Ontem, 11 de outubro, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou informações quanto ao número de inscritos para o Vestibular 2013.

No total, 64.472 candidatos concorrerão as 3.569 vagas disponíveis para a graduação, 1.675 delas são para cursos nas unidades localizadas em Manaus e as demais 1.730 oportunidades são para os polos localizados no interior do Amazonas. Do total de vagas, 164 são reservadas aos indígenas.

A UEA informa que os candidatos devem imprimir as informações de inscrição através do site www.uea.edu.br. Os dados serão necessários no dia da realização das provas. Para ter acesso ao documento e conferir as informações, é preciso mencionar o número do CPF. Caso haja equívoco nas informações, o candidato deverá solicitar, ao fiscal de sala, na data da prova, a correção dos dados.

As provas de conhecimentos gerais estão previstas para os dias 10 e 11 de novembro. Para o Sistema de Ingresso Seriado (SIS), as provas estão marcadas para o dia 12 de novembro. Para realização das provas, o candidato deve estar munido do cartão de identificação, juntamente de um documento com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação). 

Por Rafaela Fusieger


A UFS (Universidade Federal de Sergipe) liberou no seu site a lista de candidatos deferidos à isenção da taxa para o vestibular 2013, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest).

Os selecionados podem fazer a inscrição gratuitamente conforme as datas anunciadas nos editais. A próxima etapa é aguardar o período de inscrições se iniciar, pois vai de 13 a 31 de agosto no site na Universidade.

O edital dos cursos de Educação a Distância (EAD) ainda não foi divulgado, pois o Cesad (Centro de Educação Superior a Distância da UFS) está aguardando a autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a publicação oficial.

A isenção divulgada pela UFS é voltada apenas aos inscritos no CADÚnico (Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo) e àqueles que forem membros de famílias de baixa renda, conforme o Decreto nº 6.135, do dia 26 de junho de 2007.

Quem desejar obter mais informações ou questionar o motivo do indeferimento da sua solicitação de isenção pode entrar em contato diretamente com a CCV nos telefones (79) 2105-6970 ou (79) 2105-6971, ou então com a Codae/Proest (Coordenação de Assistência e Integração do Estudante) no (79) 2105-6428.

Por Guilherme Marcon


As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) anunciaram na quarta-feira (20) que receberam mais de 35 mil inscrições para o vestibular que oferta 11.895 vagas em 62 cursos tecnológicos de nível superior. As oportunidades estão distribuídas em 55 unidades das Fatecs.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o curso com a maior relação candidatos por vaga foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas noturno, oferecido em São Paulo.

O índice deste curso ficou em 11,95. Em seguida, vem o mesmo curso noturno na Zona Leste, em São Paulo, com 10,60 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, Construção Civil – Modalidade Edifícios noturno, em São Paulo, com índice de 10,33 candidatos por vaga. Análise e Desenvolvimento de Sistemas noturno, em Carapicuíba, vem na próxima colocação, com 10,1 candidatos por vaga.

Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 26 de junho. O vestibular será aplicado em 1º de julho com redações e prova de múltipla escolha. Os aprovados serão conhecidos no dia 20 do mesmo mês, sendo que a matrícula será realizada nos dias 23 e 24 de julho.

Fonte: Fatec

Por Matheus Camargo


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos (SP), realiza nesta terça-feira (13/12) a aplicação das provas do Vestibular 2012, finalizando na sexta-feira (16/12).

A realização do exame começará às 8h (horário de Brasília) em 22 cidades do país: São Paulo, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, São José dos Campos, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Campinas, Manaus, Natal, Recife, São José do Rio Preto, Londrina, Belém, Fortaleza, Ribeirão Preto, Juiz de Fora, Curitiba e Porto Alegre.

Para realização da prova os candidatos deverão estar munidos de RG atualizado, caneta esferográfica preta, lápis, borracha macia, régua e caneta de ponta porosa preta.  

Será aplicada na terça-feira a avaliação contendo a disciplina de Física, na quarta-feira será Língua Portuguesa e Inglês, na quinta-feira Matemática e na sexta-feira, último dia de provas, os candidatos farão a prova de Química.

Para o exame se inscreveram 9.334 candidatos, que concorrem as 130 vagas oferecidas para os cursos de graduação em Engenharia nas especialidades de Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. Do total geral de candidatos inscritos, 4.248 optaram pela carreira militar, 4.101 não optaram e 985 são treineiros. O concurso também teve inscrição significativa de mulheres, somando 2.368 inscritas.

Dentre os cursos oferecidos pela instituição o de Engenharia Aeronáutica é o mais disputado, com um total de 2.616 candidatos, seguido da Engenharia Mecânica-Aeronáutica, com 1.631 inscritos.

O resultado do vestibular do ITA está agendado para o dia 30 de dezembro.

Por Aline Gomes


No Paraná, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou a relação candidato/vaga para o seu Vestibular de Verão 2012. Foram contabilizados 16.634 estudantes que efetuaram as inscrições no certame. Eles entrarão em disputa para uma das 1.514 vagas oferecidas neste ano.  A área que obteve mais concorrência é medicina, com 137,6 candidatos por vaga.

Depois aparecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo (52,6 candidatos por vaga) e engenharia civil (38 candidatos por vaga). 

Para conferir a relação candidato/vaga de todas as áreas oferecidas pela UEM, acesse o site – www.vestibular.uem.br. As provas do vestibular acontecem entre os dias 11 e 13 de dezembro, no horário das 8h50 até às 13h.

A Comissão Central do Vestibular Unificado da UEM, também disponibilizou os números referentes ao Processo de Avaliação Seriada (PAS). O total de inscritos para esse certame foi de 22.893. Deste total, 12.194 farão a primeira etapa (estudantes da primeira série do nível médio), 12.194 efetuarão a segunda etapa (alunos da segunda série do nível médio) e 7.071 realizarão a terceira etapa (estudantes do terceiro ano do nível médio).

As provas do PAS deste ano serão aplicadas no dia 20 de novembro de 2011. A concorrência para o certame da terceira etapa, você confere clicando aqui.

Demais detalhes sobre o Vestibular de Verão da UEM no site – www.vestibular.uem.br – ou sobre o PAS no portal – www.pas.uem.br.


No dia 26 de maio, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) divulgou a relação de candidatos/vaga do vestibular de inverno de 2011.

O curso com maior concorrência é o de medicina, com um índice de 318,1 candidatos por vaga. Em segundo lugar ficou o curso de arquitetura, com 77,2 candidatos por vaga, seguido de engenharia civil, com índice de 56,6.

Para este vestibular estão sendo oferecidas 1.488 vagas, em diversos cursos distribuídos nos campus de Maringá, Ivaiporã, Umuarama, Cidade Gaúcha e Goioerê.

No total estão inscritos 23.800 candidatos, sendo que 3.699 são candidatos cotistas. As provas do vestibular da UEM estão agendadas para os dias 10, 11 e 12 de julho de 2011.

A lista completa com as concorrências entre os diversos cursos oferecidos pela UEM pode ser verificada aqui. Os locais de prova dos candidatos estarão disponíveis somente na internet (www.cvu.uem.br), no menu do candidato, a partir do dia 15 de junho de 2011.

Por Elizabeth Preático


A redação tem grande peso nos vestibulares e por isso, causa tanto pânico e terror  em quem vai prestar uma prova como essa. De nada adianta saber resolver os cálculos mais difíceis ou ser um historiador nato e não saber se expressar bem, ou não saber fazer uso da norma culta da língua e nem ter um bom conhecimento do assunto e linearidade de raciocínio.

Pessoas que não dominam a linguagem não conseguem se expressar isso é certo e comprovado. Assim, é preciso que o candidato se prepare também para a redação lendo muito e não apenas livros, mas jornais e revistas para ficarem por dentro dos mais diversos assuntos atuais.

Além disso, é preciso dominar a norma culta da língua, deixar os coloquialismos, gírias, regionalismos e clichês fora do texto. Outra coisa fundamental é conhecer o funcionamento do tipo de texto que se escreve pois, narração tem uma estrutura, dissertação tem outra completamente diferente.

A narrativa é uma história que possui personagens, tempo, espaço, narrador e enredo. Já a dissertação é um texto argumentativo, ou seja, é construído com argumentos para que se convença o leitor sobre determinado assunto. O texto argumentativo jamais permite que se use “eu” ou “na minha opinião”, esses são erros gravíssimos que os candidatos ao vestibular costumam cometer.

Por Karin Földes





CONTINUE NAVEGANDO: