Prazo de inscrições termina no dia 22 de janeiro de 2019.

Nova temporada de vestibular está oficialmente aberta. Trata-se da abertura do período de inscrições destinadas ao novo processo seletivo promovido como cursinho Pré-Vestibular da CIUNI, na Universidade Federal de São Paulo, ou UNIFESP, no município de Diadema.

Todos os estudantes interessados deverão realizar as inscrições por meio da internet, ao longo de um prazo que se estenderá até o dia 22 de janeiro de 2019. Este cursinho foi estruturado para atender, de modo exclusivo, todos os estudantes comprovadamente de baixa renda, que concluíram ou estão prestes a concluir a fase do Ensino Médio neste mesmo ano de 2019, na rede pública de ensino.

Todas as aulas, que fazem parte deste novo programa, serão ministradas gratuitamente pelos próprios professores e demais plantonistas colaboradores da UNIFESP, no interior da Fundação Florestan Fernandes, localizada no seguinte endereço: Rua Manoel da Nóbrega, número 1.149, Centro.

O plano prevê que estas aulas tenham início a partir do dia 11 de março de 2019. Portanto, todos os estudantes deverão comparecer às aulas de segunda a sexta-feira, entre às18h e às 22h30, com aulas suplementares ministradas aos sábados, entre às 10h e às 16horas.

Sobre as vagas seguem as informações:

Em sua totalidade, o programa está disponibilizando em torno de 55 vagas, das quais 6 estão previamente reservadas aos ex-alunos do CIUNI; são 27 vagas reservadas aos estudantes afrodescendentes, pardos e também aos descendentes indígenas, e as demais 22 abertas para a ampla concorrência.

Observação importante: todos os candidatos que comprovadamente possuírem uma renda familiar de até um salário-mínimo e meio por membro da família, terão prioridade no benefício proporcionado por meio dos programas sociais deste governo e forem residentes da cidade de Diadema e do Grande ABC paulista.

Sobre o processo de seleção dos candidatos seguem as informações:

O início deste processo seletivo se dará por meio da declaração da situação socioeconômica do grupo familiar do estudante (deverá comprovar a mesma por meio de documentos); seguido da pré-seleção; da rigorosa análise da dita renda familiar; a necessária apresentação e a final confirmação do interesse.

Todos aqueles candidatos que decidirem não enviar as suas declarações, sobre a situação socioeconômica familiar, via internet, têm a alternativa de entregar os mesmos documentos de modo pessoal, até o dia 22 de janeiro, dirigindo-se ao próprio Núcleo de Apoio aos Estudantes, cujo endereço é o seguinte: Rua Antônio Doll de Moraes; no número 105; no Centro; município de Diadema.

A segunda fase deste processo de seleção recrutará em torno de 280 candidatos pré-selecionados. Deste modo, existe uma previsão de que esta relação da pré-seleção venha a ser divulgada no dia 23 de janeiro de 2019, um dia após a finalização das inscrições.

Na fase seguinte, todos os estudantes terão o dever de apresentar os seus documentos, cobrados no item n°8 do Manual do Candidato, entre os dias 29 e 30 do mês de janeiro de 2019, diretamente na Fundação Florestan Fernandes.

A partir dos ditos documentos, todas as informações necessárias dos candidatos serão cuidadosamente verificadas e, em seguida, nova seleção será realizada, como uma espécie de peneiração. Todos os estudantes convocados terão um prazo até o dia 21 do mesmo mês para confirmar o interesse pelo programa.

Sobre as matrículas seguem as informações:

Está previamente estabelecido que o resultado final será divulgado até o dia 4 do mês de março de 2019, por meio da divulgação da relação dos estudantes convocados para a realização definitiva da matrícula da primeira chamada, sendo que haverá a relação de estudantes destinados à segunda chamada.

Assim, a matrícula tem prazo para ser efetivada até o dia 6 do mês de março, entre 16h e 20h, e a relação dos estudantes para segunda chamada está agendada para divulgação até o dia 8 de março.

Paulo Henrique dos Santos


UEL oferece um curso preparatório para o vestibular totalmente gratuito e tem 450 vagas abertas.

Todo estudante sabe que os cursinhos pré-vestibulares são muito importantes para o ingresso em cursos de nível superior, pois possibilitam uma preparação específica para as provas de vestibulares. Contudo, a maioria dos jovens brasileiros não possuem condições financeiras para esse tipo de preparação. Pensando em auxiliar esses estudantes de baixa renda, a Universidade Estadual de Londrina criou o Curso Especial Pré-Vestibular que é um curso preparatório totalmente gratuito.

O cursinho, que foi desenvolvido em uma parceria entre o SEBEC, que é o Serviço de Bem-estar à Comunidade e a Proex, Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Londrina já está com inscrições abertas.

Podem se inscrever jovens que tenham concluído o ensino médio ou que estejam cursando o 3º ano.

Para fazer a inscrição no cursinho Pré-vestibular da UEL é necessária a apresentação de alguns documentos informados no edital.

Os documentos devem ser levados à Secretaria do Serviço de Bem-estar à Comunidade, onde também será preenchido um formulário. A Secretaria funciona no horário que vai das 8h30 até às 11h30 e das 14h até às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O processo de seleção dos candidatos se dará por meio de duas etapas, sendo a primeira de avaliação socioeconômica e a segunda de uma prova objetiva de conhecimentos gerais.

Nesse sentido, para a primeira etapa o interessado precisa apresentar documentos que possam comprovar que pertence a uma família de baixa renda. O resultado da primeira fase está previsto para ser divulgado no dia 24 do mês de março.

Assim os classificados serão submetidos à prova prevista para acontecer no dia 26 do mês de março e deve ser realizada no CESA, Centro de Estudos Sociais Aplicados, no horário que vai das 14h até às 18h.

O resultado da segunda etapa deve ser divulgado no dia 28 do mês de março. Em seguida no dia 30 de março deve sair o resultado final com o nome dos aprovados no processo seletivo, que devem então realizar suas matrículas.

Para o ano de 2017 será disponibilizado o total de 450 vagas, para turnos vespertino e noturno. As aulas estão previstas para terem início no dia 03 do mês de abril.

Mais informações ligue para (43) 3371-4452/4719 ou ainda no e-mail sebec@uel.br.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 03 de mês de março em www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/insc/index.php&pagina=view/inscricoes/seleciona_evento.php&cod_evento=3153.

Por Sirlene Montes


Aulas serão gratuitas e para um número limitado de estudantes.

Duas instituições de ensino estão com vagas abertas para cursos gratuitos de preparação para o Exame do Ensino Médio (Enem) 2016. As oportunidades são para interessados na região de Campinas, no estado de São Paulo, e para quem reside na cidade de Manaus, no estado do Amazonas.

São Paulo

O curso preparatório para o ENEM em São Paulo será ministrado pela Faculdade de Jaguariúna (FAJ), localizada na região de Campinas, através do projeto “Pró Enem”. As aulas terão início em agosto e seguirão até 29 de outubro para os candidatos selecionados.

O processo de seleção dará prioridade a alunos do terceiro ano do Ensino Médio que trabalham. São oferecidas 60 vagas para o curso gratuito, que será ministrado todos os sábados, das 8h30 às 13h10.

Serão abordadas as principais disciplinas solicitadas no Enem, como Redação, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Biologia, Física, Química, História, Geografia e Filosofia, além de temas de atualidades.

Alunos que trabalham terão prioridade no processo de escolha dos candidatos, seguidos dos demais alunos que cursam o terceiro ano e, finalmente, alunos do segundo ano do Ensino Médio e interessados que já tenham concluído o Ensino Médio, mas pretendem prestar Enem neste ano.

Informações e Inscrições: (19) 3837-8500 – Faculdade de Jaguariúna: Rua Amazonas, 504 – Jardim Dom Bosco, Jaguariúna, SP.

Amazonas

Já no Amazonas, o curso preparatório gratuito para o Enem 2016 é oferecido pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), que disponibiliza 120 vagas para interessados em se preparar para o exame.

As aulas serão ministradas pelos alunos de licenciatura do Campus Manaus- Centro da IFAM, que abordarão as matérias de Química, Física, Biologia e Informática, com ênfase nos temas abordados pelo Exame Nacional do Ensino Médio nos últimos anos. As aulas gratuitas para o Enem acontecem aos sábados, das 8h30 às 11h45, no Campus Manaus, que fica na Avenida Sete de Setembro, no Centro da cidade de Manaus.

Podem se inscrever apenas alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas no ano de 2016 e que deverão prestar o Enem ainda neste ano. Os interessados em participar das aulas preparatórias devem se inscrever para o curso preparatório gratuito da IFAM somente através do site: www.doity.com.br/preparatorioifam.

André Barbirato


Curso terá apenas 70 vagas e os interessados passarão por uma triagem.

Quem irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, sabe o quanto este período pode ser estressante e desgastante. Pensando nisso, a Faculdade de Jaguariúna, a FAJ, abriu as inscrições para um projeto da instituição que colabora na preparação do candidato para as provas.

Com o nome de “Proe Enem”, o mesmo é um curso preparatório aberto para quem quiser participar. As inscrições são realizadas no portal da faculdade, no http://www.faj.br/. Além disso, é importante saber que não é cobrado taxa para se inscrever, sendo o mesmo, dessa forma, gratuito.

A execução das aulas será entre os dias 6 de agosto até 29 de outubro de 2016. Essas acontecerão sempre das 8h30 às 13h10, nos sábados.

Por ter somente sessenta vagas, será realizado um processo de triagem dos candidatos interessados, levando em conta alguns requisitos importantes. Sendo assim, será dada prioridade aos alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio e que trabalham. Após, serão selecionados os que estão no terceiro ano e, finalmente, os demais estudantes que estão em outras turmas ou que já concluíram os estudos no ensino médio.

Sobre as disciplinas que serão abordadas, os temas são extremamente completos. Dessa forma, ocorrerão aulas sobre atualidades, filosofia, história, geografia, física, química, matemática, biologia, inglês, redação e gramática. Essas acontecerão na sede da Faculdade Jaguariúna, localizada no seguinte endereço: Rua Amazonas, 504, Jardim Dom Bosco.

Para mais informações, basta ligar para o telefone (19) 3837-8500 e solicitar esclarecimento de dúvidas.

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá durante os dias 5 e 6 de novembro. Ocorrendo em toda a extensão do Brasil, a avaliação é composta por quatro provas, sendo estas objetivas e com 45 questões em cada. Além disso, também é solicitada uma redação com assunto previsto pelos organizadores. A divisão dos temas é a seguinte:

  • 5 de novembro (sábado) – Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Biologia e Química); Ciências Humanas e suas Tecnologias (Sociologia, Filosofia, História e Geografia). Para esta etapa, o tempo de prova é de 4 horas e 30 minutos.
  • 6 de novembro (domingo) – Redação; Matemática e suas Tecnologias; e Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação e Artes). O tempo de duração dos exames é de 5 horas e 30 minutos.

Kellen Kunz


Instituição disponibiliza 600 vagas. Aulas serão ministradas em São Paulo, Diadema, Bragança Paulista, Atibaia, Poá, Itatiba, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Belfort Roxo (RJ), Salvador (BA) e Serra (ES).

A UNEAFRO Brasil está recebendo inscrições para o cursinho preparatório do ENEM e de vestibulares. O curso é gratuito e existem ao todo 600 vagas distribuídas entre as cidades de: São Paulo, Diadema, Bragança Paulista, Atibaia, Poá, Itatiba, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Belfort Roxo (RJ), Salvador (BA) e Serra (ES).

As oportunidades abrangem 18 núcleos de estudos. Geralmente as aulas são ministradas durante os finais de semana em horário integral (8h às 17h), contudo, há opções de estudos intercalados entre os dias úteis em algumas das unidades de estudo.

Em funcionamento desde o ano de 2009, os cursinhos acontecem por meio do trabalho voluntário de coordenadores, pessoal responsável pelo apoio e professores. O projeto pedagógico é desenvolvido em cima da revisão de matérias do Ensino Médio, há ainda foco no conteúdo de Atualidades que geralmente se destaca não só nas provas de conhecimentos gerais como também na Redação do Enem.

Aqueles que fizerem parte do cursinho podem preparar-se de forma intensiva contando com a possibilidade de participar de simulados e aulas especiais previstas para as semanas que antecedem o exame.  Além disso, a UneAfro possui parcerias com instituições de ensino privadas, os alunos possuem a chance de concorrer a bolsas de estudo que proporcionam de 50% a 80% de desconto.  

Os estudantes são selecionados através da análise socioeconômica.O perfil dos cursinhos comunitários é composto em sua maioria por negros, mulheres, estudantes de escolas públicas, jovens em situações de vulnerabilidade e trabalhadores que desejam aprimorar seus estudos.

O objetivo da Uneafro é superar qualquer tipo de preconceito, incluindo a desigualdade de raça, classe social, cor, orientação sexual, entre outros motivos que atingem o desenvolvimento de mulheres, negros e jovens de baixa renda.

Para concorrer acesse o site http://uneafrobrasil.org/, clique em "Novos Alunos", escolha o curso e horário pretendido e preencha o restante do formulário. Feito isso, aguarde o contato da coordenação do curso nos dias que sucederem o cadastro.

A UneAfro também busca e aceita novos colaboradores que possuam vontade de atuar em um dos cursinhos ou de acompanhar a criação de novos núcleos. Caso você tenha interesse, envie um e-mail com telefone, dados pessoas e área pretendida para o endereço uneafrobrasil@gmail.com.

Por Beatriz


Está aberto o período para realizar a inscrição no processo seletivo que está oferecendo vagas para o curso pré-vestibular solidário da cidade de Curitiba (PR). Quem quiser concorrer a uma das vagas terá até o dia 25 de janeiro para realizar a sua inscrição. Ao todo, o cursinho está oferecendo 360 vagas

Atenção jovens que estão finalizando ou já concluíram o ensino médio e são habitantes da cidade de Curitiba. Estão abertas as inscrições para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Curso pré- vestibular da cidade.

Para concorrer o interessado precisará fazer a sua inscrição através do preenchimento de um formulário no endereço eletrônico do projeto o candidato precisará pagar uma taxa de participação no valor de R$ 40. A inscrição será computada unicamente após o reconhecimento do pagamento da quantia cobrada pelo direito a participar do processo seletivo. A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de duas etapas, na primeira o indivíduo deverá prestar uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório Logo após, deverá passar para a segunda etapa que consta de uma entrevista.  

Os locais e o horário de realização das provas serão divulgados unicamente no dia 28 de janeiro. A realização da prova objetiva será no dia 31 de janeiro. A prova objetiva múltipla escolha cobrará conhecimentos nas disciplinas de Biologia, Química, Física, História, Matemática, Geografia e Língua Portuguesa. Ao todo, o teste escrito constará de 48 questões múltipla escolha.  

Serão aceitos na seleção somente aqueles estudantes que comprovem uma renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo. O estudante que cumprir com essa condição deverá apresentar todos os documentos que atestes a idoneidade da situação, além de preencher um questionário socioeconómico.  

O Cursinho Solidário de Curitiba está sediado na Avenida Presidente Affonso Camargo, n° 330. Por mais informações ligue para o telefone (41) 3234-2363. 

Na primeira fase da última seleção da Universidade Federal do Paraná, a UFPR, foram aprovados mais de 90 alunos. 

Por Melina Menezes


Continuam abertas as inscrições para o curso pré-vestibular da Universidade Federal do Pernambuco. O curso preparatório está disponibilizando 140 vagas

O Projeto Portal da UFPE está com as inscrições abertas para aqueles estudantes que quiserem participar do curso preparatório para vestibulares e Enem. As oportunidades são reservadas apenas para os estudantes oriundos de escolas públicas.

As inscrições poderão ser feitas no Departamento Acadêmico de Medicina, o Damuc, sediado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta- feira. Quem quiser concorrer a uma das vagas precisará estar cursando o terceiro ano ou ter concluído o ensino médio em uma instituição da rede pública de ensino. No momento da inscrição, o aluno deve estar munido de uma foto 3×4 e xerox do documento de identidade. O valor a ser pago pelo direito a participar do processo seletivo é de R$ 20. A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de provas objetivas múltipla escolha de matemática, língua portuguesa, história, física, biologia, geografia e física. Logo após esta instância, o candidato passará por uma entrevista com assistente social. Conforme o cronograma do Projeto Portal, a seleção será feita no dia 25 de janeiro. 

O pré-vestibular Portal, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco, foi idealizado por alunos, também são os alunos que ministram as aulas e preparam os vestibulandos. Ainda de acordo com o cronograma determinado pelo projeto, as aulas deverão iniciar no dia 9 de fevereiro.

Os estudantes do cursinho terão suas aulas no campus da UFPE no período noturno de segunda a sexta feira (das 18h até 21h45) e no período matutino nos sábados (das 9h às 12h). Os alunos poderão também escolher horários para as atividades de aprofundamento, reforço e estudo grupal e individual. 

Por mais informações sobre o cursinho e sobre o processo seletivo ligue para (81) 8301-6983 ou (81) 9827-8579. 

Por Melina Menezes


Está aberto o período de inscrições para o processo seletivo do Cursinho Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade da Universidade de São Paulo localizada em Ribeirão Preto.

Se você está interessado em participar do processo de seleção, fique atento quanto ao término das inscrições. O final do período para efetuar a inscrição será o dia 10 de janeiro. O valor a ser pago pelo direito a participar do certame é de R$ 30. Para concorrer a uma das vagas, preencha o formulário neste site

A avaliação dos candidatos será realizada através da aplicação de quatro etapas: a primeira é a pré-matrícula online, a segunda é a prova, logo ocorrerá uma terceira que consta de entrevista individual e por último o interessado precisará realizar a inscrição de forma presencial.  

Após a inscrição online, serão avaliados e selecionados 150 candidatos, eles deverão fazer a prova objetiva. O valor da taxa de inscrição precisará ser recolhido até o dia 20 de janeiro, o pagamento da mesma deverá ser feito mediante depósito bancário. 

A aplicação das provas será feita no dia 24 de janeiro, no período vespertino a partir das 13h, conforme foi explicado anteriormente, somente aqueles candidatos aprovados na pré-matrícula poderão participar desta segunda etapa. Esta fase consta de uma prova objetiva de múltipla escolha onde serão cobrados conteúdos de matemática, língua portuguesa, história, geografia, química, física e biologia.

As entrevistas ocorrerão entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro. A entrevista individual é realizada com o intuito de comprovar as informações concedidas na pré-matrícula. Como o intuito do cursinho é proporcionar aos alunos que cursaram o ensino médio em instituições da rede pública ou que foram bolsistas integrais em escolas particulares, a avaliação realizada no momento da entrevista também terá conotação socioeconômica.  

No dia 4 de fevereiro serão informados os aprovados, a realização da matrícula presencial deverá ocorrer no dias 9 e 10 de fevereiro.  

De acordo com o calendário acadêmico, o início das aulas será no dia 2 de março. 

Por mais informações acesse o site ou encaminhe um e-mail para matriculas.cursinhofearp@gmail.com.  

Por Melina Menezes


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo em São José dos Campos (SP) destinado ao Curso Alberto Santos Dumont (CasdVest). O curso é gratuito e as inscrições poderão ser feitas pela internet através do site casdvest.org.br. O objetivo desse curso é preparar estudantes da região para os vestibulares mais concorridos do país.

Diante disso, é importante salientar que só podem concorrer ao vestibulinho, estudantes do Vale do Paraíba que estejam no terceiro ano do ensino médio ou que já se formaram. Ao todo são ofertadas 520 vagas para estudantes de baixa renda. Para conseguir uma vaga o candidato precisa participar de uma seleção composta por um exame intelectual e entrevista de renda, ambos classificatórios. A parte do exame intelectual está prevista para o dia 7 de setembro, às 14h, no campus da Universidade Paulista (Unip), em São José dos Campos.

Aqueles que forem aprovados na primeira etapa serão convocados para entrevista de renda, a qual está prevista para ocorrer no mês de novembro. O resultado final dos selecionados aptos a cursar o vestibulinho será divulgado no site do CasdVest – casdvest.org.br. Os candidatos que possuem dúvidas a respeito do curso é importante lembrar que, ele é um curso preparatório sem fins lucrativos com aulas ministradas por alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e professores convidados de outras universidades. Só no ano passado houve 3.600 inscrições e 520 aprovados.

Época de vestibular para os alunos que estão concluindo o ensino médio é uma etapa da vida muito importante, pois é o momento de decidir qual curso irá fazer, qual aptidão e habilidades já são possíveis de ser encontrados no candidato e avaliar se realmente há vocação para a área escolhida. Alguns testes vocacionais são muito eficientes. Todavia, é fundamental que antes mesmo de se inscrever o candidato dê uma olhada na matriz curricular do curso escolhido para saber se ela é realmente o que se quer. 

Por Luciana Viturino


Está aberto o prazo para realizar a inscrição para o processo seletivo do Curso Pré-Vestibular da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O cursinho preparatório está voltado para estudantes com baixo poder aquisitivo.

Os interessados em participar do curso poderão efetuar a inscrição até o dia 4 de março, através do endereço eletrônico www.unicentro.br. Ao todos, são oferecidas 100 vagas.

A duração do cursinho é de seis meses e ele faz parte das atividades extensionistas desenvolvidas pela universidade. O curso é ministrado por estudantes voluntários da Unicentro. As aulas são das disciplinas cobradas no vestibular, mas também há suporte e monitoria para outros conteúdos importantes de forma que o cursinho acaba sendo um complemento aos estudos regulares.

O pré-vestibular é gratuito, entretanto, o interessado em cursá-lo deverá pagar uma taxa de inscrição de R$ 20 para participar da seleção. Logo após preencher o formulário de inscrição, o aluno deverá imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento da taxa para que a sua inscrição possa ser deferida.

A avaliação dos candidatos será feita mediante uma entrevista para analisar a situação socioeconômica do estudante, esta etapa ocorrerá do dia 10 ao dia 12 de março. Durante a entrevista serão avaliadas as informações prestadas na ficha de inscrição e a documentação que ateste a renda familiar do estudante. Desta forma, o avaliador deverá confirmar a real necessidade socioeconômica do estudante.

O resultado final será divulgado no dia 13 de março.

A matrícula dos aprovados será feita entre os dias 14 e 17 de março, ainda não foram divulgados o horário nem os locais de matrícula.

As aulas começarão no dia 17 de março, no período noturno, em Guarapuava, no campus Cedeteg.

Para os monitores e professores voluntários, é uma boa oportunidade de colocar os seus conhecimentos em prática desenvolvendo uma troca com os alunos de escola pública.

Por Melina Menezes.


Está aberto o prazo para efetuar as inscrições no Curso Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE). Ao todo, o curso gratuito está oferecendo 9.260 vagas.

O Prevupe, nome dado ao cursinho, está destinado a estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio em escola pública.

As vagas que estão sendo disponibilizadas estão distribuídas em 34 municípios do Estado.

Quem quiser concorrer a uma das vagas para o curso pré-vestibular deverá se inscrever até o dia 16 de março, através do endereço eletrônico www.upenet.com.br. O valor a ser pago pela taxa de participação é de R$ 30.

Sobre a solicitação da isenção da taxa de participação, o resultado será divulgado no dia 7 de março. Poderão solicitar o benefício estudantes ou ex-estudantes de escola pública e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A avaliação dos candidatos será feita mediante a aplicação de uma prova objetiva de múltipla escolha. Serão cobrados conteúdos de português, matemática, física, química, geografia, história e biologia. A aplicação da prova será feita no dia 30 de março, no período matutino, das 8:15 às 12:15. Ainda não foram definidos os locais e horários das provas, entretanto, estas informações serão divulgadas através do cartão informativo do candidato.

Seguindo o cronograma, os dias 12 e 13 ficarão reservados para a realização das matrículas, no horário das 8:00 às 10:00. A matrícula deverá ser feita na unidade onde o aluno fará o curso. De acordo com o edital, o dia 19 de abril ficará destinado às matrículas dos retardatários.

As aulas do curso pré-vestibular serão ministradas aos sábados (no horário das 8:00 às 17:00) e nos domingos (das 8:00 às 12:00).

Para saber mais acerca do concurso, acesse aqui.

Caso fique com dúvidas, ligue para o telefone (81) 3033- 7387.

Por Melina Menezes.


O pré- vestibular social da antiga Fundação Zumbi dos Palmares, atual Superintendência de Igualdade Racial, está com inscrições abertas para os estudantes que forem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares. A Superintendência fica em Campos dos Goytacazes.

Este curso vem oferecendo preparação gratuita há cinco anos. Atualmente existem quatro turmas com duzentos alunos ao todo. A média de aprovação é muito boa, de aproximadamente 80% e esse índice tem chamado a atenção dos estudantes.

Outro curso oferecido pela Superintendência é o de inglês, este vem sendo executado a dois anos sendo que a primeira turma se forma no final do ano de 2013.

Quem quiser fazer os cursos ainda pode se matricular. Para estudar inglês o jovem tem que ter idade superior à 16 anos, já para cursar o pré- vestibular a única exigência é que o estudante tenha finalizado o ensino médio.

O endereço da Superintendência de Igualdade Racial está localizada na Rua Marechal Floriano, 129 no centro do município de Campos do Goytacazes.

As provas do Enem acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro, em todo o Brasil.

Por Melina Menezes


Em Guarulhos, o Cursinho Popular Pimentas UNIFESP (CPPU) abriu um processo seletivo e dispõe de 40 vagas para o curso pré-vestibular gratuito de 2012.

O curso é aplicado por alunos da UNIFESP e por formados da universidade.

No dia 11 de março os interessados vão participar de uma prova de seleção, que é composta por uma redação e uma entrevista socioeconômica.

As inscrições para a seleção podem ser realizadas, nos dias 3 e 4 de março (das 10:00 às 14:00), na UNIFESP Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, n° 333 – piso superior – sala 13). Os candidatos devem levar cópias do RG e comprovante de residência.

O resultado com a lista de quem foi aprovado sairá no dia 17 de março.

Para ter mais informações sobre a seleção acesse os sites www.humanas.unifesp.br e www.cursinhounifesp-guarulhos.blogspot.com.

Os candidatos que estiverem com dúvidas podem enviar um e-mail para cppu.unifesp@gmail.com.

Por Paulo Talarico


Os preparativos para os vestibulares já começaram e uma boa iniciativa para os jovens que pretendem ingressar nas universidades é estudar em cursinhos. O Henfil iniciou seu processo de inscrições para 15 mil vagas no curso pré-vestibular que começará no dia 14 de março.

Ao todo são 3.800 chances na cidade de São Paulo, 6.400 no ABC (São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema), 2.800 em Guarulhos e 2.000 em Osasco.

O Cursinho Henfil cobra apenas a taxa de manutenção que é de R$ 65,00. O objetivo do projeto é disponibilizar  um curso pré-vestibular, com qualidade, a pessoas que não podem arcar com as mensalidades de uma escola particular.

A iniciativa conta com professores que possuem experiência em cursinhos comerciais. A instituição também atua com material didático atualizado, simulados mensais, 120 horas mensais de plantão de dúvidas e acesso aos serviços do portal “Seja Ético”.

Os estudantes também poderão ter aulas extras e guias práticos atualizados que visam a preparação para a prova do ENEM, além de oficinas de Inglês, Espanhol, Redação e interpretação de textos.

Para mais informações sobre as inscrições, acesse www.cursinhohenfil.org.br.

Por Paulo Talarico


Estão sendo oferecidas 180 vagas para o Cursinho Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

As vagas do curso preparatório são voltadas a estudantes oriundos de escolas da rede pública de ensino e que comprovem ser membro de família de baixa renda.

O período para os interessados se candidatarem vai do dia 25 de maio a 09 de junho e as inscrições estão sendo feitas na coordenação do CPV do Colégio de Aplicação João XXIII, no seguinte endereço: Rua Visconde de Mauá, nº 300, Bairro Santa Helena, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados (14h às 17h).

Para inscrição é preciso que o candidato esteja munido de duas fotos 3×4, cópia do documento de identidade, ficha de inscrição e do formulário socioeconômico (disponíveis no portal do cursinho), além do comprovante de conclusão do ensino médio.

No dia 16 de junho, será aplicada uma prova com questões objetivas de português, biologia, química, física, história e geografia, que visa selecionar os candidatos. A lista com os nomes dos contemplados sairá no dia 1º de julho.

As aulas do cursinho iniciam no dia 04 de julho e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30, e aos sábados, pela tarde.

Por Andrea Gomes


Oferecendo aulas com assuntos que vão cair no vestibular 2012, o cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já está recebendo a inscrição de interessados.

As informações dão conta que 5 mil estudantes serão beneficiados com o programa que acontece em 28 cidades do estado catarinense durante este ano.

Para participar você deve ter cursado o ensino médio todo em escola pública, ou comprovar que não possa efetuar o pagamento de um curso pré-vestibular particular. Com isso os candidatos passarão por uma análise socioeconômica por uma assistente social.

Aqueles que pretendem efetuar a inscrição poderão fazê-la, no período que se encerra na data de 20 de abril de 2011, através do site oficial do cursinho pré-vestibular da UFSC. No link também poderão ser encontradas outras informações.


Os estudantes que terminaram o ensino médio recentemente, e que pretendem fazer cursinho pré-vestibular, podem realizar a inscrição no Cursinho do XI, que é ligado ao Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a partir do dia 21 de fevereiro. O local é em São Paulo, capital.

Para participar das aulas, é preciso pagar a mensalidade que varia entre R$ 120 e R$ 180.

As inscrições devem ser feitas diretamente na secretaria do cursinho, que fica na Av. Brigadeiro Luis Antonio, 277, 5º andar, no bairro da Bela Vista.

No ato da inscrição, é preciso que o interessado apresente o RG, CPF, comprovante de residência e também uma foto 3×4.

Para saber mais detalhes e informações, os números (11) 3107-6293 / 3101- 4583 ou o site www.cursinhodoxi.com.br, podem ser consultados.

Por Rafaela Ometto.





CONTINUE NAVEGANDO: