Saiba aqui como consultar os Locais de Prova do Enem 2017.

A obtenção de uma vaga em determinada universidade é o sonho de milhares de pessoas no país, as quais para alcançarem esta pretensão fazem avaliações diversificadas como vestibulares tradicionais, assim como o inovador Exame Nacional do Ensino Médio.

O ENEM está avançando em seu processo de organização para que as avaliações ocorram no final do ano em todos os estados brasileiros e a última atividade consistiu no fato de que o INEP divulgou os locais de provas do ENEM 2017, sendo este fato abordado em seus detalhes a seguir neste artigo.

Informações básicas sobre o ENEM 2017

O processo de organização e aplicação do ENEM (exame Nacional do Ensino Médio) é responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o qual recebeu no mês de maio deste ano milhões de pedidos de inscrição dos candidatos a este exame determinado.

Nesta semana, dia 20 de outubro de 2017, ocorreu a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição, sendo que a próxima etapa desta avaliação será a aplicação das provas que ocorrerão em todo o país nos dias 05 e 12 de novembro de 2017.

Como consultar locais de prova do ENEM 2017

O Cartão de Confirmação de Inscrição liberado para os candidatos do ENEM na última sexta-feira serve não apenas para sacramentar a participação do aluno neste processo de seleção, como também contém o local específico em que deve comparecer nos dias de aplicação das provas.

Os candidatos do ENEM podem obter este cartão acessando a página do participante, que se encontra no site oficial do ENEM – www.inep.gov.br/enem – ou ainda usando o aplicativo do exame que tem sua disponibilidade para sistemas operacionais variados existentes no mercado.

Além do local da prova, ao qual o candidato deve comparecer nos dias previamente determinados pelo edital do ENEM 2017, o Cartão de confirmação de Inscrição possui outras informações fundamentais para os participantes desta seleção como os seguintes:

· Número de inscrição

· Opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)

· Solicitações realizadas para atendimentos específicos no dia da prova

Por isso, no momento em que este cartão for acessado, é importante verificar se todas as informações estão corretas e caso hajam divergências entrar em contato com o INEP pelos telefones e e-mails presentes na página do ENEM 2017.

De acordo com o INEP, nos dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio não é preciso que o cartão de confirmação seja levado, mas sugere que ele seja levado junto com documento de identidade com foto e caneta para facilitar a conferência das informações no momento das avaliações a serem realizadas.

Declaração de comparecimento para ENEM 2017

Uma inovação que está sendo oferecida para os candidatos ao ENEM diz respeito à Declaração de Comparecimento, que pode ser fornecida para aqueles que precisarem justificar falta em algum local de estudo ou trabalho no dia considerado.

Para isso, é preciso que os interessados acessem o site do ENEM e imprimam este documento, o qual deve ser levado nos dois dias de prova para a assinatura dos responsáveis no local de aplicação em cada um dos domingos de realização das provas.

É importante considerar que o modelo de declaração de comparecimento será diferente para cada um dos dias de prova, sendo preciso, portanto, que a sua impressão ocorra em data próxima à ocorrência de cada uma das etapas do ENEM para evitar problemas no momento de sua obtenção.

Conclusão

Portanto, o INEP divulgou os locais de prova do ENEM 2017, sendo preciso que agora os candidatos confirmem as informações nele presentes e se organizem para chegar ao local de prova determinado com pelo menos 30 minutos de antecedência garantindo, assim, sua participação neste relevante processo seletivo nacional.

Ana Camila Neves Morais


Estudantes podem se inscrever até o dia 19 de maio de 2017. Taxa de inscrição é de R$ 82.

Diante da forte instabilidade no mercado de trabalho que atualmente cerca o Brasil, as pessoas, principalmente os jovens, estão ficando cada vez mais conscientes sobre a importância de se dedicarem ao estudo em busca de uma carreira de trabalho que traga estabildade financeira e conforto.

Para a maior parte dos brasileiros, tal comodidade só pode se concretizar por meio do estudo, ou seja, uma formação profissional que pode ir desde cursos técnicos à graduação.

Dessa forma, o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio- é um importante e prático meio para se estar inserido tanto no meio técnico, quanto nas universidades.

É por meio da nota obtida através da realização do exame que os estudantes podem entrar em quase todas as universidades federais do país. Infelizmente, o Enem ainda não consagra todas as universidades em sua totalidade e os estudantes precisam fazer uma prova específica. E essa é uma das maiores vantagens do Enem, pois antes as pessoas tinham que prestar o exames diferentes para cada universidade, o que por consequência, gastava mais dinheiro e o desgaste emocional era maior.

Nos dias de hoje, com o resultado de uma única prova, pode-se ganhar quase todo o Brasil, praticamente. É importante ressaltar ainda que o Enem não dá a oportunidade para a inserção dos jovens apenas nas universidades federais. Também é possível entrar em faculdades particulares com bolsa de 100% ou grandes descontos.

Para os interessados em fazer o Enem, é importante conserir as informações abaixo.

As inscrições para a prova do Enem 2017 terão seu início na próxima segunda-feira, dia 08 de maio, e seu fim se dará no dia 19, também do mês de maio.

A taxa de inscrição é de R$ 82,00 e estão isentos aqueles que conseguirem declarar carência de recursos, além de estudantes que comprovarem estar no 3º ano do ensino médio. Os demais terão que pagar a taxa até o dia 24 do mês de maio.

Os candidatos com necessidades especiais possuem uma hora a mais para concluírem o exame. Então, basta apenas, na hora de realizar a matrícula, marcar que possui prioridades e necessidades especiais, contudo, é preciso apresentar laudo médico.

Sirlene Montes


Confira aqui as principais mudanças e novidades do ENEM 2017.

Para todos os candidatos que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) esse ano, é melhor continuar lendo esse artigo até o final, pois ele traz importantes informações sobre algumas mudanças que ocorrerão.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) fez uma publicação no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira, dia 04 de abril, sobre a portaria regulamentadora das próximas edições do ENEM que trazem as mudanças que foram anunciadas no mês passado.

A primeira mudança significativa aborda a certificação de conclusão do ensino médio e a partir desse ano, o ENEM não vai ser mais utilizado para a obtenção do certificado. Segundo o MEC, apenas 7,7% dos alunos que se inscreveram para tirar o certificado conseguiram tirar nota mínima permitida, em 2016. Agora, com a nova modificação do exame, os alunos maiores de 18 anos que quiserem concluir o ensino médio serão obrigados a fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A nova portaria do ENEM vai incluir algumas regras que permitem a isenção da taxa de inscrição. Estudantes que pertencem a famílias de baixa renda e que estejam cursando o último ano do ensino médio estão isentos da taxa de inscrição. Caso o aluno carente seja contemplado com a isenção e não compareça para fazer as provas sem apresentar um motivo plausível, perderá o benefício para os próximos anos.

O valor da taxa de inscrição para o ENEM ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O edital do exame será publicado na próxima segunda-feira, dia 10 de abril e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 08 e 19 de maio de 2017.

Outra novidade para esse ano, que já está aprovada, é a data da realização das provas, que serão realizadas em dois domingos consecutivos e não mais como era anteriormente, em somente um final de semana. As provas já estão agendadas para os dias 05 e 12 de novembro de 2017 e se você vai tentar o ENEM esse ano, é melhor ficar atento a publicação do aguardado edital.

Boa sorte para todos no ENEM.

Rodrigo Souza de Jesus





CONTINUE NAVEGANDO: