Instituição disponibiliza 600 vagas. Aulas serão ministradas em São Paulo, Diadema, Bragança Paulista, Atibaia, Poá, Itatiba, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Belfort Roxo (RJ), Salvador (BA) e Serra (ES).

A UNEAFRO Brasil está recebendo inscrições para o cursinho preparatório do ENEM e de vestibulares. O curso é gratuito e existem ao todo 600 vagas distribuídas entre as cidades de: São Paulo, Diadema, Bragança Paulista, Atibaia, Poá, Itatiba, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Belfort Roxo (RJ), Salvador (BA) e Serra (ES).

As oportunidades abrangem 18 núcleos de estudos. Geralmente as aulas são ministradas durante os finais de semana em horário integral (8h às 17h), contudo, há opções de estudos intercalados entre os dias úteis em algumas das unidades de estudo.

Em funcionamento desde o ano de 2009, os cursinhos acontecem por meio do trabalho voluntário de coordenadores, pessoal responsável pelo apoio e professores. O projeto pedagógico é desenvolvido em cima da revisão de matérias do Ensino Médio, há ainda foco no conteúdo de Atualidades que geralmente se destaca não só nas provas de conhecimentos gerais como também na Redação do Enem.

Aqueles que fizerem parte do cursinho podem preparar-se de forma intensiva contando com a possibilidade de participar de simulados e aulas especiais previstas para as semanas que antecedem o exame.  Além disso, a UneAfro possui parcerias com instituições de ensino privadas, os alunos possuem a chance de concorrer a bolsas de estudo que proporcionam de 50% a 80% de desconto.  

Os estudantes são selecionados através da análise socioeconômica.O perfil dos cursinhos comunitários é composto em sua maioria por negros, mulheres, estudantes de escolas públicas, jovens em situações de vulnerabilidade e trabalhadores que desejam aprimorar seus estudos.

O objetivo da Uneafro é superar qualquer tipo de preconceito, incluindo a desigualdade de raça, classe social, cor, orientação sexual, entre outros motivos que atingem o desenvolvimento de mulheres, negros e jovens de baixa renda.

Para concorrer acesse o site http://uneafrobrasil.org/, clique em "Novos Alunos", escolha o curso e horário pretendido e preencha o restante do formulário. Feito isso, aguarde o contato da coordenação do curso nos dias que sucederem o cadastro.

A UneAfro também busca e aceita novos colaboradores que possuam vontade de atuar em um dos cursinhos ou de acompanhar a criação de novos núcleos. Caso você tenha interesse, envie um e-mail com telefone, dados pessoas e área pretendida para o endereço uneafrobrasil@gmail.com.

Por Beatriz


Continua aberto o período de inscrições para o processo seletivo do cursinho preparatório Rumo à Universidade. Este curso pré-vestibular é oferecido pela Prefeitura de João Monlevade (MG) em conjunto com a Universidade Federal de Ouro Preto, a UFOP. 

Sem dúvidas, o período que antecede a realização do vestibular ou Exame Nacional do Ensino Médio gera apreensão e desconforto na vida de milhares de jovens em todo o Brasil. Muitos estudantes, além de sofrer pressão por parte do grupo familiar e dos amigos, ainda deve lidar com um problema bem mais importante, a falta de solvência econômica para se inscrever em algum curso preparatório. 

Atualmente, fazer um cursinho é fundamental para que o estudante se sinta seguro e adquira todos os conhecimentos necessários para enfrentar com segurança a maratona de provas. Como forma de diminuir este problema, muitas universidades públicas  têm realizado parcerias com Prefeituras para realizar em conjunto cursos preparatórios para Enem e vestibular. Seguindo esta tendência e trabalho em conjunto, a UFOP junto à Prefeitura de João Monlevade estão disponibilizando vagas para o curso pré-vestibular Rumo à Universidade. Este cursinho está sendo oferecido de forma gratuita e é  para estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio ou que já concluíram este nível de escolaridade em instituições da rede pública de ensino ou que tenham tido bolsa integral em escolas particulares.

No pré-vestibular serão ministrados conteúdos nas disciplinas de língua estrangeira, geografia, biologia, química, história, redação / português, física e matemática. As aulas ficarão por conta dos professores da rede pública e também dos alunos do ICEA da UFOP. Como não será cobrada mensalidade, os estudantes precisarão arcar com os custos de transporte e de cópias (xerox) solicitadas nas aulas. 

Ao todo, o cursinho disponibiliza 35 vagas. Quem quiser participar do processo seletivo deverá realizar a sua inscrição até o dia 19 de dezembro, no horário compreendido entre 13h30 e 18h ou senão no próximo período de inscrições em janeiro, entre os dias 5 e 27 de janeiro no horário das 13h30 e 17h30. As inscrições estão sendo recebidas no ICEA localizado no Bloco C, no primeiro andar. O ICEA está sediado na Rua Trinta e Seis, n° 115, no bairro Loanda. 

A avaliação dos candidatos será realizada no dia 31 de janeiro de 2015. 

Por mais informações sobre o processo seletivo acesse www.icea.ufop.br.

Por Melina Menezes


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo em São José dos Campos (SP) destinado ao Curso Alberto Santos Dumont (CasdVest). O curso é gratuito e as inscrições poderão ser feitas pela internet através do site casdvest.org.br. O objetivo desse curso é preparar estudantes da região para os vestibulares mais concorridos do país.

Diante disso, é importante salientar que só podem concorrer ao vestibulinho, estudantes do Vale do Paraíba que estejam no terceiro ano do ensino médio ou que já se formaram. Ao todo são ofertadas 520 vagas para estudantes de baixa renda. Para conseguir uma vaga o candidato precisa participar de uma seleção composta por um exame intelectual e entrevista de renda, ambos classificatórios. A parte do exame intelectual está prevista para o dia 7 de setembro, às 14h, no campus da Universidade Paulista (Unip), em São José dos Campos.

Aqueles que forem aprovados na primeira etapa serão convocados para entrevista de renda, a qual está prevista para ocorrer no mês de novembro. O resultado final dos selecionados aptos a cursar o vestibulinho será divulgado no site do CasdVest – casdvest.org.br. Os candidatos que possuem dúvidas a respeito do curso é importante lembrar que, ele é um curso preparatório sem fins lucrativos com aulas ministradas por alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e professores convidados de outras universidades. Só no ano passado houve 3.600 inscrições e 520 aprovados.

Época de vestibular para os alunos que estão concluindo o ensino médio é uma etapa da vida muito importante, pois é o momento de decidir qual curso irá fazer, qual aptidão e habilidades já são possíveis de ser encontrados no candidato e avaliar se realmente há vocação para a área escolhida. Alguns testes vocacionais são muito eficientes. Todavia, é fundamental que antes mesmo de se inscrever o candidato dê uma olhada na matriz curricular do curso escolhido para saber se ela é realmente o que se quer. 

Por Luciana Viturino


O Pronatec conta com novidades no setor da segurança. Existem cursos que se direcionam de forma direta para aprimorar técnicas militares, no sentido de melhorar profissionais ou qualificar técnicas a quem pretende seguir carreira na área.

Cursos do gênero trazem tecnologias que trabalham para melhorar o nível de infraestrutura no aspecto da defesa civil. Professores especialistas ensinam processos a serem empregados para se formar na carreira militar, de modo qualitativo. Lições contribuem para que missões constitucionais das Forças Armadas sejam cumpridas com êxito.

Alunos dos cursos compreendem práticas sobre como atuar para defender a pátria de modo honroso, a garantir com que poderes constituintes não sejam ameaçados. Quem se forma nos cursos militares da Pronatec consegue dominar diferentes tipos de tecnologias que abrangem o grupo de interesse da Aeronáutica e Marinha do Brasil.

De forma prática, as atividades dos cursos visam apoiar, empregar e preparar alunos para participar de performance que acontece nas Forças Armadas. Conjunto do Programa conta com logística, operações, armazenamento, entre outros tipos de atividades que servem para controlar o ambiente aéreo, naval ou terrestre, de acordo com objetivos dos planos militares.

Currículos presentes na estrutura dos cursos acarretam como característica particular o ato de aprimorar o nível do saber. Campos de tecnologia objetivam evoluir a defesa ou segurança ao contemplar com diferenciais em termos éticos, teóricos e técnicos.

Informações presentes em nota publicada no site da Pronatec indicam que os cursos têm selo do MEC, de acordo com o campo de atuação. Formados têm perícia inclusive em redigir documentos técnicos ou compreender jargões da área.

Não se pode ignorar o fato de que para acessar o mercado de trabalho, candidatos devem prestar concursos públicos e assumir posto trabalhista oficial. Ao fazer os cursos Pronatec, além do certificado, alunos aprendem teoria para melhorar o desempenho em processos seletivos dos poderes municipais, estaduais e federais.

Por Renato Duarte Plantier


Está aberto o prazo para efetuar a inscrição e participar do projeto seletivo que definirá o grupo de 120 alunos que integrará o cursinho pré-vestibular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Este curso preparatório faz parte das atividades do Projeto de Educação Comunitária Integral. Este ano o curso oferece 120 vagas para alunos com condição econômica insuficiente para pagar a cursos pagos.

Quem quiser concorrer a uma das vagas deverá ficar atento, pois o término das inscrições para o curso finalizará no dia 1° de março. O Projeto destina as vagas do seu curso a estudantes que não possuam condições econômicas de pagar um curso deste tipo em instituições particulares e que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio em escolas da rede pública de educação.

Para se inscrever o interessado precisará acessar o endereço eletrônico www.projetointegrar.org e preencher o formulário de participação. Após se inscrever, o candidato passará por outra etapa, a realização de uma entrevista para avaliar a situação socioeconômica dele e da sua família. As entrevistas deverão acontecer a partir do dia 6 de março.

O resultado final dos aprovados será publicado no site do curso pré-vestibular www.projetointegrar.org.

O Projeto está integrado por professores de cursos particulares similares a este. A intenção da realização do curso é que os alunos sintam-se preparados para enfrentar as provas de ingresso das universidades Públicas, Udesc e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As aulas do curso são ministradas no Centro de Educação Continuada, de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h.

Este preparatório é um curso extensivo que se estende de março a dezembro. Há também uma chance no meio do ano para quem quiser fazer o curso e por alguma razão não conseguiu participar desta seleção. A Udesc também oferece um curso semiextensivo de agosto a dezembro. As inscrições para esse pré-vestibular serão feitas na metade do ano.

Por Melina Menezes


Está aberto o prazo para realizar a inscrição para o processo seletivo do Curso Pré-Vestibular da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O cursinho preparatório está voltado para estudantes com baixo poder aquisitivo.

Os interessados em participar do curso poderão efetuar a inscrição até o dia 4 de março, através do endereço eletrônico www.unicentro.br. Ao todos, são oferecidas 100 vagas.

A duração do cursinho é de seis meses e ele faz parte das atividades extensionistas desenvolvidas pela universidade. O curso é ministrado por estudantes voluntários da Unicentro. As aulas são das disciplinas cobradas no vestibular, mas também há suporte e monitoria para outros conteúdos importantes de forma que o cursinho acaba sendo um complemento aos estudos regulares.

O pré-vestibular é gratuito, entretanto, o interessado em cursá-lo deverá pagar uma taxa de inscrição de R$ 20 para participar da seleção. Logo após preencher o formulário de inscrição, o aluno deverá imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento da taxa para que a sua inscrição possa ser deferida.

A avaliação dos candidatos será feita mediante uma entrevista para analisar a situação socioeconômica do estudante, esta etapa ocorrerá do dia 10 ao dia 12 de março. Durante a entrevista serão avaliadas as informações prestadas na ficha de inscrição e a documentação que ateste a renda familiar do estudante. Desta forma, o avaliador deverá confirmar a real necessidade socioeconômica do estudante.

O resultado final será divulgado no dia 13 de março.

A matrícula dos aprovados será feita entre os dias 14 e 17 de março, ainda não foram divulgados o horário nem os locais de matrícula.

As aulas começarão no dia 17 de março, no período noturno, em Guarapuava, no campus Cedeteg.

Para os monitores e professores voluntários, é uma boa oportunidade de colocar os seus conhecimentos em prática desenvolvendo uma troca com os alunos de escola pública.

Por Melina Menezes.


Saber falar bem a nossa língua e escrever um bom texto é mais do que fundamental para conseguir uma oportunidade de emprego, fazer uma prova de vestibular, a prova do Enem, um concurso, entre muitas outras coisas.

Visando na qualidade de aprendizagem de diversas pessoas, hoje a USP está oferecendo o curso gratuito de português. As inscrições poderão ser feitas até o dia 08 de agosto.

Esse curso é direcionado para pessoas interessadas com idade superior a 16 anos de idade, sendo necessário ter o ensino fundamental completo e que nunca tenham estudado em uma escola particular ou em uma universidade pública.

As aulas serão ministradas por alunos voluntários da USP, na qual o principal objetivo é fazer os alunos trabalharem com eficiência a fala, a escrita e a comunicação em geral.

Mas como se inscrever nesse curso gratuito?

É necessário levar uma cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa e cópia de comprovante de escolaridade do ensino fundamental e médio, das 09 às 14 horas, na Escola de Comunicações e Artes da USP, Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Bloco 1 – Sala 13.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Todos sabem que fazer nos dias de hoje uma redação de alta qualidade é mais do que fundamental para conseguir uma boa nota em uma avaliação ou até mesmo para conseguir uma nova oportunidade de emprego, não é verdade?

Exatamente por esse motivo o cursinho da Poli vai oferecer no dia 09 de julho uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre todos os modelos de redação, ou seja, você vai poder fazer um curso gratuito de redação para a preparação dos melhores vestibulares do nosso país, por isso não perca tempo e se inscreva.

Esse curso será ministrado em três unidades do cursinho da Poli, os endereços das unidades são:  

 – Zona Leste: Rua Sábado D’Angelo, 2078

 – Lapa: Av. Ermano Marchetti, 576

 – Santo Amaro: Rua Desembargador Bandeira de Melo, 468

Faça a sua inscrição no próprio site do Cursinho Poli (www.cursinhodapoli.net.br/web), ou ligue para o telefone de contato (11) 2145-7654. Saiba que as vagas são limitadas, por isso se inscreva o quanto antes.

São três horários para fazer o curso de redação no dia 09/07. O primeiro horário é às 09h da manhã, o segundo as 14 horas e o último às 20 horas, com tolerância de 15 minutos de atraso. 

Por Josiane Fernandes de Jesus


Em Guarulhos, o Cursinho Popular Pimentas UNIFESP (CPPU) abriu um processo seletivo e dispõe de 40 vagas para o curso pré-vestibular gratuito de 2012.

O curso é aplicado por alunos da UNIFESP e por formados da universidade.

No dia 11 de março os interessados vão participar de uma prova de seleção, que é composta por uma redação e uma entrevista socioeconômica.

As inscrições para a seleção podem ser realizadas, nos dias 3 e 4 de março (das 10:00 às 14:00), na UNIFESP Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, n° 333 – piso superior – sala 13). Os candidatos devem levar cópias do RG e comprovante de residência.

O resultado com a lista de quem foi aprovado sairá no dia 17 de março.

Para ter mais informações sobre a seleção acesse os sites www.humanas.unifesp.br e www.cursinhounifesp-guarulhos.blogspot.com.

Os candidatos que estiverem com dúvidas podem enviar um e-mail para cppu.unifesp@gmail.com.

Por Paulo Talarico


A partir do dia 13 de outubro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2012 do cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cujas aulas serão ministradas no campus da instituição localizado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As oportunidades são destinadas aos candidatos de baixa renda, que não têm condições de pagar o curso em instituições particulares.

De acordo com a UFSCar, estarão em disputa 300 vagas, para as aulas que terão início no mês de março do próximo ano, preparando os estudantes para prestar os vestibulares ao longo do ano de 2012. Os alunos terão aulas de segunda a sexta-feira, das 19:00 às 22:35, e aos sábados, das 8:10 às 12:30.

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de outubro, e os interessados devem comparecer ao Núcleo de Extensão UFSCar Escola (Rua dos Pica-Paus, na área sul do campus São Carlos), levando a carteira de identidade, comprovante de residência, CPF e comprovante de pagamento da taxa de participação, cujo valor de R$ 15 pode ser depositado no Banco do Brasil, na conta corrente 7215-X da agência 1888-0. O atendimento será realizado das 18:30 às 22 horas, nos dias úteis, e das 9:00 às 17:00, aos finais de semana.

O processo de seleção conta com análise socioeconômica e aplicação de prova de conhecimentos gerais.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (16) 3351-8433 ou através do e-mail cpv@ufscar.br.

Por André Gonçalves


Termina no dia 16 de setembro o prazo de inscrições para o curso pré-vestibular gratuito oferecido pela Prefeitura de Santo André, cidade localizada na Grande São Paulo, que conta com 2.200 vagas para as aulas preparatórias visando os processos seletivos do fim do ano. Os participantes terão direito a material didático.

Para se candidatar é preciso ser morador de Santo André e estudante de alguma das escolas da rede pública da cidade (ou ter completado o ensino médio em uma delas). Além disso, é preciso integrar família cuja renda mensal não ultrapasse quatro salários mínimos.

Aqueles que se encaixarem no perfil podem se inscrever comparecendo ao Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR), que fica na Avenida Artur de Queiroz, 720, bairro Casa Branca, ou à Escola Estadual Professor Rener Caram, situada na Avenida Palmares, 778, Vila Palmares. O horário de atendimento é das 8 horas às 20 horas, e os interessados devem levar os comprovantes de conclusão do ensino médio ou de matrícula (caso seja estudante), carteira de identidade e comprovante de residência.

Os inscritos poderão escolher pelas aulas do turno da manhã (das 7h30 às 12h50), tarde (das 14 horas às 17h50) ou noite (das 19h15 às 22h50). Há também as modalidades de semi-extensivo (com duração de 1 semestre) e extensivo (para início em 2012, cujo período de aulas vai de fevereiro a dezembro).

Para maiores esclarecimentos, estão disponíveis os telefones (11) 4479-5944 e (11) 4975-4780. Também é possível buscar informações no site da prefeitura de Santo André.

Por André Gonçalves


A Prefeitura de Embu das Artes, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, abriu inscrições para o cursinho pré-vestibular do município. O curso será oferecido gratuitamente, com as aulas se iniciando em agosto, visando a preparação para os vestibulares do final do ano.

As aulas serão ministradas no Complexo Educacional Valdelice Aparecida Prass, das 18 horas às 23 horas, nos dias úteis, e das 8 horas às 17 horas, aos sábados.

Serão disponibilizadas 120 vagas no total, que poderão ser preenchidas por estudantes das escolas públicas da cidade, que estejam cursando o 3º ano do ensino médio ou que já tenham se formado. Além disso, é necessário ter nascido ou ser morador de Embu das Artes. Quem estuda (ou estudou) em escolas da rede particular, como bolsista integral, também está habilitado, desde que comprove a condição.

Os interessados poderão se inscrever, até o dia 5 de agosto, através do site www.embu.sp.gov.br. Também será possível se cadastrar no Centro de Referência da Juventude, que fica na Rua Rebolo Gonzáles, 185, Cercado Grande. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

Se o número de inscritos for maior que o das vagas, haverá sorteio.

Por André Gonçalves


Estão sendo oferecidas 180 vagas para o Cursinho Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

As vagas do curso preparatório são voltadas a estudantes oriundos de escolas da rede pública de ensino e que comprovem ser membro de família de baixa renda.

O período para os interessados se candidatarem vai do dia 25 de maio a 09 de junho e as inscrições estão sendo feitas na coordenação do CPV do Colégio de Aplicação João XXIII, no seguinte endereço: Rua Visconde de Mauá, nº 300, Bairro Santa Helena, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados (14h às 17h).

Para inscrição é preciso que o candidato esteja munido de duas fotos 3×4, cópia do documento de identidade, ficha de inscrição e do formulário socioeconômico (disponíveis no portal do cursinho), além do comprovante de conclusão do ensino médio.

No dia 16 de junho, será aplicada uma prova com questões objetivas de português, biologia, química, física, história e geografia, que visa selecionar os candidatos. A lista com os nomes dos contemplados sairá no dia 1º de julho.

As aulas do cursinho iniciam no dia 04 de julho e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30, e aos sábados, pela tarde.

Por Andrea Gomes


Vão até o dia 16 de maio de 2011 as inscrições para o curso pré-vestibular idealizado pela Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro, em conjunto com a Cecierj – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância.

É um total de 3.600 vagas que serão distribuídas para os alunos do 3° ano do nível médio regular, ou do 4° ano do curso normal da rede de ensino estadual. O início das aulas está previsto para 11 de junho e vai até 16 de dezembro de 2011.

São 43 polos em todo o solo carioca que irão receber as aulas. Para verificar as regiões que vão receber o pré-vestibular e o número de vagas faça o download do quadro de vagas.

Os estudantes receberão de modo gratuito os livros para serem utilizados durante o curso. Faça a sua inscrição pelo site da Fundação Cecierj até a data de 16 de maio de 2011.

No link também podem ser encontradas informações como documentos necessários para a matrícula, etapas do processo seletivo, entre outras. 

Por Oscar Ariel


Se você pretende realizar o vestibular 2011 e está à procura de um curso pré-vestibular gratuito, então fique ligado no curso que o Serviço Social da Indústria do Paraná, o Sesi/PR, em conjunto com a ONG “Em Ação”, estão anunciando.

Os interessados já podem efetuar a inscrição para o semi extensivo do pré-vestibular “Em Ação” de modo gratuito. Está sendo disponibilizado um total de 150 vagas para alunos que já tenham concluído o nível médio, ou estão no último ano, pertencentes a famílias de baixa renda. Os candidatos irão realizar uma redação e prova de conhecimentos específicos relativos ao 1° e 2° ano do nível médio.

Aqueles que forem selecionados terão que apresentar documentos que comprovem a situação financeira, indicando que não possuem condições de pagar por um um curso particular. Não há mensalidade, apenas uma taxa no ato de inscrição no valor de R$ 35.

Durante as aulas serão utilizadas 04 apostilas com os conteúdos necessários, estas tem um valor de R$ 45. Porém, a compra não é obrigatória para acompanhar as aulas. Faça a sua inscrição até a data de 20 de junho de 2011, por meio do site da ONG “Em Ação”.

Por Oscar Ariel





CONTINUE NAVEGANDO: