Confira aqui mais detalhes sobre a primeira chamada do Prouni 2018-2.

Para aqueles que prestaram o ProUni, o Programa Universidade para Todos, já é possível acessar o resultado. As pessoas que foram aprovadas na primeira chamada poderão ir até a instituição que oferta o curso desejado para comprovar as informações, o prazo para realizar a inscrição é até o dia 10 de julho.

Fui aprovado, e agora?

Para saber se você foi aprovado na primeira chamada, é necessário acessar esse link. Os estudantes que forem aprovados na primeira seleção do Programa Universidade para Todos deverão se dirigir até a faculdade que oferta o curso.

É importante ter em mãos todos os documentos que estão listados aqui, mas não é só isso, o estudante deverá consultar a página da faculdade em questão para saber se tem necessidade de levar alguma documentação especifica.

Se o seu nome não estiver na lista, não se desespere. Para o dia 10 de julho está programada uma nova chamada, onde os estudantes deverão realizar a matricula entre os dias 16 e 23 de julho. Se você possui alguma dúvida sobre a seleção, poderá consultar o Edital do ProUni 2018/2.

Para o ProUni desse ano, foram disponibilizadas 174.289 bolsas, entre elas 68.884 são integrais e 105.405 são parciais. Essas bolsas estão divididas entre 1.460 instituições de nível superior em todo o Brasil. Esses números são bem satisfatórios, já que no ano passado o ProUni ofertou somente 147.492 bolsas, ou seja, na edição desse ano foram ofertas quase 30 mil bolsas a mais quando comparado com a edição anterior.

Assim como em um processo de vestibular normal é reservado uma certa quantidade de vagas para as cotas, que atendem as pessoas autodeclaradas como pretos, pardos e indígenas.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, além da página do edital, é possível tirar sua dúvidas nesse link. Aqui tem as respostas simplificadas sobre as principais dúvidas dos estudantes.

Saiba quem pode se inscrever no ProUni 2018/2

Os estudantes que tiveram o direito de se inscrever para concorrer as bolsas do ProUni 2018/2 foram aqueles que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, no ano de 2017. Para ter o direito de realizar a prova do ProUni o estudante deve ter tirado uma nota superior a 450 pontos no Enem, e não pode ter zerado em redação.

Mas não é só isso, para que o estudante tenha o direito de participar do Programa Universidade para Todos é preciso também atender todos as seguintes condições:

  • Ser professor da rede pública de ensino, no exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituições públicas;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral.

Além da nota obtida no exame, a renda mensal bruta da família também conta no momento da definição da bolsa integral ou parcial. Para aqueles que desejam concorrer a bolsa integral a renda familiar mensal bruta não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo, valor que hoje em dia corresponde a R$ 1.431,00 por pessoa. Agora as famílias que recebem uma renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa, R$ 2.862,00, podem concorrer a bolsa parcial. Os únicos participantes que não precisam comprovar renda são os professores.

Saiba o que é o ProUni

O ProUni é um programa do governo que utiliza as notas do Enem para disponibilizar aos estudantes de escolas públicas e aos bolsistas de colégios particulares, bolsas de estudo em cursos de graduação em faculdades privadas. É possível que o estudante realize o curso desejado totalmente de graça ou então com desconto de 50% no valor total.

Caso você queira saber um pouco mais sobre esse projeto do governo, você pode ir diretamente ao site do ProUni e ficar por dentro de todos os detalhes.

Isabela Pierini dos Santos


Veja aqui o resultado da primeira chamada do Vestibular 2018-2 da USCS para Medicina e Odontologia.

No Estado de São Paulo, já está disponível o resultado definitivo do último Vestibular de 2018/2 destinado a prover vagas no curso de Medicina e de Odontologia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Esta é uma das melhores universidades daquele Estado.

Deste modo é muito importante que todos os vestibulandos estejam cientes de que o período oficial para a realização das matrículas já iniciou e as mesmas serão recebidas na próxima terça-feira, dia três do mês de julho de 2018, das 14 horas às 20 horas. Portanto, todos os estudantes precisam estar muito atentos aos horários e à data específica.

A lista integral dos estudantes aprovados neste mais recente Vestibular de 2018/2, em relação aos candidatos concorrentes às vagas do curso superior de Odontologia e o curso superior de Medicina, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a USCS, já foi devidamente disponibilizada. É muito importante que todos marquem presença na mesma instituição nesta próxima terça-feira, semana que vem, no dia 3 do mês de julho de 2018.

Todos os candidatos aprovados neste vestibular do USCS de 2018, para Medicina e Odontologia, deverão seguir as seguintes orientações:

Haverá um intenso atendimento a todos os novos calouros, dentro do horário já informado, ou seja, entre às 14 horas e 20 horas, dia três do mês de julho; todos os estudantes participantes deste vestibular deverão dirigir-se ao Campus Barcelona. Todo calouro, ou seja, todo estudante aprovado deverá estar munido, no ato da matrícula, além de duas fotos 3×4 recentes, de duas cópias de cada um dos seguintes documentos exigidos e abaixo relacionados:

Apresentar o seu Histórico Escolar e o seu Certificado de Conclusão no Ensino Médio; apresentar a sua Certidão de Nascimento e, se for o caso, também a Certidão de Casamento; apresentar a Carteira de Identidade; para os estudantes do sexo masculino, apresentar o Certificado de Serviço Militar; todos devem apresentar o Título de Eleitor e mais o Cadastro de Pessoa Física, CPF. Todos são documentos imprescindíveis.

Outra informação de grande importância é de que se houverem vagas remanescentes, muitos candidatos aprovados terão, a partir das 21 horas do mesmo dia três do mês de julho, chance de convocação, a qual será devidamente informada pela mesma Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Assim, esta segunda chamada para matrículas será realizada no dia seguinte, ou seja, dia quatro de julho de 2018.

Sobre as provas, todos os candidatos inscritos nos recentes exames vestibulares de 2018/2 destinados ao provimento de vagas nos cursos superiores de Odontologia e de Medicina na USCS, realizaram as suas provas no dia 10 do mês de junho de 2018. Em sua totalidade, a avaliação consistiu em um caderno composto de 64 questões de caráter objetivo, junto da escrita de uma redação (prova discursiva). Todos os jovens inscritos no vestibular de Medicina também necessitaram responder a uma série de questões de cunho discursivo sobre matérias de Biologia e de Química.

Os estudantes poderão conferir as provas e os gabaritos aqui.

Nesta nova edição do vestibular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, ou USCS, estão sendo ofertadas em torno de 60 vagas para o curso superior de Medicina e mais 120 vagas destinadas ao curso superior de Odontologia. Todos os estudantes inscritos necessitam estar atentos a todas as atualizações. Todos os aprovados têm um compromisso na próxima terça-feira, portanto, para se garantir uma vaga imediata em um dos cursos mais importantes, nada de atrasos.

Mais informações estão disponíveis nos editais e também por meio do seguinte número telefone (11) 3874-6300.

Paulo Henrique dos Santos


Instituição anuncia 1ª chamada dos aprovados. Matrículas devem ser feitas entre os dias 28 e 29 de julho de 2018.

A UCS – Universidade de Caxias do Sul, divulgou na última quarta-feira, dia 27, o resultado do Vestibular de Inverno 2018. Aqueles que foram aprovados precisam ficar atentos ao prazo de matrícula, que é de 28 a 29 de junho. São apenas dois dias para fazer a inscrição, por isso é bom não deixar para a última hora.

Os locais e horários já foram informados e é preciso ter toda a documentação necessária em mãos, pois nada pode ficar pendente. A segunda chamada será feita no dia 2 de julho, a partir das 10 horas e a matrícula é dia 3 de julho. A terceira chamada será dia 4 de julho, também às 10 horas e para esta as matrículas devem ser feitas no dia 5 de julho. Após esta terceira chamada, se todas as vagas não forem preenchidas, então a UCS poderá convocar os demais candidatos, seguindo a ordem de classificação, para que todas as oportunidades sejam ocupadas. Esta convocação é feita por telefone, SMS ou até mesmo por e-mail.

Se o candidato não comparecer no dia e horário estipulado para fazer sua matrícula, então ele perderá a chance de se inscrever. O mesmo ocorrerá se a documentação não estiver completar. Estudantes com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Assim que a matrícula for efetuada, o primeiro boleto deve ser pago em no máximo 48 horas e se o mesmo não for pago dentro deste prazo, automaticamente a matrícula é cancelada. O candidato tem até 14 dias para desistir, conseguindo a devolução total. Se a desistência for após 14 dias, então é devolvido apenas 30% do valor da primeira parcela.

Confira a relação dos documentos necessários para a matrícula na UCS:

  • Cópia da Carteira da Identidade.
  • Cópia do CPF.
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, sendo que é preciso constar a aprovação do estágio. Pode ser apresentado o histórico escolar.
  • Atestado de frequência que é fornecido pela escola.
  • Aqueles que já terminaram o ensino médio fora do Brasil, é preciso apresentar a declaração de equivalência do ensino médio, que pode ser obtida no Conselho Estadual de Educação.
  • É preciso apresentar também a ficha cadastral do Seguro Educacional, preenchida corretamente. Esta ficha encontra-se disponível no site da UCS.
  • Candidatos estrangeiros precisam apresentar o comprovante de permanência legal em nosso país.

No Vestibular de Inverno 2018 foram ofertadas 3.080 vagas em cursos que são ministrados em Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria, Caxias do Sul, Guaporém, Nova Prata, São Sebastião do Caí e em Canela. A seleção aconteceu no domingo, dia 24, nos municípios onde a UCS está presente. Alguns cursos da UCS são ofertados em diversos Campi, ou seja, em cidades diferentes, por isso é preciso que o candidato fique muito atento na hora de fazer sua escolha, informando corretamente o código do local e também o turno que deseja.

Nenhum estudante pode ocupar mais de uma vaga em um mesmo curso, mesmo que seja em turno diferente. Uma parte das disciplinas dos cursos de licenciatura pode ser cursada no Campus Universitário que estiver localizado mais próximo do aluno, mas para isso é preciso informar no formulário eletrônico de inscrição, apontado a licenciatura que deseja cursar. Estágios podem acontecer em turnos diferentes dos que foram estabelecidos no curso. Algumas aulas podem ser práticas no campus-sede que fica em Caxias do Sul.

Quando acontece de um curso não ter um número de inscritos que seja suficiente para a UCS considerar viável, então aquele cursos é cancelado e os inscritos são informados. Quem for se inscrever para o Vestibular de Inverno 2019, precisará ficar atento a isto, pois caso aconteça do curso de seu interesse ser cancelado, então o estudante terá um prazo para solicitar a troca. A UCS entra em contato com todos os inscritos nos cursos que são cancelados, por isso é importante informar os contatos corretamente no momento da inscrição.

Acesse aqui o Manual do Candidato, onde encontram-se outras informações importantes para os aprovados.

Por Russel


Instituição divulga lista com 440 aprovados em 9 cursos. Matrícula dos aprovados deve ser feita até o dia 25 de janeiro de 2016.

A UNCISAL (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) publicou na última segunda-feira, dia 25 de janeiro, a lista dos aprovados no Vestibular 2016, que muitos chamam de listão. A Pró-Reitoria Estudantil, juntamente com a Comissão Organizadora do Trote dos  Feras, fez a partir das 15 horas a recepção dos calouros.

A festa aconteceu dentro do Campus da Universidade, em Trapiche da Barra. Além de terem realizado a leitura da lista dos candidatos aprovados, houve também o famoso trote, executado pelos veteranos, onde contou com um DJ tocando música eletrônica para agitar o momento de comemoração.

Ao todo, foram inscritos 5.445 candidatos para o Vestibular da Uncisal 2016, os quais concorriam a uma das 440 vagas que estão espalhadas entre 9 cursos. Cinquenta vagas foi a quantidade ofertada pelo curso de Medicina, Fonoaudiologia disponibilizou 30 vaga, Fisioterapia contou com 40, Enfermagem ofertou 40, Terapia Ocupacional 40, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 60, Tecnologia em Radiologia 60, Tecnologia em Processos Gerenciais 60 e Tecnologia em Sistemas Biomédicos também 60 vagas.

O mais interessante deste processo seletivo é o fato de cinquenta por cento, ou seja, metade das vagas em todos os cursos terem sido destinadas a alunos cotistas.

A lista dos estudantes aprovados no certame também está disponível em três  portais eletrônicos, são eles: www.copeve.ufal.br, www.uncisal.edu.br e www.fundepes.br. Além de ter sido fixado também no quadro de avisos da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, a partir das 17 horas, do dia 25 de janeiro de 2016.

Sobre a Matrícula

Todos os alunos que prestaram o Vestibular 2016 e foram convocados para realizarem o ingresso no primeiro ou no segundo semestre deverão realizar sua matrícula, efetuando-a na Gerência de Controle Acadêmico da Uncisal, no período compreendido entre os dias 26 e 29 de janeiro, das 8:00 h às 14:00 h.

Nádia Neves


Instituição ofertou 5.751 vagas para mais de 60 cursos.

A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) divulgou na tarde do dia 22 de janeiro a lista geral dos aprovados no Vestibular 2016 da instituição. O Exame Discursivo aconteceu no dia 29 de novembro. 

Ao todo, a UERJ ofereceu 5.751 vagas, as quais estão presentes em mais de 60 cursos de graduação. Os candidatos irão ingressar no primeiro e no segundo semestre. O certame disponibilizou também um total de 176 oportunidades para o UEZO (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e 50 vagas para a CBMERJ (Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II).

Da totalidade de oportunidades oferecidas para a UEZO e a UERJ, 20% são destinadas a estudantes indígenas e negros e 20% para alunos oriundos de instituição pública, além de 5% para pessoas portadoras de deficiência.

Matrícula:

Conforme o calendário divulgado pela Universidade, os selecionados terão de realizar suas pré-matrículas no período entre os dias 26 e 28 deste mês. Para isso, eles terão de preencher o requerimento e entregar os documentos que estão relacionados no portal da instituição.

Ainda de acordo com cronograma da UERJ para o vestibular 2016, o remanejamento e a primeira reclassificação serão divulgados no dia 6 de fevereiro. E no dia 7 de março deverão ser liberadas as segundas. 

As provas do processo de seleção foram compostas por uma Redação, questões de duas disciplinas (de acordo com o curso escolhido) e por questões de Língua Português. Foram 42.225 inscritos, onde 8,28% não compareceram. As notas desta seletiva foram divulgadas no dia 21 de dezembro. 

Só participaram do Exame Discursivo 2016 da Universidade os candidatos aprovados em um dos Exames de Qualificação, os quais ocorreram no dia 14 de junho e 13 de setembro. 

Para mais informações acesse o site destinado ao vestibular da UERJ. Também é possível realizar o contato através dos telefones (21) 2334-0239, 2334-0669 e 2334-0275, ou então via e-mail, no vestibular@dsea.uerj.br.

Nádia Neves


A segunda chamada do Vestibular 2014 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) foi anunciada no dia 19 de fevereiro. Para conferir a lista clique aqui.

Para efetuar a matrícula, o aprovado deverá comparecer na secretaria referente ao curso escolhido, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, das 14h30 às 17h30. Além de apresentar duas fotos 3×4 recentes, o estudante deverá portar os originais e cópias do certificado de conclusão do ensino médio, do histórico escolar do ensino médio, do documento de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento, do comprovante de quitação militar (para os aprovados maiores de 18 anos, do sexo masculino) e do título de eleitor (para os maiores de 18 anos). Lembrando que os estudantes que foram aprovados pelo sistema de cotas deverão apresentar os documentos que comprovem sua condição, listados no edital.

Ao todo, foram 15.652 inscritos, mas 2.642 faltaram às provas. Foram ofertadas 756 vagas para o primeiro semestre, enquanto o segundo contou com 465.

O curso mais concorrido foi o de Medicina, com 146,11 inscritos por vaga em Vitória da Conquista, para o segundo semestre. Já para o mesmo curso, em Jequié, a relação candidato vaga para o primeiro semestre foi de 88,13. Em seguida, está o curso de Direito, com 46,44 candidatos por vaga para o segundo semestre e 44,43 para o primeiro.

Os inscritos realizaram as provas entre os dias 8 e 10 de dezembro, nas cidades que sediam os cursos. A primeira prova abrangeu conhecimentos em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Redação e Língua Estrangeira. Já no segundo dia, a prova contou com questões de História, Geografia e Matemática. Por fim, no último dia, foram aplicadas questões sobre Química, Física e Biologia.

A instituição oferece cursos nas três áreas do conhecimento, distribuídos entre as cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Para obter mais informações, acesse o Edital ou ligue para o Disk-Vestibular, cujo telefone é (77) 3424-8757. 

Por Mariany Bittencourt


Os candidatos às vagas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já podem ficar tranquilos, pois a instituição divulgou a lista dos convocados na segunda chamada do Vestibular 2014/1.

Foram chamados os estudantes que efetuaram a matrícula virtual nos dias 4 e 5 de fevereiro. O próximo passo é realizar o registro presencial, na próxima segunda-feira, dia 17. O candidato deverá ir ao campus para o qual foi chamado, portando uma foto 3×4 recente junto com os originais e cópias dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor (para brasileiros maiores de 18 anos) e certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos). Para os concorrentes à Famerp, é necessário duas fotos 3×4.

Os estudantes que forem selecionados nas duas primeiras chamadas e que realizaram sua matrícula deverão confirmá-la no dia 20 de fevereiro, mesmo dia de início das aulas. Já os candidatos que ainda não foram chamados na segunda lista e que não tenham sido eliminados por nota zero poderão declarar interesse pelas vagas entre os dias 21 e 24 de fevereiro, através da internet.

O número de inscritos no Vestibular 2014 da Unicamp, segundo a Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest), atingiu o recorde. Ao todo, 73.816 candidatos concorreram às vagas, sendo que em 2013 foram realizadas 67.403 inscrições, 10% a menos que no último processo seletivo. Os candidatos de 2014 concorreram a 3.460 vagas, distribuídas em 69 cursos.

O curso mais concorrido foi o de Medicina, como ocorre todos os anos, com 15.989 candidatos, resultando em aproximadamente 145,4 inscritos por vaga. O segundo lugar dentre os cursos mais concorridos da Unicamp foi ocupado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, com 104,5 candidatos por vaga, seguido de Medicina na Famerp, com 74,5 candidatos por vaga. Engenharia Civil e Engenharia Química também foram muito disputados, com 51,8 e 46,9 candidatos por vaga, respectivamente.

Para conferir a lista dos aprovados na segunda chamada, clique aqui.

Por Mariany Bittencourt


O resultado do Vestibular 2014 da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) foi divulgado nessa quarta-feira, dia 5 de fevereiro.

O método de seleção utilizado pela instituição foi apenas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto o de 2013 como o de 2012. Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos que obtiveram pelo menos 400 pontos na redação e 200 pontos nas outras disciplinas puderam se inscrever pela internet, até o dia 27 de janeiro.

Foram oferecidas 550 vagas para os 11 cursos de graduação. Houve a aplicação do regime de cotas para os estudantes de escolas públicas, afrodescendentes, indígenas e portadores de deficiência.

Os estudantes aprovados na primeira chamada do processo seletivo poderão realizar a matrícula na Divisão de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/UEAP). As datas ainda não foram divulgadas, mas a lista de documentos necessários já foi estabelecida no edital. Os aprovados deverão portar, no ato da matrícula, RG ou outro documento oficial com foto, certificado ou declaração de conclusão do ensino médio, CPF, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor com recadastramento biométrico, comprovante ou certidão de quitação com a justiça eleitoral e certificado de reservista (para os candidatos do sexo masculino).

Os aprovados que optaram pelo regime de cotas para afrodescendentes deverão apresentar também o histórico escolar do ensino fundamental. Para os candidatos que escolheram cotas para indígenas, é necessária a apresentação da certidão de nascimento emitida pela FUNAI. Os estudantes que utilizaram as cotas no âmbito de portadores de deficiência física deverão portar laudo médico que ateste a espécie e o grau de deficiência. Os candidatos vinculados ao regime de cotas para estudantes de escolas públicas deverão ter cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino.

O curso mais concorrido foi o de Engenharia Ambiental, com 32,27 candidatos por vaga, seguido de Design, que teve 1.412 inscritos.

Confira a lista de aprovados clicando aqui.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (96) 2101-0501 ou pelo e-mail dips@ueap.edu.br.

Por Mariany Bittencourt


A Universidade Federal de Goiás divulgou a lista de aprovados no Vestibular 2014 na sexta-feira, dia 31 de janeiro. A prova da primeira fase ocorreu no dia 10 de novembro e a da segunda fase nos dias 1º e 2 de dezembro.

A instituição, que a partir desse ano contará com um campus em Aparecida de Goiânia, destinado ao curso de geologia, obteve alta concorrência no curso de Medicina, com 104,58 candidatos por vaga, 60% mais concorrido do que no ano passado.

Além de Medicina, a UFG também foi muito requisitada nos cursos de Engenharia Civil (com 70,35 candidatos por vaga) e Direito Matutino (com 52,03 candidatos por vaga).

O vestibular da instituição foi mais disputado esse ano, pois 50% das vagas foram destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com isso, os estudantes concorreram a 3.090 vagas, diferente do ano passado, em que a UFG ofereceu 6 mil vagas no processo seletivo convencional.

Com a lista da primeira chamada divulgada, os aprovados poderão realizar a matrícula nos dias 11 e 12 de fevereiro. Para conferir a lista de aprovados na primeira chamada clique aqui.

 Os aprovados em primeira chamada poderão realizar a matrícula entre os dias 11 e 12 de fevereiro. Já a segunda chamada será anunciada no dia 17 de fevereiro e a terceira chamada no dia 26 de fevereiro.

Quanto aos resultados do processo seletivo do Sisu, foram divulgadas as listas no dia 13 de janeiro e a segunda chamada já está sendo realizada. O prazo é até o dia 4 de fevereiro, terça-feira.

Para realizar a matrícula, os aprovados deverão portar formulário preenchido, foto 3×4 ou 5×7, identidade, CPF, título de eleitor, documento militar, certificado de conclusão do ensino médio e certidão de casamento, se houver mudança de nome.

Ao todo, foram distribuídas 140 vagas nos campi de Goiânia, Catalão, Jataí e Cidade de Goiás.

Por Mariany Bittencourt


Passar em Medicina para muitos estudantes sempre foi uma luta de mais de dois anos de estudo, mas Francisco Rodrigues de Castro Júnior, um cearense de apenas 14 anos, conseguiu garantir sua vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC) logo na primeira tentativa.

O estudante do 2º ano do ensino médio prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez e conseguiu a média de 791,2 pontos. Além de Medicina, o aluno passou em primeiro lugar no curso de Química da Universidade Estadual do Ceará (Uece). “Fiz despretensiosamente. Não imaginava que teria essa pontuação”, conta Francisco.

Em 2013, o vestibulando estudou em uma turma olímpica voltada para o Enem, mas já se preparava para os vestibulares durante o 1º ano do ensino médio, quando estudou em uma turma preparatória para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Porém, vem de cedo a sua proximidade com os estudos. Filho de professora, Francisco aprendeu a ler com menos de quatro anos de idade e hoje é fascinado por literatura de ficção fantasiosa. Nas horas vagas, Francisco gosta de ler artigos científicos na internet. “Gosto muito dessa parte de pesquisas, quero conseguir conciliar a pesquisa (na Medicina) com a parte clínica”, afirma o garoto.

Francisco montou seus métodos de estudo e afirma que não costumava estudar em casa. “Sou muito inquieto, não consigo sentar e parar para estudar”, diz ele. Por isso, além de aproveitar as aulas na escola, costumava frequentar a biblioteca para realizar seus estudos.

A família do estudante já fez o pedido de parecer que isenta o aluno de terminar o ensino médio. Esse documento é dado pelo Conselho Estadual de Educação. Para ser aprovado, o aluno necessita realizar uma avaliação na escola onde estuda, a fim de conseguir o avanço de série e o certificado de conclusão do ensino médio, que é exigido na matrícula do curso.

Por Mariany Bittencourt


Foi divulgada a lista de aprovados do vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), instituição na região dos Campos Gerais, no Estado do Paraná.

Ao todo, 719 calouros foram aprovados nos 38 cursos das unidades Castro, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. A lista completa está disponível no site www.cps.uepg.br.

As provas do vestibular foram aplicadas nos dias 14 e 15 de julho e contaram com 13.172 candidatos, dos quais 1.519 se ausentaram. Elas foram aplicadas nas cidades de Apucarana, Telêmaco Borba, Cascavel, Castro, Guarapuava, Jacarezinho, Irati, Maringá, Palmeira, Paranaguá, São Mateus do Sul, Rio Negro e Umuarama.

O início das aulas será no primeiro semestre de 2014, exceto para o curso de Medicina, cujo início das aulas ocorrerá no segundo semestre do ano que vem. Os estudantes aprovados devem acessar o site da UEPG para completar os dados do cadastro e preencher a ficha de registro acadêmico. A ficha impressa deve ser entregue juntamente com os documentos para finalizar a matrícula.

Os estudantes aprovados na primeira chamada podem fazer as matrículas entre os dias 23 e 24 de janeiro de 2014.

Entre os documentos necessários para a matrícula estão: documento conclusão do Ensino Médio (original e cópia) ou duas cópias do diploma conclusão do Ensino Superior, certidão de nascimento (original e duas cópias), além de originais e cópias do documento de identidade, CPF, título de eleitor e documento militar, para estudantes do sexo masculino.

Por Robson Quirino de Moraes


Foi publicada nesta quinta-feira (dia 5 de julho) a primeira lista de aprovados no Programa Universidade Para Todos (ProUni), Programa do Governo Federal que tem por objetivo conceder bolsas integrais ou parciais a estudantes de baixa renda que queiram fazer um curso superior numa universidade ou faculdade particular.

A lista com o nome dos selecionados foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). A consulta pode ser feita pelo site www.mec.gov.br.

Os alunos que foram escolhidos para ter acesso à bolsa deverão fazer a sua matrícula na instituição de ensino superior desejada até o dia 13 de julho. As vagas que por ventura sobrarem do processo de seleção deverão ser preenchidas numa segunda chamada, que será informada no dia 20 de julho e terá prazo de matrícula até o dia 26 do mesmo mês. Caso algum aluno não seja convocado nem na primeira, nem na segunda chamada, o mesmo poderá se inscrever para a lista de espera, entre os dias 2 e 4 de agosto. No dia 7 de agosto haverá mais uma convocação de aprovados.

O total de bolsas concedido nesta edição do ProUni é de 90.311, mas 456.973 pessoas se inscreveram para receber o benefício. Cada um dos candidatos pôde optar por dois cursos diferentes ou um curso com dois horários de aulas diferentes, o que somou 874.273 inscrições.

Fonte: MEC

Por Matheus Camargo


A Universidade Presbiteriana Mackenzie divulgou na última quinta-feira a lista de aprovados no vestibular de inverno 2012.

A prova foi aplicada no dia 16 de junho e contou com 60 perguntas relacionadas a conhecimentos da língua portuguesa, matemática, história, geografia, inglês, química, física e biologia, além de redação. O início das aulas para os aprovados é no segundo semestre de 2012.

A matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser realizada no sábado (30), diretamente na unidade da Mackenzie que oferta o curso desejado.

A universidade possui três campi, sendo eles o de: Campinas (SP), de Alphaville (SP) e de Higienópolis, no centro da cidade de São Paulo.

Para fazer o procedimento de inscrição no curso, o candidato deve estar em posse de todos os documentos exigidos, como CPF, RG e histórico escolar, por exemplo.

As vagas que não forem preenchidas serão avaliadas e a Mackenzie fará mais uma convocação de aprovados no dia 5 de julho. Outra chamada ainda pode ser feita até o limite de 12 de julho.

O vestibular de inverno 2012 da Universidade Presbiteriana Mackenzie ofereceu 2.630 vagas.

Por Matheus Camargo


Os candidatos que fizeram a prova do vestibular de inverno da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) podem consultar o resultado do certame. A instituição de ensino superior divulgou o resultado na sexta-feira (22/06), trazendo 755 aprovados e 3.129 nomes na lista de espera.

Nesta edição do vestibular, 187 vestibulandos foram automaticamente excluídos do processo de seleção porque não conseguiram atingir a nota mínima da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que era de 200 pontos ou ainda porque não alcançaram os 2.100 pontos necessários para serem classificados no vestibular.

No total, 4.071 pessoas se inscreveram para o vestibular de inverno da UFES. Todos já tinham concluído o ensino médio ou escolaridade equivalente. Os candidatos não fizeram a prova do vestibular, porque a instituição utiliza somente as notas do ENEM como forma de seleção. De todas as vagas, 505 eram destinadas ao Centro de Ciências Agrárias e 250 para o Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

A lista de candidatos aprovados na primeira chamada pode ser consultada pelo site www.ccv.ufes.br. A data de matrícula e mais informações sobre o processo do vestibular de inverno devem ser verificadas diretamente com a universidade.

Por Matheus Camargo


Os vestibulandos que esperavam ansiosos pela divulgação dos resultados do vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) receberam, na tarde do dia 20 de janeiro, as listas classificatórias.

Entre os inscritos que realizaram as provas, foram selecionados 5.290 candidatos e a divulgação está fixada na reitoria da Universidade, no campus localizado no centro.

No dia 21 de janeiro novas informações serão divulgadas. A partir deste dia os candidatos aprovados poderão consultar, no site da própria Universidade, o horário e período que deverão comparecer na Universidade para a entrega dos documentos exigidos. E a partir do dia 24 de janeiro a 8 de fevereiro, aqueles que foram aprovados devem ir ao Departamento de Controle e Registro Acadêmico, localizado na Avenida Paulo Gama, 110, no Campus do Centro, para entregar o restante da documentação exigida. Assim, a matrícula se dará nas unidades de cada curso, nos dias 14 e 15 de fevereiro.

A não entrega dos documentos ou o não comparecimento nas datas e locais indicados acarretarão na perda da vaga.

Mais informações podem ser encontradas no site da Universidade, no link do calendário acadêmico.

Por Patrícia Oréfice


O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na tarde de sexta-feira (dia 13/01/2012). Foram mais de 1 milhão e 700 mil estudantes disputando um total de 108.552 vagas. A orientação do MEC (Ministério da Educação) é de que os estudantes entrem em contato com a instituição para receber os detalhes da matrícula.

A lista dos aprovados pode ser conferida através do site oficial do Sisu.

Os aprovados deverão fazer sua matrícula entre os dias 19 e 20 de janeiro.

Os estudantes que forem aprovados em segunda chamada deverão efetuar a matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro.

Após as duas chamadas, há ainda a lista de espera, que será aberta no dia 26. Poderão participar quem não foi convocado em nenhuma chamada e quem foi convocado apenas pela segunda opção de curso.

Quem se inscreveu no Sisu também pode participar do Prouni, cujas inscrições começam sábado (dia 14/01/2012). Porém, apenas uma das opções pode ser efetivada, devendo o candidato aprovado em ambos escolher uma das vagas.

O número de inscrições nesta edição do Sisu cresceu 68,9 % em comparação com a edição do primeiro semestre de 2011. Já o número de vagas aumentou em cerca de 30 %, passando de 83.125 para 108.552 vagas.

Por Lucas Ferreira


Saiu a lista dos aprovados em 1ª chamada no processo de seleção para as vagas remanescentes do 2º Vestibular de 2011 da UnB (Universidade de Brasília).

Para conferir a lista, basta acessar o site da instituição e informar o nome do candidato.

Os convocados devem comparecer, no dia 12 de agosto, ao campus no qual será ministrado o seu curso e procurar pelos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica, onde será realizado o registro acadêmico. É preciso apresentar os seguintes documentos: título de eleitor; comprovante de quitação eleitoral; RG; CPF; certificado de conclusão do ensino médio; histórico escolar do ensino médio; certificado de reservista (homens com mais de 18 anos); e certificado de habilidade específica, apenas para aqueles cursos que o exigirem. Quem não fizer a matrícula nesta data perde a vaga, de acordo com a instituição.

A oferta neste processo seletivo foi de 232 vagas, distribuídas entre 16 cursos, e a seleção foi realizada através das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2010.

Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, a UnB deve divulgar uma nova chamada após o dia 12 de agosto.

Mais informações estão disponíveis no site www.cespe.unb.br

Por André Gonçalves


Foi divulgado pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, no interior do estado do Paraná, a lista dos aprovados em seu vestibular de inverno 2011. Ao todo foram classificados para os cursos de graduação da instituição, 1.488 estudantes.

As matrículas devem ser feitas entre os dias 13 até 16 de janeiro de 2012. Sendo que todo o processo de cadastramento para os cursos deve ser feito no site – daa.uem.br.

O início das aulas está programado para o mês de fevereiro do ano que vem.

Para conferir se o seu nome está na lista, acesse aqui.

A segunda chamada para este certame de inverno, com as vagas remanescentes, deverá ser divulgada apenas no mês de janeiro de 2012, no dia 27.

Neste certame foram inscritos 23,8 mil alunos, sendo que 10,4% dos estudantes que efetuarão a inscrição, não compareceram no dia para realizarem as provas.

A instituição tem cursos como administração, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, comunicação social, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia química, filosofia, farmácia, educação física, entre outras áreas oferecidas. No mês de setembro iniciam as inscrições para o certame de verão.

Com sede na cidade interiorana de Maringá, a UEM possui campus nas cidades de Umuarama, Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã e Goioerê. Além dos seus 63 cursos de graduação, a instituição também apresenta áreas de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.


Você fez o vestibular de inverno da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)? Então fique ligado, pois já foi divulgada a relação dos aprovados no certame.

Neste vestibular foram disponibilizadas um total de 7.790 vagas em cursos de graduação em Belo Horizonte, na região metropolitana e também nos campi do interior de Minas Gerais.

Para acessar a lista de aprovados no vestibular acesse o site da Puc Minas.

Caso o seu nome esteja entre os selecionados, você já poderá efetuar a sua matrícula nas secretarias da universidade, comparecendo com os seguintes documentos: carteira de identidade ou equivalente, certificado que comprove a conclusão do nível médio, documento comprobatório da quitação das obrigações militares, comprovante do recolhimento da primeira parcela de semestralidade, foto 3×4 recente, entre outros.

Encontre todas as informações no site listado anteriormente e boas aulas!


Já podem ser consultados os nomes dos aprovados no vestibular de inverno da Universidade Federal de São João del-Rei, a UFSJ, de Minas Gerais.

Neste processo para o segundo semestre de 2011, foram disponibilizadas 785 vagas para os estudantes interessados em algum dos 17 cursos de graduação da instituição.

Para verificar se o seu nome está entre os contemplados com alguma das vagas, acesse o site da UFSJ. O período de matrícula para os estudantes será entre os dias 07 e 08 do mês de julho.

Caso ainda não tenha passado nesta chamada, poderá ter ainda mais duas chances já programadas pela instituição. Sendo a segunda chamada prevista para o dia 12 de julho, e a terceira para a data de 19 de julho deste ano.

O processo seletivo também obterá vagas preenchidas com as notas do Enem, e pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

O vestibular de verão da universidade terá suas datas divulgadas em breve para os interessados. Fique atento!


A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) liberou a lista dos aprovados em primeira chamada no Vestibular do 2º semestre de 2011. O resultado contempla os alunos selecionados para os campi de Belo Horizonte, Região Metropolitana (Betim e Contagem) e interior do estado (Arcos, Guanhães, Serro e Poços de Caldas), além dos aprovados nos cursos de graduação a distância. Veja a relação completa no site www.pucminas.br.

Quem passou deve fazer a matrícula entre os dias 8 e 11 de julho, no campus para o qual foi aprovado. O horário de atendimento, na capital mineira, será das 9 horas às 19 horas, no dia 8, e das 9 horas às 16 horas, no dia 11. Nas cidades do interior o atendimento será feito entre as 10 horas e as 16 horas.

É necessário levar identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de pagamento da taxa de matrícula, certificado de conclusão do ensino médio, título de eleitor, foto 3×4 recente e comprovante de quitação eleitoral, entre outros documentos.

A lista da 2ª chamada será divulgada na noite de 11 de julho, com prazo para a matrícula nos dias 12 e 13.

Mais informações no telefone (31) 3319-4444.

Por André Gonçalves


A Fundacão Universidade de Blumenau divulgou a lista de aprovados para a primeira chamada. O resultado está no link  www.furb.br/.

Os aprovados devem ficar atentos as datas e ao Edital das Matrículas. O local para todas as matrículas será na  Praça de Atendimento ao Estudante, Bloco A da FURB, no Campus 1 

Primeira Chamada: resultados em 21/06 Matrícula: 12 e 13/7, das 9h às 20h

Segunda Chamada: resultado dia 14/7 Matrícula: 15 e 18/7, das 9h às 20h

Terceira Chamada – resultado dia 19/7 Matrícula: 20 e 21/7, das 9h às 20h

Ainda há duas opções de ingresso (fique atento):

ENEM

Para ingressar através do boletim de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições vão até 04/07.

HISTÓRICO ESCOLAR

Para quem tem boas notas é uma alternativa de ingressar com o seu Histórico Escolar do ensino médio. Você entra na disputa da vaga levando em conta seu rendimento escolar. É válido somente para alguns cursos. As inscrições vão até 04/07.

Por Ticiele Luccas





CONTINUE NAVEGANDO: