Fundação Carolina oferece 723 bolsas de estudo na Espanha.

Quem deseja realizar cursos de pós graduação como mestrado, doutorado ou especialização fora do país sabe o quanto é dificil, pois na maioria das vezes os gastos são muito altos, o que os torna inviáveis para a maioria das pessoas. Pois bem, a Fundação Carolina acaba de anunciar oportunidades imperdíveis para quem busca uma formação de qualidade, e o melhor, sem pagar pelo curso. Está interessado? Leia este artigo na íntegra e saiba como concorrer a uma das bolsas ofertadas pela instituição.

De acordo com as informações da instituição, serão disponibilizadas um total de 723 bolsas, todas elas para cursos na Espanha. Dentre os cursos estão especalização, doutorado, mestrado e os chamados cursos de verão, que possuem duração de um mês. Os cursos são disponíveis nas áreas de economia, artes, direito, finanças, ciências da saúde e empreendedorismo.

Das 723 bolsas oferecidas pela Fundação, 283 são para cursos de pós-graduação, 100 são para cursos de doutorado, inclusive estadias mais curtas de pós-doutorado, 165 vagas para estudos institucionais e 66 para a mobilidade de professores.

Além destas bolsas, ainda pretende-se renovar um total de 109 bolsas para doutorado. No total as bolsas irão abranger mais de 180 programas acadêmicos, sendo que 143 são programas de pós-graduação.

Há também a oferta de bolsas parciais. Estas bolsas custeiam somente parte das mensalidades, além de outras integrais que cobrem 100% do valor total dos cursos.

Os interessados têm até o dia 7 do mês de março para se inscreverem nos cursos de pós-graduação. Já quem deseja cursar cursos de estadias curtas, doutorados, estudos institucionas ou mobilidade de professores.

Para quem não sabe, a Fundação Carolina é uma renomada instituição de ensino que foi fundada no ano 2000 com o intuito de proporcionar a seus alunos o intecâmbio entre os países Ibero-americanos e a Espanha. Também são aceitos países que possuam os mesmos laços geográficos ou históricos. O trabalho da Fundação é selecionar programas de instituições espanholas que ofereçam pós-graduação e graduação, filtrando assim as oportunidades.

As áreas ofertadas são:

– Energia;

– Ciência e Novas Tecnologias,

– Meio Ambiente e Infraestruturas,

– Ciências da Saúde,

– Economia e Finanças,

– Organização empresarial e desenvolvimento,

– Ciências Sociais e Jurídicas,

– Artes,

– Humanas

– Comunicacão.

Desde a sua fundação a instituição já ofereceu em torno de 15 mil bolsas para estudantes que estejam interessados em realizar cursos em universidades espanholas. Estima-se portanto que, no total, 500 mil estudantes tenham se nscrito para concorrer as oportunidades disponibilizadas pela FC até o ano de 2016.

Desse modo, quem estiver interessado para saber quais as oportunidades oferecidas deve acessar o site da Fundação Carolina. No site é possível fazer a filtragem das categorias e área de cursos de interesse, além do nível de formação.

Uma vez encontrado o curso de interesse o candidato informa seus dados, sendo eles histórico acadêmico e currículo. Sendo que outros dados são requisitados conforme o curso em questão. Entre eles está o nível de fluência de espanhol.

Todos os anos a Fundação Carolina disponibiliza uma extensa lista de bolsas em instituições de ensino da Espanha. São muitas as áreas com cursos disponíveis, os cursos vão desde engenharias a ciências sociais.

Desse modo, quem se inscrever em algum dos cursos oferecidos no programa da Fundação precisa realizar um processo de seleção e uma chamada "application" que tem como exigência de exames que comprovam proficiência no idioma espanhol.

As bolsas oferecem benefícios diferentes, por isso o candidato deve estar atento ao que é descrito no site antes de finaizar a inscrição.

Realizar um curso fora do país, em uma instituição renomada como a Fundação Carolina, é algo que acrescenta muito ao currículo de qualquer profissional. Por isso, não perca essa oportunidade. Acesse o site da fundação e faça a sua inscrição.

Sirlene Montes


O Banco Santander em parceria com a Universidade de La Rioja, na Espanha, abre inscrições para o seu programa de Cultura e Língua Espanhola, para o ano de 2011 a 2012.

Para poder concorrer a uma das bolsas, o interessado precisa ser estudante universitário ou já ser graduado em alguma das universidades brasileiras e ter residência permanente no Brasil.

O prazo para inscrição termina no dia 8 de abril e poderá ser feita por meio da internet, pelo site da Instituição.

Ao todo serão concedidas para o curso, 7 bolsas. E a duração do programa será por 3 meses.

O curso servirá tanto para aprender a língua Espanhola, como também para um aperfeiçoamento dos que já têm um prévio conhecimento.

Clique aqui e tenha acesso ao edital e ao site da Universidade.

Por Thais Cortez





CONTINUE NAVEGANDO: