Essa matéria é para você que vai prestar vestibular em 2013. É que, além dos vestibulares tradicionais, também existem os que acontecem por distância. Muitos críticos não concordam com o EAD (Ensino à distância), pois acreditam que o aprendizado acontece melhor de forma presencial e na companhia de outros colegas e professores.

Essa é uma discussão que gera muito debate. afinal, dentro desse contexto, também há os profissionais que defendem esse novo método educacional. Em 2007, por exemplo, uma pesquisa revelou que as instituições EAD tiveram notas melhores que o ensino de cunho presencial.

O Ministério da Educação afirmou que as faculdades de ensino à distância são boas não só para a capacitação dos alunos, mas também para a formação de professores. O filósofo Paulo Ghiraldelli Jr vai além da discussão de resultados e pergunta quem, de todos os pais possíveis, prefere uma educação não presencial?

Para ele,no entanto, o Brasil ainda precisa mudar muito para conseguir uma educação de qualidade incomparável. Assim, para os que vão se aventurar em processos seltivos esse ano, para os estudantes que ainda estão se preparando para os vestitbulares deste ano, uma coisa é certa: cabe somente a vocês a escolha de qual método de ensino é melhor para seu perfil, para seus objetivos e para seu futuro profissional.

Por Madson Lima de Oliveira


A Universidade de São Paulo (USP) está com as inscrições abertas para o curso de Licenciatura em Ciências na modalidade semipresencial, ou seja, o aluno que fará o curso só será obrigado a frequentar um dos pólos da universidade aos sábados no período da manhã e tarde.

A USP juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia oferecem o curso de Licenciatura em Ciências para suprir uma necessidade de professores para a educação básica e, por mais que seja à distância, a qualidade de ensino será mantida integralmente.

As inscrições foram abertas no dia 26 de agosto e irão até o dia 9 de setembro de 2011, sendo que estas serão feitas exclusivamente pela internet, no site www.fuvest.br. O candidato deverá preencher o formulário com os dados pessoais, imprimir o boleto para pagamento da taxa de participação e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária.

As provas da primeira fase ocorrerão no dia 27 de novembro de 2011 e o conteúdo será conhecimentos gerais. Quanto à segunda fase, no dia 8 de janeiro de 2012, será a prova de português e a redação, no dia 9 de janeiro de 2012, serão as provas de matemática, física, química, biologia, história, geografia e inglês e, no dia 10 de janeiro de 2012, serão as provas de biologia, física e química, novamente.

Por Natália Melo


Se você tem escolaridade de nível médio (cursando ou concluído) e tem interesse em continuar os estudos, confira as dicas a seguir para conhecer quais são os tipos de cursos de nível superior e escolher o seu.

O curso de nível superior tradicional envolve licenciatura e bacharelado. Enquanto que na primeira, os alunos aprendem técnicas destinadas à pesquisa e ao ensino; no segundo, a orientação é voltada para o mercado de trabalho. A modalidade tradicional é uma graduação, oferece diploma e dura, no mínimo, quatro anos.

As graduações tecnológicas ou cursos de tecnologia têm, em geral, duração de até três anos. Essa opção mais compacta é uma alternativa para quem tem interesse em obter um diploma com validade nacional em menos tempo.

A modalidade de curso superior – educação à distância, se oferecida por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, terá a mesma validade de um curso presencial. Desse modo, os estudantes obterão diplomas ou certificados ao final do curso. Essa é uma opção para pessoas com uma rotina mais ocupada, o que torna difícil o acompanhamento das aulas diariamente.

Por sua vez, os cursos seqüenciais, embora sejam de nível superior, não é graduação. Há dois tipos: 1) De Complementação de Estudos: oferece certificado e não diploma; não requer autorização prévia do MEC e não precisam ser reconhecidos. 2) De Formação Específica: oferta diploma e devem ser autorizados e reconhecidos pelo MEC.

Por Melisse V.


Para fazer a diferença no mercado de trabalho é importante que o profissional busque atualizações constantes, através de cursos de especialização. Mesmo quem possui uma rotina de trabalho atribulada consegue obter a qualificação desejada com cursos de educação a distância. Esses cursos, além de facilitarem a vida de quem não tem tempo de se deslocar para as aulas presenciais, também contam com certificados, com a mesma valorização dos tradicionais.

Uma das instituições de ensino mais conceituadas para qualificação profissional, o Senac Educação a Distância, abre inscrições para sete cursos de pós-graduação nas seguintes áreas: meio ambiente, informática, artes, saúde, gestão e educação.

Os interessados podem optar pelas seguintes especializações: Gestão da Segurança de Alimentos, Educação Ambiental, Governança de TI, Educação a Distância, Artes Visuais: Cultura e Criação, Gestão Cultural e Gestão Educacional. Os cursos contam com 360 horas de aula, exceto o de Governança de TI, que possui um total de 420 horas.

Nesses cursos o aluno tem acesso às aulas em um ambiente virtual disponibilizado no site, por onde pode tirar dúvidas com professores. Dependendo do curso, ocorrem três ou quatro encontros presenciais.

O Senac receberá as inscrições até o dia 30 de julho, através do site: www.senacrs.com.br/ead.

Por Selma Isis


Se você tem interesse em prestar vestibular para a UFRRJ, UFF, Unirio, Uenf, UFRJ ou Uerj, mas ainda não garantiu sua participação, saiba que as inscrições foram estendidas até 30 de maio (segunda-feira). O seu cadastro no vestibular da Cederj para Universidades Públicas a distância podem ser efetivadas aqui. O valor da taxa custa R$ 57.

Foram anunciadas 4.985 vagas para dez cursos nas seis universidades. A graduação a distância é no modo semipresencial, isto é, aulas práticas de laboratório e via fax, telefone e internet. O consórcio oferta oportunidades para os seguintes cursos de nível superior: Tecnologia em Sistemas de Computação, Administração Pública, Administração e Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Turismo, Química, Física, Pedagogia, História e em Matemática.

Os alunos que concluírem o seu curso de graduação receberão um diploma com mesma validade e garantia que os demais formando em um curso presencial. As provas serão aplicadas em 18 de junho (sábado). O início das aulas está previsto para 16 de julho (sábado). Veja outros detalhes do vestibular clicando aqui ou ligue para: (21) 2334-1728. Boa Prova!

Por Melisse V.


Foi aberto está semana o período de inscrições para o vestibular de cursos a distância da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.

Os candidatos podem optar pelos seguintes cursos de graduação: letras (português), letras (inglês) e filosofia. Estão sendo oferecidas 660 vagas para este certame, estas vagas estão distribuídas entre os polos de Confins, Governador Valadares, Cambuí, Sete Lagoas, Ilicínea e Itamonte.

Aqueles que pretendem ingressar em algum destes cursos, podem realizar a inscrição, até a data de 16 de maio de 2011, através do site – copese.ufla.br.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (35) 3829 1035. Participe e boa sorte!

Por Oscar Ariel


Estão abertas as inscrições dos cursos de nível superior de educação a distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci, o Uniasselvi, com sede em Santa Catarina. São oferecidas vagas em mais de 9 cursos de graduação com duração de quatro anos e 12 cursos de curta duração (24 meses), todos com certificado de avaliação do MEC.

O sistema de aulas é semipresencial, com encontros semanais nas sedes da instituição para assistir a aulas pré-gravadas.

A universidade oferece material de apoio e mais conteúdo programático em portal do aluno disponível no site oficial, com acesso através de login e senha.

As dúvidas são tiradas nos encontros semanais ou através do portal, por email ou chat onde estarão presentes professores e instrutores capacitados.

As provas são semestralmente e há avaliações periódicas durante o estudo.

Inscrições através do site www.nead.com.br.

Por Lidianne Andrade





CONTINUE NAVEGANDO: