Certame oferece vagas para Cursos de Nível Superior e Técnico. Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio de 2016.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) abriu na última quinta-feira, dia 28 de junho, as inscrições para o vestibular referente ao segundo semestre de 2016. Elas devem ser feitas pela internet até o dia 25 de maio. O valor da taxa é de R$ 50.

Há isenção de taxa para os alunos que cursaram o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou foram bolsistas integrais em escolas particulares, com renda per capita de até um salário mínimo e meio. Basta oficializar a solicitação no protocolo do campus onde é oferecido o curso escolhido, mediante formulário de isenção mais os documentos comprobatórios. A lista com os conteplados sairá no dia 19 de maio.

O IFF está oferecendo 344 vagas para os cursos superiores de tecnologia (Design Grágico e Manutenção Industrial), bacharelado (Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo) e licenciatura (Teatro, Música, Matemática, Letras, Geografia, Educação Física e Ciências da Natureza) nos campi Centro, Guarus, Itaperuna e Macaé.

Além disso, também há 573 vagas para os cursos Técnicos de Nível Médio (Eletromecânica, Informática, Cozinha, Química, Automação Industrial, Edificação, Eletrotécnica, Estradas, Mecânica e Telecomunicações) nos campi Bom Jesus de Itabapoana, Cabo Frio, Centro, Itaperuna, São João da Barra e Unidade de Formação de Cordeiro.

A prova será aplicada em duas fases, a primeira no dia 26 de junho, das 8h30 às 12:30, e será composta por 50 questões de múltipla escolha referentes as matérias de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Também no dia 26 acontecerá a prova de Aptidão Específica para os candidatos dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.

Os aprovados na primeira fase farão a segunda prova no dia 14 de agosto, que será composta por questões discursivas sobre conhecimentos específicos. Exceto para os candidatos dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Licenciatura em Teatro, cuja prova será composta apenas por uma Redação.

Os candidatos ao curso de música deverão ainda fazer uma prova específica no dia anterior.

A lista de aprovados deverá sair no dia 09 de setembro.

Para mais informações acesse o site do IFF, lá você encontra também o Edital.

Por Tom Vitor de Freitas


Ao concluir o ensino médio, a cabeça dos estudantes fica a mil sobre qual carreira deverão seguir. Entretanto, agora é hora de prestar vestibular e o estudante não pode perder tempo. Assim, se você deseja fazer parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) fique atento a essa matéria, pois as inscrições para o processo seletivo estão abertas.

Primeiramente, é importante lembrar que as inscrições poderão ser feitas até o dia 7 de novembro e o valor da taxa de inscrição é de R$ 50.

A primeira etapa das provas está prevista para ocorrer na data provável de 30 de novembro e a segunda em 18 de janeiro, com a exceção dos cursos de Música e Arquitetura e Urbanismo, os quais contarão com uma terceira etapa que será a parte prática.

Cabe lembrar que a primeira etapa será composta por 50 questões de múltipla escolha de diversas áreas do conhecimento. Já a segunda etapa será composta por uma redação e outras seis questões discursivas, nas quais o candidato deverá escolher cinco, com a exceção do curso de Tecnologia em Design Gráfico em que o candidato fará somente a redação.

Ao todo são ofertadas 413 vagas e os cursos são de níveis tecnológico, bacharelado e licenciatura distribuídos para os campi de Campos-Centro, Cabo Frio, Campos-Guarus, Bom Jesus do Itabapoana, Macaé e Itaperuna.

Os interessados poderão conferir o edital e realizar a inscrição através do link www.inscricoes.iff.edu.br. Entretanto, é importante destacar que você precisa estar decidido sobre a área que deseja seguir carreira para que não se sinta frustrado em um momento posterior. Aproveite, antes de fazer sua inscrição, para conhecer o curso, pedir ajuda e orientações aos profissionais da área e verificar se é isso mesmo que você quer para sua vida. Não há nada pior que trabalhar em algo que não gostamos e quando escolhemos uma carreira certa nem parece um trabalho, mas um lazer.

Boa sorte!

Por Luciana Viturino





CONTINUE NAVEGANDO: