Estudantes já podem consultar o Gabarito Oficial do Enem 2018.

As pessoas que desejam ingressar em alguma instituição de ensino superior do Brasil, seja de ordem pública e privada, sabem que uma das etapas a ser cumprida é participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A edição deste ano já aconteceu, como a grande maioria das pessoas já sabe. A última novidade em relação à prova, deste ano, é que os gabaritos oficiais foram divulgados na última quarta-feira, dia 14 de novembro. Caso você tenha participado desta última edição é importante que você consulte o texto abaixo para saber como acessar os gabaritos. Além disso, neste texto também vão conter outras informações cruciais a respeito do ENEM.

Como acessar os gabaritos oficiais de cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio

O primeiro tópico deste texto já traz a tona como o estudante deve proceder para ter acesso ao gabarito oficial do ENEM de 2018. Para você que participou da avaliação e deseja realizar a consulta. O primeiro passo é acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP: http://www.inep.gov.br/. Após isso, clique no primeiro retângulo azul que aparece na página, o que está escrito “ENEM 2018”.

Uma nova página vai ser aberta em seu navegador e no alto dessa nova página clique na imagem em laranja que diz “Confira em Depois da Prova”. Mais uma vez, uma nova página vai ser aberta, role a tela e clique no gabarito de acordo com a cor da prova que você utilizou. Lembrando que a avaliação laranja foi disponibilizada para os candidatos que pediram uma prova em braile e ledor. E o teste verde para libras. As demais provas (rosa, branca, amarelo e azul) foram aplicadas para os demais inscritos. Caso você deseje rever o caderno de questão ele também está disponível na página, basta seguir a mesma instrução, ou seja, clicar no caderno que tem a cor do caderno que você fez a prova.

Lembre-se de também conferir o dia da prova, para que não ocorra nenhuma confusão. Um último ponto que precisa ser mencionado é que alguns dias foi anunciado que uma pergunta do ENEM deste ano foi anulada. A questão se referia sobre a matéria de matemática. Isso se deu, pois, a pergunta foi usada anteriormente em outro processo seletivo. No gabarito oficial não consta a resolução da pergunta anulada.

Informações sobre a prova de 2018 e também sobre o resultado do ENEM

Desde o ano de 2017, o Ministério da Educação, o MEC, adotou uma nova estratégia de aplicação das avaliações. O órgão definiu que as provas seriam aplicadas em dois domingos e não mais em um único final de semana como aconteceu em todas as edições passadas. Neste ano, as provas aconteceram nas datas de 04 e 11 de novembro.

No dia 04 de novembro, os estudantes resolveram 90 perguntas divididas em: 45 questionamentos sobre Ciências Humanas e 45 de Linguagens e Códigos. E eles também tiveram que escrever a redação, cujo tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Já no segundo dia, ou seja, em 11 de novembro de 2018, os inscritos resolveram mais 90 questões dessa vez, foram 45 perguntas de matemática e 45 de Ciências da Natureza.

De acordo com as informações dispostas na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o resultado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 vai ser divulgado no dia 18 de janeiro de 2019. No site: http://www.inep.gov.br/.

O inscrito precisa mais uma vez clicar em “ENEM 2018” e depois clicar mais uma vez no box “Página do Participante”. No momento de verificar as notas, o inscrito precisa apenas digitar o número de seu CPF. Para os participantes que tiverem o aplicativo do ENEM, o resultado também vai ser disponibilizado no “app”. Lembrando que as notas do ENEM podem ser usadas para três diferentes formas de ingresso na faculdade, o Sisu, Prouni e o Fies. Boa sorte!

Isabela Castro.


Confira aqui o Gabarito das Provas do Enem 2017.

O Inep divulgou na última terça-feira, dia 14 do mês de novembro, o gabarito oficial do Enem do ano de 2017. Os candidatos para conferirem seus resultados e analisarem como foi a sua atuação no exame podem acessar o endereço: https://enem.inep.gov.br.

Antes de conferir os resultados, é preciso escolher o dia correto da realização da prova e a cor da prova, já que as questões se diferem de acordo com cada cor.

O Inep deixa claro aos candidatos que o fornecimento dos gabaritos serve para que estes possam ter uma noção de como foi o desempenho de cada um nos dois dias de prova. Sendo que o Ministério da Educação não aceitará nenhum tipo de contestação ou recurso sobre os resultados ou qualquer questão da prova.

Além disso, a soma de acertos não representa uma pontuação a ser considerada na correção do exame, pois para o cálculo da nota do Enem é utilizado um método chamado de Teoria de Resposta ao Item, que estipula uma pontuação diferente para cada questão. Sem falar que não é possível ter uma noção sobre a pontuação obtida na redação.

A nota do Enem é uma soma entre os pontos feitos nas provas e na redação.

O Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira informou aos estudantes que o resultado oficial do Enem 2017 está previsto para ser divulgado no dia 19 do mês de janeiro.

O Enem 2017 foi realizado em dois domingos consecutivos, sendo eles os dias 05 e 12 do mês de novembro. Esta foi a primeira edição do exame em que as provas foram realizadas em dois domingos, já que nas últimas edições o exame era realizado em apenas um fim de semana. Esse novo modelo foi pensado para que os candidatos pudessem descansar entre uma prova e outra já que ambas exigem muita concentração.

Para aqueles alunos mais ansiosos que não aguentariam esperar pela divulgação do gabarito oficial, o Colégio e Curso Oficina do Estudante da cidade de Campinas/SP, em uma parceria com o Brasil Escola, realizou uma correção comentada nos dias em que as provas forma realizadas, assim os estudantes poderiam tirar eventuais dúvidas sobre as questões cobradas nas provas e compreenderem porque acertaram ou não.

O gabarito também poderá ser acessado por meio da Página do Participante ou no Aplicativo do Enem.

Segundo informações do Ministério da Educação, o exame do ano de 2017 transcorreu de forma tranquila em todo o Brasil. Com exceção de nove locais de provas nos municípios de Teresina/PI, Olinda/PE e Uruaçu/GO, em que 3.581 candidatos, por problemas de falta de energia, foram impedidos de realizar as provas do primeiro dia. Contudo, já está agendado para o dia 12 de dezembro a realização da prova para estes candidatos.

No mais, como é comum acontecer em todos os anos, alguns candidatos foram eliminados do exame por motivos diversos, como o porte de objetos não permitidos, saída da sala de prova antes do tempo permitido, porte de papéis ou panfletos, desrespeito às normas previstas no edital, entre outros. Assim, foram eliminados o total de 853 candidatos.

O Enem 2017 contou com o total de 6.731.344 inscritos. O número de abstenções foi de 29, 8% no primeiro dia de prova e 32% no segundo dia, O que também está dentro do esperado.

O Enem a cada ano que passa recebe um número maior de inscrições, o que comprova que os estudantes brasileiros pretendem realizar cursos de nível superior e assim melhorar suas condições de vida profissional e pessoal.

As notas obtidas no exame podem ser utilizadas em vários processos seletivos para vagas em cursos de nível superior, através de programas como SiSU, ProUni e Fies.

Sirlene Montes


A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), uma das universidades mais conceituadas do país, liberou nesta segunda (8) o gabarito da prova do Vestibular de Verão Unificado 2015, que foi realizado no último domingo, dia 7. A primeira chamada deverá sair dia 19 de dezembro e as matrículas deverão ser realizadas até o dia 22.

Das 45 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e Inglês, além de uma redação, apenas a questão 19 teve de ser anulada.

Para a realização da prova, o candidato precisou ler algumas obras literárias, sendo elas: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, “Sentimento do Mundo” de Carlos D. Andrade, “Til” de José de Alencar, “Viagens na Minha Terra” de Almeida Garrett e “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Todos esses também estavam na lista de obras obrigatórias para o vestibular da Fuvest.

São disponibilizadas 3.545 vagas para as unidades da Consolação, Ipiranga, Perdizes, Santana e Sorocaba, além das instituições FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília), FDSBC (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo), FICSAE (Faculdade Israelita de Ciências da Saúde), FASM (Faculdade Santa Marcelina), UNIFAI (Centro Universitário Assunção) e FRBranco (Faculdades Integradas Rio Branco).

Segundo a Instituição o curso mais concorrido foi o de Medicina na FAMEMA com 99,58 candidatos por vaga, esse é o curso mais disputado também na PUC-SP com 47,86 candidatos por vaga. Já o com menor concorrência foi o curso de música na Faculdade Santa Marcelina, com apenas dois candidatos por vaga.

É possível ingressar na PUC-SP através do ProUni ou do FIES, a instituição também oferece Bolsa Mérito Parcial, para os melhores colocados em cada curso no vestibular e Bolsa Mérito Integral, para os primeiros colocados de cada campus. Além disso, a PUC-SP também oferece 31 programas de pós-graduação, alguns entre os melhores do Brasil.

Você pode obter mais informações acessando o site da PUC-SP, lá você encontra o Manual do Vestibular e o Edital.

O gabarito está disponível aqui.

Por Tom Vitor de Freitas


Se você prestou o vestibular Unicamp no último domingo (23/11), já pode saber o quão bem foi. Isso porque a Comvest (Comissão permanente para os vestibulares da Unicamp) divulgou o gabarito oficial com as questões da prova da primeira fase.

A prova foi aplicada para 70. 947 candidatos em 21 cidades diferentes, 20 delas no estado de São Paulo (o teste também foi aplicado em Brasília), eles concorrem a 3.320 vagas em 70 cursos diferentes. A lista para os candidatos que alcançarem a segunda fase será divulgada no dia 15 de dezembro.

Como foi a primeira fase?

Foi uma prova geral, com 90 questões e cada uma com 4 alternativas diferentes. Na prova foram testados os conhecimentos de matemática, química, física, biologia, história, geografia, língua português, literatura de língua portuguesa e inglês, além de questões interdisciplinares.

Como será a segunda fase?

As provas serão realizadas nos dias 11,12 e 13 de janeiro de 2015. Para quem for prestar provas de habilidades específicas para os cursos de Artes Cênicas, Dança, Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais terá entre 19 e 22 de janeiro para se preparar, todas elas serão realizadas em Campinas. Essa etapa terá questões discursivas, além de uma prova de redação. O número mínimo de convocados será três vezes o número de vagas que o curso oferece.

A Comvest também disponibilizou em seu site uma pesquisa para os candidatos da primeira fase, o intuito é saber como os vestibulandos encararam as mudanças na prova, principalmente a mudança da redação da primeira para a segunda fase. A pesquisa é anônima e não tem nenhum vínculo com a prova realizada, para responder à pesquisa basta preencher os campos com seu número de inscrição e senha. O instituto ressalta que conhecendo a opinião de quem realizou a prova, pode melhorar o Vestibular.

O gabarito da prova você confere clicando aqui.

Por Tom Vitor de Freitas


Atenção vestibulandos! O gabarito da 2ª fase do vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi divulgado na tarde do dia 14 de janeiro de 2013.

O download das provas e dos gabaritos pode ser realizado através do link: covest.htl.com.br.

No vestibular da UFPE são oferecidas 6.501 vagas, sendo 1.083 (16,65%) reservadas para o sistema de cotas. Tais vagas estão espalhadas entre 96 cursos ofertados pela UFPE: 81 cursos no Campus Recife, 09 cursos no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) em Caruaru e 06 cursos no Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

Ressalta-se que o sistema de cotas é direcionado aos estudantes negros, pardos ou indígenas, os quais tenham estudado durante todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. Entretanto, os alunos cotistas apenas concorrerão às vagas do sistema de cotas se não alcançarem a pontuação necessária para permanecer no grupo de livre concorrência.

Ainda, em 30 de janeiro de 2013 a UFPE publicará o edital de convocação com o dia, lugar e horário nos quais os alunos autorizados a concorrer pelo sistema de cotas devem se encaminhar munidos dos documentos comprobatórios à sua adequação aos requisitos previamente estabelecidos para habilitação.

Por fim, a lista de aprovados no Vestibular 2013 da UFPE deverá ser publicada até 28 de fevereiro de 2013. Já o edital referente à matrícula dos alunos nos cursos de graduação escolhidos deve ser divulgado até 31 de fevereiro de 2013.

Se desejar obter mais informações acesse o Manual do Candidato ou ligue para os telefones: (81) 3412-080 ou (81) 3412-0808

Por Laura Kerstenetzky





CONTINUE NAVEGANDO: