Prazo para se inscrever termina no dia 15 de agosto de 2018.

O período de vestibulares já está aberto nesse segundo semestre de 2018. Entre eles está o do Instituto Militar de Engenharia, o IME, o qual já está com inscrições de Vestibular abertas para 2018 e 2019. A partir desta mesma terça-feira, dia 10 de julho, todos os interessados já poderão cadastrar suas inscrições, dado que o período para tal se estenderá até o dia 15 de agosto. A taxa está no valor de 100 reais.

Existe a possibilidade de solicitar isenção de taxa de inscrição, a qual se dará até o dia 20 de julho. Esta isenção será concedida apenas aos participantes com ensino médio concluído ou para concluir até o dia 31 de dezembro deste mesmo ano. Esta solicitação deverá ser acompanhada de documentação, no sentido de protocolar o ato na Subdivisão de Concursos do próprio IME; podendo ser enviado por Correio, também. Os candidatos isentos necessitam ser cadastrados até o dia 31 de julho.

Normas de inscrição:

Ser um brasileiro nato; possuir ensino médio completo ou com conclusão para o dia 31 de dezembro de 2018; idade mínima de 16 anos e o máxima de 22, na formação da Ativa, ou 21, na Reserva.

As vagas estão divididas em duas categorias, que são as seguintes:

O Curso de Formação e de Graduação de Oficiais da Ativa no Quadro dos Engenheiros Militares, o CFG-Ativa, destinado aos estudantes que necessitem ou desejem dar continuidade na carreira militar, e o Curso de Formação e de Graduação de Oficiais na Reserva do Quadro dos Engenheiros Militares, o CFG-Reserva, neste caso, voltado para os estudantes que pretendem somente cursar a graduação.

Este vestibular do IME consiste em Exame Intelectual; em Inspeção de Saúde e finaliza no Exame de Aptidão Física.

O Exame Intelectual será ministrado em forma de provas nas seguintes cidades: em Belém/PA; em Belo Horizonte/MG; Capital Federal Brasília/DF; em Campinas/SP; em Campo Grande/MS; em Curitiba/PR; em Fortaleza/CE; em Goiânia/GO; em Juiz de Fora/MG; em Manaus/AM; em Porto Alegre/RS; em Recife/PE; no Rio de Janeiro/RJ; em Salvador/BA; em São José dos Campos/SP; em São Paulo/SP e em Vila Velha/ES.

A fase primeira deste Exame Intelectual será realizada no dia 12 de outubro, agendada para às 13h30. O caderno de provas conterá 40 questões objetivas em cima de Matemática; de Física e de Química. Os candidatos aprovados participarão da segunda etapa, ou seja, do Exame Intelectual, marcado entre o dia 29 de outubro e o dia 1º de novembro, iniciando às 13h30.

O critério de divisão do conteúdo programático é o seguinte:

Dia 29 de outubro, realização da prova discursiva de matemática;

Dia 30 de outubro, realização da prova discursiva de física;

Dia 31 de outubro, realização da prova discursiva de química;

Dia 1º de novembro, realização da prova mista de Língua Portuguesa e Inglesa.

O resultado definitivo deste Vestibular do IME será divulgado até o dia 21 de dezembro. Todos os candidatos selecionados participarão da Inspeção de Saúde e do necessário Exame de Aptidão Física, em um só dia. A apresentação dos candidatos aprovados para este exame será entre os dias 7 e 11 de janeiro. O Exame de Aptidão Física será realizado entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019. Este cronograma será rigorosamente seguido.

Toda a documentação necessária para o ato de matrícula será recebida até o dia 7 de fevereiro de 2019. O ano letivo iniciará, precisamente, no dia 11 seguinte, do mesmo mês.

Este é um dos mais importantes e concorridos vestibulares do ano. São oportunidades de carreira a serem conquistados. Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos


Quem possui entre 16 e 22 anos de idade e já concluiu ou irá concluir o ensino médio ainda neste  ano, poderá participar do Concurso de Admissão da Ativa e da Reserva 2012/2013 do Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro.

Segundo as informações divulgadas, são oferecidas 67 vagas (Ativa) para candidatos que pretendem seguir uma carreira militar após a formação. Outras 30 vagas são destinadas a Reserva, para quem não pretende prosseguir na carreira.

Entre as áreas que estão sendo focadas, estão: Eletrônica, Computação, Química, Cartografia, entre outras.

Segundo as informações divulgadas, este processo seletivo é constituído de Exame Intelectual, Exame de Aptidão Física e Inspeção de Saúde.

O primeiro exame será composto de duas fases: a primeira acontecerá no dia 15 de outubro e a segunda está prevista para ser realizada entre os dias 29 de outubro e 1° de novembro.

Para  se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico inscricoes.ime.eb.br até o dia 03 de setembro de 2012, e, após realizar a mesma, deverá pagar uma taxa de R$ 95,00. 

Para obter mais detalhes sobre as provas, datas e locais de realização das mesmas, acesse o site citado acima.

Por D. Soares


O Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado na Praia Vermelha da cidade do Rio de Janeiro, é uma instituição de ensino responsável pelo ensino superior de engenharia e por pesquisas básicas para atender as demandas do Exército Brasileiro.

Na instituição são ministrados cursos de graduação, pós-graduação e extensões universitárias para militares e civis. Está inserida no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, abrangendo demais órgãos para a devida cooperação por meio de prestação de serviços estratégicos e de natureza técnico-científicos, além de contribuir tecnologicamente para o desenvolvimento do País.

Para ingressar neste instituto é necessário prestar vestibular, ser aprovado, além de ser concluinte do Ensino Médio. O curso que o candidato irá prestar é o Curso de Formação e Graduação (CA/CFG) e a inscrição só pode ser efetuada via internet, pelo portal: inscricoes.ime.eb.br. Caso seja o primeiro acesso do candidato, será necessário efetuar inscrição no portal. Após inscrição no vestibular, será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição que é de R$ 95,00, lembrando que a data limite para inscrição é 9 de setembro de 2011.

Por Natália Melo





CONTINUE NAVEGANDO: