Resultado deverá ser divulgado em duas etapas.

Quem realizou o Encceja deste ano de 2018 já deve estar ansioso para saber como se saiu no exame e principalmente saber se conseguiu a aprovação. Pois bem, se este for o seu caso, as novidades divulgadas pelo Inep podem te tranquilizar um pouco. É que o Inep divulgou que parte dos resultados será divulgada no próximo mês de novembro. Continue lendo este artigo e saiba mais.

Nesta última terça-feira, dia 16 do mês de outubro, o Inep, que é o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgou uma nota trazendo informações importantes sobre o Encceja deste ano de 2018.

Segundo o que foi divulgado, parte das notas devem ser disponibilizadas para os candidatos do exame a partir do dia 12 do próximo mês de novembro.

Haverá, segundo as informações do Instituto, duas datas para a divulgação dos resultados. Dessa forma, quem realizou o exame para alcançar certificação de conclusão de Ensino Médio terá acesso aos resultados primeiro, uma vez que o instituto irá divulgar estas notas no dia 12 do mês de novembro.

O intuito de divulgar essas notas com mais antecedência se deve ao fato de que muitos candidatos aprovados devem desejar se inscrever em processos seletivos e vestibulares em geral, já que assim que os resultados saírem os certificados já estarão valendo. Além disso, com o resultado em mãos eles poderão fazer suas inscrições em programas que o governo possui para facilitar a entrada do estudante em cursos universitários como o SISU- Sistema de Seleção Unificada, FIES- Financiamento Estudantil e PROUNI- Programa Universidade para Todos.

Já quem realizou o exame para obter certificação de conclusão de ensino fundamental, as notas estão previstas para serem divulgadas no dia 10 de dezembro, o que não irá prejudicar nenhum candidato, pois estes para participarem de progrmas de acesso a universidade ainda precisam realizar e concluir o ensino médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos do ano de 2018 oferece às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino regular e que ainda não possuem condições para frequentar Educação de Jovens e Adultos, a oportunidade de obterem a certificação de ensino fundamental e médio.

Para isso, precisam realizar o exame e para alcançarem aprovação precisam obter no mínimo a contagem de 100 pontos, sendo este valor correspondente à metade do valor total da prova. Além de obterem 5 pontos em uma redação que precisam fazer, que vale 10 pontos no total.

Uma das grandes vantagens deste exame é no caso de o candidato não conseguir fazer a pontuação necessária em todos os conteúdos para obter a certificação. Neste caso ele pode fazer o pedido de um documento que se chama Declaração de Proficiência, que permite que na realização de um outro exame, o candidato não precisa reapetir as matérias em que se saiu bem.

O Encceja de 2018 ocorreu no dia 5 do mês de agosto. O Inep divulgou que recebeu um total de 1.695.605 inscrições. Contudo, deste total 789.484 candidatos foram realizar as provas do exame. Pessoas privadas da liberdade também puderam fazer o exame. Para estes candidatos as provas foram aplicadas nos dias 18 e 19 do mês de setembro. Nestas condições foram realizadas mais de 80 mil inscrições no Encceja.

Brasileiros que residem no exterior também tiveram a oportunidade de realizar o exame. Foram aplicadas provas nas cidades de alguns paíes como: Portugal, Bélgica, Estados Unidos, Espanha, França, Guiana Francesa , Itália, Holanda, Japão, Suíça Reino Unido e Suriname.

Nesse sentido, se você realizou o exame para obter a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio, esteja atento as datas de divulgação dos resultados. Boa sorte a todos os candidatos.

Sirlene Montes


Provas acontecem no dia 5 de agosto de 2018.

Todos os inscritos no Exame Nacional de Certificação para Competências de Jovens Adultos, o Encceja Nacional, no ano de 2018, já poderão acessar para conferir os seus locais de realização da prova. As informações estão sendo divulgadas a partir desta segunda-feira, dia 23 de julho.

O Encceja Nacional ano 2018 será realizado no dia 5 de agosto. No período da manhã e terá aberto os seus portões às 8horas em ponto e será fechado às 8h45 em ponto, tendo início as suas provas às 9h no horário de Brasília, lembrando que não será tolerado nenhum tipo de atraso, enquanto o vespertino será fechado as portas às 15h15 sem nenhuma exceção e o seu exame começará às 15:30 horas. Todos os estudantes terão que estar em mãos documento de identidade original e também possuir caneta esferográfica na cor preta e que seja fabricada em um material transparente.

O último balanço que foi divulgado pelo MEC pode informar que haviam registradas uma média de 1.021.233 inscrições, sendo que 196.435 inscritos foram para o ensino fundamental e mais 824.798 para o ensino médio.

Todos os participantes do exame no ensino fundamental terão as suas provas contendo matérias como Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Portuguesa e Estrangeira Moderna, Educação Física, Artes, Matemática, e uma Redação.

Já para o ensino médio ela contará com matérias de Ciências da Natureza e Tecnologias e Humanas e Tecnologias, as Linguagens e Códigos e Tecnologias, além de Matemática e Tecnologias e terá que realizar uma Redação.

Todos os participantes terão que atingir o mínimo de 100 pontos para cada disciplina para poder adquirir a certificação. Na redação, a sua nota mínima que será exigida é 5 pontos.

O seu resultado da prova do Encceja Nacional ano 2018 está com previsão para o último bimestre ainda deste ano.

As certificações nos ensinos fundamental e também médio e a sua declaração de proficiência para aqueles que não alcançaram a pontuação mínima no total das provas poderão ser feitas pela Secretaria da Educação e as instituições conveniadas ao exame do Encceja.

Para mais informações sobre a prova e seus locais de prova acesse o site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Fique atento em todas as informações e não perca nenhum detalhe dessa avaliação, essa é sua grande chance de enfim terminar os estudos e poder ter o ensino médio completo. Estude e se prepare da melhor maneira possível. Consulte no edital todo material cobrado, e procure por provas de anos passados. Para poder se preparar da melhor maneira possível.

Acesse e confira onde irá realizar sua prova, e se programe da melhor maneira possível. Veja se é na sua própria cidade ou se terá que se locomover até o local indicado. Se tiver que viajar se prepare. Veja o que compensa mais se é viajar antes da prova ou ir em um dia anterior. Pois não será tolerado nenhum tipo de atraso. Veja se há algum hotel em conta perto do local indicado, e veja todo o trajeto até a prova. Estude qual será o melhor acesso para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Não esqueça sua cédula de identidade, pois sem ela não poderá realizar a prova. E também não esqueça sua caneta. Deixe tudo em sua bolsa, ou prepare um kit para poder levar no dia da prova.

Não fique nervoso, se prepare antes para que no dia da prova esteja confiante. Não se esqueça que essa é uma grande oportunidade de poder enfim terminar seus estudos e assim concorrer a uma oportunidade melhor de emprego.

Hoje qualquer vaga de emprego exige ensino fundamental no mínimo, e muitos serviços estão pedindo ensino médio completo. Por isso é muito importante terminar esse ciclo de estudos.

Aproveite essa chance!

Ricardo Ferreira Rodrigues


Confira aqui mais detalhes sobre o Encceja Nacional 2018.

No Brasil são realizados diferentes tipos de avaliações para que as pessoas possam ter um certificado que atestem que elas possuem formação escolar. Dentre esses documentos está o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja. Criado há quase 20 anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, o Exame é realizado anualmente e as inscrições para a edição de 2018 foram encerradas na última sexta-feira do mês de abril, dia 25. Confira agora algumas informações para as pessoas que vão participar desta avaliação.

Para que serve o Encceja e quem pode participar do exame

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos tem como objetivo ajudar as pessoas que não terminaram o ensino médio ou o ensino fundamental a conseguirem o certificado de conclusão de um desses níveis. Dessa forma, os indivíduos que precisam de um diploma podem usar deste método para conseguir o documento. Entretanto, para que consigam este certificado elas precisam ser aprovadas no Encceja.

Podem participar do exame qualquer pessoa, inclusive indivíduos que se encontram em penitenciárias. Além disso, brasileiros que moram no exterior também podem se inscrever. O exame é aplicado sem nenhum tipo de custo. Lembrando que este exame é indicado para indivíduos que não terminaram a escola de forma regular ou na idade correta. Pessoas menores de 15 anos não podem se inscrever para este teste.

Outro ponto muito importante é que o Encceja é um dos exames que respeita a identidade social solicitada pelos participantes. Dessa forma, travestis e transsexuais podem participar usado o nome que quiserem. Para que isso ocorra, as pessoas que se encontram neste grupo devem solicitar a inclusão do nome social até a data de 04 de maio, através do seguinte endereço eletrônico: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Como é composto o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Existem dois tipos de exames, um para o nível fundamental e outro para o nível médio. As pessoas inscritas para o nível fundamental vão responder uma prova que contém as seguintes matérias: ciências naturais, geografia, história, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, questões de educação física e a escrita de uma redação com o tema revelado na hora.

Já para os participantes de nível médio: ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias e também a escrita da redação cujo tema também só vai ser conhecido no dia da prova.

Os alunos, para serem aprovados, primeiramente não podem zerar as provas e precisam ter uma média. O cálculo de cada uma das provas e os resultados vai ser divulgado depois da aplicação da prova que está marcada para o dia 05 de agosto. Assim que divulgadas, as pessoas inscritas vão saber se conseguiram a nota necessária para terem direito ao certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Plataforma presta auxílio para quem está inscrito no Encceja de 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira lançou uma plataforma para as pessoas que estão inscritas no Encceja 2018 e desejam se preparar para o Exame. Por meio da seguinte página: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. Na área de acesso do participante, que para entrar você precisa informar o número do seu CPF e também a sua senha, existe uma aba para ter acesso a todo o material disponível para estudos e consultas.

É de extrema importância consultar essa plataforma e também estudar por meio das provas de edições passadas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Pois, assim você também vai treinar o tempo gasto em cada questão obviamente para a realização da prova como um todo.

Informações sobre o Encceja de 2019

Para as pessoas que perderam o prazo de inscrição deste ano do exame. Como mencionado acima, está avaliação ocorre anualmente. Dessa forma, a partir de 2019 acesso o site do Ministério da Educação, o MEC: http://portal.mec.gov.br/. E veja todas as notícias sobre a edição de 2019 do Encceja. Boa sorte!

Isabela Castro.


Confira aqui todos os detalhes sobre o Exame de Certificação do Ensino Fundamental e Médio 2017.

Vivemos em um país em que a maioria da população possui algum nível de formação escolar. Contudo, muitas pessoas não tiveram a oportunidade de frequentar a escola ou dar continuidade aos seus estudos quando crianças e adolescentes.

Nesse sentido, para dar oportunidades a esses jovens e adultos que desejam obter um certificado de formação, existe o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o conhecido Encceja, que vale para todo o país.

Deste modo, na última segunda-feira, dia 24 de julho, o Diário Oficial da União recebeu a publicação do edital do exame. De acordo com o documento, quem deseja obter uma certificação de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio, as inscrições terão início a partir do dia 07 do mês de agosto, sendo encerradas no dia 18 do mesmo mês.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas somente pela internet.

Os interessados em realizar o exame para certificação de Ensino Fundamental precisam ter idade mínima de 15 anos completos. Já aqueles que desejam realizar o exame para certificação de Ensino Médio precisam ter idade mínima de 18 anos completos.

O interessado ao fazer a sua inscrição via internet deve informar o número de seu CPF, Número do RG, para qual certificação deseja fazer o exame, além de informar se existe a necessidade de algum atendimento especial para que possa realizar a prova.

Desse modo, o Exame está previsto para ser realizado no dia 08 do mês de outubro, nos seguintes horários:

– Das 8h às 12h;

– Das 14h30 às 19h30.

As provas serão aplicadas em todas as Unidades que pertencem à Federação. De modo que o Exame é composto de quatro provas com 30 questões (múltipla escolha) e uma redação.

O resultado será divulgado dentro de um prazo de 10 dias úteis após a realização das provas. O inscrito também poderá conferir seu resultado individual acessando a Página do Participante.

Os certificados de Conclusão tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio serão emitidas pelas Secretarias Estaduais de Educação e também pelos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.

Para saber mais informações sobre o Exame, acesse o site do Encceja em http://portal.inep.gov.br/encceja.

Sirlene Montes





CONTINUE NAVEGANDO: