereiro e se encerra no dia 16 do mesmo mês. Nessa lista o candidato poderá manter a sua opção de curso para a qual não foi aprovado na primeira chamada do programa. Nessa segunda chamada, porém, será possível marcar apenas uma opção de curso, sendo ela a primeira com a qual se inscreveu.

Se você possui interesse em se inscrever aguarde o período de inscrições que vai do dia 29 do mês de janeiro até o dia 1º do mês de fevereiro e acesse o site http://sisu.mec.gov.br/.

A inscrição é gratuita e o estudante pode utilizar a nota do Enem 2017 também na segunda edição do programa Sisu de 2018, cujas inscrições devem ter início no mês de maio.

Se você realizou o Enem e gostaria de tentar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada, não deixe de se inscrever.

Sirlene Montes


São oferecidas 51.913 vagas de graduação para 1.642 cursos em mais de 60 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

As inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), segunda edição de 2017, estão abertas até quinta-feira, dia primeiro de junho. O candidato deve acessar o site: http://sisu.mec.gov.br e informar seu login e senha.

Para participar, os estudantes têm que ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2016. E ainda assim, só poderão concorrer a uma das vagas se não tiver zerado a redação.

Nesta edição do Sisu são oferecidas 51.913 vagas de graduação para 1.642 cursos em mais de 60 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Como acessar o Sisu

No site do MEC: http://sisu.mec.gov.br, clique no menu “Fazer Inscrição”, em seguida, o aluno deverá informar o número de inscrição do Enem 2016 e a senha, usada neste mesmo exame.

Se por acaso, tiver esquecido a senha ou número de inscrição, clique no link para recuperação dos dados ou criação de uma nova senha.

Logo após informar os dados, o candidato deverá fazer a inscrição na primeira opção de curso e depois na segunda opção.

Ver vagas

As vagas poderão ser pesquisadas por curso, instituição ou município. Em cada opção de curso, o candidato verifica o número de vagas nas modalidades de cotas como: negros, pessoas de baixa renda e estudantes de escolas públicas. Além da concorrência geral, que são os casos de estudantes que não se enquadram nessas modalidades citadas acima.

Lembrando que a primeira opção é a de maior prioridade, pois dá chance para o candidato, que mesmo não conseguindo uma vaga durante a seleção regular, poderá concorrer a esta mesma vaga na lista de espera.

Ela será divulgada no final deste processo, em 5 de junho, quando as vagas remanescentes serão disponibilizadas para os alunos inscritos nesta primeira opção e que não tenha sido selecionado nela e nem na segunda opção. Porém, para isso é necessário também concordar em ficar na lista de espera. Cada instituição fará a sua lista de espera e com seus critérios de posição, obedecendo, claro, às regras do Sisu.

Mudar de curso ou instituição

A troca de curso ou instituição de ensino pode ser feita a qualquer momento pelo candidato, até o último dia de inscrição, isto é, 1° de junho (quinta-feira). A parcial da colocação em cada opção de curso pode ser verificada diariamente no site do Sisu.

O resultado desta seleção sairá em 5 de junho, quando será também liberado a lista de espera.

Por Daniella Dutra


Estudantes podem se inscrever até o dia 19 de maio de 2017. Taxa de inscrição é de R$ 82.

Diante da forte instabilidade no mercado de trabalho que atualmente cerca o Brasil, as pessoas, principalmente os jovens, estão ficando cada vez mais conscientes sobre a importância de se dedicarem ao estudo em busca de uma carreira de trabalho que traga estabildade financeira e conforto.

Para a maior parte dos brasileiros, tal comodidade só pode se concretizar por meio do estudo, ou seja, uma formação profissional que pode ir desde cursos técnicos à graduação.

Dessa forma, o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio- é um importante e prático meio para se estar inserido tanto no meio técnico, quanto nas universidades.

É por meio da nota obtida através da realização do exame que os estudantes podem entrar em quase todas as universidades federais do país. Infelizmente, o Enem ainda não consagra todas as universidades em sua totalidade e os estudantes precisam fazer uma prova específica. E essa é uma das maiores vantagens do Enem, pois antes as pessoas tinham que prestar o exames diferentes para cada universidade, o que por consequência, gastava mais dinheiro e o desgaste emocional era maior.

Nos dias de hoje, com o resultado de uma única prova, pode-se ganhar quase todo o Brasil, praticamente. É importante ressaltar ainda que o Enem não dá a oportunidade para a inserção dos jovens apenas nas universidades federais. Também é possível entrar em faculdades particulares com bolsa de 100% ou grandes descontos.

Para os interessados em fazer o Enem, é importante conserir as informações abaixo.

As inscrições para a prova do Enem 2017 terão seu início na próxima segunda-feira, dia 08 de maio, e seu fim se dará no dia 19, também do mês de maio.

A taxa de inscrição é de R$ 82,00 e estão isentos aqueles que conseguirem declarar carência de recursos, além de estudantes que comprovarem estar no 3º ano do ensino médio. Os demais terão que pagar a taxa até o dia 24 do mês de maio.

Os candidatos com necessidades especiais possuem uma hora a mais para concluírem o exame. Então, basta apenas, na hora de realizar a matrícula, marcar que possui prioridades e necessidades especiais, contudo, é preciso apresentar laudo médico.

Sirlene Montes


Prouni recebe inscrições de novas vagas abertas para bolsas que não foram ocupadas.

Para quem sonha em entrar na universidade acaba de surgir mais uma oportunidade. É que o programa do governo federal, o Prouni, Programa de Universidade para Todos, abriu novas inscrições.

A novidade foi anunciada na última segunda-feira, dia 27 de março, e o motivo da abertura de novas inscrições se deu pelo fato de ainda existirem bolsas disponíveis que no processo de ingresso regular não foram ocupadas.

Os estudantes têm até o dia 05 do mês de abril para realizarem seus cadastros no programa.

Como todos já sabem podem se inscrever no Prouni jovens que não estejam matriculados em nenhuma instituição de ensino superior até a data do dia 05 do mês de maio.

Além disso, o programa é voltado para estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio, que tenham cursado o ensino médio em escolas que pertencem a rede pública de ensino e que tenham obtido no Enem o mínimo de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

O Programa Universidade para Todos permite que estudantes que tenham cursado em escolas públicas recebam bolsas em Universidades que pertencem ao setor privado. As bolsas podem variar sendo parciais ou chegando até 100%.

As bolsas integrais são voltadas para estudantes que possuem renda familiar per capita de um salário e meio mensais. Já as bolsas parciais são para estudantes que possuem renda familiar por pessoa de até 3 salários mensais.

Professores da rede pública de ensino também podem se inscrever no Prouni e conseguir bolsas em universidades particulares.

Para realizar a inscrição no programa do governo federal que oferta bolsas em universidades é preciso acessar a página oficial do Prouni cujo endereço eletrônico é http://siteprouni.mec.gov.br.

Contudo, antes de começar a realizar a sua inscrição é importante que o candidato se cadastre no sistema que oferece bolsas remanescentes.

O Prouni desde que foi criado já possibilitou que milhares de jovens de baixa renda ingressassem em universidades particulares com bolsas parciais de 50% e totais de 100%.

Só este ano, em sua primeira edição o programa ofereceu mais de 200 mil bolsas. E agora, acaba de inaugurar sua segunda edição para preencher vagas que não foram preenchidas nas universidades por meio das chamadas regulares, o que é mais oportunidades para quem deseja cursar uma universidade e não possuem condições para pagar.

Por Sirlene Montes


Instituição altera o prazo de inscrições para a seleção.

A divulgação foi feita na quarta-feira (27) pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que houve alteração na data para fazer inscrições para o vestibular 2017. As inscrições para ter acesso as provas da Unicamp poderão ser feitas a partir do dia 8 de agosto e continuam até o dia 1 de setembro, sendo que devem ser realizadas unicamente através da internet, acessando o site da Comissão Permanente de Vestibulares (Comvest): www.comvest.unicamp.br.

Em data anterior, a Unicamp havia divulgado que as inscrições para o exame começariam no dia 1º de agosto. De acordo com a universidade, o adiamento da data por uma semana tem um único motivo, ‘questões logísticas’, mas não deu maiores detalhes.

A direção da Unicamp explicou que as demais datas do vestibular continuarão valendo. No dia 20 de novembro deve acontecer a primeira fase das provas, já a segunda fase acontecerá nos dias 15, 16, e 17 de janeiro de 2017. A primeira lista com o nome dos aprovados estará disponível no dia 13 de fevereiro. A matrícula não presencial pode ser efetuada nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Antes da 1ª fase serão aplicadas provas específicas para quem se candidatou ao curso de música (de 2 a 9 de setembro-etapa I). E para os candidatos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, que vão fazer provas específicas, as provas serão aplicadas nos dias 23 a 26 de janeiro de 2017.

Taxa de Inscrição:

Para se inscrever no vestibular da Unicamp o valor da taxa é de R$ 160 e poderá ser efetuada até dia 2 de setembro. A Unicamp alerta que não há mais tempo para pedir isenção da taxa de matrícula, que foi encerrada dia 23 de maio.

Manual do Candidato:

A partir do momento da inscrição o candidato já poderá consultar o ‘Manual do Candidato’ e a ‘Revista do Vestibulando’, através da página eletrônica da Comvest. O kit do vestibulando, como é chamado, vem munido de todas as orientações que o aluno precisa consultar durante o processo de inscrição, aplicação das provas e todas etapas do certame.

Calendário do Vestibular Unicamp 2017:

  • Inscrições: De 08/08 a 01/09/2016
  • Data do Pagamento da Taxa de Inscrição: De 08/08 a 02/09/2016
  • Provas de Habilidades Específica de Música – Etapa I: De 2 a 09/09/2016 e Etapa II: De 9 a 10/10/2016
  • 1ª Fase: 20/11/2016
  • 2ª Fase: 15,16 e 17/01/2017
  • Prova de Habilidades Específicas: Vai de 23 a 26/01/2017
  • Lista da 1ª Chamada: 13/02/2017
  • Matrícula não Presencial: 14 e 15/02/2017

Por Ruth Galvão


Inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 22 de janeiro.

O Programa Universidade Para Todos, do Ministério da Educação, criado em 2004 pelo Governo Federal concede bolsas integrais e parciais para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em universidades privadas do Ensino Superior, a todos os estudantes brasileiros que não possuem diploma de nível superior. Estudantes que participaram do Enem em 2015 que tiveram suas notas poderão concorrer às bolsas.

Dentre algumas regras para a inscrição só poderão se candidatar às bolsas candidatos quem tenham concluído o Ensino Médio completo em escolas da rede públicas ou o Ensino Médio em escola privada como bolsista, ser portador de deficiência, ser professor ativo permanente em escolas da rede pública e não possuir curso superior. Além disso, precisarão também ter um mínimo de 450 pontos no Enem de 2015 e uma nota maior que zero na redação. Os candidatos que são professores da rede pública de ensino não precisarão comprovar renda, mas outros candidatos precisam ter renda familiar mínima de um salário e meio por pessoa para concorrer às bolsas integrais e de até três salários mínimos para concorrer às bolsas parciais. São ofertadas reservas de bolsas aos candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou negros desde que atendam as outras regras.

As inscrições serão feitas pela internet, na página do MEC onde deverá ser informado número de inscrição do Enem 2015 e a senha. Também poderá ser feito com o CPF e a data de nascimentos para quem não se lembrar dos dados. Durante as inscrições poderão ser escolhidas até duas opções de cursos desde que a instituição esteja inscrita no ProUni, lembrando que alguns cursos possuem exigências mínimas para a matrícula.

O edital completo poderá ser contemplado no site do MEC e no Diário Oficial da União. Preparem-se para as inscrições e boa sorte!

Por Helen Galvão


A partir do dia 19 de janeiro, jovens de todo o Brasil poderão realizar a sua inscrição para o processo seletivo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O edital de abertura do Sisu foi divulgado no Diário Oficial da União na segunda-feira, 5 de janeiro. No documento de abertura constam as regras e o cronograma a ser seguido pelo sistema deste ano. Quem estiver disposto a concorrer a uma das vagas em Universidade públicas de todo o país deverá realizar a sua inscrição entre os dias 19 e 22 de janeiro. Quem fez o Enem de 2014 poderá concorrer em até duas opções de cursos. 

Neste ano o Sisu optou por fazer algumas mudanças. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 26 de janeiro, a publicação dos aprovados será feita no portal do Ministério de Educação e Cultura e nas instituições de ensino onde o candidato se inscreveu. Nos dias 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro deverá ser feita a matricula dos aprovados na chamada regular. Os candidatos efetuarão a sua matrícula nas instituições onde foram aprovados. 

Quem não for selecionado na sua primeira opção poderá manifestar interesse e assim participar da lista de espera, no site do MEC, o interesse deverá ser manifestado entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro. A responsabilidade da divulgação do resultado da lista de espera ficará por conta das próprias instituições. 

Uma dos centros de ensino que está selecionando via Enem é a Ufal. Neste ano, a instituição oferece 4.408 vagas para lotação através do Sistema de Seleção Unificada. Este número total de vagas é distribuído em 111 cursos, incluindo graduações novas e maior número de vagas para alguns cursos.  Na Ufal, as aulas iniciarão no dia 9 de março. 

Se você quer concorrer a uma das vagas em Universidades Públicas que aceitam o Enem como forma de ingresso, não perca tempo e fique atento ao período da realização das inscrições. 

Por Melina Menezes


Está aberto o período de inscrições para o curso pré-vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" na cidade de Registro.

O cursinho preparatório está oferecendo 80 vagas, sendo que este total de oportunidades será dividido em 2 turmas. Para concorrer a uma das vagas o interessado precisará ter concluído o ensino médio em instituições da rede pública de ensino, ou ter conseguido bolsa integral em escola particular durante os anos de ensino médio.

Podem candidatar-se às vagas aqueles jovens que estejam regularmente matriculados no segundo ou no terceiro ano do ensino médio. Uma condição geral é que esses jovens que desejem participar do cursinho deverão estar impossibilitados de custear um curso do mesmo tipo no âmbito privado. Logo de realizar a inscrição, os estudantes deverão encaminhar cópias de todos os documentos solicitados no edital de abertura do processo de seleção, os documentos deverão ser entregues através do e-mail cursinhoconteudo@gmail.com.

O processo seletivo deverá acontecer no dia 23 de fevereiro no período vespertino, das 13h às 18h. A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de provas objetivas de múltipla escolha e também uma prova de redação. 

Logo dessas etapas escritas, os candidatos serão submetidos a etapas incluindo avaliação socioeconômica e entrevista.  

Conforme as informações contidas no documento do processo de seleção, o resultado será publicado no dia 28 de julho, também seguindo as informações do edital, o início das aulas está previsto para março, já a finalização será em novembro. As aulas serão ministradas na Rua Nelson Brihl Badur, n° 430, na Vila Tupi, na cidade de Registro. O horário das aulas ficou fixado para iniciar às 18h30 e finalizar às 22h20.  Ao longo do curso, deverão acontecer três simulados para que os candidatos fiquem familiarizados com o estilo das provas do vestibular.  

Se ficou com dúvidas quanto ao regulamento, pode ligar para (13) 3828 2900, também poderá consultar estas informações no site cursinhoconteudo.blogspot.com.br. Caso deseje, poderá entrar em contato por e-mail através do endereço cursinhoconteudo@gmail.com.  

Por Melina Menezes


O ProUni (Programa Universidade para Todos), do Ministério da Educação, permitirá novas inscrições para os alunos que realizaram o ENEM 2013, e contam com a oportunidade de se integrar ao projeto para conseguir uma vaga em uma Universidade Privada.

Serão contemplados com uma única etapa para edição do segundo semestre. Os candidatos terão permissão a realizar o acesso via internet a partir do dia 5 de junho (quinta-feira). Estará exposta no sistema a relação de vagas por curso, e instituição de ensino.

De acordo com a nota emitida pelo MEC (Ministério da Educação), o programa disporá de duas chamadas, ou seja, os alunos que foram primordialmente escalados e não realizarem as inscrições até a data corresponde para o término das mesmas, perderão a oportunidade e, por conseguinte serão chamados os próximos da listagem.

Os resultados da segunda edição o que designa o segundo semestre, serão divulgados no dia 4 de julho através da internet na página do programa.

O ProUni foi criado para oferecer oportunidade de estudo aos brasileiros de baixa renda, que tiveram condições de estudar apenas em escolas públicas durante o Ensino Fundamental (1° ao 9° ano), e Ensino Médio (1° 2° e 3° ano), ou tenham cursado parcialmente ou totalmente em escola privada através de bolsa de estudos.  Traz a contribuição de bolsas integrais e parciais (50%) aos estudantes referentes a Universidades intituladas privadas que apresentem cursos de graduação (ensino superior), e séries de formação específica.

É obrigatório que o candidato tenha participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano de 2013, e alcançado o desempenho de no mínimo 450 pontos, integrando também o fato de que a redação não tenha sido zerada.

A inscrição deverá ser efetuada relatando informações básicas que compõe o processo como o número de inscrição e senha que foram utilizados na consulta de notas no ENEM 2013, além do número de CPF (Cadastro  de Pessoa Física).

O site que deverá ser acessado para realizar a inscrição é siteprouni.mec.gov.br. O Programa foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004, e desde então tem oferecido grandes oportunidades de estudo aqueles que não têm boas condições financeiras para pagar por um curso interligado a uma Universidade Privada.

Por Lorena de Oliveira


A Famerp, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), divulga datas e informações para o Vestibular de Medicina 2015.

As inscrições acontecerão entre 27 de outubro e 14 de novembro de 2014 e a taxa de inscrição é de R$ 140.

As provas acontecerão nos dias 18 e 19 de dezembro e os resultados serão divulgados no dia 27 de janeiro de 2015. A primeira matrícula se dará no dia da divulgação do resultado.

A Famerp é uma instituição pública, gratuita, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e que possui os cursos de Medicina e Enfermagem. Com 40 anos de existência, a faculdade já formou mais de 2 mil Médicos.

Atualmente conta com 290 docentes e possui 34 laboratórios multidisciplinares, centros de pesquisa e biotério.

Possui também parceria que já dura 40 anos com o Hospital de Base Funfarme, seu hospital de ensino, que possui 720 leitos e que presta atendimento a cerca de 35 mil pessoas por mês em todas as áreas da medicina.

O curso tem carga horária de 9.008 horas (seis anos) e o programa está voltado para a compreensão da composição e funcionamento do corpo humano e dos mecanismos das doenças. Também prepara o aluno para o aprendizado das diferentes áreas clínicas (Medicina Interna, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Pediatria, Medicina Comunitária e Preventiva, Doenças Infecciosas e Parasitárias).

Há também o chamado Internato Médico, que completa a formação aprimorando o raciocínio diagnóstico, competências e habilidades para as atividades práticas de atendimento, estágios e os plantões supervisionados, cumprindo-se as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas para o Curso de Medicina.

Além dos cursos de graduação, a Famerp é responsável também pela Residência Médica em várias especialidades e cursos de pós-graduação com reconhecimento nacional pela CAPES.

O vestibular de medicina da Famerp está sob responsabilidade  da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp).

Por Giovana Ottenbreit

 


As inscrições para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – terminaram na sexta feira, dia 23 de maio, e segundo os dados INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o número de candidatos foi superior a edição do ano passado.

Nesta edição, 9.519.827 alunos se inscreveram, sendo este o maior número de inscritos desde sua criação. Segundo o INEP, as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.

Alguns candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa inscrição, no valor de R$ 35 até o dia 28 de maio e estão isentos do pagamento os estudantes de escolas públicas e os candidatos que declararam renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

O INEP divulgou ainda que São Paulo foi o estado com mais inscritos, com um total de 1.476.041, logo em seguida vem Minas Gerais com 1.057.521, seguido de Bahia, com 707.835, Rio de Janeiro com 691.789 e Ceará com 596.568, estado em que houve mais inscritos em relação ao número de habitantes.

Vale ressaltar que ainda há um bom tempo até as provas e, assim, os candidatos poderão se preparar melhor para conseguir uma boa pontuação. Com a nota do Enem, os candidatos podem participar do ProUni – Programa Universidade para Todos, em que são oferecidas bolsas de estudo aos estudantes.

Além do Sisu, que oferece vagas nas universidades e demais instituições públicas, e o Sisutec, em que os candidatos podem ingressar gratuitamente em cursos técnicos. Sem contar que a nota do Enem vale como certificação para a conclusão do ensino médio.

Há outras novidades para esta edição do exame: duas instituições de ensino superior de Portugal também irão usar a nota do Enem para o ingresso. Os candidatos podem inclusive usar as notas dos anos de 2012 e 2013 para ingressar na Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas. 

Por Robson Quirino de Moraes


A Universidade Estadual de Campinas – Unicamp divulgou recentemente o calendário referente ao vestibular 2015. De acordo com o cronograma apresentado a primeira fase do exame está prevista para acontecer no dia 23 de novembro de 2014. Quanto à segunda, a informação é de ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. 

Outro detalhe importante é que a comissão responsável pela organização dessa seleção anunciou duas mudanças para os testes deste ano. No caso, a redação passará para a segunda fase enquanto que a primeira será composta por um teste de 90 questões.

O período de inscrições para este vestibular será iniciado no dia 11 de agosto de 2014 e permanecerá em aberto até o dia 11 de setembro de 2014.

Em 2013 o vestibular realizado pela Comvest – Comissão Permanente para os Vestibulares; efetuou a seleção de candidatos para 69 cursos oferecidos pela Unicamp e dois oferecidos pela Famerp – Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto.

Vale ressaltar aos estudantes interessados em participar que já antes da primeira fase, os candidatos concorrentes para os cursos de música deverão passar por provas de habilidades específicas. Os exames estão previstos para acontecerem entre os dias 25 e 29 de setembro deste ano.

Já para os demais cursos oferecidos como o de artes visuais e dança, artes cênicas e arquitetura e urbanismo as provas para comprovação de habilidades específicas deverão acontecer no período entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2015.

As novidades para o vestibular 2015 da Unicamp dizem respeito a ordem de realização de determinadas fases. Como citado, a prova de redação ocorrerá na segunda fase. Nos anos anteriores a prova de redação vinha sendo cobrada na primeira etapa. Outro detalhe é que a primeira fase agora contará com 90 questões de múltipla escolha e não 48 questões como antigamente.

Para saber mais sobre este vestibular, novidades e abertura das inscrições clique aqui.

Por Denisson Soares


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das avaliações que os estudantes fazem e tem a oportunidade de ingressar na faculdade. As provas já estão marcadas e ocorrerão nos dias 8 e 9 de novembro. Todavia, os candidatos que irão participar do exame precisam ficar atentos para não perderem o prazo das inscrições, uma vez que se inicia no dia 12 de maio e encerrará na data provável de 26 de maio, conforme horário oficial de Brasília/DF.

Entretanto, antes de iniciar a inscrição, é importante que o candidato leia todo o edital que estabelece regras e prazos, e detalha os passos que precisam ser seguidos em cada um dos procedimentos, a partir das inscrições até o resultado final. Sendo assim, o estudante precisa efetuar a inscrição através da internet, pela página oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O site ficará disponível durante todo o prazo de inscrição.

Para conseguir efetuá-la o candidato precisa informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como o documento de identidade (RG). Quem ainda não os possui precisa providenciá-los com urgência e, além disso, informar o endereço de e-mail válido; indicar eventual necessidade de atendimento especial durante as provas. Indicar também o possível objetivo de se obter o certificado do ensino médio com a nota do Enem 2014; caso não possua condições financeiras de pagar a taxa de inscrição, deverá preencher a declaração de carência a fim de conseguir isenção da taxa de inscrição. Essa hipótese é reservada para aquelas pessoas de baixa renda.

Por fim, preencher o questionário socioeconômico e escolher o município de preferência de realização da prova. Os concluintes do ensino médio da rede pública ou os bolsistas integrais de escolas particulares estão isentos automaticamente dessa taxa.

A concorrência no exame está cada vez mais acirrada e, como faltam seis meses para a prova, é muito importante que o candidato inicie a preparação o quanto antes. 

Por Luciana Viturino


Mais uma vez estamos aqui para fazer uma indicação que pode ser de extrema importância para aqueles que pensam no seu futuro profissional, pois vamos falar um pouco mais sobre o vestibular de uma grande instituição de ensino.

Na verdade, o que vamos descrever aqui é sobre a possibilidade de se inscrever no vestibular de inverno e ingressar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ou seja, a UNESP.

De acordo com os responsáveis por essa seletiva, a UNESP abre as inscrições para vestibular de inverno de 2014 e o período vai até o dia 8 de maio. O cadastro deve ser feito pelo site da Fundação Vunesp.

Se você é um dos interessados, não deixe passar esse período sem se candidatar ao curso que almeja se formar, pois nessa unidade vai ser possível se formar em cursos das áreas de exatas e biológicas, com ingresso em agosto. 

Para se candidatar é preciso acessar o site oficial da UNESP. O endereço eletrônico que precisa ir é www.unesp.br.

Ao acessar esse site verifique todas as informações que constam no formulário e mencione todos os seus dados pessoais e profissionais. Quando finalizar, imprima o boleto bancário e pague a taxa de inscrição, que vai ser de R$ 130. Existem alguns critérios onde o candidato poderá fazer a solicitação da isenção dessa taxa.

Os cursos oferecidos são: Agronomia, Zootecnia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, eles serão realizados nas cidades de lha Solteira, Registro, Dracena, Sorocaba e Bauru.

Não deixe para começar a estudar no ano que vem, pois dessa forma é possível ganhar tempo e conhecimento, que são fatores mais do que essenciais para aqueles que sonham alto e desejam alcançar novos horizontes quando o assunto é o futuro e carreira. Desejo a você desde já boa sorte nas etapas do processo seletivo.

Por Josiane Fernandes de Jesus


A Universidade Estadual de Maringá (UEM), que fica situada no estado do Paraná, é uma das melhores unidades de ensino superior privado que existe no Brasil, e isso é devidamente comprovado através da análise feita anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), pois os cursos oferecidos sempre possuem boa pontuação, e isso pode ser devidamente comprovado através do site www.mec.gov.br.

Ao acessar o site faça a pesquisa dos cursos que são oferecidos na instituição, e caso tenha interesse em algum deles já se prepare para se inscrever para o vestibular que vai acontecer ainda na estação de inverno de 2014, sendo a oportunidade de começar a estudar ainda neste ano.

De acordo com a Universidade Estadual de Maringá o cadastro deve ser feito até o dia 23 de abril pela internet, e caso você seja um dos interessados, inscreva-se o quanto antes, e para fazer isso é preciso ter concluído o ensino médio.

O endereço eletrônico que você precisa acessar para fazer o preenchimento da ficha de interesse é www.uem.br. E ainda vale ressaltar que existe uma taxa de inscrição que deve ser paga para fazer a validação da sua participação nas etapas do processo seletivo.

O valor que está sendo cobrado vai ser de R$ 110, e o mesmo deverá ser pago até o dia do vencimento em bancos, casas lotéricas, pela internet, caixa eletrônico ou outros locais relacionados. A data limite para fazer o pagamento desse valor é 25 de abril de 2014.

E ainda vale ressaltar que os candidatos não vão mais precisar enviar a Ficha de Inscrição impressa ou a fotocópia de documento de identificação à UEM/CVU.

Neste ano de 2014, para o segundo semestre, a Universidade Estadual de Maringá menciona estar com 1.488 vagas nesta edição do processo seletivo. 

Prepare-se para as provas de vestibular que devem acontecer nos dias 6 a 8 de julho, das 8h50 às 13h, em Maringá.

Por Josiane Fernandes de Jesus


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu as inscrições para o seu primeiro exame de qualificação do ano de 2014. As vagas encontram-se distribuídas entre a UERJ, o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), a Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O exame será realizado pelo Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) e poderão participar todos aqueles que concluíram ou estão cursando o último ano do ensino médio.

As inscrições serão aceitas até o dia 28 de Abril e elas deverão ser realizadas unicamente pelo site www.vestibular.uerj.br, através de um cadastro no sistema de concursos da DSEA e posteriormente, com o preenchimento do requerimento de inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 49,00 e ela deverá ser paga através de boleto bancário até o dia 30/04.

O exame se dará pela aplicação de prova comum para todos os participantes do Exame de Qualificação. Essa prova será constituída por questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdo relacionado às seguintes disciplinas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A prova deve ser aplicada em 08/06, no local indicado no cartão de confirmação de inscrição, que estará disponível para emissão a partir de 23/05.

Os candidatos serão divididos em 5 conceitos, de acordo com o número de acertos na prova:

  • A: Para aqueles que acertaram mais que 70% da prova.
  • B: Para aqueles que acertaram mais que 60% e menos ou igual a 70%.
  • C: Para aqueles que acertaram mais que 40% ou menor ou igual a 50%.
  • D: Para aqueles que acertaram mais que 40% e menor ou igual a 50%.
  • E: Para aqueles que acertaram igual ou menos que 40% da prova.

Estarão aprovados todos os candidatos que obtiverem os conceitos A, B, C ou D e reprovados todos os alunos com conceito E.

Por Raquel Maciel


A UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto) está recebendo as inscrições para o Processo Seletivo Agendado, tanto para o Campus de Ribeirão Preto como para o Campus de Guarujá. As oportunidades são para as vagas remanescentes nos cursos superiores das áreas de Exatas, Humanas e Tecnologia.

Aos alunos que buscam uma universidade com tradição de ensino, a escolha pela UNAERP é certeira. São 89 anos de tradição, oferecendo não somente conhecimento, mas também incentivos à pesquisa. Tais atributos resultam nas excelentes colocações da universidade nos exames de qualificação prestados. Em 2012, a UNAERP obteve conceito 4 no IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC.

A próxima e última prova do Processo Seletivo 2014/1 acontece no dia 08 de fevereiro, nos dois campi da Universidade (Ribeirão Preto e Guarujá).

Para realizar as inscrições, basta acessar o site http://unaerp.br/ e clicar na opção “Inscreva-se: Provas Agendadas”, localizado no lado direito da página.

A inscrição é efetuada em 3 passos:

Passo 1: Identificação – Aqui, o vestibulando deve informar o tipo de Processo Seletivo. No caso dos cursos de graduação, basta optar por “Graduação” e logo abaixo por “2014/1”. Para finalizar a identificação, devem ser inseridos o número completo do CPF e a data de nascimento.

Passo 2: Cadastro – Para iniciar a inscrição, é preciso preencher aqui os dados pessoais do vestibulando, como nome completo, endereço, telefones e conta de e-mail.

Passo 3: Curso – Neste terceiro passo serão definidos os cursos, as áreas, o campus e os turnos. O processo permite que sejam escolhidas até duas opções de curso.

Ao finalizar, o vestibulando deve solicitar a impressão do boleto bancário e pagá-lo em qualquer rede bancária até o dia do vencimento. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para todos os cursos, exceto Medicina.

Para acompanhar o status da inscrição, bem como os resultados do processo seletivo, basta ficar ligado no site na universidade!

Por Tatiane de Andrade Matos


A Universidade Municipal de São Caetano do Sul abriu suas inscrições para seu curso de Medicina, que podem ser feitas através do site.

A faculdade oferece 60 vagas semestrais, e é uma das mais concorridas faculdades de São Paulo, quando o curso em questão é em sua área da saúde.

De todos os cursos oferecidos pela universidade, entre eles Jornalismo, Publicidade e Propaganda,  Direito, Pedagogia, Comércio Exterior e muitos outros, o de Medicina é que mais exige desempenho para a aprovação.

O vestibular de Medicina, como sempre, na maioria das universidades, é o mais procurado, e isso é apenas um dos motivos para sua nota de corte ser mais elevada, além do curso exigir uma qualidade excepcional de seus alunos ingressantes. Devido a esse corte mais exigente, os alunos que prestarão Medicina precisam se preparar bem durante o ano todo.

Algumas boas dicas para que a aprovação venha são: dormir bem (uma noite de sono de 6 a 8 horas, segundo o Instituto do Sono); estudar, no mínimo, 3 horas por dia, o que surtirá efeito se esse processo for levado a sério durante todo o ano; fazer resumos; prestar atenção nas aulas; tirar dúvidas com seus professores, sempre que alguma surgir; e ter uma alimentação saudável.

Oferecendo o curso para formação de médicos com duração de 6 anos, a USCS possui um grande e principal campus situado à Rua Santo Antônio, Centro. 

A taxa para inscrição para o vestibular de Medicina é de R$ 195,00, após o candidato preencher um formulário e conferir o edital do vestibular, que contém informações tais como a sala da prova e os documentos necessários para o dia do exame. As inscrições estarão disponíveis até o dia 24 de janeiro de 2014

A prova acontecerá no dia 16 de fevereiro, no campus central, e em 17 de março as aulas se iniciarão.

Por Danilo Lacalle


Finalizam hoje, às 23:59 (horário de Brasília), a primeira rodada das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU). A novidade nesse ano, que é de grande importância para os candidatos, é um sistema onde são apresentadas todas as notas de corte, dessa forma, não é necessário esperar até duas horas da manhã para saber o resultado do desempenho médio do dia. Para ter uma ideia da concorrência, o curso de medicina da UFPA, que no primeiro dia do corte obteve a maior pontuação do país (chegando a 869,15), nessa última atualização teve sua concorrência aumentada e a nota mínima que é necessária para conseguir uma vaga é de 869,95. A tabela completa pode ser acessada no site www.enemsimples.info.

Durante a inscrição, o candidato deve ficar atento à diferença da sua nota final. Como cada curso exige um peso para disciplinas específicas, é comum uma diferença de nota do mesmo aluno entre dois cursos. Por exemplo, se um aluno optar por Publicidade e Engenharia e sua nota em português for nove e em matemática seis, certamente a nota final será diferente entre os dois cursos, visto que o peso de matemática em Engenharia é mais elevado do que em Publicidade. Ainda ocorre diferença na nota se o candidato optar pelo sistema de cotas, ocorrendo um acréscimo na pontuação.

O sistema de cotas possui 50% das suas vagas nessa modalidade e sua distribuição é criteriosa. Dos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, a metade é destinada para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio, segundo o site do Sisu. Outro tipo de cota é o declarante de cor ou raça, neste caso a sua comprovação é baseada apenas na autodeclaração.

Os alunos que não conseguiram pontuação para ingressar em nenhuma instituição, podem se inscrever na lista de espera no período de 27/01 a 13/02. Ressaltando que a primeira rodada de inscrições se encerra hoje (10), porém, ainda no mês de Janeiro outra rodada terá início com as vagas remanescentes. 

Por Deise Gomes


A Pontifícia Universidade Católica do Paraná está com as inscrições abertas para o vestibular.  As vagas ofertadas são para Maringá, Londrina e Toledo. O valor das inscrições é de R$ 50,00 para quem a fizer até o dia 15/01. Após esta data o valor será de R$ 90,00.

Entre os cursos oferecidos estão: administração, agronomia, ciências biológicas, direito, filosofia, ciências contábeis, engenharia ambiental, engenharia de produção, medicina veterinária, psicologia e teologia.

Contudo, atente-se para não perder a data da prova que ocorrerá em 26 de janeiro nas três cidades. As provas acontecerão no período matutino, sendo que os portões abrirão às 8h e serão fechados às 08h40, uma vez que a prova deverá ser iniciada às 09h e encerrará às 13h. O candidato a uma das vagas no vestibular terá quatro horas para responder a uma prova de 40 questões objetivas, contendo dez disciplinas e mais a redação.

Certamente aquele que tiver estudado o suficiente estará mais preparado, porém, atente-se para ir fazer a prova tranqüilo, pois um candidato bem preparado intelectualmente que chega na hora da prova nervoso tem cinqüenta por cento de chance de errar questões que sabia.

Ressalte-se que, a água ajuda a manter o cérebro do candidato mais oxigenado durante a prova. Pesquisas comprovam que o rendimento de quem a bebe em um momento como este, na qual exige muito do intelecto do candidato, é superior aos que não fazem seu uso. Lembre-se também de levar algo para comer. Pode ser uma barra de cereal ou um chocolate. Entretanto, a barra de cereal é mais saudável e contém fibras.

Ao todo serão 695 vagas disponíveis nos três pólos, sendo que 395 será para a cidade de Maringá. Dentre os cursos mais concorridos nos últimos anos estão: Direito, psicologia e engenharia de produção. Todavia, quanto mais preparado o aluno está, mais fácil fica de fazer a prova. 

Por Luciana Viturino

Inscrições PUC/PR

Foto: Divulgação


O Serviço Nacional do Comércio está com as inscrições abertas para o preenchimento de diversas vagas para cursos de nível superior em caráter EAD (Ensino a Distância)

Para quem deseja ter um curso de nível superior, mas não possui muitos recursos financeiros e nem de muito tempo para frequentar todos os dias, a solução são os cursos de ensino a distância do SENAC.

Esta modalidade de ensino é ideal para quem deseja ter um curso de nível superior, mas que devido a muitos compromissos já assumidos não possui tempo para frequentar uma faculdade todos os dias.

As inscrições podem ser feitas até a data de 4 de fevereiro de 2014 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00.

Os interessados podem ser avaliados de diversas formas:

  • Histórico escolar;
  • Prova de redação agendada;
  • Prova do ENEM.

De acordo com a data de inscrição os interessados serão avaliados, ou seja, no Edital estão marcadas várias datas de provas até o último dia de inscrição.

Os interessados devem levar as cópias de documentos exigidos através do Edital, que estão descritos no Artigo 43 para poderem participar do processo seletivo.

Os cursos oferecidos são oferecidos na área de comércio, educação, gestão e comunicação.

Por Jaime Pargan


Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Os estudantes interessados podem se inscrever no site www.vunesp.com.br, até o dia 15 de outubro de 2013. Ao todo, são oferecidas 7.259 vagas para 171 cursos, distribuídos nos campi localizados em 23 cidades paulistas.

As cidades que possuem unidades da Unesp são: Araraquara, Araçatuba, Assis, Botucatu, Bauru, Guaratinguetá, Itapeva, Ilha Solteira, Dracena, Jaboticabal, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ourinhos, Rio Claro, São João da Boa Vista, Rosana, São Paulo, São José do Rio Preto, Registro, São José dos Campos, São Vicente e Tupã.

A taxa de participação é de R$ 130, contudo, os alunos que cursam o ensino médio podem ter desconto de 75%, para isso é preciso comparecer à secretaria de sua escola para conseguir a senha do benefício junto ao site das inscrições.

A Unesp irá destinar 50% das vagas para candidatos vindos de escolas públicas, respeitando os 35% do percentual para candidatos negros, pardos, indígenas e demais cotistas.

As provas serão aplicadas no dia 17 de novembro, nas cidades listadas acima e em outras que podem ser conferidas no site www.vunesp.com.br.

Por Robson Quirino de Moraes


O prazo para inscrição no processo seletivo do Instituto Federal do Paraná acaba na próxima segunda- feira. O vestibular 2014 da instituição está oferecendo 3856 vagas nos seus 77 cursos de nível técnico e nos 22 de nível superior.

As vagas do certame são para os campi de: Palmas, Coronel Vivida, Londrina, Umuarama, Telêmaco Borba, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Paranaguá, Cascavel, Curitiba, Irati, Ivaiporã, Assis Chateaubriand e Campo Largo.

A lista de cursos, assim como os horários e campus e modalidade de curso estão disponíveis para download em www.ifpr.edu.br/mostra

As provas do IFPR para cursos técnicos integrados avaliarão os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, as avaliações para ingresso nos cursos de nível superior cobrarão os conteúdos estudados durante o ensino médio. A aplicação das provas ocorrerá no dia 6 de outubro em 14 cidades do estado do Paraná além da Unidade de Educação Profissional do município de Coronel Vivida.

Quem quiser concorrer a uma das vagas poderá se inscrever até dia 2 de setembro através do site do IFPR http://200.17.98.44/naps/processo-seletivo/. A taxa de participação no certame é de R$ 35.

Por Melina Menezes


Foram suspensas as inscrições para o Vestibular do ITA.

Foi divulgada na última terça- feira a suspensão das inscrições para o processo seletivo. A instituição já não estava aceitando participações desde o dia 22, isso porque ocorreu uma mudança do banco que estava aceitando o pagamento das taxas, sendo assim houve um problema na emissão dos boletos. O prazo de inscrições deverá ser reaberto ainda na próxima segunda- feira, 2 de setembro.

Segundo Luiz Rossato, chefe do setor de vestibular da instituição, quem se inscreveu e pagou não deverá se inscrever de novo, agora quem efetuou a inscrição e ainda não pagou, deverá aguar o reinício do prazo no dia 02 do próximo mês e realizar a inscrição novamente a fim de gerar o boleto.

Sobre o andamento normal do cronograma, ele não soube dizer se alguma outra data será alterada, no entanto, afirmou que as datas de realização das provas continuarão nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, não sendo alteradas.

Caso o candidato continue com dúvidas acerca do procedimento, poderá acessar http://www.ita.br/vestibular/ e saber mais sobre a situação já que nesse endereç eletrônico há uma mensagem que explica quais são as medidas a serem tomadas.

Por Melina Menezes


O pré- vestibular social da antiga Fundação Zumbi dos Palmares, atual Superintendência de Igualdade Racial, está com inscrições abertas para os estudantes que forem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares. A Superintendência fica em Campos dos Goytacazes.

Este curso vem oferecendo preparação gratuita há cinco anos. Atualmente existem quatro turmas com duzentos alunos ao todo. A média de aprovação é muito boa, de aproximadamente 80% e esse índice tem chamado a atenção dos estudantes.

Outro curso oferecido pela Superintendência é o de inglês, este vem sendo executado a dois anos sendo que a primeira turma se forma no final do ano de 2013.

Quem quiser fazer os cursos ainda pode se matricular. Para estudar inglês o jovem tem que ter idade superior à 16 anos, já para cursar o pré- vestibular a única exigência é que o estudante tenha finalizado o ensino médio.

O endereço da Superintendência de Igualdade Racial está localizada na Rua Marechal Floriano, 129 no centro do município de Campos do Goytacazes.

As provas do Enem acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro, em todo o Brasil.

Por Melina Menezes


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) fez a divulgação do início das inscrições do Vestibular 2014. A universidade oferece nesse momento 3.142 vagas em 25 cursos, incluindo a nova graduação de Licenciatura Plena em História.

As inscrições poderão ser realizadas no site da Uepa até o dia 08 de setembro de 2013, até as 23 horas. Clique no link paginas.uepa.br/priseeprosel e acesse o site agora mesmo.

O valor da taxa de inscrição é diferenciado para cada candidato. O valor é de R$60 para quem se candidatar ao Prosel e R$ 35 para os estudantes do Prise e o pagamento dessa taxa deve ser feito até o dia 09 de setembro em qualquer banco ou casa lotérica.

Dia 24 e 25 de novembro serão realizadas as provas do vestibular UEPA, por isso se prepare desde já. Para ter mais informações acesse o site da universidade ou ligue para a central de relacionamento no telefone (91) 3299-2216.

Saiba que a Universidade do Estado do Pará (Uepa) é uma das melhores universidades do Brasil, sendo um excelente local para se qualificar profissionalmente. Boa sorte no processo seletivo. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abre prazo para realização de inscrição para seu Vestibular 2014.

Os interessados deverão realizar inscrição até 12 de setembro de 2013, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da IES: http://www.cops.uel.br/ , após o preenchimento do requerimento de inscrição é necessário que seja realizado pagamento do valor de R$ 110,00 referente a taxa de inscrição até o dia 13 de setembro de 2013.

Conforme o calendário da Universidade, a primeira fase do Vestibular ocorrerá no dia 10 de novembro de 2013 e será composta de Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Já a segunda fase está prevista para os dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2013 com provas de Línguas, Redação, Conhecimentos Específicos e Habilidades Específicas.

A data prevista para divulgação da relação de aprovados é para o dia 9 de janeiro de 2014, a partir das 12:00h, no site da UEL, mesmo endereço usado a partir para inscrição. O prazo para realização das matriculas dos aprovados será divulgado posteriormente juntamente com a lista de aprovados.

Por Jaime Pargan


A UFPR, Universidade Federal do Paraná, divilgou seu edital do vestibular de 2014.  As inscrições, por sua vez, vão de 19 de agosto às 16h do dia 16 de setembro do ano em vigor. Para garantir sua participação no processo seletivo, com efeito, os candidatos precisam acessar o seguinte endereço virtual: http://www.nc.ufpr.br/.

A taxa de inscrição é no valor estipulado de R$80,00. Outra informação relevante é que, de todas as vagas ofertadas no processo de seleção, 40% estão reservadas para cotistas, ou seja, alunos de escolas públicas, alunos de inclusão racial, entre outros.

Os métodos de avaliação serão feitos da seguinte maneira: a primeira fase na data prevista de 03 de novembro. A segunda etapa, por seu turno, será no dia marcado para 01 e 02 de dezembro.

Para mais informações sobre o vestibular do próximo ano da Universidade Federal do Paraná, por favor, entrar na página online da instituição de ensino. No site há o edital com tudo que o candidato precisa saber para entrar preparado para a seleção e saber todas as novidades.

Por Madson Lima de Oliveira


O Ministro da Educação anunciou nesta segunda-feira, 5 de agosto, a abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, o Sisutec.

As 239.792 vagas são destinadas a estudantes que já concluíram o ensino médio e, segundo Aloizio Mercadante, 85% das vagas são destinadas preferencialmente aos alunos que estudaram em escolas públicas ou àqueles que tiveram bolsas integrais em instituições particulares. A seleção dos alunos será feita de acordo com a nota do Enem 2012.

O Ministério da Educação garante a certificação das instituições que oferecerão os cursos, afirmando que todos eles possuem, além da certificação, um bom planejamento e programação.

O Sisutec estará presente, nesta primeira edição, em 586 instituições, entre elas instituições de ensino superior, escolas técnicas, tanto particulares quanto federais e institutos de educação, ciência e tecnologia federais, além de escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S, todas elas com indicadores positivos pelo Ministério da Educação.

Serão oferecidos diversos cursos, entre eles o de informática, Técnico de Enfermagem e Técnico em Logística. Segundo o Ministério da Educação, assim como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona os candidatos para o ensino superior, o Sisutec acontecerá duas vezes por ano.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de agosto, e a primeira chamada será realizada já no dia 14 de agosto, com matrícula prevista para os dias 15 e 16 de agosto. Os interessados devem se inscrever no site www.sisutec.mec.gov.br.

Por Joana Junqueira borges


Foi divulgado o manual do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). As inscrições para esse processo seletivo, em todo o caso, começam a valer a partir do dia 23 de agosto do ano em vigor. Para garantir sua participação neste vestibular, no entanto, os interessados devem acessar o seguinte endereço virtual: www.fuvest.com.br.

Estas, por sua vez, vão até a data marcada de 09 de setembro. Outro ponto relevante é que, em termos de taxa de inscrição, estas custam o valor de R$ 130. O estudante pode bacar essa quantia em qualuer banco. Já os que querem isenção do pagamento podem solicitar isso até o dia 10 de agosto.

As provas deste processo de seleção terão duas etapas. A primeira fase consiste em conhecimentos gerais e, na data de 18 de novembro, será dito o local. A prova acontece em 24 de novembro . A segunda etapa, por seu tempo, será por meio de provas de cunho específico. A primeira chamada será lançada no site da organizadora na data prevista de 1º de fevereiro do próximo ano.

A divulgação dos resultados e outros tópicos relevantes sobre esse vestibular estão no site da Fuvest.

Por Madson Lima de Oliveira


A Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) é uma instituição que oferece os mais variados tipos de projetos e incentivos para os jovens que desejam estudar e ter uma profissão no futuro.

Os projetos realizados pela Ismart são direcionados para alunos que estão cursando a partir do 7º ano, sendo alunos com alto nível de potencial e de aprendizagem. Os alunos podem ser de escolas públicas ou privadas (bolsistas ou alunos de baixa renda).

Nesse momento a Ismart está oferecendo novas bolsas de estudos para alunos que hoje estudam na cidade de São Paulo ou no Rio de Janeiro, sendo 203 bolsas no total.

Esse projeto se chama Alicerce, na qual o seu principal objetivo é oferecer um curso preparatório para as provas de seleção para estudar em escolas particulares como a escola Objetivo, em São Paulo, o São Bento, no Rio de Janeiro, entre outros.

Quem está já no nono ano é possível também se inscrever, porém, a bolsa de estudo é obtida diretamente através do projeto Bolsa Talento.

Acesse agora mesmo o site Ismart (ismart.net.br) e se inscreva até o dia 09 de agosto de 2013.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Caro estudante, você que ainda está em dúvida entre uma ou outra carreira profissional, ou ainda, que não faz nem ideia de carreira alguma, esta é sua chance! Estão abertas as inscrições para a 7ª Feira de Profissões da USP (Universidade de São Paulo).

Esse grande evento ocorre duas vezes ao ano, e é voltado, principalmente, aos alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A Feira é organizada em formato de estandes, nos quais o visitante receberá orientação de grupos de professores da Universidade, de monitores (alunos de Graduação e Pós-Graduação) e de funcionários, através de esclarecimentos sobre as Unidades de Ensino, os cursos oferecidos, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, os conteúdos programáticos, o vestibular, entre outras úteis informações.

Quem quiser participar basta acessar o site http://prceu.usp.br/uspprofissoes/. Nele você poderá realizar sua inscrição escolhendo a opção “Inscrições individuais”. Depois de realizada a inscrição, será enviado um e-mail automático de confirmação. No caso das escolas ou cursinhos que se interessarem, também poderão estar inscrevendo a instituição, na opção “Instituições de Ensino”. As inscrições irão até o dia 07 de agosto de 2013, e é gratuito.

Já a Feira ocorrerá no CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP), nos dias 08, 09 e 10 de agosto de 2013, das 9h às 17h. Para saber o endereço e as demais informações é só acessar o site mencionado. Conversar com quem já atua na área, ou que está a caminho dela, ajuda muito!

Por Karen Regina Igari


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2014, da SP Escola de Arte – Centro de Formação das Artes do Palco. São 118 vagas distribuídas nos seguintes cursos: Atuação (19), Cenografia e Figurino (12), Direção (10), Dramaturgia (10), Humor (22), Iluminação (18), Sonoplastia (14) e Técnicas de Palco (13). 

O projeto se trata de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido por uma instituição sem fins lucrativos, de ensino gratuito. Logo, quem se interessar pelo estudo do teatro, como atividade profissional, poderá realizar sua inscrição acessando o site do Instituto Mais, http://www.institutomais.org.br, até às 17h do dia 02 de setembro de 2013, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 35,00, com vencimento até o dia 05 de setembro de 2013. Lembrando que o candidato poderá se inscrever em apenas um curso, por isso, pense bem.

O método de avaliação se dará em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá numa prova com 10 questões de múltipla escolha, e uma redação. Já a segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada através de avaliações de aptidão, envolvendo procedimentos de entrevistas, através do levantamento de dados sobre o perfil do candidato, e de imersão, ou seja, as ações práticas e teóricas de expressões artísticas, levando em consideração o nível de criação e a capacidade para atividades coletivas, por exemplo.

Qualquer dúvida, no site constam maiores informações. 

Por Karen Regina Igari


O prazo para as instituições de ensino superior inscreverem seus alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é até o dia 16 de agosto de 2013. O exame será realizado no dia 24 de novembro.

O Enade avaliará, nesta edição, o desempenhos dos estudantes dos seguintes cursos de bacharelado: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia, fisioterapia, medicina, veterinária, odontologia, nutrição, zootecnia e serviço social, além dos cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

O Enade se destina aos estudantes que ingressaram este ano em seu curso e aos alunos do bacharelado que concluirão seus cursos até julho do ano que vem, estudantes que já tenham 80% da carga horária completada até 16 de agosto, ou mais de 75%, e os alunos dos cursos de tecnologia que irão concluir até dezembro de 2013.

A própria instituição entra em contato com os candidatos selecionados para realizar o Exame, sendo que é obrigatória a presença dos alunos selecionados no dia do exame. A não participação do aluno selecionado pode acarretar na não emissão do histórico e consequentemente do diploma.

Por Joana Junqueira borges


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está realizando um processo seletivo onde oferece diversas vagas para Cursos de Educação Superior a Distância.

São 1.650 vagas nos polos dos municípios de Caraúbas, Caicó, Macau, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim. As oportunidades são para os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Física, Administração Pública, Letras – Língua Portuguesa, História, Pedagogia, Matemática e Química.

As inscrições começam já no próximo dia 15 de julho e vão até às 23:59 do dia 5 de agosto de 2013. A taxa cobrada é de R$ 30. Segundo a instituição, 60% das vagas são reservadas para professores do sistema público de ensino. As 40% restantes são destinadas a pessoas que concluíram o ensino médio, com certificado. O processo seletivo também conta com sistema de cotas.

Para mais informações, acesse o edital do certame no site www.comperve.ufrn.br, no link “Educação Superior a Distância”.

A instituição é referência de ensino superior no RN, tanto em graduação como em pós-graduação. No final do ano passado, a UFRN ultrapassou a UFPE no IGC (Índice Geral de Cursos) do Norte e Nordeste. Atualmente, a instituição oferece 84 cursos de graduação presencial, 9 cursos de graduação a distância e 86 cursos de pós-graduação.

Por Manoel da Costa Jr.


As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) que terminariam no dia 25 foram prorrogadas até o dia 27. Os interessados devem realizar as inscrições através do site do ProUni. Além da prorrogação das inscrições, outras mudanças do calendário do ProUni ocorreram.

De acordo com o Ministério da Educação, até o dia 25 foram registrados aproximadamente 340 mil estudantes inscritos na concorrência de mais de 600 mil bolsas, visto que cada estudante pode escolher até duas opções de curso. Para o Ministério da Educação, o prazo teve que ser prorrogado para que mais estudantes pudessem realizar as inscrições.

O ProUni é um programa que oferece bolsas em faculdades de nível superior para brasileiros que não possuem diploma de curso superior. Para participar é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio e ter obtido a nota mínima que é de 450 na média. Os estudantes também devem ter cursado o ensino médio em escola público ou em escola particular com bolsa. Além desses requisitos também é necessário observar a renda familiar e ler as regras no site do ProUni.

Apenas nessa edição do ProUni, são oferecidas 34.352 bolsas parciais e 55.693 integrais, totalizando 90.045 bolsas oferecidas.

Por Jéssica Posenato


Os candidatos que têm interesse em bolsas de estudos para as universidades particulares do país poderão começar a inscrever-se no Programa Universidade para Todos (Prouni) na próxima sexta-feira, dia 21, até o dia 25 de junho.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), as inscrições serão feitas no site do Prouni http://prouniportal.mec.gov.br/. O Prouni destina-se àqueles que concluíram o ensino médio, e que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio (para bolsas integrais) ou até três salários mínimos (bolsas de 50%).

É também necessário que o candidato tenha tido nota mínima de 450 pontos no Enem 2012 e não ter zerado a redação. Haverá necessidade de informar o número de inscrição e senha do Enem 2012. O MEC informou que serão oferecidas 90.010 bolsas e, até agora se confirmou 55.658 bolsas integrais e 34.352 bolsas parciais.

A primeira chamada será realizada no dia 28 de junho, e a comprovação do candidato convocado deverá ser feita do dia 28 de junho até 5 de julho. Haverá uma segunda chamada no dia 13 de julho e a subsequente confirmação do dia 15 ao dia 19 de julho.

Por Joana Junqueira borges


O Sistema de Seleção Unificada – Sisu está com as inscrições abertas até o dia 14 de junho de 2013. Podem participar os estudantes que tenham participado da edição de 2012 do Enem e que não tenham tirado zero na redação.

O Sisu oferece 39.724 vagas para 1.179 cursos de 54 instituições de Ensino Superior. A lista foi disponibilizada no site sisu.mec.gov.br onde o candidato pode realizar a inscrição. O sistema foi feito para que os alunos possam concorrer a vagas para cursos de graduação.

A seleção funciona como um leilão em que os pontos obtidos no Enem servem como lances para obter a vaga pretendida. Dessa forma, o ingresso do estudante na instituição de ensino depende do desempenho dele e dos concorrentes no Enem. Os interessados podem concorrer a duas vagas diferentes levando em consideração a ordem de preferência, que pode ser alteradas até o fim do período de inscrições.

A primeira chamada ocorre no dia 17 de junho e a segunda no dia 1º de julho. As matrículas serão realizadas nos dias 21, 22 e 25 de junho e 5, 8 e 9 de julho, para os aprovados na segunda chamada. 

Por Robson Quirino de Moraes


Estão abertas as inscrições para o ENEM 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), e as mesmas poderão ser feitas através do site www.enem.inep.gov.br. O seu resultado serve para que os candidatos aprovados tenham acesso a várias universidades, através do SiSU e do ProUni.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00, e os candidatos interessados têm até o dia 27 de maio, segunda-feira, para fazer suas inscrições. Lembrando que alunos que estão concluindo o ensino médio em escola pública são ISENTOS da citada taxa.

Para fazer a inscrição o candidato deverá informar alguns dados (escolares, familiares, etc) e escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), além é claro do local da prova. O ENEM é o segundo maior vestibular do mundo, só "perdendo" para o vestibular chinês.

Segundo informações da mídia, as provas serão bastante rigorosas, principalmente no quesito correção das redações, tendo em vista as inúmeras polêmicas dos últimos anos. O mais importante é não perder tempo e começar a se preparar desde já! Em vestibulares, o melhor caminho para o sucesso são os estudos.

As provas acontecerão em outubro, nos dias 26 e 27

Por Vinicius Cunha


A Fundação Universitária para o Vestibular, Fuvest, responsável pela realização de exames vestibulares de escolas de nível superior do Estado de São Paulo, tornou público seu calendário completo para o exame vestibular de 2014. A partir do dia 23 de agosto os candidatos poderão fazer suas inscrições; as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 24 de novembro.

Além de outras datas importantes, as principais são estas:

 – Agosto: Dia 1º estará disponível o Manual do Candidato, através do site www.fuvest.br; dia 23 inicia-se as inscrições.

 – Setembro: Dia 9 será o último dia para inscrições.

 – Outubro: Do dia 13 ao 18 serão realizadas as provas de habilidades específicas, para as carreiras de músicos.

 – Novembro: Dia 04 sairá o resultado das provas de habilidades específicas, com os respectivos aprovados; no dia 24 serão realizadas as provas da primeira fase geral.

 – Janeiro de 2014: Do dia 05 a 07 serão realizadas as provas da segunda fase.

 – Fevereiro de 2014: Dia 1º sairá a convocação dos aprovados em primeira chamada.

Já é grande o movimento dos candidatos nas redes sociais, o que mostra o quão importante é a divulgação do supracitado calendário, que dá ao interessado uma noção de quanto tempo tem até a data das provas, e se precisa ou não aumentar o seu ritmo de estudos.

Por Vinicius Cunha


Se você está interessado em ingressar rapidamente no mercado de trabalho, mas não possui tempo nem condições de manter um curso superior tradicional, deve acessar o site do SENAI, pois estão abertas as inscrições de um processo seletivo para os cursos superiores de tecnologia.

São vários cursos disponíveis  distribuídos em diversos segmentos da indústria nas áreas de Alimentos, Automação, Eletrônica, Automobilística, Engenharia Ambiental, Gráfica e Metalmecânica. Para acompanhar a lista completa dos cursos acesse o link SENAI-SP – FACULDADES.

Os cursos técnicos oferecidos pelo SENAI são diferenciados dos demais e possuem características próprias, todos sem exceção são reconhecidos pelo MEC.

Estima-se que aproximadamente 1 milhão de novos empregos no setor industrial sejam criados até 2015, número que consta na recente pesquisa realizada pelo SENAI sobre o desempenho do mercado atual. Esta pesquisa auxiliará o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial a traçar novos rumos e potenciais áreas a serem exploradas.

Para Rafael Lucasite, diretor-geral do SENAI, “este é o momento ideal para os jovens ingressarem no setor, uma vez que sua franca expansão está a todo vapor”. Lucchesi afirma ainda que “a indústria é o coração de qualquer Estado e que graças às políticas públicas e controle orçamentário a saúde industrial se manteve preservada”.

O interessado deve ter concluído o ensino médio e estar em dia com suas obrigações civis (título de eleitor e atestado de  quitação com as obrigações militares, caso seja necessário).

Para realizar sua inscrição e obter mais informações acesse www.sp.senai.br.


A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) já se pronunciou sobre a realização do seu processo seletivo 2014. A entidade educacional ainda não informou em maiores detalhes quando serão iniciadas as inscrições, mas já foi ao menos citado que continuará oferecendo centenas de vagas em nível superior para as áreas de humanas, exatas, saúde, entre outras.

Importante é já saber que as inscrições podem ser feitas pelo site da UERJ, onde o candidato vai preencher um formulário digital até que seja gerado um boleto eletrônico, referente à taxa de inscrição.

O processo seletivo é feito através de provas objetivas, que visam testar os conhecimentos com questões de múltipla escolha. A maioria das vezes, as provas começam às 9h  e sempre têm duração de quatro horas para que o candidato responda todas as questões (incluindo passar as respostas para o caderno de respostas).

Levam algumas semanas, após o término das provas, para que o resultado da UERJ saia, mas, para quem já está se preparando para o vestibular 2014, a expectativa é contar com o nome na lista de aprovados e assim fazer o curso de nível superior em uma das instituições de ensino superior mais respeitada do Brasil. Alguns dos cursos oferecidos pela UERJ são: Administração, Enfermagem, Direito, Medicina, Ocenaografia, Economia, Serviço Social, Nutrição, História, Letras, entre outros.

Por Michele de Oliveira


Quem estiver interessado em participar do Vestibular Unificado de Verão da PUC-SP já pode ir se preparando, pois já estão abertas as inscrições para o certame.

Ao todo, o vestibular unificado de verão da PUC-SP oferece aos interessados 6.235 oportunidades.

Os candidatos que estiverem interessados em participar da seleção deverão se inscrever até a data limite de 22 de novembro de 2012, através do site www.vestibular.pucsp.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 130,00.

Além das vagas para os cursos da PUC-SP, o vestibular unificado também oferece oportunidades para as seguintes instituições: Faculdade Santa Marcelina, Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, entre outras.

A previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 02 de dezembro de 2012. As mesmas serão constituídas de 45 questões (múltipla escolha) sobre diversas disciplinas.

Gostou e quer participar? Então não perca tempo, acesse agora mesmo o site www.vestibular.pucsp.br e realize a sua inscrição.

Por D. Soares


Outra interessante opção de capacitação está sendo oferecida para os estudantes de todo o país, pois a Universidade Federal de Goiás (UFG) está com as inscrições abertas para o seu Vestibular 2013. A seleção deste ano oferece aproximadamente 5.000 vagas em 144 cursos de graduação.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de novembro de 2012, por meio de um cadastro no site www.vestibular.ufg.br. A participação nesta seleção será confirmada apenas com o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 130,00.

Além do sistema tradicional de avaliação por meio do vestibular, os interessados também podem optar por participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota obtida pelos alunos no Enem.

O processo de seleção contará com provas escritas sobre as diversas disciplinas abordadas no ensino médio. As avaliações serão aplicadas no dia 13 de janeiro de 2013. Também haverá provas específicas nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2012.

Os aprovados irão iniciar os estudos em março de 2013.

Por Ana Camila Neves Morais


As inscrições para o vestibular de verão da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação acontecem até março de 2013, com a prova tradicional no domingo, dia 9 de dezembro e a modalidade com agendamento até o dia 2 de março de 2013.

As provas, que possuem duração de 3h, preencherão vagas nos cursos de Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; Relações Públicas e Filosofia. A avaliação é constituída por uma redação, questões de Língua Portuguesa (gramática e redação) e também História e Geografia. As inscrições podem ser feitas através do site www.fapcom.edu.br.

A faculdade permite que os candidatos utilizem a pontuação do ENEM para critério de desempate e os candidatos vindos da rede pública de ensino têm prioridade na concessão de bolsas de estudos filantrópicas. Mais informações sobre as bolsas também estão no site da instituição.

O resultado do processo seletivo estará disponível no site da FAPCOM em até três dias úteis após sua realização, seja da modalidade agendada ou na tradicional.

A faculdade foi fundada em outubro de 2005 na cidade de São Paulo. Ela pertence a Paulus, instituição dirigida pelos Padres e Irmãos Paulinos que está presente no Brasil há 80 anos.

Por Danielle Vieira


A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) reabriu as inscrições para o Vestibular 2012, que havia sido suspenso por decisão do Tribunal de Contas de Alagoas.

O processo seletivo disponibiliza 1.080 vagas distribuídas entre 32 cursos de graduação, sendo que 50% delas são destinadas a candidatos que cursaram o Ensino Médio e Fundamental em instituição pública.

A Uneal possui campi em São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

Quem quiser participar do Vestibular deve se inscrever até o dia 1º de novembro, através do endereço eletrônico vestibular.uneal.edu.br, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 76.

Segundo a organizadora, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), não será aberto novo período para solicitação de isenção da taxa de inscrição. A lista de isentos permanece a mesma.

A partir do dia 07 de janeiro de 2013, os candidatos poderão consultar os locais das provas, que estão previstas para os dias 13 e 14 de janeiro.

No dia 18 de fevereiro serão divulgados o resultado final e o cronograma de matrículas.

Por Andrea Gomes 


Para quem estava pensando em se inscrever no vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas deve ficar atento para o período de inscrições. O mesmo estará em aberto até o dia 25 de outubro de 2012. O valor da taxa de inscrição é de R$ 107,00.

Ao todo, foi colocado à disposição dos candidatos interessados um número total de 6.375 vagas disponíveis, que será dividido em cerca de 41 cursos de graduação.

De acordo com as informações divulgadas as provas do vestibular ainda seguirão o padrão  conhecido. Ou seja, ainda serão aplicadas em dois dias diferentes. Para tanto, os dias estabelecidos para a aplicação das provas são: 30 de novembro e 1° de dezembro. Vale lembrar que os locais de aplicação das provas já estarão disponíveis para consultas a partir do dia 23 de novembro de 2012.

As inscrições deverão ser realizadas pelo seguinte endereço eletrônico: www.puc-campinas.edu.br.

Por D. Soares


Foram iniciadas no dia 10 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo 2013/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

São ofertadas 370 vagas, distribuídas entre os cursos de licenciatura em Física, Biologia, Química e Matemática, e tecnologias em Gestão Ambiental e Laticínios e Engenharia Agronômica. As aulas são ministradas nas cidades de Porto Velho, Colorado do Oeste, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena.

Do total de vagas, 146 são para ampla concorrência e as demais serão distribuídas entre vestibulandos de escolas públicas, candidatos de baixa renda e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), candidatos pardos, negros e indígenas.

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até o dia 08 de novembro clicando aqui. A taxa de participação é de R$ 70,00, com vencimento para o dia 09 de novembro.

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição, até o dia 23 de outubro, candidatos que estiverem em uma das seguintes situações:

– inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

– a renda mensal familiar não ultrapassar R$ 1.866,00;

– a renda mensal por integrante da família deve corresponder a menos de R$ 311,00.

As provas estão previstas para o dia 02 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro.

Os selecionados deverão efetuar a matrícula entre os dias 7 e 16 de janeiro.

Por Rafaela Fusieger


Ainda estão abertas as inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ao todo estão sendo oferecidas 4.216 vagas em 86 cursos de graduação, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Mobilidade, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, além de outras graduações.

Os cursos são ofertados nos campi das cidades de Joinville, Florianópolis, Araranguá e Curitibanos.

O processo seletivo reserva vagas para cotistas, que serão selecionados exclusivamente pelo resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O prazo para quem quiser se inscrever vai até o dia 24 de outubro, somente pela Internet, através do endereço eletrônico www.vestibular2013.ufsc.br.

A inscrição custa R$ 105, sendo que para os cursos de licenciatura e para a carreira de Pedagogia, a taxa é de R$ 52,50.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova discursiva e redação, que serão aplicadas ente os dias 15 e 17 de dezembro, em 23 cidades catarinenses.

Confira o edital do Vestibular 2013 para maiores detalhes sobre o processo seletivo.

Por Andrea Gomes


O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que fica em Santa Rita do Sapucaí (MG), abriu as inscrições para o Vestibular 2013.

Os cursos oferecidos são graduação em Engenharia Biomédica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Telecomunicações, com duração de 05 anos, além dos cursos tecnólogos com 03 anos de duração, como Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia de Gestão de Telecomunicações.

Para se inscrever no processo seletivo, os interessados devem comparecer ao campus da instituição, localizado na Av. João de Camargo, 510, Centro, Santa Rita do Sapucaí/MG, ou se preferir, podem realizar a inscrição online, através do endereço eletrônico www.inatel.br/vestibular. O prazo para se inscrever vai até o dia 06 de dezembro.

O Inatel aceita nota do Enem de 2010 e 2011 para o vestibular 2013, por isso, quem quiser aproveitar a pontuação do exame, deve informar o número de inscrição no Enem.

Quem for optar pela candidatura pelo Exame Nacional do Ensino Médio, tem até o dia 16 de novembro para efetuar a inscrição.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, que serão aplicadas no dia 08 de dezembro, no campus do Instituto.

Por Andrea Gomes 


Já se encontram abertas as inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A seleção oferece vagas para as áreas de Ciências da Saúde, Humanas, Sociais, Educação e Exatas.

A instituição de ensino está oferecendo 844 vagas em 24 cursos, como Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Serviço Social, Engenharia (diversas modalidades), entre outros.

Os candidatos têm até às 15:00 do dia 31 de outubro para efetuar as inscrições, exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico www.vunesp.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120. Quem for professor da rede pública e quiser concorrer a um dos cursos de licenciatura, terá isenção total da taxa de inscrição. 

A partir do dia 19 de novembro, serão divulgados os locais de prova da primeira fase, que acontecerá em 09 de dezembro, às 13:30. O exame será composto por 86 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais. As provas serão aplicadas nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Uberaba.

Os aprovados na primeira etapa realizarão uma prova de conhecimentos específicos no dia 12 de janeiro de 2013.

Os candidatos podem consultar o resultado final a partir do dia 25 de janeiro.

Para maiores informações, os interessados devem consultar o edital.

Por Andrea Gomes 


A Unesp (Universidade Estadual Paulista) está com uma seleção aberta para o preenchimento de 7.014 vagas distribuídas em seus mais de 160 cursos de graduação.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de outubro de 2012 por meio do cadastro dos interessados no site www.vunesp.com.br, sendo que a participação será confirmada apenas para aqueles que realizarem o pagamento da taxa no valor de R$ 130.

O processo seletivo será composto por duas etapas. Na primeira fase – que será realizada no dia 18 de novembro de 2012 em mais de 30 cidades no interior do Estado de São Paulo (como Marília, Bauru, Rio Claro, São José dos Campos, Franca e outras)  e nas cidades de Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Campo Grande – os candidatos irão responder a questões versando sobre todas as disciplinas estudadas no ensino médio. Na segunda fase, os convocados farão as provas nos dias 16 e 17 de dezembro de 2012 apenas em cidades paulistas sobre as disciplinas específicas para o curso que escolheram realizar.

Os aprovados irão efetuar as matrículas na Unesp no mês de janeiro e as aulas terão início no mês de fevereiro de 2013 em cursos de graduação diversos com duração média de quatro a cinco anos.

Por Ana Camila Neves Morais


Restam poucos dias para as inscrições para o curso de Medicina da Unisa – Universidade de Santo Amaro, chegarem ao fim. O prazo encerra-se no dia 21 de setembro de 2012.

As provas do processo seletivo serão realizadas dia 14 de outubro de 2012, das 9h às 13h, no campus III, localizado na Rua Humboldt, 29, em Santo Amaro, São Paulo. O valor da taxa de inscrição é R$ 320,00.

A classificação será divulgada no dia 31 de outubro de 2012, e as matrículas poderão ser efetuadas entre os dias 5 e 9 de novembro.

Para os demais cursos oferecidos pela Unisa, o prazo encerra-se dia 10 de outubro, às 24h.

As provas do processo seletivo para esses cursos serão realizadas no dia 14 de outubro, das 9h às 12h, no Campus II, Rua Isabel Schmidt, 349, em Santo Amaro.

O resultado das provas será divulgado no dia 22 de outubro de 2012. E as matrículas poderão ser feitas entre os dia 24 e 31 de outubro.

O início das aulas de todos os cursos está previsto para 4 de fevereiro de 2013.

Para obter mais informações e realizar a inscrição, os candidatos podem acessar o seguinte site: www.unisa.br.

Por Christiane Suplicy Curioni


Quem está interessado em participar do Vestibular EaD 2012 da UFSCar já pode se inscrever. Isso porque as inscrições foram abertas no último dia 4 de setembro. Vale lembrar que a data limite de inscrição é 24 de setembro.

O vestibular EaD disponibiliza aos candidatos 770 vagas voltadas para os cursos (a distância) de Tecnologia Sucroalcooleira, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação e Educação Musical. Para participar o candidato deverá realizar sua inscrição via internet por meio do seguinte endereço eletrônico: ssl.vunesp.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 100,00.

Segundo o que foi divulgado, as provas deverão ser aplicadas no dia 21 de outubro de 2012.

As cidades onde os cursos serão ministrados são as seguintes: Jales, São José dos Campos, Jaú, Itapevi, Itapetininga, Guarulhos, Franca, Tarumã, São Carlos, Bálsamo, Barretos, Cubatão e Araras.

De acordo com a página da Fundação Vuenesp quem estudou todo o ensino médio em escola pública terá 40% das vagas totais. Ou seja, um número de vagas que chega a 308.

Para obter mais informações acesse o site www.vunesp.com.br.

Por D. Soares


Já começou o período de inscrições para o Vestibular 2013 do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). São mais de 1.200 vagas em 17 cursos: Agronomia, Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil (novo), Gestão da Tecnologia da Informação, Matemática, Medicina Veterinária (novo), Pedagogia (novo), Química, Saneamento Ambiental, Sistemas para Internet e Zootecnia.

As provas serão aplicadas dia 11 de novembro, das 13:10 às 18:00, nas unidades de Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí. São 66 questões objetivas e uma redação. O gabarito oficial será divulgado no site do Instituto, dia 11 de novembro, a partir das 18 horas.

Vale ressaltar que 30% das vagas serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

O resultado preliminar sai no dia 17 de dezembro. Já o resultado definitivo será divulgado no dia 21 de dezembro.

Os interessados podem realizar as inscrições pelo site www.ifgoiano.edu.br. Na página, também é possível conferir mais informações sobre o Vestibular.

O prazo de inscrição encerra-se no dia 7 de outubro de 2012, mas a taxa de participação, que custa R$ 60,00, pode ser paga até o dia 9 de outubro de 2012.

Por Christiane Suplicy Curioni


Mais uma boa chance está disponível para o acesso ao ensino superior, pois a UEA (Universidade do Estado do Amazonas) está com as inscrições abertas para a seleção destinada ao Vestibular 2013 da instituição.

Para esta seleção estão sendo oferecidas 3.569 vagas para os diversos cursos de graduação, distribuídos nos campus localizados em Manaus (1.675 vagas) e no interior do Amazonas (1.730 vagas), sendo que, deste total de vagas, 164 são voltadas especificamente para os estudantes indígenas.

O vestibular da UEA pode ser feito tanto para a modalidade convencional (para os estudantes que estão finalizando o ensino médio) quanto para o SIS (Sistema Integrado Seriado), voltado para os alunos que ainda estão cursando o ensino médio.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro de 2012 pelo site www.uea.edu.br, por meio do cadastro de dados e posterior pagamento da taxa de participação no valor de R$35,00 (para vestibular) e de R$30,00 para o Sistema Integrado Seriado (SIS).

O processo seletivo consistirá em provas de redação e conhecimentos específicos, que acontecerão nos dias 12 de novembro de 2012, para candidatos do SIS, e nos dias 10 e 11 de novembro de 2012, para o vestibular na modalidade convencional.

Por ana Camila Neves Morais


Foram divulgados os editais do Processo Seletivo 2013 do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia).

A universidade oferece no total 16 cursos superiores e 27 técnicos, os quais são ministrados em 20 municípios do Estado.

Os interessados em participar da edição deste ano deverão realizar a inscrição entre os dias 1° de agosto e 23 de setembro, através do site www.ifba.edu.br. Haverá uma taxa para participação, no valor de R$ 30 e R$ 55, para as vagas de nível técnico e superior, respectivamente.

Candidatos que tenham realizado o ensino fundamental e médio integralmente em escola pública poderão solicitar isenção parcial do valor da taxa, que poderá ser reduzida para R$ 3 ou R$ 5,50.

Do total de vagas de cada curso, 5% são destinadas a candidatos portadores de necessidades educativas especiais e 50% a participantes índios, índios descendentes, afrodescendentes e candidatos de outras etnias, que tenham estudado determinado período em escola pública.

SiSU:

Quem preferir poderá concorrer aos cursos também através do SiSU. No total, 50% das vagas ofertadas pela instituição são preenchidas por esta forma de ingresso.

Para mais detalhes, acesse o site da universidade

Por Suelen Diniz Wagner


O segundo exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) já está com o seu prazo de inscrições aberto. A instituição oferece esta possibilidade aos estudantes que querem conseguir uma vaga na UERJ em 2013.

O primeiro exame de qualificação já foi realizado em junho e teve o seu resultado divulgado. Esta segunda opção é mais uma chance para que os estudantes possam participar do vestibular, já que a UERJ requer que os candidatos ao vestibular tenham sido aprovados em uma das etapas anteriores do exame de qualificação.

Quem passou no primeiro exame também pode realizar a segunda etapa, porque, no final, poderá optar pela nota mais alta.

As inscrições para o segundo exame de qualificação estarão abertas até o dia 25 de julho pelo site www.uerj.br. A taxa de inscrição tem valor de R$ 45,00.

Os inscritos terão a confirmação da candidatura a partir de 27 de agosto e as provas do exame serão aplicadas em 16 de setembro. Já a lista de aprovados será publicada em 24 de setembro.

A importância do exame de qualificação é que ele oferece bônus aos estudantes na nota final do vestibular.

Por Matheus Camargo


Os estudantes que estão terminando o ensino médio e querem concorrer a uma vaga na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada no Rio Grande do Sul, já podem acessar o site da instituição para fazer a inscrição para o vestibular 2013. O período de inscrições está aberto tanto para o vestibular tradicional quanto para o processo seletivo seriado.

Ao todo, o processo de seleção está oferecendo 4.361 vagas em cursos de graduação, sendo que, destas, 3.700 são para o campus de Santa Maria, 305 são para Frederico Westphalen e 356 são para Palmeira das Missões, todas cidades gaúchas.

As inscrições para o vestibular estarão sendo recebidas até o dia 10 de agosto, mas os candidatos que quiserem obter isenção da taxa devem fazer o pedido até o dia 6 de julho. O valor da taxa de participação para quem não obtiver o benefício é de R$ 95,00 para o vestibular tradicional e de R$ 45,00 para o processo seriado.

As provas do vestibular 2013 serão aplicadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, em 20 cidades diferentes.

O manual do candidato já pode ser consultado diretamente no site www.ufsm.br.

Caso haja alguma dúvida, o candidato deverá entrar em contato pelo telefone (55) 3220-8170.

Fonte: UFSM

Por Matheus Camargo


A Universidade de Pernambuco (UPE) abriu as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) no dia 02 de julho. Nesta modalidade de ingresso, a instituição de nível superior oferece 694 vagas.

No SSA, o aluno deve fazer uma prova de vestibular nos três anos do ensino médio. No final do terceiro ano, ele tem a possibilidade de conseguir uma vaga na universidade sem precisar fazer o vestibular tradicional. No entanto, em 2013, a UPE traz algumas mudanças no processo todo do vestibular. Foram abertos cinco novos cursos, dependendo do campus, sendo eles: Tecnológico de Gestão em Logística, Licenciatura em Letras Espanhol, Bacharelado em Saúde Coletiva, Direito, Licenciatura em Ciências Sociais, Serviço Social e Medicina. Além disso, os estudantes que estiverem fazendo a terceira prova do SSA terão que responder 10 perguntas a mais do que até o ano passado.

A inscrição para o SSA da UPE, qualquer que seja a fase a ser feita pelo aluno, deve ser realizada até o dia 2 de agosto pelo site processodeingresso.upe.pe.gov.br. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 70,00. O pedido de isenção da taxa deve ser feito entre os dias 2 e 6 de julho.

Por Matheus Camargo


Os alunos de Santa Catarina, que estão se preparando para prestar o próximo vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), podem contar com mais um aliado. Já estão abertas as inscrições para o Pré-vestibular da UFSC/SED, ofertado de forma gratuita para alunos da rede pública de ensino.

São 3.200 vagas disponíveis, distribuídas em 29 municípios do Estado. A oportunidade visa atingir jovens que tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio totalmente em escola pública, bem como jovens que ainda não tenham ingressado no Ensino Superior.

Os interessados devem realizar a inscrição, até o dia 13 de julho, através do site www.prevestibular.ufsc.br ou www.sed.sc.gov.br. O início das aulas está previsto para 13 de agosto e findará nas vésperas do vestibular.

Além da inscrição, é necessário que os jovens entreguem os seguintes documentos:

– Fotocópia do histórico escolar do Ensino Médio; declaração da escola caso esteja cursando o 3º ano (a declaração deverá ser apresentada com o histórico escolar da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio); fotocópia do RG e do CPF; comprovante de residência; comprovante de aluguel ou financiamento da casa própria; comprovante de renda dos responsáveis pelo sustento familiar; Imposto de Renda dos responsáveis (não é necessário caso seja isento).

A seleção será feita por meio de uma equipe técnica, que analisará a situação socioeconômica do candidato e o desempenho escolar através do histórico.

Confira o Edital na íntegra, onde é possível consultar o número de vagas por município e os locais de entrega da documentação.

Por Rafaela Fusieger


A Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED) anunciou a abertura de vagas para o Curso Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES), que se inicia no segundo semestre de 2012 oferecido de forma gratuita.

O CIES possui o objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os demais vestibulares.

Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de julho pelo site sistemas.sed.ms.gov.br. A ficha de inscrição deve ser impressa e entregue na secretaria da escola escolhida pelo aluno, até o dia 12 de julho. É necessário anexar os documentos mencionados no Art. 19 (conforme descrito na página de inscrição).

A lista com os candidatos selecionados será divulgada no dia 18 de julho, através do site da SED, bem como nos murais das unidades escolares que tenham o CIES. Os estudantes deverão realizar a matrícula de 19 a 27 de julho.

Confira a relação de municípios e escolas onde será disponibilizado o CIES neste link.

Por Rafaela Fusieger


No dia 22 de junho encerram-se as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em três dias, o número de inscritos já bateu recorde em relação à edição de 2011/2º, até o dia 20/06 mais de 480 mil pessoas estavam registradas.

Os interessados devem ter realizado a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2011.

Para realizar a inscrição é necessário que o candidato tenha em mãos o número de inscrição e a senha utilizada no processo. Durante o período de inscrição o candidato tem acesso à classificação parcial e também à nota de corte, podendo escolher até duas opções de curso e alterá-las a qualquer tempo.

O resultado da primeira chamada estará disponível no dia 25 de junho. Os convocados deverão realizar a matrícula entre os dias 29 de junho e 2 de julho. A matrícula da segunda chamada ocorre nos dias 10 e 11 de julho.

Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições de ensino superior após o dia 17 de julho.

Clique aqui e confira o edital do Sisu para o 2º semestre de 2012.

O SISU:

Neste ano estão sendo ofertadas mais de 30 mil vagas em 56 instituições públicas de ensino.

Por Rafaela Fusieger


A partir do dia 25 de junho estarão abertas as inscrições para o exame de transferência da Universidade de São Paulo (USP). A prova é aberta para graduandos que estudam no Brasil ou no exterior, porém estudantes de cursos sequenciais não poderão participar do exame.

Segundo o manual do candidato, o período de inscrição vai de 25 de junho a 8 de julho de 2012, sendo o valor da inscrição de R$ 100,00, pago por boleto bancário. A divulgação dos locais de prova sairá no dia 20/07/2012 no site da Fuvest.

Nesse certame, a universidade oferecerá 1.604 vagas distribuídas nas áreas de Exatas, Biológicas e Humanas. As outras vagas serão abertas para concorrência por meio de provas realizadas pelas respectivas unidades. Os campus que ofertarão vagas com provas centralizadas serão o de São Carlos e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São Paulo.

De acordo com o manual do candidato as seguintes faculdades não terão vagas disponíveis:

– Faculdade de Direito (FD) – São Paulo;

– Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) – Ribeirão Preto;

– Faculdade de Odontologia (FO) – São Paulo;

– Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) – Ribeirão Preto;

– Faculdade de Saúde Pública (FSP) – São Paulo;

– Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU) – São Carlos.

Para mais informações acesse o site www.fuvest.br, clicando no link “Exame de Transferência”.

Por Thiago José Fernandes


Já está no ar o site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) referente ao 2º semestre de 2012, onde 56 instituições públicas de ensino somam 30.548 vagas. Serão 5 dias de inscrições, com início em 18 de junho e término às 23h59 do dia 22 de junho.

Durante o período de inscrições o candidato terá acesso à classificação parcial e também à nota de corte, podendo alterar a qualquer hora do dia o que já havia escolhido.

Para se inscrever é necessário ter realizado a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2011. É importante que o candidato tenha em mãos o número de inscrição e a senha utilizada no processo.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de junho. Os selecionados deverão realizar a matrícula entre os dias 29 de junho e 2 de julho. A matrícula da segunda chamada ocorre nos dias 10 e 11 de julho. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições de ensino superior após o dia 17 de julho.

Sobre o Sisu:

O Sisu é o Sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizam a nota do Enem como única forma de processo seletivo. A escolha é realizada pelo Sistema, e tem como critério a nota obtida pelo candidato no Enem.

Clique aqui e confira o edital do Sisu para o 2º semestre de 2012.

Por Rafaela Fusieger


As inscrições para os vestibulares das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) foram abertas no dia 18 de maio e seguem até às 15h do dia 11 de junho.

O processo de seleção é relativo ao segundo semestre e oferece 11.895 vagas em 55 unidades.

Podem se candidatar ao vestibular candidatos que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio.

Cada concorrente pode se inscrever para duas opções, sendo que há a possibilidade de se escolher dois cursos de graduação diferentes (desde que as disciplinas prioritárias sejam do mesmo conjunto), outro período do mesmo curso da primeira opção (se o curso for disponibilizado na mesma unidade da Fatec) ou qualquer período do mesmo curso da primeira opção (se for disponibilizado em outra unidade da Fatec).

O vestibular oferece reserva de vagas para negros e alunos originários de escolas públicas.

No caso dos afrodescendentes, há um acréscimo de 3% na nota final e para a escola pública o adicional é de 10%.

Se o candidato se encaixar nas duas situações, tem um bônus de 13%.

As inscrições para o vestibular devem ser feitas pelo site www.vestibularfatec.com.br.

A inscrição tem valor de R$70.

Por Matheus Camargo


No dia 28 de março, exatamente às 10:00, começaram as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os interessados podem se inscrever pelo site do MEC (www.mec.gov.br). No endereço, o candidato terá que cadastrar algumas informações, responder alguns questionários de situação socioeconômica e esperar o site validar a inscrição.

O valor da taxa de participação é de R$ 35,00 e ela poderá ser paga até o dia 20 de junho. Vale lembrar que as inscrições para o exame vão somente até o dia 15 de junho. Todos os candidatos que irão concluir o Ensino Médio este ano estarão isentos da taxa.

O Enem também oferece uma opção do candidato declarar carência da taxa de inscrição. É só seguir os passos do próprio site e a mesma é declarada se foi aceita ou não na hora.

Além disso, esse ano o MEC disponibilizará a cada candidato um relatório contendo os elementos de cada nota de sua redação e ainda fornecerá em julho um guia auxiliar na criação da redação. Este guia não poderá ser usado no dia da prova.

O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, na cidade escolhida pelo candidato.

Por Marcus Chaer


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2012, já estão abertas. Para realizar a inscrição basta entrar no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).  A taxa é de R$ 35, porém, alunos de escolas públicas não pagam. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de junho e a taxa pode ser paga até dia 20 do mesmo mês.

O ENEM tem a finalidade de avaliar o ensino médio, no âmbito do aprendizado. Além disso, é utilizado como processo seletivo para IES públicas, desde 2009 e para bolsas do ProUni.

Algumas faculdades e universidades particulares destinam vagas para 50% ou 100% de desconto. Portanto, quanto melhor a nota, maior a colocação.

Para concorrer às vagas, além da pontuação, é necessário que o candidato tenha uma baixa renda per capita na família, ou seja, somando toda a renda familiar, cada membro da família não pode receber mais de R$ 765,00, o que corresponde por um salário mínimo e meio para bolsas de 100% de desconto, e  R$ 1.530,00, para bolsas de 50%, que corresponde a 3 salários mínimos. O candidato deve atender a todos os critérios, não só o financeiro, para obter a bolsa. Deve atingir a nota mínima exigida, além de ser aluno de rede pública.

Portanto, vale a pena estudar bastante para conseguir os descontos, tendo em vista que hoje em dia é muito mais fácil conseguir uma bolsa de estudos e as opções de cursos também são inúmeras. Porém, esse recurso vale apenas para a primeira faculdade.

Por Aline Neves


A Unicamp já abriu o prazo de inscrições para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2013.

Podem requerer o benefício, candidatos que se enquadrem em um dos três programas da universidade: renda individual de até R$700, servidores da Unicamp/Funcamp ou candidatos a cursos noturnos de licenciatura (em Pedagogia, Matemática, Química/Física, Letras, Física e Ciências Biológicas).

Vale observar que cada modalidade tem um limite de isenção a ser distribuído, sendo ele de 6.640 na primeira categoria, de 100 na segunda e ilimitado na terceira.

Além disso, o candidato à isenção também deve ter cursado o ensino fundamental (a partir do 5º ano) e o ensino médio totalmente na rede pública de ensino, ser morador do estado de São Paulo e ter terminado ou concluir o 3º ano do ensino médio ainda em 2012.

A faculdade informará os beneficiados com a isenção no dia 17 de agosto.

A inscrição para o vestibular 2013 da Unicamp deve ser feita pelo site www.comvest.unicamp.br, entre os dias 20 de agosto e 14 de setembro.

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 11 de novembro.

A segunda etapa será feita entre os dias 13 e 15  e as habilidades específicas acontecerão de 21 a 24 de janeiro.

O resultado será divulgado no dia 4 de fevereiro.

A isenção da taxa de inscrição deve ser pedida pelo mesmo site de inscrição, até o dia 31 de maio.

Por Matheus Camargo


A PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) já está com as inscrições abertas para o seu Vestibular de Inverno 2012.

Os interessados em participar do certame poderão realizar as inscrições no período de 10 de maio a 21 de junho, no site www.puc-campinas.edu.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 107,00 para os cursos de graduação e de R$ 53,00 para os cursos tecnológicos.

As provas serão realizadas no dia 7 de julho de 2012. Para os candidatos aos cursos de Medicina e Direito, haverá uma prova específica no dia 6 de julho.

No dia 19 de julho será divulgada a lista de candidatos aprovados.

A matrícula para quem for aprovado nas provas acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, das 9:30 às 19:00.

No site acima informado você poderá encontrar todas as informações, orientações para a prova, caderno de redação e também as provas anteriores.

Por Russel


O Governo Federal instituiu nos últimos anos vários programas sociais que têm como principal objetivo ajudar as famílias de renda mais baixa, como o ProUni, que é o programa que oferece bolsas de estudo para que estudantes possam ingressar em cursos superiores de universidades privadas em todo o território brasileiro.

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) distribui bolsas parciais e integrais e está vigorando desde o ano de 2005, já tendo auxiliado milhares de estudantes de baixa renda em todo o país.

Para participar da seleção do ProUni o candidato deve efetuar a inscrição, que acontece geralmente no início do ano, e participar do processo seletivo que em geral é realizado entre os meses de maio e junho.

Para participar o aluno deve ter concluído o ensino médio em rede pública ou privada com bolsa integral; ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; ter prestado o ENEM e obtido pelos menos 400 pontos de média nas cinco matérias exigidas no exame e ainda não ter zerado na redação do mesmo.

Para fazer a inscrição o aluno deve acessar o site do MEC através do endereço: siteprouni.mec.gov.br.

Por Russel


Os vestibulandos que estavam preocupados com a suspensão do vestibular de inverno da UnB podem ficar tranquilos. Conforme o portal de notícias UOL, o recurso impetrado pela Procuradoria Jurídica da Universidade teve decisão favorável.

A decisão sobre a suspensão da prova ocorreu em 24 de abril, devido a uma ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública da União sobre os critérios de isenção de taxa da prova.

Até então, as provas deveriam ocorrer nos dias 2 e 3 de junho, porém o Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) informou que as datas constantes no edital poderão ser alteradas. Os interessados devem acompanhar as novidades pela página do processo seletivo.

Vestibular inverno 2012:

Estão sendo ofertadas 4.184 vagas em 96 cursos distribuídos nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.  As provas, divididas em parte I – II – III, totalizam 300 questões, além da redação.

A UnB emitiu documento retificando que não será mais ofertado o curso de Fonoaudiologia, constante do quadro do Campus UnB – Ceilândia, no turno diurno.

Clique aqui e confira o edital do 2º vestibular 2012 da UnB.  

Mais informações podem ser obtidas no site da universidade.

Por Rafaela Fusieger


A Universidade de Feira de Santana (UEFS) está com as inscrições abertas para o seu processo seletivo de inverno (vestibular 2012.2). No total, a instituição oferece 865 vagas em 24 cursos de graduação. Outras 48 vagas são destinadas exclusivamente a alunos de comunidades quilombolas ou indígenas.

Para este processo seletivo, 2.500 candidatos receberam o benefício da isenção da taxa de inscrição. Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas a alunos que cursaram o ensino médio e outros dois anos ou mais do ensino fundamental em escola pública. Destas vagas, 80% são destinadas para afrodescendentes.

Uma atenção é a não oferta de vagas para Medicina, Licenciatura em Música e Farmácia, cujo vestibular acontece somente uma vez por ano.

As provas do processo seletivo deverão ser feitas entre os dias 15 e 17 de julho, em Feira de Santana. No momento da inscrição, o candidato precisa escolher qual língua estrangeira quer optar para fazer a prova. As opções são francês, inglês e espanhol.

As inscrições para o certame devem ser feitas pelo site www.uefs.br até o dia 17 de maio. O valor da inscrição é R$ 80,00.

Por Matheus Camargo


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) irá abrir as inscrições no dia 30 de abril de 2012 para o vestibular de inverno.

Na cidade de São Paulo, há vagas para os Cursos Técnicos de Edificações, Eletrotécnica e Telecomunicações, sendo disponibilizadas respectivamente 80, 40 e 40 vagas para cada um no período da tarde ou noite, dependendo do caso.

As inscrições serão aceitas até o dia 1º de junho pelo endereço eletrônico da Fundação Vunesp.

Para se inscrever, é necessário acessar o site citado acima, fornecer os dados pessoais do candidato, preencher as áreas referentes ao sistema de acréscimo de pontos, indicar o curso e o período em que pretende estudar, responder o questionário socioeconômico e, caso não seja isento da taxa de inscrição, efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 20,00 até a data de vencimento do boleto.

Caso não tenha condições de efetuar este pagamento, o candidato pode fazer o pedido de isenção até o dia 22 de maio de 2012 através do mesmo endereço eletrônico citado e entregar os documentos necessários no campus do curso escolhido.

Por Natália Melo


O Ministério da Educação, através do Programa Ciência Sem Fronteiras, vai oferecer 5.800 vagas de bolsas para universitários nas universidades da Coreia do Sul, Bélgica, Canadá, Holanda, Portugal, Espanha e Austrália.

As áreas de prioridade são de Computação e Tecnologia da Informação, Engenharia, Ciências Exatas, Fármacos, Indústria Criativa, Tecnologia Mineral, Produção Agrícola Sustentável, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Ciências do Mar, Biodiversidade e Bioprospecção e Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva.

A bolsa tem duração de 6 a 12 meses, podendo chegar a 15 meses caso inclua um curso de idioma.

Os universitários receberão a mensalidade da bolsa, auxílio-transporte, seguro saúde e passagens áreas.

Para participar é exigido que o candidato seja brasileiro ou naturalizado, tenha obtido no mínimo 600 pontos no Enem, já ter cursado de 20% a 90% do total da grade curricular de um dos cursos nas áreas de prioridade do programa e possuir um ótimo desempenho acadêmico.

As inscrições vão até o dia 30 de abril e podem ser feitas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

É possível obter todas as informações no site acima, ou pelo telefone 0800- 616161.

Por Luana Lima


As universidades de todo o Brasil que são participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) já poderão iniciar os seus processos seletivos para a seleção de acadêmicos que receberão bolsas remanescentes do programa. O prazo inicia já na segunda-feira (26) e segue até o dia 5 de abril.

As regras foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira (23) e as bolsas são relativas ainda ao primeiro semestre deste ano.

Para fazer a seleção de candidatos, as instituições de ensino superior poderão utilizar o vestibular (para acadêmicos que iniciaram o curso em 2012) e o desempenho do aluno na universidade (para quem começou o curso em 2011).

Os alunos interessados em conseguir uma bolsa do ProUni deverão estar enquadrados nos critérios exigidos pelo Programa do Governo Federal relativos à renda familiar e escolaridade, ou seja, a pessoa deve ter remuneração de até três salários mínimos e ter cursado, no mínimo, o ensino médio em colégio público ou privado com bolsa integral.

No caso de docentes da rede municipal ou estadual de ensino que tentam uma vaga num curso de licenciatura, pedagogia ou normal superior, não é necessária a comprovação de remuneração.

Fonte: Ministério da Educação

Por Matheus Camargo


Quem quer prestar vestibular em agosto de 2012 já pode ir se preparando. A Unesp divulgou o calendário de vestibular de meio do ano.

As inscrições podem ser feitas de 16 de abril a 10 de maio de 2012, também pelo site. Os interessados socioeconomicamente carentes que precisarem de isenção ou para os que se encaixarem no perfil de redução de taxa de inscrição (Lei Estadual nº 12.782/07), cujo valor é de R$ 110,00, podem fazer tal solicitação entre os dias 9 e 12 de abril de 2012, pelo site da Vunesp.

As provas também já têm dias definidos. A primeira fase ocorrerá dia 3 de junho de 2012 (Conhecimentos Gerais). Os resultados da prova e a lista dos convocados para a segunda fase sairão dia 15 de junho.

A segunda fase ocorrerá em dois dias: 23 e 24 de junho de 2012. No dia 23, a prova será sobre ciências da natureza, ciências humanas e matemática. No dia 24, será a vez de linguagens e redação.

A divulgação da lista de aprovados sairá no dia 12 de julho de 2012.

Para obter mais informações, os candidatos devem acessar o seguinte link: www.vunesp.com.br.

Por Christiane Suplicy Curioni


Os preparativos para os vestibulares já começaram e uma boa iniciativa para os jovens que pretendem ingressar nas universidades é estudar em cursinhos. O Henfil iniciou seu processo de inscrições para 15 mil vagas no curso pré-vestibular que começará no dia 14 de março.

Ao todo são 3.800 chances na cidade de São Paulo, 6.400 no ABC (São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema), 2.800 em Guarulhos e 2.000 em Osasco.

O Cursinho Henfil cobra apenas a taxa de manutenção que é de R$ 65,00. O objetivo do projeto é disponibilizar  um curso pré-vestibular, com qualidade, a pessoas que não podem arcar com as mensalidades de uma escola particular.

A iniciativa conta com professores que possuem experiência em cursinhos comerciais. A instituição também atua com material didático atualizado, simulados mensais, 120 horas mensais de plantão de dúvidas e acesso aos serviços do portal “Seja Ético”.

Os estudantes também poderão ter aulas extras e guias práticos atualizados que visam a preparação para a prova do ENEM, além de oficinas de Inglês, Espanhol, Redação e interpretação de textos.

Para mais informações sobre as inscrições, acesse www.cursinhohenfil.org.br.

Por Paulo Talarico


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2012 da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e as mesmas deverão ser realizadas até o dia 7 de dezembro no site da universidade (www.uscs.edu.br/vestibular) ou de forma presencial, até o dia 8 de dezembro, nos locais indicados no manual do candidato. O valor da taxa para participação no exame vestibular é de R$ 40,00.

A prova deverá ser aplicada em 10 de dezembro, com início às 14 horas.

Conheça os cursos oferecidos pela universidade no vestibular 2012:

– Escola de Graduação Tecnológica:

  • Processos Gerencias (Pequenas e Médias Empresas), Gestão Ambiental, Marketing (de Varejo), Logística, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Qualidade, Gestão Comercial (e Serviços), Sistemas para Internet (Web Design), Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação;

– Escola de Saúde:

  • Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Educação Física;

– Escola de Computação:

  • Sistemas de Informação e Ciências da Computação;

– Escola de Direito:

  • Direito;

– Escola de Educação:

  • Pedagogia (Licenciatura);

– Escola de Comunicação:

  • Radialismo (Rádio e TV), Jornalismo e Publicidade e Propaganda;

– Escola de Negócios:

  • Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração e Administração – Comércio Exterior.

Os resultados serão divulgados no dia 13 de dezembro no site da instituição.  O início das aulas está previsto para 1º de fevereiro de 2012.

Acesse o manual do candidato para obter mais detalhes.

Por Suelen Diniz


No Rio Grande do Sul, a Univates (Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior) começou a receber as inscrições para o Vestibular de Verão 2012.

A instituição oferta mais de 40 opções de cursos, sendo que para este ano há as novidades de: tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em redes de computadores, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gastronomia e engenharia química.

Para os interessados em participar do certame, a inscrição pode ser realizadas pelo portal da Univates (www.univates.br/vestibular) até 12 de dezembro de 2011, às 23h59.  Pessoalmente o cadastro pode ser feito no Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 do campus de Lajeado (Rua Avelino Tallini, 171 – Bairro Universitário) das 07h30 até ás 22h30, ou então na Secretaria do campus de Encantado (Rua São José, 1655 – Bairro São José) das 19h até às 22h.

O custo da sua inscrição fica no valor de R$ 40. Para o certame da Univates, a prova está marcada para a data de 18 de dezembro de 2011, com duração das 13h30 até às 18h30.

Para mais informações você pode ligar para o 0800 707 0809 ou enviar um e-mail para vestibular@univates.br.

Demais informações no edital de abertura. No documento você confere todos os cursos disponíveis na Univates.


Em Minas Gerais, a Universidade de Uberaba (Uniube) anuncia que o período de inscrição para o seu Vestibular Dezembro – 2011 ficará aberto até o dia 04 de dezembro.  

Os interessados podem efetuar o cadastro através do site da Uniube (www.uniube.br) ou comparecendo na Unidade Uberaba Campus Aeroporto (Avenida Nenê Sabino, 1801); Quiosque Uniube (Shopping Center Uberaba – Avenida Santa Beatriz, 1501); Uniube Uberlândia – Campus Rondon (Avenida Rondon Pacheco, 2000 – Bairro Lídice); ou na Unidade de Araxá (Avenida Amazonas, 295 – Bairro São Geraldo). O custo para realizar o cadastro é de R$ 30, com exceção para Medicina, em que o valor fica em R$ 180.

As provas serão realizadas na data de 10 de dezembro de 2011, das 14h até às 18h30. A divulgação da lista de aprovados no vestibular acontecerá no dia 16 de dezembro de 2011 pela internet.  O período de matrícula fica entre os dias 19 e 21 de dezembro deste ano.

 Para mais informações você pode consultar o Edital de Abertura.

Dentre as chances disponíveis, há os cursos de medicina, educação física, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, psicologia, sistemas da informação, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia da produção, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia química, administração, jornalismo, direito, entre outros. 


Com a oferta de 60 cursos de graduação, a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) anuncia que as inscrições para a sua nova fase do Vestibular Tradicional, com ingresso no primeiro semestre de 2012, já estão abertas.

Para fazer o seu cadastro você deve acessar o site da Unicid (www.unicid.br) e preencher corretamente o formulário eletrônico. Há também a opção de efetuar o cadastro pelo telefone (11) 2178 1212 ou no Centro de Atendimento ao Aluno (endereço no link citado acima).

O período de inscrição ficará aberto até o dia 30 de novembro de 2011. Já a prova deve ser aplicada na data de 03 de dezembro de 2011, a partir das 10 horas.

A primeira chamada com a lista dos candidatos aprovados no Vestibular da Unicid, será divulgada no dia 05 de dezembro, às 19 horas. Para esses candidatos a matrícula acontecerá entre as datas de 06 e 07 de dezembro de 2011, sempre das 10h até às 20h.

As inscrições também estão abertas para as Provas Agendadas e para utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Demais informações no site da Unicid.

Dentre os cursos novos, podemos apontar as áreas de engenharia mecânica, ciências econômicas e artes visuais. Há também as opções de administração, engenharia ambiental, ciências biológicas, enfermagem, educação física, ciências contábeis, direito, engenharia de computação, engenharia de telecomunicações, pedagogia, nutrição, fisioterapia, entre muitos outros.


A Faculdade Canção Nova (FCN), que fica na cidade de Cachoeira Paulista (SP), está recebendo as inscrições para o Vestibular 2012. Estão sendo oferecidas 190 vagas, para os cursos superiores de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo (50), Filosofia (40), Comunicação Social – habilitação em Rádio e TV (50) e Administração (50).

O processo seletivo vai contar com a aplicação de provas objetivas e redação, no dia 11 de dezembro. Os testes conterão questões de geografia, matemática, atualidades, história, língua portuguesa e literatura. Outra possibilidade é tentar o ingresso via notas do Exame Nacional do Ensino Médio, aproveitando o resultado das edições de 2007, 2008 ou 2009 do Enem.

De acordo com o cronograma da instituição, o resultado final está previsto para ser liberado em 16 de dezembro. Os aprovados na 1ª chamada deverão fazer a matrícula nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês. A 2ª chamada será divulgada no dia 22 de dezembro, e os convocados terão o dia seguinte para confirmarem o ingresso na FCN.

As inscrições podem ser feitas na página da FCN (www.fcn.edu.br), até o dia 30 de novembro. A taxa de participação custa R$ 30.

Outras informações podem ser obtidas no edital, via e-mail (faleconosco@fcn.edu.br) ou por meio do telefone (12) 3186-2000.

Por André Gonçalves


Quem está indeciso sobre qual vestibular prestar ou simplesmente está tentando todos, desesperado para ingressar em alguma faculdade, acaba de ganhar mais uma opção. A Universidade Ibirapuera (UNIB) acaba de abrir as inscrições para o processo de seleção para quem quer prestar algum curso na instituição em 2012.

As inscrições estão abertas para cursos de graduação tradicionais e tecnológicos, que são de curta duração. Cursos nas áreas de Educação, Saúde, Negócios e Tecnologia têm vagas ofertadas.

A universidade oferece o vestibular tradicional, que acontece aos sábados, e provas agendadas às terças e quartas-feiras, às 9h30 e 19h30, respectivamente.

Para se inscrever no concurso vestibular de 2012 da UNIB basta acessar o site da instituição – www.ibirapuera.br – ou ir pessoalmente à tesouraria. É cobrada uma taxa de R$ 25.

A universidade disponibiliza gratuitamente intérpretes de língua brasileira de sinais (libras) para quem possui necessidades especiais. Também há rampas e elevadores com sinalizações auditivas nos campi onde as provas serão realizadas, facilitando o acesso de portadores de deficiências.

Os campi Chácara Flora e Moema receberão os vestibulandos.

Mais informações no site da UNIB ou pelo telefone (11) 5091 1155.

Por Mozart Artmann


Com a oferta de 3.780 vagas, estão abertas as inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012 do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que fica na capital da Paraíba.

Os candidatos têm à disposição 17 cursos de graduação, entre os quais Direito, Educação Física, Odontologia, Psicologia, Design de Moda, Redes de Computadores, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia e Administração.

Para ingressar na instituição há as opções da seleção tradicional e da seleção via resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. Na primeira, serão aplicadas a redação e as provas objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias, no dia 3 de dezembro. Já no processo via Enem, os candidatos devem apresentar o boletim do exame, ficando liberados das provas.

As inscrições seguem até o dia 28 de novembro, através do Portal Unipê (www.unipe.br). A taxa de participação custa R$ 50.

Além do cadastro para o Vestibular 2012, a instituição também está recebendo, até 24 de novembro, as inscrições para o Processo de Seleção de Bolsas de Estudos, que oferece 3.200 bolsas para os estudantes que se encaixarem em alguns critérios sócio-econômicos.

Estão habilitados a concorrer os alunos que estejam em dia com as mensalidades e que não ingressaram na Unipê como graduados, entre outras exigências. Terão preferência para receber o benefício os participantes de alguns projetos da instituição, como os de monitoria, pesquisa e extensão.

Todas as informações sobre a seleção para as bolsas, os prazos e os locais onde a documentação deve ser entregue estão no edital.

Por André Gonçalves


Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012.1 do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). O UniCEUB possui um dos 10 melhores programas de Mestrado e Doutorado em Direito no Brasil, e é um dos três melhores centros universitários do país, segundo avaliação do MEC.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, no site da universidade (www.uniceub.br), até o dia 24 de novembro. Quem preferir pode se inscrever nos laboratórios de informática da unidade. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

A aplicação das provas está prevista para 26 de novembro.

A lista da primeira chamada deverá ser publicada no dia 29 de novembro. Já a publicação da lista da segunda chamada deverá acontecer em 5 de dezembro.

Serão disponibilizadas 2.970 vagas no Vestibular 2012.1, para os seguintes cursos:

Graduação: Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Nutrição, Letras, Jornalismo, História, Geografia, Fisioterapia, Farmácia (novo), Engenharia Elétrica (novo), Engenharia de Computação, Engenharia Civil, Enfermagem, Educação Física, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo e Administração.

Tecnológicos: Redes de Computadores, Marketing, Gestão Financeira, Gastronomia, Construção de Edifícios e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Obtenha outras informações no Manual do Candidato.

Por Suelen Diniz Wagner


A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) abriu as inscrições para o Processo de Transferência Externa 2012, que visa ao preenchimento de 522 vagas ociosas em diversos cursos da instituição, ministrados nos campi de São Paulo, Guarulhos, Baixada Santista, São José dos Campos e Diadema. As vagas são para o primeiro semestre de 2012.

Os cursos de graduação com disponibilidade de vagas são: Serviço Social, Educação Física, Ciências Ambientais, Farmácia e Bioquímica, Licenciatura Plena em Ciências, Química Industrial, Filosofia, Ciências Sociais, História da Arte, Letras (habilitações em Português, Português/Espanhol, Português/Francês e Português/Inglês), Pedagogia, além dos cursos de Tecnologia Radiológica e Tecnologia Oftálmica.

Para conferir todos os requisitos necessários para participar do processo de transferência, confira o edital.

O processo seletivo inclui, entre outras possibilidades, análise do histórico e do currículo acadêmico do candidato. Também poderão ser realizadas provas entre os dias 5 e 9 de dezembro.

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de novembro, mediante instruções disponíveis no site www.unifesp.br/prograd. A taxa custa R$ 110.

Por André Gonçalves


Foram abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da UniRitter. Neste certame haverá mais opções de cursos para os candidatos. As novas graduações são: jornalismo, publicidade, engenharia mecânica e engenharia de produção.

Os demais cursos disponíveis são: direito, arquitetura, design de produto, administração, design de moda, engenharia civil, design gráfico, pedagogia, letras, sistemas de informação, relações internacionais e análise e desenvolvimento de sistemas. Todos os anos são oferecidas 200 vagas para cada curso, para aulas ministradas nos períodos da manhã e noite.

As inscrições podem ser feitas através do site da UniRitter (www.uniritter.edu.br), com o pagamento da taxa de R$ 50. O período ficará aberto até o dia 23 de novembro de 2011. Outra opção para realizar a inscrição é via telefone, no 0800 642 4000.

Há a possibilidade de optar por utilizar as notas do Enem. Neste caso a sua inscrição vai até o dia 18 de novembro.

Nos campi de Porto Alegre e Canoas, a prova do vestibular será aplicada no dia 27 de novembro, a partir das 10 horas.

Mais informações sobre o Vestibular de Verão da UniRitter no edital.

Conheça um pouco mais sobre a instituição no portal – www.uniritter.edu.br.


Vão até o dia 21 de novembro as inscrições para o Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo (UPF), no estado do Rio Grande do Sul. Os candidatos irão encontrar 58 opções de cursos, sendo que eles são divididos em grupos.

Entre os cursos oferecidos estão: administração, agronegócio, agronomia, análise e desenvolvimento de sistemas, arquitetura e urbanismo, artes visuais, ciências contábeis, ciências da computação, ciências econômicas, ciências biológicas, design gráfico, design de produto, educação física, enfermagem, direito, engenharia elétrica, filosofia, física, jornalismo, história, entre outros.

Acesse o Manual do Candidato e confira todos os cursos de graduação oferecidos.

Para efetuar a sua inscrição, você deve acessar o site de Vestibular da UPF. Quem preferir pode se inscrever na Central de Atendimento ao Aluno (no Campus I) ou ainda nas secretarias dos campi de Casca, Carazinho, Palmeira das Missões, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi. O custo da inscrição varia de R$25,00 a R$50,00.

A previsão é que a prova aconteça na data de 26 de novembro de 2011.

Mais informações você encontra no site da Universidade de Passo Fundo ou no Disque-Vestibular (0800 701 8220). 


A Fundação Educacional Inaciana (FEI), que possui unidades nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital, abriu inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012, que tem uma oferta de 2.016 vagas, distribuídas entre 10 cursos de graduação.

São 1.296 vagas para o curso de engenharia (nas habilitações de Mecânica, Elétrica, de Automação e Controle, de Produção, Química, de Materiais, Têxtil e Civil), além de 80 vagas para a graduação de Ciências da Computação e 240 para Administração, todas no campus SBC. Já para o campus São Paulo, a oferta é de 400 vagas em Administração, nos períodos matutino e noturno.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio podem ser utilizadas para a composição do resultado final.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 30 de novembro, acessando o site www.fei.edu.br. A taxa de participação custa R$ 50.

Mais informações no edital ou nos telefones (11) 4353-2900 e (11) 3207-6800.

Por André Gonçalves


O Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE), criado pelo governo do estado, vai distribuir 6.000 bolsas de estudo, entre benefícios parciais e integrais, para alunos de licenciatura e bacharelado, matriculados em diversas instituições de ensino superior de Pernambuco.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégios da rede particular (desde que na condição de bolsista integral). Além disso, é preciso estar matriculado em apenas um curso superior, ministrado nas instituições afiliadas ao programa, não ter concluído outro curso e ter nacionalidade brasileira. Alunos do último período regular da graduação não poderão ser beneficiados.

A seleção se dará através da própria instituição em que o candidato estuda. Os critérios utilizados, de acordo com o edital, serão baseados na média das notas das matérias cursadas pelos concorrentes, no caso daqueles matriculados a partir do segundo período, enquanto para quem está no primeiro período, vai valer a nota do vestibular. Os candidatos que conseguirem as bolsas deverão manter um aproveitamento acadêmico de pelo menos 75% das notas a cada período.

Os interessados devem se inscrever nas secretarias das instituições participantes do PROUPE, até o dia 4 de novembro, apresentando documento de identificação, comprovante de residência e histórico escolar, entre outros documentos citados no edital.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 8 de novembro.

Maiores detalhes no site da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Por André Gonçalves


Estão abertas, até o dia 23 de novembro, as inscrições para o Vestibular 2012.1 da UNIRON (União das Escolas Superiores de Rondônia).

As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição (www.uniron.edu.br). Quem preferir pode se inscrever de forma presencial no endereço indicado no edital, até o dia 25 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 para candidatos concorrentes e R$ 15,00 para candidatos treineiros, além de 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) para ambos.

A aplicação das provas está prevista para 27 de novembro, com início às 9h. Já a publicação dos resultados deverá acontecer em 30 de novembro.

O início das aulas deverá ocorrer em fevereiro de 2012.

Conheça abaixo os cursos oferecidos pela UNIRON: Gestão Ambiental, Redes de Computadores, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial, Fisioterapia, Enfermagem, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação, Pedagogia e Ciências Biológicas.

Para outras informações acesse o edital.

Por Suelen Diniz Wagner


O Curso Anglo Leonardo da Vinci marcou para o próximo sábado, dia 29 de outubro, o teste de seleção de bolsas para o curso pré-vestibular extensivo de 2012. Quem se escrever concorre a descontos nas mensalidades do cursinho, que são concedidos de acordo com a pontuação do candidato na prova.

As inscrições para o teste são totalmente gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.estudenoanglo.com.br. Basta preencher um cadastro e imprimir o comprovante, que precisa ser apresentado no dia da prova.

Segundo o Curso Anglo, a data de divulgação dos resultados será anunciada no dia do processo coletivo para todos os alunos que forem fazer o teste.

Mais informações podem ser obtidas no próprio site do colégio ou pelo telefone (11) 3133 5400.

Por Mozart Artmann


O Vestibular de Verão 2012 da Universidade Severino Sombra (USS) já está recebendo as inscrições dos interessados.

A instituição do Estado do Rio de Janeiro inscreve pelo seu portal (www.uss.br) ou no Campus de Vassouras (Avenida Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280 – Centro de Vassouras) até o dia 04 de novembro de 2011. Para o curso de medicina a taxa de inscrição é de R$ 280. Para o restante das vagas, a taxa de participação tem um valor de R$ 30.

Todos os candidatos inscritos terão de realizar a prova de conhecimentos, na data de 13 de novembro de 2011. O certame também utiliza as notas do Enem de 2009 e 2010 (medicina) e 2008, 2009 a 2010 (demais áreas), em substituição do modelo da prova tradicional.

O resultado final do vestibular da USS estará disponível a partir da 24 de novembro de 2011, na internet.

Está com dúvidas? Então acesse o edital de abertura.

Você pode optar pelos cursos de administração, biomedicina, ciências biológicas, (bacharelado e licenciatura), enfermagem, engenharia ambiental, engenharia de produção, engenharia da computação, farmácia, história, fisioterapia, engenharia elétrica, matemática, medicina, medicina veterinária, odontologia, entre outros. 


No Piauí, a Faculdade Integral Diferencial (FACID) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2012-1. Os interessados têm até o dia 30 de outubro de 2011 para preencher a ficha de inscrição, no site da FACID (www.facid.com.br).

Os candidatos também podem optar pela inscrição presencial, na unidade da FACID (Rua Veterinário Bugyja Brito, 1354 – Horto Florestal). Para este caso, as inscrições são aceitas nos dias 1º, 03 e 04 de novembro de 2011.

O valor da taxa de participação é de R$ 50 (treineiros) e R$ 80 (vestibular tradicional).

O edital de abertura aponta que a prova de conhecimentos do certame deve acontecer no dia 06 de novembro deste ano, das 09h até às 14h. Os interessados poderão verificar a Lista de Aprovados, até o dia 10 de novembro de 2011.

O vestibular da FACID oferece cursos nas áreas de enfermagem, medicina, odontologia, fisioterapia, farmácia, psicologia, direito e sistemas de informação.

Estarão em disputa 390 vagas na instituição de ensino superior.

Mais informações no edital. No documento você confere as datas para a realização das matrículas.

Faça a inscrição e boas provas!


Com sede em São Paulo, a Faculdade Impacta Tecnologia já inscreve para o seu Vestibular de Verão 2012. Se você quer participar da seleção, faça agora o seu cadastro através do site da Impacta (www.impacta.edu.br), até o dia 26 de outubro de 2011. O preço a ser pago pela inscrição é no valor de R$ 90, mas você pode participar do vestibular de graça caso participe da palestra promovida pela instituição.

A palestra acontecerá no dia 25 de outubro e terá como tema “Como Alcançar o Sucesso no Mercado de TI, Gestão e Design”. Ela terá início às 19h30 e será ministrada por Célio Antunes de Souza (Diretor Geral da Faculdade Impacta e Presidente do Grupo Impacta).

Depois de inscrito, basta você aguardar a aplicação das provas de conhecimentos gerais (matemática, inglês e português) e de conhecimentos específicos de informática. Os testes serão realizados no dia 29 de outubro de 2011.

Mais informações do vestibular da Impacta no site da instituição – www.impacta.edu.br.

Dentre as áreas de graduação abertas estão: banco de dados, administração (foco em TI), análise e desenvolvimento de sistemas, design de moda digital, redes de computadores e sistemas de informação.


Em São Paulo, a Universidade de Marília (Unimar) informa aos interessados em ingressar na instituição no primeiro semestre de 2012, que as inscrições para o seu vestibular de verão estão abertas.

O cadastro pode ser realizado pelo portal da Unimar (www.unimar.br/vestibular) ou então na Secretaria Geral da Unimar (endereço consta no site). O período de inscrição fica aberto ao público até o dia 25 de outubro de 2011. Os vestibulandos também devem pagar a taxa de participação no valor de R$ 50.

A partir das 08 horas do dia 30 de outubro de 2011, todos os candidatos devem efetuar a prova do vestibular, que será aplicada no Campus da Unimar (Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001 – Campus Universitário), na cidade de Marília (SP).

A publicação dos resultados deste certame acontecerá em 04 de novembro de 2011. As matrículas começam a ser feitas também no dia 04 de novembro e vão até 09 de novembro de 2011.

Não fique com dúvidas, acesse o edital de abertura.

Há os cursos de graduação em administração, agronegócios, análise e desenvolvimento de sistemas, arquitetura e urbanismo, biomedicina, comunicação institucional, direito, design gráfico, engenharia civil, engenharia agronômica, engenharia de alimentos, engenharia de produção mecânica, engenharia elétrica, enfermagem, educação física, entre outros. 


Começou o período de inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012 da UPIS, instituição de ensino superior sediada em Brasília (DF), que oferece vagas para os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Direito, Turismo, Geografia, Zootecnia, Sistemas de Informação, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, História, Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Comunicação Institucional. As aulas terão início no dia 6 de fevereiro.

A UPIS permite aos candidatos a possibilidade de escolher entre duas modalidades de ingresso. Para aqueles que optarem pelo processo seletivo tradicional, a prova de redação será aplicada no dia 3 de dezembro. Já os candidatos que optarem pelas provas agendadas, poderão marcar a data dos testes para o período entre os dias 20 de outubro e 30 de janeiro. As datas disponibilizadas serão as terças e quintas-feiras, em vários horários.

As inscrições para o vestibular tradicional estarão abertas até o dia 1º de dezembro, enquanto para o vestibular agendado, elas terminam em 30 de janeiro de 2012.

Os interessados podem se inscrever através do site www.upis.br ou no Campus I da UPIS, que fica na SEP Sul EQ 712/912, conjunto A, em Brasília, mediante o pagamento da taxa de R$ 20. O atendimento presencial funciona entre as 8 horas e as 22 horas, nos dias úteis.

Mais informações no edital ou por meio do telefone (61) 3445-6767.

Por André Gonçalves


A partir do dia 13 de outubro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2012 do cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cujas aulas serão ministradas no campus da instituição localizado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As oportunidades são destinadas aos candidatos de baixa renda, que não têm condições de pagar o curso em instituições particulares.

De acordo com a UFSCar, estarão em disputa 300 vagas, para as aulas que terão início no mês de março do próximo ano, preparando os estudantes para prestar os vestibulares ao longo do ano de 2012. Os alunos terão aulas de segunda a sexta-feira, das 19:00 às 22:35, e aos sábados, das 8:10 às 12:30.

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de outubro, e os interessados devem comparecer ao Núcleo de Extensão UFSCar Escola (Rua dos Pica-Paus, na área sul do campus São Carlos), levando a carteira de identidade, comprovante de residência, CPF e comprovante de pagamento da taxa de participação, cujo valor de R$ 15 pode ser depositado no Banco do Brasil, na conta corrente 7215-X da agência 1888-0. O atendimento será realizado das 18:30 às 22 horas, nos dias úteis, e das 9:00 às 17:00, aos finais de semana.

O processo de seleção conta com análise socioeconômica e aplicação de prova de conhecimentos gerais.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (16) 3351-8433 ou através do e-mail cpv@ufscar.br.

Por André Gonçalves





CONTINUE NAVEGANDO: