Estudantes já podem consultar o Gabarito Oficial do Enem 2018.

As pessoas que desejam ingressar em alguma instituição de ensino superior do Brasil, seja de ordem pública e privada, sabem que uma das etapas a ser cumprida é participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A edição deste ano já aconteceu, como a grande maioria das pessoas já sabe. A última novidade em relação à prova, deste ano, é que os gabaritos oficiais foram divulgados na última quarta-feira, dia 14 de novembro. Caso você tenha participado desta última edição é importante que você consulte o texto abaixo para saber como acessar os gabaritos. Além disso, neste texto também vão conter outras informações cruciais a respeito do ENEM.

Como acessar os gabaritos oficiais de cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio

O primeiro tópico deste texto já traz a tona como o estudante deve proceder para ter acesso ao gabarito oficial do ENEM de 2018. Para você que participou da avaliação e deseja realizar a consulta. O primeiro passo é acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP: http://www.inep.gov.br/. Após isso, clique no primeiro retângulo azul que aparece na página, o que está escrito “ENEM 2018”.

Uma nova página vai ser aberta em seu navegador e no alto dessa nova página clique na imagem em laranja que diz “Confira em Depois da Prova”. Mais uma vez, uma nova página vai ser aberta, role a tela e clique no gabarito de acordo com a cor da prova que você utilizou. Lembrando que a avaliação laranja foi disponibilizada para os candidatos que pediram uma prova em braile e ledor. E o teste verde para libras. As demais provas (rosa, branca, amarelo e azul) foram aplicadas para os demais inscritos. Caso você deseje rever o caderno de questão ele também está disponível na página, basta seguir a mesma instrução, ou seja, clicar no caderno que tem a cor do caderno que você fez a prova.

Lembre-se de também conferir o dia da prova, para que não ocorra nenhuma confusão. Um último ponto que precisa ser mencionado é que alguns dias foi anunciado que uma pergunta do ENEM deste ano foi anulada. A questão se referia sobre a matéria de matemática. Isso se deu, pois, a pergunta foi usada anteriormente em outro processo seletivo. No gabarito oficial não consta a resolução da pergunta anulada.

Informações sobre a prova de 2018 e também sobre o resultado do ENEM

Desde o ano de 2017, o Ministério da Educação, o MEC, adotou uma nova estratégia de aplicação das avaliações. O órgão definiu que as provas seriam aplicadas em dois domingos e não mais em um único final de semana como aconteceu em todas as edições passadas. Neste ano, as provas aconteceram nas datas de 04 e 11 de novembro.

No dia 04 de novembro, os estudantes resolveram 90 perguntas divididas em: 45 questionamentos sobre Ciências Humanas e 45 de Linguagens e Códigos. E eles também tiveram que escrever a redação, cujo tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Já no segundo dia, ou seja, em 11 de novembro de 2018, os inscritos resolveram mais 90 questões dessa vez, foram 45 perguntas de matemática e 45 de Ciências da Natureza.

De acordo com as informações dispostas na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o resultado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 vai ser divulgado no dia 18 de janeiro de 2019. No site: http://www.inep.gov.br/.

O inscrito precisa mais uma vez clicar em “ENEM 2018” e depois clicar mais uma vez no box “Página do Participante”. No momento de verificar as notas, o inscrito precisa apenas digitar o número de seu CPF. Para os participantes que tiverem o aplicativo do ENEM, o resultado também vai ser disponibilizado no “app”. Lembrando que as notas do ENEM podem ser usadas para três diferentes formas de ingresso na faculdade, o Sisu, Prouni e o Fies. Boa sorte!

Isabela Castro.


Confira aqui o Gabarito das Provas do Enem 2017.

O Inep divulgou na última terça-feira, dia 14 do mês de novembro, o gabarito oficial do Enem do ano de 2017. Os candidatos para conferirem seus resultados e analisarem como foi a sua atuação no exame podem acessar o endereço: https://enem.inep.gov.br.

Antes de conferir os resultados, é preciso escolher o dia correto da realização da prova e a cor da prova, já que as questões se diferem de acordo com cada cor.

O Inep deixa claro aos candidatos que o fornecimento dos gabaritos serve para que estes possam ter uma noção de como foi o desempenho de cada um nos dois dias de prova. Sendo que o Ministério da Educação não aceitará nenhum tipo de contestação ou recurso sobre os resultados ou qualquer questão da prova.

Além disso, a soma de acertos não representa uma pontuação a ser considerada na correção do exame, pois para o cálculo da nota do Enem é utilizado um método chamado de Teoria de Resposta ao Item, que estipula uma pontuação diferente para cada questão. Sem falar que não é possível ter uma noção sobre a pontuação obtida na redação.

A nota do Enem é uma soma entre os pontos feitos nas provas e na redação.

O Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira informou aos estudantes que o resultado oficial do Enem 2017 está previsto para ser divulgado no dia 19 do mês de janeiro.

O Enem 2017 foi realizado em dois domingos consecutivos, sendo eles os dias 05 e 12 do mês de novembro. Esta foi a primeira edição do exame em que as provas foram realizadas em dois domingos, já que nas últimas edições o exame era realizado em apenas um fim de semana. Esse novo modelo foi pensado para que os candidatos pudessem descansar entre uma prova e outra já que ambas exigem muita concentração.

Para aqueles alunos mais ansiosos que não aguentariam esperar pela divulgação do gabarito oficial, o Colégio e Curso Oficina do Estudante da cidade de Campinas/SP, em uma parceria com o Brasil Escola, realizou uma correção comentada nos dias em que as provas forma realizadas, assim os estudantes poderiam tirar eventuais dúvidas sobre as questões cobradas nas provas e compreenderem porque acertaram ou não.

O gabarito também poderá ser acessado por meio da Página do Participante ou no Aplicativo do Enem.

Segundo informações do Ministério da Educação, o exame do ano de 2017 transcorreu de forma tranquila em todo o Brasil. Com exceção de nove locais de provas nos municípios de Teresina/PI, Olinda/PE e Uruaçu/GO, em que 3.581 candidatos, por problemas de falta de energia, foram impedidos de realizar as provas do primeiro dia. Contudo, já está agendado para o dia 12 de dezembro a realização da prova para estes candidatos.

No mais, como é comum acontecer em todos os anos, alguns candidatos foram eliminados do exame por motivos diversos, como o porte de objetos não permitidos, saída da sala de prova antes do tempo permitido, porte de papéis ou panfletos, desrespeito às normas previstas no edital, entre outros. Assim, foram eliminados o total de 853 candidatos.

O Enem 2017 contou com o total de 6.731.344 inscritos. O número de abstenções foi de 29, 8% no primeiro dia de prova e 32% no segundo dia, O que também está dentro do esperado.

O Enem a cada ano que passa recebe um número maior de inscrições, o que comprova que os estudantes brasileiros pretendem realizar cursos de nível superior e assim melhorar suas condições de vida profissional e pessoal.

As notas obtidas no exame podem ser utilizadas em vários processos seletivos para vagas em cursos de nível superior, através de programas como SiSU, ProUni e Fies.

Sirlene Montes


Universidade Estadual de Montes Claros, em Minas Gerais, aplicou a prova do segundo vestibular 2013. A prova que ocorreu no domingo, 09/06, em Montes Claros e mais nove cidades mineiras. Ao todo, foram 8,131 inscritos, e o índice de abstenção foi de 14,65%, ou seja, 1.133 candidatos.

A instituição abriu o edital com 762 vagas para 32 cursos superiores. O perfil dos candidatos é de pessoas entre 14 e 65 anos, das quais 76,54% possuem idade entre 18 e 25 anos. 11,83% dos candidatos têm idade entre 14 e 17 anos. Segundo o presidente da Comissão Técnica de Concursos – Cotec, Reinaldo Teixeira, o vestibular teve um diferencial porque o número de candidatos cresceu.

A aplicação das provas ocorreu de maneira tranquila, sem grandes problemas. O único deles ocorreu com um candidato que foi eliminado por estar com um aparelho celular ligado.

O gabarito já está disponível no site da Unimontes.

O resultado do vestibular, bem como a primeira chamada dos aprovados irá ocorrer na data provável de 12 de julho. As matrículas poderão ser feitas entre os dias 16 e 18 de julho de 2013.

Por Robson Quirino de Moraes


Foi divulgado na terça-feira (03/07) o gabarito do vestibular da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Além das respostas corretas, também foram publicados os cadernos de provas. O gabarito e as provas podem ser consultados pelo site www.espm.br.

As provas do vestibular foram aplicadas no domingo (1º/07) nas cidades de Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP), além da cidade de São Paulo. Os cursos disponibilizados são: Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Design e Administração.

Os testes realizados no domingo contaram com uma prova de Conhecimentos Gerais, que possuiu 80 perguntas de múltipla escolha. Os estudantes também tiveram que fazer a prova de redação.

A lista de aprovados em primeira chamada será publicada no dia 9 de julho. A matrícula deverá ser feita em seguida e os candidatos devem levar todos os documentos pedidos em edital para poder efetivar a inscrição na graduação.

A ESPM surgiu em 1951 e tinha o objetivo de somente formar publicitários. No entanto, a instituição abriu outros cursos de nível superior, tornando-se uma escola de excelência no ensino de Gestão, Negócios, Marketing e Comunicação.

Por Matheus Camargo


O vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) já teve o seu gabarito divulgado. A prova foi aplicada no domingo (1º/07) e o processo de seleção contou com cerca de 35 mil candidatos inscritos em todo o Estado.

Assim como o gabarito, o caderno de provas também foi divulgado pela instituição de ensino superior. Os candidatos do vestibular já podem fazer a consulta diretamente pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Estavam disponíveis 11.895 vagas neste vestibular das Fatecs. As vagas estavam distribuídas por 55 unidades da instituição. No momento da inscrição, o candidato poderia se inscrever em até dois cursos ou em um curso em dois períodos de aula diferentes. Na relação candidatos por vaga, o curso mais concorrido foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com índice de 11,95.

O resultado do vestibular das Fatecs será divulgado em 20 de julho. A matrícula dos convocados em primeira chamada está prevista para os dias 23 e 24 de julho. Uma segunda chamada deverá ser feita já no dia 25 do mesmo mês. As aulas começam no segundo semestre de 2012.

Por Matheus Camargo


Ontem, dia 13 de dezembro, foram encerradas as aplicações das provas do Vestibular 2012 da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As provas do último dia contemplaram 40 questões (de múltipla escolha) sobre conhecimentos específicos da área desejada.

Segundo a instituição, mais de 16 mil candidatos eram esperados para realizar as provas do último dia.

Os candidatos que realizaram as provas podem verificar o gabarito das mesmas através deste link.

O Resultado Final do Vestibular será divulgado pela UEM no dia 13 de janeiro do próximo ano. Já as matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas entre os dias 13 e 16 de janeiro.

Alunos que tiverem qualquer dúvida em relação a seleção, devem consultar o Manual do Candidato. Mais informações também podem ser obtidas através do site www.vestibular.uem.br.

Vale lembrar que este ano cerca de 19 mil candidatos (entre cotistas e não cotistas) se inscreveram para disputar uma das 1.548 vagas oferecidas pela instituição. O curso de medicina foi o mais concorrido, com uma concorrência de 137 candidatos/vaga (para não cotistas) e 82,7 candidatos/vaga (para cotistas).


Foi divulgado o gabarito oficial das provas do Vestibular 2011 da UEA – Universidade Estadual do Amazonas.

As provas foram realizadas no domingo, dia 20 de fevereiro, e contou com quase 40 mil participantes, que fizeram as provas em cerca de 42 escolas da cidade de Manaus, e outras 75 escolas no interior do Estado. Ao todo são oferecidas 3780 vagas, distribuídas em 30 cursos.

Clique aqui e confira o gabarito do 1º dia de provas do Vestibular.

Na segunda-feira, dia 21 de fevereiro, há a prova de conhecimentos específicos, com 36 questões.

Boa sorte a todos os candidatos!





CONTINUE NAVEGANDO: