UEL oferece um curso preparatório para o vestibular totalmente gratuito e tem 450 vagas abertas.

Todo estudante sabe que os cursinhos pré-vestibulares são muito importantes para o ingresso em cursos de nível superior, pois possibilitam uma preparação específica para as provas de vestibulares. Contudo, a maioria dos jovens brasileiros não possuem condições financeiras para esse tipo de preparação. Pensando em auxiliar esses estudantes de baixa renda, a Universidade Estadual de Londrina criou o Curso Especial Pré-Vestibular que é um curso preparatório totalmente gratuito.

O cursinho, que foi desenvolvido em uma parceria entre o SEBEC, que é o Serviço de Bem-estar à Comunidade e a Proex, Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Londrina já está com inscrições abertas.

Podem se inscrever jovens que tenham concluído o ensino médio ou que estejam cursando o 3º ano.

Para fazer a inscrição no cursinho Pré-vestibular da UEL é necessária a apresentação de alguns documentos informados no edital.

Os documentos devem ser levados à Secretaria do Serviço de Bem-estar à Comunidade, onde também será preenchido um formulário. A Secretaria funciona no horário que vai das 8h30 até às 11h30 e das 14h até às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O processo de seleção dos candidatos se dará por meio de duas etapas, sendo a primeira de avaliação socioeconômica e a segunda de uma prova objetiva de conhecimentos gerais.

Nesse sentido, para a primeira etapa o interessado precisa apresentar documentos que possam comprovar que pertence a uma família de baixa renda. O resultado da primeira fase está previsto para ser divulgado no dia 24 do mês de março.

Assim os classificados serão submetidos à prova prevista para acontecer no dia 26 do mês de março e deve ser realizada no CESA, Centro de Estudos Sociais Aplicados, no horário que vai das 14h até às 18h.

O resultado da segunda etapa deve ser divulgado no dia 28 do mês de março. Em seguida no dia 30 de março deve sair o resultado final com o nome dos aprovados no processo seletivo, que devem então realizar suas matrículas.

Para o ano de 2017 será disponibilizado o total de 450 vagas, para turnos vespertino e noturno. As aulas estão previstas para terem início no dia 03 do mês de abril.

Mais informações ligue para (43) 3371-4452/4719 ou ainda no e-mail sebec@uel.br.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 03 de mês de março em www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/insc/index.php&pagina=view/inscricoes/seleciona_evento.php&cod_evento=3153.

Por Sirlene Montes


Curso terá apenas 70 vagas e os interessados passarão por uma triagem.

Quem irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, sabe o quanto este período pode ser estressante e desgastante. Pensando nisso, a Faculdade de Jaguariúna, a FAJ, abriu as inscrições para um projeto da instituição que colabora na preparação do candidato para as provas.

Com o nome de “Proe Enem”, o mesmo é um curso preparatório aberto para quem quiser participar. As inscrições são realizadas no portal da faculdade, no http://www.faj.br/. Além disso, é importante saber que não é cobrado taxa para se inscrever, sendo o mesmo, dessa forma, gratuito.

A execução das aulas será entre os dias 6 de agosto até 29 de outubro de 2016. Essas acontecerão sempre das 8h30 às 13h10, nos sábados.

Por ter somente sessenta vagas, será realizado um processo de triagem dos candidatos interessados, levando em conta alguns requisitos importantes. Sendo assim, será dada prioridade aos alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio e que trabalham. Após, serão selecionados os que estão no terceiro ano e, finalmente, os demais estudantes que estão em outras turmas ou que já concluíram os estudos no ensino médio.

Sobre as disciplinas que serão abordadas, os temas são extremamente completos. Dessa forma, ocorrerão aulas sobre atualidades, filosofia, história, geografia, física, química, matemática, biologia, inglês, redação e gramática. Essas acontecerão na sede da Faculdade Jaguariúna, localizada no seguinte endereço: Rua Amazonas, 504, Jardim Dom Bosco.

Para mais informações, basta ligar para o telefone (19) 3837-8500 e solicitar esclarecimento de dúvidas.

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá durante os dias 5 e 6 de novembro. Ocorrendo em toda a extensão do Brasil, a avaliação é composta por quatro provas, sendo estas objetivas e com 45 questões em cada. Além disso, também é solicitada uma redação com assunto previsto pelos organizadores. A divisão dos temas é a seguinte:

  • 5 de novembro (sábado) – Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Biologia e Química); Ciências Humanas e suas Tecnologias (Sociologia, Filosofia, História e Geografia). Para esta etapa, o tempo de prova é de 4 horas e 30 minutos.
  • 6 de novembro (domingo) – Redação; Matemática e suas Tecnologias; e Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação e Artes). O tempo de duração dos exames é de 5 horas e 30 minutos.

Kellen Kunz


Está aberto o período para realizar a inscrição no processo seletivo que está oferecendo vagas para o curso pré-vestibular solidário da cidade de Curitiba (PR). Quem quiser concorrer a uma das vagas terá até o dia 25 de janeiro para realizar a sua inscrição. Ao todo, o cursinho está oferecendo 360 vagas

Atenção jovens que estão finalizando ou já concluíram o ensino médio e são habitantes da cidade de Curitiba. Estão abertas as inscrições para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Curso pré- vestibular da cidade.

Para concorrer o interessado precisará fazer a sua inscrição através do preenchimento de um formulário no endereço eletrônico do projeto o candidato precisará pagar uma taxa de participação no valor de R$ 40. A inscrição será computada unicamente após o reconhecimento do pagamento da quantia cobrada pelo direito a participar do processo seletivo. A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de duas etapas, na primeira o indivíduo deverá prestar uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório Logo após, deverá passar para a segunda etapa que consta de uma entrevista.  

Os locais e o horário de realização das provas serão divulgados unicamente no dia 28 de janeiro. A realização da prova objetiva será no dia 31 de janeiro. A prova objetiva múltipla escolha cobrará conhecimentos nas disciplinas de Biologia, Química, Física, História, Matemática, Geografia e Língua Portuguesa. Ao todo, o teste escrito constará de 48 questões múltipla escolha.  

Serão aceitos na seleção somente aqueles estudantes que comprovem uma renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo. O estudante que cumprir com essa condição deverá apresentar todos os documentos que atestes a idoneidade da situação, além de preencher um questionário socioeconómico.  

O Cursinho Solidário de Curitiba está sediado na Avenida Presidente Affonso Camargo, n° 330. Por mais informações ligue para o telefone (41) 3234-2363. 

Na primeira fase da última seleção da Universidade Federal do Paraná, a UFPR, foram aprovados mais de 90 alunos. 

Por Melina Menezes


Continuam abertas as inscrições para o curso pré-vestibular da Universidade Federal do Pernambuco. O curso preparatório está disponibilizando 140 vagas

O Projeto Portal da UFPE está com as inscrições abertas para aqueles estudantes que quiserem participar do curso preparatório para vestibulares e Enem. As oportunidades são reservadas apenas para os estudantes oriundos de escolas públicas.

As inscrições poderão ser feitas no Departamento Acadêmico de Medicina, o Damuc, sediado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta- feira. Quem quiser concorrer a uma das vagas precisará estar cursando o terceiro ano ou ter concluído o ensino médio em uma instituição da rede pública de ensino. No momento da inscrição, o aluno deve estar munido de uma foto 3×4 e xerox do documento de identidade. O valor a ser pago pelo direito a participar do processo seletivo é de R$ 20. A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de provas objetivas múltipla escolha de matemática, língua portuguesa, história, física, biologia, geografia e física. Logo após esta instância, o candidato passará por uma entrevista com assistente social. Conforme o cronograma do Projeto Portal, a seleção será feita no dia 25 de janeiro. 

O pré-vestibular Portal, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco, foi idealizado por alunos, também são os alunos que ministram as aulas e preparam os vestibulandos. Ainda de acordo com o cronograma determinado pelo projeto, as aulas deverão iniciar no dia 9 de fevereiro.

Os estudantes do cursinho terão suas aulas no campus da UFPE no período noturno de segunda a sexta feira (das 18h até 21h45) e no período matutino nos sábados (das 9h às 12h). Os alunos poderão também escolher horários para as atividades de aprofundamento, reforço e estudo grupal e individual. 

Por mais informações sobre o cursinho e sobre o processo seletivo ligue para (81) 8301-6983 ou (81) 9827-8579. 

Por Melina Menezes


Continua aberto o período de inscrições para o processo seletivo do cursinho preparatório Rumo à Universidade. Este curso pré-vestibular é oferecido pela Prefeitura de João Monlevade (MG) em conjunto com a Universidade Federal de Ouro Preto, a UFOP. 

Sem dúvidas, o período que antecede a realização do vestibular ou Exame Nacional do Ensino Médio gera apreensão e desconforto na vida de milhares de jovens em todo o Brasil. Muitos estudantes, além de sofrer pressão por parte do grupo familiar e dos amigos, ainda deve lidar com um problema bem mais importante, a falta de solvência econômica para se inscrever em algum curso preparatório. 

Atualmente, fazer um cursinho é fundamental para que o estudante se sinta seguro e adquira todos os conhecimentos necessários para enfrentar com segurança a maratona de provas. Como forma de diminuir este problema, muitas universidades públicas  têm realizado parcerias com Prefeituras para realizar em conjunto cursos preparatórios para Enem e vestibular. Seguindo esta tendência e trabalho em conjunto, a UFOP junto à Prefeitura de João Monlevade estão disponibilizando vagas para o curso pré-vestibular Rumo à Universidade. Este cursinho está sendo oferecido de forma gratuita e é  para estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio ou que já concluíram este nível de escolaridade em instituições da rede pública de ensino ou que tenham tido bolsa integral em escolas particulares.

No pré-vestibular serão ministrados conteúdos nas disciplinas de língua estrangeira, geografia, biologia, química, história, redação / português, física e matemática. As aulas ficarão por conta dos professores da rede pública e também dos alunos do ICEA da UFOP. Como não será cobrada mensalidade, os estudantes precisarão arcar com os custos de transporte e de cópias (xerox) solicitadas nas aulas. 

Ao todo, o cursinho disponibiliza 35 vagas. Quem quiser participar do processo seletivo deverá realizar a sua inscrição até o dia 19 de dezembro, no horário compreendido entre 13h30 e 18h ou senão no próximo período de inscrições em janeiro, entre os dias 5 e 27 de janeiro no horário das 13h30 e 17h30. As inscrições estão sendo recebidas no ICEA localizado no Bloco C, no primeiro andar. O ICEA está sediado na Rua Trinta e Seis, n° 115, no bairro Loanda. 

A avaliação dos candidatos será realizada no dia 31 de janeiro de 2015. 

Por mais informações sobre o processo seletivo acesse www.icea.ufop.br.

Por Melina Menezes


Estes são os últimos dias para quem deseja se inscrever e participar do Curso pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Pouso Alegre, município localizado em Minas Gerais. O período de inscrição para o Cursinho Municipal Pré-Enem e também Pré-Vestibular 2015 ficará aberto até o dia 19 de dezembro.  

A Prefeitura Municipal disponibiliza este curso para estudantes que estejam devidamente matriculados no terceiro ano do ensino médio ou que já tenham concluído esse nível de escolaridade. O foco do cursinho preparatório é oferecer aulas para aperfeiçoamento e entendimento das disciplinas que são cobradas nos vestibulares e Enem. As vagas são direcionadas para estudantes que tenham cursado o ensino médio na rede pública de ensino ou tenham sido bolsistas integral em escolas particulares. Está vetada a participação de jovens que já tenham concluído o ensino superior. 

Ao todo, a Prefeitura oferece 150 vagas, deste total, 100 delas são para o curso ministrado no período noturno e 50 no período da manhã.  

A avaliação dos candidatos às vagas do curso preparatório será realizada no dia 25 de janeiro de 2015. Nesta prova serão avaliados os conhecimentos obtidos no primeiro e segundo ano do ensino médio, a prova é objetiva múltipla escolha. Os estudantes também serão avaliados mediante uma prova de redação.  

Caso você tenha ficado interessado e deseje participar da seleção que definirá os novos estudantes do curso preparatório da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, deverá primeiramente verificar as disposições e o regulamento presente no edital de abertura de seleção pública. Nele, os candidatos encontrarão os documentos necessários para serem apresentados no momento da inscrição.  Para entregar o formulário de participação, o interessado precisará comparecer na Avenida Dr. João Beraldo, n° 242, no centro da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. 

O cursinho da Prefeitura começou em 2013 e desde então tem colaborado com a formação de muitos jovens. 

Por mais informações entre em contato pelo telefone (35) 3423-1786. 

Por Melina Menezes


Foi anunciado recentemente que o período de recebimento das inscrições para o Cursinho Solidário, um projeto que tem seu foco voltado para alunos que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do nível médio, que sejam provenientes de escolas públicas e de baixa renda. O projeto é ainda destinado para aqueles que irão prestar vestibular no ano que vem.

O Cursinho Solidário é apoiado pelo Instituto Positivo, o projeto em questão abre aos alunos interessados um total de 360 vagas. Essas chances são para cursos preparatórios e são gratuitos.

De acordo com as informações divulgadas até o momento pela organização do projeto a previsão é de que os candidatos participantes comecem suas aulas no dia 20 de fevereiro de 2014. Serão ao todo 30 aulas por semana. O curso também oferece assistência extraclasse e simulados.

O Cursinho Solidário já existe há doze anos, o mesmo é idealizado e coordenado pela ONG Formação Solidária. No momento atual são 80 professores que ministram aulas voluntariamente. Dentre estes 16 fazem parte do Grupo Positivo.

Outro detalhe importante é que todo o material didático que o aluno fará uso será subsidiado pela empresa Editora Positivo.

Os candidatos selecionados para participarem do curso irão estudar na sede Batel do Curso Positivo e na UTFPR que se encontra no centro de Curitiba/PR. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira nos horários das 18h45 até às 22h20. Nos sábados as aulas acontecem entre 7h30 e 12h.

Os interessados em aproveitar mais essa oportunidade de se qualificarem profissionalmente poderão garantir suas inscrições até a data limite de 25 de janeiro de 2015. A ficha de inscrição está sendo disponibilizada no seguinte endereço eletrônico: www.cursinhosolidario.org.br. O valor estipulado para a taxa de participação é de R$ 40.

A seleção dos participantes será feita através de duas etapas. A primeira delas será composta de provas objetivas. A previsão é de que os exames sejam aplicados no dia 31 de fevereiro de 2015.

Para saber mais o candidato poderá entrar em contato pelo telefone (41) 3234-2363.

Por Denisson Soares


Está aberto o período de inscrições para os jovens que desejem participar do curso pré-vestibular do Curso XII de Maio. Este cursinho é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. As inscrições serão recebidas até o dia 6 de fevereiro. Nesta ocasião o cursinho preparatório está oferecendo 330 vagas

Podem candidatar-se às vagas do curso aqueles estudantes que cursaram pelo menos dois anos do ensino médio em escolas da rede pública. As inscrições estão sendo aceitas no Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina, localizada na Rua Alexandre Baraúna, n° 949, no horário entre as 8h e as 20h. No ato da inscrição o estudante precisará apresentar histórico escolar ou uma declaração, também deverá entregar cópias e apresentar os originais da carteira de identidade e do CPF e uma foto 3×4. 

Para participar do processo de seleção o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 35.  

A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de uma prova objetiva múltipla escolha, as questões serão realizadas tendo como base o conteúdo exigido no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. A realização das provas será no dia 8 de fevereiro no período matutino, das 9h às 12h. 

Conforme o cronograma informado pelo cursinho, o resultado final será divulgado no dia 9 de fevereiro. Ainda seguindo as datas presentes no cronograma, o inicio das aulas está marcado para o dia 20 desse mesmo mês. O horário das aulas será no período noturno, de segunda a sexta-feira. 

Além das aulas curriculares ao longo do ano, é disponibilizado aos alunos um laboratório de redação e oficinas de resolução de questões, estas atividades extras colaboram com o estudante no entendimento das disciplinas. O material didático utilizado no cursinho é próprio, no entanto o aluno precisará desembolsar 10% do valor de um salário mínimo como taxa de manutenção do cursinho. 

Por mais informações acesse o endereço eletrônico do projeto de extensão ou ligue para os telefones (85) 3082 5202 ou (85) 8633 7473. 

Por Melina Menezes


Está aberto o período de inscrições para o curso pré-vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" na cidade de Registro.

O cursinho preparatório está oferecendo 80 vagas, sendo que este total de oportunidades será dividido em 2 turmas. Para concorrer a uma das vagas o interessado precisará ter concluído o ensino médio em instituições da rede pública de ensino, ou ter conseguido bolsa integral em escola particular durante os anos de ensino médio.

Podem candidatar-se às vagas aqueles jovens que estejam regularmente matriculados no segundo ou no terceiro ano do ensino médio. Uma condição geral é que esses jovens que desejem participar do cursinho deverão estar impossibilitados de custear um curso do mesmo tipo no âmbito privado. Logo de realizar a inscrição, os estudantes deverão encaminhar cópias de todos os documentos solicitados no edital de abertura do processo de seleção, os documentos deverão ser entregues através do e-mail cursinhoconteudo@gmail.com.

O processo seletivo deverá acontecer no dia 23 de fevereiro no período vespertino, das 13h às 18h. A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de provas objetivas de múltipla escolha e também uma prova de redação. 

Logo dessas etapas escritas, os candidatos serão submetidos a etapas incluindo avaliação socioeconômica e entrevista.  

Conforme as informações contidas no documento do processo de seleção, o resultado será publicado no dia 28 de julho, também seguindo as informações do edital, o início das aulas está previsto para março, já a finalização será em novembro. As aulas serão ministradas na Rua Nelson Brihl Badur, n° 430, na Vila Tupi, na cidade de Registro. O horário das aulas ficou fixado para iniciar às 18h30 e finalizar às 22h20.  Ao longo do curso, deverão acontecer três simulados para que os candidatos fiquem familiarizados com o estilo das provas do vestibular.  

Se ficou com dúvidas quanto ao regulamento, pode ligar para (13) 3828 2900, também poderá consultar estas informações no site cursinhoconteudo.blogspot.com.br. Caso deseje, poderá entrar em contato por e-mail através do endereço cursinhoconteudo@gmail.com.  

Por Melina Menezes


Já está finalizando o prazo para se inscrever no curso pré-vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As aulas do curso iniciarão poucos dias após a finalização desse prazo.

Estão abertas as inscrições para a realização do cursinho pré-vestibular da UECE somente até dia 1º de agosto. O cursinho que leva o nome de UeceVest, disponibiliza laboratórios de redação, simulados, aulões, cursos temáticos, auxílio e preparação para o Enem, e aplicação de teste vocacional.

Quem quiser participar do curso pré-vestibular da UECE precisará se inscrever de forma presencial, comparecendo à Coordenação do UeceVest, localizada no Campus de Itaperi, em Fortaleza (CE). O horário para realizar a matrícula é das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. De acordo com o cronograma, as aulas iniciarão no dia 4 de agosto.

O cursinho preparatório fornece os materiais de estudo como apostilas, assim com a carteira de estudante e o uniforme que neste caso é uma camisa. O início das aulas será no dia 4 de agosto, a duração do curso é de cinco meses.

As vagas que estão sendo oferecidas pelo UeceVest são para os três turnos, desta forma, mais estudantes poderão ter acesso às turmas. O horário do turno da manhã é das 7h30 às 11h30; o turno vespertino é das 13h30 às 17h30 e o noturno começa às 18h30 e finaliza às 22h05.

Nesta ocasião também estão sendo aceitas as matrículas de alunos menores de idade, no entanto, só poderão ser inscritos aqueles estudantes que comparecerem com um responsável munido de cópia do CPF e do RG. Serão aceitos também, estudantes que tenham feito o curso no primeiro semestre deste ano, para a inscrição deverão apresentar os comprovantes do antigo semestre.

Para todos os interessados será exigida a apresentação de cópias do diploma de conclusão do ensino médio, RG, CPF e comprovante de endereço. O aluno deverá levar duas fotos 3×4.  O valor da matrícula no curso é de R$ 100, o valor das mensalidades também é de R$ 100, contudo, se o aluno pagar integralmente o curso, terá 20% de desconto nas parcelas. Este desconto somente poderá ser solicitado até dia 1º de agosto. Se o aluno efetuar o pagamento da parcela até dia 5 de cada mês, terá um desconto de 10%, ou seja, ao invés de pagar R$ 100 pagará R$ 90.

Por Melina Menezes


Está aberto o prazo para efetuar a inscrição e participar do projeto seletivo que definirá o grupo de 120 alunos que integrará o cursinho pré-vestibular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Este curso preparatório faz parte das atividades do Projeto de Educação Comunitária Integral. Este ano o curso oferece 120 vagas para alunos com condição econômica insuficiente para pagar a cursos pagos.

Quem quiser concorrer a uma das vagas deverá ficar atento, pois o término das inscrições para o curso finalizará no dia 1° de março. O Projeto destina as vagas do seu curso a estudantes que não possuam condições econômicas de pagar um curso deste tipo em instituições particulares e que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio em escolas da rede pública de educação.

Para se inscrever o interessado precisará acessar o endereço eletrônico www.projetointegrar.org e preencher o formulário de participação. Após se inscrever, o candidato passará por outra etapa, a realização de uma entrevista para avaliar a situação socioeconômica dele e da sua família. As entrevistas deverão acontecer a partir do dia 6 de março.

O resultado final dos aprovados será publicado no site do curso pré-vestibular www.projetointegrar.org.

O Projeto está integrado por professores de cursos particulares similares a este. A intenção da realização do curso é que os alunos sintam-se preparados para enfrentar as provas de ingresso das universidades Públicas, Udesc e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As aulas do curso são ministradas no Centro de Educação Continuada, de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h.

Este preparatório é um curso extensivo que se estende de março a dezembro. Há também uma chance no meio do ano para quem quiser fazer o curso e por alguma razão não conseguiu participar desta seleção. A Udesc também oferece um curso semiextensivo de agosto a dezembro. As inscrições para esse pré-vestibular serão feitas na metade do ano.

Por Melina Menezes


Está aberto o prazo para realizar a inscrição para o processo seletivo do Curso Pré-Vestibular da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O cursinho preparatório está voltado para estudantes com baixo poder aquisitivo.

Os interessados em participar do curso poderão efetuar a inscrição até o dia 4 de março, através do endereço eletrônico www.unicentro.br. Ao todos, são oferecidas 100 vagas.

A duração do cursinho é de seis meses e ele faz parte das atividades extensionistas desenvolvidas pela universidade. O curso é ministrado por estudantes voluntários da Unicentro. As aulas são das disciplinas cobradas no vestibular, mas também há suporte e monitoria para outros conteúdos importantes de forma que o cursinho acaba sendo um complemento aos estudos regulares.

O pré-vestibular é gratuito, entretanto, o interessado em cursá-lo deverá pagar uma taxa de inscrição de R$ 20 para participar da seleção. Logo após preencher o formulário de inscrição, o aluno deverá imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento da taxa para que a sua inscrição possa ser deferida.

A avaliação dos candidatos será feita mediante uma entrevista para analisar a situação socioeconômica do estudante, esta etapa ocorrerá do dia 10 ao dia 12 de março. Durante a entrevista serão avaliadas as informações prestadas na ficha de inscrição e a documentação que ateste a renda familiar do estudante. Desta forma, o avaliador deverá confirmar a real necessidade socioeconômica do estudante.

O resultado final será divulgado no dia 13 de março.

A matrícula dos aprovados será feita entre os dias 14 e 17 de março, ainda não foram divulgados o horário nem os locais de matrícula.

As aulas começarão no dia 17 de março, no período noturno, em Guarapuava, no campus Cedeteg.

Para os monitores e professores voluntários, é uma boa oportunidade de colocar os seus conhecimentos em prática desenvolvendo uma troca com os alunos de escola pública.

Por Melina Menezes.


Está aberto o prazo para efetuar as inscrições no Curso Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE). Ao todo, o curso gratuito está oferecendo 9.260 vagas.

O Prevupe, nome dado ao cursinho, está destinado a estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio em escola pública.

As vagas que estão sendo disponibilizadas estão distribuídas em 34 municípios do Estado.

Quem quiser concorrer a uma das vagas para o curso pré-vestibular deverá se inscrever até o dia 16 de março, através do endereço eletrônico www.upenet.com.br. O valor a ser pago pela taxa de participação é de R$ 30.

Sobre a solicitação da isenção da taxa de participação, o resultado será divulgado no dia 7 de março. Poderão solicitar o benefício estudantes ou ex-estudantes de escola pública e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de uma prova objetiva de múltipla escolha. Serão cobrados conteúdos de português, matemática, física, química, geografia, história e biologia. A aplicação da prova será feita no dia 30 de março, no período matutino, das 8:15 às 12:15. Ainda não foram definidos os locais e horários das provas, entretanto, estas informações serão divulgadas através do cartão informativo do candidato.

Seguindo o cronograma, os dias 12 e 13 ficarão reservados para a realização das matrículas, no horário das 8:00 às 10:00. A matrícula deverá ser feita na unidade onde o aluno fará o curso. De acordo com o edital, o dia 19 de abril ficará destinado às matrículas dos retardatários.

As aulas do curso pré-vestibular serão ministradas aos sábados (no horário das 8:00 às 17:00) e nos domingos (das 8:00 às 12:00).

Para saber mais acerca do concurso, acesse aqui.

Caso fique com dúvidas, ligue para o telefone (81) 3033- 7387.

Por Melina Menezes.


Estão prorrogadas as inscrições do cursinho pré-vestibular MedEnsina e dos candidatos a monitores da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

A Uncisal através da Pró-Reitoria da Extensão anunciou que o período de inscrições foi prorrogado até o dia 14 de março.

Quem quiser tentar uma vaga no cursinho deverá possuir ensino médio completo ou estar a ponto de finalizá-lo. As oportunidades são para alunos ou ex-alunos da rede pública, alunos bolsistas integrais de escolas particulares, para cenecistas, egressados da educação de jovens e adultos (EJA).

Ao todo, são oferecidas 100 vagas, sendo que destas 80 são destinadas à ampla concorrência, 10 a funcionários e filhos de servidores da Uncisal e outras 10 a candidatos derivados de escolas particulares no regime de bolsista integral. Para as vagas que não forem de ampla concorrência, serão cobrados documentos que atestem as informações cedidas, no caso de egressado de escola particular deverá atestar a sua condição de bolsista e sendo familiar ou funcionário da Universidade precisará mostrar o número de matrícula funcional e documento emitido pela Pró-Reitoria.

Quem quiser se candidatar precisará efetuar a inscrição de segunda a sexta-feira das 16h às 20h30 na parte térrea do prédio da Uncisal. O valor a ser pago pela taxa de participação é de R$ 25. No momento da inscrição o estudante receberá um comprovante com o local e horário de aplicação das provas seletivas e também constará nesse papel o número de inscrição.

O cursinho gratuito ministra aulas de segunda a sexta, das 18h às 21h30, podendo ocorrer algumas aulas aos sábados e eventuais domingos.

Sobre o cargo de monitor, a Proext está solicitando a inscrição de pessoas que desejem fazer parte do serviço de monitoria do projeto MedEnsina. As vagas são para dois cargos distintos, monitor de reforço e monitor (professor). Podem se candidatar às vagas de monitor, estudantes da própria Uncisal ou de outras instituições de ensino superior.

Para mais informações acerca dos processos de seleção ligue para a Proext (82) 3315-6725.

Por Melina Menezes


A Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED) anunciou a abertura de vagas para o Curso Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES), que se inicia no segundo semestre de 2012 oferecido de forma gratuita.

O CIES possui o objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os demais vestibulares.

Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de julho pelo site sistemas.sed.ms.gov.br. A ficha de inscrição deve ser impressa e entregue na secretaria da escola escolhida pelo aluno, até o dia 12 de julho. É necessário anexar os documentos mencionados no Art. 19 (conforme descrito na página de inscrição).

A lista com os candidatos selecionados será divulgada no dia 18 de julho, através do site da SED, bem como nos murais das unidades escolares que tenham o CIES. Os estudantes deverão realizar a matrícula de 19 a 27 de julho.

Confira a relação de municípios e escolas onde será disponibilizado o CIES neste link.

Por Rafaela Fusieger


Em Guarulhos, o Cursinho Popular Pimentas UNIFESP (CPPU) abriu um processo seletivo e dispõe de 40 vagas para o curso pré-vestibular gratuito de 2012.

O curso é aplicado por alunos da UNIFESP e por formados da universidade.

No dia 11 de março os interessados vão participar de uma prova de seleção, que é composta por uma redação e uma entrevista socioeconômica.

As inscrições para a seleção podem ser realizadas, nos dias 3 e 4 de março (das 10:00 às 14:00), na UNIFESP Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, n° 333 – piso superior – sala 13). Os candidatos devem levar cópias do RG e comprovante de residência.

O resultado com a lista de quem foi aprovado sairá no dia 17 de março.

Para ter mais informações sobre a seleção acesse os sites www.humanas.unifesp.br e www.cursinhounifesp-guarulhos.blogspot.com.

Os candidatos que estiverem com dúvidas podem enviar um e-mail para cppu.unifesp@gmail.com.

Por Paulo Talarico


Preparado para os processos seletivos para universidades em 2012? Uma das formas de estudar com maior frequência e estar preparado para o momento das provas é realizar cursinhos e, alguns deles, oferecem aulas gratuitas.  

É o caso da Rede Emancipa de cursinhos populares. A organização abriu vagas para seu curso extensivo que busca capacitar os estudantes para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012. São boas oportunidades para estudantes que ainda têm tempo de se qualificar.

O grupo oferece 900 vagas em unidades situadas na capital paulista como Butantã, Valo Velho, Ipiranga, Santana, FE-USP, e na cidade de Itapevi, na Grande São Paulo.

Quem participar terá aulas aos sábados, em período integral, ou durante a semana (unidade USP), que acontecerá no período de março a dezembro. 

Além das aulas, a Rede Emancipa dispõe de outros cursos como formação política e atividades como visitas a universidades e programas culturais.

Os interessados em participar do cursinho devem se inscrever pelo formulário disponibilizado no site redeemancipa.org.br/inscreva-se e confirmar a matrícula na aula inaugural em alguma das unidades.

Para saber sobre os trabalhos realizados pela rede acesse o site: redeemancipa.org.br, ou envie um e-mail para: redeemancipa@gmail.com.

Por Paulo Talarico


A preparação para os vestibulares deste ano já começou e é importante estar atento. Para estudar, uma das alternativas encontradas por estudantes é ingressar em cursinhos e assim se qualificar para as avaliações que acontecerão no decorrer do ano.

Em São Paulo, um processo seletivo foi aberto pela Associação Cultural de Estudantes e Pesquisadores da Universidade de São Paulo, que iniciou a seleção para o Cursinho Popular. As vagas oferecidas são destinadas às turmas do Extensivo 2012.

Os selecionados pagarão uma taxa de colaboração que vai de R$ 65,00 (para turmas de sábado) a R$ 126,00. O projeto inclui material didático, aulas extras, grupos de estudos e plantão de dúvidas.

Além disso, os estudantes podem participar de diversas atividades culturais, como aulas de teatro, canto, apresentação de filmes e debates sobre temas atuais, oficinas de texto e de redação, além de aulas de reforço de Inglês e Espanhol.

Outra ferramenta importante na preparação para as avaliações são as realizações de simulados dos principais vestibulares de universidades públicas.

Para participar da seleção é necessário comparecer no seguinte endereço: R. da Consolação, número 1.909 (próximo da Estação Paulista do Metrô). Vale lembrar que os candidatos devem levar os seguintes documentos: cópias do comprovante de residência, RG, CPF e duas fotos 3×4. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Ainda há a possibilidade de concorrer ao programa de bolsas de estudo para quem não poder arcar com os valores da contribuição.

Para ter informações sobre as matrículas ligue para (11) 3258-1436 ou acesse o site www.cursinhopopular.com.br.

Por Paulo


O Curso Anglo Leonardo da Vinci marcou para o próximo sábado, dia 29 de outubro, o teste de seleção de bolsas para o curso pré-vestibular extensivo de 2012. Quem se escrever concorre a descontos nas mensalidades do cursinho, que são concedidos de acordo com a pontuação do candidato na prova.

As inscrições para o teste são totalmente gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.estudenoanglo.com.br. Basta preencher um cadastro e imprimir o comprovante, que precisa ser apresentado no dia da prova.

Segundo o Curso Anglo, a data de divulgação dos resultados será anunciada no dia do processo coletivo para todos os alunos que forem fazer o teste.

Mais informações podem ser obtidas no próprio site do colégio ou pelo telefone (11) 3133 5400.

Por Mozart Artmann


A partir do dia 13 de outubro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2012 do cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cujas aulas serão ministradas no campus da instituição localizado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As oportunidades são destinadas aos candidatos de baixa renda, que não têm condições de pagar o curso em instituições particulares.

De acordo com a UFSCar, estarão em disputa 300 vagas, para as aulas que terão início no mês de março do próximo ano, preparando os estudantes para prestar os vestibulares ao longo do ano de 2012. Os alunos terão aulas de segunda a sexta-feira, das 19:00 às 22:35, e aos sábados, das 8:10 às 12:30.

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de outubro, e os interessados devem comparecer ao Núcleo de Extensão UFSCar Escola (Rua dos Pica-Paus, na área sul do campus São Carlos), levando a carteira de identidade, comprovante de residência, CPF e comprovante de pagamento da taxa de participação, cujo valor de R$ 15 pode ser depositado no Banco do Brasil, na conta corrente 7215-X da agência 1888-0. O atendimento será realizado das 18:30 às 22 horas, nos dias úteis, e das 9:00 às 17:00, aos finais de semana.

O processo de seleção conta com análise socioeconômica e aplicação de prova de conhecimentos gerais.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (16) 3351-8433 ou através do e-mail cpv@ufscar.br.

Por André Gonçalves


Termina no dia 16 de setembro o prazo de inscrições para o curso pré-vestibular gratuito oferecido pela Prefeitura de Santo André, cidade localizada na Grande São Paulo, que conta com 2.200 vagas para as aulas preparatórias visando os processos seletivos do fim do ano. Os participantes terão direito a material didático.

Para se candidatar é preciso ser morador de Santo André e estudante de alguma das escolas da rede pública da cidade (ou ter completado o ensino médio em uma delas). Além disso, é preciso integrar família cuja renda mensal não ultrapasse quatro salários mínimos.

Aqueles que se encaixarem no perfil podem se inscrever comparecendo ao Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR), que fica na Avenida Artur de Queiroz, 720, bairro Casa Branca, ou à Escola Estadual Professor Rener Caram, situada na Avenida Palmares, 778, Vila Palmares. O horário de atendimento é das 8 horas às 20 horas, e os interessados devem levar os comprovantes de conclusão do ensino médio ou de matrícula (caso seja estudante), carteira de identidade e comprovante de residência.

Os inscritos poderão escolher pelas aulas do turno da manhã (das 7h30 às 12h50), tarde (das 14 horas às 17h50) ou noite (das 19h15 às 22h50). Há também as modalidades de semi-extensivo (com duração de 1 semestre) e extensivo (para início em 2012, cujo período de aulas vai de fevereiro a dezembro).

Para maiores esclarecimentos, estão disponíveis os telefones (11) 4479-5944 e (11) 4975-4780. Também é possível buscar informações no site da prefeitura de Santo André.

Por André Gonçalves


A Prefeitura de Embu das Artes, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, abriu inscrições para o cursinho pré-vestibular do município. O curso será oferecido gratuitamente, com as aulas se iniciando em agosto, visando a preparação para os vestibulares do final do ano.

As aulas serão ministradas no Complexo Educacional Valdelice Aparecida Prass, das 18 horas às 23 horas, nos dias úteis, e das 8 horas às 17 horas, aos sábados.

Serão disponibilizadas 120 vagas no total, que poderão ser preenchidas por estudantes das escolas públicas da cidade, que estejam cursando o 3º ano do ensino médio ou que já tenham se formado. Além disso, é necessário ter nascido ou ser morador de Embu das Artes. Quem estuda (ou estudou) em escolas da rede particular, como bolsista integral, também está habilitado, desde que comprove a condição.

Os interessados poderão se inscrever, até o dia 5 de agosto, através do site www.embu.sp.gov.br. Também será possível se cadastrar no Centro de Referência da Juventude, que fica na Rua Rebolo Gonzáles, 185, Cercado Grande. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

Se o número de inscritos for maior que o das vagas, haverá sorteio.

Por André Gonçalves


Estarão abertas até o dia 24 de maio as inscrições para o Concurso de Bolsas do Anglo Vestibulares, em São Paulo, que vai oferecer descontos para as turmas de pré-vestibular, que se iniciarão em agosto, visando os vestibulares do final de 2011.

Dependendo do desempenho, o candidato pode obter até 100% de desconto nas mensalidades. Os interessados em estudar nas turmas da manhã, vão fazer uma prova com 60 questões. Já para quem for estudar nos períodos da tarde ou noite, farão exames com 50 questões. Em ambos os casos, os testes envolvem o conteúdo estudado em todo o Ensino Médio, excluindo a língua inglesa.

As inscrições podem ser feitas através do site www.cursoanglo.com.br ou pessoalmente, em uma das três unidades do Anglo na capital paulista. Os endereços são: Avenida João Dias, 1.645, Santo Amaro; Rua Sergipe, 58, Higienópolis; e Rua Tamandaré, 596, Liberdade.

As provas serão realizadas no dia 24 de maio. Para as turmas da manhã e max tarde, as avaliações começam às 14h30. Para as turmas noite e max noite, o horário de início dos exames é às 19 horas. Os estudantes terão 3h30 para finalizar os testes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3273-6100.

Por André Gonçalves


Vão até o dia 16 de maio de 2011 as inscrições para o curso pré-vestibular idealizado pela Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro, em conjunto com a Cecierj – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância.

É um total de 3.600 vagas que serão distribuídas para os alunos do 3° ano do nível médio regular, ou do 4° ano do curso normal da rede de ensino estadual. O início das aulas está previsto para 11 de junho e vai até 16 de dezembro de 2011.

São 43 polos em todo o solo carioca que irão receber as aulas. Para verificar as regiões que vão receber o pré-vestibular e o número de vagas faça o download do quadro de vagas.

Os estudantes receberão de modo gratuito os livros para serem utilizados durante o curso. Faça a sua inscrição pelo site da Fundação Cecierj até a data de 16 de maio de 2011.

No link também podem ser encontradas informações como documentos necessários para a matrícula, etapas do processo seletivo, entre outras. 

Por Oscar Ariel


Se você pretende realizar o vestibular 2011 e está à procura de um curso pré-vestibular gratuito, então fique ligado no curso que o Serviço Social da Indústria do Paraná, o Sesi/PR, em conjunto com a ONG “Em Ação”, estão anunciando.

Os interessados já podem efetuar a inscrição para o semi extensivo do pré-vestibular “Em Ação” de modo gratuito. Está sendo disponibilizado um total de 150 vagas para alunos que já tenham concluído o nível médio, ou estão no último ano, pertencentes a famílias de baixa renda. Os candidatos irão realizar uma redação e prova de conhecimentos específicos relativos ao 1° e 2° ano do nível médio.

Aqueles que forem selecionados terão que apresentar documentos que comprovem a situação financeira, indicando que não possuem condições de pagar por um um curso particular. Não há mensalidade, apenas uma taxa no ato de inscrição no valor de R$ 35.

Durante as aulas serão utilizadas 04 apostilas com os conteúdos necessários, estas tem um valor de R$ 45. Porém, a compra não é obrigatória para acompanhar as aulas. Faça a sua inscrição até a data de 20 de junho de 2011, por meio do site da ONG “Em Ação”.

Por Oscar Ariel


Colégio e Curso Anglo Leonardo da Vinci irá realizar no dia 16 de abril, o concurso para oferecer bolsas para os ingressantes da Turma de Maio 2011. O curso vai de Maio de 2011 a Janeiro de 2012, visando ter fim junto com as provas da segunda fase dos vestibulares da Unicamp e da Fuvest.

As pessoas interessadas devem se inscrever, gratuitamente, por meio do portal www.anglovinci.com.br. É preciso ser feito o preenchimento do cadastro e, em seguida, a impressão do protocolo da inscrição, que deve ser apresentado no dia da prova de bolsa.

Os locais de prova são: Avenida São Camilo, nº 2.500, na Granja Viana; Alameda Amazonas, nº 868, no Alphaville; Rua Euclides da Cunha, nº 390, em Osasco; e Avenida Caetano Barrella, nº 89, em Taboão da Serra.

Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone da Central de Atendimento: (11) 3133-5433.

Por Iracema Iris Gonçalves


Encontram-se abertas as inscrições do Curso Preparatório Universidade para Todos, que é um cursinho pré-vestibular gratuito para quem deseja se preparar para o vestibular.

O total de vagas disponíveis é de 21.620 e as turmas estão sendo oferecidas pelas seguintes universidades: Universidade do Estado da Bahia – UNEB (12.900 vagas), Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (1.750 vagas), Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (3.020 vagas), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (3.050 vagas) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (900 vagas).

O curso será na modalidade presencial e os alunos contemplados vão poder cursar as disciplinas de língua português e estrangeira, com opção de inglês ou espanhol, História, Geografia, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia e Literatura.

As vagas são destinadas a alunos que estejam cursando regularmente o 3º ano do Ensino Médio em rede pública do Estado da Bahia ou egressos da rede pública do Estado da Bahia.

As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas até o dia 06 de abril apenas pela internet, através do endereço eletrônico www.educacao.ba.gov.br.

Por Andrea Gomes


Oferecendo aulas com assuntos que vão cair no vestibular 2012, o cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já está recebendo a inscrição de interessados.

As informações dão conta que 5 mil estudantes serão beneficiados com o programa que acontece em 28 cidades do estado catarinense durante este ano.

Para participar você deve ter cursado o ensino médio todo em escola pública, ou comprovar que não possa efetuar o pagamento de um curso pré-vestibular particular. Com isso os candidatos passarão por uma análise socioeconômica por uma assistente social.

Aqueles que pretendem efetuar a inscrição poderão fazê-la, no período que se encerra na data de 20 de abril de 2011, através do site oficial do cursinho pré-vestibular da UFSC. No link também poderão ser encontradas outras informações.


Os estudantes que terminaram o ensino médio recentemente, e que pretendem fazer cursinho pré-vestibular, podem realizar a inscrição no Cursinho do XI, que é ligado ao Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a partir do dia 21 de fevereiro. O local é em São Paulo, capital.

Para participar das aulas, é preciso pagar a mensalidade que varia entre R$ 120 e R$ 180.

As inscrições devem ser feitas diretamente na secretaria do cursinho, que fica na Av. Brigadeiro Luis Antonio, 277, 5º andar, no bairro da Bela Vista.

No ato da inscrição, é preciso que o interessado apresente o RG, CPF, comprovante de residência e também uma foto 3×4.

Para saber mais detalhes e informações, os números (11) 3107-6293 / 3101- 4583 ou o site www.cursinhodoxi.com.br, podem ser consultados.

Por Rafaela Ometto.





CONTINUE NAVEGANDO: