Esse é um período onde muitas pessoas estão estudando e já se preparando para a maratona de provas e de processos seletivos que vão acontecer no segundo semestre deste ano de 2014, como por exemplo, prova do Enem, que é uma das mais importantes, pois existe a possibilidade de conseguir bolsas de estudos em universidades públicas e privadas.

E como essa é uma fase onde os alunos precisam estudar durante muitas horas é preciso também se preocupar com a alimentação para os vestibulandos, e aqui vamos postar algumas dicas de como se organizar também nesse seguimento.

A primeira coisa que se deve ter em mente é que ninguém consegue manter um bom ritmo de estudos caso não se alimente bem, por isso, mesmo que isso leve algum tempo, é preciso sim parar um pouco para ter uma alimentação leve e saudável.

O indicado é fazer uma alimentação em um período de 3 em 3 horas, e durante esse tempo é preciso intercalar as principais refeições do dia, como o café da manhã, o almoço e o jantar. Coma alimentos leves, como frango grelhado, arroz integral e feijão sem caldo. Frutas também são recomendadas.

De acordo com alguns nutricionistas, o ideal mesmo é ter pelo menos 5 refeições ao dia para manter uma boa concentração e a boa disposição para conseguir ficar por mais horas estudando.

Mas vale também ressaltar que a rotina alimentar deve ser alterada aos poucos, até que o organismo comece e se acostumar.

É ideal também beber pelo menos 1 litro e meio de água durante o dia, e beber outros tipos de bebidas como água de coco ou suco natural.

Evite o consumo excessivo de café, de guaraná natural ou de mate, pois isso pode fazer com que você tenha insônia e isso prejudica o seu desempenho no outro dia.

Alimentos como lanches de fast food, salgadinhos, doces e refrigerantes devem ser evitados durante essa fase, pois além de não serem saudáveis, eles ainda podem prejudicar na sua concentração, pois podem causar enjoos e outros tipos de mal-estar.

Por Josiane Fernandes de Jesus


Além de dominar os assuntos cobrados nas provas de vestibular, o candidato deve cuidar do seu bem-estar. Uma alimentação saudável permite que o seu organismo esteja disposto a realizar as atividades necessárias na sua preparação.

Na fase pré-vestibular, durante o ano, alimente-se bem. Faça todas as três principais refeições e lanches leves intercalados. Busque comer de maneira equilibrada, isso irá melhorar o seu rendimento nos estudos, além de aumentar a sua imunidade e melhorar o sono.

A recomendação é comer frutas, verduras, legumes, peixe, linhaça e castanha do Pará. Esses alimentos contribuem para o fortalecimento das funções do cérebro.

Lembre-se de beber água, de 1,5 a 2 litros por dia, para ficar hidratado.

Não exagere! Ficar em jejum pode gerar mal-estar, pois seu cérebro não terá os nutrientes necessários.

Evite comidas gordurosas e pesadas. Este tipo de alimento pode causar sonolência e má digestão.

Energéticos, café e outras bebidas com cafeína aumentam a ansiedade dos estudantes. Prefira dormir bem a ficar acordado estudando durante toda a madrugada.

Na véspera do dia da prova, evite lanchonetes para não correr o risco de passar mal durante a prova. Leve alimentos para repor suas energias, como chocolate, água, barra de cereal e água de coco em caixinha.

Por Melisse V.





CONTINUE NAVEGANDO: