Está pensando em fazer intercâmbio pela Europa? Então saiba que Paris pode ser um ótimo lugar para estudar. Além do curso de idiomas, lá ainda existem ótimas escolas para quem quer se aprimorar na área de Moda e Gastronomia.

Confira abaixo uma lista de escolas que você pode estudar:

Curso de Francês: Eurocentres, Accord, LSI (escola especial para pessoas com mais de 50 anos) e Elfe, Institut De Langue Et De Culture Française (ILCF).

Curso de Moda: Instituto Marangoni

Curso de Gastronomia: Le Cordon Bleu

Vale lembrar que muitas universidades da região são gratuitas. Mesmo assim, ainda existem programa de bolsas concedidos pelo governo francês. Para saber mais informações acesse aqui.

Com relação ao visto, ele só é realmente necessário se o estudante for realizar um curso com mais de três meses de duração. Neste caso, é necessário realizar um exame Pré-Consular no Campus France-Brasil.

Mais informações podem ser obtidas aqui.


A Capes publicou mais um edital de fomento à pesquisa. Trata-se do Edital Capes/Cofecub (Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil), que receberá e selecionará projetos de pesquisa em diversas áreas, a fim de que possa ocorrer intercâmbio entre universidades brasileiras e francesas.

O início das atividades está previsto para se dar ainda este ano, mas o prazo para as inscrições (gratuitas) será limitado a até 18/05/2011.

Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: consistência dos documentos, análise meritocrática e aprovação conjunta entre a Capes e o Cofecub.

Há a exigência de que cada proposta esteja vinculada a um curso de doutorado avaliado pela Capes, de preferência cursos que tenham conceito de 5 a 7 e que, no projeto, conste a participação mínima de quatro doutores.

Aos selecionados, serão concedidos benefícios diversos, tais como auxílio financeiro para estadia e estudo. Para a equipe como um todo, poderão ser concedidos até R$10.000, que serão gastos com materiais de limpeza, laboratórios, impressões, combustível, etc.

Por Alberto Vicente





CONTINUE NAVEGANDO: