Os candidatos às vagas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já podem ficar tranquilos, pois a instituição divulgou a lista dos convocados na segunda chamada do Vestibular 2014/1.

Foram chamados os estudantes que efetuaram a matrícula virtual nos dias 4 e 5 de fevereiro. O próximo passo é realizar o registro presencial, na próxima segunda-feira, dia 17. O candidato deverá ir ao campus para o qual foi chamado, portando uma foto 3×4 recente junto com os originais e cópias dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor (para brasileiros maiores de 18 anos) e certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos). Para os concorrentes à Famerp, é necessário duas fotos 3×4.

Os estudantes que forem selecionados nas duas primeiras chamadas e que realizaram sua matrícula deverão confirmá-la no dia 20 de fevereiro, mesmo dia de início das aulas. Já os candidatos que ainda não foram chamados na segunda lista e que não tenham sido eliminados por nota zero poderão declarar interesse pelas vagas entre os dias 21 e 24 de fevereiro, através da internet.

O número de inscritos no Vestibular 2014 da Unicamp, segundo a Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest), atingiu o recorde. Ao todo, 73.816 candidatos concorreram às vagas, sendo que em 2013 foram realizadas 67.403 inscrições, 10% a menos que no último processo seletivo. Os candidatos de 2014 concorreram a 3.460 vagas, distribuídas em 69 cursos.

O curso mais concorrido foi o de Medicina, como ocorre todos os anos, com 15.989 candidatos, resultando em aproximadamente 145,4 inscritos por vaga. O segundo lugar dentre os cursos mais concorridos da Unicamp foi ocupado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, com 104,5 candidatos por vaga, seguido de Medicina na Famerp, com 74,5 candidatos por vaga. Engenharia Civil e Engenharia Química também foram muito disputados, com 51,8 e 46,9 candidatos por vaga, respectivamente.

Para conferir a lista dos aprovados na segunda chamada, clique aqui.

Por Mariany Bittencourt


O resultado do Vestibular 2014 da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) foi divulgado nessa quarta-feira, dia 5 de fevereiro.

O método de seleção utilizado pela instituição foi apenas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto o de 2013 como o de 2012. Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos que obtiveram pelo menos 400 pontos na redação e 200 pontos nas outras disciplinas puderam se inscrever pela internet, até o dia 27 de janeiro.

Foram oferecidas 550 vagas para os 11 cursos de graduação. Houve a aplicação do regime de cotas para os estudantes de escolas públicas, afrodescendentes, indígenas e portadores de deficiência.

Os estudantes aprovados na primeira chamada do processo seletivo poderão realizar a matrícula na Divisão de Registro e Controle Acadêmico (DRCA/UEAP). As datas ainda não foram divulgadas, mas a lista de documentos necessários já foi estabelecida no edital. Os aprovados deverão portar, no ato da matrícula, RG ou outro documento oficial com foto, certificado ou declaração de conclusão do ensino médio, CPF, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor com recadastramento biométrico, comprovante ou certidão de quitação com a justiça eleitoral e certificado de reservista (para os candidatos do sexo masculino).

Os aprovados que optaram pelo regime de cotas para afrodescendentes deverão apresentar também o histórico escolar do ensino fundamental. Para os candidatos que escolheram cotas para indígenas, é necessária a apresentação da certidão de nascimento emitida pela FUNAI. Os estudantes que utilizaram as cotas no âmbito de portadores de deficiência física deverão portar laudo médico que ateste a espécie e o grau de deficiência. Os candidatos vinculados ao regime de cotas para estudantes de escolas públicas deverão ter cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino.

O curso mais concorrido foi o de Engenharia Ambiental, com 32,27 candidatos por vaga, seguido de Design, que teve 1.412 inscritos.

Confira a lista de aprovados clicando aqui.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (96) 2101-0501 ou pelo e-mail dips@ueap.edu.br.

Por Mariany Bittencourt


A Universidade Federal de Goiás divulgou a lista de aprovados no Vestibular 2014 na sexta-feira, dia 31 de janeiro. A prova da primeira fase ocorreu no dia 10 de novembro e a da segunda fase nos dias 1º e 2 de dezembro.

A instituição, que a partir desse ano contará com um campus em Aparecida de Goiânia, destinado ao curso de geologia, obteve alta concorrência no curso de Medicina, com 104,58 candidatos por vaga, 60% mais concorrido do que no ano passado.

Além de Medicina, a UFG também foi muito requisitada nos cursos de Engenharia Civil (com 70,35 candidatos por vaga) e Direito Matutino (com 52,03 candidatos por vaga).

O vestibular da instituição foi mais disputado esse ano, pois 50% das vagas foram destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com isso, os estudantes concorreram a 3.090 vagas, diferente do ano passado, em que a UFG ofereceu 6 mil vagas no processo seletivo convencional.

Com a lista da primeira chamada divulgada, os aprovados poderão realizar a matrícula nos dias 11 e 12 de fevereiro. Para conferir a lista de aprovados na primeira chamada clique aqui.

 Os aprovados em primeira chamada poderão realizar a matrícula entre os dias 11 e 12 de fevereiro. Já a segunda chamada será anunciada no dia 17 de fevereiro e a terceira chamada no dia 26 de fevereiro.

Quanto aos resultados do processo seletivo do Sisu, foram divulgadas as listas no dia 13 de janeiro e a segunda chamada já está sendo realizada. O prazo é até o dia 4 de fevereiro, terça-feira.

Para realizar a matrícula, os aprovados deverão portar formulário preenchido, foto 3×4 ou 5×7, identidade, CPF, título de eleitor, documento militar, certificado de conclusão do ensino médio e certidão de casamento, se houver mudança de nome.

Ao todo, foram distribuídas 140 vagas nos campi de Goiânia, Catalão, Jataí e Cidade de Goiás.

Por Mariany Bittencourt


Passar em Medicina para muitos estudantes sempre foi uma luta de mais de dois anos de estudo, mas Francisco Rodrigues de Castro Júnior, um cearense de apenas 14 anos, conseguiu garantir sua vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC) logo na primeira tentativa.

O estudante do 2º ano do ensino médio prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez e conseguiu a média de 791,2 pontos. Além de Medicina, o aluno passou em primeiro lugar no curso de Química da Universidade Estadual do Ceará (Uece). “Fiz despretensiosamente. Não imaginava que teria essa pontuação”, conta Francisco.

Em 2013, o vestibulando estudou em uma turma olímpica voltada para o Enem, mas já se preparava para os vestibulares durante o 1º ano do ensino médio, quando estudou em uma turma preparatória para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Porém, vem de cedo a sua proximidade com os estudos. Filho de professora, Francisco aprendeu a ler com menos de quatro anos de idade e hoje é fascinado por literatura de ficção fantasiosa. Nas horas vagas, Francisco gosta de ler artigos científicos na internet. “Gosto muito dessa parte de pesquisas, quero conseguir conciliar a pesquisa (na Medicina) com a parte clínica”, afirma o garoto.

Francisco montou seus métodos de estudo e afirma que não costumava estudar em casa. “Sou muito inquieto, não consigo sentar e parar para estudar”, diz ele. Por isso, além de aproveitar as aulas na escola, costumava frequentar a biblioteca para realizar seus estudos.

A família do estudante já fez o pedido de parecer que isenta o aluno de terminar o ensino médio. Esse documento é dado pelo Conselho Estadual de Educação. Para ser aprovado, o aluno necessita realizar uma avaliação na escola onde estuda, a fim de conseguir o avanço de série e o certificado de conclusão do ensino médio, que é exigido na matrícula do curso.

Por Mariany Bittencourt


Foi divulgada a lista de aprovados do vestibular agendado do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O vestibular foi realizado no último sábado dia 10 de agosto no campus da Instituição. A lista dos candidatos aprovados está disponível no portal da instituição (www.unipe.br). Os aprovados devem realizar a matrícula até o dia 16 de agosto (sexta-feira).

Os candidatos aprovados devem se dirigir à Secretaria Geral de Ensino (Segen), no Espaço de Vivência Acadêmica (EVA), no campus universitário, entre os horários de 8h às 13h e das 14h às 19h.  É necessário apresentar o comprovante de conclusão do ensino médio ou documento equivalente, além dos documentos exigidos pela instituição. Além das originais (para comprovação) é necessário apresentar as cópias dos seguintes documentos:

– Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente), Histórico Escolar do Ensino Médio, Documento de Identidade ou equivalente, CPF, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor e comprovante de votação nas últimas eleições, Carteira de Reservista para candidatos do sexo masculino e foto 3×4 recente.

A data em que se iniciarão as aulas não foi divulgada pela instituição.

Por Robson Quirino de Moraes


Apenas cinco dias depois da aplicação do vestibular de inverno 2012 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a instituição de ensino superior divulgou a lista de aprovados no processo de seleção.

No total, o vestibular de inverno estava oferecendo 1.202 vagas em cursos da PUC-SP da Faculdades Integradas Rio Branco e na Faculdade Santa Marcelina. A maioria das oportunidades era para a PUC, que possuía 930 vagas distribuídas nos seus cursos de graduação.

Com o resultado, os aprovados nesta primeira chamada devem fazer a matrícula nos dias 25 e 26 de junho, no caso da PUC. As outras universidades participantes podem possuir um cronograma diferenciado.

As provas do vestibular de inverno foram aplicadas no dia 17 de junho. O gabarito das 45 perguntas foi publicado no dia seguinte, exceto a redação.

Com a realização das matrículas, a PUC-SP vai verificar as vagas restantes e fará uma segunda chamada em 3 de julho. A matrícula dos convocados nesta etapa deverá ser feita no dia 4. A última oportunidade acontecerá entre 6 e 11 de julho.

O resultado final pode ser acessado pelo site www.pucsp.br.

Por Matheus Camargo


A relação dos aprovados no Vestibular de Inverno 2011 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro já pode ser consultada no site da instituição, assim como a lista de espera.

A UFTM, que tem unidades na cidade de Uberaba, vai receber os calouros entre os dias 27 e 29 de julho para realizarem a matrícula. Antes disso, é preciso confirmar a pré-matrícula, a partir do dia 26 de julho, através do site www.uftm.edu.br.

Segundo o calendário da instituição, os aprovados na primeira chamada para os cursos de matemática, história, serviço social, geografia, ciências biológicas, física e química devem se matricular no dia 2. Os selecionados nos cursos de terapia ocupacional, educação física, fisioterapia, letras-português/inglês, enfermagem, letras-português/espanhol e nutrição, serão recebidos no dia 28. Já os calouros de medicina, biomedicina e psicologia, deverão realizar a matrícula no dia 29. O atendimento acontece no Departamento de Registro e Controle Acadêmico, das 8:30 às 18:00.

A lista de documentos exigidos para o ingresso na instituição é composta por: CPF; título de eleitor; certidão de quitação eleitoral; identidade; histórico escolar do 2º grau; comprovante de endereço; três fotos 3×4; entre outros, conforme o edital.

A segunda chamada sai no dia 3 de agosto.

Por André Gonçalves


Já está disponível no site da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o resultado final do Vestibular do 2º semestre de 2011, que colocou em disputa 310 vagas para o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da instituição, localizado em Recife.

Os aprovados na primeira chamada terão os dias 26 e 27 de julho para confirmar a matrícula. O atendimento acontecerá na Divisão do Corpo Discente, situada no Campus Universitário Joaquim Amazonas, que fica na Avenida dos Economistas, s/nº, na capital pernambucana. O horário vai das 8:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

É necessário apresentar a ficha de dados cadastrais preenchida (que pode ser retirada no site da Covest), o comprovante de depósito para o pagamento do manual acadêmico, uma foto 3×4 recente, além dos originais e cópias autenticadas da identidade; certidão de nascimento ou casamento; CPF; histórico escolar do ensino médio; título de eleitor; comprovante de quitação eleitoral; certificado de conclusão do ensino médio (ou equivalente); e certificado de reservista ou alistamento militar (para homens maiores de 18 anos).

A segunda chamada sai no dia 29 de julho, com os selecionados devendo confirmar a matrícula em 1º de agosto

Por André Gonçalves


Foi liberada a lista de aprovados em primeira chamada no Vestibular do meio de ano 2011 da Universidade Estadual Paulista (UNESP), instituição que possui unidades em 23 cidades do estado. Os nomes dos selecionados podem ser conferidos no site vestibular.unesp.br.

Foram convocados, nesta etapa, 510 candidatos, que disputaram vagas nos cursos superiores de Engenharia (elétrica, civil, ambiental, mecânica, de produção e de controle de automação), Zootecnia, Agronomia e Geografia, que são ministrados nas cidades de Dracena, Ourinhos, Registro, Ilha Solteira, Sorocaba e Bauru.

Eles farão a matrícula nos dias 25 e 26 de julho, na unidade em que é oferecido o curso para o qual foi aprovado. É necessário apresentar carteira de identidade; título de eleitor; CPF; histórico escolar do ensino médio; certidão de nascimento ou casamento; certificado de conclusão do ensino médio; certificado de reservista ou comprovante de alistamento militar (para os homens maiores de 18 anos); e duas fotos 3×4 recentes.

Também nestas datas, os demais candidatos deverão confirmar o interesse, via internet, em possíveis vagas remanescentes do processo seletivo. Já no dia 28 de julho, será divulgada a lista dos aprovados em 2ª chamada, com a confirmação da matrícula ficando para o dia 1º de agosto. 

Por André Gonçalves


Já está disponível no site www.vestibularfatec.com.br a lista dos aprovados no Vestibular do 2º semestre de 2011 da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Estado de São Paulo, instituição pública que possui unidades em várias cidades do território paulista. Os aprovados em primeira chamada devem ficar atentos para a matrícula, que será realizada no dia 20 de julho.

Para confirmar o ingresso na Fatec, o candidato deve comparecer à unidade para a qual disputou a vaga munido de carteira de identidade; certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos); histórico escolar do ensino médio (ou equivalente); certidão de nascimento ou de casamento; uma foto 3×4 tirada recentemente; certificado de conclusão do 2º grau; título de eleitor; e certidão de quitação eleitoral ou comprovante de votação da última eleição. É necessário levar os originais e uma cópia ou uma cópia autenticada. Aqueles que participaram do “Sistema de Pontuação Acrescida” precisam comprovar, através de declaração, que cursaram todo o 2º grau em escolas da rede pública, segundo orientações do manual do candidato.

A lista da 2ª chamada será divulgada no dia 21 de julho, e os selecionados terão apenas o dia 22 para fazer a matrícula.

Outras informações no telefone (11) 3322-2200.

Por André Gonçalves


A UNB divulgou nesta terça-feira (19/07/2011) a lista com os candidatos aprovados no Vestibular de Inverno 2011 da instituição.

A lista com os nomes dos aprovados pode ser conferida aqui.

Nesta seleção a instituição ofertou cerca de 4 mil vagas para 93 cursos de graduação.

Os aprovados devem ficar atentos com o período de matrícula, que vai do dia 22 ao dia 25 de julho de 2011. As matrículas serão realizadas nos postos da Secretaria de Administração Acadêmica, das 08:30 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 (aprovados para o período da manhã) e das 14:00 às 20:00 (para os aprovados no período noturno).

Para a realização da matrícula os aprovados devem comparecer com os seguintes documentos (original + cópia autenticada): RG, CPF, Título de Eleitor, Histórico Escolar, Certificado de Reservista (Homens), Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Comprovante de Votação.

A previsão é de que as aulas para os aprovados comecem no dia 14 de agosto.


Foi divulgada a lista dos aprovados em 1ª chamada no Processo Seletivo do segundo semestre de 2011 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem campi nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo, na região do Triângulo Mineiro. O resultado pode ser conferido no site da instituição.

Os convocados farão a matrícula no dia 25 ou 26 de julho, conforme o curso e o campus para o qual se candidatou. O horário de atendimento será das 7:30 às 11:00 e das 13:30 às 16:00. O calendário completo com as datas e locais pode ser acessado aqui.

Para confirmar o ingresso na UFU, os calouros devem levar originais e cópias autenticadas dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; CPF; identidade; histórico escolar do 2º grau; certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos); certificado de conclusão do ensino médio; título de eleitor; e comprovante de quitação eleitoral.

A segunda chamada será divulgada no dia 28 de julho. Neste caso, os selecionados vão fazer a matrícula no dia 2 de agosto. As chamadas seguintes, caso sobrem vagas, têm previsão de sair a partir de 4 de agosto. 

Por André Gonçalves


Foi divulgado o resultado final do Processo Seletivo do 2º semestre de 2011 da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que oferece cursos no campus de Goiânia e nas unidades localizadas no interior do estado, nas cidades de Anápolis, Itumbiara, Minaçu, Ipameri e São Luís de Montes Belos. Para conferir a lista basta acessar o site www.nucleodeselecao.ueg.br.

Os candidatos aprovados em 1ª chamada vão fazer a matrícula nos dias 18 e 19 de julho, nas unidades em que serão ministrados os cursos para os quais foram convocados. A documentação solicitada pela universidade (originais e duas cópias autenticadas) é composta por certidão de nascimento ou casamento; diploma de conclusão do ensino médio; duas fotos 3×4 recentes; carteira de identidade; CPF; título de eleitor; comprovante de votação na última eleição; histórico escolar do ensino médio; e certificado de reservista (para os homens maiores de 18 anos).

Os calouros do curso de educação física precisam acrescentar à lista o laudo médico, liberando-os para a prática de atividades físicas. Já aqueles aprovados pelo sistema de cotas devem incluir o comprovante de enquadramento no grupo escolhido.

A segunda chamada está prevista para sair no dia 22 de julho.

Outras informações no telefone (62) 3328-1122.


Saiu a lista dos aprovados em 1ª chamada no Vestibular de Inverno 2011 da PUC-Campinas, que colocou em disputa as vagas para os cursos de Medicina, Direito, Administração e Tecnologia (em Hotelaria, em Jogos Digitais, em Gestão da Tecnologia da Informação, em Redes de Computadores e em Construção de Edifícios). O resultado pode ser consultado no site da instituição.

Os calouros terão os dias 18, 19 e 20 de julho para confirmarem a matrícula. O atendimento vai acontecer no prédio H01, salas 800 e 801, no campus I, que fica na Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades. O horário de funcionamento é das 9:30 às 20:00.

É necessário pagar a taxa de matrícula no local (em dinheiro ou cheque) e apresentar histórico escolar do 2º grau; carteira de identidade; CPF; e certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de curso graduação (se tiver concluído outro curso superior). Será exigida uma cópia autenticada de cada documento ou uma cópia simples e os originais.

As chamadas seguintes serão divulgadas no dia 26 de julho, juntamente com as datas para a efetivação destas matrículas.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 0800-728-7822 ou pelo e-mail vestibular@puc-campinas.edu.br.

Por André Gonçalves


A quinta chamada do vestibular de 2011, para o curso de música (Licenciatura em Educação Musical) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi divulgada nesta quinta-feira, 24 de março.

A matrícula dos convocados será efetuada na próxima terça-feira, dia 29, no horário das 09h às 11h30min e das 14h30min às 17h, tendo como local a Divisão de Controle Acadêmico da instituição.

Mais informações podem ser consultadas através do e-mail covest@ufscar.br.

Para acessar os nomes dos classificados nesta quinta chamada clique aqui.

O curso de Licenciatura em Música da UFSCar tem duração de oito semestres, e para este processo de seleção foram oferecidas vinte e quatro vagas. Entre estas, foi reservada uma cota para alunos egressos de escolas públicas, bem como para estudantes afro descendentes.

Por Elizabeth Preático


Nesta última quinta-feira, 24 de março de 2011, foi divulgada a quarta chamada do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No total foram aprovados 197 candidatos para esta chamada, que ocuparão vagas de 63 diferentes cursos.

Tanto aqueles que foram aprovados para o primeiro semestre, quanto os selecionados para o segundo semestre deste ano, deverão efetuar matrícula no próximo dia 31 de março, no Núcleo de Assuntos Acadêmicos da universidade, das 14h30min às 15h30min.

Para os cursos de Palotina, o registro dos alunos será feito na sede do campus.

Se o candidato não efetivar o registro perderá sua vaga.

No dia 07 de abril deste ano está prevista a divulgação da próxima chamada do vestibular da UFPR.

Neste processo de seleção, a instituição registrou no total a inscrição de 43,8 mil candidatos.

Para acessar o resultado da quarta chamada clique aqui.

Por Elizabeth Preático


Já está disponível para consulta pelos interessados, o listão de 6ª chamada do vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas. Essa nova listagem conta com 110 candidatos aprovados.

Confira aqui a listagem com o nome dos candidatos aprovados.

Devemos lembrar que os aprovados precisam realizar suas matrículas no dia 15 de março, próxima terça-feira, no horário compreendido entre 9h e 12h. Todos os candidatos deverão realizar suas matrículas na Diretoria Acadêmica do campus de Campinas.

A lista de documentos necessários para a matrícula pode ser visto aqui.

Ressalte-se que a sétima listagem estará disponível para consulta no dia 15/03.

Informações adicionais podem ser obtidas através do site da própria universidade ou pelos telefones: (19) 3521-7932 / 3521-7665.

Por Milena Leite.


A Unicamp divulgou hoje, 28/02/2011, a lista de aprovados em 4ª chamada no seu Vestibular 2011.

Ao todo foram chamados 262 estudantes que estavam na lista de espera.

Confira o resultado da 4ª chamada aqui.

Os candidatos aprovados devem ficar atentos quanto ao prazo de matrícula, que deverá ser realizada no dia 03 de março (quinta-feira) das 09:00 às 12:00.

Os locais para realização das matrículas podem ser conferidas aqui. Confira os documentos necessários aqui.

A próxima chamada está prevista para ser divulgada na próxima segunda (07/03/2011).





CONTINUE NAVEGANDO: