Nesta quinta-feira, 16 de junho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou que irá alterar a data de realização do concurso vestibular 2012. As provas irão ser antecipadas para os dias 10, 11 e 12 de dezembro.

Houve alteração também na data do fim do semestre letivo, para dia 17 de dezembro. Para os que ainda não sabem quais são as leituras obrigatórias, estão divulgadas no site da Coperve/UFSC, acesse http://coperve.ufsc.br/obras.php.

A universidade está entre as melhores do Brasil e destaca-se no sul do país. Conforme divulgado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da UFSC, o curso de mestrado em Ciência da Computação da Universidade teve duas dissertações de alunos seus indicadas entre as dez melhores da área, concluídas em 2010, ao prêmio referente ao Concurso de Teses e Dissertações 2011 da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

A apresentação dos trabalhos está prevista para julho deste ano. Os estudantes concorreram com alunos de importantes universidades brasileiras.

Por Suelen Diniz


O edital do processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi divulgado em 19 de maio (quinta-feira). Os interessados em participar do exame devem saber das regras da edição desse ano. Você pode acessá-las nas páginas 40, 41 e 42 do Diário Oficial da União, clicando aqui.

O prazo de inscrição vai de 23 de maio (segunda-feira) até 10 de junho (sexta-feira). O valor da taxa de participação custa R$ 35. Os estudantes de escolas da rede pública e os de baixa renda estão isentos do pagamento. Cadastre-se nesse link. É necessário informar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). As provas objetivas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro (sábado e domingo).

Os estudantes serão avaliados nas seguintes áreas de conhecimento: 1) Matemática e Suas Tecnologias; 2) Ciência da Natureza e Suas Tecnologias; 3) Linguagem, Código e Suas Tecnologias e 4) Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. São 45 questões e uma redação. No dia da prova, lembre-se de levar um documento de identificação original com foto e caneta preta com material transparente.

No primeiro dia de provas, os candidatos terão quatro horas e meia disponíveis para realizarem o exame. Já o segundo, terá cinco horas e meia de duração. É proibido entrar na sala de realização das provas com celular ou outro equipamento eletrônico.

O ENEM é uma forma de avaliar a qualidade da educação do país no nível médio. Ele também é utilizado no Programa Universidade para Todos (ProUni), como primeira etapa nos vestibulares de muitas universidades brasileiras e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Boa Prova!

Por Melisse V.

Fonte: MEC





CONTINUE NAVEGANDO: