Prazo de inscrições termina no dia 22 de janeiro de 2019.

Nova temporada de vestibular está oficialmente aberta. Trata-se da abertura do período de inscrições destinadas ao novo processo seletivo promovido como cursinho Pré-Vestibular da CIUNI, na Universidade Federal de São Paulo, ou UNIFESP, no município de Diadema.

Todos os estudantes interessados deverão realizar as inscrições por meio da internet, ao longo de um prazo que se estenderá até o dia 22 de janeiro de 2019. Este cursinho foi estruturado para atender, de modo exclusivo, todos os estudantes comprovadamente de baixa renda, que concluíram ou estão prestes a concluir a fase do Ensino Médio neste mesmo ano de 2019, na rede pública de ensino.

Todas as aulas, que fazem parte deste novo programa, serão ministradas gratuitamente pelos próprios professores e demais plantonistas colaboradores da UNIFESP, no interior da Fundação Florestan Fernandes, localizada no seguinte endereço: Rua Manoel da Nóbrega, número 1.149, Centro.

O plano prevê que estas aulas tenham início a partir do dia 11 de março de 2019. Portanto, todos os estudantes deverão comparecer às aulas de segunda a sexta-feira, entre às18h e às 22h30, com aulas suplementares ministradas aos sábados, entre às 10h e às 16horas.

Sobre as vagas seguem as informações:

Em sua totalidade, o programa está disponibilizando em torno de 55 vagas, das quais 6 estão previamente reservadas aos ex-alunos do CIUNI; são 27 vagas reservadas aos estudantes afrodescendentes, pardos e também aos descendentes indígenas, e as demais 22 abertas para a ampla concorrência.

Observação importante: todos os candidatos que comprovadamente possuírem uma renda familiar de até um salário-mínimo e meio por membro da família, terão prioridade no benefício proporcionado por meio dos programas sociais deste governo e forem residentes da cidade de Diadema e do Grande ABC paulista.

Sobre o processo de seleção dos candidatos seguem as informações:

O início deste processo seletivo se dará por meio da declaração da situação socioeconômica do grupo familiar do estudante (deverá comprovar a mesma por meio de documentos); seguido da pré-seleção; da rigorosa análise da dita renda familiar; a necessária apresentação e a final confirmação do interesse.

Todos aqueles candidatos que decidirem não enviar as suas declarações, sobre a situação socioeconômica familiar, via internet, têm a alternativa de entregar os mesmos documentos de modo pessoal, até o dia 22 de janeiro, dirigindo-se ao próprio Núcleo de Apoio aos Estudantes, cujo endereço é o seguinte: Rua Antônio Doll de Moraes; no número 105; no Centro; município de Diadema.

A segunda fase deste processo de seleção recrutará em torno de 280 candidatos pré-selecionados. Deste modo, existe uma previsão de que esta relação da pré-seleção venha a ser divulgada no dia 23 de janeiro de 2019, um dia após a finalização das inscrições.

Na fase seguinte, todos os estudantes terão o dever de apresentar os seus documentos, cobrados no item n°8 do Manual do Candidato, entre os dias 29 e 30 do mês de janeiro de 2019, diretamente na Fundação Florestan Fernandes.

A partir dos ditos documentos, todas as informações necessárias dos candidatos serão cuidadosamente verificadas e, em seguida, nova seleção será realizada, como uma espécie de peneiração. Todos os estudantes convocados terão um prazo até o dia 21 do mesmo mês para confirmar o interesse pelo programa.

Sobre as matrículas seguem as informações:

Está previamente estabelecido que o resultado final será divulgado até o dia 4 do mês de março de 2019, por meio da divulgação da relação dos estudantes convocados para a realização definitiva da matrícula da primeira chamada, sendo que haverá a relação de estudantes destinados à segunda chamada.

Assim, a matrícula tem prazo para ser efetivada até o dia 6 do mês de março, entre 16h e 20h, e a relação dos estudantes para segunda chamada está agendada para divulgação até o dia 8 de março.

Paulo Henrique dos Santos


UEL oferece um curso preparatório para o vestibular totalmente gratuito e tem 450 vagas abertas.

Todo estudante sabe que os cursinhos pré-vestibulares são muito importantes para o ingresso em cursos de nível superior, pois possibilitam uma preparação específica para as provas de vestibulares. Contudo, a maioria dos jovens brasileiros não possuem condições financeiras para esse tipo de preparação. Pensando em auxiliar esses estudantes de baixa renda, a Universidade Estadual de Londrina criou o Curso Especial Pré-Vestibular que é um curso preparatório totalmente gratuito.

O cursinho, que foi desenvolvido em uma parceria entre o SEBEC, que é o Serviço de Bem-estar à Comunidade e a Proex, Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Londrina já está com inscrições abertas.

Podem se inscrever jovens que tenham concluído o ensino médio ou que estejam cursando o 3º ano.

Para fazer a inscrição no cursinho Pré-vestibular da UEL é necessária a apresentação de alguns documentos informados no edital.

Os documentos devem ser levados à Secretaria do Serviço de Bem-estar à Comunidade, onde também será preenchido um formulário. A Secretaria funciona no horário que vai das 8h30 até às 11h30 e das 14h até às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O processo de seleção dos candidatos se dará por meio de duas etapas, sendo a primeira de avaliação socioeconômica e a segunda de uma prova objetiva de conhecimentos gerais.

Nesse sentido, para a primeira etapa o interessado precisa apresentar documentos que possam comprovar que pertence a uma família de baixa renda. O resultado da primeira fase está previsto para ser divulgado no dia 24 do mês de março.

Assim os classificados serão submetidos à prova prevista para acontecer no dia 26 do mês de março e deve ser realizada no CESA, Centro de Estudos Sociais Aplicados, no horário que vai das 14h até às 18h.

O resultado da segunda etapa deve ser divulgado no dia 28 do mês de março. Em seguida no dia 30 de março deve sair o resultado final com o nome dos aprovados no processo seletivo, que devem então realizar suas matrículas.

Para o ano de 2017 será disponibilizado o total de 450 vagas, para turnos vespertino e noturno. As aulas estão previstas para terem início no dia 03 do mês de abril.

Mais informações ligue para (43) 3371-4452/4719 ou ainda no e-mail sebec@uel.br.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 03 de mês de março em www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/insc/index.php&pagina=view/inscricoes/seleciona_evento.php&cod_evento=3153.

Por Sirlene Montes


Aulas serão gratuitas e para um número limitado de estudantes.

Duas instituições de ensino estão com vagas abertas para cursos gratuitos de preparação para o Exame do Ensino Médio (Enem) 2016. As oportunidades são para interessados na região de Campinas, no estado de São Paulo, e para quem reside na cidade de Manaus, no estado do Amazonas.

São Paulo

O curso preparatório para o ENEM em São Paulo será ministrado pela Faculdade de Jaguariúna (FAJ), localizada na região de Campinas, através do projeto “Pró Enem”. As aulas terão início em agosto e seguirão até 29 de outubro para os candidatos selecionados.

O processo de seleção dará prioridade a alunos do terceiro ano do Ensino Médio que trabalham. São oferecidas 60 vagas para o curso gratuito, que será ministrado todos os sábados, das 8h30 às 13h10.

Serão abordadas as principais disciplinas solicitadas no Enem, como Redação, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Biologia, Física, Química, História, Geografia e Filosofia, além de temas de atualidades.

Alunos que trabalham terão prioridade no processo de escolha dos candidatos, seguidos dos demais alunos que cursam o terceiro ano e, finalmente, alunos do segundo ano do Ensino Médio e interessados que já tenham concluído o Ensino Médio, mas pretendem prestar Enem neste ano.

Informações e Inscrições: (19) 3837-8500 – Faculdade de Jaguariúna: Rua Amazonas, 504 – Jardim Dom Bosco, Jaguariúna, SP.

Amazonas

Já no Amazonas, o curso preparatório gratuito para o Enem 2016 é oferecido pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), que disponibiliza 120 vagas para interessados em se preparar para o exame.

As aulas serão ministradas pelos alunos de licenciatura do Campus Manaus- Centro da IFAM, que abordarão as matérias de Química, Física, Biologia e Informática, com ênfase nos temas abordados pelo Exame Nacional do Ensino Médio nos últimos anos. As aulas gratuitas para o Enem acontecem aos sábados, das 8h30 às 11h45, no Campus Manaus, que fica na Avenida Sete de Setembro, no Centro da cidade de Manaus.

Podem se inscrever apenas alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas no ano de 2016 e que deverão prestar o Enem ainda neste ano. Os interessados em participar das aulas preparatórias devem se inscrever para o curso preparatório gratuito da IFAM somente através do site: www.doity.com.br/preparatorioifam.

André Barbirato


Curso terá apenas 70 vagas e os interessados passarão por uma triagem.

Quem irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, sabe o quanto este período pode ser estressante e desgastante. Pensando nisso, a Faculdade de Jaguariúna, a FAJ, abriu as inscrições para um projeto da instituição que colabora na preparação do candidato para as provas.

Com o nome de “Proe Enem”, o mesmo é um curso preparatório aberto para quem quiser participar. As inscrições são realizadas no portal da faculdade, no http://www.faj.br/. Além disso, é importante saber que não é cobrado taxa para se inscrever, sendo o mesmo, dessa forma, gratuito.

A execução das aulas será entre os dias 6 de agosto até 29 de outubro de 2016. Essas acontecerão sempre das 8h30 às 13h10, nos sábados.

Por ter somente sessenta vagas, será realizado um processo de triagem dos candidatos interessados, levando em conta alguns requisitos importantes. Sendo assim, será dada prioridade aos alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio e que trabalham. Após, serão selecionados os que estão no terceiro ano e, finalmente, os demais estudantes que estão em outras turmas ou que já concluíram os estudos no ensino médio.

Sobre as disciplinas que serão abordadas, os temas são extremamente completos. Dessa forma, ocorrerão aulas sobre atualidades, filosofia, história, geografia, física, química, matemática, biologia, inglês, redação e gramática. Essas acontecerão na sede da Faculdade Jaguariúna, localizada no seguinte endereço: Rua Amazonas, 504, Jardim Dom Bosco.

Para mais informações, basta ligar para o telefone (19) 3837-8500 e solicitar esclarecimento de dúvidas.

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá durante os dias 5 e 6 de novembro. Ocorrendo em toda a extensão do Brasil, a avaliação é composta por quatro provas, sendo estas objetivas e com 45 questões em cada. Além disso, também é solicitada uma redação com assunto previsto pelos organizadores. A divisão dos temas é a seguinte:

  • 5 de novembro (sábado) – Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Biologia e Química); Ciências Humanas e suas Tecnologias (Sociologia, Filosofia, História e Geografia). Para esta etapa, o tempo de prova é de 4 horas e 30 minutos.
  • 6 de novembro (domingo) – Redação; Matemática e suas Tecnologias; e Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação e Artes). O tempo de duração dos exames é de 5 horas e 30 minutos.

Kellen Kunz


Instituição disponibiliza 600 vagas. Aulas serão ministradas em São Paulo, Diadema, Bragança Paulista, Atibaia, Poá, Itatiba, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Belfort Roxo (RJ), Salvador (BA) e Serra (ES).

A UNEAFRO Brasil está recebendo inscrições para o cursinho preparatório do ENEM e de vestibulares. O curso é gratuito e existem ao todo 600 vagas distribuídas entre as cidades de: São Paulo, Diadema, Bragança Paulista, Atibaia, Poá, Itatiba, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Belfort Roxo (RJ), Salvador (BA) e Serra (ES).

As oportunidades abrangem 18 núcleos de estudos. Geralmente as aulas são ministradas durante os finais de semana em horário integral (8h às 17h), contudo, há opções de estudos intercalados entre os dias úteis em algumas das unidades de estudo.

Em funcionamento desde o ano de 2009, os cursinhos acontecem por meio do trabalho voluntário de coordenadores, pessoal responsável pelo apoio e professores. O projeto pedagógico é desenvolvido em cima da revisão de matérias do Ensino Médio, há ainda foco no conteúdo de Atualidades que geralmente se destaca não só nas provas de conhecimentos gerais como também na Redação do Enem.

Aqueles que fizerem parte do cursinho podem preparar-se de forma intensiva contando com a possibilidade de participar de simulados e aulas especiais previstas para as semanas que antecedem o exame.  Além disso, a UneAfro possui parcerias com instituições de ensino privadas, os alunos possuem a chance de concorrer a bolsas de estudo que proporcionam de 50% a 80% de desconto.  

Os estudantes são selecionados através da análise socioeconômica.O perfil dos cursinhos comunitários é composto em sua maioria por negros, mulheres, estudantes de escolas públicas, jovens em situações de vulnerabilidade e trabalhadores que desejam aprimorar seus estudos.

O objetivo da Uneafro é superar qualquer tipo de preconceito, incluindo a desigualdade de raça, classe social, cor, orientação sexual, entre outros motivos que atingem o desenvolvimento de mulheres, negros e jovens de baixa renda.

Para concorrer acesse o site http://uneafrobrasil.org/, clique em "Novos Alunos", escolha o curso e horário pretendido e preencha o restante do formulário. Feito isso, aguarde o contato da coordenação do curso nos dias que sucederem o cadastro.

A UneAfro também busca e aceita novos colaboradores que possuam vontade de atuar em um dos cursinhos ou de acompanhar a criação de novos núcleos. Caso você tenha interesse, envie um e-mail com telefone, dados pessoas e área pretendida para o endereço uneafrobrasil@gmail.com.

Por Beatriz


Instituição oferece 720 vagas para estudantes de escolas públicas. Cursos serão ministrados em Santo André e Mauá.

A UFABC (Universidade Federal do ABC) está recebendo inscrições para o Cursinho Gratuito da Escola Preparatória Enem 2016. Existem 720 vagas e os cursos são ministrados na cidade de Santo André e Mauá.

Do total de vagas oferecidas, 400 são para a cidade de Santo André e 320 para Mauá. Os estudantes devem escolher o turno de realização do cursinho. Metade das vagas é destinada para o período vespertino (13h30 às 18h00) e a outra metade para o período noturno (18h45 às 22h45).

Dentre os requisitos, é necessário que os interessados tenham cursado ou já concluído o Ensino Médio por meio de escolas públicas. As vagas de Mauá exigem ainda que os participantes sejam moradores do município.

O Processo de Seleção será feito através de uma prova classificatória que será aplicada no dia 30 de Janeiro, no período da tarde e terá duração de 04 horas. Os exames serão compostos por 50 questões de múltipla escolha sobre conteúdos provenientes do ensino médio e é obrigatório para todos os candidatos inscritos. No dia da prova, os candidatos devem apresentar documento de identificação com foto e levar caneta esferográfica preta transparente.

O resultado oficial será divulgado dia 05 de Fevereiro de 2016. As aulas possuem previsão de início para o dia 07 de Março. Vale lembrar que estas só terminarão um dia antes da aplicação do ENEM 2016.

O cursinho da UFABC foi criado em 2010 e pertence a um projeto de extensão que visa fornecer possibilidade real de acesso ao ensino superior com boas chances na lista de classificação para estudantes da rede pública.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até a data máxima de 22 de Janeiro de 2016, pelo site da PROEC (http://proec.ufabc.edu.br/). Por meio do endereço eletrônico os candidatos podem consultar também o edital na íntegra. Não há necessidade do pagamento de nenhuma taxa referente à participação.

Por Beatriz


Estes são os últimos dias para quem deseja se inscrever e participar do Curso pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Pouso Alegre, município localizado em Minas Gerais. O período de inscrição para o Cursinho Municipal Pré-Enem e também Pré-Vestibular 2015 ficará aberto até o dia 19 de dezembro.  

A Prefeitura Municipal disponibiliza este curso para estudantes que estejam devidamente matriculados no terceiro ano do ensino médio ou que já tenham concluído esse nível de escolaridade. O foco do cursinho preparatório é oferecer aulas para aperfeiçoamento e entendimento das disciplinas que são cobradas nos vestibulares e Enem. As vagas são direcionadas para estudantes que tenham cursado o ensino médio na rede pública de ensino ou tenham sido bolsistas integral em escolas particulares. Está vetada a participação de jovens que já tenham concluído o ensino superior. 

Ao todo, a Prefeitura oferece 150 vagas, deste total, 100 delas são para o curso ministrado no período noturno e 50 no período da manhã.  

A avaliação dos candidatos às vagas do curso preparatório será realizada no dia 25 de janeiro de 2015. Nesta prova serão avaliados os conhecimentos obtidos no primeiro e segundo ano do ensino médio, a prova é objetiva múltipla escolha. Os estudantes também serão avaliados mediante uma prova de redação.  

Caso você tenha ficado interessado e deseje participar da seleção que definirá os novos estudantes do curso preparatório da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, deverá primeiramente verificar as disposições e o regulamento presente no edital de abertura de seleção pública. Nele, os candidatos encontrarão os documentos necessários para serem apresentados no momento da inscrição.  Para entregar o formulário de participação, o interessado precisará comparecer na Avenida Dr. João Beraldo, n° 242, no centro da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. 

O cursinho da Prefeitura começou em 2013 e desde então tem colaborado com a formação de muitos jovens. 

Por mais informações entre em contato pelo telefone (35) 3423-1786. 

Por Melina Menezes


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo em São José dos Campos (SP) destinado ao Curso Alberto Santos Dumont (CasdVest). O curso é gratuito e as inscrições poderão ser feitas pela internet através do site casdvest.org.br. O objetivo desse curso é preparar estudantes da região para os vestibulares mais concorridos do país.

Diante disso, é importante salientar que só podem concorrer ao vestibulinho, estudantes do Vale do Paraíba que estejam no terceiro ano do ensino médio ou que já se formaram. Ao todo são ofertadas 520 vagas para estudantes de baixa renda. Para conseguir uma vaga o candidato precisa participar de uma seleção composta por um exame intelectual e entrevista de renda, ambos classificatórios. A parte do exame intelectual está prevista para o dia 7 de setembro, às 14h, no campus da Universidade Paulista (Unip), em São José dos Campos.

Aqueles que forem aprovados na primeira etapa serão convocados para entrevista de renda, a qual está prevista para ocorrer no mês de novembro. O resultado final dos selecionados aptos a cursar o vestibulinho será divulgado no site do CasdVest – casdvest.org.br. Os candidatos que possuem dúvidas a respeito do curso é importante lembrar que, ele é um curso preparatório sem fins lucrativos com aulas ministradas por alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e professores convidados de outras universidades. Só no ano passado houve 3.600 inscrições e 520 aprovados.

Época de vestibular para os alunos que estão concluindo o ensino médio é uma etapa da vida muito importante, pois é o momento de decidir qual curso irá fazer, qual aptidão e habilidades já são possíveis de ser encontrados no candidato e avaliar se realmente há vocação para a área escolhida. Alguns testes vocacionais são muito eficientes. Todavia, é fundamental que antes mesmo de se inscrever o candidato dê uma olhada na matriz curricular do curso escolhido para saber se ela é realmente o que se quer. 

Por Luciana Viturino


Está aberto o prazo para efetuar a inscrição e participar do projeto seletivo que definirá o grupo de 120 alunos que integrará o cursinho pré-vestibular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Este curso preparatório faz parte das atividades do Projeto de Educação Comunitária Integral. Este ano o curso oferece 120 vagas para alunos com condição econômica insuficiente para pagar a cursos pagos.

Quem quiser concorrer a uma das vagas deverá ficar atento, pois o término das inscrições para o curso finalizará no dia 1° de março. O Projeto destina as vagas do seu curso a estudantes que não possuam condições econômicas de pagar um curso deste tipo em instituições particulares e que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio em escolas da rede pública de educação.

Para se inscrever o interessado precisará acessar o endereço eletrônico www.projetointegrar.org e preencher o formulário de participação. Após se inscrever, o candidato passará por outra etapa, a realização de uma entrevista para avaliar a situação socioeconômica dele e da sua família. As entrevistas deverão acontecer a partir do dia 6 de março.

O resultado final dos aprovados será publicado no site do curso pré-vestibular www.projetointegrar.org.

O Projeto está integrado por professores de cursos particulares similares a este. A intenção da realização do curso é que os alunos sintam-se preparados para enfrentar as provas de ingresso das universidades Públicas, Udesc e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As aulas do curso são ministradas no Centro de Educação Continuada, de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h.

Este preparatório é um curso extensivo que se estende de março a dezembro. Há também uma chance no meio do ano para quem quiser fazer o curso e por alguma razão não conseguiu participar desta seleção. A Udesc também oferece um curso semiextensivo de agosto a dezembro. As inscrições para esse pré-vestibular serão feitas na metade do ano.

Por Melina Menezes


O pré- vestibular social da antiga Fundação Zumbi dos Palmares, atual Superintendência de Igualdade Racial, está com inscrições abertas para os estudantes que forem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares. A Superintendência fica em Campos dos Goytacazes.

Este curso vem oferecendo preparação gratuita há cinco anos. Atualmente existem quatro turmas com duzentos alunos ao todo. A média de aprovação é muito boa, de aproximadamente 80% e esse índice tem chamado a atenção dos estudantes.

Outro curso oferecido pela Superintendência é o de inglês, este vem sendo executado a dois anos sendo que a primeira turma se forma no final do ano de 2013.

Quem quiser fazer os cursos ainda pode se matricular. Para estudar inglês o jovem tem que ter idade superior à 16 anos, já para cursar o pré- vestibular a única exigência é que o estudante tenha finalizado o ensino médio.

O endereço da Superintendência de Igualdade Racial está localizada na Rua Marechal Floriano, 129 no centro do município de Campos do Goytacazes.

As provas do Enem acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro, em todo o Brasil.

Por Melina Menezes


Ao final do ensimo médio, todo estudante se depara com uma árdua escolha, escolher uma profissão.Não é fácil se escolher uma carreira antes dos vinte anos de idade, quando chegou minha vez, passei a analisar diversas possibilidades. Pensei em história, filosofia, jornalismo, publicidade, ciência da computação, dentre muitas outras coisas.

Ao final, eu acabei optando por direito, posso dizer que acertei na mosca. Pois bem, o primeiro passo para se escolhar o curso adequado, é observar em quais matérias da escola você tem mais facilidade.

No meu caso, eu não me dava bem com exatas e biológicas, no entanto, sempre me destaca em ciências humanas. Esse foi o meu ponto de partida, pois assim exclui diversos cursos da minha lista. O segundo passo foi analisar as possibilidades que cada profissão me oferecia,isto é, o que eu poderia fazer depois de concluído o curso superior. Nessa fase, eu eliminei quase todas opções, pois descobri que, embora tenha apreço por muitos cursos superiores, eu não me imaginava atuando nas carreiras que elas proporcionavam.

Enfim, agora é a hora de você conversar com pessoas que cursam o curso desejado, bem como profissionais já formados. Perceba que eu utilizei o termo no plural, o que significa que você não deve conversar com uma única pessoa, mas sim com várias pessoas. Lembre-se que sempre terão pessoas que estão infelizes em todas as áreas, logo, estas com certeza vão te desestimular, da mesma forma que as pessoas que se deram bem vão te estimular, portanto, é importante avaliar os dois lados.

Por Renan Valmeida do Nascimento


Em Guarulhos, o Cursinho Popular Pimentas UNIFESP (CPPU) abriu um processo seletivo e dispõe de 40 vagas para o curso pré-vestibular gratuito de 2012.

O curso é aplicado por alunos da UNIFESP e por formados da universidade.

No dia 11 de março os interessados vão participar de uma prova de seleção, que é composta por uma redação e uma entrevista socioeconômica.

As inscrições para a seleção podem ser realizadas, nos dias 3 e 4 de março (das 10:00 às 14:00), na UNIFESP Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, n° 333 – piso superior – sala 13). Os candidatos devem levar cópias do RG e comprovante de residência.

O resultado com a lista de quem foi aprovado sairá no dia 17 de março.

Para ter mais informações sobre a seleção acesse os sites www.humanas.unifesp.br e www.cursinhounifesp-guarulhos.blogspot.com.

Os candidatos que estiverem com dúvidas podem enviar um e-mail para cppu.unifesp@gmail.com.

Por Paulo Talarico


A Universidade Estadual da Bahia, a Uneb, anuncia que a Associação dos Ex-Alunos da instituição, está recebedo as inscrições para o cursinho pré-vestibular Social Zeferina. Há uma oferta de 75 vagas que serão igualmente distribuídas para turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Caso tenha interesse em ficar com uma destas vagas, vá até o Campus I da Uneb, que fica situado no bairro do Cabula, na cidade de Salvador, até a data de 09 de junho de 2011. O horário de atendimento é das 08 horas às 21 horas, em dias úteis.

A taxa de inscrição é de R$ 25. Além da taxa, a instituição pede que os concorrentes levem 01 kg de alimento não-perecível. Na data de 12 de junho deste ano os inscritos efetuarão uma prova de conhecimentos para o ingresso no pré-vestibular Social Zeferina. O conteúdo do teste contempla temas como conhecimentos gerais, português e matemática.

Há uma mensalidade no valor de R$ 60 (para o curso noturno e vespertino) e de R$ 90 (para o matutino). Mais informações podem ser encontradas no site da Uneb, ou no telefone (71) 3117 2408.   


Vão até o dia 16 de maio de 2011 as inscrições para o curso pré-vestibular idealizado pela Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro, em conjunto com a Cecierj – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância.

É um total de 3.600 vagas que serão distribuídas para os alunos do 3° ano do nível médio regular, ou do 4° ano do curso normal da rede de ensino estadual. O início das aulas está previsto para 11 de junho e vai até 16 de dezembro de 2011.

São 43 polos em todo o solo carioca que irão receber as aulas. Para verificar as regiões que vão receber o pré-vestibular e o número de vagas faça o download do quadro de vagas.

Os estudantes receberão de modo gratuito os livros para serem utilizados durante o curso. Faça a sua inscrição pelo site da Fundação Cecierj até a data de 16 de maio de 2011.

No link também podem ser encontradas informações como documentos necessários para a matrícula, etapas do processo seletivo, entre outras. 

Por Oscar Ariel





CONTINUE NAVEGANDO: