A UFPR, Universidade Federal do Paraná, divilgou seu edital do vestibular de 2014.  As inscrições, por sua vez, vão de 19 de agosto às 16h do dia 16 de setembro do ano em vigor. Para garantir sua participação no processo seletivo, com efeito, os candidatos precisam acessar o seguinte endereço virtual: http://www.nc.ufpr.br/.

A taxa de inscrição é no valor estipulado de R$80,00. Outra informação relevante é que, de todas as vagas ofertadas no processo de seleção, 40% estão reservadas para cotistas, ou seja, alunos de escolas públicas, alunos de inclusão racial, entre outros.

Os métodos de avaliação serão feitos da seguinte maneira: a primeira fase na data prevista de 03 de novembro. A segunda etapa, por seu turno, será no dia marcado para 01 e 02 de dezembro.

Para mais informações sobre o vestibular do próximo ano da Universidade Federal do Paraná, por favor, entrar na página online da instituição de ensino. No site há o edital com tudo que o candidato precisa saber para entrar preparado para a seleção e saber todas as novidades.

Por Madson Lima de Oliveira


O edital do processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi divulgado em 19 de maio (quinta-feira). Os interessados em participar do exame devem saber das regras da edição desse ano. Você pode acessá-las nas páginas 40, 41 e 42 do Diário Oficial da União, clicando aqui.

O prazo de inscrição vai de 23 de maio (segunda-feira) até 10 de junho (sexta-feira). O valor da taxa de participação custa R$ 35. Os estudantes de escolas da rede pública e os de baixa renda estão isentos do pagamento. Cadastre-se nesse link. É necessário informar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). As provas objetivas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro (sábado e domingo).

Os estudantes serão avaliados nas seguintes áreas de conhecimento: 1) Matemática e Suas Tecnologias; 2) Ciência da Natureza e Suas Tecnologias; 3) Linguagem, Código e Suas Tecnologias e 4) Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. São 45 questões e uma redação. No dia da prova, lembre-se de levar um documento de identificação original com foto e caneta preta com material transparente.

No primeiro dia de provas, os candidatos terão quatro horas e meia disponíveis para realizarem o exame. Já o segundo, terá cinco horas e meia de duração. É proibido entrar na sala de realização das provas com celular ou outro equipamento eletrônico.

O ENEM é uma forma de avaliar a qualidade da educação do país no nível médio. Ele também é utilizado no Programa Universidade para Todos (ProUni), como primeira etapa nos vestibulares de muitas universidades brasileiras e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Boa Prova!

Por Melisse V.

Fonte: MEC





CONTINUE NAVEGANDO: