A Capes publicou mais um edital de fomento à pesquisa. Trata-se do Edital Capes/Cofecub (Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil), que receberá e selecionará projetos de pesquisa em diversas áreas, a fim de que possa ocorrer intercâmbio entre universidades brasileiras e francesas.

O início das atividades está previsto para se dar ainda este ano, mas o prazo para as inscrições (gratuitas) será limitado a até 18/05/2011.

Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: consistência dos documentos, análise meritocrática e aprovação conjunta entre a Capes e o Cofecub.

Há a exigência de que cada proposta esteja vinculada a um curso de doutorado avaliado pela Capes, de preferência cursos que tenham conceito de 5 a 7 e que, no projeto, conste a participação mínima de quatro doutores.

Aos selecionados, serão concedidos benefícios diversos, tais como auxílio financeiro para estadia e estudo. Para a equipe como um todo, poderão ser concedidos até R$10.000, que serão gastos com materiais de limpeza, laboratórios, impressões, combustível, etc.

Por Alberto Vicente


Quatro Programas de cooperação internacional desenvolvidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parcerias com países do Mercosul estão com inscrições prorrogadas até 15/04/2011. Tais programas envolvem missões de estudo e trabalho e são remunerados de alguma forma. Conheça um pouco mais de cada um desses programas:

Programa Capes PPCP: irá selecionar projetos em diversas áreas e promover o intercâmbio de doutorandos e pesquisadores, através da concessão de auxílio financeiro (bolsas e diversos auxílios)

Programa de Associação para Fortalecimento da Pós-Graduação:  estabelecerá parcerias universitárias, intercâmbios entre instituições brasileiras e de países do Mercosul, através da concessão de bolsas de estudos e diversos auxílios financeiros em missões de estudo e trabalho.                                        

Programa de Parcerias Universitárias nos Cursos de língua espanhola e portuguesa: promoverá  parcerias entre instituições universitárias nas especialidades de Português, Letras e Espanhol, fortalecendo o intercâmbio.

Programa Capes Bolsas de Doutorado: promoverá intercâmbio de docentes, capacitados para se empenhar e buscar a melhoria da qualidade do ensino para o desenvolvimento sustentável dos países integrantes do MERCOSUL.

Por Alberto Vicente





CONTINUE NAVEGANDO: