Interessados poderão se inscrever a partir do dia 29 de janeiro de 2018.

Já estamos no mês de dezembro e esta é uma época em que muitos estudantes se encontram em uma grande expectativa sobre se vão conseguir uma vaga em algum curso universitário e assim poderem dar início na construção de uma carreira. Quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2017 pode utilizar a nota para tentar uma vaga na universidade pelo Sisu. Se este é o seu caso, fique sabendo que as consultas de vagas no Sisu já podem ser realizadas. Saiba mais.

Quem realizou o Enem no ano de 2017 e gostaria de tentar uma vaga por meio do programa Sistema de Seleção Unificada, o popular Sisu, as inscrições para o ano de 2018 só terão início a partir do dia 29 do mês de janeiro de 2018, quando serão abertas a primeira edição das inscrições.

Quem ainda não conhece bem como funciona este sistema, ele na verdade é bem simples. O estudante pega a nota que obteve no Enem (no caso de 2017) e coloca no Sitema, que faz uma busca de vagas na área desejada pelo estudante e em uma média geral dos inscritos de todo o país determina uma nota ideal para a vaga, que pode variar de acordo com a universidade. Ou seja, o Sisu seleciona por meio das notas obtidas no Enem alunos para ocuparem vagas em Universidades públicas de todo o país que tenham aderido a esse sistema.

No Brasil já chega ao número de 130 instituições de ensino superior que fazem parte do sistema, sendo que 100 são federais e as restantes (30) estaduais. Em geral estas instituições vão oferecer o equivalente a 239.601 vagas em cursos universitários de todo país.

Pra poder se inscrever no programa o estudante precisa ter realizado o Enem e ter obtido uma nota que seja superior a zero na redação. Este é o único pré-requisito.

Assim é permitido a cada candidato que faz a sua inscrição escolher duas vagas em cursos universitários para entrar na concorrência. Desse modo, ele deve especificar a ordem em que prefere os cursos e o turno que estará disponível para estudar.

Também é importante lembrar que o aluno precisa fazer a definição da modalidade em que ele se encaixa no sistema, se é pela ampla concorrência ou por meio de sistemas de cotas, sociais ou raciais.

Ainda que o interessado realize a sua inscrição no dia 29 do mês de janeiro de 2018, ele pode contar com a opção de alterar as suas opções de curso até as 23h: 59 do dia 1º do mês de fevereiro.

Os resultados já serão divulgados no dia 2 do mês de fevereiro. Assim, os estudantes devem realizar suas matrículas entre os dias 5 e 7 do mesmo mês.

Quem não conseguir de primeira poderá ainda contar com uma lista de espera, que se inicia no dia 2 do mês de fevereiro e se encerra no dia 16 do mesmo mês. Nessa lista o candidato poderá manter a sua opção de curso para a qual não foi aprovado na primeira chamada do programa. Nessa segunda chamada, porém, será possível marcar apenas uma opção de curso, sendo ela a primeira com a qual se inscreveu.

Se você possui interesse em se inscrever aguarde o período de inscrições que vai do dia 29 do mês de janeiro até o dia 1º do mês de fevereiro e acesse o site http://sisu.mec.gov.br/.

A inscrição é gratuita e o estudante pode utilizar a nota do Enem 2017 também na segunda edição do programa Sisu de 2018, cujas inscrições devem ter início no mês de maio.

Se você realizou o Enem e gostaria de tentar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada, não deixe de se inscrever.

Sirlene Montes


Estudantes podem se inscrever até o dia 19 de maio de 2017. Taxa de inscrição é de R$ 82.

Diante da forte instabilidade no mercado de trabalho que atualmente cerca o Brasil, as pessoas, principalmente os jovens, estão ficando cada vez mais conscientes sobre a importância de se dedicarem ao estudo em busca de uma carreira de trabalho que traga estabildade financeira e conforto.

Para a maior parte dos brasileiros, tal comodidade só pode se concretizar por meio do estudo, ou seja, uma formação profissional que pode ir desde cursos técnicos à graduação.

Dessa forma, o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio- é um importante e prático meio para se estar inserido tanto no meio técnico, quanto nas universidades.

É por meio da nota obtida através da realização do exame que os estudantes podem entrar em quase todas as universidades federais do país. Infelizmente, o Enem ainda não consagra todas as universidades em sua totalidade e os estudantes precisam fazer uma prova específica. E essa é uma das maiores vantagens do Enem, pois antes as pessoas tinham que prestar o exames diferentes para cada universidade, o que por consequência, gastava mais dinheiro e o desgaste emocional era maior.

Nos dias de hoje, com o resultado de uma única prova, pode-se ganhar quase todo o Brasil, praticamente. É importante ressaltar ainda que o Enem não dá a oportunidade para a inserção dos jovens apenas nas universidades federais. Também é possível entrar em faculdades particulares com bolsa de 100% ou grandes descontos.

Para os interessados em fazer o Enem, é importante conserir as informações abaixo.

As inscrições para a prova do Enem 2017 terão seu início na próxima segunda-feira, dia 08 de maio, e seu fim se dará no dia 19, também do mês de maio.

A taxa de inscrição é de R$ 82,00 e estão isentos aqueles que conseguirem declarar carência de recursos, além de estudantes que comprovarem estar no 3º ano do ensino médio. Os demais terão que pagar a taxa até o dia 24 do mês de maio.

Os candidatos com necessidades especiais possuem uma hora a mais para concluírem o exame. Então, basta apenas, na hora de realizar a matrícula, marcar que possui prioridades e necessidades especiais, contudo, é preciso apresentar laudo médico.

Sirlene Montes


Finalizam hoje, às 23:59 (horário de Brasília), a primeira rodada das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU). A novidade nesse ano, que é de grande importância para os candidatos, é um sistema onde são apresentadas todas as notas de corte, dessa forma, não é necessário esperar até duas horas da manhã para saber o resultado do desempenho médio do dia. Para ter uma ideia da concorrência, o curso de medicina da UFPA, que no primeiro dia do corte obteve a maior pontuação do país (chegando a 869,15), nessa última atualização teve sua concorrência aumentada e a nota mínima que é necessária para conseguir uma vaga é de 869,95. A tabela completa pode ser acessada no site www.enemsimples.info.

Durante a inscrição, o candidato deve ficar atento à diferença da sua nota final. Como cada curso exige um peso para disciplinas específicas, é comum uma diferença de nota do mesmo aluno entre dois cursos. Por exemplo, se um aluno optar por Publicidade e Engenharia e sua nota em português for nove e em matemática seis, certamente a nota final será diferente entre os dois cursos, visto que o peso de matemática em Engenharia é mais elevado do que em Publicidade. Ainda ocorre diferença na nota se o candidato optar pelo sistema de cotas, ocorrendo um acréscimo na pontuação.

O sistema de cotas possui 50% das suas vagas nessa modalidade e sua distribuição é criteriosa. Dos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, a metade é destinada para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio, segundo o site do Sisu. Outro tipo de cota é o declarante de cor ou raça, neste caso a sua comprovação é baseada apenas na autodeclaração.

Os alunos que não conseguiram pontuação para ingressar em nenhuma instituição, podem se inscrever na lista de espera no período de 27/01 a 13/02. Ressaltando que a primeira rodada de inscrições se encerra hoje (10), porém, ainda no mês de Janeiro outra rodada terá início com as vagas remanescentes. 

Por Deise Gomes


Praticamente não existe mês no calendário que não tenha alguma inscrição para Vestibular 2014 em certa localidade do Brasil. Nesta matéria vamos trazer para você  os dez maiores vestibulares que abrem inscrições em 2014.

O maior vestibular do Brasil é o da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que faz a seleção de candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Só neste ano de 2013 foram 174 mil inscritos no certame da Fuvest, um recorde que foi batido pela instituição. Na segunda colocação está a Universidade Estadual Paulista, com mais de 70 mil inscritos no seu vestibular.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece na terceira colocação com quase 75 mil inscritos no certame da instituição. A quarta colocação fica com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com quase 70 mil inscritos. As únicas instituições fora do eixo Rio-São Paulo que aparecem no top 10 são a Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, a Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e a Universidade Federal do Ceará-UFC.

Assista a um vídeo sobre os Vestibulares 2014

Relação dos principais Vestibulares 2014

Fuvest

Para o ano de 2014, o Vestibular da Fuvest contou com um número recorde de 172.001 candidatos que fizeram a inscrição. O último recorde era de 2006, com 170.474 inscritos.

As inscrições para este vestibular da Fuvest foram encerradas no dia 09 de novembro. Serão disputadas um total de 11.057 vagas para os cursos da USP e 100 vagas para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Da totalidade dos inscritos, 65.224 são oriundos de escolas públicas e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas na inscrição, assim poderão concorrer ao bônus de 5% na nota.

A primeira fase das provas acontecerá no dia 24 de novembro, com 90 questões de português, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares.

Os aprovados para a segunda fase, devem fazer as provas nos dias 05, 06 e 07 de janeiro de 2014.

Mais informações sobre o Vestibular, acesse o site da Fuvest – www.fuvest.br.

Unesp – Universidade Estadual Paulista

Para o vestibular 2013 a Universidade Estadual Paulista encerrou as suas inscrições no mês de outubro. O certame contará com duas fases. A primeira fase será em 17 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha, em 32 cidades paulistas e em Brasília (DF), Dourados (MS), Três Lagoas (MS) e Uberlândia (MG).

A segunda fase será aplicada nas mesmas cidades, entre 15 e 16 de dezembro, com questões dissertativas. O resultado final deste certame será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014. Neste ano, do total de 7.259 vagas, 1.134 serão reservadas para pessoas oriundas do ensino público.

Acesse o site da Unesp para obter mais detalhes sobre o seu Vestibular – www.unesp.br

UFRJ – Federal do Rio de Janeiro

Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a instituição confirmou que o seu processo seletivo de 2014 terá apenas uma fase, que se refere ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizado no mês passado.

Para alguns cursos como arquitetura e urbanismo, artes cênicas, entre outros, é necessário que o candidato faça o Teste de Habilidades Específicas (THE). As inscrições para este teste foram encerradas em setembro e foram feitas de maneira gratuita.

Os candidatos que foram considerados aptos pelo THE nos anos de 2011 a 2013, estão isentos de realizar este ano o teste de habilidade específica da UFRJ. As provas do THE foram aplicadas nos dias 18 de outubro e 10 de novembro.

Acesse o site da UFRJ para ter mais detalhes do vestibular – http://www.vestibular.ufrj.br/.

UERJ – Estadual do Rio de Janeiro

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro realiza dois exames de qualificação para aqueles que pretendem fazer o Vestibular da instituição. Aqueles que se tornaram aprovados em um dos dois exames de qualificação, podem fazer a inscrição para a o exame discursivo da instituição.

O exame discursivo teve a sua inscrição encerrada no dia 02 de outubro. Esta será a fase final do Vestibular 2014. São 5.601 vagas para a UERJ, além selecionar candidatos para o Centro Universitário de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar, e no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

As provas acontecerão no dia 01 de dezembro, entre as 09 horas até às 14 horas, com exame discursivo de língua portuguesa e redação, e duas provas específicas, de acordo com seu curso escolhido.

O resultado final será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014.

Acesse o site da UERJ e confira mais detalhes do Vestibular – http://www.vestibular.uerj.br.

UFMG – Federal de Minas Gerais

Sempre com mais de 60 mil inscritos em seu Vestibular, a Universidade Federal de Minas Gerais também apresenta o seu certame para 2014.

Como outros grandes vestibulares, a UFMG também utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU), os candidatos as vagas para os cursos de graduação devem ser avaliados pelas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em setembro terminaram as inscrições para os candidatos dos cursos de artes visuais, cinema de animação e artes digitais, conservação e restauração de bens móveis, dança, design, design de moda, música e teatro, que terão que fazer a segunda etapa do Vestibular da UFMG 2014.

Neste caso, eles também devem fazer o Enem, e o teste de habilidades específicas, que serão aplicados nos dias 13 a 15 de janeiro de 2014.

Acesse o site da UFMG para mais informações – https://www.ufmg.br.

Unicamp – Universidade de Campinas

A Universidade Estadual de Campinas é o sexto maior entre os vestibulares de todo o Brasil. O certame contou este ano com um número recorde de inscritos, com 73,8 mil candidatos para 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e graduações da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

Nesta primeira fase, as provas serão aplicadas nas seguintes cidades –

Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mogi Guaçu (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto(SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Sumaré (SP).

A primeira fase conta com provas de redação e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. A segunda fase será realizada em três dias consecutivos, com todas as provas sendo de natureza discursiva.

 O primeiro dia com língua portuguesa e literaturas e prova de matemática. O segundo dia com prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa. O terceiro dia conta com prova de ciências da natureza.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 20 de dezembro.

Acesse o site da Unicamp para mais informações do Vestibular – http://www.comvest.unicamp.br/.

UFF – Federal Fluminense

A Universidade Federal Fluminense é a sétima colocada entre o top 10 vestibulares do Brasil. Neste ano, a instituição passou a selecionar os seus estudantes por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, 100% das vagas da UFF serão preenchidas pelo SiSu).

Hoje, a UFF é composta por 16 institutos, 11 faculdades, 06 escolas, 01 colégio de aplicação e 04 polos universitários. A instituição conta atualmente com 66 cursos de graduação.

Acesse o site da UFF para ter mais detalhes do Vestibular – http://www.prograd.uff.br.

Unirio

A Unirio é o oitavo maior vestibular do Brasil. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A universidade utiliza o sistema de Seleção Unificada (SiSu) para aqueles que pretendem ingressar nos cursos da Unirio.

Com isso, os interessados deverão, obrigatoriamente, fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para que, com essa nota, tenha a chance de ser um egresso na instituição. Atualmente, a Unirio conta com 21 cursos de graduação e 09 de pós-graduação.

Alguns cursos, como os de Artes, exigem a realização do Enem e do Teste de Habilidade Específica (THE).

Acesse o site da Unirio e confira mais detalhes do Vestibular – http://www.unirio.br/.

UFPE – Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco é o nono maior vestibular do Brasil. As inscrições para o Vestibular da UFPE 2014 terminaram no início deste mês de novembro. No total, são oferecidas 4.897 vagas para a livre concorrência e 1.710 para o sistema de cotas.

A primeira fase do Vestibular da UFPE, corresponde a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 08 e 09 de dezembro. O resultado final do exame será conhecido no dia 24 de janeiro de 2014. A UFPE conta com mais de 90 cursos de graduação, sendo a maioria em Recife.

Confira mais informações sobre o Vestibular da UFPE no site – http://www.ufpe.br.

UFC – Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará conta com o 10° maior vestibular do Brasil. A instituição conta com mais de 30 cursos de graduação para o certame de 2014. O meio escolhido para selecionar os estudantes, como boa parte dos Vestibulares citados aqui, é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com base nos resultados do Enem, que teve provas aplicadas outubro, os candidatos serão selecionados. Os aprovados nas provas do Enem terão o ano letivo iniciado na UFC, em fevereiro de 2013.

A instituição conta com campi nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Acesse o site da UFC e confira mais detalhes sobre o Vestibular – www.ufc.br.

vestibular-2014-inscricao


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) fez a divulgação do início das inscrições do Vestibular 2014. A universidade oferece nesse momento 3.142 vagas em 25 cursos, incluindo a nova graduação de Licenciatura Plena em História.

As inscrições poderão ser realizadas no site da Uepa até o dia 08 de setembro de 2013, até as 23 horas. Clique no link paginas.uepa.br/priseeprosel e acesse o site agora mesmo.

O valor da taxa de inscrição é diferenciado para cada candidato. O valor é de R$60 para quem se candidatar ao Prosel e R$ 35 para os estudantes do Prise e o pagamento dessa taxa deve ser feito até o dia 09 de setembro em qualquer banco ou casa lotérica.

Dia 24 e 25 de novembro serão realizadas as provas do vestibular UEPA, por isso se prepare desde já. Para ter mais informações acesse o site da universidade ou ligue para a central de relacionamento no telefone (91) 3299-2216.

Saiba que a Universidade do Estado do Pará (Uepa) é uma das melhores universidades do Brasil, sendo um excelente local para se qualificar profissionalmente. Boa sorte no processo seletivo. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


A UFPR, Universidade Federal do Paraná, divilgou seu edital do vestibular de 2014.  As inscrições, por sua vez, vão de 19 de agosto às 16h do dia 16 de setembro do ano em vigor. Para garantir sua participação no processo seletivo, com efeito, os candidatos precisam acessar o seguinte endereço virtual: http://www.nc.ufpr.br/.

A taxa de inscrição é no valor estipulado de R$80,00. Outra informação relevante é que, de todas as vagas ofertadas no processo de seleção, 40% estão reservadas para cotistas, ou seja, alunos de escolas públicas, alunos de inclusão racial, entre outros.

Os métodos de avaliação serão feitos da seguinte maneira: a primeira fase na data prevista de 03 de novembro. A segunda etapa, por seu turno, será no dia marcado para 01 e 02 de dezembro.

Para mais informações sobre o vestibular do próximo ano da Universidade Federal do Paraná, por favor, entrar na página online da instituição de ensino. No site há o edital com tudo que o candidato precisa saber para entrar preparado para a seleção e saber todas as novidades.

Por Madson Lima de Oliveira


Começaram a ser realizadas nesta última segunda-feira (9), as inscrições para o processo seletivo 2013 da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estão abertas vagas para os cursos de nível superior da instituição de ensino, sendo que as oportunidades são para as unidades da FGV de São Paulo e do Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, parte das vagas é destinada para candidatos que forem aprovados pela nota tirada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os cursos oferecidos são: Direito, História, Ciências Sociais, Matemática Aplicada, Ciências Econômicas e Administração.

As provas do vestibular serão aplicadas na capital fluminense no dia 21 de outubro.

Já em São Paulo, há vagas nos cursos de: Administração de Empresas, Administração Pública, Ciências Econômicas e Direito.

As provas serão realizadas em datas diferentes, sendo que, para Administração Pública, acontecerá no dia 9 de dezembro.

Para a Escola de Economia e de Direito serão realizadas duas fases, sendo que, para Economia, as provas acontecem em 2 de dezembro e dia 16 do mesmo mês, enquanto que para Direito os testes serão aplicados em 11 e 15 de novembro e entre 10 e 14 de dezembro.

As inscrições para os vestibulares devem ser feitas até às 18h do dia 1º de outubro para o Rio de Janeiro e até dia 17 do mesmo mês para Economia. O site que está com as inscrições disponíveis é: vestibular.fgv.br/vestibular2013.

Fonte: FGV

Por Matheus Camargo


No dia 28 de março, exatamente às 10:00, começaram as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os interessados podem se inscrever pelo site do MEC (www.mec.gov.br). No endereço, o candidato terá que cadastrar algumas informações, responder alguns questionários de situação socioeconômica e esperar o site validar a inscrição.

O valor da taxa de participação é de R$ 35,00 e ela poderá ser paga até o dia 20 de junho. Vale lembrar que as inscrições para o exame vão somente até o dia 15 de junho. Todos os candidatos que irão concluir o Ensino Médio este ano estarão isentos da taxa.

O Enem também oferece uma opção do candidato declarar carência da taxa de inscrição. É só seguir os passos do próprio site e a mesma é declarada se foi aceita ou não na hora.

Além disso, esse ano o MEC disponibilizará a cada candidato um relatório contendo os elementos de cada nota de sua redação e ainda fornecerá em julho um guia auxiliar na criação da redação. Este guia não poderá ser usado no dia da prova.

O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, na cidade escolhida pelo candidato.

Por Marcus Chaer


O Centro Universitário Senac de São Paulo oferece novos cursos em seu vestibular de verão 2012, são eles: engenharia de produção, engenharia de computação, administração (gestão de projetos), tecnologia em gestão comercial, tecnologia em sistemas para a internet, fisioterapia, educação física, gestão hospitalar e tecnologia em radiologia. Todos eles terão as aulas ministradas em Santo Amaro.

Além do campus já citado, haverá aulas também em Águas de São Pedro, na Capital e em Campos do Jordão.

As inscrições já podem ser feitas através do site do Senac/SP (www.sp.senac.br/vestibular), até o dia 20 de novembro de 2011. Fique atento para o prazo de pagamento da taxa de participação no valor de R$ 80.

Estão marcadas para 03 de dezembro de 2011 as provas de conhecimentos gerais deste vestibular.

A lista dos aprovados estará na internet a partir de 12 de dezembro deste ano.

Caso você seja contemplado com a vaga, deverá efetuar a sua matrícula entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2011.

Confira mais detalhes do certame no edital.

Para verificar todos os cursos de graduação oferecidos pelo Senac/SP, clique aqui.


A Faculdade Pernambucana de Saúde, sediada na cidade de Recife, abriu inscrições para o vestibular do 1º semestre de 2012, através do qual serão oferecidas vagas para os cursos superiores de Farmácia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Medicina. As aulas da graduação de Medicina são ministradas em período integral, enquanto para as outras áreas elas acontecem no período diurno.

Segundo informações do manual do candidato, os candidatos irão prestar o vestibular para medicina nos dias 5 e 6 de novembro. Na primeira data, haverá os testes objetivos de biologia, física, química e matemática, e no dia seguinte serão aplicadas as provas de história, geografia, literatura, língua inglesa, português e redação.

Os postulantes às vagas dos outros cursos farão as provas apenas no dia 6 de novembro, contendo questões de português, literatura, física, química, biologia, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol), além da redação.

O resultado final sai até o dia 11 de novembro, e a matrícula dos aprovados na 1ª chamada deverá ser feita entre os dias 14 e 18 de dezembro.

Para se inscrever, basta preencher a ficha de cadastro no site www.fps.edu.br e pagar a taxa de participação, que custa R$ 200 para medicina e R$ 50 para as outras graduações. Quem preferir pode comparecer ao campus da FPS, situado na Rua Jean-Émile Favre, 422, bairro Imbiribeira, na capital pernambucana. O atendimento no local funciona nos dias úteis, das 9 horas às 17 horas.

O período de inscrições termina em 1º de novembro.

Por André Gonçalves


As inscrições para o vestibular tradicional e o processo seletivo de medicina do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo, já estão abertas.

Os interessados podem selecionar cursos como administração, ciências biológicas, biomedicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, filosofia, tecnologia em gastronomia, psicologia, pedagogia, tecnologia em radiologia, terapia ocupacional, entre outros.

O vestibular tradicional aceitará as inscrições até a data de 12 de outubro de 2011, via internet, pelo site da São Camilo. Outra opção é fazer o cadastro presencialmente, no Campus de Ipiranga I (Avenida Nazaré, número 1501); no Campus Ipiranga II (Rua Moreira de Godoy, número 312); ou ainda no Campus Pompéia (Rua Raul Pompéia, número 144). Neste caso, a inscrição pode ser feita até o dia 13 de outubro. O custo para efetuar o seu cadastro fica no valor de R$ 70.

As provas do exame tradicional ocorrem na data de 16 de outubro.

Para o processo seletivo de medicina, a inscrição poderá ser feita pelo site da São Camilo, até o dia 25 de outubro, ou então nos locais indicados acima, até o dia 27 de outubro. Para esta seleção o custo fica em R$ 300. A prova desta seleção ocorrerá na data de 30 de outubro, com início também às 10 horas, no campus Ipiranga I.

Mais informações você encontra nos editais.

A instituição oferta cursos de graduação e também de pós-graduação em várias disciplinas. Os cursos mais conceituados são da área de saúde. Conheça um pouco mais sobre o Centro Universitário São Camilo, no site www.saocamilo-sp.br.


Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que terá uma oferta total de 6.209 vagas nos cursos de graduação. Alguns cursos oferecem a opção de vagas para o início no primeiro ou no segundo semestre do próximo ano.

Os interessados em disputar uma vaga na UFRN têm até o dia 28 de agosto para se inscrever, através do site www.comperve.ufrn.br. A inscrição só é liberada para os candidatos que possuírem CPF. É preciso preencher completamente o formulário de inscrição disponibilizado na página, e enviá-lo, via internet, juntamente com uma foto 3×4 (no formato JPEG) tirada recentemente. O pagamento da taxa, que custa R$ 110, deve ser efetuado, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) também disponível no site, até o dia 29 de agosto.

A partir do dia 23 de setembro, os candidatos devem acessar o site da Comperve para verificar a validação da inscrição, conforme orientação do edital.

As provas serão aplicadas nos dias 27, 28 e 29 de novembro. Nos dois primeiros dias, os candidatos farão as provas objetivas e a redação. Já no último dia, estão programadas as provas discursivas, com conteúdo específico para cada curso.

Por André Gonçalves


A Prefeitura de Embu das Artes, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, abriu inscrições para o cursinho pré-vestibular do município. O curso será oferecido gratuitamente, com as aulas se iniciando em agosto, visando a preparação para os vestibulares do final do ano.

As aulas serão ministradas no Complexo Educacional Valdelice Aparecida Prass, das 18 horas às 23 horas, nos dias úteis, e das 8 horas às 17 horas, aos sábados.

Serão disponibilizadas 120 vagas no total, que poderão ser preenchidas por estudantes das escolas públicas da cidade, que estejam cursando o 3º ano do ensino médio ou que já tenham se formado. Além disso, é necessário ter nascido ou ser morador de Embu das Artes. Quem estuda (ou estudou) em escolas da rede particular, como bolsista integral, também está habilitado, desde que comprove a condição.

Os interessados poderão se inscrever, até o dia 5 de agosto, através do site www.embu.sp.gov.br. Também será possível se cadastrar no Centro de Referência da Juventude, que fica na Rua Rebolo Gonzáles, 185, Cercado Grande. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

Se o número de inscritos for maior que o das vagas, haverá sorteio.

Por André Gonçalves


O Centro Universitário Senac está com as inscrições abertas, até o dia 1º de agosto de 2011, para os cursos de pós-graduação (2º semestre).

No total, serão oferecidos 32 títulos em várias áreas. Entre elas estão: hotelaria, turismo, gastronomia, segurança e saúde no trabalho, tecnologia da informação, meio ambiente, comunicação e artes, odontologia, saúde, design e arquitetura, administração e negócios, moda e educação.

Nesse semestre, além dos habituais cursos presenciais, o Centro Universitário Senac oferecerá os títulos de Design Instrucional e Imuno-hematologia Laboratorial.

O processo seletivo destina-se apenas a pessoas que já tenham diploma de graduação.

A inscrição só poderá ser realizada através da internet pelo portal www.sp.senac.br, será solicitado o preenchimento de uma ficha de inscrição com dados do candidato e o pagamento de uma taxa equivalente a R$ 50,00 (Cinquenta reais).

Por Natália Melo


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes via Enem para os cursos de graduação (presenciais e a distância) da PUC Minas, oferecidos para o segundo semestre de 2011. Os candidatos poderão concorrer utilizando as médias das notas obtidas nos exames de 2008, 2009 ou 2010.

As vagas que sobraram do vestibular de inverno, nesta modalidade, estão divididas entre cursos ministrados nos campi de Belo Horizonte (Coração Eucarístico, São Gabriel, Barreiro e Praça da Liberdade); da Região Metropolitana (Betim e Contagem); e do interior do estado (Poços de Caldas, Guanhães e Arcos). As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de julho, através do site www.pucminas.br. É preciso pagar uma taxa de R$ 20.

A instituição promete divulgar a lista dos aprovados até o dia 21 de julho. Quem for convocado em primeira chamada terá os dias 1º e 2 de agosto para confirmar a matrícula, com o atendimento funcionando entre as 9 horas e as 19 horas. Já aqueles cujos nomes aparecerem na segunda chamada vão se matricular nos dias 3 ou 4 agosto, das 9 horas às 16 horas.

Confira o quadro de vagas completo e outras informações complementares no edital do processo seletivo.

Por André Gonçalves


A UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos) abriu inscrições para o seu vestibular diferenciado de inverno 2011.

A instituição, que fica no Estado do Rio de Janeiro, oferece os cursos de Ciências da Computação, Administração, Odontologia, Ciências Biológicas, Direito, Matemática, Ciências Contábeis, Farmácia, Medicina, Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, entre outros.

Os cursos são ministrados nos campi de Sede, Quinta do Paraíso e FESO Pro Arte.

Para o processo seletivo, a UNIFESO vai realizar uma avaliação dos candidatos que será feita através de análise do histórico escolar e de uma prova de redação. A prova será realizada em um dia escolhido pelo vestibulando, que deve agendar uma data juntamente com a instituição.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 08 de agosto, acessando o endereço eletrônico www.unifeso.edu.br, ou dirigindo-se à Gerência de Comunicação e Marketing, que fica no campus Sede, durante os dias úteis, das 9h às 12h ou das 14h às 19h.

A taxa de participação está no valor de R$30,00.

O candidato vai ficar sabendo do resultado em até 72 horas após passar pelo processo de análise do histórico e pela prova de redação.

Por Andrea Gomes


O Anglo Vestibulares vai realizar um novo concurso de bolsas, que oferece descontos nas mensalidades que podem chegar até a 100%, dependendo do desempenho de cada um dos candidatos. Desta vez, as bolsas são para as turmas de agosto de 2011, cujos alunos vão se preparar para os vestibulares de final de ano nas três unidades da instituição, na cidade de São Paulo.

Os estudantes vão passar por testes que envolvem o conteúdo abordado no ensino médio, exceto a disciplina de língua inglesa. Para quem vai se candidatar a estudar nas turmas da manhã, as provas terão 60 questões, enquanto que para as turmas da tarde e da noite os testes serão compostos por 50 questões. O tempo de duração das provas é de 3h30 para a manhã e de 3 horas para a tarde/noite.

As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 5 de julho, data em que serão aplicados os exames. É possível se cadastrar através do site www.cursoanglo.com.br ou pessoalmente, nas unidades do Anglo na capital paulista. Os endereços são: Avenida João Dias, 1.645, Santo Amaro; Rua Sergipe, 58, Higienópolis; e Rua Tamandaré, 596, Liberdade.

Para mais esclarecimentos basta ligar no telefone (11) 3273-6100.

Por André Gonçalves


Estará aberto, até o dia 5 de julho, o período de inscrições para o vestibular de inverno da Faculdade do Litoral Paranaense. Serão ofertados, para esta seleção, cursos de Administração, Direito e Pedagogia.

O ISEPE (Instituto Superior de Ensino Pesquisa e Extensão) é o mantenedor da instituição. As vagas são para o ISEPE Guaratuba. As provas serão aplicadas no dia 6 de julho (quarta-feira), no horário das 19h30 às 22h30.

No ano que vem, a faculdade estará comemorando os seus dez anos em Guaratuba. As inscrições podem ser realizadas pela internet, no site http://www.isepe.com.br, ou na sede da instituição. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 8 de julho no site (citado anteriormente) e na secretaria da faculdade. As matrículas, da primeira chamada, ocorrerão nos dias 11 e 12 de julho na secretaria da faculdade.

Mais informações podem ser consultadas no edital.

Por Suelen Diniz


O vestibular de inverno 2011 da Unopar (Universidade Norte do Paraná), na modalidade presencial, está com inscrições abertas até o dia 14 de julho (online) e 15 de julho (presencial).

São oferecidas mais de duas mil vagas distribuídas pelos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pedagogia, Administração, Pedagogia, Química, entre outros.

Os cursos são ministrados nos campi de Arapongas e de Londrina.

Para se inscrever, basta acessar o endereço eletrônico www.unopar.br, ou então, comparecer a uma das unidades da instituição.

As provas objetivas e de redação estão marcadas para acontecer no dia 17 de julho, domingo, a partir das 9 horas da manhã, e terão duração máxima de 4 horas.

O resultado do processo seletivo está previsto para sair no dia 19 de julho de 2011, às 20 horas, e será publicado no site da Unopar.

Os aprovados devem comparecer entre os dias 21 a 29 de julho para efetuar a matrícula.

Por Andrea Gomes


A Universidade Nove de Julho, Uninove, ainda tem vagas para as turmas de meio de ano. Interessados podem se inscrever até as 15h do dia 28 de junho, data limite para a realização do vestibular de junho.

Haverá três datas para o processo seletivo e o aluno poderá escolher, uma no dia 25, outra no dia 26 e a última no dia 28. As inscrições custam R$15,00 e devem ser feitas através do site www.uninove.br.

São 31 cursos oferecidos pela Uninove nas áreas de Comunicação, Turismo, Direito, Educação, Exatas, Gerenciais, Informática e Saúde.

Para quem deseja uma graduação mais rápida, há opções de cursos tecnólogos com formação específica.

A Uninove possui campus na Vila Maria, na Barra Funda, em Santo Amaro e na Avenida Vergueiro, todos na cidade de São Paulo. Mas também há unidades da Uninove nas cidades de Bauru, São Roque, Botucatu e São Miguel. Todas no Estado de São Paulo.

Por Leiliane Lopes


A UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) abrirá o período de inscrições para o vestibular 2012 a partir do dia 25 de julho, estendendo-se até o dia 28 de agosto.

Serão 6.209 vagas oferecidas. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.comperve.ufrn.br. No momento da inscrição, será necessário preencher um formulário e enviá-lo, via internet, anexando uma foto 3 x 4  para documento.

Após será emitida a guia de pagamento no valor de R$ 110,00. O candidato poderá escolher duas opções de cursos (1ª e 2ª) sendo estas referentes a uma mesma área. As provas ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de novembro.

Mais informações, acesse www.ufrn.br. A universidade disponibiliza, atualmente, de 75 cursos de graduação, na modalidade presencial, 5 na modalidade EAD e 73 cursos de pós-graduação. Mais de 33.000 estudantes fazem parte de sua comunidade acadêmica. 

Por Suelen Diniz


A Universidade Federal do Paraná informa que o prazo para os candidatos realizarem suas inscrições terá início em 19 de agosto (sexta-feira) e vai até 16 de setembro (sexta-feira).

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão divulga que o valor de taxa cobrado será de R$ 80. Nesse ano, a UFPR oferece 5.087 vagas em seu vestibular para 96 cursos de graduação. Os interessados ainda terão a disponibilidade de 529 chances de ingresso através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), do Ministério de Educação. No ano de 2010, a universidade disponibilizou 5.236 vagas para 95 cursos.

As datas da primeira e da segunda etapa do vestibular 2012 já foram anunciadas. Confira: primeira etapa ocorrerá em 13 de novembro (domingo), das 13h às 19h. Já a segunda está prevista para os dias 11 e 12 de dezembro (domingo e segunda-feira) no mesmo horário.

O edital do concurso será divulgado no final do mês de julho. Mais informações, clique aqui.

Por Melisse V.

Fonte: UFPR


A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, a FECAP,  está realizando as inscrições para o vestibular de inverno 2011. Os interessados têm até o dia 30 de junho  para realizar a inscrição através do site www.fecap.br/vestibular. A taxa é de R$100.

A instituição de ensino é reconhecida pela excelência nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Mas também recebe ótimas notas pelos cursos de Engenharia de Produção, Publicidade, Relações Públicas, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

Inclusive ela recebeu a nota máxima no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) por duas vezes e também é considerada como o melhor centro universitário privado do Brasil.

Então não perca a chance de fazer parte do time de alunos da FECAP. Para facilitar o acesso a instituição está com dois campuna cidade de São Paulo, um no bairro de Pinheiros e outro na Liberdade.

Para mais informações entre em contato através do telefone (11) 3272-2222.

Por Leiliane Lopes


Interessados em participar do vestibular de inverno da Universidade Metodista têm até o dia 28 de junho para se inscrever no processo seletivo.

Haverá dois tipos de provas e o estudante poderá escolher de qual dos dois deseja participar. A primeira é a prova digital que acontecerá do dia 2 de julho e a segunda é a prova tradicional que acontecerá no dia 3 de julho. Para ambas as provas a taxa de inscrição é de R$ 70.

Para as turmas de meio de ano a Metodista oferece vagas nos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Design de Interiores, Produção Multimídia, Direito, Letras, Pedagogia, Administração, Marketing, Ciências Contábeis e outros.

As inscrições são feitas através do site www.metodista.br/vestibular endereço eletrônico onde você também pode obter outras informações sobre a universidade e os cursos oferecidos.

A Universidade Metodista está localizada na cidade São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Por Leiliane Lopes


O Senac São Paulo está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação para o segundo semestre de 2011. O interessado deve fazer sua inscrição pelo site www.sp.senac.br e pagar uma taxa de R$ 50.

São 32 cursos voltados  para as áreas de administração e negócios, comunicação e artes, design, arquitetura, educação, meio ambiente, moda, saúde, tecnologia da informação, turismo, gastronomia e entre outros nas cidades de São Paulo, Águas de São Pedro, Campos do Jordão, Osasco, Santo André e Santos.

Os candidatos aprovados devem comparecer a Central de Atendimento do Campus Santo Amaro ou a Secretaria da Unidade onde será o curso para realizar matrícula e levar originais e cópias dos seguintes documentos: diploma de graduação registrado segundo normas do MEC, carteira de identidade, CPF e uma foto 3×4 recente.

Outras informações pelo atendimento do Centro Universitário Senac pelo telefone (11) 5682-7300 ou pelo e-mail campussantoamaro@sp.senac.br.

Por Danielle Vieira


O grupo UNIASSELVI, que abrange dezenas de faculdades por todo o país, compondo um programa nacional de ensino a distância, prorrogou suas datas de inscrição até o dia de 20 deste mês (próxima segunda-feira).

No site da instituição, na página do edital, permanece a data original, de 27 de maio, com previsão de início das aulas para o período entre 27/06 e 02/07.

No entanto em contato com a central de atendimento da UNIASSELVI e de algumas faculdades afiliadas, confirmamos a prorrogação.

O início das aulas, no entanto, permanece o mesmo.

A prorrogação vale para todas as instituições e para todos os cursos: tecnologia, licenciatura e bacharelado.

A inscrição é feita no próprio site.

Deve-se levar o boleto pago da inscrição e os documentos exigidos no site até o polo da cidade do curso escolhido.

Não há prova, redação ou outra forma de seleção adiconal.

Para conferir os cursos oferecidos e os polos da rede, acesse: www.grupouniasselvi.com.br

Por Emerson Del Sent


A Faculdade de Tecnologia – FATIPUC, do IPUC – Instituto Pró-Universidade Canoense, está com inscrições abertas para os cursos de graduação: Licenciatura em Letras e Superior de Tecnologia em Radiologia.

As inscrições estarão abertas até o dia 29 de junho. A prova será aplicada no dia 02 de julho. A divulgação dos resultados está prevista para 04 de julho e as matrículas acontecerão entre 04 e 12 do mesmo mês.

Para os estudantes que nesta época do vestibular estiverem concluindo o Ensino Médio, será necessário, para realizar a matrícula, apresentar um documento (atestado) da conclusão do curso, contendo a data de expedição do diploma.

O link direto para realização das inscrições é o seguinte: www.ipuc.com.br/vestibular/ . Além dos cursos citados acima, a FATIPUC disponibiliza programas de pós-graduação. O IPUC também oferece cursos de educação básica, educação profissional, e cursos de extensão na modalidade EAD e de Ensino Fundamental e Médio (EAD-EJA).

Por Suelen Diniz


A Universidade Bandeirantes (Uniban) fará novos vestibulares no mês de julho, mas as inscrições já estão abertas. Quem se inscrever até o dia 1º fará a prova no dia 2. Já os estudantes que se inscreverem depois, terão até o dia 22 para efetuar o pagamento de R$50,00 referente a taxa do vestibular e realizarão a prova no dia 23.

A Uniban tem campus em três cidades, sendo oito unidades espalhadas por São Paulo, uma em Osasco e outra em São Bernardo do Campo. Oferecendo cursos nas áreas de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais, Artes Cênicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Turismo, Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e muitos outros.

A Uniban também oferece cursos tecnológicos e sequenciais, são dezenas de opções em várias áreas do conhecimento para quem quer dar um UP na carreira. Para efetuar a inscrição e obter outras informações sobre a universidade acesse o site www.uniban.br ou entre em contato pelo telefone (11) 4007-1833.

Por Leiliane Lopes


Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do 2º semestre de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de unificar a oferta de vagas em cursos de instituições públicas.

Neste semestre, estão sendo oferecidas 26.336 vagas em todo o país, distribuídas entre 19 universidades federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica e 23 institutos federais.

Podem participar os estudantes que fizeram o Enem de 2010, e que não tenham zerado a nota da redação.

Para se inscrever basta acessar o site www.sisu.mec.gov.br, diariamente, entre as 6 horas e às 23h59. Após o cadastro, é preciso escolher duas opções de curso. Ao final de cada dia são divulgadas as notas de corte referentes a cada graduação, e o candidato pode mudar as suas preferências, caso queira.

Os interessados devem se apressar, pois o prazo para se cadastrar termina no dia 19 de junho.

A lista com os aprovados em 1ª chamada deve ser divulgada no dia 22 de junho, e eles terão os dias 27 e 28 para realizarem a matrícula nas instituições de ensino. Já a 2ª chamada sai em 2 de julho.

Por André Gonçalves


Entre os dias 27 de junho e 15 de julho acontecerão as inscrições para o vestibular de inverno das Faculdades Integradas Rio Branco, que realizará a prova no dia 17 de julho.

A Rio Branco oferece cursos de graduação nas áreas de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Editoração, Jornalismo, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Internacionais, Relações Públicas, Turismo e Sistemas de Informação.

Inclusive o curso de Sistemas de Informação ficou em primeiro lugar no ranking do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o que mostra a qualidade do ensino oferecido pela instituição.

As provas acontecem nas duas unidades localizadas na cidade de São Paulo: no Campus da Lapa e no campus da Granja Vianna. Os candidatos podem optar pela prova tradicional, pagando a taxa de R$30,00 ou pela prova agendada que tem uma taxa menor, apenas R$15,00.

As inscrições precisam ser feitas através do site das Faculdades Rio Branco.

Por Leiliane Lopes


A instituição responsável pelo processo é a COSEAS/USP (Coordenadoria de Assistência Social da Universidade de São Paulo). O número de isenções / reduções oferecidas será de até no máximo 65.000, quem tiver interesse em concorrer deverá corresponder às seguintes exigências:

  • Comprovar estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em Escola Pública, no Brasil;
  • Comprovar que possui renda familiar de valor permitido, segundo critérios da COSEAS;
  • Comprovar residir no Brasil.

O período estabelecido para requerer as isenções / reduções vai do dia 13 de junho a 05 de agosto, através do site: www.fuvest.br . Quem tiver dúvidas poderá entrar em contato pelo e-mail isencao2012@usp.br. Também será preciso preencher uma ficha da COSEAS, disponibilizada no final do pedido da isenção / redução, que deverá ser encaminhada por correio à FUVEST, junto às cópias da documentação, e ser postada com data de até no máximo dia 10 de agosto.

Os dados da fundação, para descrição no envelope, e lista completa da documentação exigida encontram-se no site.

A divulgação dos candidatos beneficiados está prevista para ser disponibilizada a partir do dia 22 de agosto, no site da FUVEST.

Por Suelen Diniz


Na segunda-feira, 13 de junho, iniciou o período de inscrições para o Vestibular 2011.2 da UFPE e se estenderá até o dia 21 de junho. Este processo será apenas para o Centro de Tecnologia e Geociências/Engenharias da UFPE (CTG).

A COVEST será responsável pelas inscrições, realizadas somente através de seu site www.covest.com.br. A taxa é de R$ 70,00. O exame será realizado em duas etapas: a primeira irá considerar as notas da prova objetiva do ENEM do ano passado (2010). Na segunda, a ser realizada em 10 e 11 de julho, serão aplicadas provas de Química e Português (primeiro dia) e Matemática e Física (segundo dia).

Alunos que estudaram em escolas públicas receberão incentivo de 10% na parte final da classificação. Mas atenção, o incentivo deverá ser solicitado pelo candidato através do site entre os dias 30 de junho a 02 de julho. A divulgação da confirmação de inscrição ocorrerá no dia 07 de julho.

No dia 18 do mesmo mês sairá a lista dos candidatos pré-classificados ao benefício do incentivo. Entre os dias 19 a 22 de julho estes candidatos deverão apresentar a documentação comprobatória ao Corpo Discente da UFPE.

Somente após este processo é que será divulgada a lista final dos classificados. A universidade informa que se farão conhecidos, até o dia 25 de julho, os novos estudantes do CTG.

Por Suelen Diniz


A Unip (Universidade Paulista) está em processo de vestibular. Segundo o Edital o candidato que for aprovado em uma das fases não precisará participar de nenhuma fase subsequente. O processo é continuado e o candidato pode se inscrever com até 24 horas de antecedência, escolhendo o seu dia de prova.

Caso seja aprovado já pode se matricular. Caso não seja aprovado pode escolher outro dia de prova e refazer o Vestibular, sem necessidade de reagendamento. Se decidir tentar outro curso deve fazer o reagendamento.

Os agendamentos podem ser feitos através do Portal da Universidade www3.unip.br/vestibular/  ou através do 0800 010 9000.

Há também a modalidade de provas agendadas, sempre realizadas antes das datas das provas tradicionais. A regra de inscrição com 24 horas de antecedência é a mesma para esta modalidade.

A fase de junho já começou, com as próximas provas nos dias 11, 18 ou 25 de junho às 14 horas.  Se você decidir estudar mais um pouquinho poderá fazer a prova na fase de julho em um dos seguintes dias 2, 16, 23 ou 30 de julho, às 14 horas ou nos dias 5 ou 12 de julho, às 19h30. O processo continuará no mês de agosto.

A Unip conta com 35 campi  em todo Brasil.  

Por Daniella Machado


A UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina anunciou esta semana a implantação do primeiro curso de Graduação em Direito na modalidade EaD – Ensino a Distância do Brasil.

A aprovação partiu do Ministério da Educação após avaliação do pleito, documentação, corpo docente e estrutura virtual da universidade, que mantém outros cursos na modalidade EaD, e também cursos de graduação e pós graduação dentro do sistema regular de ensino.

Segundo a faculdade privada sediada em Tubarão, Sul de Santa Catarina, serão oferecidas 400 vagas para a primeira turma, que inicia no próximo semestre. Metade das vagas vão para membros das Forças Armadas, a outra metade está disponível para a comunidade em geral.

O ingresso acontece por análise curricular, sem vestibular. O curso terá duração de cinco anos, e é aprovado pelo MEC, por isso, o diploma é reconhecido e aceito em todo o Brasil, similar ao que acontece com qualquer curso regular de graduação. Por enquanto, as vagas são exclusivas para moradores de Santa Catarina. O investimento médio será de R$ 588,00 mensais. As aulas começam dia 25/07.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (48) 3621-3000. Inscrições podem ser feitas no endereço www.unisul.br/hotsites/.

Por Fernanda Peplau


A Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) está com inscrições abertas para o Vestibular 2011/2 até 13/08/2011. Você pode se inscrever pela internet em www.unicastelo.br

A próxima prova seletiva será realizada nos campi São Paulo e Fernandópolis,  no dia 11/06/2011, das 8 às 17 horas. Haverá outras seletivas, com datas a serem conferidas no site acima mencionado. 

A Unicastelo oferece 23 cursos de graduação no campus São Paulo e quatro no campus Fernandópolis.

As mensalidades variam dependendo do curso escolhido e do fato de ser noturno ou matutino, além de dependerem também do campus escolhido. Custa R$ 298,00 para os cursos de Licenciatura em Geografia, História, Letras, Matemática, Química e Serviço Social. O curso de Odontologia, por exemplo, em São Paulo custa R$ 860,00, no matutino e R$ 835,00, no noturno.

A Unicastelo também possui curso semipresencial.

O Portal UNICASTELO na internet é um ambiente bastante organizado que oferece WebClasses, acesso à Biblioteca, além de Webmail com o domínio @unicastelo.br aos estudantes.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 0800 170099.

Por Daniella Machado


A UFBA (Universidade Federal da Bahia) divulgou no último dia 02/06 o resultado dos requerimentos de Isenção da Taxa de Vestibular. As inscrições para o Vestibular 2012 ainda estão abertas e você pode se inscrever até 24/08/2011. Para a Isenção da Taxa de Vestibular as inscrições estão encerradas.

As provas da Primeira Fase serão realizadas em 13 e 14/11/2011, e as da Segunda Fase em 18 e 19/12/2011.   

O site já disponibiliza a lista de livros e filmes indicados para as Provas de Português.

Mas atenção, o Manual do Candidato do Vestibular 2012 ainda não está disponível. Há no site,  para consulta, o Manual do Candidato do Vestibular anterior. O site informa, ainda, o endereço da SSOA (Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação) à Rua Dr. Augusto Viana, 33, Canela, Salvador-BA, CEP 40110-160. O SSOA fica em frente à Reitoria. Você pode também obter informações pelo telefone (71) 3283-7820.

O e-mail da SSOA é o ssoa@ufba.br   

Outras informações no site da UFBA.

Por Daniella Machado

 


As inscrições para o Vestibular de Inverno 2011 da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) já estão abertas. Os interessados poderão optar pelo Vestibular Tradicional ou pela Modalidade com a Prova Agendada.

No Vestibular Tradicional, as provas ocorrem no dia 19 de junho de 2011, no campus do Barigui. Já para quem optar pelo modelo de prova agendada, ela poderão ser feitas entre os dias 30 de maio e 15 de junho deste ano.

Entre os cursos oferecidos pela instituição estão: administração, direito, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências biológicas, ciências contábeis, enfermagem, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, medicina veterinária, entre outros.

Faça a sua inscrição através do site do Vestibular da UTP, até a data de 15 de junho (modelo tradicional) e até 14 de junho (modelo agendado).

Para obter outras informações acesse o edital do vestibular.


O vestibular 2011-2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o IFPE, no campus de Barreiros, anuncia que estão abertas as inscrições para os interessados.

Para este certame são oferecidas 175 vagas em cursos técnicos de agroindústria, agricultura, turismo, zootecnia e hotelaria. Há também o curso de qualificação profissional em informática do PROEJA.

A inscrição poderá ser feita, até o dia 17 de junho, no campus de Barreiros. A taxa de participação é de R$ 15.

As provas serão aplicadas na data de 03 de julho deste ano. Aqueles que forem selecionados no certame terão o início das suas atividades em 01 de agosto de 2011.

Outras informações sobre o certame podem ser obtidas pelo telefone (81) 3675 1117, no ramal 249, ou então no edital do vestibular no site do IFPE.


A partir de 30 de junho (quinta-feira) tem início o prazo de inscrição para o vestibular de transferência 2012 da Universidade de São Paulo (USP). Para se cadastrar, clique aqui. O candidato deve pagar a taxa de participação que custa R$ 100. As inscrições vão até 8 de julho (sexta-feira).

Os candidatos devem ser graduandos do Brasil e do exterior, exceto estudantes de cursos sequenciais ou tecnológicos.

São ofertadas 1.101 vagas para as seguintes instituições: USP/Fuvest (975) e Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP (126).

A primeira etapa consiste em uma prova objetiva com 80 questões e está prevista para 31 de julho (domingo).

O resultado para a segunda etapa será divulgado em 12 de agosto (sexta-feira). A escola de interesse do candidato será a responsável pela segunda fase. A data ainda não foi divulgada.

Veja mais detalhes clicando aqui. Boa Prova!

Por Melisse V.


A faculdade Zumbi dos Palmares ainda inscreve para o vestibular de inverno. Agora são apenas provas agendadas para completar as turmas do segundo semestre de vários cursos de graduação.

Para quem não conhece, essa faculdade tem caráter comunitário e visa diminuir as diferenças educacionais na população afrodescendente, mas isso não significa que só os negros que podem se inscrever nos cursos oferecidos por essa instituição.  Muito pelo contrário, a Zumbi dos Palmares tem um compromisso com toda a população brasileira.

Localizada em São Paulo ela oferece vagas nos cursos de Administração, Direito, Tecnologia em Transportes, Pedagogia e Publicidade e Propaganda.

A taxa do vestibular é de R$20,00. E as inscrições seguem até o dia 27 de agosto. A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser somada à nota da prova para melhorar a classificação do aluno.

Mais informações e inscrições pelo site: www2.zumbidospalmares.edu.br.

Por Leiliane Lopes


O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo está com inscrições abertas para o vestibular de meio de ano, com vagas para cursos de graduação e tecnológicos.

Há turma de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Sistema de Informação, Ciências Biológicas, Educação Física, Pedagogia, Letras, Educação Artística, História e Geografia.

Para cursos tecnológicos com duração de dois anos ou dois anos e meio. Há turmas de Gestão Ambiental, Design Gráfico e Design de Interiores.

A Fig Unimesp está localizada na Av. São Luiz, 315 – Vila Rosália, em Guarulhos.

As inscrições para esses cursos podem ser feitas até o dia o dia 30 de julho para as duas provas tradicionais que acontecerão nos dias 18 de junho e 30 de julho. Quem optar por prova agendada tem até o dia 12 de agosto para realizar sua inscrição.

A taxa da prova é de R$10,00  e mais 2kg de alimentos não perecíveis. Inscrições pelo site www.fig.br ou pelo telefone 0800-559330.

Por Leiliane Lopes


A Escola Superior de Administração e Gestão (Esags) tem 250 vagas para o curso superior de administração que tem duração de quatro anos.

São 150 vagas para a cidade de Santo André e 100 vagas para o campus de Santos.

Para participar do processo seletivo o aluno tem até o dia 16 de junho para se inscrever através do site www.esags.edu.br/vestibular. O valor da taxa é de R$45,00 reais.

A prova acontecerá no dia 19 de junho nas duas cidades. O conteúdo do vestibular da Esags são questões de matemática, língua portuguesa e língua inglesa.

Para quem não conhece, a Escola Superior de Administração e Gestão foi criada em 2000 com a junção da STRONG Consultoria Empresarial (que oferece cursos de pós-graduação) e da Fundação Getúlio Vargas, uma das melhores universidades de ciências exatas do país.

Para mais informações sobre o curso, inscrições e provas ligue para (11) 4433-6161 ou (13) 3228-6003.

Por Leiliane Lopes


A Escola Superior de Engenharia e Gestão (Eseg) inscreve alunos interessados em participar do vestibular de inverno até o dia 17 de junho.

A instituição organizará duas provas, uma no dia 15 de junho e outra no dia 18.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eseg.edu.br/vestibular.

Há turmas para o curso de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

A Eseg ficou em primeiro lugar na classificação do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) no curso de Engenharia de Produção, alcançando a nota máxima entre todas as faculdades particulares que oferecem esse curso.

A faculdade não oferece bolsas de estudos do ProUni e também não aceita a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para somar com a nota do vestibular.

A faculdade está localizada na Rua Vergueiro, 1951, próximo ao metrô Paraíso, em São Paulo.

Mais informações pelo telefone 0800-7232333.

Por Leiliane Lopes


Se você mora em Porto Alegre (RS) e tem interesse em ingressar em um curso superior no próximo semestre, pode se inscrever para o vestibular de inverno 2011 na Faculdade de Tecnologia Senac-RS, que oferece o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

O curso tem como ponto principal promover competências para que o aluno atue e opere na área de Recursos Humanos. Formandos desse curso de graduação estão capacitados para planejar, coordenar e operar nas mais diversas funções: administração de pessoal, gestão de pessoas, equipes e recursos humanos, gestão de equipes, de conflitos, entre outros.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos possui duração de dois anos e seis meses, e se destina não somente para os profissionais que pretendem atuar na área de Recursos Humanos, mas para interessados em obter um perfil de liderança, que alie estratégia empresarial com gestão de pessoal.

Os interessados em prestar vestibular para ingresso no curso, devem se inscrever até o dia 29 de junho pelo site: www.senacrs.com.br/vestibular . A taxa de inscrição custa R$ 15,00.

Por Selma Isis


O vestibular do segundo semestre de 2011 da Universidade do Rio Verde (Fesurv), situada em Goiás, já está aceitando as inscrições dos interessados em participar do certame.

O processo seletivo está oferecendo 50 vagas em 23 cursos de graduação, entre os quais estão administração, agronomia, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, gestão de agronegócios, letras, medicina veterinária, nutrição, psicologia, engenharias, secretariado executivo, entre outros.

Os campi que oferecem as vagas são os de Caiapônia e Rio Verde.

As inscrições poderão ser feitas através do site da Fesurv, até a data de 15 de junho de 2011. Já as inscrições de modo presencial podem ser feitas até a data de 16 de junho, nos campi citados (endereços no edital). O custo para participar é de R$ 30.

A data prevista para a realização da prova é o dia 18 de junho, com início às 14 horas.

Para outras informações ligue para (64) 3620 2369 ou 36631892.


Estudantes que desejam ingressar no ensino superior ainda possuem oportunidades em 2011. Diversas instituições de ensino superior estão abrindo inscrições para os vestibulares no meio do ano. Uma delas é o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), que está com as inscrições abertas para o seu processo seletivo para o segundo semestre do ano letivo.

Os cursos que abrem vagas são os de relações internacionais, direito, jogos digitais, gestão em eventos, e engenharia civil, elétrica e mecânica. Os turnos das turmas variam de acordo com o curso que o aluno escolher.

Os estudantes que queiram prestar o vestibular Centro Universitário do Distrito Federal devem fazer a inscrição até o dia 15 de junho pelo perfil da instituição na rede social Facebook, o www.facebook.com/oudfcentrouniversitario. A prova acontece no dia 19 do mesmo mês.

Demais informações pelo site www.udf.edu.br ou pelo telefone (61) 2105 4785.

Por Lidianne Andrade


A Univates, de Lajeado-RS, está com inscrições abertas para o vestibular de inverno de 2011. Os interessados poderão escolher dentre 32 opções de cursos, podendo realizar inscrição pela internet, através do endereço  www.univates.br/vestibular, até o dia 20 de junho de 2011, ou pessoalmente na Secretaria do Câmpus Encantado e no Setor de Atendimento ao Aluno do Câmpus Lajeado, até o próximo dia 17 de junho.

A taxa de inscrição é de R$40, sendo que os candidatos que não tiverem concluído o ensino médio até o dia de realização da prova, bem como os que concluíram curso técnico na Univates, possuem direito à gratuidade da inscrição.

A prova do processo de seleção está agendada para o dia 26 de junho deste ano, no período vespertino, e será composta por uma redação e quarenta e cinco questões objetivas. O telefone 08007070809 está disponível para mais informações.

Por Elizabeth Preático


Os interessados em iniciar um curso de Pedagogia no próximo semestre podem se inscrever para o vestibular de inverno das Faculdades FAEL para o curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade de ensino a distância (EAD). O exame vestibular será realizado em mais de 170 pólos credenciados da instituição, nas seguintes datas, a escolha do candidato: 05 e 19 de junho, 03 e 24 de julho ou 07 e 14 de agosto. As aulas do curso de Pedagogia começam no mês de agosto.

Com autorização do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o curso de Pedagogia EAD da instituição conta com material didático no formato de livros, gratuitos e exclusivos, acessíveis inclusive para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Para possibilitar uma interação total entre alunos e professores, a FAEL conta com uma moderna infraestrutura tecnológica para a transmissão das aulas via satélite ou pela internet.

O exame vestibular da FAEL será uma prova de redação sobre um tema da atualidade e de relevância social, de caráter classificatório e eliminatório. O aluno também pode usar as notas obtidas nos Enem nos exames dos anos 2007 a 2010. A taxa de inscrição custa R$ 35,00. Mais informações no site:   www.fael.edu.br

Por Selma Isis


O edital do processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi divulgado em 19 de maio (quinta-feira). Os interessados em participar do exame devem saber das regras da edição desse ano. Você pode acessá-las nas páginas 40, 41 e 42 do Diário Oficial da União, clicando aqui.

O prazo de inscrição vai de 23 de maio (segunda-feira) até 10 de junho (sexta-feira). O valor da taxa de participação custa R$ 35. Os estudantes de escolas da rede pública e os de baixa renda estão isentos do pagamento. Cadastre-se nesse link. É necessário informar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). As provas objetivas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro (sábado e domingo).

Os estudantes serão avaliados nas seguintes áreas de conhecimento: 1) Matemática e Suas Tecnologias; 2) Ciência da Natureza e Suas Tecnologias; 3) Linguagem, Código e Suas Tecnologias e 4) Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. São 45 questões e uma redação. No dia da prova, lembre-se de levar um documento de identificação original com foto e caneta preta com material transparente.

No primeiro dia de provas, os candidatos terão quatro horas e meia disponíveis para realizarem o exame. Já o segundo, terá cinco horas e meia de duração. É proibido entrar na sala de realização das provas com celular ou outro equipamento eletrônico.

O ENEM é uma forma de avaliar a qualidade da educação do país no nível médio. Ele também é utilizado no Programa Universidade para Todos (ProUni), como primeira etapa nos vestibulares de muitas universidades brasileiras e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Boa Prova!

Por Melisse V.

Fonte: MEC


A Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em São Paulo, abre o período de inscrições para o vestibular de inverno 2011.

A instituição oferece vagas para os cursos de direito, administração, relações internacionais, publicidade e propaganda, comércio exterior, pedagogia, serviço social, nutrição, psicologia, odontologia, enfermagem, ciências farmacêuticas, medicina, fisioterapia, educação física, produção sucroalcooleira, biotecnologia, sistemas de informação e engenharias (civil, da computação, de produção e química).

As provas serão realizadas no dia 28 de maio de 2011.

Faça a sua inscrição acessando ao site da Unaerp, até o dia 22 de maio. As taxas de participação têm valores entre R$ 30 e R$ 100.

Por Oscar Ariel


O dia 16 de maio de 2011 marcou o início das inscrições para o vestibular de inverno da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC-SP.

Alguns dos cursos que estão disponíveis para este certame são: administração, ciências atuariais, ciências contábeis, direito, filosofia, ciências econômicas, letras, matemática, turismo, entre outros. Também há disponibilidade de cursos a distância.

As provas têm data de aplicação prevista para a data de 19 de junho deste ano, nos campi da instituição.

Entre as obras literárias que os concorrentes devem ler para o processo seletivo, estão: “Capitães da Areia", de Jorge Amado; “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo; “Antologia Poética”, de Vinícius de Moraes; “Vida Secas”, de Graciliano Ramos; e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

Os interessados podem efetuar as inscrições por meio do site – vestibular.pucsp.br – até o dia 14 de junho de 2011.

A lista com os aprovados no vestibular de inverno será divulgada em 29 de junho.

Para outras informações, acesse o edital do processo.

Por Oscar Ariel


Se você mora na região do ABC Paulista e está procurando uma instituição de ensino superior para prestar vestibular nesse segundo semestre de 2011, então fique ligado no período de inscrições para o vestibular 2011-2 da Universidade do Grande ABC (UniABC).

Para verificar todos os cursos ofertados pela universidade, acesse o site – uniabc.br.

As provas serão aplicadas no dia 04 de junho de 2011.

No link acima, também podem ser efetuadas as inscrições para o processo seletivo, até a data de 03 de junho de 2011. Os candidatos que realizaram o Enem (em 2009 e 2010) e tiveram um aproveitamento igual ou acima de 400 pontos, não precisam pagar a taxa de participação. Já os demais concorrentes pagam o valor de R$ 30.

Outras informações, acesse o edital completo.

Por Oscar Ariel


Começa no dia 16 de maio de 2011 o período para as inscrições no vestibular de inverno 2011 da Universidade Tuiuti do Paraná, a UTP.

A instituição oferta para os estudantes cursos como biomedicina, biotecnologia, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, medicina veterinária, psicologia, arquitetura e urbanismo, direito, jornalismo, publicidade e propaganda, engenharia (ambiental, civil, eletrônica, mecânica e eletrotécnica), entre outros.

Para realizar a sua inscrição, o candidato deve acessar ao site da instituição – utp.br – ou então se dirigir até o Campus Professor Sydnei Lima Santos (Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, n° 238), até o dia 16 de junho.

A aplicação das provas acontece na data de 19 de junho de 2011.

Para outras informações e sanar dúvidas, acesse o site acima ou então ligue para 0800 410 800. Bons estudos e provas!

Por Oscar Ariel


Foi dado início o período de inscrições para o vestibular 2011-2 do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra), em Tocantins.

Para este processo seletivo está sendo ofertado um total de 19 cursos (biomedicina, administração, ciências contábeis, ciências biológicas, direito, ciências da computação, educação física, enfermagem, engenharia de minas, engenharia civil, fisioterapia, farmácia, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, sistemas da informação, serviço social e tecnologia em estética e cosmética).

Para realizar a sua inscrição, você pode se dirigir até o Palmas Shopping (na loja Espaço Ulbra), até 27 de maio de 2011, ou ainda pela internet no site – ulbra-to.br– até a data de 25 de maio. 

O dia 29 de maio foi a data escolhida para a realização da prova do vestibular 2011-2. O início é às 09 horas e vai até às 11h15.

A lista com os selecionados no certame será divulgada em 30 de maio.

Para dúvidas e outras informações, clique aqui.

Por Oscar Ariel


A partir do dia 16 de maio estarão abertas as inscrições para o vestibular 2011.2 do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no estado do Rio de Janeiro.

A instituição oferece cursos tecnólogos e de graduação nas áreas de Exatas, Humanas, Saúde e Artes.

As inscrições serão realizadas, do dia 16/05/2011 ao dia 06/06/2011, pelo portal da instituição, ou então nos campi de Volta Redonda, Barra do Piraí ou de Nova Iguaçu.

O valor a ser pago pela taxa de inscrição é de R$ 30.

As provas devem ser aplicadas no dia 03 de julho, das 9h às 12h30.

No dia 05 de julho será divulgado o resultado do vestibular.

Por Andrea Gomes


O mês de maio é um período muito interessante para os estudantes que visam ingressar em alguma universidade. Os vestibulares de inverno aparecem em grande número, ofertando inúmeras possibilidades. E quem abriu as inscrições para o seu processo seletivo foi a Faculdade Maurício de Nassau.

A instituição oferece cursos de graduação em diversas regiões do nordeste (João Pessoa-PB, Campina Grande-PB, Recife-PE, Salvador-BA, Natal-RN e Maceió-AL).

Caso tenha interesse, realize a sua inscrição no site da instituição mauriciodenassau.edu.br (até o dia 08 de junho).

As provas serão aplicadas no dia 12 de junho de 2011.

No manual do candidato, os interessados também podem verificar informações como taxas, cursos oferecidos etc. Boa sorte!

Por Oscar Ariel


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2011.2 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Porto Alegre.

A instituição oferece 977 vagas nos seguintes cursos superiores: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo ou Publicidade e Propaganda), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Licenciatura em Computação, Medicina, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

As inscrições acontecem até o dia 09 de junho, através do endereço eletrônico www.unisc.br/vestibular ou pessoalmente em um dos campi da Unisc. Os inscritos devem pagar uma taxa equivalente a R$ 40 (até 31 de maio), depois o valor passa para R$ 60. Quem se candidatar na condição de treineiro (não concorre às vagas), paga R$ 20.

A prova está prevista para o dia 18 de junho (sábado), das 14h às 19h e será realizada no campus de Santa Cruz do Sul.

O resultado sai no dia 21 de junho, a partir das 14h, no portal da Unisc.

Por Andrea Gomes


As Faculdades de Tecnologias (Fatecs) do Estado de São Paulo estarão recebendo, a partir do dia 2 de maio, as inscrições para o Vestibular do 2º semestre de 2011, que vai oferecer 10.860 vagas em 60 cursos de graduação tecnológica gratuitos, distribuídos nas 51 unidades da instituição. Haverá quatro novos cursos na Fatec, que está presente em 47 municípios do estado: Automação Aeronáutica, Estruturas Leves, Construção de Edifícios e Controle de Obras.

As inscrições poderão ser feitas através do site www.vestibularfatec.com.br, até o dia 8 de junho. A taxa para participar custa R$ 70. Como parte de um projeto de inclusão social, a Fatec utiliza o “sistema de pontuação acrescida”, que oferece bônus de 3% nas notas dos candidatos que se autodeclararem afrodescendentes, além de 10% para estudantes de escolas públicas. Se estiver em ambas as situações, o candidato obtém 13% de bônus.

A prova está marcada para o dia 3 de julho. A lista da 1ª chamada para os aprovados sairá até o dia 19 de julho, e a matrícula começa no dia seguinte.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no manual do candidato ou pelos telefones (11) 3471-4103 (Grande São Paulo) e 0800-596-9696 (demais cidades).

Por André Gonçalves


Estarão abertas até o dia 11 de maio as inscrições para o Vestibular do 2º semestre de 2011 da Faculdade INAP, de Belo Horizonte. As vagas que estarão em disputa são para os cursos superiores tecnológicos de Design Gráfico e Design de Interiores. Em ambos os casos, estão sendo oferecidas 50 vagas para o turno da manhã e outras 50 vagas para o turno da noite.

As inscrições estão sendo feitas através do site www.faculdadeinap.edu.br ou no campus da instituição, localizado na Avenida Carandaí, 507, bairro Funcionários, na capital mineira.

O atendimento funciona das 8 horas às 20 horas, nos dias úteis. Aos sábados, o horário é entre as 8 horas e as 15 horas. A taxa de inscrição custa R$ 40. A prova está marcada para o dia 15 de maio, e será composta por 20 questões de múltipla escolha, com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, além da redação. Os candidatos que preferirem, podem agendar uma data para a realização do exame (de segundas a sextas-feiras).

Os resultados saem até o dia 20 de maio. A matrícula será feita entre os dias 1º e 10 de junho.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3304-6666.


O Ministério da Educação (MEC) divulgou a data do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011. O exame, que tem como objetivo medir o rendimento, as competências e as habilidades dos estudantes dos cursos de graduação, será realizado no dia 6 de novembro, a partir das 13 horas, em todo o país.

A previsão é de que sejam avaliados 1,2 milhão de alunos, dos cursos de arquitetura e urbanismo, artes visuais, biologia, computação, ciências sociais, educação física, engenharia, física, filosofia, história, geografia, letras, matemática, música, pedagogia e química, além dos estudantes matriculados nos cursos técnicos em alimentos, automação industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, construção de edifícios, fabricação mecânica, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, saneamento ambiental e rede de computadores.

Estão dispensados do Enade os estudantes dos cursos não listados; os que se formarem até o dia 31 de agosto; aqueles que estudaram fora do país; e os que iniciaram o curso superior em 2011 (desde que tenham feito o Enem). As inscrições vão ocorrer entre os dias 18 de julho e 19 de agosto, através das instituições de ensino superior. A participação no exame é obrigatória.

Outras informações no site www.inep.gov.br (link “Enade 2011”).


A União Educacional de Brasília (UNEB) está com inscrições abertas até o dia 30 de abril, para o vestibular fora de época. Estarão em disputa as vagas para os cursos de Administração de Sistemas de Informação, Administração Hospitalar, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A instituição, localizada na capital federal, utiliza o sistema de regime modular de ensino, que permite a entrada de alunos mensalmente, sem que eles percam nenhum conteúdo. As aulas do próximo módulo vão iniciar no dia 4 de maio.

As inscrições podem ser feitas através do site www.uneb.com.br. A taxa custa R$ 30. A data da prova fica a critério do candidato, que pode agendar o exame para as segundas, quartas, sextas ou sábados. No dia marcado, o aluno deve levar documento com foto, cartão de inscrição (ou o boleto quitado, de pagamento da taxa) e caneta esferográfica de tinta preta. A avaliação consiste em redação e provas de múltipla escolha, com questões de interpretação de texto e raciocínio lógico. O resultado final sai em até 48 horas depois de feito o exame.

Mais informações no telefone (61) 2101-9900 ou através do e-mail callcenter@uneb.com.br

Por André Gonçalves


Entre os dias 18 de abril e 20 de maio, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos cursos superiores de tecnologia do Senai-SP.

Os cursos acontecerão nas unidades de São Caetano do Sul, Osasco, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo e Taubaté.

As vagas são para nove cursos: Mecatrônica Industrial, Automação Industrial, Produção Gráfica, Fabricação Mecânica, Processos Ambientais,Polímeros, Produção de Vestuário, Processos Metalúrgicos e Eletrônica Industrial.

A instituição oferece programa de financiamento estudantil para alunos com renda familiar de até 3 salários mínimos e também bolsas de estudo com descontos de até 38% nas mensalidades.

As inscrições poderão ser feitas através do site www.sp.senai.br ou diretamente na unidade onde o curso será ministrado (confira os endereços no site citado). É preciso pagar uma taxa de R$ 50.

A prova está marcada para o dia 12 de junho, e será composta por 70 questões de múltipla escolha.

O resultado final está previsto para o dia 6 de julho.

Por André Gonçalves


O vestibular da FUVEST é considerado um dos mais disputados do país, a seleção é responsável por organizar processos seletivos de diversas universidades e também de algumas empresas.

Universidades como a USP (Universidade de São Paulo), a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, utilizam as provas da Fuvest para selecionar seus candidatos.

Todos aqueles que vão prestar o vestibular da Fuvest devem ficar atentos, pois a data das inscrições já foi divulgada.

A partir do dia 02 de agosto todos podem ter acesso ao manual do vestibular, que estará disponível entre 27 de agosto até 10 de setembro de 2011, os candidatos poderão se inscrever via internet através do site oficial www.fuvest.br.

A lista dos livros que serão exigidos na prova é: "Auto da barca do inferno" – Gil Vicente; "Memórias de um sargento de Milícias" – Manuel Antônio de Almeida; "Iracema" – José de Alencar; "Dom Casmurro" – Machado de Assis; "O Cortiço" – Aluísio Azevedo; "A cidade e as serras" – Eça de Queirós; "Vidas secas" – Graciliano Ramos; "Capitães da areia" – Jorge Amado e "Antologia poética" (com base na 2ª ed. aumentada) – Vinícius de Moraes.

Bons estudos e boa sorte!

Por Milena Evelyn


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abrirá no dia 26 de abril as inscrições para os candidatos que quiserem fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2012.

Essas inscrições deverão ser efetuadas pela internet no portal www.comvest.unicamp.br, até o dia 31 de maio. Além da inscrição online, o candidato deverá encaminhar a documentação exigida (que será descrita em edital) através do Correio para a Comvest. A exclusão do candidato pode ser efetuada se faltar um dos documentos requeridos ou se forem enviados após o prazo.

A isenção da taxa de inscrição do vestibular da Unicamp é oferecida para quem é proveniente de família de baixa renda, para os funcionários da Universidade ou da Funcamp e para os candidatos que desejarem candidatar-se no período noturno em cursos de Licenciatura.

Por Iracema Iris Gonçalves


A UEG (Universidade Estadual de Goiás) está com inscrições abertas para o vestibular que é realizado no meio do ano. Estão sendo oferecidas, para o processo de seleção, 460 vagas. O prazo para os interessados se inscreverem é dia 19 de abril.

O total de vagas está divido entre os cursos de: engenharia civil, pedagogia, agronomia, ciências biológicas, química, zootecnia, arquitetura e urbanismo, educação física, fisioterapia, química industrial, engenharia agrícola, farmácia e enfermagem.

O valor da taxa de inscrição é: R$ 40 para treineiros, R$ 90 para quem pretende cursar arquitetura e urbanismo e R$ 80 para quem quer fazer os demais cursos.

A prova de habilidade específica para os candidatos ao curso de arquitetura e urbanismo será realizada no dia 1º de maio. A prova de conhecimentos gerais acontecerá dia 22 de maio, a redação e a prova discursiva específica ocorrerão no dia 19 de junho.

Outras informações podem ser adquiridas através do portal www.vestibular.ueg.br ou pelo telefone (62) 3328-1122.

Por Iracema Iris Gonçalves


A Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) instituição com anos de experiência em ensino, está com as inscrições abertas para candidatos que desejem ingressar no Vestibular de Inverno 2011. O período de inscrição vai de 16 de maio a 27 de junho.

A realização da prova está marcada para o dia 3 de julho, domingo, às 13h nos três Campi: o de Santa Bárbara do Oeste, o de Lins e o Taquaral Piracicaba.

Os valores a serem pagos para participar do processo seletivo são: R$ 30 (para os convênios ACEL, ACIPI e ACISB, para quem quiser utilizar a nota do Enem e para treineiros) ou R$ 50.

Mais informações, sobre o vestibular podem ser adquiridas através do acesso ao site da Universidade: www.unimep.br.

Por Iracema Iris Gonçalves


A Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) em ação conjunta, lançam hoje (dia 01 de abril de 2011) bolsas de estudo para aqueles que tenham interesse em desenvolver projetos nacionais de pesquisa científica e tecnológica na área de desenvolvimento infantil.

O objetivo da FAPESP é desenvolver iniciação científica aos brasileiros.

As propostas dos interessados devem ser apresentadas até o dia 13 de junho de 2011 e cada interessado deve apresentar uma única proposta que deverá ter, caso seja aprovada pela comissão de avaliação, duração máxima de até 24 meses para seu desenvolvimento e conclusão.

Aqueles interessados devem acessar o site da FAPESP, www.fapesp.br, e enviar sua devida proposta para a Fundação.

Por Layla Rodrigues


A Capes publicou mais um edital de fomento à pesquisa. Trata-se do Edital Capes/Cofecub (Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil), que receberá e selecionará projetos de pesquisa em diversas áreas, a fim de que possa ocorrer intercâmbio entre universidades brasileiras e francesas.

O início das atividades está previsto para se dar ainda este ano, mas o prazo para as inscrições (gratuitas) será limitado a até 18/05/2011.

Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: consistência dos documentos, análise meritocrática e aprovação conjunta entre a Capes e o Cofecub.

Há a exigência de que cada proposta esteja vinculada a um curso de doutorado avaliado pela Capes, de preferência cursos que tenham conceito de 5 a 7 e que, no projeto, conste a participação mínima de quatro doutores.

Aos selecionados, serão concedidos benefícios diversos, tais como auxílio financeiro para estadia e estudo. Para a equipe como um todo, poderão ser concedidos até R$10.000, que serão gastos com materiais de limpeza, laboratórios, impressões, combustível, etc.

Por Alberto Vicente


Começa na próxima semana, entre 28/03 a 06/04, o período de inscrições para o Projeto Universidade para Todos. Todo o processo de inscrição será realizado pela internet, através do Portal da Educação.

Trata-se de um projeto governamental que vem, ao longo do seu pouco tempo de vida, permitindo a inclusão de estudantes no ensino superior, através da oferta de ensino preparatório para vestibulares (curso pré-vestibular) e da concessão de outros benefícios que atendam jovens oriundos de classes sociais menos favorecidas (a exemplo dos benefícios de isenção de taxa de inscrição em vestibulares e a doação de material didático de qualidade para os estudos). 

Coordenado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em parceria com universidades estaduais baianas, o UpT acontece dentro das próprias unidades de ensino do Estado.

Todo estudante que tenha cursado da 5ª série do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio em escola pública municipal ou estadual está apto a participar, bastando para isso ler as informações do edital e realizar a inscrição online.

Em caso de dúvidas acesse o edital ou ligue para 0800 285 8000.

Por Alberto Vicente


Se você está pensando em prestar o vestibular 2012 da Universidade Federal de Minas Gerais sem pagar a taxa de inscrição, fique atento a esta notícia. O Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular da UFMG 2012 começa a aceitar as inscrições dos interessados a partir do dia 13 de abril de 2011. O grande intuito deste projeto e dar a oportunidade aos candidatos que não têm possibilidade de pagar as taxas devido às suas condições socioeconômicas.

Outro ponto importante para salientar, é que há também a possibilidade de conceder a alguns estudantes a isenção parcial das taxas. Assim, os candidatos ao vestibular efetuarão o pagamento de somente 50% do valor no ato de inscrição.

Após o início das inscrições para o PITV, os interessados poderão se cadastrar acessando o site ufmg.br/copeve, até a data de encerramento que é 03 de maio de 2011. Neste link listado acima, também poderá ser encontrado o resultado final daqueles que conseguirão a isenção, a partir do dia 05 de agosto de 2011.

Outras informações também pelos telefones (31) 3409 6700 ou 3409 4408. 

Por Oscar Ariel


As inscrições para o processo seletivo da PUC Minas Virtual estarão abertas para os interessados no dia 21 de março de 2011. A instituição oferece para este caso, opções de cursos a distância nas áreas de ciências contábeis, administração, além do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

As inscrições, que tem encerramento na data de 18 de maio de 2011, podem ser feitas pelo site – pucminas.br. Serão duas formas que os candidatos poderão optar no ato da inscrição. A primeira pelo vestibular tradicional, e a segunda pela nota que o concorrente obteve no Enem 2010. A taxa de participação fica estipulada entre valores de R$ 35 (tradicional) e R$ 20 (Enem).

Pelo modo tradicional, as provas acontecerão no dia 18 de junho nas cidades de Minas Gerais e também em São Paulo, em cidades como Ribeirão Preto, Campinas e São João da Boa Vista. Para mais informações o candidato pode acessar o site virtual.pucminas.br, ou ligar para (31) 3319 4444.

Por Oscar Ariel


Os interessados em participar do Vestibular de inverno 2011 da Universidade Estadual de Maringá, a UEM, poderão realizar a inscrição do processo seletivo a partir do dia 04 de abril de 2011. O cadastramento para o certame deverá ser feito pela internet no site vestibular.uem.com.br, até a data do encerramento, que será no dia 25 de abril. No momento da inscrição, os vestibulandos terão de escolher a cidade, na qual efetuará as provas, tendo como opções: Campo Mourão, Apucarana, Cidade Gaúcha, Cianorte, Goioerê, Maringá, Paranavaí, Ivaiporã e Umuarama.

A taxa de participação do vestibular da UEM tem o valor de R$ 90. Os testes estão marcados para acontecer nas datas de 10,11 e também 12 de julho deste ano, no horário das 8h50 às 13h. O resultado do vestibular com a lista dos aprovados deverá ser divulgada na data de 05 de agosto de 2011, a partir das 10 da manhã pelo site da instituição.

Quem for selecionado no limite das vagas, deverá realizar a sua matrícula no mês de janeiro de 2012, sendo as atividades na universidade iniciadas em fevereiro.

No site da UEM também estão descritas as obras literárias que são exigidas para o certame. Para outras informações o candidato pode ligar para os números (44) 3011 4574/ 3011 4241, ou ainda enviar um e-mail para sec-daa@uem.br.

Por Oscar Ariel


São muitas as instituições que abrem as inscrições para os vestibulares de inverno neste ano de 2011. Outra que informa o período de cadastramento para processo seletivo é a Universidade do Estado de Mato Grosso, a Unemat. Com uma oferta de 1.800 vagas para diversos cursos de graduação, os interessados poderão efetuar as inscrições a partir da data de 21 de março de 2011 até o dia 19 de abril deste ano.

A distribuição das vagas ficou entre os seguintes campi da Unemat: Alto Araguaia, Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Sinop.

Uma informação importante sobre as vagas, é que 25% do total, serão disponibilizadas para o PIIER, que é o Programa de Integração e Inclusão Étnico-racial. No ato da inscrição, os candidatos poderão optar por uma segunda opção de curso. A previsão para a aplicação das provas é os dias 22 e 23 do mês de maio.

Estas acontecerão nos campi citados acima, além de outras cidades como Rondonópolis, Cuiabá e Barra do Garças. O pedido da isenção para a taxa de inscrição deverá ser feito nos dias 21 e 22 de março.

Para realizar o seu cadastramento, além de obter todas as informações do certame, acesse o site da Universidade do Estado do Mato Grosso.

Por Oscar Ariel


Foram divulgados os aprovados em segunda chamada do Vestibular 2011 da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Além disso, também foi divulgada uma lista de remanejamento de alunos para o 1º semestre de 2011.

Aprovados 2ª chamada | Remanejados para 1º semestre

Quando deve ser realizada a matrícula?

R: no dia 28/02/2011 e 01/03/2011, das 08h às 12h, e também das 14h às 18h.

E os alunos remanejados? O que devem fazer?

R: dirigir-se à coordenadoria de seu curso, a fim de obter o seu atestado de matrícula.


Não conseguiu passar no Vestibular? Quer entrar na faculdade ainda em 2011? Pois saiba que ainda existem algumas faculdades particulares que possuem oportunidades abertas.

Normalmente o método de entrada é através de Vestibular Agendado, usando inclusive a nota do Enem, se for o caso.

Mas corra! Não resta muito tempo, e logo as inscrições devem se encerrar, uma vez que as aulas estão para começar.

Veja algumas opções:

Dicas dadas, agora é com você. Bons estudos, e boa sorte!


Na quarta-feira, dia 23 de fevereiro de 2011, será divulgada a lista de convocados do Vestibular 2011 da Unicamp (3ª chamada).

Onde encontrar essa lista?

R: no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) – www.comvest.unicamp.br, ou presencialmente no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp.

Quando devem ser feitas as matrículas?

R: no dia 28 de fevereiro de 2011, das 9h00 às 12h00.

Quais os documentos necessários para matrícula?

  • Certificado de conclusão do Nível Médio;
  • Identidade (RG), CPF;
  • Título de Eleitor (para maiores de 18 anos);
  • Certificado de reservista (ou de alistamento militar);
  • Fotos tamanho 3×4 cm recentes.

Os estudantes que terminaram o ensino médio recentemente, e que pretendem fazer cursinho pré-vestibular, podem realizar a inscrição no Cursinho do XI, que é ligado ao Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a partir do dia 21 de fevereiro. O local é em São Paulo, capital.

Para participar das aulas, é preciso pagar a mensalidade que varia entre R$ 120 e R$ 180.

As inscrições devem ser feitas diretamente na secretaria do cursinho, que fica na Av. Brigadeiro Luis Antonio, 277, 5º andar, no bairro da Bela Vista.

No ato da inscrição, é preciso que o interessado apresente o RG, CPF, comprovante de residência e também uma foto 3×4.

Para saber mais detalhes e informações, os números (11) 3107-6293 / 3101- 4583 ou o site www.cursinhodoxi.com.br, podem ser consultados.

Por Rafaela Ometto.





CONTINUE NAVEGANDO: